Prefeitura de Juazeiro realiza 5ª edição do Projeto Viva Ilha neste domingo (17) com aula de FitDance

A Secretaria da Mulher e Juventude de Juazeiro (SMJ) e da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE), realiza neste domingo (17), a partir das 8h, na Ilha do Fogo, a 5ª edição do Projeto Viva Ilha. Nesta edição, o público vai participar de uma aula de FitDance, promovendo lazer, integração e incentivo à prática de atividades físicas em um dos principais cartões-postais da região. A programação contará com a participação da instrutora Rute Dantas e do instrutor Ruan Oliveira.

O evento reforça a proposta do Viva Ilha de conectar dança, juventude e valorização das riquezas naturais de Juazeiro, incentivando a ocupação dos espaços públicos e a convivência comunitária às margens do Rio São Francisco. A iniciativa é aberta ao público e integra as ações desenvolvidas pela Prefeitura de Juazeiro voltadas à promoção da qualidade de vida, cultura e bem-estar da população.

Ascom

Aulas da rede municipal de Petrolina serão mantidas na segunda

Escolas fecham apenas na terça-feira, no feriado de Tiradentes

As escolas da rede municipal de Petrolina funcionarão normalmente nesta segunda-feira (20) mesmo com o decreto de ponto facultativo nas repartições públicas. A orientação segue o calendário escolar vigente e garante a continuidade das atividades pedagógicas em todas as unidades de ensino, sem alterações na rotina dos estudantes, professores e equipes escolares.

LEIA MAIS

Chuvas comprometem rotas escolares no interior e provocam suspensão de aulas na rede municipal de Petrolina

As fortes chuvas registradas nas últimas semanas em Petrolina provocaram transtornos em diversas comunidades da zona rural e impactaram diretamente o funcionamento da rede municipal de ensino. O volume de água acumulado deixou estradas vicinais com trechos de difícil acesso, comprometendo o deslocamento do transporte escolar. Diante do cenário, 15 unidades de ensino tiveram aulas suspensas ou rotas interrompidas como medida preventiva para garantir a segurança de estudantes, professores e demais profissionais da educação.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a maior parte das interrupções ocorreu devido às condições das estradas, que ficaram sem condições seguras de tráfego após o período chuvoso. Com isso, ônibus escolares não conseguiram realizar o percurso em diversas localidades. Em um dos casos, a suspensão das atividades foi motivada por problemas estruturais ocasionados pelas precipitações.

A gestão municipal informou que equipes seguem monitorando a situação das estradas e realizando os levantamentos necessários para restabelecer o acesso às comunidades afetadas. A prioridade, de acordo com a Prefeitura, é assegurar que o retorno das atividades presenciais ocorra de forma segura. Novas atualizações serão divulgadas conforme a avaliação técnica das equipes responsáveis.

A reposição das aulas será realizada de acordo com o cronograma específico de cada unidade de ensino, garantindo o cumprimento do calendário letivo e a reposição integral dos conteúdos previstos. Novas atualizações serão divulgadas conforme a avaliação técnica das equipes responsáveis.

Unidades com rotas e acessos comprometidos:

• Nossa Infância Porto de Palha (Porto de Palha) – Estradas interditadas
* Escola Municipal João Ferreira Gomes ( Rajada) – Estradas comprometidas
• Nossa Infância Nadjanilson (Pedrinhas) – Estradas comprometidas
• Escola João Neto (Satisfeito II) – Estradas comprometidas
• Escola Manoel Nunes (Poço da Cruz) – Estradas comprometidas; rota do Sítio Muquém não atendida
• Escola Olavo Bilac (Atalho) – Estradas comprometidas
• Escolas Eduardo Souza e Monsenhor Ângelo (Uruás e Bom Jardim) – Estradas comprometidas
• Caititu – Algumas rotas comprometidas devido às condições das estradas
• Escola José Martins de Deus (Pau Ferro) – Estradas comprometidas
• Escola Hilário Rodrigues (Baixa Alegre) – Estradas comprometidas
• Escola Francisco Rodrigues de Santana (Pedrinhas) – Estradas comprometidas
• Escola Dom Antônio Malan (Lajedo) – Estradas comprometidas
• Escola Dr. José de Araújo (Rio Jardim) – Estradas comprometidas
• Escola Maria Elza (Henrique Leite) – Problemas estruturais ocasionados pelas chuvas

Rotas temporariamente suspensas:

No setor de Pau Ferro, duas rotas do transporte escolar ficaram impossibilitadas de operar:
• Rota 54 – Sítios Salinas, Minador e Barreiro
• Rota 55 – Sítios Salinas, Caldeirão e Tanquinho

Também foram afetadas as rotas que atendem estudantes dos sítios Massapê, Poço da Onça e Curral Novo, além da rota do Sítio Muquém, em Poço da Cruz.

Ascom

Ouricuri Nota 1000: projeto tem inscrições abertas para aulas gratuitas de redação e matemática

Estão abertas as inscrições gratuitas para o ‘Ouricuri Nota 1000’, com aulas gratuitas de redação e matemática preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O projeto é voltado para jovens naturais do município que estejam cursando o 3º ano do ensino médio, cuja família esteja registrada no CadÚnico.

Interessados podem se inscrever até sexta-feira (22), no Centro Administrativo da Secretaria de Assistência Social, das 9h às 12 ou das 13h às 16h. No ato da inscrição é preciso levar os documentos com xerox: RG, CPF e Comprovante do CadÚnico.

G1 Petrolina

500 mil estudantes da Rede Estadual retornaram às aulas em Pernambuco

500 mil estudantes da Rede Estadual retornaram às aulas em Pernambuco (SEE – Secretaria de Educação do Estado )

Quinhentos mil estudantes voltaram às salas de aula nesta segunda-feira (28) no estado de Pernambuco. A retomada das atividades na Rede Estadual de Ensino nas 1.072 escolas, foi marcada por programações voltadas ao acolhimento, à reflexão e ao engajamento dos jovens no novo ciclo letivo.

De acordo com a secretária executiva de Educação, Ana Lúcia, este recomeço permite avançar em novos conteúdos e também aprofundar aqueles iniciados no primeiro semestre. “Queremos contribuir para a melhoria da sociedade, pensando em cada estudante e garantindo que ninguém fique para trás.”, destacou.

Neste ano, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), trabalha junto aos estudantes, educadores e gestores o tema: “Vidas, Escolas e Comunidade: educar para a promoção da justiça socioambiental”. A proposta será transversalmente discutida durante todo o ano letivo.

Cia Biruta abre inscrições para aulas gratuitas de teatro em Petrolina

O Núcleo Biruta de Teatro abre neste sábado (5) as inscrições para as aulas gratuitas de teatro em Petrolina. Podem participar do projeto, jovens e adultos, a partir de 14 anos, residentes na zona oeste da cidade.  Os interessados podem se inscrever até 10 de abril, por meio de um formulário eletrônico. Os candidatos inscritos passarão por uma seleção e o resultado será divulgado no dia 20 de abril nas redes sociais da Cia Biruta.

As atividades contam com acessibilidade para pessoas surdas e serão realizadas até setembro de 2025, no CEU das Águas, em Petrolina (PE), com incentivo do Governo de Pernambuco, através do edital Funcultura Geral, e com o apoio da prefeitura. A expectativa do grupo é que sejam oferecidas 20 vagas para a temporada 2025. Outras informações pdoem ser obtidas através do e-mail: [email protected].

Núcleo Biruta de Teatro
Desenvolvido há mais de dez anos pela Cia Biruta, o projeto vem facilitando o acesso e o contato mais próximo da periferia com o trabalho artístico teatral. Ao longo dessa trajetória foi possível montar espetáculos como ‘A Insurreição do Amor’ (2015), ‘Ponto Poético’ (2016), o premiado ‘Processo Medusa’ (2017), ‘Corpo Fechado’ (2019) e o experimento cênico digital ‘Registro da Humanidade’ (2021), além de inúmeras performances e cenas curtas.

G1 Petrolina

Escolas estaduais se preparam para o início do ano letivo 2025

As 1.044 unidades escolares e os 666 anexos da rede estadual de ensino de toda a Bahia já estão prontas para receber os cerca de 700 mil estudantes matriculados para o ano letivo de 2025, cujas aulas serão iniciadas nesta segunda-feira (10), com o acolhimento de toda a comunidade escolar. Deste total, aproximadamente 140 mil alunos estão matriculados nos 198 colégios e três anexos localizados em Salvador.

O governo estadual reforçou a alimentação escolar. O orçamento previsto para o ano letivo de 2025, visando garantir refeições nutritivas para os estudantes, é de R$ 510 milhões. Deste total, R$ 490 milhões são provenientes do orçamento estadual e R$ 90 milhões do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Os investimentos refletem o compromisso da gestão estadual em assegurar que todos os estudantes tenham acesso diário a refeições nutritivas.

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é um dos pontos altos do ano letivo de 2025, com a ampliação da oferta de cursos técnicos para todos os 417 municípios baianos. A partir deste ano, serão 574 unidades escolares da rede estadual abrindo cerca de 200 mil vagas presenciais, articuladas à Educação Integral e ao Ensino Médio de Tempo Parcial. A expansão fortalece a conexão entre a escola e o mundo do trabalho, garantindo mais oportunidades para os estudantes.

Secom

Equipe da Secretaria de Educação de Juazeiro visita Escola de Idiomas e discute programação para o início das aulas

Em visita à Escola de Idiomas de Juazeiro, nesta sexta-feira (07), além de conhecer a equipe de professores e as dependências da unidade, a secretária de Educação, Maéve Melo, e a gestora de Políticas Públicas, Mary Adriana Evangelista dos Santos, aproveitaram a oportunidade para discutir a programação da escola para o início das aulas.

Durante a visita, as gestoras se reuniram com o coordenador da escola, George Cabral, para ouvir as principais demandas do espaço e discutir, entre outros temas, o início das aulas, previsto para os dias 18 e 19 de fevereiro, estratégias que possam potencializar o equipamento e os projetos pensados para a unidade, como a possibilidade de um intercâmbio para os estudantes, por exemplo.

A secretária Maéve Melo destacou a importância da Escola de Idiomas e a necessidade de alcançar mais estudantes da rede municipal de ensino. “Os nossos estudantes precisam saber que eles têm acesso à Escola e que eles podem fazer o curso de inglês, de espanhol ou de Língua Brasileira de Sinais (Libras), de forma gratuita, com excelentes profissionais”, pontuou Maéve.

Matrículas

Os interessados em ter acesso a um dos cursos podem se inscrever, gratuitamente, entre os dias 13 e 18 de fevereiro, das 9h às 19h, no prédio da Escola de Idiomas, na Praça Imaculada Conceição (Pça da Catedral), nº 16. A Escola ofertará 120 novas vagas, para o semestre 2025.1, em três turnos: manhã, tarde e noite. Podem se matricular estudantes que estejam cursando entre o 4º e 8º ano do Ensino Fundamental, em escolas da rede municipal de ensino, e servidores municipais.

No momento da matrícula, os alunos devem apresentar os seguintes documentos (originais e cópias): Certidão de Nascimento ou RG com foto, RG e CPF da mãe ou responsável legal, declaração ou comprovante de matrícula, comprovante de residência, 2 fotos 3×4 e documento comprobatório para Atendimento Educacional Especializado (AEE), para alunos com deficiência. Os servidores municipais devem apresentar os documentos pessoais e o contracheque atualizado.

Ascom Seduc/PMJ

Após recesso escolar, estudantes de Petrolina voltam às aulas

Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Petrolina retornaram às aulas, nesta terça-feira (12), após o fim do período de recesso escolar. Mais de 55 mil alunos, distribuídos nas 216 unidades escolares, retornaram para o segundo semestre letivo.

Na Escola de Tempo Integral Miguel Arraes de Alencar, localizada no bairro Henrique Leite, os estudantes foram recepcionados com muita descontração por toda a equipe escolar. Na parte pedagógica, foram desenvolvidas atividades de acolhida e motivação.

O aluno do 5º ano da Escola de Tempo Integral Miguel Arraes, Daniel Sabóia, disse que estava com saudades dos colegas e professores e revelou a expectativa de se esforçar muito mais para aprender, sem se preocupar com as notas no final do ano.

LEIA MAIS

Facape retoma aulas presenciais nesta segunda-feira com protocolo de biossegurança

 

A Faculdade de Petrolina (Facape) retomou nesta segunda-feira (7), ao ensino presencial, depois de quatro semestres de aulas on-line. O retorno segue o protocolo de biossegurança adotado pela adotado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Município de Petrolina. “A energia do ensino presencial é única. Basta a gente se cuidar e tudo vai dá certo,” frisou o professor Genivaldo Nascimento.

“Estou feliz com a volta pra casa (Facape), feliz em estar com os colegas. A faculdade fez mudanças significativas na rotina. Vamos ver ao longo da semana como as pessoas vão lidar com os protocolos,” ressaltou o estudante Márcio de Oliveira Silva, de 21 anos.

Eduarda Diniz, de 17 anos é aluna do primeiro período de direito. Vai começar o curso de forma presencial em meio a pandemia da Covid-19, mas declarou que está tranquila com o protocolo de biossegurança adotado pela Facape. “Estou ansiosa, mas contente e me sentindo segurança em vir para aulas presenciais.”

O calendário vai seguir formato de aulas presenciais e remotas de forma alternada. As rotinas acadêmicas devem potencializar as medidas de biossegurança, realizando as adequações, planejando as adaptações e implementando mudanças significativas na organização dos espaços e no fluxo de pessoas.

Os oito colegiados da Facape disponibilizaram o protocolo de biossegurança para os alunos, corpo técnico e professores. Entre as medidas de biossegurança estão, por exemplo, o uso obrigatório de máscara, a manutenção de portas e janelas abertas, torneiras e dispositivos de álcool, sabonete, papel toalha, etc.

A Faculdade exigiu que todos os servidores, contratados, terceirizados, bolsistas e estagiários apresentem o comprovante de vacinação contra a Covid-19. O protocolo pode sofrer adequações a depender do cenário da pandemia e das medidas governamentais.

Ascom

Volta às aulas em Pernambuco terá protocolo de prevenção à covid-19, e ensino remoto não está descartado, diz Secretaria de Educação


As escolas da rede pública e particular de educação básica de Pernambuco se preparam para a retomada das aulas neste início do ano letivo de 2022. Nas escolas privadas, o retorno se dá no dia 1º de fevereiro. Já na rede estadual, o início das aulas está agendado para o dia 3 de fevereiro. Seguindo os mesmos moldes do ano letivo de 2021, a recomendação da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, é que as aulas em todo o estado sigam sendo oferecidas no modelo presencial, admitindo o remoto.

Neste momento, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE/PE) reforça a necessidade das escolas permanecerem cumprindo os protocolos de biossegurança contra a Covid-19. As unidades de ensino devem continuar atentas e vigilantes às medidas de proteção e prevenção com água e sabão para higienização das mãos, dispenser com álcool em gel 70% e uso obrigatório de máscara para todos no ambiente escolar.

“O retorno presencial é importante e, por isso, reforçamos o cumprimento dos protocolos. Nós tivemos quase dois anos de muitos desafios para a educação e diversos estudos nacionais e internacionais apontam o impacto da pandemia na aprendizagem, além dos problemas psicossociais dos nossos estudantes. Então, este retorno é necessário e a escola é um ambiente seguro, desde que cumpridos os protocolos”, afirma o Secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Marcelo Barros.

É importante que as escolas também orientem os pais e responsáveis para que os estudantes que apresentarem sintomas gripais fiquem em casa e busquem orientação médica. Havendo o teste positivo para Covid-19, deve-se informar à instituição de ensino e o estudante deve se manter em quarentena para evitar a proliferação do vírus.
Quanto ao retorno dos estudantes e profissionais de educação que testaram positivo para Covid-19, serão adotadas as orientações do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19, que prevê 10 dias de afastamento para casos sintomáticos e 7 dias para os assintomáticos.

Ressaltamos que a Secretaria Estadual de Educação e Esportes está em constante diálogo com a Secretaria Estadual de Saúde acompanhando os números da pandemia no Estado e anunciando, sempre que necessário, novas medidas.

Vacinação
A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco acompanha diariamente junto com a Secretaria de Saúde do Estado o ritmo de vacinação dos estudantes em todo o Estado. Neste sentido, é importante que as instituições de ensino promovam campanhas e ações de sensibilização com pais e responsáveis no tocante à importância da vacinação para os estudantes e do respeito ao protocolo setorial e demais orientações do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19.

“As escolas têm um papel de sensibilização e de orientação dos estudantes, pais e responsáveis. Temos a consciência de que a vacina é a nossa principal arma de combate a pandemia. Então, a escola precisa ser um ambiente de orientação e de esclarecimento sobre a importância da vacinação”, ressalta o secretário Marcelo Barros.

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE/PE) não exige a apresentação do comprovante de vacinação de Covid-19 para os estudantes para acesso e permanência na instituição de ensino.

JC Online

Prefeitura de Petrolina anuncia novo cronograma de retorno das aulas presenciais na Rede Municipal

(Foto: Ascom/PMP)

A Rede Municipal de Ensino de Petrolina vai retomar as aulas presenciais de forma gradativa a partir da próxima segunda-feira (9), nas quatro Escolas de Tempo Integral.

 Seguindo o cronograma do Protocolo de Retorno das Atividades Escolares, construído com vários atores que compõem a educação e saúde pública, a Prefeitura de Petrolina se planeja desde o ano passado para receber os alunos e assim, retomar a rotina escolar suspensa em virtude da pandemia.

O retorno às aulas presenciais será opcional e híbrido, ou seja, as famílias vão poder decidir se enviam as crianças para as aulas presenciais ou se as mantêm, somente, no ensino remoto.

LEIA MAIS

Volta às aulas: responsáveis poderão escolher entre ensino presencial ou remoto em Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

Considerando o retorno gradual das aulas presenciais, previstas para o dia 2 de agosto, e visando tranquilizar as famílias, a Prefeitura de Petrolina irá disponibilizar um termo de responsabilidade, que deverá ser preenchido e assinado pelos pais ou responsáveis dos estudantes autorizando a modalidade de ensino que a criança participará.

O documento elaborado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e está entre as medidas do protocolo de retomada das atividades educacionais, além de servir para orientar como os responsáveis devem proceder nas duas formas de ensino.

Para assinar o termo de autorização, os pais devem procurar o gestor das Instituições de Ensino, entre os dias 19 a 26 de julho, para agendar o dia do seu atendimento e também para esclarecer possíveis dúvidas.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina detalha protocolo de biossegurança para retorno das aulas presenciais

(Foto: Ascom/PMP)

Preparando-se para o retorno gradual das aulas presenciais no dia 2 de agosto, a Prefeitura de Petrolina, através das Secretarias de Educação e Saúde, promoveu nesta quarta-feira (14), uma live voltada a toda comunidade escolar, para apresentar o protocolo que irá nortear a retomada das atividades educacionais no município.

Por meio de uma transmissão ao vivo, no canal do Youtube da prefeitura, o evento contou com o acesso de mais de 5 mil pessoas que puderam esclarecer suas dúvidas sobre as medidas que serão adotadas nas unidades de ensino para garantir a segurança dos estudantes.

A live que teve como mediador o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plínio Amorim, contou com uma explanação do protocolo, realizada pela secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, e pela secretária de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro. O evento também teve as participações da procuradora do Ministério Público da comarca de Petrolina, Rosane Cavalcanti, da presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Magda Oliveira, e do presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (SINDSEMP), Walber Pinheiro.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina divulga data do retorno das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino

(Foto: Ascom/PMP)

As aulas presenciais na rede municipal de ensino serão retomadas a partir do dia 2 de agosto em Petrolina. O retorno a sala de aula será de forma gradual e segura, seguindo o cronograma da Secretaria de Educação e o Protocolo Sanitário desenvolvido através de discussões com o Sindsemp, Conselho Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e Ministério Público. O plano contempla, além do protocolo no âmbito da saúde, orientações pedagógicas e jurídicas para a reabertura das escolas.

“A volta às aulas acontecerá por etapas e com toda a segurança para que os nossos alunos recomecem a rotina escolar de forma presencial com proteção e infraestrutura necessária. O retorno vai ser de forma responsável, priorizando momentos educativos, organizados e planejados de forma didática e sistemática”, afirmou o secretário de Educação Plínio Amorim.

LEIA MAIS
123