Goleiro Bruno autorizado a dar aulas de futebol para crianças

(Foto: Arquivo)

O goleiro Bruno Fernandes de Souza, 32, condenado pela morte de Eliza Samúdio, recebeu autorização da Justiça para dar aulas de futebol para crianças e adolescentes, em Varginha (312 km de Belo Horizonte). Os dias trabalhados serão usados na remição de pena.

Bruno vai dar aulas de segunda a sexta-feira no Nucap (Núcleo de Capacitação para a Paz), que atende cerca de 60 crianças e adolescentes filhos de detentos e ex-detentos.

O núcleo tem com principal objetivo a inclusão e ressocialização de presos, como o de permitir que mães condenadas possam conviver com os filhos longe do ambiente prisional.

LEIA MAIS

Estão abertas as inscrições para aulas gratuitas de tênis para idosos e crianças na Univasf

(Foto: Internet)

Termina nesta terça-feira (14), o prazo de inscrição para os interessados em participar das aulas gratuitas de tênis para idosos e crianças na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). São disponibilizadas 11 vagas para três turmas.

O projeto de extensão “Iniciação ao Tênis: Esporte e Lazer para a Comunidade de Petrolina-PE e Juazeiro-BA”, vinculado ao Colegiado de Educação Física (CEFIS) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), disponibiliza 11 vagas para três turmas, distribuídas por faixa etária: a primeira para crianças de oito a dez anos, a segunda para crianças de 11 a 13 anos, e a terceira para idosos. As aulas acontecerão no Complexo Esportivo, Campus Sede, em Petrolina (PE), e começam nesta terça-feira (14) para os alunos novos.

As inscrições devem ser feitas no Colegiado de Educação Física, no Campus Sede, e estarão abertas até o preenchimento das vagas. No momento da inscrição, é preciso preencher um formulário com os dados do aluno. Para as turmas infantis, os responsáveis pela criança devem entregar um termo de compromisso declarando que ela está apta a praticar os exercícios físicos. Já os idosos precisam levar um atestado médico que autorize a participação, além de passar por testes de avaliação de equilíbrio corporal, feitos pela equipe do projeto.

As aulas para as turmas novas ocorrerão nas terças e quintas-feiras, das 15h às 16h, para crianças de 8 a 10 anos, de 16h15 a 17h15, para alunos de 11 a 13 anos, e de 17h30 a 18h30, para os idosos. As turmas antigas devem comparecer, a partir do dia 13, todas as segundas e quartas-feiras, nos mesmos horários das turmas novas infantis.

Início das aulas é adiado pela 2° vez em Casa Nova

(Foto: Imagem/Tv São Francisco)

O ano letivo escolar que começaria nesta quinta-feira (2), em Casa Nova (BA), foi adiado para o dia 13 de março. Esta é a segunda vez, este ano, que o início das aulas na cidade é alterado.

A primeira vez que a data foi adiada a justificativa foi devido as condições precárias das escolas municipais e agora, por falha em contratos. As aulas deveriam começar no dia 6 de fevereiro.

Os alunos de escolas de Casa Nova sofrem com problemas de infraestrutura e equipamentos depredados. Materiais novos, inclusive, estão amontoados em um galpão da cidade. A prefeitura informou que o novo atraso aconteceu porque foram identificadas falhas no processo de contratação da empresa que faria o transporte escolar, e também, no processo de compra da merenda dos alunos. As licitações, segundo a prefeitura, foram organizadas pela gestão anterior.

Além disso, o Sindicato dos Professores de Casa Nova contou que mais de 80 professores estão fora das salas de aula no município. Entre os motivos estão a redução do número de alunos e a remoção de professores da zona rural para a cidade, mesmo quando não havia vagas nas escolas.

Com informações do G1

Na abertura das atividades do Nova Semente Miguel Coelho afirma que meta é universalizar a educação em Petrolina

Prefeitura vai disponibilizar cerca de 17 mil vagas para a primeira infância este ano em Petrolina

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), acompanhou de perto nesta segunda-feira (20), a abertura das aulas nas unidades do Nova Semente. O gestor vistoriou as salas na unidade do N-10, PSNC e conversou com os profissionais que atendem as crianças.

Juntando o programa Nova Semente e os Centros de Educação Infantil (CMEI), serão disponibilizadas este ano cerca de 17 mil vagas para a primeira infância.  Mas para Miguel, apesar da criação de 4 mil novas vagas neste ano, o acesso à educação infantil de Petrolina precisa ser ampliado. “Vamos trabalhar para melhorar o atendimento e os indicadores. Ainda existem cerca de 15 mil crianças fora da rede na primeira infância. Estamos trabalhando para melhorar essa situação nos próximos anos já a partir de nossa luta para destravar o início das obras de 12 novos CMEI”, adianta o prefeito, que deve visitar no próximo mês o ministro da Educação, Mendonça Filho.

Nova Semente de graça

Com a readequação dos programas de educação infantil promovida pela Prefeitura de Petrolina, o Nova Semente passou a ser totalmente gratuito, sem cobranças de mensalidades e anuidade. Além de assegurar a gratuidade em todos os programas da primeira infância, a gestão municipal fortaleceu os Centros de Educação Infantil (CMEI) com a ocupação de em torno de 4 mil vagas que estavam ociosas nessas unidades de ensino. “Apesar das dificuldades financeiras que herdamos, fizemos um grande esforço para colocar toda a rede para funcionar. Agora, nosso foco está em melhorar os indicadores e universalizar a educação de nossa cidade”, destaca Miguel Coelho.

Juazeiro: campanha educativa “Volta às aulas com segurança” é promovida pela CSTT

(Foto: Divulgação)

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) promove, nesta quarta-feira (15), quando se inicia as aulas da rede municipal de ensino, a campanha “Volta às aulas com segurança”. A ação busca reforçar a importância de um trânsito seguro e respeitoso, e acontece em frente às escolas municipais Paulo VI e Judite Leal Costa. Na segunda-feira (20) acontecerá no distrito de Maniçoba.

O setor de educação para o trânsito da CSTT vai orientar os pais para ações simples, mas fundamentais para a segurança como: não utilizar a fila dupla, reduzir a velocidade na área de escolas, travessia correta na faixa de pedestre e o uso de equipamento de segurança para transportar crianças.

Para o gerente de educação para o trânsito, Marcos Passos, é importante todos serem sensíveis ao fato de que o trânsito é um espaço coletivo e que existem regras.

“Não podemos supor que o meu problema e a minha pressa seja mais importante que a do outro. Resolveremos grande parte do conflito a partir do momento que a minha consciência me faça cumprir as regras que existem para que o trânsito funcione organizado e harmônico” concluiu Marcos.

Aposentado oferece aulas gratuitas de acordeon para iniciantes em Petrolina

(Foto: Internet)

O aposentado Luiz Joaquim Rosa oferece aulas gratuitas de acodeon para iniciantes na Casa dos Artistas, em Petrolina. As aulas precisam ser agendadas com antecedência.

Para participar das aulas é preciso alugar ou comprar o instrumento, as aulas acontecem na Casa do Artista, localizada no Centro de Petrolina. Outras informações através do telefone (87) 3031-5313.

Uneb em Juazeiro volta a ter aulas nesta segunda

uneb

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) situada em Juazeiro, retoma o semestre nesta segunda-feira (28). Segundo A assessoria de imprensa, as aulas serão retomadas após ocupação de estudantes que protestavam, entre outros pontos, contra a PEC 55.

Confira Nota:

Comunicamos a todos os estudantes do Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Universidade do Estado da Bahia, (UNEB),

campus de Juazeiro, que as aulas serão reiniciadas hoje, dia 28 de novembro, após a finalização da ocupação do Campus III.

Univasf entra em greve a partir da próxima terça

greve-univasf

Por 59 votos a favor, 06 contra e 11 abstenções, foi decidido pela assembleia a parada das atividades (Imagem: internet)

Após assembleia realizada ontem (04), o corpo docente da Universidade Federal do vale do São Francisco (Univasf) deve deflagrar movimento grevista a partir da próxima terça-feira (08). Por 59 votos a favor, 06 contra e 11 abstenções, foi decidido pela assembleia a parada das atividades.

Todos os campi da instituição, Paulo Afonso (BA), Senhor do Bonfim (BA), Juazeiro (BA), Petrolina Sede (PE), Petrolina Campus Ciências Agrárias (PE) e São Raimundo Nonato (PI), devem aderir.

Para que a greve seja considerada legal, tem-se a obrigação dos servidores informarem a administração com 72h de antecedência. Por este motivo, a instituição funciona normalmente até a próxima segunda (07).

Na pauta da greve os professores falaram da Proposta de Emenda à Constituição 55, antiga 241, a reforma do ensino médio e do Programa Escola sem Partido. Os docentes também reivindicam uma discussão sobre reforma da previdência e a reformulação do plano de cargos e carreiras.

A equipe do blog Waldiney Passos entrou em contato com o SidUnivasf e aguarda informações de o que deve permanecer funcionando durante o período de paralisação.

Calendário Acadêmico 2016 é retomado e aulas reiniciam nesta segunda-feira (24), exceto nos Campi Senhor do Bonfim e São Raimundo Nonato

Os cursos tem duração de 18 meses . / Foto: Univasf

O Calendário Acadêmico 2016 havia sido suspenso em 14 de outubro, após a votação pelo Conuni . / Foto: Univasf

O Conselho Universitário (Conuni) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) decidiu pela retomada do Calendário Acadêmico 2016, na Reunião Ordinária realizada na tarde de ontem (21), no Núcleo Temático 32, no Campus Juazeiro (BA). As aulas do semestre letivo 2016.2 serão reiniciadas nesta segunda-feira (24) nos campi localizados em Petrolina, Juazeiro e Paulo Afonso. Nos Campi Senhor do Bonfim e São Raimundo Nonato, as aulas permanecem suspensas até que seja encerrado o movimento paredista dos estudantes.

O Calendário Acadêmico 2016 havia sido suspenso em 14 de outubro, após a votação pelo Conuni de proposta apresentada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Univasf, em virtude do movimento paredista deflagrado pelos discentes no dia 10 de outubro. O calendário será ajustado posteriormente para a complementação dos dias parados durante o período de greve estudantil.

Com informações de Ascom

Atividades culturais marcam a volta às aulas da Universidade aberta para idosos em Juazeiro (BA)

debate Judicialização da Política. (2)

Para promover o saber e provar que nunca é tarde para aprender, o Projeto Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), reinicia nessa semana a volta das atividades no Departamento de Ciências Humanas – Campus III/Uneb, em Juazeiro (BA). O evento contou com as presenças de ex-alunos e muitas atividades culturais. Para o ex-aluno, José Nunes Azevedo, 77 anos, a UATI é algo que abre a mente, sobretudo para o conhecimento “A UATI é um lugar onde recebemos conhecimentos para depois transmitir para outras pessoas”. Afirmou.

Ilza Barbosa de Melo, (83), também ex-aluna, falou de sua experiência na UATI destacando a importância do projeto para autonomia da pessoa idosa “Participar desse projeto é uma coisa maravilhosa, acabou aquele tempo do idoso ficar em casa, porque aqui nós temos diversão, aulas de dança, teatro, tudo aqui faz muito bem para gente”, declarou.

Abertura do evento realizado na terça-feira (15), teve um momento de boas-vindas com a Diretora do DCHIII Profª Marcia Guena; a Coordenadora da UATI, Profª Ana Lilian dos Reis; os Instrutores: Profª Carla Paiva, Profª Ceres Santos, Profª Maria Beatriz Braga Figueredo, Profº Luís Sérgio Ramos, Alírio Nunes e Profª Odomaria Bandeira.

O encerramento das atividades de abertura  da UATI na sexta-feira (17), foi marcado por uma programação festiva e cultural, com música e teatro. A coordenadora do Projeto de Extensão UATI, Ana Lílian Reis afirma que este é um projeto de valorização dos saberes dos idosos e de aproximação deste público com a universidade “A UATI tem o objetivo de desenvolver no público da terceira idade suas capacidades intelectuais e proporcionar um espaço dentro da academia para que eles possam trocar os saberes que trazem” afirmou.

A UATI funciona desde 2009, obedecendo ao calendário acadêmico, nesse semestre serão três encontros semanais. As terças-feiras com Literatura Viva / Produção de vídeo, as quartas-feiras com informática e as quintas-feiras com teatro, as reuniões são das 15h às 17h. Pessoas com idade a partir de 60 anos interessadas em ingressar da UATI ainda podem fazer suas inscrições das 14h às 18h até o dia 29/03, na secretaria da universidade aberta, localizada no Departamento de Ciências Humanas – campus III/UNEB. Os documentos necessários são: 1 foto 3/4, cópia do RG e comprovante de endereço.

456