Hospital Unimed de Petrolina opera com alta capacidade e orienta pacientes a buscarem unidade de Juazeiro

Unimed Vale do São Francisco alerta para alta demanda por atendimentos devido às síndromes respiratórias

A Unimed Vale do São Francisco divulgou um comunicado informando que o Hospital Unimed de Petrolina está operando com alta capacidade de atendimento em razão do aumento expressivo dos casos de síndromes respiratórias.

Segundo a operadora, a maior procura tem gerado sobrecarga nos serviços de urgência e emergência. Para oferecer mais agilidade e conforto aos pacientes, a orientação é que os casos de urgência e emergência também sejam direcionados ao Hospital Unimed de Juazeiro, que, neste momento, apresenta baixa demanda e possui estrutura adequada para atender os beneficiários.

A Unimed reforça ainda que os serviços de urgência e emergência devem ser procurados prioritariamente em situações de maior gravidade, contribuindo para que os casos mais críticos recebam assistência com maior rapidez.

LEIA MAIS

Comissão do Senado aprova projeto que destina recursos de loterias esportivas para instituições de idosos

Proposta segue para análise da Câmara dos Deputados

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (12) o Projeto de Lei nº 1.130/2025, que destina parte da arrecadação das loterias esportivas para instituições de longa permanência que atendem pessoas idosas em todo o país.

A proposta é de autoria do senador Jayme Campos e recebeu parecer favorável da senadora Damares Alves.

Como o projeto tramita em caráter terminativo, ele seguirá diretamente para análise da Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para votação no Plenário do Senado.

LEIA MAIS

Moraes concede prisão domiciliar a 19 condenados do 8 de janeiro

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, concedeu prisão domiciliar a 19 pessoas condenadas pelos atos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

A decisão leva em consideração questões humanitárias, especialmente relacionadas à saúde e à idade dos detentos. Segundo informações divulgadas, os beneficiados possuem mais de 60 anos ou apresentam condições clínicas que exigem cuidados especiais.

LEIA MAIS

AGOSTO 2025: Abrigo de idosos em Petrolina é alvo de investigação por suspeita de maus-tratos

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina, abriu uma investigação para apurar denúncias de supostos maus-tratos em um abrigo de idosos da cidade. A instituição investigada é o Cantinho do Abraço, localizado no bairro Alto da Boa Vista.

A apuração foi instaurada após o Hospital Universitário Dr. Washington Antônio de Barros (HU/Univasf) informar suspeitas de violência envolvendo dois residentes: Inês Joaquina da Conceição Souza e Nicanor Cardoso da Silva.

Entre as medidas já determinadas, estão:

  • Solicitação de relatórios médicos e sociais dos idosos ao HU/Univasf;

  • Vistoria do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa na instituição, com relatório detalhado sobre as condições do abrigo e medidas de prevenção adotadas;

  • Comunicação oficial ao Conselho Superior do MPPE e publicação no Diário Oficial Eletrônico.

A promotoria reforçou que a investigação tem como base o Estatuto do Idoso e o Estatuto da Pessoa com Deficiência, e poderá se estender por até um ano, com possibilidade de prorrogação. O objetivo é garantir a dignidade, proteção e respeito aos direitos dos idosos.

Abrigo de idosos em Petrolina é alvo de investigação por suspeita de maus-tratos

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina, instaurou um procedimento administrativo para investigar denúncias de possíveis violações de direitos contra idosos em uma instituição de longa permanência da cidade. O abrigo investigado é o Cantinho do Abraço, localizado no bairro Alto da Boa Vista.

A investigação teve início após o Hospital Universitário Dr. Washington Antônio de Barros (HU/Univasf) comunicar sobre suspeitas de violência envolvendo dois idosos identificados como Inês Joaquina da Conceição Souza e Nicanor Cardoso da Silva.

De acordo com o Ministério Público, a apuração busca verificar eventuais situações de maus-tratos, negligência ou falhas na assistência prestada aos moradores do abrigo. O procedimento foi instaurado com base no Estatuto do Idoso e no Estatuto da Pessoa com Deficiência, que garantem a dignidade, o respeito e a proteção integral desses grupos.

Entre as medidas determinadas pela promotoria, estão:

– Solicitação ao Hospital Universitário para envio, no prazo de dez dias, dos relatórios médicos e sociais referentes aos dois idosos;
– Requisição ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa para realizar uma vistoria na instituição, elaborando relatório circunstanciado sobre as ocorrências registradas e os protocolos de prevenção adotados;
– Comunicação da instauração do procedimento ao Conselho Superior do MPPE e publicação no Diário Oficial Eletrônico.

A promotoria destacou que a investigação poderá se estender por até um ano, prazo que pode ser prorrogado caso necessário. O objetivo é assegurar que os direitos das pessoas idosas sejam respeitados e que situações de violência, abandono ou descuido não permaneçam impunes.O Diario de Pernambuco entrou em contato com o Cantinho do Abraço, mas não obteve retorno.

Diario de Pernambuco

Editorial: São João – cuidado redobrado com a saúde das crianças e idosos

O mês de junho chegou trazendo alegria, cores e tradições das festas de São João em todo o Nordeste. Mas, junto com os festejos, também chega um período que exige atenção especial com a saúde, sobretudo das crianças. O Hospital Dom Malan emitiu um alerta importante sobre o aumento expressivo dos casos de doenças respiratórias, como as chamadas Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG).

De fevereiro a maio deste ano, mais de 4 mil atendimentos por doenças respiratórias foram registrados somente no Pronto Socorro Infantil (PSI) do Dom Malan. Os principais responsáveis por essas infecções são os vírus Influenza A e B e o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), este último sendo o principal agente causador de infecções graves nas vias aéreas de crianças pequenas. O quadro é sério, e muitos casos evoluem para internações em leitos de terapia intensiva (UTI).

Os médicos do Hospital Dom Malan alertam os pais e responsáveis para os sinais iniciais das síndromes respiratórias em crianças. Segundo eles, os sintomas podem começar de forma leve, com coriza e febre, mas podem evoluir rapidamente para quadros mais graves, como cansaço excessivo, respiração ofegante, sonolência e desidratação. Diante desses sinais, a recomendação é buscar atendimento hospitalar imediato. Ainda em casa, é possível adotar cuidados como lavagem nasal, hidratação constante e o uso de analgésicos indicados por um profissional de saúde.

Além do cuidado com os sintomas, o foco principal deve ser a prevenção. E em tempos de festas populares, como o São João, isso exige atenção redobrada. É importante evitar expor as crianças a aglomerações, reduzir o contato com pessoas gripadas, manter uma alimentação saudável, garantir a hidratação constante e, acima de tudo, manter a caderneta de vacinação em dia, especialmente com a vacina contra a gripe (Influenza), que pode prevenir casos mais graves.

Neste período, também é essencial atenção à fumaça das fogueiras, que faz parte da tradição junina, mas que agrava quadros respiratórios. A exposição ao fogo deve ser evitada, especialmente por crianças e idosos, que são os mais vulneráveis a crises respiratórias.

Que este São João seja, sim, de muita alegria, forró e reencontros, mas que seja também de cuidado, proteção e prevenção. A saúde dos nossos pequenos deve estar em primeiro lugar. Com responsabilidade e atenção, é possível celebrar nossas tradições sem descuidar do bem mais precioso que temos: a vida.

Waldiney Passos

Transforma Petrolina participa de reunião que visa a valorização da pessoa idosa

Valorizar e respeitar a pessoa idosa é uma das frentes de atuação do programa de voluntariado Transforma Petrolina. Representantes da instituição participaram quinta-feira (13) de uma reunião estratégica promovida pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa sobre a organização e estruturação das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) do município.

O encontro reuniu representantes da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome,  Sebrae e de lares de idosos como Casa Geriátrica, Cantinho do Aconchego, Casa de Vó e Cantinho do Abraço, dentre outros, para debater melhorias na gestão, acolhimento e qualidade dos serviços prestados à população idosa.

Entre os principais pontos discutidos, destacam-se a criação de um Plano de Ação para Atendimento Geriátrico, infraestrutura dos espaços de longa permanência e a implementação de um Projeto Municipal de Combate ao Etarismo. Além disso, foi discutida uma parceria com o Sebrae para capacitação de gestores e o desenvolvimento de um projeto de empreendedorismo social para idosos em situação de vulnerabilidade.

A reunião também reforçou a importância do fortalecimento de redes de apoio para implementar novos projetos sociais voltados para a pessoa idosa. “O Transforma Petrolina entende que essa atenção aos nossos idosos é um papel conjunto de toda a sociedade. Por isso, estamos engajados em trabalhar de forma conjunta para valorizarmos o que já vem sendo realizado  na cidade em prol dessas pessoas”, afirma a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando.

Ascom

Folia, música e inclusão Idosos atendidos pela Casa Geriátrica aproveitam Carnaval com a Orquestra Philarmônica 21 de Setembro

Ao longo da última semana, a Prefeitura de Petrolina levou diversas comemorações carnavalescas para vários equipamentos do município. Na última sexta-feira (28), a alegria e entusiasmo da Orquestra Philarmônica 21 de Setembro tomaram  conta da Casa Geriátrica. Os músicos tocaram músicas típicas da folia carnavalesca, criando um clima festivo e contagiante para os idosos assistidos no local. A ação foi pensada pela Secretaria Executiva de Cultura para proporcionar aos idosos um momento de descontração e celebração, lembrando os tempos de carnaval de uma forma especial e adaptada para todos.

A apresentação encantou a todos, os idosos não esconderam o sorriso e a animação ao som das marchinhas e canções tradicionais. A interação com os músicos e o ambiente festivo trouxeram um alívio emocional e uma sensação de pertencimento a todos os presentes, reforçando a importância da cultura e da socialização para o bem-estar de quem estava na unidade.

O evento ainda contou com a participação ativa dos cuidadores e equipe da Casa Geriátrica, que ajudaram a criar um ambiente acolhedor e seguro para todos aproveitarem a festa. Foi colocada uma decoração temática, o que também contribuiu para aumentar a atmosfera de celebração, fazendo com que todos se sentissem envolvidos e parte da alegria do momento. A ação não só celebrou o Carnaval, mas também reforçou a importância de incluir os idosos nas festividades da cidade, promovendo momentos de lazer e bem-estar que são essenciais para a saúde emocional e social deles.

Jhulyenne Souza/Ascom Secretaria Executiva de Cultura
Fotos: Deivid Menezes

Balada para pessoas com mais de 60 anos vira tendência no Brasil

A balada para pessoas com mais de 60 anos está se tornando uma verdadeira tendência em várias capitais do Brasil. As festas, que estão conquistando cada vez mais adeptos, contam com músicas que atravessam gerações. O programa Globo Repórter da última sexta-feira, 8, exibiu uma reportagem sobre o tema.

“Por que não fazer uma festa para esse público que não se vê representado? Tem pessoas com 60, 70, 80 e não sei lá mais quanto, tem gente de bengala, tem gente que fica sentada, tem gente que de repente dá show de dança, e acha que tem 20 anos. É para todo mundo”, afirma Kika Gama Lobo, promoter de uma festa na Zona Sul do Rio.

O DJ, Marcos Mamede, destaca o segredo para lotar essas festas: músicas que atravessam gerações, com um toque especial de modernidade.”Eu toco mais músicas dos anos 70 e 80, mas eu dou mais uma pitada em um som mais contemporâneo também”, conta Marcos Mamede, DJ.

A produtora cultural Lilian Formozinho, que é bisavó, destaca que a diversão não tem idade.”Estou comemorando a vida e dançar é a melhor coisa que tem. Esse preconceito acabou: 60 mais é realmente vibrante”, diz.

A Tarde

Agrovale comemora Dia Nacional do Voluntariado com ação para idosos em Petrolina

Todo o dia 28 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Voluntariado no Brasil e a Agrovale antecipou as comemorações com uma ação, nesta terça-feira (27), na casa de idosos Cantinho do Aconchego, em Petrolina.

Logo no início da manhã, um grupo com cinco voluntários de vários departamentos da empresa sucroenergética, começou a visita à instituição que abriga 40 idosos, oferecendo moradia e acolhimento. Depois de passar pelo pátio, conhecer o refeitório, os quartos e a farmácia, o grupo se emocionou com a lição de carinho, atenção e as histórias de vida dos idosos. Segundo a técnica de enfermagem do setor médico da Agrovale, Aline Raniele, a ação voluntária foi extremamente gratificante, principalmente pelo acolhimento recebido no Lar.

Outro voluntário que descreveu como marcante a experiência, foi o analista de Recursos Humanos (RH), Israel Medrado. Participando pela primeira vez de uma prática voluntária, ele revelou ter sido tomado por uma alegria enorme desde a sua chegada ao Lar. “E o mais incrível de tudo é que a gente pode transmitir esse sentimento para os idosos, ouvindo, abraçando, dando atenção e cuidando como a gente cuida dos nossos pais”, ressaltou.

De acordo com a responsável pela administração do Lar, Edvania Nascimento, a visita do voluntariado trouxe um novo ânimo ao Cantinho do Aconchego. “Receber hoje a visita destes voluntários, em meio as comemorações do Dia Nacional do Voluntariado, nos enche de alegria e esperança para continuar essa função social, esse trabalho que nos engrandece”, concluiu.

Class Comunicação

Idosos tem lista de benefícios na hora de pagar dívidas

Ao chegarem na faixa etária de 60 anos, idosos de todo o Brasil ganham acesso a uma série de benefícios financeiros. Entre as principais vantagens, está a isenção no pagamento de alguns valores no final do mês. De acordo com a especialista em finanças, Laura Alvarenga, o Governo Federal tem a intenção de oferecer qualidade de vida sem preocupações e com um alívio financeiro aos idosos através da Lei do Superendividamento.

A lei tem o intuito de garantir a proteção de pelo menos 25% da renda mensal ao indivíduo com mais de 60 anos. Ou seja, ao renegociar dívidas, o valor das parcelas não pode comprometer essa porcentagem mínima da renda. Caso o total das dívidas do idoso ultrapasse o valor de sua renda mensal, as empresas são obrigadas por lei a renegociar de forma a garantir que o idoso ainda possa manter essa proteção.

A lei permite que entrem no acordo de negociação de dívidas, garantido o mínimo existencial, os débitos que:

– Foram contraídos sem má-fé, ou seja, quando não havia intenção de deixar de pagar;

– Dívidas de consumo: água, luz, telefone, gás, empréstimo e cartão;

– Será necessário apresentar documentos que comprovem a renda atual e outras dívidas;

– As empresas devem oferecer condições facilitadas para a renegociação, podendo até isentar completamente o pagamento de juros.

A lei ainda garante que os juros do crédito não poderão ultrapassar o dobro da dívida original e que os idosos também poderão fazer a portabilidade gratuita da dívida.

Para ter esses benefícios, o idoso deve entrar em contato diretamente com a operadora da dívida e solicitar a aplicação da Lei do Superendividamento.

A Tarde

Uso de internet no país cresce mais entre idosos, mostra IBGE

A probabilidade de esta reportagem estar sendo lida em um celular é muito grande, uma vez que 98,8% dos brasileiros com 10 anos ou mais de idade acessam a rede por meio do telefone. Esse dado e outras constatações, como o aumento da população idosa em contato com a internet, fazem parte de um suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento – que traz também uma radiografia do uso da televisão pelos brasileiros – mostra que 88% da população com 10 anos ou mais de idade acessaram a internet em 2023. São 164,5 milhões de pessoas. Em 2019, a proporção era 79,5%, e em 2016, 66,1%. A pesquisa leva em consideração qualquer tipo de acesso, seja no domicílio ou fora dele.

Entre as pessoas com mais de 60 anos, a proporção de quem usava a internet em 2023 ficou em 66% (22,5 milhões), a menor entre todas as faixas etárias. No entanto, esse grupo é o que mais cresce, proporcionalmente, desde 2019, quando menos da metade (44,8%) desse público tinha contato com a internet. A expansão foi de 21,2 pontos percentuais. Em 2016, menos de um em cada quatro (24,7%) idosos acessava a rede.

De acordo com o analista da pesquisa, Gustavo Geaquinto Fontes, o crescimento do uso internet entre idosos impressiona. “No período curto de 2019 a 2023, houve aumento muito grande. Isso pode estar relacionado com a disseminação do uso da internet no cotidiano da sociedade e facilitação do acesso à internet por vários meios.”
“Muitas coisas hoje são feitas pela internet”, acrescenta Fontes, citando ligações por áudio e vídeo.

A pesquisa mostra que 86,5% dos idosos informaram usar a internet todos os dias. No conjunto da população, a marca chega a 94,3%. As faixas etárias situadas entre 14 e 49 anos tiveram mais de 93% de seus indivíduos em contato com a internet em 2023. O percentual mais alto é o da população de 25 a 29 anos, 96,3%.

Finalidade e formas de uso
É crescente a presença da internet nos lares brasileiros. Em 2016, 70,9% utilizavam o serviço, patamar que chegou a 92,5% em 2023. Desde o início da série histórica do IBGE, iniciada em 2016, a banda larga chega a praticamente todas as casas com internet. Em 2023 estava em 99,9% dos lares que acessavam a rede.

Ao investigar o uso que o brasileiro faz da internet, o IBGE constatou que as atividades mais citadas foram ligação de voz ou vídeo (94,6%), envio ou recebimento de mensagens por aplicativos (91,1%), assistir a vídeos (87,6%), redes sociais (83,5%) e ouvir música, rádio ou podcast (82,4%).

Ler notícias e livros figura em sexto lugar (69%), seguido por acesso a bancos (66,7%) e e-mail (60,5%). Pouco menos da metade (44,7%) das pessoas citou compras online e 35,9% responderam usar algum serviço público. No fim da lista estão jogos (30,9%) e vender ou anunciar bens ou serviços (13,2%).

O meio mais citado para uso de internet na população com 10 anos ou mais de idade foi o celular (98,8%), seguido por televisão (49,8%), microcomputador (34,2%) e tablet (7,6%). Nos últimos anos, a TV tem ganhado preferência no acesso à internet. Em 2016 a marca era de apenas 11,6%. No mesmo período, o microcomputador caiu de 63,2% para 34,2%. O suplemento da Pnad mostra também que a presença de microcomputadores nos lares brasileiros vem caindo. Em 2016, eles estavam em quase metade (45,9%) das residências. Já em 2023, em apenas 39% dos domicílios.

Desde 2022 o IBGE apura a presença de dispositivos inteligentes que podem ser acessados pela internet, como câmeras, caixas de som, lâmpadas, ar-condicionado, geladeiras etc. No primeiro ano da apuração, esses dispositivos estavam em 14,3% das residências brasileiras, patamar que subiu para 16% em 2023.

Cerca de 12% da população com 10 anos ou mais de idade (22,4 milhões de pessoas) informaram não ter usado a internet nos 90 dias anteriores à entrevistada do IBGE. Desse público, 75,5% eram sem instrução ou com ensino fundamental incompleto e 51,6% eram idosos. Dos 22,4 milhões, 46,3% disseram que o principal motivo para a falta de acesso era não saber utilizar a internet. Entre os idoso, esse percentual sobe para 66%.

Telefones
O levantamento apurou também a inserção do telefone celular no cotidiano do brasileiro – independentemente de ser usado para acessar a internet. Em 2023, 87,6% tinham celular. Em 2016, o patamar era 77,4%. Entre as pessoas que possuíam telefone móvel celular no ano passado, 96,7% tinham acesso à internet por meio do aparelho.

Enquanto no Centro-Oeste (92,1%), Sudeste (90,9%) e Sul (90%) a posse de celular ficava na casa dos 90%, no Nordeste e Norte passava pouco de 80%, sendo 81,9% e 81,2%, respectivamente. Assim como acontece no uso da internet, o maior crescimento na posse de celular acontece entre os idosos. Em 2022, 73,7% tinham o aparelho, marca que subiu para 76,1% em 2023.

Enquanto o celular fica mais e mais presente no cotidiano brasileiro, a telefonia fixa perde relevância. Em 2016, 93,1% dos domicílios tinham aparelho celular; e 32,6%, telefone fixo. Em 2023, as proporções passaram para 96,7% e 9,5%, respectivamente.

Agência Brasil

Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Juazeiro reabre inscrições para membros da sociedade civil

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Juazeiro (CMDI) irá reabrir na próxima segunda-feira (06) as inscrições para novos membros da sociedade civil para compor o biênio 2024/2026. Os interessados em participar podem se inscrever através do e-mail [email protected] ou presencialmente na Casa dos Conselhos, localizada à Praça Imaculada Conceição, n° 12, até o dia 17 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar a documentação descrita no Edital de Convocação, disponível no Diário Oficial do Município (DOEM). Podem representar a sociedade civil no CMDI, representantes de instituição asilar da pessoa idosa, de grupos, centros ou clubes de convivência, trabalhadores do setor (associação de aposentados), de clubes de serviços e de associação de moradores e/ou movimentos populares de Juazeiro.

O CMDI é composto por 10 membros titulares e suplentes, sendo 5 representantes governamentais e 5 da sociedade civil. O Conselho tem papel consultivo, normativo, deliberativo e formulador de ações, através de projetos e programas destinados à população idosa.

Ascom/PMJ

Feijoada beneficente em prol da instituição Casa de Vó será realizada neste domingo, em Petrolina

Neste domingo (10) será realizada uma ação social em prol da instituição Casa de Vó, que acolhe e cuida de idosos em Petrolina. A partir das 12h, uma churrascaria localizada na Avenida Marechal da Fonseca, 16, no bairro Antonio Cassimiro, vai promover uma feijoada solidária onde toda será revertida para os custos com alimentação, higiene, medicamentos e demais necessidades dos idosos acolhidos no local.

Os interessados em participar do evento social, podem contribuir com o valor da feijoada que custa R$ 18. Além da comida, os convidados também devem levar 1kg de alimento não perecível ou realizar o pagamento no valor de R$ 5 para curtir música ao vivo, com a participação dos cantores Valmir do Acordeon, Edinho Silva, Zomar do Acordeon e Elenildo do Acordeon.

Os interessados podem reservar a entrada no evento através dos números (87) 98809-5454 ou (87) 98117-5316.

G1 Petrolina

Aumento de violência contra idosos é tema do Caminhos da Reportagem

Apenas nos cinco primeiros meses deste ano, o Disque 100, canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, recebeu 47 mil denúncias de violência contra idosos e registrou 282 mil violações de direitos, um aumento de 57% no número de denúncias e de 87% no de violações, em relação ao mesmo período do ano passado.

Em outubro de 2023, o Estatuto do Idoso completa 20 anos. Nessas duas décadas, o Brasil observou avanços em relação aos direitos dos idosos, como a prioridade no atendimento na fila do supermercado, do banco e em transportes públicos, além das vagas prioritárias para estacionar. Foi a primeira legislação que de fato passou a regular os direitos dos idosos. No entanto, ainda há muito o que fazer.

Alexandre Kalache, gerontólogo e presidente do Centro Internacional da Longevidade, alerta que o Brasil não está preparado para o rápido envelhecimento observado no país. Ele ressalta que, hoje em dia, o Brasil tem em torno de 15% da população com mais de 60 anos. Em 2050, serão mais de 30%. “Nós vamos sair de uma população de cerca de 33 milhões para, daqui 27 anos, nós temos 68 milhões de pessoas idosas”.

Monize Marques, juíza e coordenadora da Central Judicial do Idoso do TJDFT (CJI – Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios), afirma que o país precisa de políticas públicas fortes para lidar com os desafios que se apresentarão. “O Brasil ainda não está preparado para circunstâncias que o envelhecimento traz, não somente no contexto doméstico, mas também no contexto social. A gente está falando de um mercado de trabalho para pessoas idosas, de programas específicos de saúde para que os hospitais tenham condições de oferecer uma maior dignidade e proteção, e também de assistência social, de instituições de longa permanência. São diversas circunstâncias que envolvem o envelhecimento e que exigem do Estado uma política pública bastante consistente”.

Além desses desafios, existe uma questão dramática: a violência contra os idosos. Dados da CJI mostram que a maior parte das violências é perpetrada por familiares próximos. Monize Marques afirma que existe uma vítima padrão. “Uma mulher idosa que tem entre 60 e 69 anos e sofre violência por parte dos seus filhos. No âmbito da Central Judicial do Idoso, os dados revelam que 66% das violências são praticadas por filhos”.

Demétrius França, psicólogo e doutor em Psicologia Clínica, ressalta as dificuldades que os idosos enfrentam para denunciar. “Se você é o cuidador primário daquela pessoa, ela reconhece isso e ela sente uma necessidade de lealdade com você. E aí a gente fica entre a cruz e a espada. Porque se o seu cuidador é a pessoa que de alguma forma te maltrata, te agride ou abusa de você financeiramente… Como se defender dessa pessoa?

O programa “Respeitem os meus cabelos brancos”, da série Caminhos da Reportagem, explora a questão das diversas violências praticadas contra idosos e reflete sobre a necessidade de a população brasileira olhar com mais atenção e amorosidade para os idosos, grupo que será cada vez maior na pirâmide social do país. O programa vai ao ar às 22 horas na TV Brasil.

Agência Brasil

123