AGOSTO 2025: Abrigo de idosos em Petrolina é alvo de investigação por suspeita de maus-tratos

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina, abriu uma investigação para apurar denúncias de supostos maus-tratos em um abrigo de idosos da cidade. A instituição investigada é o Cantinho do Abraço, localizado no bairro Alto da Boa Vista.

A apuração foi instaurada após o Hospital Universitário Dr. Washington Antônio de Barros (HU/Univasf) informar suspeitas de violência envolvendo dois residentes: Inês Joaquina da Conceição Souza e Nicanor Cardoso da Silva.

Entre as medidas já determinadas, estão:

  • Solicitação de relatórios médicos e sociais dos idosos ao HU/Univasf;

  • Vistoria do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa na instituição, com relatório detalhado sobre as condições do abrigo e medidas de prevenção adotadas;

  • Comunicação oficial ao Conselho Superior do MPPE e publicação no Diário Oficial Eletrônico.

A promotoria reforçou que a investigação tem como base o Estatuto do Idoso e o Estatuto da Pessoa com Deficiência, e poderá se estender por até um ano, com possibilidade de prorrogação. O objetivo é garantir a dignidade, proteção e respeito aos direitos dos idosos.

Abrigo de idosos em Petrolina é alvo de investigação por suspeita de maus-tratos

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina, instaurou um procedimento administrativo para investigar denúncias de possíveis violações de direitos contra idosos em uma instituição de longa permanência da cidade. O abrigo investigado é o Cantinho do Abraço, localizado no bairro Alto da Boa Vista.

A investigação teve início após o Hospital Universitário Dr. Washington Antônio de Barros (HU/Univasf) comunicar sobre suspeitas de violência envolvendo dois idosos identificados como Inês Joaquina da Conceição Souza e Nicanor Cardoso da Silva.

De acordo com o Ministério Público, a apuração busca verificar eventuais situações de maus-tratos, negligência ou falhas na assistência prestada aos moradores do abrigo. O procedimento foi instaurado com base no Estatuto do Idoso e no Estatuto da Pessoa com Deficiência, que garantem a dignidade, o respeito e a proteção integral desses grupos.

Entre as medidas determinadas pela promotoria, estão:

– Solicitação ao Hospital Universitário para envio, no prazo de dez dias, dos relatórios médicos e sociais referentes aos dois idosos;
– Requisição ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa para realizar uma vistoria na instituição, elaborando relatório circunstanciado sobre as ocorrências registradas e os protocolos de prevenção adotados;
– Comunicação da instauração do procedimento ao Conselho Superior do MPPE e publicação no Diário Oficial Eletrônico.

A promotoria destacou que a investigação poderá se estender por até um ano, prazo que pode ser prorrogado caso necessário. O objetivo é assegurar que os direitos das pessoas idosas sejam respeitados e que situações de violência, abandono ou descuido não permaneçam impunes.O Diario de Pernambuco entrou em contato com o Cantinho do Abraço, mas não obteve retorno.

Diario de Pernambuco

Incêndio criminoso deixa 4 pessoas mortas e 9 feridas em abrigo

Um incêndio criminoso deixou quatro mortos em um abrigo para pessoas em situação de vulnerabilidade localizado na Rua Sebastião Hummel, em São José dos Campos (SP). O fogo teve início na madrugada desta segunda-feira, 10, e o Corpo de Bombeiros foi rapidamente acionado. Durante a operação de resgate, 22 pessoas foram retiradas do local, com nove sendo levadas para o hospital, duas delas já sem vida.

O incêndio foi controlado ainda durante a madrugada, e o prédio passará por uma perícia para determinar mais detalhes sobre as circunstâncias do incêndio. A Polícia Civil está investigando o caso, e, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, uma pessoa foi presa e está à disposição da Polícia Judiciária.

De acordo com o Tenente Coronel Kalczuk, da Polícia Militar de São Paulo, imagens de câmeras de segurança mostram claramente a pessoa que iniciou o incêndio, confirmando que se tratou de um ato criminoso. O suspeito, que já possui passagens anteriores pela polícia, foi identificado e preso em flagrante. Ele estava sob efeito de drogas no momento da ação.

O tenente mencionou que a motivação do crime ainda está sendo investigada, mas, preliminarmente, acredita-se que o incêndio tenha sido causado por uma desavença entre o suspeito e um funcionário do abrigo durante um brechó realizado no local.

A Tarde

Prefeitura de Petrolina presta assistência contínua às pessoas em situação de rua

(Foto: Alexandre Justino)

Criado há pouco mais de 3 meses pela Prefeitura de Petrolina para garantir assistência às pessoas em situação de rua durante a pandemia, o abrigo noturno no Ginásio Osvaldo de Carvalho, conhecido como ‘Osvaldo do Flamengo’, continua em atividade.

O serviço foi lançado como uma substituição temporária às atividades desenvolvidas pelo Centro de Referência Especializado para a População de Rua (Centro Pop), visto que foi observada a necessidade de um ambiente amplo para evitar aglomerações.

LEIA MAIS

Em noites de frio, pessoas em situação de rua contam com abrigo noturno da Prefeitura de Petrolina

Com o início do inverno, as temperaturas caíram em Petrolina. Em algumas madrugadas da última semana, as temperaturas atingiram entre 17º a 20º, segundo o laboratório de meteorologia da Univasf. Para quem tem como moradia as praças e calçadas, as noites se tornam ainda mais difíceis. Pensando nesse público, a prefeitura lembra da disponibilidade do abrigo noturno, no Centro da cidade.

O serviço funciona no Ginásio Osvaldo Carvalho – popularmente conhecido como Osvaldo do Flamengo, com entrada das 18h às 19h, e saída a partir das 6h.

Funcionando há quase 3 meses, o abrigo oferece infraestrutura para higiene pessoal e alimentação matutina, além de lanche para reforçar o jantar. O local possui também área com televisão e espaço para abrigar possíveis animais que acompanham os assistidos.

LEIA MAIS

Abrigo de Petrolina registra aumento no número de adoções de crianças

(Foto: Internet/Ilustração)

A quantidade de crianças que ganharam um novo lar cresceu no último ano, em Petrolina. Exemplo disso foi o aumento no número de adoções registradas na Casa Anjo, instituição conveniada à prefeitura. Depois de dois anos sem efetivar adoções, o abrigo comemora o crescimento das famílias que decidiram adotar.

Segundo levantamento da instituição, nos anos de 2015 e 2016, nenhum caso de adoção foi registrado no abrigo, mas a situação mudou em 2017 quando cinco crianças assistidas na unidade ganharam uma nova família.

Para a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Petrolina, Kátia Carvalho, as adoções representam uma conquista importante das instituições que prestam assistência às crianças em situação de vulnerabilidade social na cidade.

LEIA MAIS

Petrolina ganhará espaço estratégico para acolhimento de moradores de rua

(Foto: Ilustração/Internet)

Com capacidade de atender mais de 100 pessoas por dia, um novo espaço para acolhimento de moradores de rua entra em funcionamento, em Petrolina. O equipamento será inaugurado nesta quarta-feira (19) pelo prefeito Miguel Coelho, a partir das 9h, na Rua Padre Fraga nº 395, centro.

O Centro de Referência Especializado Para a População de Rua (Centro Pop) deixa o prédio localizado na Rua Riachuelo, bairro Palhinhas, e passa a atender à população de rua no novo endereço na área central da cidade.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Kátia Carvalho, o funcionamento da nova casa vai possibilitar a ampliação do atendimento devido à localização estratégica do equipamento.

LEIA MAIS

Vereador Betão comemora conquistas de 2015

BETÃO PONTO DE ÔNIBUS

Animado com o resultado do trabalho realizado em 2015 o vereador Adalberto Bruno Filho, Betão do Detran (PSL) nos encaminhou uma foto da instalação de um abrigo de ônibus que está beneficiando aos moradores da localidade de Caatinguinha, sítio terra dura. Segundo o edil a intenção é dar mais conforto e segurança a população com a cobertura e impedindo que os ônibus parem no meio da pista.