Montagem de barracas para o São João de Petrolina altera trânsito em trecho da Avenida Sete de Setembro

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), informa que a partir desta terça-feira (16), a rua paralela à Avenida Sete de Setembro, no trecho entre as Avenidas Nilo Coelho e das Nações, estará temporariamente interditada para o tráfego de veículos. A medida é necessária para viabilizar a montagem da estrutura destinada aos ambulantes que irão atuar durante os festejos do São João de Petrolina.

Com a alteração no trânsito, os condutores que seguirem pela via paralela à Avenida Sete de Setembro, no sentido Zona Leste, deverão ficar atentos às opções de desvio. Ao chegarem nas proximidades da Bari, os motoristas poderão acessar a Avenida Nilo Coelho ou utilizar o viaduto para seguir o trajeto. A interdição permanecerá em vigor até o dia 27 de junho, período em que ocorrerá o São João de Petrolina. A orientação é que os motoristas redobrem a atenção à sinalização implantada no local e, sempre que possível, utilizem rotas alternativas para evitar congestionamentos e contribuir para a organização do trânsito durante o período festivo.

Leilão Solidário do Transforma Petrolina muda de local e será realizado no Iate Clube

O Leilão Solidário do Transforma Petrolina em prol do Hospital Dom Tomás, referência no tratamento de câncer na região, acontecerá em novo endereço. O evento será realizado na terça-feira (05), a partir das 18h, no Iate Clube Petrolina.

Serão leiloadas telas exclusivas dos fotógrafos locais Kaio Cads, Carlinhos Luz e Diego Aquiles que foram doadas pela Empresa do Bem Cads Quadros. Todas as obras foram autografadas por cantores consagrados que passaram pelo São João de Petrolina em 2025.

Os interessados já podem oferecer lance online através do site lancecertoleiloes.com.br com valor inicial de R$ 500,00. O público poderá arrematar a peça escolhida no evento presencial, que contará com uma programação especial.

“A expectativa é de mais uma edição de sucesso em prol do Hospital Dom Tomás. Essa ação reforça o papel do Transforma Petrolina como articulador de ações solidárias que fazem a diferença na vida de quem mais precisa”, destaca a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando.

Ascom

Fundação Nilo Coelho anuncia nova data de inauguração do Centro de Artesanato “Roque Santeiro” e convida toda a população

A Fundação Nilo Coelho convida toda a população de Petrolina para participar da inauguração do Centro de Artesanato “Roque Santeiro” no dia 05 de março, às 19h, na Orla I da cidade, próximo ao Círculo Militar. O novo espaço irá reunir e comercializar diversos produtos que carregam a identidade, a criatividade e o talento das artesãs e artesãos da nossa terra.

O evento contará com a apresentação musical da Camerata 21 de Setembro, gerida e promovida pela Fundação Nilo Coelho e a Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte. Mantido pela Fundação Nilo Coelho, entidade sem fins lucrativos que atua na região há mais de 60 anos, o centro visa fortalecer a economia criativa e estimular a geração de emprego e renda, através da exposição de uma variedade de peças feitas por artistas locais, que poderão expor seus ítens sem qualquer custo.

O nome do espaço foi escolhido em homenagem a Roque Gomes da Silva, conhecido como Roque Santeiro, talentoso artesão pernambucano natural de Afrânio (PE), que faleceu em fevereiro deste ano, em Petrolina, deixando um importante legado para a arte e cultura da região. Além de funcionar como uma vitrine da produção artística regional, o novo centro de artesanato será um atrativo para os turistas que visitam a “terra dos impossíveis”, enriquecendo ainda mais a experiência cultural de quem passa por aqui.

Ascom

Fim do ordem e progresso? Lema do Brasil pode mudar a pedido de deputado

“Ordem e progresso”, assim está estampado o lema do país em sua bandeira desde novembro de 1889.

A frase, contudo, corre o risco de ser modificada após um projeto apresentado pelo deputado federal Chico Alencar (PSOL-SP).O parlamentar quer incluir a palavra amor na bandeira do Brasil, pois, segundo ele, o lema adotado até os dias atuais resumiu a frase de forma parcial.

Nesse sentido, a bandeira do país passará a chamar-se da seguinte forma: “Amor, Ordem e Progresso”, para seguir o que foi proposto no lema positivista de Augusto Comte. “O amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim”.

O parlamentar argumenta ainda que a inclusão da palavra “Amor” busca restabelecer a formulação completa descrita por Teixeira Mendes, filósofo que propôs o lema “Ordem e Progresso” na bandeira nacional. O projeto de lei foi protocolado na Câmara dos Deputados na última terça-feira, 18, e aguarda tramitação nas comissões temáticas.

A Tarde

Prefeitura de Petrolina anuncia mudança de terminal de ônibus da linha do Vale do Grande Rio para o bairro Dom Avelar

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), informa que a linha de ônibus do Vale do Grande Rio terá alteração no seu terminal a partir deste sábado (13). O novo ponto final será transferido para a Avenida da Fertilidade, no bairro Dom Avelar, em frente ao Condomínio Solaris.

Segundo a AMMPLA, a mudança não afetará o trajeto realizado pelos passageiros, nem implicará em alterações na quantidade de veículos disponíveis ou nos horários já praticados. A Autarquia explica que a decisão foi tomada a partir de estudos técnicos e também de demandas apresentadas pela comunidade, visando aprimorar a mobilidade urbana e garantir um transporte público mais acessível aos moradores da região.

Ascom

PT elege nova executiva com foco na reeleição de Lula, Trump na mira

O Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou neste sábado (23) a sua nova comissão executiva nacional com alas da principal corrente interna, a Construindo um Novo Brasil (CNB), ocupando os principais cargos, foco em reeleger o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente norte-americano, Donald Trump, na mira.

Presidido pelo ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, o diretório nacional se reuniu mais cedo para definir os novos nomes da executiva e aprovar as diretrizes da composição para o futuro próximo. A lista de eleitos reflete os acordos que o novo presidente teve de fazer para chegar à cadeira. Gleide Andrade, aliada da ex-presidente e hoje ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) Gleisi Hoffmann, foi mantida na Secretaria de Finanças e Planejamento – inicialmente a contragosto de Edinho.

Entre os 26 nomes da executiva fora a presidência (11 secretários, 10 vogais e cinco vice-presidentes), 14 são da CNB. O restante pertence a correntes menores. Todos novos cinco vice-presidentes são homens: Jilmar Tatto, Joaquim Soariano, José Guimarães, Rubens Junior e Washington Quaquá. Os líderes das bancadas da Câmara, Lindbergh Farias, e do Senado, Rogério Carvalho, também.

Há cinco mulheres entre os outros principais cargos: Lucinha (Movimentos Populares e Política Setorial), Maria de Jesus, a Claudinha (Nucleação), Vitória Fortuna (Articulação de Políticas Públicas) e Tassia Rabelo (Formação), além de Gleide. A proporção vai de encontro à defesa da igualdade de gênero manifesta na resolução aprovada no mesmo dia.

As secretarias restantes serão ocupadas por: Eden Valadares (Comunicação), Henrique Fontava (Secretaria-Geral), Humberto Costa (Relações Internacionais), Laércio Ribeiro (Organização), Luiz Felipe, o Hadesh (Mobilização), e Romenio Pereira (Assuntos Institucionais).

Resolução política do diretório coloca Trump na mira

O PT também aprovou a nova resolução durante o encontro do diretório nacional. O texto, composto de 29 itens, é aberto com críticas a Trump, cuja política é descrita como “imperialista e de extrema-direita, característica do pensamento fascista”.

“Ninguém tem dúvida de que o governo Trump se inspira no fascismo. A forma com que ele deporta imigrantes, como ele obriga a prefeita de Washington a apagar das ruas a frase ‘Vidas pretas importam’, portanto se manifesta de forma racista, a forma com que tem deportado imigrantes venezuelanos para El Salvador. Se o mundo civilizado não levantar a voz, corre o risco de El Salvador se tornar o campo de concentração do século 21. A forma como ele apoia as forças nazistas na Europa. Quando eu caracterizo o Trump como o maior líder fascista do século 21, eu não estou bravateando”, declarou Edinho em coletiva de imprensa após a eleição da executiva.

Para o PT, os movimentos de Trump demonstram que sua ofensiva contra a soberania nacional, com o tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros, deve ir além das medidas tomadas até agora. O partido diz estar diante de uma “disputa contra o fascismo, de caráter prolongado, que tende a se desdobrar em diferentes dimensões políticas, institucionais e econômicas”. A avaliação interna é que Trump quer derrotar Lula nas eleições do ano que vem.

O PT planeja uma ampla mobilização para o 7 de Setembro, cujo mote deve ser a defesa da democracia e da soberania. A ideia é aproveitar o clima de hostilidade com o governo Trump, em meio das investigações contra a família Bolsonaro e o avanço do julgamento do ex-]presidente no Supremo Tribunal Federal (STF). Lideranças petistas querem organizar uma espécie de plebiscito popular por um leque de pautas econômicas que deve embalar a campanha do partido no ano que vem: o fim da escala 6×1, a taxação dos super-ricos e isenção do Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil reais por mês.

Na resolução política do diretório, o PT também critica a possibilidade de uma anistia para os bolsonaristas envolvidos no 8 de Janeiro, a reconstrução do fórum permanente do PT da Amazônia Legal durante a COP30 e a regulação das plataformas digitais, que está prestes a avançar na esfera federal.

Estadão Conteúdo

Prefeitura de Petrolina tem novos secretários de Governo e Casa Civil

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, anunciou nesta quinta-feira (21) mudanças em seu secretariado para as pastas de Governo e Casa Civil. As alterações visam reforçar a articulação política e administrativa da gestão, garantindo continuidade a projetos prioritários para a cidade.

Juliane Padilha assume a Secretaria da Casa Civil no lugar de Henrique Guerra. Ela será responsável por coordenar a articulação entre as diversas secretarias municipais e acompanhar a execução das principais ações estratégicas do governo.Henrique Guerra passa a comandar a Secretaria de Governo, antes ocupada por Luzemberg Santos. Ele ficará responsável pela articulação política da gestão com o poder legislativo. A pasta também abriga o programa Bora Petrolina, mutirão de serviços públicos nos bairros do município.

Perfis dos novos secretários

Juliane Padilha é Administradora com especialização em Gestão Pública, possui mais de 15 anos de experiência na área administrativa, com passagens pelos hospitais Dom Malan e Universitário. Iniciou sua trajetória na gestão municipal em 2017, na Secretaria de Saúde, e em 2022 assumiu a Secretaria de Gabinete.

Henrique Guerra é formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Atuou por seis anos na Ernst & Young, com experiência em auditoria, consultoria empresarial, análise licitatória e planejamento tributário. Na gestão pública, foi secretário de Gestão Administrativa durante o governo do ex-prefeito Miguel Coelho.

G1 Petrolina

Agência de Desenvolvimento Rural funcionará em novo endereço a partir da próxima segunda-feira (25) e suspende atendimentos presenciais durante esta semana

A Agência de Desenvolvimento Rural (ADR) passará a atender em novo endereço a partir da próxima segunda-feira (25). Devido ao processo de mudança, os atendimentos presenciais estarão suspensos entre os dias 19 e 22 de agosto (de terça a sexta-feira).

A nova sede funcionará na Avenida Carmela Dutra, nº 701, Orla I, próximo ao Sebrae. De acordo com a ADR, a mudança de endereço tem o objetivo de oferecer mais conforto, acessibilidade e qualidade no atendimento à população.

O funcionamento será retomado na próxima segunda-feira (25) e, com ele, os serviços do Incra e a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) voltam a ser realizados normalmente. Para dúvidas ou orientações, a população pode entrar em contato com a Agência pelo WhatsApp: (74) 99957-1180.

Ascom

Diplomas de graduação passam a ser exclusivamente digital

Desde o dia 1º de julho de 2025, os diplomas de cursos de graduação no Brasil passaram a ser emitidos apenas em formato digital. A mudança, determinada pelo Ministério da Educação (MEC), busca modernizar o sistema de certificação acadêmica, tornando-o mais rápido, seguro e imune a fraudes.

Com a nova regra, o tradicional diploma impresso deixa de ser emitido para novos formandos. O documento digital é validado por assinatura eletrônica e um carimbo cronológico, que registra automaticamente a data e o horário de emissão. Apesar disso, os estudantes ainda podem imprimir o diploma, mas apenas a versão digital possui valor legal. A medida já vinha sendo adotada por algumas instituições de ensino superior desde 2021, mas agora se torna obrigatória para todas as universidades e faculdades do país.

Diplomas antigos continuam válidos

O MEC esclarece que os diplomas físicos entregues até junho de 2025 seguem com validade jurídica. A exigência da versão digital vale somente para os certificados emitidos a partir de julho de 2025.

Pós-graduação também adotará novo modelo
A digitalização dos diplomas será estendida aos cursos de pós-graduação. Neste caso, o formato digital se tornará obrigatório a partir de janeiro de 2026.

A Tarde

A partir da próxima quinta-feira (3) a Casa da Mulher Rural de Juazeiro passará a funcionar em no endereço

A partir da próxima quinta-feira (03/07), a Casa da Mulher Rural de Juazeiro funcionará em um novo endereço na Rua do Paraíso, nº 152, no bairro Santo Antônio.

A mudança, de acordo com a secretaria da Mulher e Juventude Érica Daiane, tem como objetivo oferecer melhores condições de acolhimento e atendimento às mulheres da zona rural que utilizam os serviços do equipamento. “No novo espaço, serão mantidos todos os serviços já ofertados, como espaço para descanso e refeições diárias”, afirma a secretária.

Os atendimentos serão temporariamente suspensos nos dias 30 de junho e 1º de julho devido a mudança de sede, voltando a funcionar a partir de quinta-feira (3)

Prefeitura de Petrolina divulga esquema de trânsito para o Forró da Espora e Missa do Vaqueiro neste fim de semana

A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), estará presente neste fim de semana para garantir a segurança e a fluidez do trânsito em dois eventos importantes para a cultura e a tradição petrolinense: o Forró da Espora, que acontece na noite deste sábado (28), e a tradicional Missa do Vaqueiro, no domingo (29) pela manhã.

Para o Forró da Espora, que será realizado no Estádio Paulo Coelho, a AMMPLA implementará um esquema especial de trânsito a partir das 18h deste sábado (28). Haverá interdição parcial da Rua Félix Pinto (Centro), para organizar o fluxo de pedestres e veículos. Além disso, o estacionamento será proibido na lateral do Estádio, visando deixar livre a via e garantir a segurança dos participantes. A população deve buscar estacionamento em ruas adjacentes ou utilizar transportes por aplicativo.

Já no domingo (29), a Missa do Vaqueiro, a mais antiga de Pernambuco, reunirá fiéis e a comunidade na Orla da cidade. Para assegurar a tranquilidade do evento e a segurança dos vaqueiros e dos animais que acompanham a celebração, a AMMPLA informa que haverá proibição de estacionamento e do fluxo de veículos na Porta do Rio, desde as primeiras horas da manhã até o final dos festejos. Os condutores devem ficar atentos à sinalização e às orientações dos agentes de trânsito que estarão no local. A medida visa garantir o espaço necessário para a celebração e a segurança de todos os presentes.

Ascom

STF amplia foro privilegiado para investigações continuarem no tribunal após fim dos mandatos

Decisão foi tomada por maioria de 7 votos a 4. Até agora, foro se aplicava apenas a crimes relacionados ao mandato e apenas durante o período em que o político estivesse no cargo

Por 7 votos a 4, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ampliar o foro privilegiado para políticos investigados na Corte.

A maioria dos ministros votou para fixar que devem continuar a ser conduzidas, pelo Supremo as investigações de autoridades mesmo depois que elas deixarem as funções em que teriam cometido o crime.

O julgamento foi suspenso em setembro do ano passado pelo ministro Nunes Marques, que pediu mais prazo para analisar a questão. Na retomada do julgamento, Nunes Marques acompanhou a maioria formada para alterar a regra do foro. Já os ministros Cármen Lúcia e Luiz Fux votaram com a divergência para manter a atual regra do foro.

Regra atual

Atualmente, se um político com foro no STF – como ministros, senadores e deputados – comete um crime – como homicídio, furto, sequestro – sem relação com o cargo ou mandato, a investigação fica na primeira instância da Justiça.

Já se o crime tem relação com o mandato ou a função, qualquer que seja o delito, como corrupção, o caso fica no Supremo. Mas isso só enquanto durar o mandato.

A maioria dos ministros votou para fixar a seguinte tese:”A prerrogativa de foro para julgamento de crimes praticados no cargo e em razão das funções subsiste mesmo após o afastamento do cargo, ainda que o inquérito ou a ação penal sejam iniciados depois de cessado seu exercício”.

Esse entendimento foi utilizado, por exemplo, pelo ministro André Mendonça para manter no Supremo inquérito que investiga acusações de assédio sexual contra o ex-ministro Silvio Almeida.

Por que o tema voltou ao STF?

A proposta foi levantada no julgamento de dois casos concretos:

1️⃣ O senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) pediu para que uma denúncia contra ele, apresentada na Justiça Federal, fosse enviada ao STF.

2️⃣ A ex-senadora Rose de Freitas (MDB-ES) tentou encerrar uma investigação contra ela por corrupção passiva, fraude em licitação, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

O ministro Gilmar Mendes, relator dos dois casos, propôs a nova interpretação para que crimes funcionais sigam no STF, mesmo após a autoridade deixar o cargo. Ele argumenta que a regra atual permite que investigados escapem do julgamento ao renunciar ou não se reelegerem.

“O parlamentar pode, por exemplo, renunciar antes da fase de alegações finais para forçar a remessa dos autos a um juiz que, aos seus olhos, é mais simpático aos interesses da defesa”, disse Mendes.

O ministro Flávio Dino, que acompanhou Gilmar Mendes, sugeriu um complemento:

“Em qualquer hipótese de foro por prerrogativa de função, não haverá alteração de competência com a investidura em outro cargo público ou sua perda, prevalecendo o foro cabível no momento da instauração da investigação.”

Lula sanciona lei e não haverá cobrança do DPVAT em 2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta terça-feira (31/12) a lei que cancela o retorno do Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT), antigo DPVAT. Com a decisão do chefe do Executivo, o seguro não será cobrado no ano de 2025 nem nos posteriores.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) extinguiu o DPVAT em 2020. No entanto, em maio de 2024, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou lei que criou o Seguro Obrigatório Para Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT), em lugar do antigo DPVAT.

A contratação do SPVAT se tornou obrigatória e anual para os proprietários de veículos como carros, motos, caminhões e ônibus. A tarifa poderia variar entre R$ 50 e R$ 60, valores que não serão cobrados em 2025. A lei foi aprovada pelo Congresso após a repercussão negativa da volta da cobrança.

Diário e Pernambuco

Lula decide se hino nacional terá linguagem neutra no 7 de Setembro

Após a polêmica envolvendo o uso de linguagem neutra durante o canto do hino nacional em comício de Guilherme Boulos (PSOL), na terça-feira, 27, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu que a cena não irá se repetir no 7 de Setembro.

De acordo com informações de Paulo Ceppelli, do ‘Metrópoles’, integrantes do Palácio do Planalto não curtiram o ato durante a campanha de Boulos, e empresários de Lula afirmaram que a ação foi responsabilidade do PSOL. Durante a apresentação do hino nacional, a letra foi adaptada: “Dos filhos deste solo és mãe gentil” deu lugar a “Des filhes deste solo”. Opositores do presidente da República e de Boulos caíram ‘matando’ após as imagens viralizarem nas redes sociais.

Vale lembrar que com base na lei nº 5.700, de 1971, que diz que “em qualquer hipótese, o hino nacional deverá ser executado integralmente e todos os presentes devem tomar atitude de respeito”, os psolistas podem até ser multados.

A Tarde

Mesários podem pedir mudança de seção eleitoral até sexta-feira (30)

Quem foi convocado pela Justiça Eleitoral para trabalhar em atividades de apoio nas eleições municipais têm até sexta-feira (30) para solicitar transferência temporária da seção eleitoral.

A mudança é para facilitar o deslocamento dos convocados no dia do pleito, caso votem em local distante de onde irão trabalhar. No entanto, o interessado pode pedir a mudança apenas para a seção eleitoral em vão atuar no dia do pleito, sendo no mesmo município.

Mesários

No caso dos mesários, é possível fazer a mudança sem sair de casa, por meio do sistema Título Net, disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no endereço, tse.jus.br. É preciso baixar o aplicativo E-título para fazer a validação de identidade do eleitor, que é solicitada pelo sistema de atendimento virtual do TSE.

Mesárias e mesários são cidadãs e cidadãos, convocados ou voluntários, que trabalham na mesa receptora de votos ou de justificativa eleitoral no dia de uma eleição. Atuam tanto no primeiro como no segundo turno

Logística

Já quem vai trabalhar na logística deverá apresentar os pedidos presencialmente nos cartórios eleitorais. O prazo, até 30 de agosto, vale também para os eleitores que foram nomeados para atuar nos Testes de Integridade das Urnas Eletrônicas também poderão pedir transferência temporária para votar em uma seção próxima onde estão sendo realizados os testes.

Agênia Brasil

123