Procon de Juazeiro multa casa de carnes em R$ 40 mil por vender produtos vencidos

O Procon de Juazeiro aplicou uma multa de R$ 40 mil a uma casa de carnes do município após constatar a comercialização de produtos vencidos e mercadorias em condições impróprias para o consumo.

A penalidade é resultado de uma série de fiscalizações realizadas ao longo do mês de março, com o objetivo de verificar o cumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor em estabelecimentos comerciais da cidade.

Durante a inspeção, os fiscais identificaram irregularidades graves, incluindo a presença de alimentos vencidos e produtos estragados expostos à venda, situação que representa risco à saúde da população. O estabelecimento foi notificado e autuado pelo órgão.

LEIA MAIS

Escândalo do Banco Master estremece a República e acende alerta institucional

Ontem, terça-feira, 27 de janeiro, nós informamos sobre um episódio que vem gerando forte repercussão no Brasil: o encontro do presidente Lula com Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, ocorrido em 2024, fora da agenda oficial, no Palácio do Planalto, o que, por si só, já gera muitas interrogações.

De acordo com as informações divulgadas pela imprensa nacional, a reunião teria sido articulada pelo ex-ministro Guido Mantega. Na oportunidade, o próprio presidente Lula teria envidado esforços no sentido de agilizar ou interceder por uma possível colocação de Guido Mantega no Banco Master.

Além disso, ontem também informamos outro dado que amplia ainda mais o alcance do escândalo. Segundo a colunista Andreza Matais, do Portal Metrópoles, o escritório de advocacia do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, teria recebido cerca de R$ 5 milhões do Banco Master por serviços de consultoria, mesmo após Lewandowski já ter assumido o cargo de ministro da Justiça do governo Lula.

LEIA MAIS

PF pede agentes na casa de Bolsonaro para impedir eventual fuga

A Polícia Federal (PF) solicitou, ao Supremo Tribunal Federal, a colocação de um agente dentro da casa de Jair Bolsonaro para, efetivamente, impedir uma eventual fuga. Em manifestação à Corte, a corporação argumenta que essa seria a melhor maneira de monitorar o ex-presidente e cumprir de forma eficiente o reforço na vigilância, determinado ontem pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, que concordou com as considerações da PF e da Procuradoria-Geral da República (PGR) que de ele poderia asilar-se na Embaixada dos Estados Unidos.

Moraes ainda não decidiu sobre a solicitação da PF e encaminhou-a à PGR, em consulta se a medida é cabível. Segundo os federais, somente a colocação de agentes da Polícia Penal nas imediações do condomínio onde Bolsonaro mora — ele cumpre prisão domiciliar — não afastaria o risco de ele ser acolhido pela representação norte-americana. Isso porque, caso haja algum problema na internet, o sinal emitido pela tornozeleira eletrônica que o ex-presidente tem de usar não chegaria à central de monitoramento.

A PF adverte quer uma vez que haja a interrupção no rastreamento no equipamento, “as violações somente seriam informadas por relatório aos operadores do sistema após o retorno do sinal, o permitiria tempo hábil para que o custodiado empreendesse uma fuga”. “Nesse sentido, o monitoramento eletrônico, mesmo com equipes de prontidão em tempo integral, não constitui medida impeditiva à fuga do custodiado”, frisa a corporação, que sugere a adoção do mesmo esquema utilizado com o juiz Nicolau dos Santos Neto — envolvido no esquema de desvio de dinheiro para a construção do Fórum Trabalhista de São Paulo, em 1998 — para o cumprimento da prisão domiciliar.

Pela decisão de Moraes, emitida antes da nova argumentação da PF, a determinação é para que o monitoramento de Bolsonaro seja feito com discrição, proibindo exposição pública ou ações que perturbem os demais moradores do condomínio em que o ex-presidente mora.  “O monitoramento realizado pelas equipes da Polícia Penal do Distrito Federal deverá evitar a exposição indevida, abstendo-se de toda e qualquer indiscrição, inclusive midiática, sem adoção de medidas intrusivas da esfera domiciliar do réu”, salienta, acrescentando que que deverá ser monitorado “em tempo real”. O ministro afirma, ainda, que as medidas “revelam-se absolutamente necessárias e adequadas (…) sem que haja qualquer agravamento da situação do réu”.

A decisão de Moraes foi motivada por um ofício do deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), encaminhado à PF, no qual relata informações sobre uma possível tentativa de fuga de Bolsonaro. O ex-presidente cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, depois de descumprir medidas cautelares determinadas pelo STF. Além do uso obrigatório de tornozeleira, está proibido de fazer publicações nas redes sociais, de manter contato com outros investigados e de se aproximar de embaixadas e consulados. A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal já foi avisada da determinação de Moraes.

O julgamento de Bolsonaro e e mais sete integrantes do seu governo começam a ser julgados, em 2 de setembro, por arquitetarem um golpe de Estado para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, depois das eleições presidenciais de 2022.

Correio Brasiliense

FBI realiza buscas na casa de ex-Conselheiro de Segurança Nacional de Trump

Nesta sexta-feira (22), o FBI, a polícia federal dos Estados Unidos, fez buscas na casa de John Bolton, ex-Conselheiro de Segurança Nacional de Donald Trump durante o seu primeiro mandato. De acordo com fontes oficiais, a única informação disponibilizada é que a operação integra uma investigação sobre segurança nacional.

Em entrevista ao canal CNN, Bolton disse não ter sido informado e que busca obter esclarecimentos. Já o diretor do FBI, Kash Patel, publicou na rede social X que “ninguém está acima da lei”, mas sem mencionar diretamente o nome de Bolton.

Ainda não se sabe a motivação concreta das buscas na residência de Bolton, localizada em Bethesda, perto de Washington. Entretanto, fontes citadas na mídia norte-americana indicam que a investigação pode estar relacionada com a revelação de informações divulgadas no livro do ex-Conselheiro ou com documentos confidenciais do seu passado na administração Trump.

Bolton, de 76 anos, foi também embaixador dos EUA nas Nações Unidas e se tornou um crítico feroz de Trump após deixar a Casa Branca. Em 2020, lançou o livro “The Room Where It Happened, A White House Memoir” (A Sala Onde Aconteceu, Uma Memória da Casa Branca) criticando severamente a atuação do ex-presidente, que tentou inclusive impedir o lançamento da publicação. O livro desencadeou um processo judicial e uma investigação criminal, mas ambos foram arquivados em 2021 pela administração de Joe Biden.

Na publicação, uma das acusações de Bolton é que o presidente Trump procurou a ajuda da China para conseguir a reeleição. “As conversas de Trump com o líder Xi Jinping refletem não só as inconsistências na sua política comercial, mas também a interligação na mente de Trump entre os seus próprios interesses políticos e o interesse nacional americano. Esta e inúmeras outras conversas semelhantes com Trump confirmaram um comportamento fundamentalmente inaceitável que corrói a própria legitimidade da Presidência”, diz um trecho do livro.

Diario de Pernambuco

Casa de Jorge Amado é furtada durante reforma

A Casa de Jorge Amado, em Ilhéus, no sul da Bahia, foi alvo de arrombamento e furto na sexta-feira, 4. A residência onde o escritor morou até os 18 anos, e que hoje é um espaço histórico de visitação, teve parte do acervo subtraído por criminosos ainda não identificados até a tarde de sábado, 5.

O imóvel está interditado desde janeiro deste ano pela Prefeitura de Ilhéus, que iniciou um processo de restauração do espaço. Enquanto as obras ocorrem, o acervo principal — que inclui livros do autor, móveis da família e esculturas — foi transferido para o Teatro Municipal de Ilhéus, onde a visitação ocorre de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

De acordo com a gestão municipal, os criminosos danificaram todas as portas do 1º andar da casa, quebraram vidros e conseguiram furtar uma televisão e itens de uma vitrine lacrada. A delegacia local investiga o caso. A secretária de Cultura de Ilhéus, Anarleide Cruz Menezes, declarou, em entrevista à TV Santa Cruz, que um comitê será formado com representantes da prefeitura e outras secretarias para acelerar a realização de obras emergenciais, embora o prazo de conclusão ainda não tenha sido divulgado.

Construída na década de 1820, a Casa de Jorge Amado está localizada no Centro da cidade. O imóvel possui teto com pintura italiana, estrutura em madeira de jacarandá e um lustre da década de 1960. Antes da interdição, o local recebia visitantes mediante ingresso simbólico de R$ 5. Entre os destaques da casa estão o quarto dos pais de Jorge Amado, uma sala de projeção sobre a história do escritor, além de objetos pessoais e um painel detalhando a trajetória familiar desde 1911, quando seus pais se casaram, até o falecimento do autor, em 2001.

“A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, informa que a Casa Jorge Amado foi alvo de invasão e furto nesta sexta-feira, 4 de abril de 2025. A gestão municipal está realizando o levantamento dos danos e tomando as providências cabíveis junto aos órgãos de segurança pública. A Prefeitura repudia qualquer ato de vandalismo contra o patrimônio cultural da cidade e reafirma seu compromisso com a preservação da memória e da história de Ilhéus”.

A Tarde

Danilo Gentili tem ataque de fúria por obras na frente da sua casa

O apresentador Danilo Gentili protagonizou uma cena polêmica ao se descontrolar contra alguns trabalhadores de uma obra em frente à sua casa, em São Paulo, no sábado (02).

Na ocasião, os profissionais interditaram a via por conta de reformas que ali ocorriam, isso irritou muito o apresentador, que descontou sua raiva nas placas e cones que estavam no caminho.

Uma gravação mostra Danilo indo em direção aos objetos que impediam a circulação na via e os arremessa para fora do caminho reclamando sobre a via interditada e depois volta à sua residência mostrando o dedo do meio ao trabalhador.

A Tarde

Imóvel abandonado no bairro Areia Branca preocupa moradores

Uma leitora do nosso Blog, que reside no bairro Areia Branca, em Petrolina,  entrou em contato com nossa redação cobrando providências sobre esse imóvel a, localizado na rua José Francisco da Gama, que se encontra sem cuidados por parte do proprietário(a), oferecendo risco de vida a vizinhança, visto que pode servir de esconderijo para pessoas de má índole, animais peçonhentos, como cobras e escorpiões, assim como riscos de atear fogo e provocar incêndios.

Isso tem causado transtorno e preocupação aos moradores que residem próximos ao imóvel. “Pedimos aos órgãos responsáveis ou proprietário(a) a colaboração para solucionar essa situação”, reivindicou.

TFD de Juazeiro em Salvador terá novo endereço a partir de segunda

Nova casa do TFD de Juazeiro em Salvador.

A partir da próxima segunda-feira (02), a casa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) de Juazeiro em Salvador (BA) ficará em novo endereço. Antes na Rua Salete, nº 03, no bairro dos Barris, agora a residência para receber os pacientes de Juazeiro ficará na Rua Alagoinhas, n º 236, bairro Rio Vermelho.

De acordo com o a secretaria de Saúde, os pacientes que frequentam a casa no antigo endereço serão realocados temporariamente para outra casa de apoio a partir desta quarta-feira (27).

LEIA MAIS

Vereador Gilmar Santos incentiva ocupação de residências do Minha Casa, Minha Vida em Petrolina

Vereador Gilmar Santos (PT/Petrolina)

Durante a Audiência Pública, realizada na última sexta-feira (13), na Câmara Municipal de Petrolina, para discutir a situação das casas dos residencias do Minha Casa Minha Vida em Petrolina, o vereador do PT, Gilmar Santos, afirmou ser a favor da ocupação de casas desocupadas. De acordo com o edil, quem assim procede, está está dando a função social que a Constituição estabelece.

“Então senhoras e senhores, contem com o nosso apoio para fazer o debate em defesa da moradia dos senhores das senhoras.  Hoje no Brasil tem 6 milhões de pessoas precisando de moradia. Sabe quantas casas vazias tem? mais de 7 milhões! Tem mais casas desocupadas do que gente para ocupar. E aí finalizo senhor presidente, colocando o seguinte, eu também sou contra invasão, invasão e quando a pessoa está morando nela e alguém chega sem permissão e invade, agora quando a casa está desocupada, isso não é invasão é ocupação e aquele que ocupou está dando a função social que a Constituição estabelece. Portanto, ocupem de todas as casas que não estão ocupadas para que a Justiça dê direito a vocês de ter dignidade nessa cidade. Mas além disso exigiu qualidade de vida. Muito obrigado”, disse.

Homem é preso após instalar câmera em telha do quarto de vizinha em Juazeiro

Um homem foi preso nessa terça-feira (27) acusado de instalar uma câmera na residência de uma vizinha no bairro Parque Residencial, em Juazeiro (BA). O acusado, de 43 anos, foi autuado por perturbação da tranquilidade e violação de domicílio.

Segundo a 74ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), a vítima entrou em contato com a polícia para denunciar a existência do equipamento no telhado do seu quarto. Ao chegar na residência, os policiais observaram que o fio da câmera dava acesso a casa do suspeito.

Ainda segundo a polícia, o indivíduo tinha o objetivo de filmar a intimidade da mulher.

Afrânio: comunitários arrecadam alimentos e dinheiro para família que teve casa destruída por incêndio

No último sábado (10), a comunidade de Pau Ferro, zona rural do distrito de Rajada, em Petrolina (PE), presenciou um incêndio em uma residência de propriedade do casal Maurício e Lena, que tem cinco filhos entre três e doze anos. O incidente destruiu todos os móveis, objetos de uso pessoal, roupas e comprometeu praticamente toda a estrutura da casa.

Diante da situação, parte dos moradores estão realizando uma campanha para arrecadação de alimentos, roupas, calçados, peças para cama, mesa e banho, utensílios para cozinha, móveis e dinheiro. Além disso, estão sendo arrecadados materiais de construção para restauração da casa.

Os interessados em participar da campanha podem fazer doações diretamente à família, no local da residência, localizada atrás do posto de gasolina, em Pau Ferro, ou procurar:

Em Rajada

  • Vera Lúcia Nunes – (87) 98147 1487 – Rua Antônio Vaz Filgueira;
  • Maria Sandriely – (87) 98100 2131 – Rua Gabriel Moreira;
  • Veromilton Nunes – (87) 98136 9842 – Rua Antônio Vaz Filgueira.

Em Petrolina

  • Dácio Quirino – (87) 988177101 – Gráfica Petrolina, na rua São Francisco, 578, no bairro Atrás da Banca.

Denúncia: moradora afirma que pessoas estão vendendo e alugando casas do “minha casa, minha vida” em Juazeiro

Venda ou aluguel do imóvel pode acarretar perda da residência. (Foto: Ilustração)

Em denúncia feita ao blog Waldiney Passos, uma moradora do residencial Mairi – que faz parte do programa “Minha Casa, Minha Vida” – , em Juazeiro (BA), afirmou que algumas pessoas, após contempladas, estariam vendendo e alugando suas casas, o que é proibido.

De acordo com a moradora que preferiu não se identificar, uma mulher, que já possui casa própria, teria vendido sua casa no residencial por R$ 5 mil. Além disso, a mãe dessa mulher, que também foi contemplada, teria alugado o seu imóvel a outras pessoas.

“Eu acho isso errado. Tem que dar para quem precisa. Tem muitos que não tem uma casa para morar. Elas ganham para depois vender ou alugar e gastar todo o dinheiro em festas. Isso é uma injustiça”, diz a denúncia.

Perda do imóvel para quem vende

De acordo com a Caixa Econômica Federal, responsável pela manutenção do programa “Minha Casa, Minha Vida”, caso o contemplado ou contemplada oferte o imóvel à venda ou para aluguel, antes da quitação da dívida estará caracterizada a irregularidade.

Neste caso, a Caixa pode pedir na Justiça a retomada do imóvel. É importante destacar que, durante o curso da ação de retomada do imóvel e antes de sua consumação, o beneficiário pode quitar a dívida pelo seu valor integral e, assim, evitar a perda do imóvel.

O blog Waldiney Passos entrou em contato com a prefeitura e aguarda resposta.

Câmara Municipal de Petrolina faz doação de veículo à Casa do Idoso

Uma ação importante foi feita pela Câmara Municipal de Petrolina na última quarta-feira (13). Após aprovação por unanimidade de um Projeto de Lei, foi doando um veículo Besta para a Casa do Idoso Cantinho do Aconchego. O carro, em bom estado de conservação, não estava mais tendo utilidade para a Câmara de Vereadores e se encontrava parado há muito tempo necessitando de alguns consertos.

Por solicitação do Juiz da Vara Regional da Infância e Juventude, Dr. Marcos Bacelar, o Presidente da Câmara Municipal, vereador Osório Siqueira (PSB), atendeu de imediato a solicitação e em companhia do magistrado fez a entrega do veículo para a Casa do Idoso- Cantinho do Aconchego. A entidade cuida de 40 idosos internados e não tinha um transporte próprio para levá-los  ao médico por exemplo.

Jovem é assassinado em frente de sua casa em Juazeiro

Na noite dessa quinta-feira (30), um jovem, de 20 anos, foi morto em frente a sua residência no Residencial Praia do Rodeadouro, em Juazeiro (BA).

Jefferson William de Nascimento Soares foi alvo de vários disparos de arma de fogo. De acordo com informações, ele estava sentado na calçada quando foi surpreendido pelos tiros. O jovem ainda tentou correr para dentro de sua casa, mas caiu ferido no quintal.

Os suspeitos fugiram logo após o crime. O crime vai ser investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção às Pessoas (DHPP).

Projeto social realiza ação com idosos do Lar São Vicente de Paulo, em Juazeiro

(Foto: ASCOM)

Estudantes entre 3 e 7 anos do colégio Plenus, próximo à orla de Petrolina, no interior de Pernambuco, foram voluntários da ação ‘Solidários da Alegria’ promovida nesta quinta-feira (23) com idosos assistidos pelo Lar São Vicente de Paulo, instituição beneficente que fica na cidade vizinha de Juazeiro, BA. Na oportunidade, os pequenos cantaram músicas, oraram, entregaram cartas e doaram produtos de higiene para os idosos.

A Diretora Pedagógica da escola, Sílvia Santos, contou que a ação é a culminância do ‘Projeto Solidariedade não tem Idade’ desenvolvido o ano todo. Segundo a gestora, a iniciativa tem como objetivo despertar nas crianças a sensibilidade do “olhar para o próximo”.

“Ao longo do ano programamos várias atividades de sensibilização com os nossos pequenos, e, hoje, eles choraram, se alegraram e sentiram um pouco do que o outro está sentido”. Ela continua: “Estamos plantando a semente para que nossas crianças não se tornem adultos indiferentes”.

LEIA MAIS
12