Prazo para solicitar isenção da taxa do Enem 2026 começa nesta segunda-feira (13)

Os estudantes interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 já podem solicitar a isenção da taxa de inscrição a partir desta segunda-feira, 13 de abril. O prazo segue até o dia 24 de abril e deve ser realizado exclusivamente pela Página do Participante, utilizando o login da conta gov.br.

O benefício é destinado a candidatos que atendem aos critérios de gratuidade estabelecidos pelo edital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A medida garante o acesso de estudantes de baixa renda ao exame, considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil.

LEIA MAIS

Aldir Blanc: Candidatos de Petrolina podem solicitar ajuste no projeto

A Prefeitura de Petrolina estendeu o prazo de inscrições dos projetos da Política Nacional Aldir Blanc 2026. O encerramento, que estava previsto para a última quarta-feira (18), agora segue até o dia 20 de março, ampliando as oportunidades para os realizadores de cultura da região. No entanto, aqueles que já haviam concluído a inscrição até a data anterior não serão prejudicados. A Secretaria Executiva de Cultura disponibilizou um e-mail para que os candidatos possam solicitar ajustes nos projetos enviados até a primeira data de encerramento.

Os interessados terão até o dia 2 de março para solicitar o ajuste e devem encaminhar o pedido para o e-mail [email protected], informando o número de inscrição, o nome do proponente e o número do edital. Após receber a confirmação do pedido, o candidato terá 48 horas para realizar os ajustes necessários no projeto, por meio do site Mapa Cultural Petrolina.

Para esclarecimento de dúvidas, a Secretaria Executiva de Cultura disponibiliza atendimento pelo e-mail [email protected], pelo telefone (87) 3983-6581 ou  presencialmente, na sede da Secretaria Executiva de Cultura, localizada na Avenida Coronel Clementino Coelho, nº 174, Parque Bandeirantes, Petrolina.

Ascom

África do Sul solicita que Conselho da ONU se reúna com urgência

O governo da África do Sul solicitou que o Conselho de Segurança da ONU se reúna com urgência para tratar do ataque militar dos Estados Unidos contra a Venezuela, que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa. O país avalia que as ações configuram uma violação da Carta das Nações Unidas, que determina que todos os Estados-Membros devem abster-se da ameaça ou do uso da força contra a integridade territorial ou a independência política de outro país.

Em comunicado oficial, a África do Sul acrescenta que a Carta não autoriza também intervenções militares externas em assuntos que são essencialmente de jurisdição interna de uma nação soberana. “A história tem demonstrado repetidamente que invasões militares contra Estados soberanos geram apenas instabilidade e aprofundamento das crises. O uso unilateral e ilegal da força dessa natureza mina a estabilidade da ordem internacional e o princípio da igualdade entre as nações”, diz nota do governo sul-africano.

Entenda

O ataque dos Estados Unidos contra a Venezuela marca um novo episódio de intervenções diretas de Washington na América Latina. A última vez que os EUA invadiram um país latino-americano foi em 1989, no Panamá, quando os militares norte-americanos sequestraram o então presidente Manuel Noriega, acusando-o de narcotráfico.

Assim como fizeram com Noriega, os Estados Unidos acusam Maduro de liderar um suposto cartel venezuelano De Los Soles, sem apresentar provas. Especialistas em tráfico internacional de drogas questionam a existência desse cartel. O governo de Donald Trump estava oferecendo uma recompensa de US$ 50 milhões por informações que levassem a prisão de Maduro. Para críticos, a ação é uma medida geopolítica para afastar a Venezuela de adversários globais dos Estados Unidos, como China e Rússia, além de exercer maior controle sobre o petróleo do país, que é dono das maiores reservas de óleo comprovadas do planeta.

Agência Brasil

Petrolina: Solicitação de vagas para estudantes novatos com deficiência começa nesta segunda-feira

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Petrolina, inicia nesta segunda-feira (24) o período de solicitação de vagas para estudantes novatos com Necessidades Educacionias Especial que ingressarão na rede municipal de ensino em 2026. A etapa é exclusiva para esse público e antecede o início das matrículas gerais, garantindo a validação da prioridade e organização no atendimento aos estudantes que necessitam de serviços especializados.

A solicitação poderá ser feita até sexta-feira (28), presencialmente na Secretaria das 8h às 16h para as unidades da Sede. Para isso, é necessário apresentar documentação do estudante e do responsável, além de laudos médicos que comprovem algumas das condições como PcD, Transtornos Globais do Desenvolvimento, como TEA, altas habilidades/superdotação conforme legislação vigente.

A Secretaria destaca ainda que, após esse período exclusivo para priorização de estudantes com necessidades, o cronograma seguirá para os demais estudantes. Para mais informações, as famílias podem procurar diretamente a unidade educacional desejada ou entrar em contato com a Secretaria de Educação pelo telefone (87) 3983-6440.

Ascom

PF pede agentes na casa de Bolsonaro para impedir eventual fuga

A Polícia Federal (PF) solicitou, ao Supremo Tribunal Federal, a colocação de um agente dentro da casa de Jair Bolsonaro para, efetivamente, impedir uma eventual fuga. Em manifestação à Corte, a corporação argumenta que essa seria a melhor maneira de monitorar o ex-presidente e cumprir de forma eficiente o reforço na vigilância, determinado ontem pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, que concordou com as considerações da PF e da Procuradoria-Geral da República (PGR) que de ele poderia asilar-se na Embaixada dos Estados Unidos.

Moraes ainda não decidiu sobre a solicitação da PF e encaminhou-a à PGR, em consulta se a medida é cabível. Segundo os federais, somente a colocação de agentes da Polícia Penal nas imediações do condomínio onde Bolsonaro mora — ele cumpre prisão domiciliar — não afastaria o risco de ele ser acolhido pela representação norte-americana. Isso porque, caso haja algum problema na internet, o sinal emitido pela tornozeleira eletrônica que o ex-presidente tem de usar não chegaria à central de monitoramento.

A PF adverte quer uma vez que haja a interrupção no rastreamento no equipamento, “as violações somente seriam informadas por relatório aos operadores do sistema após o retorno do sinal, o permitiria tempo hábil para que o custodiado empreendesse uma fuga”. “Nesse sentido, o monitoramento eletrônico, mesmo com equipes de prontidão em tempo integral, não constitui medida impeditiva à fuga do custodiado”, frisa a corporação, que sugere a adoção do mesmo esquema utilizado com o juiz Nicolau dos Santos Neto — envolvido no esquema de desvio de dinheiro para a construção do Fórum Trabalhista de São Paulo, em 1998 — para o cumprimento da prisão domiciliar.

Pela decisão de Moraes, emitida antes da nova argumentação da PF, a determinação é para que o monitoramento de Bolsonaro seja feito com discrição, proibindo exposição pública ou ações que perturbem os demais moradores do condomínio em que o ex-presidente mora.  “O monitoramento realizado pelas equipes da Polícia Penal do Distrito Federal deverá evitar a exposição indevida, abstendo-se de toda e qualquer indiscrição, inclusive midiática, sem adoção de medidas intrusivas da esfera domiciliar do réu”, salienta, acrescentando que que deverá ser monitorado “em tempo real”. O ministro afirma, ainda, que as medidas “revelam-se absolutamente necessárias e adequadas (…) sem que haja qualquer agravamento da situação do réu”.

A decisão de Moraes foi motivada por um ofício do deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), encaminhado à PF, no qual relata informações sobre uma possível tentativa de fuga de Bolsonaro. O ex-presidente cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, depois de descumprir medidas cautelares determinadas pelo STF. Além do uso obrigatório de tornozeleira, está proibido de fazer publicações nas redes sociais, de manter contato com outros investigados e de se aproximar de embaixadas e consulados. A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal já foi avisada da determinação de Moraes.

O julgamento de Bolsonaro e e mais sete integrantes do seu governo começam a ser julgados, em 2 de setembro, por arquitetarem um golpe de Estado para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, depois das eleições presidenciais de 2022.

Correio Brasiliense

Prefeitura de Petrolina anuncia resultados da primeira chamada da solicitação de vagas na Rede de Ensino

A prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, divulgou na sexta-feira (20) os resultados da primeira chamada para solicitação de vagas destinadas a alunos novatos e transferências internas. As informações estão disponíveis no site educacao.petrolina.pe.gov.br.

Neste ano, a Secretaria recebeu mais de 7.400 solicitações, refletindo o grande interesse da comunidade em garantir uma educação de qualidade nas escolas municipais. Os resultados divulgados contemplam os estudantes atendidos em sua primeira opção de unidade de ensino.

Matrículas
Os pais e responsáveis com solicitações deferidas devem ficar atentos ao período de efetivação da matrícula, que ocorrerá entre 23 de dezembro de 2024 e 6 de janeiro de 2025. É essencial que as famílias compareçam à instituição indicada para garantir a vaga e assegurar o ingresso dos alunos na rede municipal, reconhecida pelos excelentes resultados no estado e no país.

Próximas chamadas
Para atender aqueles que não foram contemplados na primeira opção, a Prefeitura realizará uma segunda chamada no dia 10 de janeiro, seguida de uma terceira chamada. Essas etapas visam oferecer mais oportunidades a todos os estudantes da comunidade. A Secretaria recomenda que os pais ou responsáveis acompanhem os resultados no site e estejam preparados para agir rapidamente. Caso as vagas não sejam efetivadas dentro do prazo estipulado, elas serão redistribuídas para outros alunos das listas das próximas chamadas.

Em caso de dúvidas ou para mais informações, a população pode entrar em contato pelo telefone (87) 3983-6440 ou acessar o site educacao.petrolina.pe.gov.br.

Elaine Barbosa/Ascom Secretaria de Educação

Vereador Salvador solicita da CSTT a organização do trânsito nas proximidades do Hospital Regional de Juazeiro

Nesta sexta-feira, 11 de junho, o Vereador, Salvador Carvalho solicitou da Companhia de Segurança Trânsito e Transporte – CSTT, a organização do trânsito nas proximidades do Hospital Regional de Juazeiro, em especial a sinalização vertical e horizontal em frente da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), no bairro Santo Antônio.

“Muitos pacientes estão enfrentando dificuldades ao desembarcar, porquê muitos veículos estão estacionando em frente ao hospital, impedindo o acesso das pessoas ao estabelecimento. E minha obrigação como médico e vereador contribuir com os serviços públicos, chamando atenção para este problema e demais reclamações da população”, disse Salvador Carvalho.

Além disso, o parlamentar também reivindicou melhorias nos bairros Jardim São Paulo e João Paulo II.

Artistas de Juazeiro solicitam do Governo do Estado autorização para uso de escolas durante reforma do Centro de Cultura João Gilberto

A entrega do documento de solicitação foi feita por Edvaldo Francioli em nome dos artistas de Juazeiro (Foto: Divulgação)

Durante a inauguração do sinal digital da TVE em Juazeiro (BA), ocorrida na última segunda-feira (4), no auditório do 3º Batalhão da Polícia Militar, Edvaldo Francioli, representando os artistas do município baiano, entregou um documento de solicitação de uso de espaço ao Secretário Estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues.

No documento, os artistas de Juazeiro solicitam autorização para que os produtores culturais possam usar espaços (auditórios) das escolas Culturais, a Exemplo do Colégio Modelo, para mostrarem suas produções, enquanto o Centro de Cultura João Gilberto passa por uma reforma estruturante.

O artista Devilles esteve presente no evento. De acordo com Francioli, o prefeito Paulo Bonfim apoiou a ação dos artistas.

Ronaldo Silva solicita construção de unidades de saúde e escolas no Vivendas e Nova Petrolina

As Indicações 1190/2019 e 1189/2019, que previam as solicitações, foram aprovadas por unanimidade, com 18 votos favoráveis. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Ronaldo Silva solicitou, nessa terça-feira (08), durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Petrolina, através de Indicação, a implantação de uma unidade básica de saúde, um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e uma escola nos bairros Vivendas e Nova Petrolina.

De acordo com a justificativa do parlamentar, a população das comunidades que o procurou e pediu a construção das unidades. “A população clama pela implantação desses itens para a melhoria no atendimento na região e maior comodidade, já que as famílias se obrigam a deslocar-se para outros bairros quando necessitam de atendimentos”, disse.

Comissão susta autorização para ministro solicitar Força Nacional de Segurança

(Foto: Internet)

Projeto susta a parte do decreto que dispensa a solicitação dos governadores de Estado.(Foto: Internet)

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou, no último dia 13, o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 834/13, do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que susta a parte do Decreto Presidencial 7.957/13 que autoriza ministros de Estado a solicitarem o uso da Força Nacional de Segurança em qualquer parte do território nacional, mesmo sem o pedido dos governadores.

O Decreto Presidencial 7.957/13 faz alterações em outro decreto – 5.289/04, que originariamente instituiu o denominado programa de cooperação federativa da Força Nacional de Segurança Pública, e permitiu o emprego desta em qualquer canto do País, “mediante solicitação expressa do respectivo governador de Estado ou do Distrito Federal”.

LEIA MAIS

AMMPLA solicita ao vice-Governador Raul Henry ações para mototaxistas de Petrolina

Raul Henry

O diretor presidente da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina AMMPLA, Paulo Valgueiro e o presidente do Sindicato dos Profissionais de Mototaxistas de Petrolina (Simprotec), Marcos de Souza solicitaram ao vice-Governador Raul Henry apoio para a proposta da isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços-ICMS, na compra de motocicletas.

Os mototaxistas argumentam que atualmente em Petrolina atuam 779 profissionais e que a Lei Municipal prevê que as motos sejam substituídas a cada 5 anos.

“Nós precisamos oferecer cada vez mais um trabalho de qualidade à população. Ter um transporte novo é muito melhor porque trabalhamos todo dia, o que acaba desgastando o veículo”, enfatiza Marcos.

Valgueiro ressalta que este sonho é antigo de todos que trabalham na atividade de Mototaxi. “A isenção aprovada permitirá que os profissionais comprem motos novas com o preço reduzido e isto vai representar mais qualidade no transporte de passageiros, além de dignidade para o trabalhador”, finalizou o diretor da Ammpla.

Com informações da Ascom