Pesquisa CNN/Big Data aponta João Campos na liderança em PE

Uma nova pesquisa divulgada pela CNN Brasil em parceria com o instituto Real Time Big Data aponta a manutenção da liderança de João Campos na disputa pelo Governo de Pernambuco. O levantamento mostra que o socialista segue à frente da governadora Raquel Lyra tanto nos cenários de primeiro quanto de segundo turno, consolidando uma vantagem que vem sendo observada em diferentes pesquisas realizadas ao longo do ciclo pré-eleitoral.

De acordo com os números divulgados pela CNN, João Campos aparece com 45% das intenções de voto, enquanto Raquel Lyra registra 40% na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas. O resultado indica um cenário competitivo, mas mantém o ex-prefeito do Recife em posição de liderança na corrida estadual.

LEIA MAIS

Pesquisa Múltipla: Raquel tem 43% e João Campos, 39%

Pesquisa do Instituto Múltipla, contratada com exclusividade pelo blog do Nill Júnior, aponta que a governadora Raquel Lyra (PSD) lidera pela primeira vez, matematicamente, a disputa pelo Governo de Pernambuco nas eleições de 2026. No cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Raquel aparece com 43% das intenções de voto, enquanto o ex-prefeito do Recife João Campos (PSB) soma 39%.

O deputado estadual Ivan Moraes (PSOL) tem 2% das intenções de voto. Não opinaram 1% dos entrevistados, enquanto 8% disseram estar indecisos. Brancos e nulos somam 7%.

Apesar da liderança da governadora, o levantamento ainda aponta empate técnico dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Raquel Lyra varia entre 40% e 46%, enquanto João Campos oscila entre 36% e 42%.

Na comparação com a pesquisa divulgada em fevereiro, Raquel Lyra apresentou crescimento de 14 pontos percentuais. Naquele levantamento, João Campos tinha 42% das intenções de voto, contra 29% da governadora. O socialista chegou a registrar 47% em novembro de 2025, quando Raquel aparecia com 27%.

LEIA MAIS

Polícia Civil de Pernambuco implementa plataforma digital para atendimento a vítimas de violência doméstica

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) oficializou o lançamento do 197 Mulher, uma plataforma virtual destinada a ampliar o suporte a mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Coordenada pelo Departamento de Polícia da Mulher (DPMUL), a ferramenta permite o atendimento inicial remoto, eliminando a obrigatoriedade do deslocamento imediato a uma delegacia física.

O sistema foi desenvolvido em parceria entre a startup Super Nina, a Diretoria de Tecnologia da Informação da PCPE e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). O objetivo central é reduzir barreiras geográficas e sociais que dificultam a denúncia, como o controle exercido por agressores ou a falta de mobilidade das vítimas.

LEIA MAIS

Saque do FGTS é liberado para cidades da Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata

O Governo de Pernambuco, em articulação com a Caixa Econômica Federal, viabilizou a liberação do Saque Calamidade do FGTS para trabalhadores de 11 municípios da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata. A medida é uma resposta aos danos causados pelas fortes chuvas que atingiram o estado na última semana.

LEIA MAIS

Cadastro aberto: mutirão de castração atende cães e gatos em Petrolina

Coordenadora de Bem-Estar Animal da AMMA, Késia Matos

A população de Petrolina já pode se preparar para o mutirão de castração de cães e gatos, que terá início nesta terça-feira (28) e segue até o dia 30 de abril, com retomada entre os dias 2 e 5 de maio, sempre das 8h às 15h, no Estádio Paulo de Souza Coelho.

A ação integra o maior programa de controle populacional de animais do Nordeste, promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, com investimento de aproximadamente R$ 20 milhões. A iniciativa já passou por diversas cidades do estado e chega agora ao Sertão com a proposta de ampliar o acesso à castração gratuita.

LEIA MAIS

Editorial: “Omissão que custa vidas: A responsabilidade do Estado na violência crescente em Petrolina

A crescente onda de violência em Petrolina tem deixado a população em estado de alerta. Quase todos os dias, nos deparamos com notícias de assassinatos e crimes que aterrorizam a cidade. Essa situação nos leva a uma reflexão urgente sobre o papel do Estado na proteção dos cidadãos e a pergunta que fica no ar: onde está o governo do estado neste momento de crise? A ausência das autoridades estaduais tem sido notada, e o descaso com a segurança pública de Petrolina, a terceira maior cidade de Pernambuco, tornou-se insustentável.

Apesar da relevância econômica e populacional de Petrolina, o município não recebe do governo estadual o tratamento proporcional que merece. Há uma evidente falta de investimentos em segurança, e isso se reflete na insuficiência de viaturas, na carência de efeito policial e nas condições precárias de trabalho enfrentadas tanto pela Polícia Militar quanto pela Polícia Civil. Embora Petrolina contenha dois batalhões da Polícia Militar, é urgente que o Estado ofereça mais apoio, colocando mais policiais nas ruas e melhorando as condições de trabalho. Não vemos mais policiais patrulhando a cidade em duplas, como antigamente, o que aumenta a sensação de insegurança na população.

A Polícia Civil também está preocupada com investimentos e apoio. É inconcebível que uma cidade do porte de Petrolina não receba a atenção necessária para combater a criminalidade de forma eficiente. Precisamos de mais agentes, melhor infraestrutura e um reforço nas investigações criminais. Não se pode governar apenas com discursos bonitos e números que, na prática, não refletem a realidade que a população enfrenta diariamente. A sensação de segurança é inexistente quando a violência cresce e as ações do Estado não acompanham as necessidades do município. A falta de eficácia policial e de condições adequadas para o trabalho prejudica diretamente a eficiência das operações e investigações.

Enquanto o governo apresenta estatísticas que não refletem o verdadeiro impacto da criminalidade, a população continua sofrendo as consequências da ausência de ação efetiva. Não podemos mais aceitar essa distância entre os discursos oficiais e a realidade vívida nas ruas. O sofrimento causado pela violência crescente exige respostas imediatas e práticas, não apenas números que tentem mascarar o problema. A segurança pública deve ser uma prioridade constante, e não apenas uma promessa à distância. 

A população de Petrolina não pode continuar refém da insegurança enquanto analisa por soluções que parecem cada vez mais distantes. A cada dia que passa, o medo se intensifica, e as respostas do governo se mostram insuficientes. É preciso agir com urgência, não podemos permitir que uma cidade fique à mercê da violência, enquanto o Estado se limite a promessas que não se traduzem em ações.

Waldiney Passos

Estão abertas as inscrições para o auxílio emergencial para artistas e grupos de carnaval afetados pela pandemia em Pernambuco

(Foto: Ascom/PMP)

O prazo para artistas e grupos carnavalescos prejudicados pela pandemia em Pernambuco se inscreverem para ter acesso ao Auxílio Emergencial do Ciclo Carnavalesco 2022 começou nesta quinta-feira (24) e vai até as 18h de 15 de março.

O pagamento está previsto para ocorrer a partir de 11 de abril, segundo o governo do estadoA lei que estabeleceu o auxílio prevê o investimento de R$ 6,3 milhões.

Os valores definidos para cada beneficiado equivalem a 80% do último cachê pago pelo estado. O piso é de R$ 3 mil e o teto, de R$ 30 mil.

O edital pode ser consultado na página da Secretaria Estadual de Cultura e da Empresa de Turismo (Empetur). Para se cadastrar, os artistas e grupos devem usar a plataforma Prosas.

No dia 8 de fevereiro, o governo de Pernambuco confirmou o cancelamento de festas de carnaval em todo o estado e proibiu a realização de eventos de qualquer tipo entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março, a sexta pré-carnavalesca e a Terça-Feira Gorda, respectivamente. A proibição vale para espaços públicos e privados.

Quem pode receber?

Podem se habilitar para receber esse apoio financeiro os artistas e grupos culturais que se apresentaram nos últimos três carnavais no estado, entre 2018 e 2020, e que sejam domiciliados em Pernambuco.

LEIA MAIS

Paulo Câmara anuncia calendário de pagamento do 13º do Bolsa Família Pernambuco

O governador Paulo Câmara anunciou, nesta segunda-feira (07.02), o calendário de pagamento do 13º do Bolsa Família Pernambuco. Os repasses referentes a 2021 serão feitos em uma única etapa, entre os dias 14 e 25 de fevereiro, de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário. A iniciativa representa um benefício direto para 1.190.567 famílias, injetando cerca de R$ 170 milhões na economia do Estado. Na solenidade, o governador também homologou a seleção simplificada para contratação de 116 profissionais para atuarem na assistência social.

“Essa é uma iniciativa importante para beneficiar as pessoas que realmente estão em situação de vulnerabilidade e que precisam de um olhar atento do Estado. Somando os três anos em que honramos o pagamento do benefício, são quase R$ 500 milhões investidos. Isso ajudou a minimizar o sofrimento de muitas famílias pernambucanas”, destacou Paulo Câmara.

LEIA MAIS

Paulo Câmara lança programa para desburocratizar abertura de empresas

O governador Paulo Câmara lançou, nesta terça-feira (14), em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, o programa Empreende PE. Com o slogan “menos burocracia, mais inovação e desenvolvimento”, a iniciativa traz um conjunto de ações que visa a desburocratização e simplificação dos processos de abertura e licenciamento de empresas em todo o Estado. O primeiro passo foi a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Agência de Desenvolvimento Econômico (Adepe) e o Sebrae para dar continuidade à atuação conjunta na modernização e facilitação do ambiente de negócios em Pernambuco.

O acordo será dividido em três eixos: a melhoria do ambiente regulatório de negócios, o fomento à inovação voltado a competitividade para micro e pequenas empresas e a promoção do desenvolvimento regional e inclusão sócio produtiva. “Por meio do Plano Retomada pensamos em dar o dinamismo necessário com o aperfeiçoamento dos instrumentos, para que as pessoas possam empreender gastando mais energia na produção e menos na burocracia. Grupos de trabalho foram constituídos, legislações foram aperfeiçoadas e estamos dando hoje um novo passo, em parceria com o Sebrae. Podemos dizer que estamos encerrando o ano avançando, desburocratizando e com condições cada vez maiores de empreender em Pernambuco”, pontuou Paulo Câmara.

LEIA MAIS

Variante Delta tem prevalência de 98% em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) recebeu mais um sequenciamento genético feito pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE) em amostras de pacientes positivos para a Covid-19. A informação foi anunciada pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, durante coletiva do Governo de Pernambuco, nesta quinta-feira (18.11). Ao todo, de 126 genomas com qualidade para a análise, 124 (98,5%) apresentavam a linhagem e sublinhagens Delta. Apenas em dois deles (1,5%) foi constatada a variante Gamma.

As amostras, coletadas entre o final de setembro e meados de outubro, são de pacientes de 18 municípios da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão: Caruaru, Dormentes, Feira Nova, Igarassu, Inajá, Jaboatão dos Guararapes, Lagoa Grande, Moreno, Olinda, Orocó, Ouricuri, Paulista, Petrolina, Quipapá, Recife, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista, São Caetano, São José do Belmonte, Serrita e Triunfo.

LEIA MAIS

Confira como fica a nova fase do Plano de Convivência contra a covid-19 a partir desta segunda (30)

Pernambuco entra a partir desta segunda-feira (30) em uma nova fase do Plano de Convivência com a covid-19. A principal mudança desta vez é a flexibilização das regras para o setor de eventos. Os realizadores poderão solicitar a liberação de eventos-teste, com a presença de até 1,2 mil pessoas. O pleito do setor foi atendido pelo governo, diante da necessidade de divulgar os eventos com antecedência e iniciar a venda de ingressos. Além do setor de eventos, algumas atividades econômicas terão novas regras relativas à capacidade de público e distanciamento, enquanto outras não tiveram mudança.

Pela nova regra, os eventos-teste em setembro poderão ter até 1,2 mil pessoas ou 50% da capacidade total do local do evento. A liberação não leva em conta apenas a quantidade de pessoas. Para a realização dos eventos também será necessário que as pessoas estejam vacinadas e testadas. A proporção é a seguinte: 80% dos ingressos serão vendidos para as pessoas que já tomaram a 2ª dose da vacina (contados a partir de 15 dias da aplicação) e para quem tomou dose única. Os 20% restantes serão destinados a pessoas que tomaram a 1ª dose e que apresentarem teste antígeno contra a covid-19, realizado 24 horas antes do evento, negativo.

Volta dos torcedores

A nova fase do Plano de Convivência também conta com a volta dos torcedores aos eventos, mas o futebol profissional terá que esperar um pouco mais, porque ainda não foi liberado. Dessa forma, a partida entre Brasil e Peru, válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, na Arena de Pernambuco, não contará com público. Também houve aumento da capacidade em eventos corporativos e sociais, e em colações de grau, aulas da saudade e cultos ecumênicos.

Veja o que muda e o que continua a partir desta segunda (30)

LEIA MAIS

Prefeita Suzana Ramos apresenta planejamento de cultura e cobra reforma do Centro de Cultura João Gilberto ao Governo do Estado

Em Salvador para cumprir agenda administrativa, a prefeita Suzana Ramos apresentou, nesta terça-feira (24), o planejamento de cultura de Juazeiro à secretária de Cultura do Estado da Bahia, Arany Santana. A reunião também contou com a participação do secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Fernandes, do seu superintendente, Junior Mota, e do Deputado Estadual, Roberto Carlos.

LEIA MAIS

Pernambuco registra menor patamar de casos graves suspeitos de Covid-19 desde o início da pandemia

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (05), que o Estado registrou o menor patamar de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) desde 15 de março de 2020, quando foi identificada pela primeira vez a transmissão comunitária da Covid-19. Esse índice – que corresponde a todos os casos de hospitalização com suspeita de contaminação pela doença – foi constatado na semana epidemiológica (SE) 30, entre os dias 25 e 31 de julho. Por conta desses indicadores positivos e da desaceleração da doença, foram divulgados hoje novos avanços no Plano de Convivência a partir da próxima segunda-feira (09).

LEIA MAIS

Governo da Bahia determina toque de recolher somente durante a madrugada a partir desta sexta-feira

O Governo do Estado da Bahia publicou, nesta sexta-feira (23), atualização do decreto estadual 20.585, que estabelece normas e medidas restritivas em virtude da pandemia do novo coronavírus. A principal mudança é no horário do toque de recolher, que teve seu início adiado em uma hora.
A partir desta sexta-feira (23), fica estabelecida em toda a Bahia a restrição de locomoção noturna entre 1h e 5h. A medida é válida até o dia 6 de agosto. Como consequência, a circulação do transporte metropolitano está permitida até 1h30, voltando a funcionar às 5h. Já o funcionamento do ferry boats será interrompido das 23h às 5h, também até 6 de agosto.
O decreto estadual manteve a proibição de shows e festas, sejam elas públicas ou particulares, independentemente do número de participantes. Também continua autorizada a realização de atividades e eventos com até 100 pessoas. Os eventos com até 200 pessoas poderão ocorrer somente nos municípios integrantes de região de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 permaneça, por cinco dias consecutivos, igual ou inferior a 60%.
Não houve mudança em relação a outros pontos do decreto, originalmente publicado em 8 de julho.

Vereador Salvador Carvalho cumpre agenda na capital baiana: “ações para o desenvolvimento do município de Juazeiro”

Nesta semana, o Vereador Salvador Carvalho cumpriu agenda na capital baiana. Na ocasião, o parlamentar solicitou ações para o desenvolvimento da economia, esporte e lazer da sede e do interior do município de Juazeiro. Ainda, na oportunidade, esteve com o Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia, Davidson Magalhães, requerendo geração de emprego e renda; empreendedorismo e esportes.

“O Secretário me garantiu trazer os programas para nosso município, dentre eles, posso destacar: o Saber para Crescer, que são cursos para empreendedor; sessão especial sobre empreendedorismo; e atividades esportivas para Juazeiro, Campeonato de Futsal Interbairros, Vôlei, Campeonato de Futebol Society para a região de Sequeiro de Itamotinga”, disse Salvador.

LEIA MAIS
12345