Saque do FGTS é liberado para cidades da Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata

O Governo de Pernambuco, em articulação com a Caixa Econômica Federal, viabilizou a liberação do Saque Calamidade do FGTS para trabalhadores de 11 municípios da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata. A medida é uma resposta aos danos causados pelas fortes chuvas que atingiram o estado na última semana.

LEIA MAIS

Chuvas em Pernambuco deixam mais de 9,5 mil pessoas fora de casa

As fortes precipitações que atingem Pernambuco desde a última sexta-feira (1º) já deixaram um rastro de 9.540 pessoas fora de suas residências, conforme o balanço mais recente divulgado neste domingo (3) pela Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado. De acordo com o levantamento oficial, o contingente de afetados divide-se entre 7.908 desalojados, que buscaram abrigo com familiares ou amigos, e 1.632 desabrigados, que dependem diretamente do suporte público. Para enfrentar a crise, o governo estadual viabilizou a abertura de 30 abrigos temporários.

LEIA MAIS

Financiamentos a desabrigados em Minas seguirão modelo do RS, diz Lula

Os financiamentos de moradias a famílias que perderam a casa nas fortes chuvas que atingiram a Zona da Mata de Minas Gerais seguirão o modelo adotado nas enchentes do Rio Grande do Sul há dois anos, disse neste sábado (28) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em declaração conjunta à imprensa após a reunião com os prefeitos de Juiz de Fora, Ubá e Matias Pereira, Lula afirmou que a União dará apoio integral às cidades atingidas.

As medidas incluem assistência às prefeituras e linhas de crédito para pequenos empresários prejudicados pelos temporais. “Aprendemos com a tragédia no Rio Grande do Sul. Vamos ajudar os prefeitos a recuperar suas cidades, vamos ajudar os pequenos empresários a ter crédito para recuperar suas empresas e vamos dar casa para as pessoas que perderam suas casas”, declarou Lula.

Assim como nas enchentes do Rio Grande do Sul, as novas residências, explicou o presidente, não serão reconstruídas em locais considerados de risco. Caso o município não disponha de terrenos adequados, o governo poderá adotar o modelo de “compra assistida”, já utilizado em outras tragédias climáticas no país.

Nesse formato, a família que perdeu o imóvel recebe um valor do governo federal e pode adquirir uma casa nova ou usada em qualquer cidade do estado. Todo o custo é arcado pela União. “Se a cidade não tiver terreno, vamos arrumar. Se não tiver, vamos adotar o sistema de compra assistida”, afirmou Lula. O presidente ressaltou que a prioridade é garantir moradia digna e segura às famílias atingidas, evitando a reconstrução em encostas ou áreas sujeitas a alagamentos.

Sobrevoo e visita a desabrigados – O presidente desembarcou pela manhã na região e sobrevoou cidades atingidas. Em Juiz de Fora, município mais afetado, visitou áreas devastadas e conversou com moradores que estão em abrigos improvisados. A cidade concentra o maior número de vítimas e registra milhares de desalojados. Além de Juiz de Fora, municípios como Ubá, Matias Barbosa, Divinésia e Senador Firmino também sofreram impactos severos, com deslizamentos de terra, alagamentos e danos a prédios públicos.

Em encontros com prefeitos da região, Lula pediu que as administrações municipais façam um levantamento detalhado dos prejuízos para viabilizar a liberação de recursos federais. “O que for material, seja na saúde, na educação ou na infraestrutura, nós vamos garantir que seja recuperado”, disse.

Agência Brasil

Chuvas causam danos em rodovias e deixam famílias desalojadas no Agreste de Pernambuco

As fortes chuvas que atingem municípios do Agreste de Pernambuco provocaram danos em rodovias estaduais, deixaram famílias desalojadas e mobilizaram ações emergenciais do governo de Pernambuco. As ocorrências foram registradas nas cidades de Calçado, Jucati e Jupi.

Segundo o governo estadual, equipes atuam na abertura de acessos provisórios em trechos afetados das rodovias PE-182, em Jucati, e APE-158, em Calçado, onde houve comprometimento da estrutura viária devido ao volume de chuvas. Órgãos estaduais foram acionados para acompanhar a situação e prestar apoio às famílias atingidas, com ações nas áreas de defesa civil, assistência social e infraestrutura.

O Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER) informou que realiza intervenções para a criação de um desvio emergencial na PE-182, em Jucati, após danos em parte da estrutura da via. A medida tem o objetivo de restabelecer temporariamente o fluxo de veículos enquanto são planejadas obras definitivas de recuperação.

No município de Calçado, o órgão também executa a implantação de uma rota alternativa após o comprometimento estrutural da cabeceira da ponte de acesso pela APE-158. Segundo o DER, técnicos trabalham na viabilização de soluções provisórias e na elaboração de projetos para intervenções permanentes.

A Defesa Civil do Estado de Pernambuco informou que, até o momento, 42 famílias estão desabrigadas ou desalojadas em decorrência das chuvas. O órgão realizou sobrevoos e vistorias técnicas nas áreas atingidas para avaliar os danos, identificar riscos e orientar medidas emergenciais.

A Secretaria Estadual de Assistência Social também mantém contato com os municípios afetados para levantamento de demandas e orientação sobre procedimentos de apoio às famílias atingidas. As autoridades seguem monitorando a situação nas áreas impactadas.

Diario dePernambuco

Pernambuco tem mais de três mil desabrigados pelas chuvas

A chuva que caiu na zona da Mata Sul de Pernambuco deixou 15 cidades em situação de emergência e mais de três mil pessoas desabrigadas. Barreiros, Palmares, Belém de Maria, São Benedito do Sul e Água Preta são as cidades mais afetadas, concentrando o maior número de afetados.

O Governo de Pernambuco tem acompanhado a situação e hoje (10), a governadora Raquel Lyra (PSDB) sobrevoou a região e também esteve corpo a corpo com as vítimas, para ouvir as demandas mais urgentes da população. O governo federal também enviou ajuda, que chegou com o ministro do Desenvolvimento Regional.

Prefeitura de Juazeiro garante assistência social e reforça atenção às famílias desabrigadas vítimas da chuva e da cheia do Rio São Francisco

Subiu de 8 para 12 o número de famílias que estão abrigadas na Escola de Tempo Integral Paulo VI, em Juazeiro. O local já havia sido disponibilizado pela prefeitura para acolher os moradores do bairro Angari, afetados pela cheia do Rio São Francisco. Agora a escola também está abrigando 4 famílias do bairro Sol Levante que foram afetadas com a forte chuva da noite desta terça-feira (25), que alagou as residências dos moradores.

A Guarda Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros foram acionados pelos próprios moradores, prestando a primeira assistência, levando as famílias para a Escola Paulo VI ainda na madrugada desta quarta-feira (26).

“O apoio foi muito bom, os Guardas Municipais foram quem nos receberam, nos atenderam muito bem, ficaram lá no bairro com a gente até a hora que o ônibus veio e nos trouxe para a Escola Paulo VI. Recebemos colchões, cobertores, lençóis. Graças a Deus, estamos sendo muito bem atendidos. As assistentes sociais já vieram, conversaram com a gente para saber o que as famílias estão precisando”, declarou a agricultora Veralúcia Olímpio da Silva.

“Aqui no Paulo VI a assistência de todos está sendo ótima, agradecemos muito a ajuda que estamos recebendo”, disse a agricultora Geovana Vieira da Silva.

Providências

Desde o anúncio do aumento da vazão da Barragem de Sobradinho, estando atualmente no patamar de 4.000 m³/s, a Prefeitura de Juazeiro montou uma força-tarefa com as diversas secretarias do município, para retirar as famílias ribeirinhas das áreas alagadas e evitar maiores transtornos, como a perda de móveis. A prefeita Suzana Ramos está acompanhando a situação de perto e já fez duas visitas às famílias abrigadas na Escola de Tempo Integral Paulo VI, onde foi montada a unidade de acolhimento.

A Prefeitura disponibilizou colchões, travesseiros, cobertores, alimentação, material de limpeza e de higiene, além de equipes com assistentes sociais, profissionais de saúde, merendeiras e auxiliares de serviços gerais. A Guarda Municipal e a Polícia Militar, com apoio de outros órgãos de segurança, estão realizando patrulhamento com viaturas e homens a pé para levar segurança às famílias desabrigadas e proteger o patrimônio delas, tanto no bairro Angari quanto em outras localidades afetadas com o alagamento da chuva e da cheia do rio.

“Toda a equipe da Prefeitura de Juazeiro permanece vigilante, trabalhando incansavelmente, tomando todas as providências necessárias para melhor acolher as famílias que neste momento tiveram que sair de suas residências, o que demonstra o compromisso que a gestão Suzana Ramos tem com todos os juazeirenses”, enfatizou o titular da SEDES, Teobaldo Pedro de Jesus.

Voluntários relatam caos em cidade afetada pelas chuvas na Bahia

 

Após as chuvas intensas, o rastro de destruição deixado pela água tem provado caos em diversas cidades da Bahia. De acordo com voluntários, em cidades com menor estrutura, o cenário tem sido aterrorizador. Em Ubaíra, uma das 136 cidades em situação de emergência, no Vale do Jiquiriçá, a situação é muito crítica.

 

Cesar Rotondano, morador de Santa Inês, é um dos voluntários que tem que se deslocado a Ubaíra, que fica a cerca de 30 minutos de distância, para levar donativos para as vítimas da chuva.

 

“Não imaginávamos o tamanho do caos que está na cidade. Vimos de tudo que vocês imaginarem. Um pessoal brigando por conta de água. Uma coisa triste. Era algo impressionante, e parecia coisa de filme. As pessoas brigando por água e comida. Não dá pra ter noção, é um apocalipse. Uma tristeza”, contou ao G1 Bahia.

 

LEIA MAIS

Chuva de terça-feira deixa famílias desabrigadas na Vila da Fé, em Petrolina

(Foto: Ascom Cristina Costa)

Cem famílias que residem na Vila da Fé, no bairro João de Deus estão desalojadas em consequência da chuva que caiu em Petrolina na noite de terça-feira (16). Para ajudar os moradores da invasão, a vereadora Cristina Costa (PT) visitou o local nessa manhã e chamou atenção da comunidade petrolinense para uma campanha de arrecadação de donativos.

Os produtos de higiene pessoal, alimentos, roupas, colchões e cobertores podem ser doados a partir das 14h na Paróquia São João Batista, no próprio João de Deus. Além das doações, as famílias esperam a presença da Prefeitura de Petrolina para que os moradores sejam cadastrados na habitação popular.

“A providência que tem que ser tomada é o aluguel social. Não tem condições nenhuma deles permanecerem aqui, porque eles vivem cercados de esgotos, fezes, tudo. Nós pedimos de imediato as lonas. É importante a prefeitura se posicionar e tirar essas mais de cem famílias daqui, porque outra chuva que der, vai levar os barracos, e aqui tem gestantes, crianças, deficientes, idosos, vivendo em situação desumana”, disse o presidente da associação comunitária do João de Deus,  Carlos Diniz.

LEIA MAIS

Prefeitura de Bodocó intensifica recuperação das estradas na zona rural

Aos poucos a vida na cidade de Bodocó vai voltando ao normal, depois dos estragos causados pelas chuvas de abril. Algumas estradas da zona rural atingidas pela enxurrada estão sendo recuperadas e já foram entregues. Segundo a Prefeitura, os serviços na Ladeira do Salviano foram finalizados e o acesso já está liberado.

O trânsito também foi liberado no Distrito de Jardim. As equipes seguem trabalho no acesso ao Sítio Saco do Juá, onde pedras foram levadas pela força da água e ainda estão no local, impedindo a passagem dos veículos.

“Montamos uma força tarefa para o trabalho de recuperação das estradas para que assim possamos garantir o acesso da população e do transporte escolar. Estamos nos esforçando ao máximo para que os acessos sejam restabelecidos com a maior brevidade possível”, disse o prefeito Túlio Alves.

As chuvas deixaram mais de 1.200 famílias desabrigadas e em todo estado pessoas se juntaram a uma corrente de bem, arrecadando donativos para os desabrigados. No último dia 23 as aulas que haviam sido interrompidas 10 dias antes foram retomadas.

Máquinas da Prefeitura de Bodocó trabalham para liberar estrada que dá acesso à comunidade Sítio Saco do Juá, destruída pela chuva

As enchentes causadas pelas fortes chuvas que caíram na madrugada do dia 13 de abril, no município de Bodocó (PE), deixaram um rastro de destruição na cidade e nas comunidades da zona rural. Alguns povoados ainda estão isolados.

No Sítio Saco do Juá, a enxurrada foi tão forte que arrastou pedras de grande porte destruindo completamente a estrada e impossibilitando o acesso. A Prefeitura segue com máquinas no local para restabelecer mais uma estrada para garantir o acesso das comunidades, assim como do transporte escolar, utilizado pelos estudantes da localidade.

“Montamos uma força tarefa para o trabalho de recuperação das estradas para que assim possamos garantir o acesso da população e do transporte escolar. Estamos nos esforçando ao máximo para que os acessos sejam
restabelecidos com a maior brevidade possível”, enfatiza o prefeito Túlio Alves.

Show beneficente arrecada alimentos para desabrigados em Bodocó

Uma boa ação promovida por artistas locais vai arrecadas donativos para as famílias desabrigadas pelas chuvas em Bodocó. O show beneficente será realizado às 21h dessa sexta-feira (27), na casa de shows Zé Matuto, em Petrolina. Para a entrada serão cobrados apenas 2 kg de alimentos não perecíveis.

Entre as atrações confirmadas estão Marcone Melo, Tico Seixas, Paulo Ferreira, Ivan Greg, João Sereno, Renan Mendes, Mariano Carvalho, Elisson Castro, Adãozinho de Rajada, João Emídio, Jaidete Varjão, Galego do Pajeú, Bolão e a banda Dubaia.

Intérpretes e tradutores da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) também estarão no show, para garantir acessibilidade aos deficientes durante as apresentações. Todo os donativos arrecadados serão encaminhados para Bodocó, onde mais de 1200 famílias estão desabrigadas.

Policiais da 7ª CIPM entregam doações a famílias de Bodocó

Mais uma demonstração de solidariedade com as famílias desabrigadas em decorrência das chuvas em Bodocó foi registrada na manhã dessa terça-feira (24). Policiais da 7ª CIPM, em parceria com a Rádio Lagoa Grande FM entregaram donativos aos bodocoenses.

LEIA TAMBÉM:

Polícia Civil de Petrolina envia doações a desabrigados de Bodocó

Policiais Militares de Araripina entregam doações a famílias de Bodocó

O material foi arrecadado ao longo dos últimos dias e foram entregues alimentos, produtos de higiene e outros itens arrecadados. Na semana passada a Polícia Civil de Petrolina viajou com três viaturas para Bodocó, com o objetivo de entregar os donativos arrecadados nas delegacias da região.

As chuvas em Bodocó deixaram mais de 1,2 mil famílias desabrigadas. A cidade aos poucos vai se recuperando e ainda há arrecadação de donativos em vários pontos de Petrolina e no estado.

Polícia Civil de Petrolina envia doações a desabrigados de Bodocó

(Foto: Ascom Polícia Civil)

Na manhã dessa sexta-feira (20) três viaturas saíram de Petrolina rumo a cidade de Bodocó, com doações coletadas nas delegacias de Polícia Civil ao longo dos últimos dias. A iniciativa dos policiais busca amenizar as perdas das mais de mil famílias atingidas pelas chuvas da semana passada.

Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Civil em Petrolina, três viaturas saíram com doações de Afrânio, Dormentes e Petrolina, mas como as doações não couberam nos veículos, uma nota viagem será feita.

Delegacias do Araripe ainda estão recebendo donativos e em Petrolina pontos de coleta continuam recebendo doações de alimentos, roupas, colchonetes, água potável e produtos de higiene pessoal.

Policiais Militares de Araripina entregam doações a famílias de Bodocó

(Foto: Divulgação/9ª CIPM)

Em todo estado a população tem se mobilizado para ajudar os desabrigados em Bodocó. Um bom exemplo veio da 9ª CIPM, em Araripina. Os policiais militares arrecadaram mantimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza, além de colchonetes e água potável, para ser entregue às famílias vítimas das chuvas da última semana.

Alguns PMs foram até Bodocó entregar pessoalmente o material arrecadado, mas segundo a Companhia, a 9ª CIPM ainda está recebendo doações na sede, em Araripina e nos municípios de Ipubi e Trindade.

Além de Araripina, em Petrolina a Polícia Civil está recebendo doações nas delegacias da cidade. A Faculdade UNINASSAU também é um ponto de arrecadação.

Faculdade UNINASSAU vira ponto de arrecadação para desabrigados em Bodocó

(Foto: ASCOM)

Além das delegacias de Polícia Civil e empresas espalhadas pela Areia Branca, Centro e Gercino Coelho, Petrolina ganhou mais um ponto de arrecadação de donativos para os desabrigados em Bodocó.

LEIA TAMBÉM:

Petrolina ganha três pontos de arrecadação de donativos para desabrigados em Bodocó

Delegacias da Polícia Civil de Pernambuco estão recebendo doações para as pessoas vítimas das chuvas em Bodocó

As doações na faculdade podem ser feitas até esta sexta-feira (20), das 8h às 22h. No feriado de Tiradentes (21), o material coletado ao longo da semana será encaminhado para Bodocó, onde na semana passada, as chuvas deixaram mais de 1200 pessoas desabrigadas.

Segundo a coordenação da faculdade, as doações de alimento, água, roupas, material de higiene pessoal, colchões podem ser feitas no setor de Apoio Acadêmico da instituição. “Não tem como não se sensibilizar com a situação dos moradores de Bodocó. Além da UNINASSAU, há outro ponto de apoio na Xerife Auto Peça, na Av. da Integração“, informou o aluno, Lucas Santos.

12