Homem morre ao defender mulheres de importunação sexual; suspeito do crime estava com o filho de 10 anos

Homem morre após defender mulheres de assédio na Grande BH e filho de 10 anos do suspeito presencia o crime. — Foto: Circuito de Segurança

Um homem foi morto após tentar defender duas mulheres de importunação sexual, em Nova Lima, na Grande BH. O crime foi na madrugada deste sábado (6).

Câmeras de segurança flagraram o momento do crime e também o áudio da discussão. O homem suspeito de cometer assédio discute com outros dois que tentam defender as mulheres. O filho do suspeito, de aproximadamente 10 anos, presencia tudo. Um dos homens é empurrado e leva um soco, cai no chão e bate a cabeça. Segundo o boletim de ocorrência ele não resistiu aos ferimentos.

LEIA MAIS

Suspeito de jogar a ex em penhasco grava confissão do crime e detalha fuga em MG

Homem suspeito de jogar ex-mulher de penhasco em MG grava vídeo confessando crime. — Foto: Redes sociais

Silvanildo Amâncio de Araújo, de 52 anos, suspeito de jogar a ex-mulher de um penhasco na Serra do Rola Moça, em Belo Horizonte, teve um vídeo gravado pela polícia, ao ser preso em Várzea da Palma, no Norte de Minas. Na gravação, ele confessa o crime.

Na gravação, ele afirma que não planejou o crime, mas relata o que o motivou a agredir a ex-mulher, Ana Cláudia Rodrigues da Silva Souza, de 41 anos. Silvanildo também descreve como abordou a vítima quando ela chegava ao trabalho e detalha a fuga após o crime. Ana Cláudia foi encontrada com vida nesta terça-feira (26).

“Segunda-feira eu peguei ela mesmo (…) lá no serviço dela. Eu peguei ela descendo do ônibus, abracei ela e falei pra ela entrar no carro. Ela falou, você vai me matar? (…) Levei ela lá pro Jardim Canadá e joguei ela lá do penhasco”, confessou Silvanildo.

Segundo a enteada de Silvanildo, o casal teve um relacionamento de 12 anos e uma filha de 9 anos. Eles estavam separados desde fevereiro deste ano. Desde então, Ana Cláudia vinha sendo perseguida pelo ex-companheiro.

Ainda de acordo com familiares da vítima, Ana Cláudia havia denunciado ameaças feitas por Silvanildo dias antes do desaparecimento.
O boletim de ocorrência foi registrado na noite de 20 de maio, às 19h40. Com medo e se sentindo ameaçada, Ana Cláudia pediu uma medida protetiva de urgência.

LEIA MAIS

Candidato com nanismo é reprovado outra vez em concurso para delegado

O advogado Matheus Menezes Matos, candidato ao cargo de delegado da Polícia Civil de Minas Gerais, foi reprovado novamente em uma etapa do concurso após ser considerado inapto nos exames biofísicos e biomédicos.

O resultado preliminar foi divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) no último dia 15 de maio, após testes realizados em 26 de abril.

Mesmo com a reprovação, Matheus continua participando do certame por decisão judicial provisória. A advogada dele, Kesia Oliveira, informou que a defesa entrou com recurso contra o resultado.

O prazo para contestação terminou em 20 de maio, e o resultado definitivo ainda não foi publicado.

LEIA MAIS

Batida entre ônibus e caminhão deixa mortos e feridos no Norte de Minas Gerais

Acidente seguido de incêndio ocorreu na manhã deste domingo (24) no Norte de MG. O ônibus seguia de São Paulo com destino à Sergipe — Foto: Corpo de Bombeiros Militar

Um grave acidente envolvendo um ônibus e uma carreta deixou pelo menos oito pessoas mortas e outras seis feridas na manhã deste domingo (24), no km 230 da BR-251, em Santa Cruz de Salinas, região Norte de Minas Gerais. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os veículos foram tomados pelas chamas após o impacto. A colisão frontal ocorreu por volta das 4h30 no km 234 da rodovia. O ônibus havia saído de São Bernardo do Campo (SP) com destino a Aracaju (SE), enquanto o veículo de carga, que transportava peças automotivas e sucatas, fazia o trajeto de Fortaleza (CE) para Piracicaba (SP).

LEIA MAIS

Ícone do rádio esportivo mineiro, Milton Naves morre aos 70 anos

Um dos mais importantes nomes do rádio esportivo de Minas Gerais, o narrador e apresentador Milton Naves morreu neste sábado (16), aos 70 anos de idade. A família confirmou a morte com uma publicação no perfil do profissional na rede social X, sem revelar a causa.

Segundo a Rádio Itatiaia, veículo onde ele trabalhou por quatro décadas, o velório ocorre no Funeral House, na Avenida Afonso Pena, 2158, bairro Funcionários, em Belo Horizonte, até as 19h (horário de Brasília) deste sábado. O corpo será cremado.

Nascido em Ilicínea, Minas Gerais, a cerca de 330 quilômetros da capital mineira, em 26 de dezembro de 1955, Milton Amaral Naves se mudou, ainda na infância, para Alfenas, também no sul de Minas Gerais. Lá, realizou o sonho de se tornar narrador esportivo aos 17 anos, pela Rádio Cultura. A primeira transmissão foi um jogo entre Flamengo e Caldense, por um torneio amistoso que marcou a inauguração do Estádio Francisco Leite Vilela, em 1977.

Dois anos depois, foi para a Rádio Guarani, de Belo Horizonte, chegando em seguida à Itatiaia, aos 21 anos, onde consagrou o bordão Show de Bola. Abria as transmissões dizendo: “Estou fazendo o que gosto, transmitindo um jogo de bola”.

Pela emissora mineira, trabalhou em 13 Copas América e nove Copas do Mundo, sendo a primeira em 1982 e última em 2018. Cobriu seis finais. Uma delas a do pentacampeonato mundial da seleção brasileira, em 2002, no Japão. Narrou, também, a conquista do ouro olímpico do futebol masculino nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. Além disso, foi apresentador do Rádio Esportes, programa esportivo da hora do almoço, até 2022.

Por meio das redes sociais, os três principais clubes de futebol de Minas Gerais manifestaram pesar pelo falecimento de Milton. Tanto Cruzeiro como Atlético-MG destacaram que o profissional foi voz presente na cobertura dos times. Já o América-MG ressaltou que o apresentador eternizou “momentos inesquecíveis” da história, citando a narração do gol que decretou a conquista do título brasileiro da Série B em 1997.

Agência Brasil

Minas Gerais registra primeiro óbito por hantavírus no Brasil em 2026

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou, neste domingo (10/5), a primeira morte por hantavírus registrada no país em 2026. A vítima é um homem de 46 anos, residente do município de Carmo do Paranaíba, na região do Alto Paranaíba.

De acordo com o boletim epidemiológico, o paciente possuía histórico de contato com roedores silvestres em área de lavoura.

Os sintomas tiveram início em 2 de fevereiro, com a evolução para o óbito ocorrendo seis dias depois, em 8 de fevereiro. A confirmação da infecção foi realizada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Em nota oficial, a SES-MG classificou a ocorrência como um “caso isolado”, sem relação com outros registros da doença no estado ou no país.

LEIA MAIS

Derrota no STF gera reflexos eleitorais e preocupa governo Lula

Episódio repercute em Minas Gerais, estado estratégico

A rejeição do nome de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF) não ficou restrita ao ambiente institucional de Brasília e já começa a gerar reflexos no cenário eleitoral, especialmente em Minas Gerais, considerado um dos principais colégios eleitorais do país.

A derrota no Senado, com 42 votos contrários e 34 favoráveis, foi interpretada como um enfraquecimento político do governo do Luiz Inácio Lula da Silva e acendeu um alerta sobre a capacidade de articulação do Planalto em um momento estratégico pré-eleitoral.

Analistas políticos avaliam que o episódio impacta diretamente o ambiente político em Minas Gerais, estado-chave nas eleições nacionais. Isso porque a fragilidade demonstrada no Congresso pode influenciar alianças, candidaturas e o posicionamento de lideranças locais.

LEIA MAIS

Polícia Civil investiga morte de operadora de caixa queimada em Delfinópolis (MG)

A Polícia Civil de Minas Gerais investiga as circunstâncias do ataque que resultou na morte de Íris Cândida, de 24 anos. A vítima faleceu no último domingo (19), após permanecer oito dias internada em decorrência de queimaduras graves sofridas enquanto trabalhava em um estabelecimento comercial no distrito de Olhos D’Água, zona rural de Delfinópolis.

LEIA MAIS

Band Minas confirma morte encefálica de repórter Alice Ribeiro após acidente na BR-381

Aos 35 anos, a jornalista estava internada no Hospital João XXIII; a colisão também vitimou o cinegrafista Rodrigo Lapa, de 49 anos.

A Band Minas confirmou, na noite desta quinta-feira (16), a morte encefálica da repórter Alice Ribeiro, de 35 anos. Ela estava internada no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, após o carro de reportagem em que trabalhava colidir com um caminhão na BR-381, em Sabará, na última quarta-feira (15).

LEIA MAIS

Financiamentos a desabrigados em Minas seguirão modelo do RS, diz Lula

Os financiamentos de moradias a famílias que perderam a casa nas fortes chuvas que atingiram a Zona da Mata de Minas Gerais seguirão o modelo adotado nas enchentes do Rio Grande do Sul há dois anos, disse neste sábado (28) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em declaração conjunta à imprensa após a reunião com os prefeitos de Juiz de Fora, Ubá e Matias Pereira, Lula afirmou que a União dará apoio integral às cidades atingidas.

As medidas incluem assistência às prefeituras e linhas de crédito para pequenos empresários prejudicados pelos temporais. “Aprendemos com a tragédia no Rio Grande do Sul. Vamos ajudar os prefeitos a recuperar suas cidades, vamos ajudar os pequenos empresários a ter crédito para recuperar suas empresas e vamos dar casa para as pessoas que perderam suas casas”, declarou Lula.

Assim como nas enchentes do Rio Grande do Sul, as novas residências, explicou o presidente, não serão reconstruídas em locais considerados de risco. Caso o município não disponha de terrenos adequados, o governo poderá adotar o modelo de “compra assistida”, já utilizado em outras tragédias climáticas no país.

Nesse formato, a família que perdeu o imóvel recebe um valor do governo federal e pode adquirir uma casa nova ou usada em qualquer cidade do estado. Todo o custo é arcado pela União. “Se a cidade não tiver terreno, vamos arrumar. Se não tiver, vamos adotar o sistema de compra assistida”, afirmou Lula. O presidente ressaltou que a prioridade é garantir moradia digna e segura às famílias atingidas, evitando a reconstrução em encostas ou áreas sujeitas a alagamentos.

Sobrevoo e visita a desabrigados – O presidente desembarcou pela manhã na região e sobrevoou cidades atingidas. Em Juiz de Fora, município mais afetado, visitou áreas devastadas e conversou com moradores que estão em abrigos improvisados. A cidade concentra o maior número de vítimas e registra milhares de desalojados. Além de Juiz de Fora, municípios como Ubá, Matias Barbosa, Divinésia e Senador Firmino também sofreram impactos severos, com deslizamentos de terra, alagamentos e danos a prédios públicos.

Em encontros com prefeitos da região, Lula pediu que as administrações municipais façam um levantamento detalhado dos prejuízos para viabilizar a liberação de recursos federais. “O que for material, seja na saúde, na educação ou na infraestrutura, nós vamos garantir que seja recuperado”, disse.

Agência Brasil

Família é internada em estado grave após comer planta tóxica por engano

Quatro pessoas da mesma família foram internadas em estado grave após consumirem uma planta tóxica identificada como Nicotiana glauca, popularmente conhecida como “falsa couve”, em uma comunidade rural de Patrocínio, no Alto Paranaíba, em Minas Gerais.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a família havia se mudado recentemente para a região e confundiu a planta com couve. Eles a refogaram e a consumiram no almoço. Pouco tempo depois, todos começaram a apresentar sintomas de intoxicação, como mal-estar, dormência nas pernas, fraqueza muscular e dificuldade para respirar.

Uma das vítimas, uma mulher de 37 anos, sofreu parada cardiorrespiratória, foi reanimada e levada ao Pronto-Socorro Municipal. Os outros três adultos foram socorridos pelo Samu e encaminhados a unidades de saúde próximas.

Segundo as autoridades, os quatro pacientes permanecem internados em estado grave. Uma criança que estava com o grupo, mas não chegou a ingerir a planta, também foi levada ao hospital por precaução e segue em observação.

Planta tóxica
A Nicotiana glauca, também chamada de charuteira, tabaco-arbóreo ou popularmente como ‘fumo bravo’ , é uma planta extremamente tóxica, comum em áreas rurais e à beira de estradas em todo o Brasil.

A Tarde

Sequestrada pelo ex, mulher se joga de carro e corre pedindo socorro

Uma mulher de 28 anos escapou do sequestro de ex-companheiro violento ao pular de carro em movimento e correr em direção a policiais militares na BR-135, na altura de Corinto (MG), na Região Central do estado, nessa terça-feira (26/8). O homem, de 35 anos, também a estuprou e a ameaçou de morte.

Conforme o boletim de ocorrência, os militares patrulhavam um posto de gasolina durante a madrugada quando se depararam com a vítima correndo em direção a eles, aos prantos e pedindo socorro. Atrás dela estava o autor, visivelmente transtornado, que tentava trazê-la de volta ao veículo. Ele foi contido e a vítima, ouvida. A mulher, “totalmente abalada”, conforme o documento policial, relatou que estava sendo sequestrada naquele momento pelo ex. Aos militares, contou que temia pela própria vida, uma vez que o ex-companheiro é perigoso e extremamente agressivo.

Ela já teria saído da própria residência e se abrigado na casa de parentes em Conceição de Jesus (MG), no Norte do estado, mas, devido a frequentes ameaças de morte, a mulher foi para a casa de um irmão em Conceição do Mato Dentro (MG), na área Central do estado. Segundo o boletim de ocorrência, a mudança de endereço impossibilitou que ela solicitasse uma medida protetiva de urgência.

De acordo com os registros, a vítima relatou que o homem ligava insistentemente para ela e para parentes pedindo uma reconciliação, sempre negada. Então, na tarde de segunda-feira (25), o autor foi em direção à casa do ex-cunhado, em uma nova tentativa de pedir para voltar o relacionamento. A vítima negou mais uma vez e, se aproveitando que o ex-cunhado não estava em casa naquele momento, pegou uma faca e ameaçou a mulher de morte.

Ainda segundo o testemunho, o homem colocou a faca no pescoço dela, pegou o celular da vítima e a mandou que ela entrasse no carro, senão a mataria. O homem assumiu a direção, seguiu sentido Belo Horizonte (MG) e, em certo momento, entrou em uma estrada de terra, parou o veículo e obrigou que ela mantivesse relações sexuais com ele, sem consentimento da vítima.

A mulher contou que ele só parou depois de “saciar a vontade”. Os dois retornaram à rodovia e as ameaças de morte continuaram. O autor também teria afirmado que, caso se deparasse com a polícia, jogaria o carro em uma ribanceira. O trajeto se deu por cerca de 210 quilômetros com violência moral, psicológica e sexual, segundo a vítima, até que ela se jogou do carro em frente ao posto de gasolina.

Medo e violência

Aos militares, a mulher contou que teme pela própria vida e pela vida dos familiares e, por isso, solicitará medida protetiva. Segundo a PM, em casos como esses, o pedido é mediado pelo delegado responsável pelo caso. Ela foi encaminhada para atendimento em um pronto-socorro municipal.

Os militares questionaram o autor sobre os fatos relatados e ele confirmou a versão. Ele também disse que a atitude foi errada e que estava com o celular da ex. Conforme o boletim de ocorrência, os registros de estupro e violência doméstica seguidos de sequestro e cárcere privado somam-se a crimes de roubo e ameaça já cometidos pelo autor. O homem foi preso em flagrante e levado a uma delegacia da Polícia Civil, onde permaneceu à disposição da Justiça. O carro utilizado no crime também foi apreendido.

Como conseguir ajuda?

Mulheres que perceberem em uma situação de violência doméstica podem conseguir ajuda pela Central de Atendimento à Mulher, no número 180. O serviço funciona 24 horas por dia e oferece orientações sobre:

– Leis e direitos das mulheres

– Informações sobre serviços de acolhimento, como a Casa da Mulher Brasileira

– Encaminhamento a delegacias, defensorias públicas e centros de referência

– Registro e envio de denúncias aos órgãos competentes- Apoio e informações sobre a rede de atendimento em todo o país.

Estado de Minas

Temporal deixa, ao menos, 10 mortos e 150 desalojados em Minas Gerais

Os fortes temporais que causaram deslizamentos de terra em Ipatinga (MG) mataram ao menos nove pessoas, entre elas duas crianças, e fez outra vítima no município de Santana do Paraíso. Além dos óbitos, a tragédia deixou um ferido e outra pessoa desaparecida em Ipatinga. Segundo o último balanço da Defesa Civil do município, cerca de 150 pessoas estão desalojadas. O prefeito da cidade, Gustavo Nunes (PL), pediu ajuda da comunidade com doações de água mineral, alimentos, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, colchões e lonas.

De acordo com a prefeitura, os 150 desabrigados estão recebendo atendimento inicial em escolas próximas aos bairros afetados pelo temporal. Os desalojados serão encaminhados para o estádio Ipatingão. O município publicou um decreto que declara situação de emergência.

LEIA MAIS

Ônibus com 58 estudantes com destino à Porto Seguro tomba em BR

Um ônibus de turismo com 58 passageiros, entre eles estudantes e monitores, que estavam em excursão, sofreu um acidente neste domingo (13), na BR-418, na cidade de Carlos Chagas, no estado de Minas Gerais. As vítimas foram levadas para hospitais da região com ferimentos leves.

De acordo a CNN Brasil, o Corpo de Bombeiros informou que o veículo foi encontrado tombado, ocupando as duas pistas de rolamento, nos dois sentidos da BR. O acidente ocorreu no quilômetro 93, próximo à Fazenda Recanto dos Sonhos e à Mansão do Forro. Equipes do SAMU realizaram o atendimento das vítimas.

O ônibus transportava 60 ocupantes no total, sendo 58 passageiros, entre estudantes e monitores e dois motoristas. O grupo estava em uma excursão saindo da cidade de São Tiago (MG) com destino à Porto Seguro (BA).

A Tarde

Eleições municipais de Inhaúma (MG) terminam empatadas, Zula vence por critério de idade

As eleições municipais para prefeito de Inhaúma, na Região Central de Minas Gerais, terminaram empatadas. Os únicos dois candidatos receberam a mesma quantidade de votos, e Zula (Republicanos) foi eleito por ser o mais velho.

Zula e Carlinhos (Solidariedade) receberam 2.434 votos cada. O critério de desempate é a idade – por ser mais velho, Zula venceu a disputa, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). Ele tem 62 anos, enquanto Carlinhos tem 46.

Com 6.239 habitantes, Inhaúma ainda teve 71 votos brancos, 92 nulos e 749 abstenções.

Fonte G1 MG

1234