Minas Gerais registra primeiro óbito por hantavírus no Brasil em 2026

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou, neste domingo (10/5), a primeira morte por hantavírus registrada no país em 2026. A vítima é um homem de 46 anos, residente do município de Carmo do Paranaíba, na região do Alto Paranaíba.

De acordo com o boletim epidemiológico, o paciente possuía histórico de contato com roedores silvestres em área de lavoura.

Os sintomas tiveram início em 2 de fevereiro, com a evolução para o óbito ocorrendo seis dias depois, em 8 de fevereiro. A confirmação da infecção foi realizada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Em nota oficial, a SES-MG classificou a ocorrência como um “caso isolado”, sem relação com outros registros da doença no estado ou no país.

LEIA MAIS