Minas Gerais registra primeiro óbito por hantavírus no Brasil em 2026

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou, neste domingo (10/5), a primeira morte por hantavírus registrada no país em 2026. A vítima é um homem de 46 anos, residente do município de Carmo do Paranaíba, na região do Alto Paranaíba.

De acordo com o boletim epidemiológico, o paciente possuía histórico de contato com roedores silvestres em área de lavoura.

Os sintomas tiveram início em 2 de fevereiro, com a evolução para o óbito ocorrendo seis dias depois, em 8 de fevereiro. A confirmação da infecção foi realizada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Em nota oficial, a SES-MG classificou a ocorrência como um “caso isolado”, sem relação com outros registros da doença no estado ou no país.

LEIA MAIS

Cidades do CE e MG iniciam vacinação contra dengue com dose única

As cidades de Maranguape (CE) e Nova Lima (MG) iniciaram a vacinação-piloto com o imunizante de dose única contra a dengue desenvolvido pelo Instituto Butantan. Nesta primeira etapa, 204,1 mil doses serão distribuídas entre Maranguape (60,1 mil), Nova Lima (64 mil) e também Botucatu, em São Paulo (80 mil). O quantitativo é suficiente para a vacinação em massa da população-alvo nessas cidades, composta por cidadãos com idade entre 15 e 59 anos. Em Botucatu, a vacinação começa neste domingo (18).

Os resultados da imunização serão acompanhados durante um ano. As análises serão conduzidas com apoio de especialistas, que irão avaliar a incidência da dengue nos municípios selecionados, além de monitorar eventuais efeitos adversos raros após a imunização. Metodologia semelhante já foi adotada em Botucatu na avaliação da efetividade da vacina contra a covid-19.

Se os resultados forem positivos, será iniciada a produção em massa para atender todo o país. Até o momento, o Butantan fabricou 1,3 milhão de doses. Antes dos resultados, porém, será realizada a imunização de públicos prioritários com a chegada de mais doses da Butantan DV. A imunização de profissionais da atenção primária à saúde está prevista para o início de fevereiro. Esse grupo, composto por  médicos, enfermeiros e agentes comunitários, deve receber as cerca de 1,1 milhão de doses que não foram usadas nesta fase prioritária.

Segundo o Ministério da Saúde, com a transferência de tecnologia entre o Instituto Butantan e a empresa chinesa WuXi Vaccines, a vacinação será gradualmente ampliada para todo o país, começando pela população de 59 anos e avançando até o público de 15 anos. A expectativa é de ampliação da produção em até 30 vezes.

No lançamento da vacinação em Maranguape, o ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda, destacou os critérios adotados para a escolha dos municípios. “Cidades [que foram] escolhidas por terem população entre 100 mil e 200 mil habitantes e uma rede de saúde estruturada, que permite implementar a vacina e avaliar seu impacto na imunização da população e na circulação do vírus na comunidade”, afirmou. Massuda destacou, ainda, que a vacina é a primeira contra a dengue aplicado em dose única, o que permite imunização mais rápida e eficaz.

Os estudos clínicos indicaram eficácia global de 74%, com redução de 91% dos casos graves. Entre os vacinados, nenhum precisou de hospitalização por conta da dengue. A vacina foi desenvolvida em um processo de 20 anos, juntando tecnologias de diversos centros de pesquisa nacionais e apoio de pesquisadores estrangeiros. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apoiou com um financiamento de R$ 32 milhões, ainda em 2008. Um segundo aporte, para financiar a fábrica de vacinas, colocou R$ 97 milhões do banco à disposição, em 2017. Até o momento, o imunizante recebeu investimentos de R$ 305,5 milhões.

A rede de saúde das cidades que atuam nesta fase atenderá moradores com documento oficial, com foto, e a orientação é que se leve também o Cartão SUS. Mesmo com a imunização, o cuidado com essa e outras arboviroses permanece. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Lima, “mesmo com a ampliação da cobertura vacinal, as ações de prevenção seguem fundamentais, especialmente o combate ao mosquito Aedes aegypti, com a eliminação de água parada”.

Agência Brasil

Esposa de empresário que matou gari é afastada de cargo na Polícia

A Polícia Civil de Minas Gerais confirmou o afastamento da delegada Ana Paula Balbina, esposa do empresário René da Silva Nogueira Júnior, preso pelo assassinato de um gari em Belo Horizonte. A medida foi formalizada no Diário Oficial do Estado, onde consta que a servidora recebeu uma licença médica de 60 dias para tratamento de saúde, conforme prevê a legislação.

Enquanto isso, o inquérito que apura a morte de Laudemir de Souza Fernandes continua em andamento. O caso ganhou grande repercussão após o crime, ocorrido em 11 de agosto, na Rua Modestina de Souza, bairro Vista Alegre, na capital mineira.

Na ocasião, Laudemir trabalhava na coleta de lixo quando o carro de René, um BYD cinza, parou de frente para o caminhão da coleta. Testemunhas relataram que o empresário se irritou com a situação, sacou uma arma e chegou a ameaçar a motorista do veículo de limpeza, dizendo que “daria um tiro na cara” dela.

Ao ultrapassar o caminhão, René desceu armado, o carregador de sua pistola caiu, ele o recolocou, fez o manejo e, logo depois, atirou contra o gari, que não resistiu. O empresário, diretor de negócios de uma rede de alimentos, foi preso em flagrante pela Polícia Civil.

A Tarde

Carnaval é cancelado após tiroteio deixar um morto e 13 feridos

Uma pessoa morreu e outras 13 ficaram feridas em um tiroteio durante o Carnaval na praça central de Rio Pomba, em Minas Gerais, na segunda-feira (03). O acontecimento fez com que a prefeitura da cidade cancelasse as festividades. A vítima foi identificada como Luciene dos Santos Marques, de 25 anos. Segundo informações das autoridades, outras treze pessoas foram atingidas por disparos em diferentes partes do corpo. Dois suspeitos foram presos com uma pistola e munições.

Carnaval cancelado

A Prefeitura de Rio Pomba lamentou o ocorrido em nota publicada em seu perfil no Instagram. “Infelizmente, nosso Carnaval, que sempre foi sinônimo de alegria e celebração, foi marcado por momentos de terror nesta segunda-feira, quando criminosos vindos de outras cidades provocaram um tumulto, resultando na morte de uma pessoa e deixando outras 14 feridas. Esse episódio trágico nos causa profunda dor e consternação como comunidade.

Diante dessa situação, as festividades programadas para esta terça-feira estão canceladas em respeito às vítimas e seus familiares”, diz um trecho do comunicado.

“A Polícia Militar agiu com rapidez, efetuando a prisão de dois suspeitos e apreendendo a arma utilizada no crime. Confiamos que a justiça será feita. Desde o momento do ocorrido, a Prefeitura, representada pelo prefeito, vice-prefeito e toda a sua equipe, tem acompanhado de perto o trabalho das equipes de resgate e da Polícia Militar, prestando todo o suporte necessário. Este é um momento de união e solidariedade. Nos unimos em oração pelas vítimas e reafirmamos nosso compromisso inabalável contra toda e qualquer forma de violência”, conclui.

A Tarde

Morre 12ª vítima de incêndio na Creche Gente Inocente em hospital de BH

No dia 5 de outubro, Damião Soares dos Santos, de 50 anos, invadiu a creche, ateou fogo em funcionários, alunos e no próprio corpo. (Foto: Reprodução)

Na madrugada de hoje (6) morreu a 12ª vítima do incêndio na Creche Gente Inocente no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em Belo Horizonte. Geni Oliveira Lopes Martins, de 63 anos, trabalhava como auxiliar de professora.

Geni estava em coma e foi transferida para a capital mineira com 70% do corpo queimado. No dia da tragédia, ela completou 63 anos. Três pessoas seguem internadas na Santa Casa de Montes Claros, sendo duas crianças e um adulto; todos estão estáveis.

Chegou a 11 o número de mortos vítimas de incêndio em Janaúba (MG)

(Foto: Reprodução)

Morreu durante a madrugada de hoje (9) Matheus Felipe Rocha dos Santos, de 5 anos vítima do ataque à Creche Gente Inocente, em Janaúba (MG). O número de mortos chegou a 11.Outras três crianças permanecem internadas na pediatria do Hospital Odilon Behrens desde a manhã de domingo (8).

Ainda no domingo, a mãe de Matheus, Valdirene Santos, deu uma entrevista ao Fantástico falando sobre o quadro da criança e sua preocupação.

“O Matheus está entubado desde o dia do acontecimento. Nunca mais eu vi ele com o olhinho aberto. Nunca mais eu conversei com ele. Então assim… ele vai continuar porque ele está muito queimado. Os médicos falaram que vão deixar ele sedado porque ele não ia resistir à dor se retirasse ele dos sedativos. Eu só sei que eu levei o meu filho perfeito pra creche e hoje estou com ele aqui [no Hospital João XXIII] nesse estado”, disse Valdirene.

 O corpo de Matheus foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). Os pacientes estão estáveis e não correm risco de vida. Segundo informações da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros, no horário o crime havia 75 crianças e 17 funcionários na creche.

Com informações do G1

Em Ouricuri, homem é preso acusado de cometer homicídio em MG

(Foto: Ilustração)

No início da tarde de hoje (14) a polícia prendeu um homem por homicídio qualificado em Ouricuri. O homicídio ocorreu em 1993, na cidade de Ressaquinha (MG).

A polícia informou que a prisão aconteceu às 12h30 e que a equipe policial cumpriu um mandado de prisão, em desfavor do acusado. Ainda segundo a polícia, o homicídio ocorreu em 1993, na cidade de Ressaquinha (MG), mas o acusado morava em Barra de São Pedro, em Ouricuri.  Ele foi preso e encaminhado para a Cadeia Pública de Trindade.

Victor Chaves é indiciado pela Polícia Civil de Minas Gerais

(Foto: Internet)

A conclusão do inquérito foi divulgada nesta terça-feira (4) e o cantor Victor Chaves, da dupla Victor & Léo, foi indiciado sob suspeita de agressão contra a esposa dele, Poliana Bagatini Chaves, de acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais.

Em depoimento, o cantor negou ter agredido Poliana, que tem 29 anos e está grávida. “A Polícia Civil, diante das provas coletadas, concluiu pelo indiciamento de Vitor Chaves pela contravenção penal prevista no artigo 21, do Decreto Lei 3.688, vias de fato, conforme demonstrado no laudo pericial das imagens das câmeras de segurança do prédio e pelo depoimento da vítima”, afirmou em nota oficial.

A assessoria de imprensa de Victor informou que o cantor não vai se manifestar no momento e que uma coletiva será convocada pelo advogado dele em data e local ainda não definidos. O defensor de Victor, Felipe Martins, disse que ainda não teve acesso à conclusão da investigação e que, por enquanto, não vai se posicionar. O empresário de Victor não foi localizado nesta terça-feira (4).

A Polícia Civil informou que encaminhou o inquérito à Justiça. Conforme o Fórum Lafayette, a partir do recebimento, será distribuído para uma das varas e o juiz vai abrir vistas para que o Ministério Público de Minas Gerais se manifeste.

Com informações do G1

Adolescente é apreendido por tráfico de drogas em Exú

(Foto: Divulgação/PC)

Um adolescente foi apreendido nesta quarta-feira (29) com pedras de crack, maconha, dinheiro e celulares, em Exu. A droga foi adquirida em Minas Gerais.

Segundo informações da polícia, o adolescente foi localizado com 94 pedras de crack, 244 petecas de maconha, uma motocicleta, dois aparelhos celulares e R$ 470,00. O garoto informou que a droga foi adquirida em Minas Gerais e que ele estava abastecendo a cidade. O adolescente foi apresentado ao promotor de justiça, para que as medidas legais sejam tomadas.

Brasil registra 400 casos de febre amarela

(Foto: Internet)

Nesta quinta-feira (16), o Ministério da Saúde divulgou um novo boletim que confirmou que o Brasil registrou 424 casos de febre amarela. A doença causou 137 mortes em 80 municípios, 49 deles em Minas Gerais.

Desde dezembro, no início do surto, até esta quarta-feira (15), as Secretarias de Estado da Saúde receberam 1.558 notificações – pacientes com alguns dos sintomas, mas sem uma confirmação laboratorial da presença do vírus. Destes, 933 suspeitas ainda estão sob investigação e outras 201 foram descartadas.

Minas Gerais, desde o começo, é o estado mais afetado pela doença: tem 325 casos confirmados, 76,65% do número total registrado no país. Espírito Santo e São Paulo vem na sequência, com 93 e 4 registros, respectivamente. O Rio de Janeiro confirmou sua primeira morte pela doença nesta quarta-feira (15)

Com informações do G1

Mega-Sena: Apostador de Minas Gerais leva o prêmio de $ 59,7 milhões

(Foto: Ilustração)

Uma aposta na cidade Conceição do Pará, em Minas Gerais, faturou R$ 59.741.202,88 na Mega-Sena, na noite desta quarta-feira em Serra Negra (SP). O ganhador acertou sozinho as seis dezenas do sorteio 1.910.

As dezenas sorteadas foram: 06 – 09 – 15 – 22 – 39 – 48

Além disso, a quina contou com 219 apostadores, que levaram R$ 19.333,81 cada. Já a quadra teve 10.816 bilhetes ganhadores, sendo que o prêmio será divido e cada participante ganhará R$ 559,23. O próximo sorteio ocorrerá sábado e terá prêmio de R$ 3 milhões.

Sobe para 89 número de mortes confirmadas por febre amarela

(Foto: Divulgação)

Nos últimos dois dias, mais de sete pessoas morreram em decorrência da febre amarela e as autoridades municipais de Saúde confirmaram mais 20 casos da doença nos estados de Minas Gerais, do Espírito Santo e de São Paulo. Segundo balanço divulgado hoje (17) pelo Ministério da Saúde, desde o início do ano, dos 200 óbitos suspeitos de febre amarela notificados, 89 foram confirmados, 108 continuam sob investigação e três foram descartados.

As mortes provocadas pela febre amarela ocorreram em Minas Gerais (77), no Espírito Santo (9) e em São Paulo (3). Ao todo, 1.258 casos suspeitos de febre amarela foram notificados este ano, sendo que 263 foram confirmados, 882 continuam sendo investigados e 113 foram descartados. Do total de registros, 1.032 foram em Minas, 163 no Espírito Santo, 16 em São Paulo, 15 na Bahia, 6 no Tocantins e um caso no Rio Grande do Norte.

Até o momento, Minas Gerais recebeu 5,5 milhões de doses extras do imunizante, São Paulo, 2,75 milhões de doses; Espírito Santo, 2,5 milhões; Rio de Janeiro, 1,05 milhão e a Bahia, 900 mil. O montante, segundo o ministério, é um adicional às doses de rotina do Calendário Nacional de Vacinação, enviadas mensalmente aos estados.

Com informações do EBC

Subiu para sete o número de mortes por febre amarela no estado de São Paulo

(Foto: Internet)

Sétima morte por febre amarela é confirmada no estado de São Paulo, segundo a Secretaria Estadual da Saúde. Duas dessas mortes, de casos autóctones, ocorreram nos municípios de Batatais e Américo Brasiliense. Os demais cinco casos de morte são importados, ou seja, as infecções ocorreram fora do estado, todas em Minas Gerais.

As cinco mortes importadas foram de moradores de Santana do Parnaíba, Paulínia e três da capital paulista. Estão em investigação 13 pacientes com sintomas de febre amarela, sendo que cinco podem ser casos autóctones e oito, casos importados de Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Na semana passada, três pacientes tiveram diagnóstico confirmado para febre amarela, dois em Diadema. Um menino de 11 anos e um homem de 60 anos contraíram febre amarela em viagem a Minas Gerais, mas foram curados e receberam alta médica.

Em Ubatuba, um adolescente de 16 anos também recebeu alta e passa bem. Ele contraiu febre amarela ao viajar para Ladainha, Minas Gerais.

Com informações do FolhaPE

Brasil registra 550 casos de febre amarela

(Foto: Divulgação)

O Ministério da Saúde registra 550 casos suspeitos de febre amarela no país em 2017, segundo boletim atualizado divulgado nesta quinta-feira (26). Mato Grosso do Sul e Goiás aparecem pela primeira vez na lista de estados com casos suspeitos da doença este ano, com um registro cada.

Dos 550 casos notificados até agora, 72 foram confirmados, 23 descartados e 455 continuam sob investigação. Minas Gerais tem 502 notificações da doença, o Espírito Santo, 33; a Bahia, sete; e São Paulo, três. O Distrito Federal registrou três suspeitas de febre amarela, mas todas foram descartadas.

Entre os pacientes com suspeita de febre amarela, 105 morreram, 98 deles em Minas Gerais. Ao todo, 40 mortes foram confirmadas para a doença: 37 em Minas e três em São Paulo.

Com informações do FolhaPE

O Brasil vai receber 11,5 milhões doses de vacinas contra a febre amarela

(Foto: Divulgação)

O Ministério da Saúde anunciou que vai reforçar os estoques de vacinas contra a febre amarela em todo o país com 11,5 milhões de doses. Deste número, 6 milhões de unidades já serão enviadas aos estados afetados nos próximos dias, de acordo com a necessidade de cada área.

As outras 5,5 milhões doses de vacinas estão envasadas, disponíveis em um estoque que pode ser acionado a qualquer momento, segundo o ministério. Todas as vacinas de febre amarela usadas no país são produzidas no Rio pelo Instituto Bio-Manguinhos, ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

LEIA MAIS