IGEPREV abre calendário anual de atividades festivas com bailinho de Carnaval para idosos e pensionistas

O Instituto de Gestão Previdenciária de Petrolina (IGEPREV), iniciou o calendário de atividades festivas voltada aos idosos e pensionistas, promovendo acolhimento, alegria e valorização da convivência com o primeiro bailinho de carnaval. A iniciativa foi realizada na última sexta-feira (27) e reforça o compromisso do órgão não apenas com a gestão previdenciária, mas também com o bem-estar social de seus segurados, proporcionando um espaço de integração, música e celebração em clima carnavalescos.

A programação reuniu música, animação, café da manhã e muita interação, evidenciando a importância de ações que promovam saúde emocional e integração social ao longo de todo o ano. Para a aposentada Aparecida Gaspar, o bailinho simboliza mais do que uma festividade. “A gente se sente vivo, isso foi uma ótima ideia, uma forma de socializar, ver nossos colegas em um momento de alegria e comemoração, gostei de tudo” destaca.

Já para a aposentada Adeli Viana, momentos como esse são responsáveis por valorizar os idosos e pensionistas. “Eu tenho meus filhos, mas aqui nós criamos outros laços, outras famílias. Não é fácil envelhecer, por isso momentos como esse são tão importantes. Hoje, mesmo não estando nos meus melhores dias, posso dizer que é um momento é maravilhoso. A gente precisa desse conforto, desse acolhimento. É muito bom ver iniciativas assim acontecendo, porque o aposentado muitas vezes só procura o instituto quando tem algum problema. Eventos assim nos fazem sentir lembrados, abraçados e valorizados” informa.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro inicia o ciclo formativo para profissionais da Educação Infantil

A Secretaria de Educação de Juazeiro/Seduc, iniciou nesta quinta-feira (19) o primeiro ciclo formativo para a Educação Infantil do ano de 2026. A formação, que tem como público-alvo gestores, coordenadores e professores das EMEI’s, visa discutir a temática: “Educação para a Equidade – Educação Antirracista, Educação na Perspectiva da Inclusão e a aprendizagem de todas e todos”. O evento está acontecendo na Escola de Formação Continuada de Educadores Parlim (EFEP) até a próxima quarta (26).

De acordo com a Superintendente de Políticas para a Infância da Seduc, Miranery Amorim, o objetivo da ação é apresentar o tema norteador do ano letivo, que está em consonância com a formação e a Sistemática de Educação Infantil para o ano de 2026. “Estamos trabalhando a Sistemática de Educação Infantil: o que ela é, como funciona; e como se dá o processo de desenvolvimento e aprendizado da criança, tendo como fundamentação a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”.

A Professora de Apoio Pedagógico da EMEI Edivania Santos Cardoso, Maria Auxiliadora dos Santos, destacou que a relevância das formações continuadas está em sempre destacar novos aprendizados práticos para o público da rede. “As formações que são apresentadas abrem um leque de conhecimento para a gente. Mesmo sendo assuntos rotineiros, sempre procuram renovar, trazer alguma novidade. Já vou colocar em prática algumas técnicas ensinadas, como para a criança formar a letrinha do nome e alguns jogos bem interessantes, que vou confeccionar e trabalhar em sala de aula”.

Ascom

Quando começa e quando termina a Quaresma de 2026 Veja as datas

O fim do Carnaval também significa o início da Quaresma, período de 40 dias em preparação para a Páscoa, segundo a tradição católica. Ela começa na Quarta-Feira de Cinzas, que neste ano cai no dia 18 de fevereiro. A Quaresma termina na Quinta-Feira Santa, imediatamente antes da missa da Santa Ceia, também conhecida como Missa de Lava-Pés, realizada à tarde ou à noite. Neste ano, portanto, o período se encerra na tarde de 2 de abril.

Os feriados da Quaresma
A Quaresma se inicia oficialmente na Quarta-Feira de Cinzas. Mas, apesar de muita gente considerar esse dia um feriado, em boa parte do País, é um ponto facultativo até as 14h.

A Quinta-Feira Santa também não é feriado nacional, embora muitos folguem. O próximo dia de folga no calendário oficial do País é a Sexta-Feira da Paixão (ou Sexta-Feira Santa), já na reta final da Quaresma, durante a Semana Santa. Em 2026, cai no dia 3 de abril, antes do Domingo de Páscoa (5 de abril).

Estadão Conteúdo

Abono salarial começa a ser pago nesta segunda

Os trabalhadores nascidos em janeiro que ganharam até R$ 2.766 com carteira assinada em 2024 recebem nesta segunda-feira (16) o abono salarial . Neste primeiro lote, serão liberados R$ 2,5 bilhões para cerca de 2 milhões de beneficiários.

O valor do benefício varia de R$ 136 a R$ 1.621, conforme a quantidade de meses trabalhados em 2024. O calendário segue de forma escalonada ao longo de 2026, de acordo com o mês de nascimento.

Quem recebe neste lote
Do total de contemplados em fevereiro: 1,8 milhão são trabalhadores da iniciativa privada, inscritos no Programa de Integração Social (PIS), com pagamento feito pela Caixa Econômica Federal, somando R$ 2,29 bilhões; 217,2 mil são servidores públicos, inscritos no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), pagos pelo Banco do Brasil, no total de R$ 301,9 milhões.

Quem tem direito ao Abono Salarial
Tem direito ao benefício o trabalhador que: está inscrito no Pis/Pasep há pelo menos cinco anos; trabalhou com carteira assinada por no mínimo 30 dias em 2024; recebeu remuneração média mensal de até R$ 2.766 no ano-base e teve os dados corretamente informados pelo empregador no e-Social.

Instituído pela Lei nº 7.998/90, o abono salarial pode chegar até a um salário mínimo, proporcional ao período trabalhado. Os recursos vêm do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), com a habilitação feita pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Como o pagamento é feito
Para trabalhadores da iniciativa privada (PIS),  a Caixa Econômica Federal realiza o pagamento prioritariamente por: crédito em conta corrente ou poupança da Caixa e depósito em Poupança Social Digital, movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

Quem não possui conta pode sacar: com Cartão Social e senha em lotéricas, caixas eletrônicos e correspondentes CAIXA Aqui; nas agências, com documento oficial com foto e sem cartão, por meio de biometria cadastrada.

Para servidores públicos (Pasep)

O Banco do Brasil faz o pagamento por: crédito em conta bancária; transferência via TED ou Pix e saque presencial nas agências, para quem não é correntista e não possui chave Pix.

Como consultar
Os trabalhadores podem verificar informações sobre valor, data e habilitação pelos seguintes canais: aplicativo Carteira de Trabalho Digital; portal Gov.br; telefone 158 (Ministério do Trabalho); aplicativos Caixa Tem e Benefícios Sociais Caixa e atendimento Caixa ao Cidadão: 0800-726-0207.

A expectativa é que, em 2026, cerca de 22,2 milhões de trabalhadores recebam o abono salarial.

Agência Brasil

Cidades do CE e MG iniciam vacinação contra dengue com dose única

As cidades de Maranguape (CE) e Nova Lima (MG) iniciaram a vacinação-piloto com o imunizante de dose única contra a dengue desenvolvido pelo Instituto Butantan. Nesta primeira etapa, 204,1 mil doses serão distribuídas entre Maranguape (60,1 mil), Nova Lima (64 mil) e também Botucatu, em São Paulo (80 mil). O quantitativo é suficiente para a vacinação em massa da população-alvo nessas cidades, composta por cidadãos com idade entre 15 e 59 anos. Em Botucatu, a vacinação começa neste domingo (18).

Os resultados da imunização serão acompanhados durante um ano. As análises serão conduzidas com apoio de especialistas, que irão avaliar a incidência da dengue nos municípios selecionados, além de monitorar eventuais efeitos adversos raros após a imunização. Metodologia semelhante já foi adotada em Botucatu na avaliação da efetividade da vacina contra a covid-19.

Se os resultados forem positivos, será iniciada a produção em massa para atender todo o país. Até o momento, o Butantan fabricou 1,3 milhão de doses. Antes dos resultados, porém, será realizada a imunização de públicos prioritários com a chegada de mais doses da Butantan DV. A imunização de profissionais da atenção primária à saúde está prevista para o início de fevereiro. Esse grupo, composto por  médicos, enfermeiros e agentes comunitários, deve receber as cerca de 1,1 milhão de doses que não foram usadas nesta fase prioritária.

Segundo o Ministério da Saúde, com a transferência de tecnologia entre o Instituto Butantan e a empresa chinesa WuXi Vaccines, a vacinação será gradualmente ampliada para todo o país, começando pela população de 59 anos e avançando até o público de 15 anos. A expectativa é de ampliação da produção em até 30 vezes.

No lançamento da vacinação em Maranguape, o ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda, destacou os critérios adotados para a escolha dos municípios. “Cidades [que foram] escolhidas por terem população entre 100 mil e 200 mil habitantes e uma rede de saúde estruturada, que permite implementar a vacina e avaliar seu impacto na imunização da população e na circulação do vírus na comunidade”, afirmou. Massuda destacou, ainda, que a vacina é a primeira contra a dengue aplicado em dose única, o que permite imunização mais rápida e eficaz.

Os estudos clínicos indicaram eficácia global de 74%, com redução de 91% dos casos graves. Entre os vacinados, nenhum precisou de hospitalização por conta da dengue. A vacina foi desenvolvida em um processo de 20 anos, juntando tecnologias de diversos centros de pesquisa nacionais e apoio de pesquisadores estrangeiros. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apoiou com um financiamento de R$ 32 milhões, ainda em 2008. Um segundo aporte, para financiar a fábrica de vacinas, colocou R$ 97 milhões do banco à disposição, em 2017. Até o momento, o imunizante recebeu investimentos de R$ 305,5 milhões.

A rede de saúde das cidades que atuam nesta fase atenderá moradores com documento oficial, com foto, e a orientação é que se leve também o Cartão SUS. Mesmo com a imunização, o cuidado com essa e outras arboviroses permanece. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Lima, “mesmo com a ampliação da cobertura vacinal, as ações de prevenção seguem fundamentais, especialmente o combate ao mosquito Aedes aegypti, com a eliminação de água parada”.

Agência Brasil

Prefeitura de Petrolina reforça preparação das escolas para o início do ano letivo

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Petrolina, segue fortalecendo a preparação das unidades escolares da rede municipal para o início do ano letivo. As manutenções estão sendo realizadas pelas próprias gestões escolares, que receberam recursos específicos para pequenos reparos e têm autonomia para identificar prioridades e executar as intervenções necessárias em cada unidade.

Esse recurso extra foi destinado pela Secretaria de Educação através do Fundo Descentralizado de Apoio Financeiro (FUNDAF), garantindo mais celeridade, eficiência e autonomia às escolas na realização de serviços de manutenção, como ajustes estruturais, pintura, reparos em banheiros, elétrica e hidráulica, de acordo com a realidade e as necessidades de cada espaço.

Entre as unidades que estão passando por intervenções está a Escola Municipal de Educação em Tempo Integral São Domingos Sávio, localizada no bairro Gercino Coelho. ‘Estamos realizando serviços como pintura e reparos nos banheiros. Esses trabalhos seguem um cronograma planejado para assegurar que tudo esteja pronto para receber os alunos na volta às aulas”, afirmou a gestora da unidade, Eli Gonçalves.

Os serviços estão sendo realizados priorizando demandas identificadas pelas gestões escolares, além de ações preventivas que contribuem para o bom funcionamento das unidades ao longo do ano. Atualmente, a rede municipal de Petrolina atende mais de 58 mil estudantes, distribuídos em 242 unidades escolares.

Ascom

Juazeiro dá início ao “Natal da Família Juazeirense” com programação no Paço Municipal a partir desta segunda-feira (8)

O espírito natalino começa a tomar conta de Juazeiro com o lançamento do Natal da Família Juazeirense, uma celebração criada para aproximar as pessoas, fortalecer laços de família e lembrar o verdadeiro sentido dessa época: o nascimento de Jesus. A partir desta segunda-feira (8), o Paço Municipal se torna o primeiro palco de uma programação que segue até o dia 25, reunindo apresentações de crianças na nossa rede municipal de ensino, corais e momentos preparados com todo capricho para criar memórias e oferecer uma experiência que reúne música, luz e muita emoção.

Programação
Nesta primeira semana, o Paço Municipal recebe as apresentações de alunos de diversas escolas, que levam ao local música, canto, corais infantis e intervenções artísticas que iluminam o início da festa. Enquanto isso, a decoração natalina avança pelos principais pontos da cidade, Orla, Avenida Adolfo Viana, Praça do Vaporzinho, Paço Municipal e Praça da Catedral, criando cenários que acolhem as famílias e fazem Juazeiro respirar a atmosfera suave e afetiva do Natal.

A partir do dia 13, o clima festivo se espalha para a Praça do Vaporzinho, que recebe apresentações culturais, corais e atividades que simbolizam o encontro das famílias à beira do rio. Na semana seguinte, a Praça da Bandeira (Praça da Catedral) se torna palco dos tradicionais autos de Natal, que encerram a programação com encenações que relembram o nascimento de Jesus e propagam o sentimento de união, fé e amor.

Doce Caravana do Papai Noel
Um dos momentos mais aguardados chega no dia 20 de dezembro, quando o Papai Noel desembarca em Juazeiro em uma caravana iluminada, acompanhada por um mini trio, quatro caminhões decorados e atores e personagens que vão encantar as crianças ao longo do percurso.

A caravana sai do bairro Santo Antônio e passa por diversos bairros, incluindo residenciais e o João Paulo II, retornando à Orla, onde o bom velhinho dedicará um tempo para fazer fotos com as crianças. Nesse momento especial, haverá também a apresentação de fanfarra, além da distribuição de picolés por todo o percurso da caravana realizada voluntariamente pela empresa parceira, Quy Sorwetto, celebrando a chegada do Natal com alegria e afeto.

Ascom

Juazeiro inicia pré-cadastro de controle populacional de cães e gatos com castrações gratuitas

A Prefeitura de Juazeiro iniciou na sexta-feira (29), o projeto de controle populacional de cães e gatos, com a abertura do pré-cadastro para a oferta de castrações gratuitas. A iniciativa tem como foco principal atender prioritariamente, tutores em situação de vulnerabilidade socioeconômica, promovendo o bem-estar animal e a saúde pública no município.

Ao todo, serão realizadas 1.200 castrações, contemplando tanto animais domiciliados quanto animais em situação de rua. Estes últimos serão atendidos por meio de tutores voluntários, representados por lideranças da causa animal em Juazeiro, que se responsabilizarão pelos cuidados dos animais após o procedimento cirúrgico.

Como se cadastrar – Os interessados em participar do projeto poderão realizar o pré-cadastro online, por meio do link: https://forms.gle/B3aZT3WfC86rf4e27. Também será possível fazer a inscrição de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, na Coordenação de Endemias, localizada no Centro de Saúde III, no bairro Angari. Para o cadastro é necessário apresentar a documentação exigida, conforme informado no link disponibilizado pela Prefeitura.

Cronograma

Período de inscrição: 29 de agosto a 9 de setembro
Divulgação do calendário e dos tutores contemplados: 11 de setembro
Início das castrações: 15 de setembr

A população é convidada a participar e acompanhar todas as orientações e atualizações do processo por meio do link de pré-cadastro. O projeto representa mais um passo importante na construção de uma cidade mais saudável e consciente sobre o cuidado com os animais. Para mais informações e orientações, acesse: https://forms.gle/B3aZT3WfC86rf4e27

Ascom

Chacina do bairro Palhinhas: júri popular do acusado de ser mandante do crime começa nesta quinta-feira

Acusado de ser o mandante da chacina que deixou seis pessoas mortas no bairro Palhinhas, em Petrolina em junho de 2022, Sirley do Nascimento Sena será julgado nesta quinta-feira (28). O júri popular será realizado na vara do Juri de Petrolina, sendo presidido pela juíza Elane Brandão Ribeiro, a partir das 7h30.

Sirley foi preso 13 dias após o crime. A prisão temporária foi convertida em preventiva. Desde então, o acusado está preso na penitenciária Doutor Edvaldo Gomes. No dia 31 de março de 2023, Sirley passou pela terceira audiência de instrução. No dia 26 de dezembro do ano passado, um dos suspeitos de ser autor da chacina foi preso na cidade de Itanhaém, no São Paulo. Contra o suspeito, havia um mandado de prisão preventiva expedido no dia 22 de novembro deste ano, pela Vara do Tribunal do Juri da Comarca de Petrolina. A prisão foi realizada através de uma articulação entre a Polícia Civil de Pernambuco e a Delegacia de Investigações Gerais de Itanhaém.

O crime

O crime ficou conhecido como a chacina do bairro Palhinhas. Os assassinatos ocorreram na madrugada de 17 de junho do ano passado. 14 pessoas estavam no local, seis foram mortas e duas ficaram feridas. De acordo com vizinhos, a primeira vítima da chacina foi um homem. Ele foi morto ainda na porta de casa. Em seguida, os criminosos entraram na residência e começaram a atirar nas outras pessoas. Os corpos de quatro vítimas foram encontrados em dois quartos. Uma mulher foi socorrida, mas morreu no hospital.

Ainda segundo os vizinhos, entre as vítimas estavam Bartolomeu Vieira da Silva, 73 anos, conhecido como Bastor. Ele era dono da casa e pai de Fabiana Vieira da Silva, que também morreu. Os outros mortos eram amigos da família. Eles foram identificados como: Clécio Barbosa, 35 anos; Cícero Cavalcante dos Santos, 42 anos; Antônio Millton dos Santos Feitosa, 32 anos; e Josenilton de Jesus Silva , 39 anos. Vizinhos relataram que no momento do crime tinha cerca de 14 pessoas na casa

Quem são as vítimas:
– Bartolomeu Vieira da Silva, 73 anos, conhecido como Bastor. Ele era dono da casa onde o crime aconteceu e pai de Fabiana Vieira da Silva, de 37 anos. Os dois foram sepultados no cemitério do bairro João de Deus;
– Josenilton de Jesus Silva, de 39 anos, foi sepultado no cemitério do Rodeadouro;
– Antônio Millton dos Santos Feitosa, de 32 anos, sepultado no cemitério Campo da Paz;
– Clécio Barbosa, de 35 anos, sepultado no cemitério Campo das Flores;
– Cícero Cavalcante dos Santos, 42 anos, foi sepultado na cidade de Canapi, Alagoas.

G1 Petrolina

CPMI do INSS começa nesta quarta-feira (20)

Após meses sem definição, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será instalada nesta quarta-feira (20). Um dos motivos para o atraso foi a obstrução do governo, já que uma CPMI voltada a uma instituição pública poderia enfraquecer politicamente o Executivo.

Uma vez instalada, entram em jogo as definições sobre os rumos que as apurações do Legislativo vão tomar. Tenderão mais ao governo ou à oposição? Há uma discussão, por exemplo, acerca do alcance das fraudes no INSS, sobre quando teriam iniciado. A suspeita é de que começaram ainda no governo de Michel Temer (MDB), que deixou o Planalto em 2018, passaram pela gestão de Jair Bolsonaro (PL) e chegaram ao governo Lula (PT).

Diário de Pernaambuco

Começam os 30° Jogos Escolares Municipais de Salgueiro

A Prefeitura de Salgueiro, por meio da Secretaria de Cultura e Esportes, abriu nesta sexta-feira (02) a 30ª edição dos Jogos Escolares Municipais. O evento esportivo conta a participação de equipes de 25 escolas públicas e privadas de Salgueiro.

Organizados pela Diretoria de Esportes, os jogos seguem até a próxima sexta-feira, 9, nas seguintes modalidades: futsal, handebol, futebol de campo, basquete e vôlei de quadra. Os times disputam nas categorias mirim e infantil. As partidas acontecem nos turnos manhã e tarde no Ginásio Poliesportivo Francisco Torres; nas escolas Carlos Pena Filho e Maurina Rodrigues; no IFSertãoPE e no Estádio Cornélio de Barros (Salgueirão). Os times campeões já se classificam para a etapa regional dos Jogos Escolares, que também estão em andamento.

Na solenidade de abertura estiveram presentes o prefeito do município, Fabinho Lisandro; a secretária de Educação, Maysa Lavor; a secretária de Cultura e Esportes, Erika Oliver; a gestora da GRE Sertão Central, Aparecida Carvalho; o gestor do DER em Salgueiro, Hercílio Carvalho; o diretor do Campus Salgueiro do IFSertãoPE, Rônero Márcio; e os vereadores Flávio Barros, Michel Vasconcelos e Professor Agaeudes.

Ascom

Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 7 de abril

A campanha nacional de vacinação contra a influenza este ano começa no dia 7 de abril. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na sexta-feira (21), data em que as doses começam a ser distribuídas aos estados.

A meta é imunizar 90% dos chamados grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência, profissionais de saúde e professores, dentre outros. Ao receber a primeira remessa de doses destinada ao Distrito Federal, Padilha destacou que o imunizante protege contra um total de três vírus do tipo influenza e garante uma redução do risco de casos graves e óbitos provocados pela doença.

Segundo ele, estados e municípios que receberem as doses ao longo dos próximos dias podem optar por iniciar a vacinação antes do dia 7. No Distrito Federal, por exemplo, a imunização deve começar na próxima terça-feira (26).

A previsão é que, até o fim de março, 35 milhões de doses tenham sido entregues aos estados. Padilha refutou mitos como o de que a dose faz com que a pessoa imunizada fique gripada e destacou que, muitas vezes, o que acontece é que ela já chega infectada no momento de receber a vacina.

Agência Brasil

Provas para certificação escolar começam nesta segunda-feira

Jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada terão, a partir desta segunda-feira (10), a oportunidade de obter a certificação escolar por meio das provas da Comissão Permanente de Avaliação (CPA). Os exames serão aplicados até 18 de dezembro e os interessados devem agendar a prova no Sistema CPA, no site cpadigital.educacao.ba.gov.br. A iniciativa da Secretaria da Educação (SEC) garante a certificação dos ensinos Fundamental e Médio de forma gratuita.

Os candidatos devem atender aos critérios de idade mínima: 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio. O primeiro passo para participar é realizar um pré-cadastro no site da CPA, seguido da finalização da inscrição na plataforma da SEC. Após essa etapa, é possível agendar a prova e comparecer ao local designado com um documento de identificação original.

Regulamentada pela Portaria nº 15/2025, a política de certificação permite que as provas sejam realizadas presencialmente nos 27 Territórios de Identidade da Bahia e em 31 Unidades Certificadoras. Além disso, a modalidade itinerante leva o exame a espaços comunitários, como terreiros e associações de moradores, ampliando o alcance da iniciativa.

Desde a digitalização do processo, iniciada em 2022, mais de 39 mil pessoas concluíram o Ensino Médio e outras 3.200 finalizaram o Ensino Fundamental, por meio da avaliação.

A Tarde

Escolas estaduais se preparam para o início do ano letivo 2025

As 1.044 unidades escolares e os 666 anexos da rede estadual de ensino de toda a Bahia já estão prontas para receber os cerca de 700 mil estudantes matriculados para o ano letivo de 2025, cujas aulas serão iniciadas nesta segunda-feira (10), com o acolhimento de toda a comunidade escolar. Deste total, aproximadamente 140 mil alunos estão matriculados nos 198 colégios e três anexos localizados em Salvador.

O governo estadual reforçou a alimentação escolar. O orçamento previsto para o ano letivo de 2025, visando garantir refeições nutritivas para os estudantes, é de R$ 510 milhões. Deste total, R$ 490 milhões são provenientes do orçamento estadual e R$ 90 milhões do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Os investimentos refletem o compromisso da gestão estadual em assegurar que todos os estudantes tenham acesso diário a refeições nutritivas.

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é um dos pontos altos do ano letivo de 2025, com a ampliação da oferta de cursos técnicos para todos os 417 municípios baianos. A partir deste ano, serão 574 unidades escolares da rede estadual abrindo cerca de 200 mil vagas presenciais, articuladas à Educação Integral e ao Ensino Médio de Tempo Parcial. A expansão fortalece a conexão entre a escola e o mundo do trabalho, garantindo mais oportunidades para os estudantes.

Secom

Equipe da Secretaria de Educação de Juazeiro visita Escola de Idiomas e discute programação para o início das aulas

Em visita à Escola de Idiomas de Juazeiro, nesta sexta-feira (07), além de conhecer a equipe de professores e as dependências da unidade, a secretária de Educação, Maéve Melo, e a gestora de Políticas Públicas, Mary Adriana Evangelista dos Santos, aproveitaram a oportunidade para discutir a programação da escola para o início das aulas.

Durante a visita, as gestoras se reuniram com o coordenador da escola, George Cabral, para ouvir as principais demandas do espaço e discutir, entre outros temas, o início das aulas, previsto para os dias 18 e 19 de fevereiro, estratégias que possam potencializar o equipamento e os projetos pensados para a unidade, como a possibilidade de um intercâmbio para os estudantes, por exemplo.

A secretária Maéve Melo destacou a importância da Escola de Idiomas e a necessidade de alcançar mais estudantes da rede municipal de ensino. “Os nossos estudantes precisam saber que eles têm acesso à Escola e que eles podem fazer o curso de inglês, de espanhol ou de Língua Brasileira de Sinais (Libras), de forma gratuita, com excelentes profissionais”, pontuou Maéve.

Matrículas

Os interessados em ter acesso a um dos cursos podem se inscrever, gratuitamente, entre os dias 13 e 18 de fevereiro, das 9h às 19h, no prédio da Escola de Idiomas, na Praça Imaculada Conceição (Pça da Catedral), nº 16. A Escola ofertará 120 novas vagas, para o semestre 2025.1, em três turnos: manhã, tarde e noite. Podem se matricular estudantes que estejam cursando entre o 4º e 8º ano do Ensino Fundamental, em escolas da rede municipal de ensino, e servidores municipais.

No momento da matrícula, os alunos devem apresentar os seguintes documentos (originais e cópias): Certidão de Nascimento ou RG com foto, RG e CPF da mãe ou responsável legal, declaração ou comprovante de matrícula, comprovante de residência, 2 fotos 3×4 e documento comprobatório para Atendimento Educacional Especializado (AEE), para alunos com deficiência. Os servidores municipais devem apresentar os documentos pessoais e o contracheque atualizado.

Ascom Seduc/PMJ

12