Vacinação nas escolas já soma mais de 5 mil doses aplicadas na Bahia em 2026

Na Bahia, a estratégia de vacinação nas escolas é realizada desde o início do ano letivo. Em 2026, mais de 5 mil doses já foram aplicadas em unidades escolares de cerca de 250 municípios, contribuindo para a atualização da caderneta de vacinação dos estudantes e a proteção contra diversas doenças imunopreveníveis. Durante a Semana Nacional de Vacinação nas Escolas, de 25 a 30 de abril, as ações seguem conforme o cronograma definido por cada município, em articulação com as escolas.
De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Vânia Rebouças, a iniciativa tem papel estratégico na proteção coletiva. “A vacinação nas escolas facilita o acesso dos estudantes às vacinas e contribui diretamente para a elevação das coberturas vacinais. É uma ação essencial para proteger nossas crianças e adolescentes e manter doenças já controladas longe da nossa realidade”, afirmou.
LEIA MAIS

Escolas de Petrolina avançam para etapa classificatória de concurso nacional de alimentação escolar

Mais do que garantir refeições diárias, a merenda escolar é um gesto de cuidado, acolhimento e aprendizado dentro das escolas. Em Petrolina, esse trabalho ganha ainda mais destaque com a dedicação de merendeiras e merendeiros que transformam ingredientes simples em pratos nutritivos e cheios de significado. Esse compromisso com a alimentação de qualidade levou unidades da rede pública do município a conquistarem espaço na etapa classificatória da 3ª edição do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar (2026).

Após a etapa eliminatória, nove unidades de Petrolina seguem na disputa. Foram classificadas as escolas Manoel Januário, João Batista, Valdemar Barbosa, Félix Manoel, São Domingos Sávio, Moisés Barreto, Miguel Arraes e João Neto, além da unidade de educação infantil Nossa Infância Rita Luiza.

LEIA MAIS

Plataforma do Banco do Brasil ajuda prefeituras a reduzir desperdício na merenda escolar

Uma solução digital criada pelo Banco do Brasil está auxiliando prefeituras de todo o país a reduzir o desperdício de alimentos nas escolas públicas. A plataforma, chamada BB Alimentação Escolar, usa tecnologia para melhorar o planejamento e o controle da merenda oferecida aos estudantes.

Desenvolvida em parceria com a Lemobs, ligada ao Parque Tecnológico da UFRJ, a ferramenta reúne dados sobre consumo, aceitação das refeições e desperdício. Com essas informações, os gestores conseguem ajustar cardápios, quantidades e compras, evitando excessos e melhorando a qualidade da alimentação.

Os primeiros resultados já mostram impacto positivo. Em Belém, onde o projeto começou em cinco escolas, houve redução de 72% no desperdício, preservação de 7 toneladas de alimentos e economia de cerca de R$ 200 mil. Além disso, aproximadamente 25 mil refeições foram aproveitadas e mais de 2 mil alunos beneficiados.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina reforça preparação das escolas para o início do ano letivo

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Petrolina, segue fortalecendo a preparação das unidades escolares da rede municipal para o início do ano letivo. As manutenções estão sendo realizadas pelas próprias gestões escolares, que receberam recursos específicos para pequenos reparos e têm autonomia para identificar prioridades e executar as intervenções necessárias em cada unidade.

Esse recurso extra foi destinado pela Secretaria de Educação através do Fundo Descentralizado de Apoio Financeiro (FUNDAF), garantindo mais celeridade, eficiência e autonomia às escolas na realização de serviços de manutenção, como ajustes estruturais, pintura, reparos em banheiros, elétrica e hidráulica, de acordo com a realidade e as necessidades de cada espaço.

Entre as unidades que estão passando por intervenções está a Escola Municipal de Educação em Tempo Integral São Domingos Sávio, localizada no bairro Gercino Coelho. ‘Estamos realizando serviços como pintura e reparos nos banheiros. Esses trabalhos seguem um cronograma planejado para assegurar que tudo esteja pronto para receber os alunos na volta às aulas”, afirmou a gestora da unidade, Eli Gonçalves.

Os serviços estão sendo realizados priorizando demandas identificadas pelas gestões escolares, além de ações preventivas que contribuem para o bom funcionamento das unidades ao longo do ano. Atualmente, a rede municipal de Petrolina atende mais de 58 mil estudantes, distribuídos em 242 unidades escolares.

Ascom

Trabalho desenvolvido em escola de Petrolina é selecionado para mostra estadual de boas práticas

Mais uma vez, a  Educação de Petrolina ganha destaque no cenário estadual. Desta vez, com a seleção do projeto “Descobrindo a Caatinga com os olhos de criança”, desenvolvido pela professora Patrícia da Costa Souza, para representar a Gerência Regional de Educação (GRE) na Mostra Estadual de Boas Práticas 2025, que aconteceu esta semana em Garanhuns.

A professora, que atua na Creche Municipal Nossa Infância Tia Cotinha, integra a rede municipal de ensino de Petrolina e foi escolhida pelo trabalho pedagógico que alia educação infantil, sustentabilidade e valorização do território local. O projeto propõe uma abordagem sensível e lúdica sobre o bioma Caatinga, despertando nas crianças o cuidado com a natureza desde os primeiros anos escolares.

Licenciada em Química pelo IF Sertão Pernambucano, pedagoga e bióloga, com diversas especializações na área da educação, Patrícia desenvolveu o projeto fundamentada em referenciais teóricos que defendem a relação entre infância, natureza e aprendizagem, reforçando o papel da escola como espaço de formação integral.

“O seminário proporcionou uma rica troca de experiências que já impactaram positivamente inúmeras realidades, além de fomentar reflexões e a construção de novos ideais que, certamente, irão inspirar futuras práticas pedagógicas. Sigo firme, acreditando em uma educação que transforma, acolhe e deixa marcas profundas na história das nossas crianças e da nossa cidade”, afirmou a professora.

Entre as vivências realizadas, estão a exploração da Caatinga, atividades lúdicas sobre fauna e flora, produções artísticas, criação de sabonetes artesanais, mini-histórias e rodas de diálogo sobre sustentabilidade, envolvendo também as famílias no processo educativo.

Ascom

Simão Durando assina ordens de serviço para reforma e ampliação de 16 escolas

Prefeito Simão Durando assinando ordens de serviço, investimento de mais de R$ 11 milhões em 16 escolas

A Prefeitura de Petrolina realizou na noite desta segunda-feira (15), na COHAB VI, a assinatura das ordens de serviço para a reforma e ampliação de 16 escolas da rede municipal de ensino, em um investimento que ultrapassa R$ 11 milhões e alcança unidades tanto da área urbana quanto da zona rural do município.

O ato foi conduzido pelo prefeito Simão Durando, que destacou a dimensão do anúncio e a importância do momento para a cidade. Segundo ele, assinar 16 ordens de serviço de uma só vez não é realidade para a maioria dos municípios brasileiros. “Isso não é para qualquer cidade do Brasil, não. Isso é Petrolina. Estou muito feliz em encerrar o ano com um anúncio como esse, que mostra o quanto estamos investindo no futuro da nossa cidade”, afirmou.

LEIA MAIS

Escolas celebram os frutos do Mandacaru na Festa dos Colonos da comunidade

“Educar é um ato de amor”. Com esse tema, os estudantes da Escola Municipal Celso Cavalcante de Carvalho e da EMEI Bolivar Santana e da Escola Municipal Manoel Gomes Martins desfilaram pela comunidade do Projeto Mandacaru I, neste sábado (09), na Festa dos Colonos 2025.

Durante o desfile, os estudantes homenagearam os 50 anos da festa, os colonos e o seu trabalho que tantos frutos traz para a comunidade. “Essa é uma festa significativa, afinal, é por causa dos colonos que nós estamos aqui. Eles foram os fundadores do projeto e estamos fazendo essa homenagem como um presente de agradecimento a esse ato de bravura deles”, disse a gestora das Escolas Celso Cavalcante e Manoel Gomes, Maria Betânia Pereira Bispo.

Em 2025, a Festa dos Colonos do Mandacaru I celebra a colheita das sementes plantadas. De acordo com a gestora, o tema está atrelado à temática escolhida pelas escolas para o desfile. “Nós somos as sementes plantadas do Mandacaru e estamos, também, plantando e semeando na educação. As escolas da comunidade representam os semeadores e os colhedores dos frutos futuros”.

Ascom

Escolas da rede municipal festejam o Dia Mundial da Água

A água é um recurso natural fundamental para a sobrevivência dos seres vivos no planeta terra. Mas ela é um recurso esgotável. Por isso, em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 22 de março como o “Dia Mundial da Água”, para lembrar à população mundial sobre a necessidade de preservá-la.

Em Juazeiro, para marcar a data, as escolas da rede municipal de ensino anteciparam as comemorações e realizaram uma série de atividades, na sexta-feira (21), com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a sua importância. As escolas realizaram desde atividades lúdicas com as crianças da Educação Infantil até visitas de campo a unidades de tratamento da água.

Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal 15 de Julho, visitaram a Estação de Bombeamento de Água da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), do polo irrigado de Maniçoba. “Nós agradecemos ao Distrito de Irrigação (DIM) pela oportunidade e parceria, e por compartilhar conhecimento com os nossos jovens. Conhecer o que é nosso também zelar pelo nosso lugar. Cuidar da água, cuidar do rio, é, também, uma forma de cuidar um pouco de cada um de nós”, frisou a gestora da unidade escolar, Jamielle Dantas.

Na Escola Municipal Professora Atanilha Luz Araújo, em Massaroca, a data foi marcada por uma visita à Estação de Tratamento do SAAE no Distrito. Os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, guiados pela professora Raquel Silva e pela equipe do SAAE, aprenderam sobre a importância da água e sobre o trajeto que ela faz até chegar às torneiras das casas. Os alunos também distribuíram panfletos sobre o uso consciente da água.

A Escola Municipal Santo Antônio, no Projeto Curaçá (NH3), em Itamotinga, incluiu a temática nas atividades pedagógicas. “Com os alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o nosso foco foi a leitura, a escrita e a interpretação de textos. Já com as turmas do 1º ao 2º ano, o foco foi a alfabetização, utilizando a temática da água, a partir do uso de metodologias diversificadas”, contou a vice-gestora da Escola, Laura Belfort.

Nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI), o tema também foi trabalhado de forma lúdica. Para a faixa etária de 2 a 5 anos, os professores de escolas como a EMEI Maria de Lourdes do Vale Almeida, no NH3, e a EMEI Mariá Viana Tanuri, no Santo Antonio, estimularam os alunos a reconhecerem a importância da água para a vida e a necessidade de preservá-la.

Ascom

Processo eleitoral em escolas de Petrolina ensina crianças sobre democracia e liderança

O que era para ser uma simples eleição de representantes de turma, virou uma aula de cidadania para os estudantes das escolas municipais de tempo integral de Petrolina. O processo eleitoral, realizado com candidatos e eleitores entre 6 e 14 anos de idade, teve título de eleitor, urna eletrônica, cabine de votação e serviu para mostrar aos meninos e meninas a importância da democracia.

Durante o processo eleitoral, os candidatos formaram chapas e apresentaram propostas aos colegas, destacando pontos de melhoria na escola e sugestões para tornar o aprendizado mais eficiente. Respeito aos professores, funcionários e colegas também fez parte dos “programas de governo” dos concorrentes.

Estudante do 5º ano e candidata a líder de turma na Escola Municipal em Tempo Integral Anézio Leão, Marília Ribeiro Santos Lima destacou a importância do cargo. “Ser líder não é só um título, é um compromisso com a nossa turma e com a escola. Queremos ajudar a melhorar o ambiente e garantir que todos tenham voz”.

A Secretaria de Educação do Município enxerga o processo como “uma forma de fortalecer valores como solidariedade, cooperação e senso crítico, preparando os estudantes para desafios futuros dentro e fora do ambiente escolar”.  Ainda segundo a Secretaria, “as crianças passam a vivenciar o processo eleitoral, sendo estimulados a tomar decisões, trabalhar em equipe e desenvolver a liderança, contribuindo para a construção do projeto de vida dos estudantes e sua atuação responsável na sociedade”.

A escolha dos líderes de turma é feita duas vezes por ano. Após as eleições, os vencedores participam de reuniões coletivas, de rodas de conversa e conselhos de classe para discutir dificuldades e avanços, registrando tudo em suas agendas para acompanhamento dos professores e da gestão escolar.

G1 Petrolina

Semana de ações nas escolas de Petrolina reforçam o respeito e valorização das mulheres

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, as escolas da rede municipal de Petrolina estão promovendo ações pedagógicas com o objetivo de sensibilizar estudantes e a comunidade escolar sobre temas como respeito, autoestima, violência contra a mulher e a importância da participação feminina em diversas áreas da sociedade.

As atividades integram o projeto institucional “Petrolina Ler+” e “Petrolina Escreve+”, que buscam estimular o desenvolvimento da leitura e da escrita. Através dos projetos são abordadas diversas temáticas com ênfase na valorização de mulheres e meninas e no enfrentamento da violência, mobilizando os eixos de leitura e produção textual.

A programação inclui diversas ações, como rodas de conversa, apresentações sobre mulheres que se destacaram em campos como arte, educação, política e esporte, e atividades lúdicas como teatro de fantoches, pintura e colagem. Além disso, as escolas promovem a confecção de painéis interativos que destacam personalidades femininas inspiradoras. A ideia é não só celebrar as conquistas das mulheres, mas também criar um ambiente de aprendizado e discussão sobre o empoderamento feminino e a importância do respeito mútuo.

Consciente da importância do seu papel na sociedade, a aluna Emilly Annemberg, do 9º ano da Escola Municipal Anete Rolim, no bairro Pedra Linda, destacou a relevância das atividades. “É fundamental abordar esse tema na escola, pois nos ajuda a compreender o papel da mulher na sociedade e a perceber que a violência contra elas ainda é um problema sério. Ao aprender sobre a Lei Maria da Penha e ouvir histórias de mulheres fortes, nos sentimos mais empoderadas e conscientes de como podemos contribuir para mudar essa realidade”, disse Emilly.

As atividades incluem ainda a exibição de documentários e debates sobre a Lei Maria da Penha, garantindo uma abordagem aprofundada e acessível para todas as faixas etárias atendidas pela rede municipal de ensino. Com esse conjunto de ações, a Gestão Municipal busca fortalecer a educação e a conscientização sobre os direitos das mulheres, com o objetivo de formar cidadãos mais conscientes e respeitosos para o futuro.

Elaine Barbosa/Ascom Secretaria de Educação
Fotos: Deivid Menezes

10 escolas públicas de Juazeiro (BA) receberão sessões de cinema do ‘Conexão Pipoca’

Um cinema itinerante será montado no pátio de escolas públicas de Juazeiro nesta semana com o projeto ‘Conexão Pipoca’. Serão 10 unidades de ensino atendidas, entre localidades as áreas urbana e rural. As sessões serão realizadas entre a segunda (10) e a quinta (14), além da terça (25), sendo uma pela manhã e outra à tarde.

A ação da Pipa Produções com recursos da Lei Paulo Gustavo Bahia realiza uma mostra com cinco filmes infantis baianos. Também é organizado um programa de mediação cultural com atividades lúdicas para as crianças. Tudo é oferecido de forma gratuita para promover a cultura audiovisual no ambiente escolar.

“Essa será a nossa segunda temporada, levando o cinema para dentro das escolas. Montamos um telão, distribuímos pipocas e tentamos fazer aquele ambiente se transformar em uma sala de cinema. Estou ansiosa para ver os olhinhos brilharem”, diz a coordenadora de produção Nilzete Miranda.

A curadoria foca em filmes que discutem temas sociais de forma lúdica, como bullying, racismo, questões de sustentabilidade e meio ambiente, e outros temas que contribuam na formação de uma sociedade mais consciente. As obras também contam com recursos de acessibilidade comunicacional, tradução em Libras e audiodescrição.

Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.

Ascom

Lula sanciona lei que restringe celulares nas escolas. Veja o que muda

Com a lei, os alunos ficarão impedidos de utilizar eletrônicos inclusive no recreio e intervalo das aulas. Há exceções

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta segunda-feira (13/1), a sanção ao Projeto de Lei nº 4.932/2024, em solenidade com o ministro da Educação, Camilo Santana. O texto restringe o uso de celular e outros aparelhos eletrônicos portáteis em escolas públicas e privadas por todo o Brasil.

O que muda?

  • Alunos ficam impedidos de utilizar celulares e outros aparelhos eletrônicos, inclusive no recreio e intervalo entre as aulas;
  • Há exceções, como uso em atividades pedagógicas e com autorização do colégio;
  • Em casos de “perigo, de necessidade ou caso de força maior”, os estudantes poderão ter acesso aos aparelhos;
  • Também fica permitido celular para acessibilidade, inclusão e atendimento às condições de saúde dos alunos.

Depois da assinatura, começa prazo de 30 dias para regulamentar a lei por meio de decreto. Os aparelhos podem ser levados para o colégio, mas não devem ser acessados durante o período das aulas.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina anuncia resultados da primeira chamada da solicitação de vagas na Rede de Ensino

A prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, divulgou na sexta-feira (20) os resultados da primeira chamada para solicitação de vagas destinadas a alunos novatos e transferências internas. As informações estão disponíveis no site educacao.petrolina.pe.gov.br.

Neste ano, a Secretaria recebeu mais de 7.400 solicitações, refletindo o grande interesse da comunidade em garantir uma educação de qualidade nas escolas municipais. Os resultados divulgados contemplam os estudantes atendidos em sua primeira opção de unidade de ensino.

Matrículas
Os pais e responsáveis com solicitações deferidas devem ficar atentos ao período de efetivação da matrícula, que ocorrerá entre 23 de dezembro de 2024 e 6 de janeiro de 2025. É essencial que as famílias compareçam à instituição indicada para garantir a vaga e assegurar o ingresso dos alunos na rede municipal, reconhecida pelos excelentes resultados no estado e no país.

Próximas chamadas
Para atender aqueles que não foram contemplados na primeira opção, a Prefeitura realizará uma segunda chamada no dia 10 de janeiro, seguida de uma terceira chamada. Essas etapas visam oferecer mais oportunidades a todos os estudantes da comunidade. A Secretaria recomenda que os pais ou responsáveis acompanhem os resultados no site e estejam preparados para agir rapidamente. Caso as vagas não sejam efetivadas dentro do prazo estipulado, elas serão redistribuídas para outros alunos das listas das próximas chamadas.

Em caso de dúvidas ou para mais informações, a população pode entrar em contato pelo telefone (87) 3983-6440 ou acessar o site educacao.petrolina.pe.gov.br.

Elaine Barbosa/Ascom Secretaria de Educação

Educação e cultura: projeto leva aula-espetáculo sobre maracatu para escolas públicas do Estado

Um projeto de aula-espetáculo denominado “Sotaque do Maracatu Nação no Baque do Trovão Vermelho” será promovido em quatro escolas da Rede Estadual de Ensino das regiões Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão de Pernambuco. A ação ocorre entre esta terça (27) e a próxima quinta (29).

A dinâmica foi idealizada pelo Maracatu de Baque Virado Nação Encanto da Alegria, de Recife/PE, e busca levar para dentro do ambiente escolar ensinamentos sobre essa manifestação cultural.

Entre os assuntos, o grupo fala sobre os principais personagens, trajes e musicalidade, além de finalizar com uma apresentação para mostrar na prática essa vivência artística. A proposta é de uma aula diferente, participativa e formativa com uma das riquezas da diversidade cultural de Pernambuco, o maracatu de baque virado.

Ainda dentro da aula-espetáculo, em cada uma das cidades visitadas acontece um intercâmbio artístico com a participação de um grupo da cultura popular da região. Nesta circulação, a interação vai acontecer com o Afoxé Omo Inã, no Recife; o Maracatu de Baque Solto Canarinho de Ouro, em Carpina; o Papanguarte – Balé Popular de Bezerros, em Bezerros; e, o Boi Arcoverde, em Arcoverde.

“Essa atividade é uma rica oportunidade para mostrar na prática nossa diversidade cultural, como ela funciona e sua integração entre as manifestações. E tudo isso no território desses estudantes e professores, perto dos seus olhos e com a possibilidade de participar perguntando, dançando e/ou cantando ao lados dos brincantes”, ressalta o produtor geral e professor Clébio Marques.

O projeto Aula-espetáculo Sotaque do Maracatu Nação no Baque do Trovão Vermelho acontece por meio de incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco. A concepção, elaboração e produção geral é da Usina Produções.

Maracatu de Baque Virado Nação Encanto da Alegria

Fundado em 10 de dezembro de 1998, o Maracatu de Baque Virado Nação Encanto da Alegria comemora durante esta turnê de aula-espetáculo 25 anos de lutas e glórias. Verdadeiramente um “patrimônio vivo” de Pernambuco, a agremiação mantém o trabalho social, o registro e a preservação das expressões culturais e do carnaval pernambucano, do Maracatu Nação e da Cultura Popular e Tradicional em toda a sua plenitude.

O Maracatu Encanto da Alegria é conhecido como “Trovão Vermelho” por dois aspectos: Religiosamente, a patrona do Maracatu é a orixá lansã (Oyá), a senhora dos raios e trovões, e o baque é regido por Xangó, orixá do Mestre do Apito. Culturalmente é devido a energia do baque, das alfaias rufando. “Maracatu é trovão, maracatu transmite o som da terra”, já dizia o famoso percussionista Naná Vasconcelos (in memoriam).

Diário de Pernambuco

Só 8% das cidades abordam questões raciais

Apenas 7,9% das secretarias municipais de Educação do País abordam a temática étnico-racial na formação dos professores, gestores, diretores e coordenadores escolares com regularidade (pelo menos uma vez a cada 15 dias).

Os dados fazem parte da pesquisa Percepções e Desafios dos Anos Finais do Ensino Fundamental nas redes municipais de ensino, realizada pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Itaú Social, entre maio e junho do ano passado. Foram ouvidas 3.329 redes municipais de ensino (60% do total do País), que concentram 3,4 milhões de alunos de anos finais do ensino fundamental (6.º ao 9.º ano).

Na maioria das redes de ensino, a abordagem sobre questões étnico-raciais é ainda mais esporádica na formação para professores. Em 32,8% delas, a discussão sobre o tema ocorre apenas uma vez por ano. Em 19,8%, o assunto simplesmente não foi abordado ao longo do ano.

Folha PE

 

 

123