Vaquejada de Petrolina chega à 41ª edição com premiação superior a R$ 500 mil

Evento acontece de 26 a 31 de maio no Parque Dr. Geraldo Estrela

A 41ª edição da Vaquejada de Petrolina promete mais uma vez consolidar o município como um dos principais polos culturais e esportivos do Nordeste. O evento, que integra o calendário do Ciclo Junino, será realizado entre os dias 26 e 31 de maio, no Parque Dr. Geraldo Estrela.

Reconhecida como uma das mais tradicionais vaquejadas do país, a competição reúne esporte, cultura e desenvolvimento econômico, mantendo viva uma das mais fortes expressões da identidade sertaneja.

Durante seis dias de programação, Petrolina deve receber os maiores vaqueiros do Brasil. Ao todo, cerca de 1.300 competidores disputarão premiações que ultrapassam R$ 500 mil, distribuídas em diversas categorias, entre elas Profissional, Intermediário, Amador, Aspirante, Master, Feminino, Jovem e Derby.

LEIA MAIS

]Estudante da rede municipal de Juazeiro recebe premiação da etapa nacional do MPT Na Escola

Em uma manhã de muita emoção, a aluna Yasmim Alves Ventura da Escola Municipal Eliseu Santos, em Itamotinga, recebeu na sexta-feira (20) a premiação pelo terceiro lugar na etapa nacional do concurso MPT Na Escola. A estudante já havia sido anunciada como vencedora do prêmio em dezembro de 2025, quando concorreu com estudantes de todo o Brasil com o conto “A menina que não teve infância”.

O evento de comemoração, que contou com a participação de representantes da Secretaria de Educação, entregou à estudante um tablet, uma garrafa térmica e itens de papelaria, e à instituição e a alguns integrantes da equipe escolar envolvidos no programa foram entregues o troféu, medalhas e uma assistente virtual (Alexa).

Bastante comovida, a aluna premiada Yasmim Alves Ventura destacou que o recebimento do prêmio simboliza o início de uma busca pela realização de seus sonhos. “Com o conto, eu aprendi que lugar de criança não é trabalhando e que não posso abandonar a escola para trabalhar. Que preciso focar nos meus estudos para poder realizar os meus sonhos e que, se você tem um sonho, nunca desiste dele”.

O MPT Na Escola é uma ação do Ministério Público do Trabalho voltada à prevenção e ao enfrentamento do trabalho infantil, por meio da abordagem do tema no ambiente escolar. O projeto consiste em um concurso nacional que premia produções artístico-culturais de estudantes do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental, nas categorias desenho, música, poesia e conto.

Ascom

Wagner Moura manda recado em português e entrega prêmio a Adolpho Veloso no Spirit Awards

O ator Wagner Moura chamou atenção durante o Film Independent Spirit Awards, realizado no domingo (15), nos Estados Unidos, ao anunciar em português o vencedor do prêmio de melhor fotografia. No palco, Wagner começou a apresentação em inglês, como padrão da cerimônia, mas mudou de idioma ao revelar o ganhador. “O Film Independent Spirit Award vai para…”, disse o ator.

Em seguida, completou em português: “Eu tô muito feliz com isso: Adolpho Veloso!” O prêmio foi entregue ao brasileiro Adolpho Veloso, diretor de fotografia de Sonhos de Trem. A reação do público e o tom descontraído do anúncio repercutiram nas redes sociais, principalmente pelo destaque dado ao Brasil durante a premiação.

Discurso teve referência ao Brasil e ao Carnaval
Ao subir ao palco, Adolpho Veloso comentou o momento ao lado de Wagner Moura e brincou com o encontro de dois brasileiros na cerimônia. “No palco, com ele e comigo, já tem um Carnaval aqui”, disse. Na sequência, o diretor de fotografia destacou o ano do País no cinema e falou sobre representatividade. “Que ano incrível para o Brasil. Estou muito feliz por representar o Brasil, a América Latina e todos os imigrantes”, afirmou. No fim do discurso, ele encerrou com uma mensagem já conhecida: “Por último: vai, Brasil! Vai, Corinthians!”

Brasil também venceu prêmio de filme internacional
Além do destaque na categoria de fotografia, o Brasil também venceu o prêmio de melhor filme internacional com O Agente Secreto, que concorria com Tudo que Resta de Você (Jordânia), On Becoming a Guinea Fowl (Zâmbia), Um Poeta (Colômbia) e Sirát (Espanha).

Ao receber o troféu, o diretor Kleber Mendonça Filho dedicou a vitória ao ator Udo Kier, que morreu em novembro, aos 81 anos. “Perdemos Udo recentemente, e ele é um verdadeiro espírito independente”, declarou. O Agente Secreto foi o último trabalho do ator alemão.

Estadão Conteúdo

No Chile, ‘Ainda Estou Aqui’ é premiado como o Melhor Filme Ibero-americano

Neste sábado (27), Ainda Estou Aqui recebeu seu mais uma honraria em sua jornada que já soma mais de 60 troféus. Desta vez, o filme de Walter Salles levou a primeira edição do Prêmio Lihuén de Melhor Filme Ibero-americano daa Academia de Artes Cinematográficas do Chile, recebido pela produtora Maria Carlota Bruno.

“O reconhecimento é ainda mais especial por se tratar da primeira edição de um prêmio que celebra o cinema falado em português e espanhol. Descobri que ‘lihuén’ significa ‘luz’ em mapuche. Que bonito que Ainda Estou Aqui receba um prêmio com esse nome, pois o filme busca iluminar a história de Eunice Paiva e sua família e, através dela, a de tantas famílias que sofreram na ditadura”, falou em seu discurso.

Protagonizado por Fernanda Torres, o filme adaptado do livro homônimo de Rubens Paiva segue um dos mais premiados da história do cinema brasileiro.

Diario de Pernambuco

Final da Copa do Nordeste pode render premiação milionária ao Bahia

Para além da classificação à final da Copa do Nordeste, o Bahia garantiu uma premiação total de até R$ 7.020.000 após o triunfo sobre o Ceará. Isso porque o Esquadrão já assegurou aproximadamente R$ 4.820.000 referentes às fases anteriores do torneio. Entretanto, vale ressaltar que, para a premiação chegar ao valor de R$ 7 milhões, o Esquadrão precisa sagrar-se campeão do Nordestão 2025, uma vez que o prêmio alusivo ao título é de cerca de R$ 2.200.000.

Portanto, em caso de derrota na final, o rendimento total do Tricolor de Aço no torneio será de R$ 6.220.000, visto que a remuneração respectiva ao vice-campeão é de aproximadamente R$ 1.400.000.Em um período em que as competições nacionais contemplam premiações milionárias – como a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro – o valor total que o Bahia pode alcançar na Copa do Nordeste não impressiona muitos torcedores tricolores.

Contudo, é importante destacar que os valores pagos nas competições são relevantes na composição das receitas do clube, que, conforme revelado pelo CEO do Esporte Clube Bahia SAF, Raul Aguirre, ultrapassam “confortavelmente” R$ 400 milhões. “Receitas do clube têm crescido a um ritmo composto de 35%. No primeiro ano, crescemos 24%; e este ano vamos crescer 50%. As receitas operacionais estão projetadas em mais ou menos R$ 360 milhões”, revelou o gestor em entrevista à TV Bahêa, em junho deste ano.

A Tarde

Prefeitura de Juazeiro inicia pagamento da premiação da Meia Maratona Tiradentes em agosto

A Prefeitura de Juazeiro informa que publicou no Diário Oficial do Município de 24 de Julho, o decreto que oficializa o pagamento da premiação dos atletas da 39ª Meia Maratona Tiradentes, principal evento esportivo da cidade.

De acordo com a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) e a Secretaria da Fazenda e Finanças (SEFIN), os pagamentos começam a ser realizados a partir do dia 5 de agosto, juntamente com a conferência da documentação de cada premiado.

Com mais de 100 atletas contemplados, o repasse dos valores foi autorizado após a finalização de todo o processo legal.

Ascom

“Ainda estou aqui” conquista prêmio Goya, o mais importante da Espanha

O longa metragem “Ainda estou aqui” dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello levou o prêmio Goya de Melhor Filme íbero-americano, na noite deste sábado (8). Realizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha, o Goya é a principal cerimônia de celebração do cinema espanhol.

Na categoria de Melhor Filme Latino-Americano, a obra brasileira concorria com os longas:

“Agarra-me Forte”, do Uruguai;
“O Jóquei”, da Argentina;
“No Lugar da Outra”, do Chile;
“Memórias de Um Corpo que Arde”, coprodução entre Costa Rica e Espanha.

O filme brasileiro, que concorre a três estatuetas do Oscar, já ganhou outros prêmios e indicações ao longo de 2024. No festival de veneza, tido como um dos mais importantes do mundo do cinema, Festival de Veneza 2024, o longa levou “Melhor Roteiro”, o Green Drop Award (dado ao filme que “melhor representa os valores da ecologia e do desenvolvimento sustentável, com foco na conservação do planeta e de seus ecossistemas para as gerações futuras, promovendo estilos de vida sustentáveis e a cooperação entre os povos”); SIGNIS Award (prêmio que reconhe os projeto que exploram a dignidade humana, a justiça e a paz).

“Ainda estou aqui” também foi premiado no Critics Choice Association, outra premiação dentre as mais importantes do cinema, com Fernanda Torres levando o Celebration of Latino Cinema & Television como Melhor Atriz Estrangeira. No Vancouver International Film Festival com o prêmio do público Gala & Special Presentations Audience Award. Levou o Audience Favorite World Cinema, também decidido pelo público, no Mill Valley Film Festival. Em outra votação popular, o filme levou o Audience Award no Miami Film Festival e em um dos principais eventos de cinema do Brasil, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o longa foi eleito como melhor filme nacional de ficção.

Sinopse

O longa brasilero conta a história da família Paiva durante o período da ditadura brasileira, onde Eunice Paiva (Fernanda Torres), advogada e ativista, passou 40 anos buscando a verdadeira história sobre o desaparecimeto de seu marido, Rubens Paiva (Selton Mello). Rubens Paiva, ex-deputado federal, foi torturado e assassinado durante a ditadura, seu corpo nunca foi encontrado.

Correio Braziliense

Curta-metragem produzido em Petrolina é premiado na 14ª edição do Festival de Cinema de Triunfo

O curta-metragem “Mãe”, gravado em Petrolina (PE), no início do ano, foi um dos vencedores da 14ª edição do Festival de Cinema de Triunfo (PE), neste final de semana. O filme, dirigido por Natália Tavares, foi premiado como melhor curta-metragem pernambucano, pelo Júri da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas de Pernambuco/Associação Pernambucana de Cineastas (ABD/Apeci), e escolhido pelo Júri Oficial do Festival na categoria ‘melhor ator – curtas, médias e experimental’ pela atuação de Guilherme Alves, como o garoto Luís, protagonista da história.

Guilherme é petrolinense e em “Mãe”, aos 11 anos, teve o seu primeiro papel como protagonista no cinema. “Fiquei particularmente feliz por Guilherme receber um prêmio num festival tão importante do circuito brasileiro. Acho que é um incentivo sem tamanho quando se é tão jovem. Espero que ele possa realizar seus sonhos e seguir nessa carreira se assim desejar, mesmo tendo nascido e crescido numa cidade do interior. Por isso é tão importante investir em políticas culturais, são elas que permitem que filmes como ‘Mãe’ sejam realizados e talentos como o de Guilherme sejam descobertos”, pontua a diretora Natália Tavares, lembrando que o filme recebeu incentivo do edital Funcultura audiovisual 2020/2021.

O Festival de Triunfo marcou a primeira exibição de “Mãe” em tela grande, a estreia do filme em festivais e rendeu os primeiros prêmios do curta. “Ver meu filme pela primeira vez no cinema, em tela grande, foi uma experiência sem igual. É quando exibimos um filme para uma audiência que a magia do cinema acontece e vê-lo sendo bem recebido pelo público foi muito especial. A curadoria e programação do festival estavam fantásticas. Vi muitos filmes bons e foi uma honra estar em uma seleção com obras tão incríveis”, avaliou Natália.

“Mãe”

Em 22 minutos, o curta-metragem conta a história de Luís (Guilherme Alves), um garoto de 11 anos que vive em um povoado de beira de estrada, no sertão pernambucano, apenas com sua mãe, Selma (Zuleika Bezerra), depois de ser abandonado pelo pai quando ainda era um bebê. Após ter sonhos estranhos e notar uma movimentação suspeita no quintal de sua casa, Luís começa a desconfiar que sua própria mãe esteja envolvida no desaparecimento dos homens do povoado. O filme explora o limite do sobrenatural, onde o abandono e o isolamento fazem os personagens tomarem decisões irreversíveis.

O filme foi rodado em janeiro de 2023, na comunidade do Capim e na Vila 12, em Petrolina. Além de Guilherme Alves e Zuleika Bezerra, a equipe de produção é composta por mais de 90% de profissionais de Petrolina e Juazeiro, como o artista plástico Antônio Carlos Coêlho de Assis, o “Coelhão”, que dá vida à Seu Ciço.

Ficha Técnica:

“Mãe” foi fomentado pelo 15° EDITAL DO FUNCULTURA 2020/2021 e produzido pela Cuy Filmes. / Dirigido por: Natália Tavares / Produzido por: Natália Tavares e Julian Nebreda-Bello / Escrito por: Natália Tavares e Cleiton Costa / Com Guilherme Alves, Zuleika Bezerra e A.C. Coêlho de Assis “Coelhão” / Direção de Fotografia: Rafael de Almeida / Direção de Arte e Figurino: Letícia Rodrigues / Produção e Preparação de Elenco:  Antonio Veronaldo / Trilha Sonora Original: Sebastián Díaz / Montagem: Raphaela Spencer / Direção de Produção: Cristiane Crispim / Maquiagem: Karina Matos e Pryscilla Caprytte- Movimento Mais que Make / Assistente de Direção: Cleiton Costa / Som Direto: Alex Guterres / Coordenação de Produção: Severo Filho / Assistente de Arte e Figurino: Jhennyson Santiago /Making Of, Still e Assit. de Câmera: Fernando Pereira / Assist. Câmera: Leandro Cunha / Design Gráfico: Daniel Tagliari

Eneida Trindade

Escolas de Petrolina são premiadas com obras de grafite sobre alimentação saudável

As Escolas Municipais Eliete Araújo de Souza, localizada no bairro Vila Mocó e Nossa Senhora Aparecida, em Caititu, foram as vencedoras do projeto Arte nos Muros – uma iniciativa cultural que promove a realização de obras de grafite em muros de escolas públicas, inspirada no estudo da alimentação saudável. Criatividade e originalidade não faltaram aos estudantes e docentes das unidades educacionais, que tiveram suas ilustrações escolhidas por meio de votação popular e por uma comissão julgadora. Eles serão contemplados com o Dia do Grafite, uma intervenção artística coletiva feita pelos alunos das escolas vencedoras e monitoria de artista visual profissional.

O projeto é realizado em três etapas. Na primeira delas, foi realizado um encontro com os professores para apresentação da história da arte do grafite e das atividades sobre os temas que inspiraram as obras dos alunos. Na segunda etapa, os professores aplicaram o conteúdo e os alunos produziram as ilustrações temáticas. Em seguida, as ilustrações foram submetidas ao voto popular e ao voto da comissão julgadora, quando os desenhos foram escolhidos. A terceira etapa acontece este mês, com o Dia do Grafite, acompanhado de um workshop e uma ação de grafitagem nos muros das escolas. Para finalizar a ação, as ilustrações e as obras grafitadas nos muros serão apresentadas ao público em uma exposição, prevista para o mês de novembro.

O projeto Arte nos Muros tem a parceria da prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, patrocínio da Bayer e realização da Flamingo Comunicação, a partir da Lei Federal de Incentivo à Cultura. De acordo com a diretora de programas e projetos da Secretaria de Educação, Silvana Araújo, 14 Escolas Municipais participaram da ação, que envolveu alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

“É um projeto muito importante para a comunidade escolar, pois incentivou uma grande reflexão sobre a importância da alimentação saudável utilizando a linguagem artística do grafite que gera interesse e engajamento dos jovens. Uma alimentação saudável inclui não somente frutas, verduras, legumes e grãos integrais. Ela vai muito além da preocupação com o seu valor nutricional e envolvem também valores sociais, afetivos e sensoriais, desde a escolha dos alimentos, suas preparações, as características do modo de comer e do ambiente onde são consumidos. E isso já é trabalhado periodicamente na rede municipal de ensino, por orientação do prefeito Simão Durando”, explicou Silvana.

Elaine Barbosa/Ascom Secretaria de Educação, Cultura e Esportes

Após vencer o Flamengo, Fluminense não receberá prêmio em dinheiro pelo Campeonato Carioca

O Fluminense venceu o Flamengo no último domingo por 4 a 1, no jogo de volta da final do Campeonato Carioca. O time comandado por Fernando Diniz garantiu o título estadual após perder por 2 a 0 no primeiro jogo da final. Apesar de ter conquistado o Campeonato Carioca, o tricolor não irá receber a premiação em dinheiro pelo título estadual.

De acordo com a Federação de Futebol do Rio, ficou acordado entre a Brax, agência que negociou os direitos de transmissão do campeonato, e os clubes que seriam pagas à cada equipe apenas as cotas de TV.

A ideia discutida em um conselho entre os clubes no ano passado seria de que a premiação fosse de R$ 8 milhões para o primeiro lugar e R$ 1 milhão para o segundo, porém a proposta não seguiu em frente.

Segundo o regulamento do Campeonato Carioca, o primeiro lugar receberia 70% e o vice ,30%, de um valor total não especificado no documento.

Veja a nota da Ferj:

“A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro informa que, durante as negociações da agência Brax Sports Assets e os clubes signatários do contrato para a gestão dos direitos de transmissão do Campeonato Carioca de 2023, ficou estabelecido que cada equipe receberia integralmente sua cota de TV, sem que houvesse remuneração variável por desempenho esportivo. Dada a falta de unanimidade na adesão ao contrato proposto pela Brax, tal iniciativa garantiu a devida remuneração dos clubes que aderiram ao acordo e, consequentemente, contribuíram para o sucesso comercial e de audiência da competição, proporcionando a certeza da valorização maior para 2024.”

Fonte – JC Online

Escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro serão premiadas nesta quinta-feira em etapas  estadual e nacional do projeto “MPT na Escola”

Estudantes da rede municipal de ensino de Juazeiro participarão, nesta quinta-feira (1), das cerimônias estadual e nacional de premiação do projeto MPT na Escola, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). A iniciativa aborda o tema “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”, através das categorias, conto, desenho, música e poesia e participam da premiação as escolas municipais 15 de Julho e de Pontal, esta última pela segunda vez consecutiva.

A cerimônia de premiação à nível estadual será realizada pela manhã, na sede da Procuradoria do MPT de Juazeiro, onde os alunos Arthur Leôncio Lôla e Daniel Leôncio Lôla (Escola Municipal de Pontal) e a estudante Raina Taisla Xavier dos Santos (Escola Municipal 15 de Julho) serão premiados, respectivamente, nas categorias música e conto.

Já o momento de premiação nacional será realizado no período da tarde, no auditório da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), onde os irmãos Leôncio Lôla disputarão, pela segunda vez consecutiva na mesma categoria, uma das três posições na etapa nacional.

MPT na Escola

O ‘MPT na Escola’ é uma iniciativa da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Coordinfância), do Ministério Público do Trabalho (MPT), que visa combater o trabalho infantil e proteger os adolescentes trabalhadores. O projeto é desenvolvido com alunos matriculados do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental, da rede pública municipal de ensino, que produzem contos, músicas, poesias e desenhos com a tema “A Escola no combate ao trabalho infantil”.

 

Brena Souza – Ascom/Seduc/PMJ

Mega-Sena sorteia nesta quarta prêmio estimado em R$ 9 milhões

A Mega-Sena sorteia quarta-feira (20) um prêmio estimado em R$ 9 milhões. As seis dezenas do concurso 2.502 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, na cidade de São Paulo.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

Agrovale conquista um dos prêmios mais importantes do setor bioenergético do Brasil

(Foto: Ascom)

A Agrovale vai receber na noite desta quarta-feira (9), em Ribeirão Preto – SP, o prêmio MasterCana Brasil 2020 na categoria ‘Usina do Ano – Preservação Ambiental – Performance’.

A cerimônia, que será no formato híbrido (presencial + online), acontece às 19h no auditório Dimastec com a presença apenas dos laureados, obedecendo aos protocolos de segurança sanitária decorrentes da Covid-19, e transmissão pelo Youtube do JornalCana.

LEIA MAIS

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 32 milhões no próximo sorteio

Premiação acumulou novamente.

Acumulada, a Mega-Sena deve sortear R$ 32 milhões no sorteio desta terça-feira (08). As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal – acessível por celular, computador ou outros dispositivos

A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 4,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa.

LEIA MAIS

Escolas da rede municipal de ensino de Petrolina recebem mais uma premiação

(Foto: Ascom/PMP)

Três escolas públicas de Petrolina se destacaram na premiação para políticas voltadas à alfabetização na rede de ensino. O resultado foi divulgado nesta quarta (30) pelo Governo do Estado. As unidades escolares Félix Manoel (localizada na Tapera), Luiz de Souza (Serrote do Urubu) e Mascarenhas de Moraes (Residencial Vivendas) ficaram entre as 50 apontadas como exemplo pelo “Prêmio Destaque Criança Alfabetizada”.

Petrolina foi a única cidade com mais de 100 mil habitantes incluída na premiação. Além disso, apenas cinco municípios tiveram três escolas de referência na avaliação estadual. Para obter o destaque, a cidade sertaneja tem promovido iniciativas como os programas municipais de Alfabetização na Idade Certa (ProAlfa) e de Melhoria da Aprendizagem (Promap).

LEIA MAIS
123