Papa Leão XIV faz apelo contra violência às mulheres e cobra ação da sociedade

Pontífice ouviu o relato de uma jovem vítima da violência familiar e afirmou que o enfrentamento do problema é responsabilidade de toda a humanidade.

O papa Leão XIV fez um forte pronunciamento contra a violência doméstica e os feminicídios durante uma vigília de oração realizada no Estádio Olímpico de Barcelona, na Espanha. Diante de milhares de fiéis, o líder da Igreja Católica classificou como “dramática” a realidade enfrentada por mulheres vítimas de abusos e destacou que o combate a esse tipo de violência é um dever de toda a sociedade.

Em sua mensagem, o pontífice afirmou que a violência contra a mulher não pode ser encarada como uma fatalidade, mas como um problema que exige compromisso coletivo e mudanças culturais.

“Diante dessa realidade dramática, estamos todos convocados a enfrentá-la, seja pessoalmente, seja como sociedade”, afirmou.

LEIA MAIS

Supercomputador aponta Espanha como favorita ao título da Copa do Mundo de 2026; Brasil aparece apenas em sexto

Levantamento da Opta coloca seleção espanhola na liderança das projeções, enquanto o Brasil surge fora do grupo dos cinco principais candidatos ao título

O supercomputador da empresa britânica Opta Analyst, conhecido por suas projeções estatísticas no futebol mundial, apontou a Espanha como a principal favorita para conquistar a Copa do Mundo de 2026.

Segundo as simulações realizadas pela tecnologia, os espanhóis possuem 16,1% de chances de levantar a taça. Na sequência aparecem a França, com 13%, e a Inglaterra, com 11,2%.

A atual campeã mundial, a Argentina, liderada por Lionel Messi, aparece na quarta posição com 10,4% de probabilidade. Logo atrás está Portugal, de Cristiano Ronaldo, com 7%.

LEIA MAIS

Ganhe o Mundo abre 2 mil vagas para intercâmbio internacional de estudantes da rede estadual

Inscrições seguem até 16 de junho e contemplam destinos como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Argentina e Espanha

O Governo de Pernambuco abriu as inscrições para uma nova edição do Programa Ganhe o Mundo (PGM), que vai oferecer duas mil vagas de intercâmbio para estudantes do ensino médio da rede pública estadual.

Do total de vagas, 1.400 são destinadas aos alunos que desejam estudar a língua inglesa, com possibilidade de intercâmbio nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Outras 600 vagas serão destinadas aos estudantes que optarem pelo espanhol, com destinos para Argentina e Espanha.

As inscrições seguem abertas até as 23h59 do dia 16 de junho e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site do Instituto Igeduc.

Ao anunciar a nova edição do programa, a governadora Raquel Lyra destacou a importância da iniciativa para os jovens pernambucanos.

LEIA MAIS

Cardeal espanhol é opção para continuidade do papa Francisco

Ángel Fernández Artime e Jorge Bergoglio se conheceram em Buenos Aires, em 2009: o primeiro ainda não era cardeal, o segundo era arcebispo da capital argentina e, quatro anos depois, mudaria seu nome para Francisco.

Fernández tem 64 anos e dedicou boa parte da sua carreira à educação em sua congregação salesiana. “Tive tantos momentos de diálogo com Francisco, que permanece no meu coração”, disse à Rádio Nacional da Espanha (RNE). Ele é um dos cinco espanhois entre os 133 cardeais com poder de voto.

“Buscou, de todas as formas, aproximar cada vez mais a Igreja dos mais humildes, dos mais aflitos da humanidade”, descreveu Fernández à agência Info Salesiana. “Um papa que era muito crítico dos abusos de poder, guerras e mortes, um papa que sempre teve uma visão corajosa e profética. Logicamente, nem sempre foi aceito por todos”, acrescentou.

Fernández trabalhou de perto com Francisco. Faz parte do dicastério que cuida da vida consagrada, sediado no Vaticano. Também obteve o título de arcebispo. Fernández é filho de um pescador da costa de Luanco, nas Astúrias. Trabalhava com seu pai até ser enviado para internatos e, depois, para a Universidade de Valladolid, onde estudou filosofia e pedagogia, antes de se aprofundar na teologia pastoral.

Fernández foi ordenado sacerdote em 1987. Foi professor de uma escola nas Astúrias, delegado pastoral salesiano em León e dirigiu o colégio Dom Bosco Orense, na Galícia. Ele conheceu Bergoglio na Argentina, quando era provincial dos Salesianos. “Nas vezes em que fui ao palácio episcopal, quem abria a porta para mim era o cardeal arcebispo”, lembrou, em entrevista à Info Salesiana.

“Vivi ali por cinco anos, como provincial dos salesianos, e ali nos conhecemos. Lembro que ele viajava na linha 1 do metrô quando ainda era de madeira, que visitava as favelas. Era um homem de profunda fé e convicção.”

Fernández trabalhou em missões salesianas focadas na educação de crianças carentes e, ao longo de sua carreira, demonstrou grande capacidade de comunicação com os mais jovens. Foi Francisco que fez com que ele se tornasse cardeal, em 2024, quando era reitor-mor da Congregação Salesiana.

Fernández sempre tenta voltar às Astúrias, onde visitava sua família quando recebeu a notícia da morte de Francisco. Papa salesiano após um papa jesuíta? “Sinceramente, eu descarto”, disse à RNE. “Não porque me subestime, mas porque conheço bastante o perfil dos cardeais, e tem pessoas com uma trajetória maior do que a minha.”

AFP

“Ainda estou aqui” conquista prêmio Goya, o mais importante da Espanha

O longa metragem “Ainda estou aqui” dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello levou o prêmio Goya de Melhor Filme íbero-americano, na noite deste sábado (8). Realizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha, o Goya é a principal cerimônia de celebração do cinema espanhol.

Na categoria de Melhor Filme Latino-Americano, a obra brasileira concorria com os longas:

“Agarra-me Forte”, do Uruguai;
“O Jóquei”, da Argentina;
“No Lugar da Outra”, do Chile;
“Memórias de Um Corpo que Arde”, coprodução entre Costa Rica e Espanha.

O filme brasileiro, que concorre a três estatuetas do Oscar, já ganhou outros prêmios e indicações ao longo de 2024. No festival de veneza, tido como um dos mais importantes do mundo do cinema, Festival de Veneza 2024, o longa levou “Melhor Roteiro”, o Green Drop Award (dado ao filme que “melhor representa os valores da ecologia e do desenvolvimento sustentável, com foco na conservação do planeta e de seus ecossistemas para as gerações futuras, promovendo estilos de vida sustentáveis e a cooperação entre os povos”); SIGNIS Award (prêmio que reconhe os projeto que exploram a dignidade humana, a justiça e a paz).

“Ainda estou aqui” também foi premiado no Critics Choice Association, outra premiação dentre as mais importantes do cinema, com Fernanda Torres levando o Celebration of Latino Cinema & Television como Melhor Atriz Estrangeira. No Vancouver International Film Festival com o prêmio do público Gala & Special Presentations Audience Award. Levou o Audience Favorite World Cinema, também decidido pelo público, no Mill Valley Film Festival. Em outra votação popular, o filme levou o Audience Award no Miami Film Festival e em um dos principais eventos de cinema do Brasil, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o longa foi eleito como melhor filme nacional de ficção.

Sinopse

O longa brasilero conta a história da família Paiva durante o período da ditadura brasileira, onde Eunice Paiva (Fernanda Torres), advogada e ativista, passou 40 anos buscando a verdadeira história sobre o desaparecimeto de seu marido, Rubens Paiva (Selton Mello). Rubens Paiva, ex-deputado federal, foi torturado e assassinado durante a ditadura, seu corpo nunca foi encontrado.

Correio Braziliense

Pessoa mais velha do mundo, espanhola María Branyas, morre aos 117 anos

A pessoa mais velha do mundo, a espanhola María Branyas Morera, morreu aos 117 anos, após sobreviver a guerras e pandemias, informou sua família nesta terça-feira (20). “María Branyas nos deixou”, escreveu a família na conta da idosa na rede social X. “Morreu como desejava: enquanto dormia, tranquila e sem dor”.

“Há alguns dias nos dizia: um dia irei embora. Não voltarei a provar o café, nem tomar iogurte (…) Deixarei de existir neste corpo. Um dia que desconheço, mas que está muito perto, está longa viagem terá acabado”, contou a família em sua mensagem.

“Será sempre lembrada por seus conselhos e bondade”, concluiu sua família. Na mesma conta, Branyas antecipou na segunda-feira que o momento da morte estava próximo. “Me sinto fraca. Está chegando a hora. Não chorem, não gosto de lágrimas. E, principalmente, não sofram por mim. Onde estiver, estarei feliz”, afirmou a mulher.

Branyas era a pessoa mais velha do mundo, segundo o  Grupo de Investigação Gerontológica de Estados Unidos (US Gerontology Research Group) e o livro Guinness dos recordes. Ela substitui a francesa Lucile Randon, que morreu aos 118 anos em janeiro de 2023. Após a morte de Branyas, a pessoa mais idosa é a japonesa Tomiko Itooka, que nasceu em 23 de maio de 1908 e tem 116 anos, segundo o Grupo de Investigação Gerontológica dos Estados Unidos.

Nascida em 1907

Branyas sobreviveu à pandemia de gripe de 1918 (também chamada gripe espanhola), a duas guerras mundiais, à guerra civil espanhola e a covid, que contraiu pouco depois de completar 113 anos em 2020, e da qual se recuperou totalmente em poucos dias. A mulher vivia na casa de repouso de Santa Maria del Tura, na cidade catalã de Olot, no nordeste da Espanha, há mais de 20 anos.

Ela nasceu em São Francisco em 4 de março de 1907, pouco depois que sua família catalã se mudou do México para os Estados Unidos. A família decidiu retornar à Espanha em 1915, em plena Primeira Guerra Mundial, o que dificultou a viagem de navio através do Atlântico.  A travessia também foi marcada por uma tragédia: seu pai morreu de tuberculose no final da viagem e seu caixão foi jogado no mar. Branyas e sua mãe se mudaram para Barcelona.

Em 1931, cinco anos antes do início da guerra civil na Espanha, casou-se com um médico. O casal viveu junto por quatro décadas até que seu marido morreu ao 72 anos. Teve três filhos – um deles já falecido-, 11 netos e vários bisnetos. Sua filha mais nova, Rosa Moret, já octogenária, disse à televisão local catalã que a mãe “nunca foi ao hospital e nunca sofre uma fratura”.

Uma equipe da Universidade de Barcelona estudou seu DNA para tentar determinar as causas de sua longevidade. Em uma entrevista publicada em outubro de 2023 pelo jornal espanhol ABC, um dos pesquisadores, Manel Esteller, se surpreendeu com a saúde da mulher.

“Estava completamente lúcida. Lembrava nitidamente de episódios de quando tinha apenas quatro anos, e não apresentava nenhuma doença cardiovascular, habitual das pessoas de idade avançada. Seus únicos problemas eram de mobilidade e de ouvido. É inacreditável”, explicou o acadêmico de Genética.

A pessoa mais velha já registrada foi a francesa Jeanne Calment, que viveu 122 anos e 164 dias, e morreu em 1997.

AFP

Preso desde o começo do ano, Daniel Alves concede entrevista à imprensa espanhola

Daniel Alves concedeu uma entrevista ao jornal La Vanguardia e comentou a acusação de estupro. O juazeirense alega perdoa a vítima e pediu desculpas à esposa pela traição. O atleta está preso desde janeiro, sob acusação de estuprar uma jovem de 23 anos em uma boate, em Barcelona no final de dezembro passado.

LEIA MAIS

Ex-esposa de Daniel Alves defende jogador

Ex-mulher de Daniel Alves e sua atual agente, Dinorah Santana concedeu uma entrevista ao canal espanhol Telecinco, na qual defendeu o atleta da seleção brasileira. Dinorah é mãe dos filhos de Daniel e afirmou que a justiça não está sendo feita.

LEIA TAMBÉM

Caso Daniel Alves: em audiência, reconhece ter havido penetração sexual, mas busca tese de consentimento

“Há estupradores condenados nas ruas. Dani não é estuprador, como ele está preso? Isso é o que não me entra na cabeça. Que justiça estamos fazendo? Não há nada que o incrimine… Fazendo (o quê) na cadeia? Como se destrói assim a vida de uma pessoa, de seus filhos e de sua família?”, questionou.

LEIA MAIS

Perícia identifica sêmen de Daniel Alves nas partes íntimas da vítima, relata jornal espanhol

O Caso Daniel Alves ganhou mais um capítulo. O jornal El Periódico afirmou nesta sexta-feira (10) que restos de sêmen do jogador foram encontrados nas amostras intravaginais da vítima. Essa informação enfraquece o argumento da defesa, de que a jovem de 23 anos havia apenas praticado sexo oral.

A agressão aconteceu no final de 2022, em uma boate na cidade de Barcelona, na Espanha. A vítima foi encaminhada ao Hospital Clínic e submetida a um exame pericial ainda no dia do evento. Neste momento, restos de sêmen apareceram nessas amostras e na roupa íntima da mulher.

LEIA MAIS

Investigado por assédio sexual, Daniel Alves presta depoimento na Espanha

Jogador é investigado por suposta agressão sexual praticada no final do ano passado

Daniel Alves presta depoimento na Espanha nesta sexta-feira (20), em um processo que investiga um suposto assédio sexual cometido por ele. O jogador que nasceu em Juazeiro (BA) e brilhou por clubes como Sevilla e Barcelona, além da Seleção Brasileira, está na condição de detido, que é um protocolo da justiça espanhola nesses tipos de casos.

Segundo a denúncia da Justiça da Catalunha, uma mulher relatou ter sido assediada pelo jogador durante uma festa da cidade no fim de dezembro. Ele teria colocado as mãos nas partes íntimas da vítima, sem o consentimento dela.

A mulher relatou o caso aos seguranças da boate onde havia a festa, que na sequência, acionaram a polícia. Quando os policiais espanhóis chegaram, Daniel já havia deixado o local. O atleta nega a acusação.

Na Espanha, Guilherme Coelho visita cooperativas agropecuárias e fórum sobre inovações tecnológicas para agricultura

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), Guilherme Coelho, participou do V Fórum DATAGRI, realizado nos dias 10 a 11 de novembro, em El Ejido, na Espanha. O evento, referência na Europa e na América Latina, foi um ponto de encontro da rede agroalimentar, apresentou inovações tecnológicas e gerou oportunidades de negócios por uma agricultura sustentável, segura e de qualidade.

Guilherme Coelho foi convidado pela Associação de Empresas de Eletrônica, Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Conteúdos Digitais (AMETIC) para representar a fruticultura brasileira no fórum. A programação abriu espaço para palestras e mesas redondas sobre a digitalização no setor agrícola, workshops e visitas a estufas onde são cultivadas plantações.

“A região de El Ejido apresenta condições que inviabilizam a produção agrícola, como solos ruins e falta de água. Os espanhóis passaram a plantar em estufas com equipamentos de ponta que permitem o controle total do ambiente, da umidade do ar até a chegada de pragas, a exemplo do míldio. Aqui, podemos ver como a tecnologia pode ajudar a enfrentar as adversidades naturais para produzir alimentos em grande quantidade e qualidade”, explicou Guilherme Coelho.

O presidente da Abrafrutas ainda teve a oportunidade de conversar com o ministro da Agricultura  da Espanha, Luis Planas, e  com o prefeito de El Ejido, Francisco Góngora Cara.

LEIA MAIS

Atleta da APA Petrolina é convocado para disputa de campeonato na Espanha

O atleta da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), Edson Amaro, foi convocado para defender a Seleção Brasileira de Atletismo na disputa do Campeonato Ibero-Americano, que acontece de 20 a 22 de maio, em La Nucia, província de Alicante, na Espanha. A convocação foi anunciada nesta terça-feira (10), pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Essa é a terceira vez que Edson é chamado para a seleção. O atleta, que é um dos principais nomes da APA Petrolina, vai  representar o Brasil na meia maratona. “Estou muito feliz. Vai ser uma honra estar novamente defendendo o Brasil, junto com outros atletas brasileiros”, destacou o corredor.

O Campeonato reúne países ibero-americanos, mais Andorra e africanos, onde a língua oficial é o espanhol ou o português. Mais de 500 atletas vão participar da competição.

LEIA MAIS

Guilherme Coelho apresenta fruticultura brasileira ao Ministro da Agricultura da Espanha

Começou nesta terça-feira (05), a 13ª edição da Fruit Attraction 2021, em Madrid, na Espanha. O evento que segue até a próxima quinta-feira (7), conta com a participação de Guilherme Coelho, presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e outros associados. No primeiro dia de evento, o estande da Abrafrutas/Apex-Brasil recebeu diversas autoridades, como o Ministro da Agricultura da Espanha, Luis Planas, e o embaixador do Brasil no país, Pompeu Andreucci Neto.

Na oportunidade, Guilherme Coelho convidou o Ministro Luis Planas para conhecer as regiões produtoras de frutas do Brasil. “Está sendo um evento muito positivo. A Espanha é uma grande parceira para o agro do nosso país e esta é uma oportunidade para estreitar ainda mais as relações. Além disso, o evento é uma vitrine das frutas do Brasil para o mundo, pois conta com a participação de 44 países e abre espaço para iniciar conversas sobre abertura de mercado”, comentou o presidente da Abrafrutas.

LEIA MAIS

Orocoense ganha concurso de beleza na Espanha

Luan Alves da Mota, nasceu na cidade de Orocó, Sertão de Pernambuco, mas em busca de uma vida melhor, saiu da terra nata e com apenas 19 anos foi em busca de realizar seus sonhos. Tentou carreira como personal trainer, músico e compositor. Mas foi como modelo que ele ficou mais conhecido.

Luan, filho de Izaneide Alves, mais conhecida como Neidona, participou de um concurso de beleza masculina que acontece todos os anos na Espanha e se deu bem. Ele é o mais vencedor do concurso Mister Global Getxo 2021.

Luan Mota, ganhou o concurso representando o Brasil concorrendo com pessoas de outros países. Com essa vitória, o mesmo se tornou modelo fotográfico de uma agência renomada na Espanha. Quem quiser conhecer a beleza negra exportada para a Espanha, entra no Instagram de luan_motta123 e aprecia todo encanto e beleza desse belo rapaz.

12