Anac investiga se helicóptero que colidiu fazia transporte clandestino

CBMRJ/Divulgação

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que investiga se um dos helicópteros que se chocaram, neste domingo (14), estava realizando transporte aéreo clandestino.

Em nota, a agência informou ter recebido uma denúncia em 2025.

“Especificamente quanto à aeronave PP-MAC, em decorrência de processo de apuração, em 2025, após denúncia de transporte aéreo clandestino, além da autuação por recusa de informações à Anac e, em continuidade à apuração da denúncia, a aeronave foi incluída na lista de monitoramento da unidade de fiscalização, presencialmente”, diz.

Em 2025 e 2026, a Anac fiscalizou 43 aeronaves e 47 tripulantes em nove aeródromos da cidade do Rio de Janeiro. Nessas fiscalizações, a aeronave prefixo PP-MAC não foi localizada.

Os dois helicópteros colidiram e caíram nos arredores da Avenida das Américas, altura do Recreio dos Bandeirantes, na zona sudoeste do Rio de Janeiro, na manhã deste domingo (14). As seis pessoas que estavam nas aeronaves morreram.

LEIA MAIS

Brasileiro apontado como ex-líder do PCC e do CV é preso nos Estados Unidos

Um suposto ex-chefe do Primeiro Comando da Capital (PCC), maior facção criminosa do Brasil, foi preso pela polícia imigratória dos Estados Unidos, segundo anúncio do Departamento de Segurança Interna do país norte-americano (DHS).

Felipe Linares de Oliveira Dell Aquilla, conhecido como “Don”, foi detido pelo ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas) no dia 5 de junho, na cidade de Mooresville, na Carolina do Norte. Ele estava sendo perseguido por agentes federais. No veículo de Felipe foram encontrados diversos aparelhos celulares, uma arma de fogo e dólares americanos.

Segundo o DHS, Don planejava uma fuga para o México e mantinha a esposa contra a vontade dela.

Ele teria liderado, além do PCC, o Comando Vermelho (CV). As duas organizações criminosas foram classificadas pelo governo estadunidense como organizações terroristas estrangeiras no mesmo dia em que Don foi preso.

Ainda segundo o DHS, Felipe é alvo de um mandado de prisão internacional  no Brasil, pelos crimes de associação criminosa e extorsão. Nos Estados Unidos, ele estava em situação migratória irregular e possuía antecedentes criminais.

EUA e Irã anunciam acordo de paz e fim “permanente” das ações militares no Oriente Médio

Cerimônia de assinatura do acordo de paz está prevista para acontecer na próxima sexta-feira (19), em Genebra

Os Estados Unidos e o Irã chegaram neste domingo (14) a um acordo de paz e ao fim “imediato e permanente” das operações militares em todas as frentes, incluindo o Líbano. É o sinal mais forte de que a guerra no Oriente Médio está se aproximando do fim após mais de três meses. Em 19 de junho será realizada uma cerimônia de assinatura em Genebra.

“O acordo com a República Islâmica do Irã já está concluído. Parabéns a todos!”, escreveu Trump em sua rede social Truth Social, pouco depois de o mediador Paquistão afirmar que ambas as partes haviam alcançado um acordo. O primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, publicou no X que um acordo “FOI ALCANÇADO”.

“Autorizo plenamente a abertura sem cobrança de pedágio do Estreito de Ormuz e, simultaneamente, autorizo o levantamento imediato do bloqueio naval dos Estados Unidos. Navios do mundo, liguem seus motores. Que o petróleo flua!”, afirmou.

Pouco depois, no entanto, ele afirmou que a passagem marítima só será reaberta após a assinatura do acordo na sexta-feira (19). Acrescentou na rede Truth Social que “este Grande Acordo trará Paz e Segurança para toda a Região”.

LEIA MAIS

Trump anuncia acordo de paz com o Irã e determina fim de bloqueio naval no Estreito de Ormuz

O presidente Donald Trump disse neste domingo (14) que um acordo de paz com o Irã “já está concluído” e anunciou que o Estreito de Ormuz já está aberto e que os Estados Unidos suspenderam o bloqueio marítimo imposto a Teerã. “O acordo com a República Islâmica do Irã já está concluído. Parabéns a todos!”, escreveu Trump em sua rede social Truth Social, pouco depois de o Paquistão, mediador do processo, afirmar que as duas partes haviam alcançado um acordo.

“Autorizo plenamente a abertura livre de pedágio do Estreito de Ormuz e, simultaneamente, autorizo o levantamento imediato do bloqueio naval dos Estados Unidos. Navios do mundo, liguem seus motores. Que o petróleo flua!”, declarou. Acordo também foi confirmado pelo primeiro-ministro do Paquistão.

O primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, anunciou que Estados Unidos e Irã chegaram a um “acordo de paz” que interrompe imediatamente todas as operações militares no Oriente Médio, inclusive no Líbano, e cuja assinatura ocorrerá em Genebra, em 19 de junho. “Com o acordo já em vigor, os mediadores facilitarão uma série de reuniões nesta semana. Essas discussões prévias à implementação estabelecerão as bases para as conversas técnicas e para a cerimônia oficial de assinatura”, escreveu na rede X Sharif, mediador-chave na guerra do Oriente Médio.

AFP

Trump diz que acordo de paz com o Irã será assinado no domingo (14)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste sábado (13) que o acordo para acabar com a guerra no Oriente Médio está programado para ser assinado no domingo (14), abrindo caminho para a reabertura do estratégico Estreito de Ormuz.

A declaração de Trump contrasta com uma mensagem do Ministério das Relações Exteriores do Irã, que indicou neste sábado que o acordo não seria assinado no domingo, segundo a imprensa estatal.

“O acordo está programado para ser assinado amanhã e, imediatamente após a assinatura, o Estreito de Ormuz estará ABERTO PARA TODOS”, escreveu Trump em uma publicação em sua plataforma Truth Social.

AFP

Estados Unidos dominam Paraguai e goleiam na estreia da Copa do Mundo

O último país-sede a entrar em campo na Copa do Mundo de 2026 teve uma estreia de gala diante de sua torcida. Os Estados Unidos se impuseram em casa e venceram o Paraguai por 3 a 1 no Estádio de Los Angeles, em Inglewood. A equipe comandada pelo técnico Mauricio Pochettino construiu uma vantagem de três gols ainda no primeiro tempo e surpreendeu os paraguaios.

Com grande atuação do meia Christian Pulisic, os norte-americanos contaram com dois gols do atacante Folarin Balogun, que ainda teve outro tento anulado pela arbitragem. O placar foi aberto com um gol contra do volante Damián Bobadilla, do São Paulo, na quarta partida desta Copa do Mundo.

O Paraguai descontou na segunda etapa com o brasileiro naturalizado paraguaio Maurício, jogador do Palmeiras. A seleção sul-americana também conta com outros nomes conhecidos do futebol brasileiro, como Gustavo Gómez, Júnior Alonso, Ramón Sosa e Gatito Fernández. Já na reta final da partida, o meia Giovanni Reyna, ex-Borussia Dortmund e atualmente no Borussia Monchengladbach, sacramentou o placar com um golaço de trivela.

O duelo abriu a disputa do Grupo D da Copa do Mundo. Com a vitória, os Estados Unidos largam na frente com três pontos, enquanto Turquia e Austrália completam a primeira rodada da chave no próximo domingo (14), à 1h (horário de Brasília), no BC Place Stadium.

Lance inusitado – O árbitro Danny Makkelie protagonizou uma situação incomum durante a partida. Inicialmente, o holandês marcou falta de Tim Ream sobre Jorge Almirón e aplicou cartão amarelo ao defensor norte-americano. Pouco depois, porém, foi chamado pelo VAR para revisar o lance por meio do protocolo de erro de identificação.

Após analisar as imagens, Makkelie concluiu que não houve infração e que Almirón havia simulado o contato. Com isso, o juiz anulou o cartão amarelo dado a Ream e advertiu o meia paraguaio por simulação. A decisão chamou atenção porque a revisão ocorreu após o reinício da partida, mas o procedimento está previsto no novo regulamento em situações específicas envolvendo correção de punições disciplinares.

A Tarde

Começa nesta quinta-feira a Copa do Mundo de 2026

REUTERS/Henry Romero/

Começa hoje (11), às 14h30, o evento esportivo mais apaixonante, detentor das maiores audiências do planeta: a Copa do Mundo, que, em 2026, terá três países-sede: México, Estados Unidos e Canadá.

Segundo a Federação Internacional de Futebol (Fifa), cerca de 5 bilhões de pessoas acompanharam a Copa do Mundo do Catar, em 2022.

Só a partida final, disputada entre as seleções da Argentina e da França, contabilizou mais de 1,5 bilhão de espectadores. Foi a maior audiência esportiva da história, de acordo com o relatório oficial da Fifa.

No ambiente digital, também segundo dados oficiais, o alcance acumulado ficou em aproximadamente 262 bilhões de visualizações em diferentes plataformas e quase 6 bilhões de interações.

LEIA MAIS

Fachin autoriza AGU a defender Moraes em processo nos EUA

Presidente dos EUA, Donald Trump; e o ministro do STF, Alexandre de Moraes. — Foto: Jim WATSON / POOL / AFP e Brenno Carvalho / Agência O Globo

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, autorizou a Advocacia-Geral da União (AGU) a atuar em defesa do ministro Alexandre de Moraes em um processo movido contra ele nos Estados Unidos pelo grupo Trump Media e a plataforma Rumble.

Na ação aberta em um tribunal federal do estado da Flórida, as empresas alegam que Moraes busca censurar cidadãos americanos com ordens de restrição e bloqueio de perfis na internet, ferindo assim a liberdade de expressão garantida pela Primeira Emenda da Constituição dos EUA.

O aval de Fachin para que a AGU atue no caso ocorre após Moraes ser notificado por e-mail a responder às acusações. Para o presidente do Supremo, o caso ultrapassa uma questão pessoal e representa uma ameaça à independência do próprio Judiciário.

LEIA MAIS

Lula sobre tarifaço: “Os filhos de Bolsonaro são piores do que ele. São traidores”

Lula e Trump em encontro na Casa Branca — Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta terça-feira (2) o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e sua família ao comentar a proposta do Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês) de aplicar uma tarifa geral de 25% sobre produtos brasileiros. “Os filhos do Bolsonaro conseguem ser piores que ele. São traidores” afirmou. (VEJA O VÍDEO)

Lula afirmou que Flávio tentou negar apoio à nova taxação contra o Brasil, mas relembrou declarações públicas feitas por ele e sua família após o tarifaço de 2025. O presidente citou manifestações dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro em agradecimento a Donald Trump após o anúncio das sanções e disse que outro filho – o deputado federal cassado Eduardo Bolsonaro – também teria elogiado o presidente norte-americano e defendido a aplicação da Lei Magnitsky contra autoridades brasileiras.

Segundo o petista, as declarações evidenciam apoio da família Bolsonaro às medidas adotadas pelos Estados Unidos contra o País. “Foi lá (pedir) para o Trump: ‘Trump, dá uma porrada no Lula. Dá no Lula, porque o Lula vai ganhar as eleições. Trump, não deixa. Prejudica o Lula.’ Imbecil. Ele não sabe que ele não vai prejudicar o Lula. Ele vai prejudicar é o povo brasileiro”, afirmou o presidente.

A declaração foi dada durante cerimônia de inauguração da nova sede do Campus Catalão do Instituto Federal Goiano (IF Goiano).

LEIA MAIS

EUA propõem tarifa de 25% sobre mercadorias brasileiras como punição

Lula e Trump em encontro na Casa Branca — Foto: Ricardo Stuckert

Prazo legal para aplicação de medidas corretivas vai até 15 de julho de 2026, segundo o Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos. Órgão propôs imposição de tarifas a ‘todas as mercadorias’, porém, apresenta uma lista de itens isentos.

O Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) determinou, nesta segunda-feira (1º), que uma série de atos, políticas e práticas do governo brasileiro são “irrazoáveis” e “oneram ou restringem” o comércio norte-americano. Com a conclusão da investigação, respaldada pela Seção 301 da Lei de Comércio de 1974, o órgão propôs a aplicação de medidas corretivas e abriu o caso para consulta pública. A proposta da USTR é aplicação de tarifas de 25% sobre todas as mercadorias do Brasil, com algumas isenções (o documento tem 73 páginas listando os produtos isentos).

LEIA MAIS

Meteoro explode sobre EUA com uma explosão equivalente a 300 toneladas de TNT

Um meteoro que se dirigia para a Terra explodiu sobre o nordeste dos Estados Unidos neste sábado, 30, informou a NASA, e provocou uma série de estrondos que foram ouvidos na região com uma potência equivalente a 300 toneladas de TNT. A bola de fogo se desintegrou sobre o nordeste de Massachusetts e o sudeste de New Hampshire às 14h06 locais (18h06 GMT), disse à AFP a vice-diretora de imprensa da agência espacial, Jennifer Dooren, em um comunicado.

“Essa bola de fogo não estava associada a nenhuma chuva de meteoros atualmente ativa, mas era um objeto natural e não a reentrada de lixo espacial nem de um satélite”, disse ela. “Estima-se que a energia liberada na desintegração tenha sido equivalente a cerca de 300 toneladas de TNT, o que explica os fortes estrondos”.

O meteoro viajava a mais de 120.000 quilômetros por hora a uma altitude de mais de 60 quilômetros quando se desintegrou. Moradores da região ficaram alarmados com os ruídos inesperados e usuários nas redes sociais relataram que foram tão intensos que algumas casas tremeram.

AFP

Foguete da Blue Origin explode na plataforma de lançamento durante teste

Foguete explodiu na plataforma de lançamento
Foto : Blue Origin / Divulgação CP

O foguete New Glenn, da Blue Origin, explodiu enquanto estava na plataforma de lançamento, durante um teste em Cabo Canaveral, na Flórida, informaram nesta quinta-feira (28) veículos de imprensa dos Estados Unidos. “Registramos uma anomalia durante o teste de acionamento de hoje”, acrescentando que “todo o pessoal foi localizado”.

Um vídeo do incidente mostra fumaça saindo da parte inferior do foguete antes de ele ser envolto por uma enorme bola de fogo. O congressista da Flórida, Mike Haridopolos, cujo distrito inclui Cabo Canaveral, afirmou em um comunicado que esteve em contato com o administrador da NASA, Jared Isaacman.

“Estou grato por não haver relatos de feridos e agradecido pelos serviços de emergência, engenheiros e equipes de lançamento que agiram rapidamente”, destacou.

A explosão é o mais recente revés para a empresa de exploração espacial do bilionário Jeff Bezos. No mês passado, o foguete New Glenn fracassou em uma missão para colocar um satélite de comunicações na órbita correta, o que deu origem a uma investigação.

Irã estabelecerá base para Copa no México após mudança do Arizona

O Irã vai sediar sua base de treinamentos na cidade mexicana de Tijuana durante a Copa do Mundo deste ano. A decisão foi tomada após a Fifa aprovar o pedido de alteração do local original, que seria no estado do Arizona, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada pelo presidente da federação de futebol do Irã, Mehdi Taj.

“Estaremos baseados em Tijuana, na fronteira entre o México e os Estados Unidos”, anunciou Taj em vídeo publicado em seu canal no Telegram.

Segundo o dirigente, a mudança estratégica visa evitar complicações burocráticas relacionadas a vistos. Além disso, facilitará a logística, permitindo que a delegação viaje diretamente para o México em voos da Iran Air. Procurada, a Fifa ainda não se pronunciou sobre o caso.

LEIA MAIS

Moraes é intimado em ação movida por empresa de Trump na Justiça dos EUA

Presidente dos EUA, Donald Trump; e o ministro do STF, Alexandre de Moraes. — Foto: Jim WATSON / POOL / AFP e Brenno Carvalho / Agência O Globo

A autorização da intimação desse modo foi dada na última semana pela Justiça americana. Dessa forma, foi enviado um e-mail neste final de semana para o ministro, segundo o advogado da Trump Media e da Rumble.

O ministro do STF Alexandre de Moraes foi intimado via e-mail neste final de semana em uma ação na Justiça americana sobre liberdade de expressão movida pela empresa do presidente americano, Donald Trump, a Trump Media, e a rede social Rumble.

A autorização da intimação desse modo foi dada na última semana pela Justiça americana. Dessa forma, foi enviado um e-mail neste final de semana para o ministro, segundo o advogado da Trump Media e da Rumble, Martin De Luca.

“Hoje, em cumprimento a uma ordem de um tribunal federal dos EUA, a Rumble e a Trump Media notificaram o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal do Brasil, por e-mail”, diz a publicação no X.

O magistrado, acusado de impor ordens secretas a partir do Brasil para silenciar conteúdo protegido pela Primeira Emenda, agora terá que responder perante um tribunal dos EUA.

LEIA MAIS

Disparos são ouvidos próximos à Casa Branca

O presidente Donald Trump estava dentro da Casa Branca no momento do incidente

A Casa Branca entrou em lockdown após disparos serem ouvidos em uma área próxima na noite deste sábado (23).

O suspeito de efetuar os disparos foi baleado por agentes do Serviço Secreto após abrir fogo contra agentes em um posto de controle da residência oficial da presidência dos Estados Unidos, informou uma autoridade.

A pessoa, descrita pela autoridade como portadora de “distúrbios emocionais”, está inconsciente e foi levada ao Hospital George Washington. Um pedestre que transitava pelo local também foi baleado.

LEIA MAIS
123