Queda de monomotor em prédio deixa três mortos em Belo Horizonte

Aeronave decolou do Aeroporto da Pampulha e caiu três minutos após o início do voo; outras duas pessoas seguem internadas em estado grave.

BELO HORIZONTE – Um acidente aéreo na tarde desta segunda-feira mobilizou equipes de resgate na Região Nordeste da capital mineira. Um avião monomotor de pequeno porte atingiu um edifício residencial na Rua Ilacir Pereira Lima, no bairro Silveira, resultando na morte de três pessoas e deixando outras duas feridas.

LEIA MAIS

Avião com deputado e vereador faz pouso forçado e pega fogo em Rondônia

Um avião que levava o deputado federal Maurício Carvalho (União-RO) e o vereador Márcio Pacele (Republicanos) fez um pouso forçado e pegou fogo no distrito de Extrema, em Porto Velho (RO), neste sábado (20). Não houve feridos. Por meio das redes sociais, o deputado afirmou que todos os ocupantes da aeronave estão bem e que houve uma “pane” no avião, o que levou ao pouso forçado.

“Aqui é o deputado federal Maurício Carvalho, estou passando aqui para agradecer todas as ligações, todas as orações, e dizer que estamos todos bem: o piloto, todos os assessores, toda a equipe. Nós tivemos um pouso forçado, com uma pane na aeronave, mas está tudo bem. Infelizmente só (tivemos) danos materiais, um susto, um livramento de Deus”, disse o parlamentar.

Carvalho e Pacele estavam no avião para cumprir compromissos profissionais, conforme relatou o próprio deputado. “Nós estamos voltando agora, neste momento, para casa, de carro, saindo de Extrema (…) Peço compreensão que eu não vou conseguir atender todas as ligações, todos os telefones. Nós estamos em agenda de trabalho, saímos de casa hoje cedo, trabalhando, e infelizmente aconteceu isso”, acrescentou Maurício Carvalho. De acordo com o portal G1, o Corpo de Bombeiros não foi acionado para o ocorrência.

Esradão Conteúdo

Avião com prefeito faz pouso de emergência após pane

O avião de pequeno porte que transportava o prefeito Cícero Lucena (PP), da cidade de João Pessoa (PB), fez um pouso de emergência, neste sábado (27), após apresentar uma pane na região de Alagoa Grande, no Brejo da Paraíba. O episódio foi confirmado pelo próprio gestor nas redes sociais.

Apesar do susto, Lucena e os demais presentes na aeronave não tiveram ferimentos. O avião, no entanto, sofreu danos em uma das asas e no trem de pouso. Segundo o prefeito, a aeronave, que voltava do município de Sousa, perdeu potência durante o trajeto.

“Acabamos de passar por um grande susto. Estava retornando de Sousa, em um avião, e de repente foi perdendo potência o avião. Não tínhamos alternativa de pouso próximo, e nem deu tempo para isso. Na Fazenda São José, nós encontramos um espaço que estava sendo cortado o capim para a silagem e deu para que a gente pousasse com todos em paz, com saúde. Ninguém ferido, só danos materiais do avião, trem de pouso, quebrou a asa”, afirmou.

Em uma publicação nas redes sociais, Cícero Lucena agradeceu em oração após passar pelo susto. O prefeito, que está no segundo mandato, articula uma pré-candidatura ao governo da Paraíba nas eleições de 2026. “Graças a Deus e a São José, apesar do susto, estamos todos bem. Vamos em frente, com o coração ainda mais repleto de fé e gratidão”, agradeceu Lucena.

A Tarde

Avião pega fogo em aeroporto e deixa 12 feridos nos EUA

Um avião da American Airlines sofreu um incêndio depois de uma parada na quinta-feira, 13, no aeroporto internacional de Denver, no Colorado (EUA) e 12 passageiros foram hospitalizados com ferimentos leves. Para tentarem fugir das chamas, os passageiros se aglomeraram na asa da aeronave.

O voo 1006 da American Airlines entre Colorado e Dallas foi desviado para o aeroporto de Denver depois que a tripulação sofreu “vibrações no motor”, informou a Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos. A FAA afirmou que, “depois de aterrissar e enquanto taxiava”, um motor do Boeing 737-800 “pegou fogo e os passageiros deixaram o avião usando os ‘slides'”.

A companhia aérea informou que 172 passageiros e seis tripulantes estavam a bordo do avião. Segundo o aeroporto de Denver, todos foram retirados com segurança, mas 12 foram hospitalizados devido a ferimentos leves.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram uma grande coluna de fumaça e passageiros em pé na asa do avião aguardando pela chegada dos serviços de emergência. Uma série de acidentes aéreos nos Estados Unidos aumentou os temores sobre a segurança nos voos, que também pode ser prejudicada pelos cortes orçamentários nas agências de aviação realizadas pelo governo do presidente Donald Trump. A FAA anunciou que investigará as causas do incidente em Denver.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

A Tarde

 

Avião cai sobre pousada em Gramado, na Serra Gaúcha

Um avião caiu na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, na manhã deste domingo (22). Não houve sobreviventes entre os ocupantes de aeronave, segundo o governador Eduardo Leite. A Defesa Civil Nacional informou de forma preliminar que o avião transportava dez pessoas. Ao menos 15 pessoas foram socorridas a hospitais da região, incluindo pessoas que inalaram a fumaça causada pelo incêndio.

Segundo o jornal Zero Hora, o acidente aconteceu na Avenida das Hortênsias, no centro de Gramado, uma das mais movimentadas da cidade, especialmente nesta época de Natal. Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil foram ao local para atender a ocorrência. O capitão Bastos, da Brigada Militar, informou à Rádio Gaúcha que a aeronave bateu contra um prédio, acertou uma casa e uma loja de móveis.

Destroços teriam atingido uma pousada, onde estavam duas pessoas que foram resgatadas com vida e encaminhadas ao Hospital de Gramado. O local foi isolado. A aeronave saiu do Aeroclube de Canela, vizinha a Gramado, e tinha como destino Jundiaí, no interior de São Paulo.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou em nota que investigadores do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), localizado em Canoas (RS), foram acionados para realizar atender a ocorrência.

A FAB confirmou que a matrícula da aeroanve era PR-NDN. No Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o avião está registrado no nome de Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi. A aeronave bimotor, de nove assentos e modelo PA-42-1000, foi fabricada em 1990 e tinha operação negada para táxi aéreo. A aeronavegabilidade era “normal”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou sua solidariedade com os familiares das vítimas 

Ele disse que a Aeronáutica investigará o acidente e que o governo federal está à disposição do governo e autoridades locais.

“Minha solidariedade aos familiares das vítimas fatais da queda de um avião no centro de Gramado, no Rio Grande do Sul. Espero que os feridos tenham uma rápida recuperação. A Aeronáutica investiga as causas do acidente e o governo federal está à disposição do governo do estado e autoridades locais para esclarecermos o mais breve possível”, escreveu o presidente em sua conta no X (antigo Twitter)

Folha PE

Vídeo: Lula chora ao relembrar pane em avião presidencial

Em visita ao Ceará,  na sexta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chorou ao relembrar a pane no avião presidencial que levou a aeronave a voar em círculos por quatro horas e meia logo após a decolagem, na Cidade do México.

“Semana passada, fiquei quatro horas e meia dentro de um avião, que a gente não sabia se o avião ia cair ou não. O motor estava estragado e ficamos quatro horas e meia dentro do avião, rezando e pedindo a Deus que nos trouxesse com vida”, relembrou o presidente.

A declaração foi dada dez dias após o incidente, durante evento de entrega de unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida e de novos ônibus escolares.

“Estou aqui para dizer a vocês, ninguém, simplesmente ninguém, a não ser Deus, vai impedir que a gente faça deste país uma grande nação, o país da educação, que a gente garanta a todos vocês o direito de ser cidadãos e cidadãs de primeira categoria, e não de terceira, como querem que a gente seja”, completou Lula.

Diário de Pernambuco

Três pessoas morrem em acidente com avião em SP

Três pessoas morreram na queda de um avião na área rural de Salto de Pirapora (SP) no fim da manhã deste sábado (25). Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave perdeu força e bateu na fiação de uma rede de energia elétrica, caindo em uma plantação de eucaliptos.

A causa do acidente é desconhecida. Duas vítimas foram identificadas como Antonio Carlos Quaresma Sanches Muller e Maria Inês Silva Muller.

Eles eram sócios em uma empresa de coleta e transporte de lixo na região de Sorocaba (SP). A terceira vítima não teve a identidade confirmada até a última atualização desta reportagem.

LEIA MAIS

Petrolina: Mistério de avião dando voltas sobre o Projeto Senador Nilo Coelho é solucionado

Moradores do Projeto Senador Nilo Coelho, em Petrolina (PE), do N-01, N-03 e N-05, ficaram assustados com um avião sobrevoando a região por cerca de duas horas em uma rota aparentemente circular na manhã dessa terça-feira (30).

No entanto, tudo era apenas um voo do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da Força Aérea Brasileira, que é responsável por aferir a eficácia dos sistemas de auxílio à navegação aérea, aproximação aérea e pouso instalados em aeroportos brasileiros.

O objetivo do grupo é garantir uma operação segura a todas as aeronaves em circulação no espaço aéreo brasileiro durante todas as fases de voo, sobretudo em condições meteorológicas adversas.

Avião que transportava vacinas contra a Covid-19 na Bahia se choca com Jumento na hora do pouso

O acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira (3), na cidade de Ibotirama, na região oeste da Bahia. O avião da Casa Militar do Governador da Bahia, que fazia o transporte de doses da vacina contra a Covid-19 se e chocou com  um jumento que estava na pista na hora do pouso.

A aeronave transportava quatro caixas com vacinas, que não foram danificadas. De acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), não houve problemas com o imunizante nem com o piloto. A aeronave teve danos pequenos e outro avião foi deslocado para dar a sequência ao transporte das vacinas.

LEIA MAIS

Tempo e atitude do piloto levaram à morte do cantor Gabriel Diniz, diz relatório

(Foto: Internet)

Um relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgado nesta sexta-feira (30), apontou que instabilidade atmosférica, formações meteorológicas e a atitude do piloto levaram à queda da aeronave que transportava o cantor Gabriel Diniz, de 28 anos, em maio de 2019, em Sergipe.

O relatório investigou as causas que levaram ao acidente com a aeronave PT-KLO, modelo PA-28-180, ocorrido no dia 27 de maio de 2019. Segundo o órgão, durante o voo, “sob condições meteorológicas adversas, houve desprendimento de componentes da aeronave em voo, seguindo-se da queda da aeronave.”

LEIA MAIS

Azul Linhas Aéreas passará a fazer voos regulares entre Recife, Serra Talhada e Caruaru

A Azul Linhas Aéreas vai ofertar voos diretos e regulares para o Recife, duas vezes por dia, dos aeroportos Santa Magalhães, em Serra Talhada, e Oscar Laranjeiras, em Caruaru. O início das operações acontece a partir de 11 de novembro e se soma a outras ações do Estado para fomentar o desenvolvimento econômico, social e turístico desses municípios, consolidados como cidades polos.

O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara, durante encontro, no início da tarde de hoje, quinta-feira (8), no Palácio do Campo das Princesas, com as presenças da secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, e de diretores da Azul.

LEIA MAIS

Avião de Bolsonaro arremete em MT por causa da fumaça de queimadas

(Foto: Só Notícias/Cleber Romero)

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (18) que o avião em que ele estava teve de arremeter ao chegar a Sinop, em Mato Grosso, pois a visibilidade “não estava muito boa”. O Pantanal enfrenta uma onda recorde de incêndios, e a fumaça das queimadas já chegou a outras regiões do país.

Hoje quando o avião foi aterrissar, ele arremeteu. Foi a 2ª vez na minha vida que acontece isso, uma vez foi no Rio de Janeiro, e, obviamente, algo anormal está acontecendo, no caso é que a visibilidade não estava muito boa“, disse o presidente.

LEIA MAIS

Avião agiliza transporte de material coletado de suspeitos de Covid-19 no norte da Bahia

(Foto: Núcleo Regional de Saúde)

A aeronave disponibilizada pelo o Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Saúde (SESAB) faz três vôos por semana do aeroporto internacional de Petrolina (PE) em direção a Salvador. O objetivo é transportar, com mais rapidez, material coletado de pacientes com suspeitas do novo coronavírus, que apresentem os sintomas em municípios do norte do estado da Bahia.

No retorno a região, o avião traz medicamentos que são usados pela Secretaria de Saúde e o Hospital Regional de Juazeiro, no combate a Covid-19.

Na remessa embarcada na tarde desse sábado (2), viajaram materiais coletados em municípios da região de Juazeiro e Senhor do Bonfim. Dessa forma o resultado pode ser divulgado em um menor espaço de tempo.

Miguel garante novo voo para São Paulo pela Gol e vê possibilidade de voo inédito para Fortaleza

Informação foi publicada por Miguel em suas redes sociais.

A companhia Gol Linhas Aéreas confirmou, nessa quinta-feira (21), ao prefeito de Petrolina Miguel Coelho, um novo voo para Guarulhos, em São Paulo. Segundo o gestor municipal, a rota deve ser iniciada já no dia 04 de dezembro, com voos no horário da manhã.

Além disso, Miguel disse ter conversado com a diretoria da companhia sobre a possibilidade de novos voos ligando Petrolina a Brasília, Salvador, Recife e um voo inédito para Fortaleza.

“Já vão programando as férias, minha gente, porque além dos 83 novos ônibus operando na cidade a partir de 01 de dezembro, no dia 04 teremos uma nova opção de voo partindo de Petrolina. (…) 2020 promete grandes novidades e já pode vir voando porque estamos mais que prontos!”, disse o prefeito.

Susto: avião que levava Paulo Câmara sofre pane no Recife

(Foto: Jornal do Commercio)

Um avião em que viajavam o governador Paulo Câmara (PSB) e secretários estaduais apresentou um problema técnico, nessa segunda-feira (4). A aeronave, operada pela companhia aérea Gol, sairia do Recife em direção ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Segundo a assessoria de comunicação do governo, a comitiva seguiu no mesmo voo.

Ainda de acordo com a assessoria de comunicação do governo de Pernambuco, estavam no avião com o governador os secretários de Imprensa e Desenvolvimento e um ajudante de ordens. A falha, identificada na turbina, foi corrigida, e a viagem foi realizada. Outras pessoas também estavam no mesmo voo. Paulo Câmara já está em São Paulo.

O voo 01557 estava previsto para decolar às 13h50. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) confirmou que um avião abortou a decolagem, mas que não poderia repassar outras informações.

1234