
Parceria entre Sesab e Fiocruz fortalece políticas públicas de saúde na Bahia



Começa nesta quinta-feira (18) a Feira “Saúde Mais Perto”, promovida pelo Governo da Bahia em Juazeiro. Até sábado (20) os moradores da região Norte terão acesso a serviços de saúde e cidadania, sempre a partir das 8h, na Orla II da cidade.
O atendimento ocorrerá em espaço aberto, mas com estrutura para realização de consultas de triagem para cirurgias de catarata, encaminhamento para a cirurgia e limpeza de lentes de pessoas que já realizaram o procedimento, além de consultas odontológicas, preventivo ginecológico, consulta e avaliação nutricional, imunização e teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C.
A partir desta terça-feira (29), o uso de máscaras volta a ser obrigatório no transporte público e seus locais de acesso (pontos de embarque) na Bahia, bem como em ambientes fechados. A medida será publicada no Diário Oficial de hoje e ainda prevê a suspensão das visitas a pacientes internados em hospitais públicos ou particulares.
Comprovante vacinal volta a ser obrigatório
A determinação foi anunciada na noite de ontem (28), pela secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), por conta do aumento dos casos de Covid-19 no estado. Outra medida que volta que retorna é a obrigatoriedade de apresentar a comprovação de vacinação em eventos com venda de ingresso e nos demais com presença de público que contem com controle de acesso.

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou, na tarde deste sábado (26), a presença da linhagem BQ.1, da variante Ômicron no estado. De acordo com o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) foram sequenciadas ao todo 128 amostras coletadas em outubro e novembro e a BQ.1 representa 32% deste total.
Os resultados positivos para a nova variante foram obtidos nos municípios de Salvador, Candeias, Conceição do Coité, Dias D’Ávila, Euclides da Cunha, Ilhéus, Lauro de Freitas, Mairi, Porto Seguro, Ruy Barbosa, São Sebastião do Passé e Simões Filho.
Eles têm em comum o aumento dos casos de Covid-19 nas últimas semanas. Diante desse resultado, a Sesab alertou para um cenário em que a população deve ter ainda mais atenção com a higiene pessoal e completar o esquema vacinal.

A Bahia registrou, nesta quarta-feira (13), seu primeiro caso de varíola dos macacos. A confirmação veio após o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado testar um paciente que é de Salvador e retornou para o município com febre alta e erupções no corpo.
De acordo com a secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), o paciente chegou a dar entrada em uma unidade hospitalar, porém, está atualmente em isolamento domiciliar. As pessoas que tiveram contato com ele estão sendo monitorados pela pasta.
Há ainda outros dois casos suspeitos de infecção pelo vírus Monkeypox, sem ligação com o paciente mencionado. Os resultados dos exames sairão nos próximos dias.

(Foto: Divulgação)
Os municípios de Jaguarari e Senhor do Bonfim, situados no Norte da Bahia, confirmaram os primeiros casos de flurona da região. A doença consiste na infecção simultânea do paciente pela Covid-19 e Influenza A (H3n2). Os casos não constam no boletim da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), que ontem (4) confirmava apenas oito contaminações simultâneas em Salvador, Feira de Santana e Camaçari.
Senhor do Bonfim
Segundo a Prefeitura, trata-se de uma paciente de 35 anos, que está imunizada com duas doses da vacina contra a Covid-19. Diante da confirmação, a Secretaria de Saúde adotará medidas na cidade. “Além disso, a partir desta semana serão realizadas ações de sanitização de ambientes com maior aglomeração, entre elas: feiras livres, praças e órgãos públicos“, diz a nota.
Jaguarari
São dois casos, segundo o BATV. Um dos pacientes, um homem de 47 anos, tem quadro estável e está internado em Petrolina. O segundo é uma jovem de 22 anos. Ambos são moradores do distrito de Pilar, zona rural do município.

O Laboratório Central da Bahia (LACEN-BA) atualizou, na segunda-feira (20), o número dos casos da variante delta no Estado. Agora são 14 registros e dois óbitos. A segunda morte é de um homem de 45 anos, residente em Senhor do Bonfim, região Norte da Bahia.
Ele havia tomado apenas uma das doses da vacina. A secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) não informou o tipo do imunizante e a data da aplicação no paciente que morreu. Também não foi detalhado se ele tinha alguma comorbidade.
Senhor do Bonfim tem dois casos da delta, assim como as cidades de Medeiros e Vereda. Salvador soma três (sendo um óbito). Ainda há confirmações em Sapeaçu, Conceição do Almeida, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Prado.
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.337 casos de Covid-19. O boletim epidemiológico desta terça-feira (27) também registra 54 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje.
Dos 1.187.550 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.154.936 já são considerados recuperados, 7.020 encontram-se ativos e 25.594 tiveram óbito confirmado.
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.429.150 casos descartados e 231.790 em investigação. Na Bahia, 51.350 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
Vacinação
Com 6.099.484 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 2.399.267 receberam também a segunda aplicação, e mais 246.879 vacinados com o imunizante de dose única, até as 17 horas desta terça-feira, a Bahia já vacinou 56,9% da população baiana com 18 anos ou mais (estimada em 11.148.781) com, pelo menos, a primeira dose.

(Foto: CASSIANO ROSÁRIO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)
As secretarias estaduais de Saúde da Bahia (Sesab) e Pernambuco (SES-PE) se posicionaram desmentindo as informações apresentadas pela Folha de São Paulo, na última sexta-feira (2). Ou seja, não houve qualquer uso do imunizante AstraZeneca/Oxford/ Fiocruz fora do prazo de validade estipulado nos lotes.
LEIA TAMBÉM
“Desde o início da campanha, em 18 de janeiro, o Estado montou uma operação logística para garantir a entrega das vacinas em até 24 horas após a chegada no Programa Estadual de Imunização. Em cada entrega de vacina, são repassadas as notas fiscais onde constam as informações sobre o lote e data de vencimento. O Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) capacita e presta apoio técnico constantemente aos municípios para evitar situações como essa”, diz a nota da SES-PE.

(Foto: Heudes Regis/SEI)
Do lote enviado pelo Governo Federal, a Bahia receberá 143.400 doses de CoronaVac (Butantan) e 201.240 da Pfizer/BioNTech. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas. Ainda segundo o titular da Sesab, a distribuição aos municípios acontecerá ainda hoje (17).
“Hoje (17), desembarcam na Bahia 201.240 doses do imunizante da Pfizer e, amanhã, receberemos 143.400 da Coronavac. Elas serão enviadas para as regionais de saúde e distribuídas,para que possamos seguir com o vacinação em todo Estado“, escreveu no Twitter.
Denúncia contra o Governo Federal
Vilas Boas também usou suas redes sociais para fazer uma denúncia contra o Ministério da Saúde. “Os critérios do Ministério da Saúde para distribuição das vacinas tem induzido assimetrias cada vez mais graves entre os municípios. Convoquei para hoje uma reunião extra da CIB, para que passemos a distribuir proporcional ao % da população do município, e exclusivo por idade“, afirmou.
32 municípios da Bahia estão em alerta, após a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) detectar as variantes da covid-19 do Reino Unido e de Manus. Diante desse registro o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) emitiu uma nota com recomendações direcionadas à população, como a de evitar viagens não essenciais a esses locais.
Juazeiro na lista
Juazeiro é uma das cidades listadas. Nela foi identificada a cepa de Manaus. Segundo a nota, Amargosa, Anguera, Brumado, Camaçari, Cipó, Conceição do Jacuípe, Cruz Das Almas, Dias D’Ávila, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, João Dourado, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Mutuípe, Porto Seguro, Retirolândia, Riachão do Jacuípe, Salvador, Santa Luz, Santo Antônio de Jesus, São Gonçalo dos Campos, São Sebastião do Passé, Serra Preta, Serrinha e Tanhaçu também estão em alerta.
Cepa britânica
Já a variante do Reino Unido foi observada em Ilhéus, Itapetinga, Lauro de Freitas, Prado e Salvador. “Recomendamos que as viagens não essenciais sejam evitadas principalmente para área onde foram detectadas variantes de atenção”, completa o Cievs.
Mais 347 mil doses de vacina contra Covid-19 chegarão à Bahia nesta sexta-feira (26). O voo comercial trazendo a nova remessa tem previsão de pouso no aeroporto de Salvador por volta das 10h. Do total de doses, 141 mil foram produzidas pela Fiocruz e 206 mil pelo Butantan. Com esta carga, a Bahia totalizará 2.039.947 doses de imunizantes recebidos desde o dia 18 de janeiro, quando chegou a primeira remessa.
Com 1.213.020 vacinados contra a Covid-19, dos quais 303.015 receberam também a segunda dose, até as 15 horas desta quinta-feira (25), a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. Na última terça-feira (23) a Bahia ultrapassou a marca de 1 milhão de baianos vacinados com a primeira dose da vacina contra o a doença.
O governador Paulo Câmara anunciou, neste sábado (20), a compra de quatro milhões de doses da vacina Sputnik V, adquirida através de negociação direta do Consórcio Nordeste com o Fundo Soberano da Rússia. Os primeiros lotes do imunizante deverão chegar ao Brasil no mês de abril.
Também neste sábado, chegaram a Pernambuco mais 172 mil doses da Coronavac e outras 36 mil da AstraZeneca/Oxford. Com isso, o governador anunciou, em pronunciamento, o início da vacinação em idosos acima de 70 anos de idade em todo o Estado.

Vilas-Boas já chegou a trocar farpas com Paulo Bomfim, prefeito de Juazeiro durante a pandemia (Foto: Reprodução)
Fábio Vilas-Boas, secretário de Saúde da Bahia teve uma piora no quadro clínico e precisou passar a noite de segunda-feira (22) na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A informação foi divulgada na manhã de hoje (23) pela própria Sesab.
“O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas Boas, segue internado no Hospital Aliança, em Salvador, desde a última sexta-feira (19) em virtude da Covid-19. Ontem à noite teve uma piora do quadro clínico, sendo necessária a transferência para a UTI“, diz uma breve nota da Sesab, divulgada no Twitter.
Ele segue sendo monitorado pelos médicos. “Ele é assistido pelo pneumologista Sérgio Jezler e pelo infectologista Roberto Badaró. Permanece em uso de medicamentos e segue dependente de oxigênio por cateter nasal. Ainda não há previsão de alta“, disse a pasta.
Vilas-Boas está internado desde a última sexta-feira (19). Ele anunciou ter testado positivo para a covid-19 no último dia 16 e apresentava sintomas leves. Porém, o quadro se agravou e demandou internamento.
Os casos ativos voltaram a aumentar na Bahia. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do estado (Sesab), divulgado no final da tarde desta terça-feira (9), 13.534 pessoas que foram contaminadas pelo novo coronavírus ainda estão em tratamento, por isso chamadas de casos ativos. Ontem os casos ativos somavam 13.212 pacientes.
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.584 casos de Covid-19 e 3.222 recuperados. Dos 613.339 casos confirmados desde o início da pandemia, 589.353 já são considerados recuperados e 13.534 encontram-se ativos.