Ministério da Saúde insere vacina pneumocócica 20-valente no Calendário Nacional de Vacinação

Substituta da versão 10-valente, vacina de R$ 500 na rede privada agora é gratuita no SUS para crianças menores de 5 anos, idosos institucionalizados e grupos especiais.

O Ministério da Saúde iniciou neste sábado (20) a aplicação da vacina pneumocócica 20-valente (Pneumo 20) no Sistema Único de Saúde (SUS). O imunizante passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação, com o objetivo de ampliar a proteção contra doenças causadas pela bactéria pneumococo (Streptococcus pneumoniae), tais como pneumonia, meningite, infecções no sangue e otite.

A Pneumo 20 substitui a vacina pneumocócica 10-valente, que era utilizada anteriormente na rede pública. A alteração eleva a cobertura de 10 para 20 sorotipos da bactéria. Segundo o ministério, desde maio foram distribuídas mais de 570 mil doses aos estados, e o cronograma prevê a entrega de mais de 6,1 milhões de doses até o final do ano. Na rede privada, onde o imunizante está disponível desde 2024, o custo por dose pode ultrapassar R$ 500.

LEIA MAIS

Ministério da Saúde suspende temporariamente vacinação contra dengue do Butantan após registro de reações graves

Medida preventiva foi adotada após identificação de 42 eventos adversos severos; duas mortes estão sob investigação e não há comprovação de relação direta com o imunizante

O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (8), a suspensão temporária e preventiva da estratégia de vacinação contra a dengue com o imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan. A decisão foi tomada após o registro de 42 episódios de reações adversas consideradas graves pelo sistema nacional de vigilância pós-vacinação.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, entre os casos monitorados estão três ocorrências classificadas como mais graves, incluindo duas mortes que seguem sob investigação. O governo federal ressaltou, no entanto, que até o momento não existe comprovação de relação direta entre os óbitos e a aplicação da vacina.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina abre cadastro para imunizar bebês contra pneumonia e bronquiolite

A Prefeitura de Petrolina inicia, nesta terça-feira (24), o cadastro para aplicação do Anticorpo Monoclonal Nirsevimabe em crianças prematuras menores 6 meses de vida e menores de dois anos com comorbidades. A medida será necessária para crianças prematuras nascidas entre agosto de 2025 e janeiro de 2026 e menores de 24 meses que apresentem comorbidades, o  laudo médico deve ser levado. A aplicação do imuno será feita por agendamento após comprovação que a criança se encaixa nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Entre as comorbidades indicadas estão: cardiopatia congênita com repercussão hemodinâmica, doença pulmonar crônica da prematuridade (DPCP), imunocomprometimento grave (inato ou adquirido), fibrose cística, doenças neuromusculares graves, Síndrome de Down, além de anomalias congênitas das vias aéreas e outras doenças pulmonares graves.

O cadastro será realizado por meio da Secretaria Municipal de Saúde e segue as orientações repassadas pelo Ministério da Saúde. O imuno é indicado para prevenir infecções causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal responsável por casos de pneumonia e bronquiolite em bebês e crianças pequenas.

A entrega da documentação deve ser realizada na Unidade Básica de Saúde Amália Granja, localizada na Rua Irmã Maria A. Souza, nº 389, no bairro Vila Mocó. Para efetuar o cadastro, é necessário apresentar Cartão do SUS, CPF e/ou Certidão de Nascimento da criança, comprovante de residência, caderneta de vacinação, peso corporal atualizado e laudo médico contendo o CID.

A Secretaria de Saúde reforça que a iniciativa tem o objetivo de prevenir as formas graves da doença, reduzir a necessidade de internações, especialmente em Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP), e diminuir a sobrecarga dos serviços de saúde para estas doenças.

Ascom

Secretaria de Saúde informa mudança no drive-thru da Porta do Rio em Petrolina

A Secretaria de Saúde de Petrolina informa que, devido aos fortes ventos e condições climáticas na cidade, o polo de drive-thru montado na Porta do Rio precisou ser desmontado neste sábado (31). Isso ocorreu após o comprometimento da estrutura.

As pessoas que estavam agendadas para o polo neste fim de semana devem se dirigir ao drive da Avenida da Integração, em frente à loja Lúcia Gomes.

Covid-19: Brasil deve receber 69,4 milhões de doses de vacinas em setembro

O Ministério da Saúde deve receber, em setembro, 69,4 milhões de doses de vacina covid-19. Com essa projeção, a expectativa é que mais de 132,7 milhões de doses sejam entregues pelos laboratórios contratados nos próximos dois meses.

No mês de agosto, a previsão do ministério é de 63,3 milhões de vacinas.

Para o Ministério da Saúde, a previsão coloca o Brasil no caminho para cumprir a meta de que toda população brasileira acima de 18 anos esteja vacinada com a primeira dose da vacina contra covid-19 em setembro.

De acordo com o ministério, até o momento, 98,3 milhões de brasileiros receberam a primeira dose da vacina. O número representa 61,4% da população vacinável, estimada em 160 milhões de pessoas. Foram distribuídas 176,2 milhões e, dessas, mais de 137 milhões foram aplicadas, sendo 98 milhões de primeira dose e 39 milhões da segunda dose ou dose única.

Com informações da Agência Brasil.

Países anunciam aplicação de terceira dose de vacina contra a Covid-19

O Ministério de Saúde Pública do Uruguai anunciou, nesta quarta-feira (28), que todos os vacinados no país com as duas doses do imunizante CoronaVac poderão receber uma terceira injeção do fármaco produzido pela Pfizer.

De acordo com um comunicado divulgado pela pasta, a medida se baseia na recomendação de uma comissão que assessora o governo uruguaio. O documento prevê uma aplicação escalonada, válida para quem recebeu a segunda dose da CoronaVac há pelo menos 90 dias.

LEIA MAIS

96 milhões de brasileiros são vacinados contra a covid-19 na primeira dose. Número de mortes cai cerca de 42%

Número de casos e de óbitos pela Covid-19 caíram cerca de 40%, em um mês, de acordo com dados do Localiza SUS, plataforma do Ministério da Saúde.

Os números consideram a média móvel de casos e mortes de 25 de junho a 25 de julho deste ano. No caso das mortes, a queda é de 42%: passou de uma média móvel de 1,92 mil para 1,17 mil, no período.

O número de casos caiu para 42,77 mil na média móvel de domingo (25), o que representa redução de 40% em relação ao dia 25 de junho, segundo o Ministério da Saúde.

LEIA MAIS

Juazeiro aplica segunda dose da vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira

(Foto: Ascom PMJ)

Idosos e profissionais da Saúde de Juazeiro, que ainda não receberam a 2ª dose da vacina contra o novo coronavírus, poderão receber o imunizante nesta quarta-feira (28).

Os trabalhadores da saúde podem ir à Escola Iracema Pereira Paixão, que fica no bairro São Geraldo, das 07h30 às 12h e das 14h às 16h, ou no Centro de Saúde III, bairro Angary, das 08h às 12h.

Já os idosos podem comparecer aos seguintes pontos de vacinação:

LEIA TAMBÉM

Pernambuco registra 2.597 casos e 75 mortes por Covid-19 nas últimas 24h

Petrolina confirma mais 224 casos e seis óbitos por covid-19

LEIA MAIS

Mais de 53 mil doses da vacina contra a Covid-19 já foram aplicadas em Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

O número não significa quantidade de pessoas. Até porque, algumas delas podem ter tomado mais de uma dose da vacina, mas já é uma quantidade considerável de doses de vacinas contra o novo coronavírus no município de Petrolina.

Já foram aplicadas mais de 53 mil doses da vacina. Desse total, mais de 39 mil foram de primeira dose e cerca de 14 mil pessoas, que compõem os grupos prioritários, já estão com ciclo vacinal completo após a aplicação da segunda dose.

LEIA MAIS

Curaçá avança no Plano de Imunização e começa a vacinar idosos com 60 anos

(Foto: Internet)

A prefeitura municipal de Curaçá, cidade do norte da Bahia, avança no Plano Nacional de Imunização e já começa a vacinar nesta terça-feira (6), idosos com idade a partir de 60 anos.

Para agilizar o processo e evitar aglomeração, será realizado um drive thru, a partir das 8h da manhã, na Avenida Dr. Pedro Santos Torres, em frente a antiga Secretaria de Saúde.

Para tomar a vacina, o idoso precisa apresentar o cartão do SUS, RG, CPF, comprovante de residência e cartão de vacinação.

Idosos com 63 anos continuarão sendo vacinados nesta segunda-feira em Petrolina

(Foto: Jonas Santos/PMP)

Idosos com 63 anos de idade ou mais, que ainda não foram imunizados contra a Covid-19, poderão ser vacinados ainda a partir desta segunda-feira (5). Veja abaixo a relação dos postos de vacinação:

  • IGEPREV, no Centro;
  • Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC), na Cohab Massangano;
  • Centro de Convivência do Idoso Mimi Cruz, no Alto do Cocar;
  • SESI, na Vila Mocó.
LEIA MAIS

Petrolina vacina idosos a partir de 63 anos contra a Covid-19 neste sábado em sistema de drive-thru

(Foto: Jonas Santos/PMP)

Profissionais da Secretaria de Saúde de Petrolina estarão disponíveis neste sábado (3) para iniciar a vacinação contra a Covid-19 em idosos com idade a partir de 63 anos que já estejam cadastrados na plataforma de vacinação do município.

O atendimento será através do sistem drive-thru e ocorrerá no Estacionamento da Justiça Federal, na Avenida da Integração e no estacionamento do River Shopping das 8h às 17h. As pessoas nesta faixa etária que ainda não fizeram, devem fazer o cadastro no site vacinacaopetrolina.tisaude.com

LEIA MAIS

Bahia receberá nova remessa de vacinas nesta sexta-feira

(Foto: SESAB)

Mais 347 mil doses de vacina contra Covid-19 chegarão à Bahia nesta sexta-feira (26). O voo comercial trazendo a nova remessa tem previsão de pouso no aeroporto de Salvador por volta das 10h. Do total de doses, 141 mil foram produzidas pela Fiocruz e 206 mil pelo Butantan. Com esta carga, a Bahia totalizará 2.039.947 doses de imunizantes recebidos desde o dia 18 de janeiro, quando chegou a primeira remessa.

Com 1.213.020 vacinados contra a Covid-19, dos quais 303.015 receberam também a segunda dose, até as 15 horas desta quinta-feira (25), a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. Na última terça-feira (23) a Bahia ultrapassou a marca de 1 milhão de baianos vacinados com a primeira dose da vacina contra o a doença.

LEIA MAIS

Covid-19: prefeitura de Lagoa Grande começa a vacinar idosos com idade a partir de 70 anos

A Secretaria de Saúde do Município de Lagoa Grande, Sertão de Pernambuco, realiza drive thru nesta quarta-feira (24) para vacinar idosos com idade a partir de 70 anos da idade. Esse público será atendido das 8h às 12h, no PSF 04, na Avenida Central, do distrito de Vermelhos.

Na quinta-feira, 25 de março, o drive thru será realizado das 8h às 12h, no PSF 05, localizado em Jutaí. Na sexta-feira (26), a vacinação em drive thru será das 8h as 12h, no PSF 01, localizado na Rua Chile, no centro de Lagoa Grande.

As autoridades recomendam que é preciso fazer uso de máscara e é preciso levar CPF ou cartão do SUS e também um comprovante de residência.

Governadores do Nordeste compram 37 milhões de doses da vacina russa Sputnik V

Grupo que reúne os nove governadores do Nordeste assinaram na manhã desta quarta (17), o contrato com Fundo Soberano Russo de compra de 37 milhões de doses da vacina russa Sputnik V. A tarde aconteceu uma agenda do Consórcio Nordeste com o ministério da Saúde para assinatura do termo que disponibilizará as 37 milhões de doses ao plano nacional de imunização. Ou seja, sua distribuição para população brasileira pelo PNI de forma proporcional e igualitária.

O primeiro diálogo se iniciou em agosto do ano passado. No primeiro diálogo havia uma expectativa de R$ 50 milhões de doses, mas na assinatura do contrato ela foi finalizada em 37 milhões de doses. Cada Estado assinou porque na questão jurídica de contrato não é permitido em termos de consórcio e teria que ser feito por cada Estado. Então foi feito por cada estado do Nordeste e juntos totalizaram esses 37 milhões.

LEIA MAIS
123