Ministério da Saúde insere vacina pneumocócica 20-valente no Calendário Nacional de Vacinação

Substituta da versão 10-valente, vacina de R$ 500 na rede privada agora é gratuita no SUS para crianças menores de 5 anos, idosos institucionalizados e grupos especiais.

O Ministério da Saúde iniciou neste sábado (20) a aplicação da vacina pneumocócica 20-valente (Pneumo 20) no Sistema Único de Saúde (SUS). O imunizante passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação, com o objetivo de ampliar a proteção contra doenças causadas pela bactéria pneumococo (Streptococcus pneumoniae), tais como pneumonia, meningite, infecções no sangue e otite.

A Pneumo 20 substitui a vacina pneumocócica 10-valente, que era utilizada anteriormente na rede pública. A alteração eleva a cobertura de 10 para 20 sorotipos da bactéria. Segundo o ministério, desde maio foram distribuídas mais de 570 mil doses aos estados, e o cronograma prevê a entrega de mais de 6,1 milhões de doses até o final do ano. Na rede privada, onde o imunizante está disponível desde 2024, o custo por dose pode ultrapassar R$ 500.

LEIA MAIS

Dengue: Anvisa cria grupo para avaliar segurança da vacina do Butantan

Vacina contra a dengue do Instituto Butantan (Walterson Rosa/MS)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) instituiu nesta terça-feira (16) grupo de trabalho para aprofundar a avaliação da segurança da vacina contra a dengue Butantan-DV.

De acordo com a Portaria nº 715/2026, cabe ao novo colegiado coordenar e dar suporte técnico às atividades de um painel de especialistas, responsável por analisar dados clínicos de eventos adversos notificados após a aplicação do imunizante.

Segundo a norma, o grupo de trabalho atuará na avaliação de informações complementares apresentadas pelo detentor do registro da vacina e na consolidação de dados necessários para revisar o perfil de risco e benefício do produto.

A iniciativa ocorre no contexto do monitoramento contínuo da segurança de vacinas, conhecido como farmacovigilância.

LEIA MAIS

SUS inclui nova terapia para pacientes adultos com leucemia mieloide

Tratamento servirá a casos agudos em que não cabe quimioterapia – Paulo Pinto/Agência Brasil

O Ministério da Saúde passará a inserir, no Sistema Único de Saúde (SUS), o tratamento combinado de venetoclax com azacitidina para pacientes adultos com leucemia mieloide aguda recém-diagnosticada.

A combinação dos medicamentos é indicada a pacientes que, por condições clínicas, não são elegíveis ao tratamento padrão com quimioterapia intensiva, sendo mais uma alternativa de terapia para esse público.

De acordo com Portaria nº 30/2026, publicada nesta segunda-feira (15), a nova opção será disponibilizada na rede pública de saúde em 180 dias, conforme prevê norma federal que regula a incorporação de tecnologias no SUS.

A medida segue recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e está alinhada ao Protocolo Clínico do Ministério da Saúde.

LEIA MAIS

Ministério da Saúde libera R$ 47,4 milhões para obras e equipamentos do SUS em Pernambuco

O Ministério da Saúde anunciou na sexta-feira (12) a liberação de R$ 47,4 milhões para investimentos na rede pública de saúde em Pernambuco. Os recursos serão destinados à construção de novas unidades de saúde, aquisição de equipamentos hospitalares e ressarcimento de obras concluídas por municípios do estado.

Do total, R$ 27,3 milhões serão aplicados no início de dez obras previstas no Novo PAC Saúde. Os investimentos incluem a construção de oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos municípios de Camaragibe, Escada, Frei Miguelinho, Pedra, São Caetano, Timbaúba, Vitória de Santo Antão e Recife, além de um Centro Especializado em Reabilitação (CER), em Garanhuns, e um Centro de Atenção Psicossocial (Caps), em João Alfredo.

Segundo o Ministério da Saúde, Pernambuco passa a contar com 203 obras da área da saúde que já receberam ordem de serviço desde o lançamento do Novo PAC. Uma Unidade Básica de Saúde foi inaugurada nesta sexta-feira em Abreu e Lima.

O estado também receberá dez conjuntos de equipamentos voltados à realização de procedimentos especializados. Serão sete kits para cirurgias gerais destinados aos municípios de Afogados da Ingazeira, Moreno, Olinda, Petrolina e Recife, além de três conjuntos para cirurgias oftalmológicas em Garanhuns, Petrolina e Salgueiro. O investimento previsto é de R$ 15,3 milhões. Além disso, Recife será contemplado com um tomógrafo, equipamento avaliado em R$ 2,1 milhões.

Outra parte dos recursos será destinada ao ressarcimento de despesas realizadas por municípios que concluíram obras no âmbito do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Saúde. Pernambuco terá 11 empreendimentos contemplados, localizados nos municípios de Calçado, Feira Nova, Ouricuri, Palmares, Sertânia, Canhotinho, Cumaru, Limoeiro e Terezinha. As obras incluem Unidades Básicas de Saúde e Academias da Saúde que já estão em funcionamento.

Em todo o país, o Ministério da Saúde informou a liberação de R$ 577,2 milhões para obras e ações de infraestrutura do Sistema Único de Saúde (SUS). Os recursos serão destinados a 393 empreendimentos, entre novas construções e ressarcimento de obras concluídas.

Diario de Pernambuco

Butantan mantém estudo sobre vacina da dengue em idosos

Vacina contra a dengue do Instituto Butantan (Walterson Rosa/MS)

O Instituto Butantan reiterou que manterá em andamento o estudo clínico sobre a vacina contra a dengue conduzido desde janeiro em quatro centros de pesquisa na Região Sul do país. A informação já havia sido levantada na segunda-feira (8), durante entrevista coletiva do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que anunciou a suspensão da imunização com a vacina produzida pelo instituto.

O estudo clínico pretende investigar como populações que não tiveram contato com a dengue reagem à vacinação, com foco nos idosos, avaliando a segurança e comparando a resposta imunológica por meio de testes laboratoriais. Um dos objetivos é entender se a produção de anticorpos dos participantes idosos é semelhante à do grupo adulto, alvo de estudos anteriores com o imunizante.

LEIA MAIS

Investigação sobre vacina contra dengue do Butantan não tem prazo para ser concluída, diz governo

Vacina contra a dengue do Instituto Butantan (Walterson Rosa/MS)

Não há prazo definido para que a investigação que envolve a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan seja concluída, afirmaram representantes do Ministério da Saúde, em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (8).

O imunizante teve a aplicação suspensa temporariamente pelo governo federal após três pessoas apresentarem reações graves, com internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Duas vieram a óbito.

Segundo o Ministério da Saúde, enquanto rapidez nas análises é cobrada, o processo seguirá os protocolos de segurança e farmacovigilância adotados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O número de cidades que receberam a vacina durante a campanha, iniciada em janeiro deste ano, não foi divulgado.

Ao todo, segundo dados repassados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), foram aplicadas 501.044 doses da vacina entre janeiro e 30 de maio deste ano.

LEIA MAIS

Ministério da Saúde suspende temporariamente vacinação contra dengue do Butantan após registro de reações graves

Medida preventiva foi adotada após identificação de 42 eventos adversos severos; duas mortes estão sob investigação e não há comprovação de relação direta com o imunizante

O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (8), a suspensão temporária e preventiva da estratégia de vacinação contra a dengue com o imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan. A decisão foi tomada após o registro de 42 episódios de reações adversas consideradas graves pelo sistema nacional de vigilância pós-vacinação.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, entre os casos monitorados estão três ocorrências classificadas como mais graves, incluindo duas mortes que seguem sob investigação. O governo federal ressaltou, no entanto, que até o momento não existe comprovação de relação direta entre os óbitos e a aplicação da vacina.

LEIA MAIS

Mais de 224 mil crianças em Pernambuco estão acima do peso, aponta Ministério da Saúde

Levantamento mostra que 36% das crianças de até 9 anos apresentam excesso de peso no estado; especialistas alertam para a importância da atividade física e de hábitos saudáveis

Pernambuco registrou 224.332 crianças entre 0 e 9 anos com excesso de peso em 2025, segundo dados do Panorama da Obesidade em Crianças e Adolescentes, divulgado pelo Ministério da Saúde. O número representa 36% do total de crianças acompanhadas nessa faixa etária pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN).

O levantamento revela um aumento em relação ao ano anterior. Em 2024, o percentual de crianças acima do peso ideal era de 34%, o que demonstra uma elevação de dois pontos percentuais em apenas um ano.

LEIA MAIS

Petrolina amplia vacinação contra HPV e inclui novo público prioritário

Secretaria de Saúde fortalece políticas de prevenção no município

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou a ampliação da vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) no município. A partir de agora, mulheres diagnosticadas e tratadas contra lesões relacionadas ao câncer do colo do útero passam a integrar o grupo prioritário para receber o imunizante na rede pública de saúde.

A medida segue diretrizes do Ministério da Saúde e tem como objetivo fortalecer as ações de prevenção ao câncer do colo uterino, uma das doenças mais comuns entre as mulheres e diretamente associada à infecção persistente pelo HPV.

LEIA MAIS

SUS adota novo exame para rastrear câncer colorretal na população

Público-alvo abrange pessoas assintomáticas entre 50 e 75 anos

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (21) a incorporação de um novo protocolo nacional para rastreamento do câncer colorretal no Sistema Único de Saúde (SUS). O Teste Imunoquímico Fecal (FIT, na sigla em inglês) passa a ser o exame de referência para homens e mulheres assintomáticos entre 50 e 75 anos de idade. Segundo a pasta, o teste apresenta sensibilidade entre 85% e 92% para identificar possíveis alterações.

A estratégia pode ampliar o acesso de mais de 40 milhões de brasileiros à prevenção e à detecção precoce da doença, segundo o ministério.

Esse tipo de câncer é o segundo mais frequente no Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para cada ano do triênio 2026-2028 é de 53,8 mil novos casos.

LEIA MAIS

Prefeitura conclui ciclo de ações de saúde no sistema prisional de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, concluiu, neste mês de maio, mais uma etapa das ações de educação em saúde e testagens rápidas realizadas na Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes. A iniciativa segue as diretrizes do Ministério da Saúde voltadas ao fortalecimento do acesso à saúde, ao diagnóstico precoce e à assistência integral da população privada de liberdade. Desenvolvida entre novembro de 2025 e maio de 2026, a ação contou com a parceria da VIII Gerência Regional de Saúde.

Ao longo do período, 618 pessoas privadas de liberdade foram contempladas, com a realização de 2.472 testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além da testagem, as equipes promoveram atividades educativas, orientações e ações de conscientização voltadas ao autocuidado e à ampliação do acesso à informação qualificada no ambiente prisional.

A iniciativa integra as estratégias permanentes do Programa Municipal de Doenças Vetoriais Negligenciadas e Infecções Sexualmente Transmissíveis fortalece as ações de vigilância, prevenção e assistência, além de ampliar o cuidado integral ofertado pela Secretaria de Saúde.

Demora de Lula na compra de Coronavac causou desperdício de R$ 260 mi

Até R$ 330 milhões podem ter sido perdidos com doses não utilizadas

O governo Lula desperdiçou ao menos R$ 260 milhões em vacinas Coronavac, imunizante contra a Covid-19. O Tribunal de Contas da União concluiu que a demora do Ministério da Saúde em fechar o contrato de compra foi a principal causa do prejuízo.

A negociação se arrastou por mais de sete meses, entre fevereiro e setembro de 2023. Quando os lotes finalmente chegaram, em outubro, a vacina já estava em desuso no SUS e os imunizantes tinham validade curta. Ao menos 8 milhões das 10 milhões de doses adquiridas foram incineradas sem nunca ter saído do armazém do ministério.

O prejuízo pode ser ainda maior. Considerando as doses enviadas aos estados, das quais apenas 260 mil foram aplicadas, o rombo pode alcançar R$ 330 milhões, valor total do contrato. No pior cenário, 97% de toda a compra acabou no lixo.

O TCU agora cobra explicações de dois ex-diretores da área de compras do Ministério da Saúde. O governo, em sua defesa, culpa a gestão Bolsonaro pelo problema e diz ter seguido as normas da Organização Mundial da Saúde.

Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados

Alguns estados que tiveram mortes e casos por bebidas contaminadas por metanol estarão em alerta neste carnaval para as bebidas adulteradas. Segundo o Ministério da Saúde, em 2025. o Brasil confirmou 76 casos de intoxicação por metanol associada ao consumo de bebidas alcoólicas. Outras 29 ocorrências ainda estão em investigação. No mesmo período, houve 25 óbitos confirmados, além de oito em investigação. Este ano, até 3 de fevereiro, foram confirmados sete casos e 13 estão sendo investigados.

São Paulo foi o estado mais atingido. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP) atualizou, na quarta-feira (11), o balanço de ocorrências relacionadas à intoxicação por metanol. No total, foram confirmados 52 casos, sendo 12 mortes (quatro homens de 26, 45, 48 e 54 anos residentes da cidade de São Paulo; uma mulher de 30 anos e um homem de 62 anos, de São Bernardo do Campo; dois homens de 23 e 25 anos e uma mulher de 27 anos, de Osasco; um homem de 37 anos, de Jundiaí; um homem de 26 anos, de Sorocaba; e um homem de 26 anos, de Mauá).

Atualmente, quatro mortes permanecem sob investigação: uma em Guariba, de um paciente de 39 anos, uma de São José dos Campos (31 anos) e dois de Cajamar (29 e 38 anos). A Secretaria de Estado da Saúde alerta a população para os riscos da ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas e reforça a importância de adotar cuidados durante o carnaval. A recomendação é adquirir produtos apenas de estabelecimentos regularizados, verificar a procedência das bebidas e evitar o consumo de itens de origem desconhecida.

O Centro de Vigilância Sanitária (CVS) do estado de São Paulo está coordenando ações junto às Vigilâncias Sanitárias Municipais, responsáveis pela inspeção de estabelecimentos e vendedores ambulantes que oferecem alimentos e bebidas alcoólicas, incluindo a verificação da origem e procedência dos produtos.

Recomendação – O CVS recomenda que bares, empresas e demais estabelecimentos redobrem a atenção quanto à procedência dos produtos e que a população adquira apenas bebidas de fabricantes legalizados, com rótulo, lacre de segurança e selo fiscal, evitando opções de origem duvidosa e prevenindo casos de intoxicação que podem colocar a vida em risco.

Bahia – Foram confirmados nove casos de intoxicação por metanol na Bahia. Três evoluíram para óbito, um residente em Ribeira do Pombal, um em Cansanção e outro em Juazeiro.

A Secretaria da Saúde (Sesab), em parceria com o Ministério da Saúde, informou que reforçou os estoques do antídoto para tratamento da intoxicação por metanol caso haja necessidade. Acrescentou que tem incentivado os municípios a reforçar a fiscalização da venda e distribuição de bebidas destiladas.

Agência Brasil

Ministro assina contrato para compra de vacina da dengue do Butantan

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou nesta sexta-feira (19), em São Paulo, o contrato de aquisição das primeiras doses de vacina contra a dengue que estão sendo produzidas pelo Instituto Butantan. O contrato para a entrega dessas primeiras doses é de cerca de R$ 368 milhões. Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início deste mês, a Butantan-DV é o primeiro imunizante contra a dengue em dose única no mundo e foi testada para ser aplicada na população brasileira entre 12 a 59 anos de idade.

Nos próximos dias, o Butantan deverá entregar ao ministério 300 mil doses da vacina, que serão utilizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) para vacinar voluntários que participaram dos estudos do imunizante e também para vacinação nos municípios de Botucatu, em São Paulo, e Maranguape, no Ceará (CE) e, possivelmente, também para os cidadãos de Nova Lima, em Minas Gerais, onde serão feitos estudos para avaliar a vacinação em massa da população. A expectativa do ministro é de que essas primeiras doses já comecem a ser aplicadas entre os dias 17 e 18 de janeiro.

“Vários estudiosos apontam a possibilidade de uma alta capacidade de controle da infecção e do quadro epidêmico da dengue se a gente chegar entre 40% e 50% da população vacinada. Vamos começar a vacinação nessas cidades para acompanhar o impacto que isso tem nessas cidades. Vamos acompanhar isso por um período de anos para avaliar aquilo que pode ser uma parte importante da estratégia do resultado da aceleração da vacinação no país”, explicou Padilha.

Até o final do mês de janeiro, o Butantan deverá entregar mais 1 milhão de doses ao Ministério da Saúde, que serão utilizadas para vacinar os profissionais da Atenção Primária, que atuam nas unidades Básica de Saúde (UBS) e em visitas domiciliares.

Agência Brasil

Ministério da Saúde repassa R$ 100 milhões para combate à tuberculose em 913 municípios

O Ministério da Saúde anunciou o repasse de R$ 100 milhões a 913 municípios para reforçar o combate à tuberculose. Os locais respondem por 67% dos casos novos da doença registrados em 2024. Critérios como vulnerabilidade social e territórios com populações privadas de liberdade e comunidades indígenas também foram levados em conta. Além das prefeituras, 24 secretarias estaduais de saúde e o Distrito Federal foram habilitados para receber os recursos.

Para articular a implementação nas cidades, o governo federal promoveu debates com orientações técnicas aos gestores locais. Segundo Fernanda Dockhorn, coordenadora-geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Microbactérias Não Tuberculosas do Ministério da Saúde, “este é um marco muito importante para a vigilância e para o nosso objetivo, como país, de eliminar a tuberculose como problema de saúde pública”.

Brasil registra queda histórica nos casos de dengue em 2025, mas mantém estado de alerta

Transmitida pelo ar – quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala – a tuberculose tem como principal sintoma a tosse persistente, que costuma durar três semanas ou mais. Moradia e alimentação ainda são condições relacionadas ao adoecimento.  “A tuberculose está ligada muito às condições de vida da população. Então, as populações que vivem em uma situação de empobrecimento, em ambientes aglomerados, onde o ar não circula tão bem, estão mais sujeitas ao adoecimento. Além disso, as pessoas em situação de vulnerabilidade social, muitas vezes, vivenciam mais dificuldades de acesso a serviços e diagnóstico tardio”, aponta a especialista.

E complementa. “Se uma pessoa vivencia problemas em relação à segurança alimentar, está com dificuldades de ter acesso a uma alimentação adequada, ela acaba tendo maior risco de ter tuberculose depois de uma infecção”.  A ação integra a política de saúde voltada ao fortalecimento da vigilância epidemiológica, prevenção e controle da tuberculose em contextos de alta vulnerabilidade social.

Brasil 61

123