Prefeitura conclui ciclo de ações de saúde no sistema prisional de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, concluiu, neste mês de maio, mais uma etapa das ações de educação em saúde e testagens rápidas realizadas na Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes. A iniciativa segue as diretrizes do Ministério da Saúde voltadas ao fortalecimento do acesso à saúde, ao diagnóstico precoce e à assistência integral da população privada de liberdade. Desenvolvida entre novembro de 2025 e maio de 2026, a ação contou com a parceria da VIII Gerência Regional de Saúde.

Ao longo do período, 618 pessoas privadas de liberdade foram contempladas, com a realização de 2.472 testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além da testagem, as equipes promoveram atividades educativas, orientações e ações de conscientização voltadas ao autocuidado e à ampliação do acesso à informação qualificada no ambiente prisional.

A iniciativa integra as estratégias permanentes do Programa Municipal de Doenças Vetoriais Negligenciadas e Infecções Sexualmente Transmissíveis fortalece as ações de vigilância, prevenção e assistência, além de ampliar o cuidado integral ofertado pela Secretaria de Saúde.

Advogado suspeito de mandar vídeo íntimo para filha de 16 anos é transferido para presídio em Arcoverde

O advogado de 34 anos, suspeito de estupro de vulnerável contra a própria filha de 16 anos, foi transferido neste sábado (30) para o Presídio Advogado Brito Alves (PABA), em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. A prisão preventiva foi determinada pela Justiça após ele descumprir medidas cautelares. A identidade do homem não é revelada para preservar a vítima. A transferência ocorreu após uma audiência de custódia na sexta-feira (29), que confirmou a legalidade do mandado de prisão.

O município de Inajá, onde o crime teria ocorrido, fica a cerca de 132 km de Arcoverde.O investigado havia sido preso em flagrante em 16 de agosto, mas foi solto no dia seguinte para cumprir medidas cautelares da Lei Maria da Penha, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica. No entanto, segundo a polícia, ele não instalou o equipamento no prazo e foi visto consumindo bebida alcoólica em um bar. Diante das irregularidades, o delegado responsável pelo caso comunicou o descumprimento ao juiz, que decretou a prisão preventiva. O advogado se apresentou na Delegacia de Floresta na quinta-feira (28), quando o novo mandado foi cumprido.

‘Nunca foi pai, foi genitor’ – Familiares da adolescente relataram ao g1 que o advogado nunca demonstrou afeto pela filha. Segundo um parente, ele chegou a duvidar da paternidade e só registrou a menina após um exame de DNA, mantendo uma relação distante desde então. Os nomes dos entrevistados foram preservados.

Dois parentes da adolescente relataram ao g1 que o homem nunca demonstrou afeto ou proximidade com a filha desde a gravidez. Os nomes dos entrevistados foram preservados para resguardar a identidade da vítima. Segundo um dos familiares, o advogado chegou a levantar dúvidas sobre a paternidade e só reconheceu a menina após um exame de DNA. Mesmo assim, a relação de pai e filha nunca teria existido de fato.

Mensagens enviadas para adolescente

O inquérito policial mostra que a investigação se baseia também em prints de mensagens trocadas entre o advogado e a adolescente. Nos diálogos, ele envia conteúdos de teor sexual, insiste para que a vítima visualize os arquivos e pede que não conte a ninguém. Em uma das conversas, o homem pergunta se a filha estava sozinha e se a avó dela lia as mensagens. Em outro trecho, afirma que gostaria de mostrar “uma coisa”, mas admite que poderia parecer “safado”.

Na sequência, ele envia vídeos íntimos, apaga, e depois insiste em reenviar. A adolescente bloqueou o contato do pai logo após receber o material. No depoimento à polícia, o advogado afirmou que trocava mensagens com outra mulher no mesmo momento em que falava com a filha e que teria enviado os vídeos íntimos “por engano”.

O que dizem as autoridades – Segundo o delegado Daniel Angeli, a audiência de custódia serviu apenas para verificar a legalidade do cumprimento do mandado de prisão, sem reavaliar o mérito da decisão judicial. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Pernambuco, informou que a Comissão de Direitos Humanos abriu uma representação contra o advogado no Tribunal de Ética e Disciplina. O processo corre em sigilo. O g1 tentou contato com a defesa do investigado mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

G1 Petrolina

Vídeo mostra detentos entrando com um boi inteiro para churrasco na Penitenciária de Petrolina

Um vídeo da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, mostra detentos entrando com um boi inteiro para um churrasco. Outras imagens mostram, também, as carnes já fatiadas e bebidas alcoólicas. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), as imagens são antigas e medidas já foram adotadas.

Na última terça-feira (19), o diretor do presídio, Alessandro Barbosa, e outros cinco policiais penais foram alvos da Operação Publicanos, deflagrada pela Polícia Civil. A ação investiga uma quadrilha suspeita de crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.Os vídeos e fotos foram enviados para o Diario de Pernambuco. Em um deles, dois homens colocam as partes de um animal em cima de um lençol enquanto outros dois seguram o pano. Em seguida, o animal é colocado no scanner do raio-x e entregue por uma janela para dentro do presídio. Em outro vídeo, mais pedaços do animal entram na penitenciária da mesma maneira.

A carne do boi teria sido usada para fazer churrascos na quadra do presídio. Em uma das fotos, um dos detentos aparece com o rosto virado, preparando as carnes, que, em outra imagem, aparecem fatiadas. Outra foto mostra uma mesa, com um homem com anéis dourados nos dedos, um celular da marca iPhone, tomando um líquido amarelo, semelhante a whisky. Há uma garrafa de água com a mesma bebida, além de outros copos.

Operação
Além do diretor da unidade, foram afastados os policiais penais Ronildo Barbosa dos Santos, Ricardo Borges da Silva, Vinícius Diego Souza Colares, Rivelino Rufino de Carvalho e Cledson Gonçalves de Oliveira. A decisão judicial foi proferida pela Vara Criminal da Comarca de Petrolina. Segundo a Polícia Civil, as investigações foram iniciadas em maio de 2024. Nesta terça-feira (19), foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão domiciliar, afastamento de função e bloqueio judicial de ativos financeiros. A ação foi realizada nas cidades de Petrolina, e em Itaberaba e em Juazeiro, no interior da Bahia.

Em nota, a Seap informou que as imagens foram registradas há mais de um ano e que, na época, “adotou as providências cabíveis como apreensão de itens proibidos, transferências de envolvidos no fato e abertura de procedimento administrativo disciplinar”. “A Seap reforça que segue adotando ações estratégicas de segurança para coibir a entrada de itens proibidos nas unidades prisionais em todo o Estado”, afirmam, em nota.

Diario de Pernambuco

Operação da Polícia Civil cumpre mandados na penitenciária de Petrolina

Uma operação da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) cumpriu, na manhã desta terça-feira (19), 16 mandados de busca e apreensão domiciliar, afastamento de função e bloqueio judicial de ativos financeiros, expedidos pela Primeira Vara Criminal da Comarca de Petrolina, no Sertão. O alvo é a penitenciária Doutor Edvaldo Gomes, em Petrolina.

Segundo a nota da PCPE, a investigação foi iniciada em maio de 2024, com o objetivo de identificar e desarticular organização criminosa voltada à prática de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e introdução de aparelho celular em presídio.

Os mandados foram cumpridos por 100 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. As investigações contaram com apoio da Polícia Civil da Bahia. A operação, batizada de “Publicanos”, é comandada pela Delegacia de Crimes contra a ordem tributária (DECCOT) e pelo grupo de operações especiais (GOE).

Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) informou ” que não compactua com quaisquer atos ilícitos dentro do sistema prisional de Pernambuco. A pasta segue à disposição e colaborando com todas as investigações policiais”.

G1 Petrolina

Início de motim no Presídio de Itaquintiga deixa três detentos feridos

O Presídio de Itaquintiga passou por momentos de tensão na tarde deste sábado (16). Vídeos que circulam na internet e nas redes sociais mostram um princípio de rebelião na unidade 1 do complexo. As imagens mostram detentos encapuzados e, em outras, presidiários denunciando o que estava acontecendo. O motim teve no início da tarde, durante o período da visita de familiares dos presos.

Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (Seap) informou a ocorrência foi motivada uma briga entre detentos, no pavilhão C, com três deles saindo feridos.

A Seap informou ainda que chegou a acionar a Gerência de Operações e Segurança, “porém a situação foi controlada sem a necessidade de intervenção da mesma”. A nota afirma ainda que uma apuração interna já está sendo feita para a adoção das medidas cabíveis.

Diario de Pernambuco

Mulher é presa ao tentar entrar com droga escondida nas partes íntimas em presídio de Salgueiro

Uma mulher de 28 anos foi presa no domingo (2) ao tentar entrar com drogas no presídio de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco . Ela escondia 44 gramas de cocaína nas partes íntimas. A droga foi detectada pelo scanner corporal da unidade prisional.

A mulher, identificada como Jaqueline Gonçalves de Lima, foi à penitenciária para visitar o companheiro, Josinaldo Rodrigues da Silva, que cumpre pena na unidade. Após ser detida por agentes penitenciários, ela foi conduzida à delegacia de Polícia Civil para realização dos procedimentos necessários, ficando à disposição da Justiça.

G1 Petrolina

Líder do PCC é transferido de Pernambuco para presídio em Brasília

O presidiário Valdeci Alves dos Santos, de 50 anos, foi transferido do Centro de Observação e Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife, para a Penitenciária Federal de Brasília. Ele é apontado como um dos líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC), a maior facção do Brasil.

A transferência de Colorido, como é conhecido o número 2 do PCC, foi confirmada nesta terça-feira (26) pela Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) à coluna Ronda JC.

Valdeci Alves foi preso no município de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, no último dia 16 de abril. Ele estava foragido desde agosto de 2014, quando deixou o Centro de Progressão Penitenciária de Valparaíso, em São Paulo, numa saída temporária.Desde então, vinha sendo procurado pela Polícia Federal.

LEIA MAIS

Detento é encontrado morto dentro de cela no Presídio Regional de Salgueiro

Um detento foi encontrado morto na terça-feira (31) dentro da cela no Presídio Regional de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. Ao G1 Petrolina, a Polícia Civil de Pernambuco informou que o homem de 53 anos foi vítima de homicídio.

O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) e um inquérito foi instaurado para apurar o crime.

⁣ Mulheres são presas tentando entrar com droga no Presídio de Salgueiro

(Foto: Polícia Militar)

Policiais Militares do 8° BPM e Policiais Penais apreenderam drogas neste domingo (25) no Presídio de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. Os policiais receberam informações de que mulheres iriam visitar detentos e que levariam drogas para os presidiários.

Durante revista minuciosa nas visitantes, uma mulher foi flagrada com 127, 15 gramas de cocaína em seu órgão genital. A droga seria entregue a um dos presos. Em situação semelhante, outra mulher foi flagrada com 52,76 gramas de maconha que seria entregue a outro detento.

Todos os envolvidos foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil local onde foram autuados em Flagrante Delito.

Polícia Militar apreende droga e celular que iriam para presídio de Salgueiro

Presídio de Salgueiro.

A Polícia Militar do 8ᵒ BPM aprendeu um material ilícito que seria destinado a um detento do Presídio Regional de Salgueiro (PSAL). A equipe policial foi acionada por agentes penitenciários da unidade. Foram apreendidos 50g de maconha e três aparelhos celulares.

Segundo os policiais, a droga e os celulares estavam em sacolas e foram detectados pelo raio-x do presídio. Um mototaxista que levou o material alegou que tinha sido contratado pela esposa do detento para entregar umas compras.

LEIA MAIS

Funcionários do Presídio de Juazeiro denunciam suspeitas de Covid-19 entre eles e detentos, e os testes não são realizados

Em informações enviadas ao Blog Waldiney Passos na tarde desta sexta-feira (17), funcionários do presídio de Juazeiro (BA), que não querem se identificar com medo de represálias, informaram que pessoas estão sendo afastadas do quadro funcional da empresa por suspeita de infecção pelo novo coronavírus e as mesmas não estão recebendo a atenção devida e nem sequer estão sendo testadas para saber se estão com a doença.

De acordo com as informações, o sistema prisional está com mais de mil presos e mais de 300 funcionários, todos na mesma situação. Além disso, os funcionários informam que estão sem reajuste salarial a mais de dois anos e o plano de saúde HGU que era integral a mais de 10 anos, passou a ser de co-participação durante a pandemia sem passar pela convenção sindical.

Ainda de acordo com as informações repassadas ao Blog, as pessoas estão adoecendo e mesmo assim não são testadas e quando vão ao médico têm o dia de serviço descontado na folha de pagamento. Ainda de acordo com a denúncia, nenhum preso usa máscara o que agrava ainda mais a situação.

Durante a tarde desta sexta-feira (17) o Blog tentou contato com o sistema prisional de Juazeiro, mas sem êxito. O espaço está franqueado para o posicionamento dos responsáveis.

Superlotação: Conjunto Penal de Juazeiro é interditado e recebimento de novos presos será suspenso temporariamente

(Foto: Internet)

O conjunto penal de Juazeiro foi interditado na última terça-feira (11) devido a superlotação da unidade prisional. A decisão foi do Juiz da Vara das Execuções Penais da cidade, Roberto Paranhos.

A capacidade prevista para o presídio de Juazeiro é de 756 presos, mas atualmente, possui quase 1300 detentos. A superlotação tem se dado principalmente por causa dos presos provisórios de outras comarcas, que hoje corresponde a um total de 324 presos, já os de Juazeiro, são apenas 130. As  celas deveriam comportar oito presos, mas atualmente, cerca de 15 detentos dividem o mesmo espaço de confinamento.

LEIA MAIS

Detento é encontrado morto no presídio de Juazeiro

(Foto: Internet)

Na noite da última sexta-feira (13), um detento do Conjunto Penal de Juazeiro (BA) foi encontrado morto nas dependências do referido presídio.

Segundo informações preliminares, o corpo de Edilson Xavier foi encontrado na Cela 3 do Módulo 2, por volta das 21h05. O SAMU foi acionado e a equipe médica constatou a morte do detento. Em seguida, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) deu seguimento aos procedimentos cabíveis.

Edilson Xavier respondia pelo crime de estupro de vulnerável. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro.

Polícia Militar apreende droga e celular durante revista no presídio de Salgueiro

(Foto: Divulgação/8º BPM)

Durante a “Operação Combate CVLI”, realizada na última sexta-feira (30), Policiais Militares do 8º BPM fizeram uma revista no Presídio de Salgueiro (PE).

Na ocasião foram executadas buscas pessoais e nas celas. Na ação, o efetivo apreendeu 46,86g de sementes de maconha; três facas; um tesoura; duas chaves de fenda; um carregador de celular; um celular LG; um chuncho; um pen drive; quatro colheres metálicas; um motor de ventilador e uma barra de ferro.

Moro defende isolamento de líderes de organizações criminosas

Cinquenta e oito apenados foram assassinados no início desta semana no PA. (Foto: Reprodução)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, disse nessa quarta-feira (31) que o “remédio” para evitar novos confrontos entre membros de organizações criminosas e a morte de pessoas que cumprem pena ou aguardam julgamento em unidades carcerárias brasileiras é isolar os integrantes destas facções. Moro fez a declaração durante a solenidade em comemoração aos 91 anos da Polícia Rodoviária Federal.

“O remédio para isto é isolar as facções e não soltar criminosos”, disse Moro ao ser perguntado sobre as mortes ocorridas após uma rebelião no Centro de Recuperação Regional de Altamira (PA). “Não se resolve o problema dos crimes violentos simplesmente libertando estes presos. Temos, sim, é que isolar estas lideranças criminosas”, acrescentou o ministro.

LEIA MAIS
1234