Prefeitura conclui ciclo de ações de saúde no sistema prisional de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, concluiu, neste mês de maio, mais uma etapa das ações de educação em saúde e testagens rápidas realizadas na Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes. A iniciativa segue as diretrizes do Ministério da Saúde voltadas ao fortalecimento do acesso à saúde, ao diagnóstico precoce e à assistência integral da população privada de liberdade. Desenvolvida entre novembro de 2025 e maio de 2026, a ação contou com a parceria da VIII Gerência Regional de Saúde.

Ao longo do período, 618 pessoas privadas de liberdade foram contempladas, com a realização de 2.472 testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além da testagem, as equipes promoveram atividades educativas, orientações e ações de conscientização voltadas ao autocuidado e à ampliação do acesso à informação qualificada no ambiente prisional.

A iniciativa integra as estratégias permanentes do Programa Municipal de Doenças Vetoriais Negligenciadas e Infecções Sexualmente Transmissíveis fortalece as ações de vigilância, prevenção e assistência, além de ampliar o cuidado integral ofertado pela Secretaria de Saúde.

Pernambuco tem 49 crianças na fila por UTI e rede atinge níveis críticos

O estado de Pernambuco enfrenta forte pressão na rede de saúde pediátrica. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, 46 crianças e três recém-nascidos aguardam vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) devido a casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Mesmo com a abertura de 299 novos leitos para a sazonalidade pediátrica de 2026, a demanda segue elevada. Os pacientes estão sendo atendidos provisoriamente em enfermarias especializadas e nas chamadas salas vermelhas das UPAs, com suporte de equipes multiprofissionais e equipamentos de alta complexidade.

LEIA MAIS

Petrolina reforça atendimento na saúde e abre policlínica após aumento de doenças respiratórias

A Prefeitura de Petrolina anunciou o reforço na rede municipal de saúde diante do aumento de casos de doenças respiratórias, especialmente entre crianças. Em entrevista à Rádio Rural FM, o secretário de Saúde, João Luiz, e a pediatra Tatiane Cerqueira detalharam as medidas adotadas para ampliar o atendimento e evitar o agravamento dos quadros clínicos.

Como principal ação, a Prefeitura anunciou a abertura da Policlínica Municipal em horário estendido para atender a demanda crescente. Segundo o secretário, a medida faz parte do nível máximo de alerta adotado pelo município, antecipado diante do aumento dos casos, principalmente entre crianças.

LEIA MAIS

Petrolina reforça atendimento na saúde após aumento de casos de doenças respiratórias

Prefeitura irá ampliar atendimento infantil, definir UBS de referência e Policlínica funcionará aos fins de semana. Foto: Deivid Menezes

Entre os meses de e março a agosto, há aumento de casos de doenças respiratórias e maior procura por atendimento de saúde, isso acontece por conta da variação de temperaturas. Diante disso, a Prefeitura de Petrolina entrou na fase de alerta do Plano de Contingência Municipal para o Enfrentamento de Vírus Respiratórios Sazonais e definiu quatro UBS como referências para apoiar as demais unidades. Além disso, a partir desse sábado (18) a Policlínica Municipal irá funcionar durante os finais de semana e feriados.

LEIA MAIS

Com leitos quase lotados, Pernambuco monitora avanço de doenças respiratórias

Pernambuco enfrenta um aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o que tem elevado significativamente a taxa de ocupação de leitos hospitalares no estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), os números mais recentes apontam um cenário de atenção, principalmente na rede pediátrica.

Atualmente, a ocupação de leitos chega a 80% nas UTIs neonatais, 87,2% nas enfermarias pediátricas e atinge 96,6% nas UTIs infantis destinadas a pacientes com SRAG.

LEIA MAIS

MPPE apura vazamento de lista com doenças de presos divulgada em grupos de WhatsApp

Dados de detentos de um presídio do Complexo do Curado, no Recife, estariam circulando no WhatsApp após terem sido repassados por um policial penal

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recebeu uma denúncia sobre o vazamento de dados sigilosos de detentos do Presídio Policial Penal Leonardo Lago, que integra o Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife. O documento, que estaria circulando em grupos de WhatsApp com participação de familiares de presos, inclui informações pessoais e médicas dos internos.

Segundo a denúncia, a lista com nomes completos, doenças como HIV/Aids e tuberculose, e até dados de familiares — incluindo crianças e adolescentes — teria sido repassada por um policial penal da unidade. O material teria sido produzido por setores psicossociais e de segurança da própria prisão.

LEIA MAIS

Pesquisadores buscam no fundo do mar substâncias para tratar doenças

Os mares são um verdadeiro acervo de substâncias com grande potencial biológico. Não à toa, cientistas de todo o mundo se dedicam a explorar o fundo dos oceanos em busca de avanços médicos. Há pesquisas em andamento para tratar doenças diversas, como cânceres, Parkinson e até a covid-19 (veja quadro). E a expectativa é de que, diante da vasta biodiversidade ainda inexplorada, surjam novos elementos promissores e eficazes aplicações clínicas.

É com essa motivação que atuam os pesquisadores do Grupo de Química Orgânica de Sistemas Biológicos do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da Universidade de São Paulo (USP). “Nosso objetivo é descobrir novos compostos químicos que apresentem atividades farmacológicas que sejam úteis no tratamento de diferentes doenças, como leishmaniose, infecções bacterianas e fúngicas, bem como algumas formas de câncer”, afirma Roberto Berlinck, coordenador do grupo. Recentemente, a equipe descobriu que um fungo chamado Geomyces produz substâncias promissoras no combate a doenças causadas por parasitas, como malária e leishmaniose.

O também professor do IQSC explica que o fato de o ambiente marinho ser totalmente diferente do terrestre faz com que as espécies de animais, plantas e micro-organismos aquáticos desenvolvam capacidades distintas para se adaptar ao ambiente. “Uma das formas de adaptação é a produção e o acúmulo de substâncias químicas que servem como proteção contra predadores que causam doenças”, ilustra.

Essas dinâmicas, acredita Berlinck, podem ser o caminho para o combate de ameaças a humanos. “Pesquisadores químicos, biólogos, farmacologistas e microbiologistas se empenharam em descobrir como essas substâncias químicas poderiam ser úteis para a humanidade, e, de fato, várias se mostraram úteis na forma de medicamentos, na indústria de cosméticos, como defensivo agrícola, na indústria de alimentos e até mesmo na recuperação de áreas ambientalmente degradadas”, detalha.

Tumor resistente
Outra equipe brasileira, no Laboratório de Bioprospecção e Biotecnologia Marinha do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da Universidade Federal do Ceará (UFC), está à procura de compostos com ação antitumoral. “Procuramos moléculas com potencial anticâncer, seja causando morte das células tumorais, seja reduzindo a velocidade de crescimento do tumor”, conta Diego Wilke, coordenador do grupo.

O pesquisador explica que os tumores investigados por eles são mais resistentes aos tratamentos disponíveis. Por isso, para aumentar as chances de sucesso no desenvolvimento de novos candidatos quimioterápicos, a equipe tem como aliado o próprio sistema imune. “Estamos realizando projetos para descobrir moléculas que induzam a morte de células tumorais de forma bem peculiar, causando também a ativação de uma resposta imunológica específica contra o tumor”, afirma Wilke. “Essa estratégia, além de matar as células tumorais diretamente, permite que o sistema imune reconheça e também elimine as células cancerosas.”

Na avaliação de Wilke, a ciência avançou muito no conhecimento de como o câncer burla o sistema imunológico. Ainda assim, apenas uma fração pequena, menos de 10% dos quimioterápicos, induz um tipo específico de morte celular que ativa o sistema imune, chamado morte celular imunogênica. “Embora seja raro, esse mecanismo de ação faz desse pequeno grupo de fármacos o mais utilizado no mundo por apresentar respostas melhores e mais duradouras”, explica. “Dessa forma, temos investigado se as moléculas citotóxicas que identificamos são indutoras de morte celular imunogênica.”

Descobertos os elementos promissores, a equipe optou por um projeto mais sustentável. As bactérias marinhas produtoras de substâncias bioativas são cultivadas no próprio laboratório. “Essa estratégia reduz vertiginosamente a quantidade de organismos marinhos coletados do seu ambiente e nos possibilita produzir os compostos com baixo custo e de forma controlada, assegurando o suprimento da quantidade necessária para o desenvolvimento dos estudos”, diz Wilke.

Recentemente, o grupo descobriu uma classe de moléculas produzidas por uma bactéria marinha associada a uma espécie de coral. “Conseguimos identificar tanto alterações nas células tumorais que as tornaram imunogênicas quanto a ativação efetiva de resposta antitumoral do sistema imunológico”, detalha o pesquisador da UFC. Tendo como foco o melanoma, um tipo de câncer de pele altamente agressivo e de difícil tratamento, os pesquisadores demonstraram que as células doentes expostas a essas moléculas tiveram o crescimento contido.

Fonte – Diário de Pernambuco

Morador do Dom Avelar faz alerta para imóvel que virou “lagoa”

Imóvel está se deteriorando e servindo como foco de mosquitos

A foto acima é de um imóvel localizado na Rua da Sílica, bairro Dom Avelar, em Petrolina. O registro foi feito por um leitor que não aguenta mais ver a casa nessa situação. A propriedade é privada, contudo os donos não estão cuidando do local e quem sofre é a vizinhança.

“Parece uma lagoa, só presta pra juntar mosquito“, conta o leitor. Ele relatou já ter registrado dois protocolos na Prefeitura de Petrolina e inclusive buscou contato com a dona do imóvel. Apesar das tentativas, nada foi feito. Para completar, a casa também serve para esconderijo de criminosos.

Nossa Produção tentou contato com a Prefeitura de Petrolina para saber o que poderia ser feito em relação à denúncia mostrada. Infelizmente até a conclusão dessa matéria não obtivemos resposta. O Blog segue aberto aos esclarecimentos.

Saiba como se prevenir das viroses e outras doenças durante o carnaval

Devido à aglomeração de pessoas, o carnaval é um ocasião propícia para o aparecimento de algumas doenças, como é o caso das gripes e viroses. Entre o grupo de patologias também estão a mononucleose, popularmente conhecida como “doença do beijo”, as intoxicações alimentares, a leptospirose (devido às chuvas) e as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

“Para tentar se prevenir o folião deve lavar bem as mãos, ter uma boa higiene bucal, evitar compartilhar objetos pessoais, e ter contato íntimo com responsabilidade. Além disso, é essencial manter uma boa alimentação e hidratação”, orienta a enfermeira gerente do Núcleo de Educação Permanente da UPAE, Andreska Ferreira.

LEIA MAIS

Hospital Dom Malan de Petrolina alerta sobre doenças do verão

(Foto: Arquivo)

Os dias mais quentes do ano começam em dezembro e se estendem até meados de março. Neste período, ocorrem as férias escolares, muito associadas com passeios, viagens à praia e ao campo e muita diversão ao ar livre. Entretanto, existem algumas doenças (chamadas de sazonais) mais comuns no verão que podem acabar com toda a diversão.

O Núcleo de Educação Permanente do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina listou algumas das principais patologias comuns nessa época, para que a população possa ficar atenta e curta o período sem estresse. São elas: Desidratação; Micose; Dengue; Conjuntivite; Otite e Insolação.

LEIA MAIS

OMS lista as 10 principais ameaças para a saúde em 2019

Obesidade infantil preocupa OMS (Foto: Agência Brasil)

Surtos de doenças preveníveis por vacinação, altas taxas de obesidade infantil e sedentarismo, além de impactos à saúde causados pela poluição, pelas mudanças climáticas e pelas crises humanitárias. Estes são alguns dos itens que integram a lista das 10 principais ameaças à saúde global em 2019, divulgada nesta semana pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A entidade pretende colocar em prática um novo plano estratégico, com duração de cinco anos, com o objetivo de garantir que 1 bilhão de pessoas a mais se beneficiem do acesso à saúde e da cobertura universal de saúde; e estejam protegidas de emergências de saúde.

De acordo com a OMS, essas são as questões que vão demandar mais atenção da organização e de seus parceiros neste ano:

Poluição do ar e mudanças climáticas

A estimativa da Organização Mundial da Saúde é que nove em cada 10 pessoas respiram ar poluído todos os dias. Poluentes microscópicos podem penetrar nos sistemas respiratório e circulatório, danificando pulmões, coração e cérebro, o que resulta na morte prematura de 7 milhões de pessoas todos os anos por enfermidades como câncer, acidente vascular cerebral e doenças cardiovasculares e pulmonares.

Doenças crônicas não transmissíveis

Dados da entidade mostram que doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares, são responsáveis por mais de 70% de todas as mortes no mundo – o equivalente a 41 milhões de pessoas. Isso inclui 15 milhões de pessoas que morrem prematuramente (entre 30 e 69 anos), sendo que mais de 85% dessas mortes prematuras ocorrem em países de baixa e média renda.

LEIA MAIS

Durante o período chuvoso siga algumas dicas para evitar doenças por causa de água contaminada

Em época de chuva é importante ficar alerta em relação aos riscos que as inundações podem causar à saúde. A água da chuva em contato com a rede de esgoto, com animais portadores de doenças e seus excrementos (fezes e urina), fica contaminada e facilita entrada de vírus, bactérias ou vermes pela pele, principalmente se houver feridas.

O alerta é da Secretaria de Saúde de Juazeiro (BA), que chama a atenção para os cuidados que devem ser tomados durante o período de chuvas na cidade. O objetivo é evitar risco de contágio de doenças infectocontagiosas transmitidas pelo contato com a água de áreas com alagamentos, normalmente com presença de diversos vírus e bactérias prejudiciais à saúde humana.

Algumas doenças relacionadas ao contato com água contaminada são: Leptospirose – transmitida por meio do contato da pele com a água contaminada pela urina de rato, por meio de pequenas lesões na pele a bactéria entra na corrente sanguínea;

Hepatite A – causa problemas no fígado e é transmitida por meio da ingestão de água contaminada pelo seu vírus;

Diarreia e Febre Tifoide – causada pela salmonella typhi, bactéria encontrada nas fezes de animais. Existem ainda as micoses e infecções gastrointestinais que completam a lista de doenças provocadas pela ingestão de água e alimentos infectados.

É importante se desfazer de alimentos que tiveram contato com a água contaminada, ingerir água somente filtrada ou fervida e nunca reaproveitar água de bicas e do telhado para consumo. A secretaria de saúde alerta a pais e responsáveis por crianças que não as deixem brincar em áreas com acúmulo de água.

A Superintendente de Vigilância e Saúde, Tatiane Malta, informa que todas essas dicas são orientações importantes para prevenir uma séria de doenças.

“Em caso de algum sintoma como febre, diarreia, vômito, seja em criança, adulto ou idoso recomendamos a ida imediata a uma unidade de saúde informando se teve ou não contato com água empossada ou se ingeriu ou consumiu água ou alimentos possivelmente contaminados. Todas essas informações ajudarão o profissional a detectar o problema e tratar de maneira mais eficaz”, explicou a Superintendente de Vigilância e Saúde, Tatiane Malta.

Descaso: esgoto toma conta da Avenida que dá acesso ao São Gonçalo; Perigo maior é proliferação do mosquito Aedes aegypti

WhatsApp Image 2016-08-02 at 13.29.00

O odor liberado pelo esgoto incomoda bastante. (Foto: Lucas Passos)

Esse blog já havia noticiado o descaso com um esgoto estourado na Avenida do Alto da Boa Vista, que dá acesso também ao bairro São Gonçalo, o qual incomodava a vizinhança e criava um risco desnecessário à saúde das pessoas que moram perto do local.

Mais de um mês depois da denúncia, nenhuma atitude foi tomada e o local ficou ainda pior. Lixos têm sido acumulados no buraco que a água do esgoto causou e até colchões é possível encontrar. O odor liberado e, principalmente, o perigo à saúde incomoda os moradores da localidade que exigem uma resposta urgente dos responsáveis.

WhatsApp Image 2016-08-02 at 13.29.01

Lixo tomou conta do local. (Foto: Lucas Passos)

Em uma época que se busca o combate ao mosquito Aedes aegypti e um dia após a Secretaria Estadual de Saúde (SES) emitir uma nota informando que só em 2016 já aconteceram 65 mortes por vírus transmitidos pelo mosquito é inaceitável a situação encontrada no local.

Segundo a SES, este ano já estão confirmados 24.064 casos de dengue, 18.737 de chicungunha e 147 de zika.

Esgoto estourado em avenida do Alto da Boa Vista incomoda vizinhança

(Foto: Waldiney Filho)

Esgoto estourado no bairro Alto da Boa Vista (Foto: Waldiney Filho)

Um esgoto estourado na avenida do bairro Alto da Boa Vista, em Petrolina (PE), tem causado dor de cabeça para quem mora no local e para quem trafega pela via. Os vizinhos reclamam do mal cheiro causado pelo esgoto e dá possibilidade de atrair mosquitos, principalmente o Aedes Aegypti, que pode transmitir doenças como zika, dengue e chikungunya.

(Foto: Waldiney Filho)

O esgoto esconde um buraco que pode causar danos aos que trafegam com automóveis pelo local. (Foto: Waldiney Filho)

Lucas Coelho, que mora próximo ao local reclama do descaso. “O cheiro é horrível. Esse esgoto está assim há muito tempo e nada é feito, nenhuma atitude é tomada. E essa água que fica parada pode servir de criadouro de mosquitos e a gente que mora por aqui pode acabar pegando alguma doença”, frisou.

Além do odor o esgoto esconde um grande buraco que também é alvo de reclamações daqueles que trafegam com carro e moto no local, pois há uma grande possibilidade de causar danos ao veículo.

Upae/IMIP de Petrolina alerta sobre malefícios do cigarro

tabagismo

De acordo com informações da Unidade de Saúde, este o Ministério da Saúde propõe , em campanha, uma reflexão sobre os malefícios do fumo e a padronização das embalagens de cigarros e correlatos, como forma de inibir o consumo.

O tabagismo é a principal causa de morte evitável do mundo, de acordo com a OMS. No Brasil, estima-se que aproximadamente 22 milhões de pessoas fazem o uso do tabaco. O fumo mata seis milhões de seres humanos por ano, 600 mil deles fumantes passivos, ou seja, atingidos involuntariamente pela fumaça expelida pelos viciados. O mais grave é que 31% das mortes atribuídas ao fumo passivo ocorrem em crianças.

A fumaça dos cigarros contém 4,7 mil substâncias tóxicas. Somente no alcatrão há 40 compostos cancerígenos. A nicotina, a droga psicoativa do tabaco, causadora da dependência, aumenta a liberação das chamadas catecolaminas, como a adrenalina, noradrenalina e dopamina. Essas substâncias químicas contraem os vasos sanguíneos aceleram a frequência cardíaca e, assim, são causadoras de hipertensão arterial.

LEIA MAIS
12