Prefeitura conclui ciclo de ações de saúde no sistema prisional de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, concluiu, neste mês de maio, mais uma etapa das ações de educação em saúde e testagens rápidas realizadas na Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes. A iniciativa segue as diretrizes do Ministério da Saúde voltadas ao fortalecimento do acesso à saúde, ao diagnóstico precoce e à assistência integral da população privada de liberdade. Desenvolvida entre novembro de 2025 e maio de 2026, a ação contou com a parceria da VIII Gerência Regional de Saúde.

Ao longo do período, 618 pessoas privadas de liberdade foram contempladas, com a realização de 2.472 testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além da testagem, as equipes promoveram atividades educativas, orientações e ações de conscientização voltadas ao autocuidado e à ampliação do acesso à informação qualificada no ambiente prisional.

A iniciativa integra as estratégias permanentes do Programa Municipal de Doenças Vetoriais Negligenciadas e Infecções Sexualmente Transmissíveis fortalece as ações de vigilância, prevenção e assistência, além de ampliar o cuidado integral ofertado pela Secretaria de Saúde.

Penitenciária de Petrolina é autuada em mais de R$ 28 milhões por lançar esgoto no Rio São Francisco

Enquanto alguns se esforçam para diminuir os danos causados pela poluição no Rio São Francisco, a Penitenciária Doutor Edvaldo Gomes, em Petrolina (PE), despeja esgotos sem tratamento no Velho Chico.

Devido ao dano causado ao meio ambiente, a instituição foi multada em R$ 28.480.000,00, referente aos danos ambientais causados em 15 anos de funcionamento da instituição. A pena para quem desrespeitar a legislação ambiental, pode variar entre R$ 5 mil e R$ 50 milhões. O presídio tem 10 dias para recorrer ou pagar a multa, contando a partir desta terça-feira (04).

No local, os fiscais da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) encontraram no local cinco vezes mais baronesas do que havia na Orla I, antes de iniciado o projeto de revitalização Orla Nossa. O presídio possui fossas sépticas que recebem todos os dejetos da penitenciária e, em seguida, despejam no rio sem o tratamento adequado.

LEIA MAIS

Equipes da Secretaria de Saúde vão ao Presídio Edvaldo Gomes identificar casos de hanseníase

A população carcerária foi selecionada pela condição de confinamento. Fatores de risco estão presentes nas celas, com pouca iluminação e muita gente.

Nesta segunda-feira (30), a Secretaria Saúde de Petrolina vai realizar uma ação que marcará o Dia Mundial de Combate à Hanseníase, comemorado oficialmente ontem (29). Os profissionais de saúde estarão na Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes para examinar os internos, numa avaliação dermatológica e neurológica para identificação de sintomas de hanseníase.

O presídio possui uma equipe permanente de saúde da família que já faz atendimento aos internos, porém, nessa ação de hanseníase a proposta é sensibilizar a população para os riscos da doença e a importância do diagnóstico precoce.

Conhecida antigamente como lepra, a hanseníase tem cura se for diagnosticada cedo. Os primeiros sintomas são manchas pelo corpo seguidas por alterações na cor da pele e perda de sensibilidade, o que pode até levar ao comprometimento dos nervos. A doença ainda pode gerar graves consequências, como perda da visão e audição.

Mulher é flagrada com mais de meio quilo de maconha no presídio Edvaldo Gomes

Mulher presa com maconha

Apesar da Lei 15.552/14 proibir a revista vexatória nas dependências das unidades prisionais, a visitante Maria de Lourdes Laranjeira não contava com a experiência e astúcia da agente Geralda Sales, que detectou e a prendeu tentando entrar no presídio Edvaldo Gomes (PDEG), por volta do meio dia de ontem (10), com mais de meio quilo de maconha escondido dentro de uma calça por baixo do vestido.

Maria de Lourdes foi conduzida para a delegacia do Ouro Preto,  ficando a disposição do delegado para o devido enquadramento de tráfico de drogas (Art.33 e agravante 40, por se tratar de traficar em unidade prisional). A detida iria visitar o companheiro de nome Celso Ferreira dos Santos, que está preso na referida unidade também pelo crime de tráfico.