Aluno terá que pagar R$ 720 mil por ocupação indevida de cota racial

O Ministério Público Federal (MPF) celebrou, nesta semana, o terceiro Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com estudantes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) para reparar a ocupação indevida de vagas destinadas a cotas raciais.

O acordo foi assinado nessa terça-feira (12) entre o MPF, a Unirio e um estudante do curso de medicina que ingressou na instituição em 2016 por meio de vaga reservada a candidatos pretos, pardos ou indígenas, sem preencher os requisitos previstos no edital.

De acordo com o MPF, pelo TAC, o estudante deverá pagar R$ 720 mil, divididos em 100 parcelas mensais de R$ 7,2 mil, além de participar de curso de letramento racial com carga horária teórica e prática oferecido pela própria universidade.

LEIA MAIS

Projeto propõe endurecer Lei Seca com multas de até R$ 29 mil e suspensão por 10 anos

Nova proposta aumenta penalidades para sinistros provocados por álcool

Um projeto de lei em análise na Câmara dos Deputados propõe endurecer as punições para motoristas que dirigem sob efeito de álcool e provocam sinistros de trânsito com vítimas graves ou fatais.

O Projeto de Lei 3.574/2024 prevê que, em casos com morte, a multa — hoje baseada em infração gravíssima — seja multiplicada por 100 vezes. Com isso, o valor pode ultrapassar R$ 29 mil. Além disso, o condutor poderá ter a Carteira Nacional de Habilitação suspensa por até 10 anos.

Atualmente, a penalidade para quem dirige alcoolizado é multiplicada por dez, chegando a cerca de R$ 2.934,70, com suspensão do direito de dirigir por um ano.

LEIA MAIS

Câmara aprova multa para descarte irregular de lixo em vias públicas

Penalidades podem chegar a R$ 162 mil e passam a integrar a legislação ambiental

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (23) um projeto de lei que estabelece multas para quem descartar ou acumular lixo de forma irregular em vias públicas e outros espaços. A proposta, de autoria do deputado Kim Kataguiri, segue agora para análise do Senado.

De acordo com o texto, a penalidade será proporcional ao volume de resíduos descartados e à condição econômica do infrator. Para pessoas físicas, as multas variam de um a dez salários mínimos — valores que atualmente vão de R$ 1.621 a R$ 16.210.

Já para pessoas jurídicas, quando a infração estiver relacionada a atividades empresariais, as multas podem chegar de cinco a 100 salários mínimos, ou seja, entre R$ 8.105 e R$ 162.100.

LEIA MAIS

Procon de Juazeiro multa casa de carnes em R$ 40 mil por vender produtos vencidos

O Procon de Juazeiro aplicou uma multa de R$ 40 mil a uma casa de carnes do município após constatar a comercialização de produtos vencidos e mercadorias em condições impróprias para o consumo.

A penalidade é resultado de uma série de fiscalizações realizadas ao longo do mês de março, com o objetivo de verificar o cumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor em estabelecimentos comerciais da cidade.

Durante a inspeção, os fiscais identificaram irregularidades graves, incluindo a presença de alimentos vencidos e produtos estragados expostos à venda, situação que representa risco à saúde da população. O estabelecimento foi notificado e autuado pelo órgão.

LEIA MAIS

Pais que não vacinam filhos contra Covid-19 podem ser multados, diz STJ

Pais ignoraram recomendação de vacinação contra a Covid-19 e avisos do conselho tutelar e do Ministério Público

A recusa dos pais a vacinar os filhos contra a Covid-19 representa descumprimento dos deveres inerentes ao poder familiar, o que autoriza a aplicação de multa.

Essa conclusão é da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, que manteve a punição de três salários mínimos imposta a uma família que se recusou a vacinar a filha de 11 anos, em 2022.

A falta de vacinação da criança foi identificada na escola municipal que ela frequentava. A instituição avisou os pais, bem como o conselho tutelar, mas os genitores se recusaram a encaminhá-la à imunização.

O Ministério Público do Paraná também fez a notificação dos pais. Em resposta, eles apresentaram atestado médico de contraindicação à aplicação da vacina.
No entanto, a equipe técnica do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública do MP-PR analisou o caso e concluiu que a contraindicação foi indevida.

Isso porque o médico que a lavrou não se guiou pelas recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria e/ou da Sociedade Brasileira de Imunizações, nem se apoiou em literatura médica.

Assim, houve aplicação da multa no valor de três salários mínimos.

Combate à Covid-19

O caso gerou uma representação por infração administrativa, que culminou na aplicação da multa prevista no artigo 249 do Estatuto da Criança e do Adolescente, por descumprimento dos deveres inerentes ao poder familiar.

Essa infração se baseia no artigo 14, parágrafo 1º, do ECA, segundo o qual é obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.

A vacina contra a Covid-19 foi recomendada por autoridades federais, estaduais e municipais como forma de conter os avanços da pandemia que paralisou o mundo em 2020.

Multa mantida

Os pais recorreram ao STJ, sem sucesso. Relatora do recurso especial, a ministra Nancy Andrighi observou que a decisão do TJ-PR de manter a multa está de acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Ainda em 2020, o STF concluiu que o Estado pode determinar que a vacinação da população é obrigatória, inclusive contra a Covid-19, afastando, porém, medidas invasivas como o uso da força para exigir a imunização.

STF nega pedido de Bolsonaro para rever multa de R$ 70 mil do TSE

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou decisão do ministro Flávio Dino e negou um pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para anular uma multa de R$ 70 mil que foi imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dino tomou essa decisão há um mês e o caso foi levado para análise dos demais ministros. O julgamento virtual da Corte que tratou desse assunto foi finalizado neste sábado.

O TSE impôs a multa a Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2022, pelo ex-presidente ter impulsionado um vídeo com ataques ao então candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a Justiça Eleitoral, a ação foi irregular porque só podem ser patrocinadas publicações de promoção de uma candidatura, e não de crítica.

Dino foi acompanhado pelos ministros Alexandre de Moraes, Carmen Lúcia e Luiz Fux. Por sua vez, o ministro Cristiano Zanin, ex-advogado do presidente Lula, se declarou impedido de analisar o recurso da defesa de Bolsonaro. Segundo a decisão do TSE, também não havia identificação da campanha do então presidente, que disputava a reeleição. O valor da multa foi o dobro do que foi gasto no impulsionamento (R$ 35 mil)

O relator do caso, ministro Flávio Dino, citou entendimento do STF de que não poderia analisar as provas citadas na decisão do TSE. Por isso, não poderia avaliar a alegação da defesa de Bolsonaro de que a punição foi “desproporcional”. “Para concluir de forma diversa, no sentido de que não ocorreram a publicidade negativa e as demais irregularidades, bem como avaliar a proporcionalidade, ou não, entre as condutas censuradas e a sanção aplicada seria necessário revisitar o caderno probatório dos autos”, escreveu o ministro.

Agência O Globo

Prefeitura de Juazeiro protocola solicitação para cobrar arrecadações retidas no Detran

A Prefeitura de Juazeiro, através da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) protocolou uma solicitação no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) para cobrar arrecadações do município que estão retiras no órgão estadual.

A pedido do diretor-presidente da CSTT, Tenório Filho, o engenheiro de tráfego, Rodrigo Carvalho, e o supervisor de núcleo, Ramon Santos, estiveram na sede do Detran-BA, em Salvador, para buscar agilizar os trâmites e fortalecer, ainda mais, essa parceria.

Na ocasião, os representantes da Prefeitura de Juazeiro foram recebidos pelo diretor geral, Rodrigo Pimentel, e logo em seguida por Luís Damasceno, coordenador de Arrecadação do Detran-BA.

LEIA MAIS

Compesa é multada em mais de R$ 200 mil por falta de água em diversos bairros em Petrolina

(Foto: Ilustração)

O descaso da Compesa com os serviços de água e esgoto em Petrolina renderam mais uma multa à Companhia. A nova punição – no valor de R$ 225.391,16 – foi aplicada nesta segunda-feira (26) pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Petrolina (ARMUP).

Após fiscalizações, a ARMUP constatou a falta de água em vários bairros da zona leste da cidade, em especial o Henrique Leite, que está há mais de dez dias sem receber água com regularidade e pressão. Inclusive a Escola Municipal Governador Miguel Arraes e a Unidade do Nova Semente Nosso Lar, localizadas neste bairro, estão sem funcionar por causa deste problema.

Segundo o diretor-presidente da ARMUP, Rubem Franca, a Compesa foi notificada através do Ofício de Nº 171/2022 para corrigir a situação, contudo, a Companhia sequer se manifestou acerca do problema. “Diante desta situação não restou outra alternativa à administração municipal que não fosse tomar as medidas necessárias e multar a Compesa, mais uma vez”, disse

Ainda segundo Rubem, com a chegada do período de elevadas temperaturas na região, tem ocorrido um aumento nos problemas relacionados à distribuição regular de água em diversos bairros de Petrolina e a Compesa não implementou quaisquer obras estruturadoras no sistema de abastecimento e distribuição de água que pudessem evitar esses problemas.

Petrolina: populares podem ser multados por descarte irregular de lixo na cidade

Lixo descartado de forma irregular causa prejuízos aos cofres públicos.

Diariamente, as equipes da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) recolhem dezenas de caçambas de lixo de diversos bairros de Petrolina (PE). E para coibir essa prática, a prefeitura decidiu intensificar a fiscalização para garantir que os infratores sejam multados e comecem a pagar pelo prejuízo causado aos cofres públicos.

De acordo com Fred Machado, secretário de Infraestrutura e Mobilidade, “quase que semanalmente participamos de programas de rádio e diversos outros meios de comunicação da cidade pedindo a colaboração dos petrolinenses no sentido de parar com essa prática lamentável que é o descarte incorreto de lixo. A partir de agora, vamos intensificar a fiscalização e a aplicação de multas“, disse.

Lei prevê multa

A Lei Nº 2.981, de 12 de dezembro de 2017, de autoria do vereador Rodrigo Teixeira Araújo, autoriza o Poder Executivo, a multar cidadãos que descartam lixos, de qualquer natureza, em logradouros públicos, na área urbana de Petrolina, com a finalidade de conscientizá-los em relação ao respeito ao meio-ambiente e aos moradores de diversos bairros que reclamam o descarte irregular de lixo e outros detritos.

Denúncia

A denúncia pode também ser formalizada na Ouvidoria Municipal, no 156 ou (87) 98844-2540 (WhatsApp). Através do sistema, é gerado um número de protocolo e com ele, o morador pode acompanhar o andamento do procedimento. Funcionando de segunda a sexta-feira de 7h às 13h.

ALBA: CCJ aprova projeto que prevê multa para quem descartar lixo nas rodovias da Bahia

O projeto de lei que estabelece como infração administrativa ambiental o descarte irregular de resíduo sólido “lixo” nas rodovias estaduais foi aprovado na manhã desta terça-feira (28), pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Mais três projetos foram aprovados na sessão e outros seis foram considerados inconstitucionais pelos integrantes do colegiado.

De autoria do deputado Euclides Fernandes (PDT), o projeto sobre lixo nas rodovias prevê uma multa no valor mínimo de R$ 500, podendo alcançar o valor de até R$ 10 mil para quem descartar de forma irregular os resíduos sólidos orgânico e inorgânico “proveniente das atividades humanas, domésticas e industriais”.

LEIA MAIS

Petrolina: Compesa emite nota sobre notificação da Armup

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) se manifestou através de nota, acerca da notificação da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Petrolina (Armup). De acordo com a Compesa, o órgão estadual prestará os devidos esclarecimentos dentro do prazo.

LEIA TAMBÉM

Armup flagra estação elevatória lançando esgoto no rio São Francisco e multa Compesa por irregularidades

“A Compesa informa que recebeu, nesta semana, notificação da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Petrolina (Armup) e que, formalmente e dentro do prazo estabelecido, prestará os devidos esclarecimentos ao órgão“, diz a nota.

Ademais, a Compesa ressaltou que  “atua obedecendo rigorosamente à legislação vigente e que de forma alguma há qualquer tipo de contaminação dos corpos hídricos, especialmente do Rio São Francisco”.

Motorista é autuado e empresa multada em R$ 20 mil após carreta destruir rotatória em Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

Um ano após ser entregue pela Prefeitura de Petrolina, a rotatória que dá acesso à Cidade Universitária teve parte de seu pavimento destruído na manhã desta sexta-feira (7) após uma manobra inadequada de uma carreta.

Após o ocorrido, o condutor do veículo foi conduzido à delegacia pela Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) e pela Guarda Civil Municipal (CGM). Ele foi autuado com multa gravíssima x 3 pela infração de transitar em passeio público e deverá pagar multa de mais de R$ 7 mil.

O condutor desrespeitou a sinalização existente ao longo da Avenida Cardoso de Sá que alerta sobre a proibição do trânsito de veículos de grande porte naquela via.

LEIA TAMBÉM

Vídeo: carreta destrói nova rotatória em Petrolina

Além da multa aplicada ao motorista, a empresa responsável pelo veículo também foi notificada por dano ao patrimônio público e pagará multa de cerca de R$ 20 mil, além disso, terá que arcar com todos os custos do reparo da via.

O fato foi rapidamente notificado porque equipes do Gati e da Guarda Civil Municipal passavam no local no exato momento do ocorrido. Apesar disso, a Ammpla reforça que qualquer cidadão que flagrar este tipo de dano ao patrimônio público pode denunciar o ocorrido através do número (87) 8835-2284.

Ministério Público quer que Pastor Valdemiro Santiago pague indenização por falsa informação de cura da Covid-19

Pastor Valdemiro Santiago

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública para que o pastor evangélico Valdemiro Santiago e a Igreja Mundial do Poder de Deus paguem pelo menos R$ 300 mil de indenização por danos sociais e morais coletivos.

O pedido é diante da divulgação de vídeos no qual o pastor anuncia a venda de sementes de feijão com a falsa promessa de cura da Covid-19. Valdemiro chegou a citar o caso de um fiel cuja recuperação plena da doença usando os feijões estaria comprovada por um atestado médico.

LEIA MAIS

Fifa multa Juazeirense e Bahia por cláusula em contrato de Gustavo Balotelli

A Fifa multou o Bahia e a Juazeirense por conta de uma cláusula no contrato do atacante Gustavo Balotelli, segundo o site Bahia Notícias. Os clubes colocaram um artigo em que o Esquadrão de Aço necessitava ser informado sobre qualquer transação com o atleta.

A entidade máxima do futebol descobriu o dispositivo quando Gustavo Balotelli foi cedido por empréstimo pela Juazeirense para o Apollon Larissa, da Grécia, em 2019).  A cláusula é ilegal, já que o Bahia foi envolvido como terceiro, ferindo o artigo 18bis do Regulamento da Fifa sobre o Status e a Transferência de Jogadores. O Esquadrão foi punido em 15 mil francos suíços (quase R$ 85 mil) e a Juazeirense em 10 mil (pouco mais de R$ 55 mil). As agremiações tentam parcelar esses valores.

A Fifa entendeu que o Bahia e a Juazeirense não agiram de má-fé, o que levou a aplicação de uma sanção considerada mínima pelo erro no contrato.

Após o término do contrato de empréstimo, Gustavo, de 24 anos, assinou em definitivo com o Apollon Larissa até 2024. Porém, ele foi cedido até o ano que vem ao Arouca, de Portugal.

Gustavo foi revelado nas divisões de base do Bahia, mas não conseguiu se firmar no Esquadrão. Enquanto teve vínculo com o Esquadrão, ele foi emprestado ao Roasso Kumamoto e Nagoya Grampus, do Japão, e ao Ho Chi Minh City, do Vietnã. O atleta desembarcou na Juazeirense em 2019, após o seu vínculo com o Esquadrão expirar.

Prefeito de Curaçá se defende de condenação do Tribunal de Contas dos Municípios

(Foto: Ascom/PMC)

Depois do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgar procedente denúncia formulada contra o prefeito de Curaçá, Pedro Alves de Oliveira, em razão de irregularidades na aplicação de recursos provenientes de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef), no exercício de 2018, multá-lo em R$ 8 mil pela irregularidade e condená-lo a devolver aos cofres públicos a quantia de R$ 370 mil, o gestor da Terra do Vaqueiro disse que vai recorrer da decisão.

Em nota enviada a imprensa Pedro Alves de Oliveira que vem a público esclarecer os fatos acerca da decisão do TCM, da quarta-feira (17), referente a aplicação de recursos provenientes de precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef), no exercício de 2018, a fim de evitar interpretações equivocadas acerca do referido julgamento. Confira a íntegra da nota:

LEIA MAIS
123