São João de Petrolina contará com campanha de enfrentamento à violência contra a mulher

Enquanto Petrolina se prepara para viver mais uma edição do maior e melhor São João do Brasil, a Prefeitura reforça as ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. Entre os dias 19 e 27 de junho, a campanha “São João Sem Violência” estará presente no pátio Ana das Carrancas, levando informação, orientação e divulgando os canais de denúncia e proteção disponíveis no município. A ação será desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do enfrentamento à violência contra a mulher, além de fortalecer a divulgação dos serviços que integram a rede de proteção no município.

Durante os nove dias de programação, equipes da Secretaria percorrerão o pátio Ana das Carrancas com a realização de abordagens educativas e distribuindo material informativo ao público. A iniciativa busca ampliar o acesso à informação, incentivar a denúncia e contribuir para que o São João seja um ambiente de respeito, segurança e acolhimento para todas as mulheres.

LEIA MAIS

Acidente fatal deixa uma vítima no bairro João XXIII, em Juazeiro

Um trágico acidente de moto registrado na manhã de hoje (10) resultou na morte de uma mulher no bairro João XXIII, em Juazeiro. Segundo informações preliminares de testemunhas, a vítima conduzia o veículo quando o fato aconteceu.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado imediatamente para prestar os primeiros socorros, mas a vítima não resistiu aos ferimentos e o óbito foi constatado ainda no local.

A Polícia Militar e a equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram acionadas para realizar a perícia, organizar o trânsito na região e proceder com a remoção do corpo. Até o momento, a identidade da vítima e as causas exatas que provocaram o acidente não foram oficialmente divulgadas pelas autoridades.

Palestra no SESI Petrolina alerta estudantes sobre violência contra a mulher

Debate destacou importância da denúncia e do papel da sociedade

Alunos e professores do SESI Petrolina participaram, nesta segunda-feira (27), de uma palestra voltada à conscientização e prevenção da violência contra a mulher.

O encontro foi conduzido pelas fundadoras do Instituto Banco Vermelho, Andreia Rodrigues e Paula Limongi, que compartilharam relatos pessoais, dados preocupantes e orientações práticas para identificar e interromper ciclos de violência.

O instituto surgiu a partir de experiências marcadas pela dor. Durante a palestra, as fundadoras destacaram que transformaram o luto em luta, utilizando bancos vermelhos instalados em espaços públicos como símbolo de alerta e acolhimento para vítimas. A cor e o formato representam a gravidade da causa e a memória das mulheres vítimas de feminicídio.

LEIA MAIS

Mulher é libertada de cárcere privado e suspeito é preso em Araripina

(Foto: Ilustração)

Uma intervenção policial realizada na noite desta terça-feira (21) resultou na libertação de uma mulher e na prisão de um homem no distrito de Vila Serrânea, zona rural de Araripina. O suspeito é acusado de manter a vítima em cárcere privado por vários dias.

De acordo com a Polícia Militar, a equipe foi acionada por volta das 20h56 para atender uma ocorrência na Rua 4. Ao chegarem ao local, os agentes encontraram a mulher abrigada em uma residência vizinha, apresentando sinais de violência.

LEIA MAIS

Mulher é morta a tiros na zona rural de Petrolina

(Foto: Ilustração)

No último sábado (18), uma mulher identificada como Leidiane foi morta a tiros na comunidade de Nova Descoberta, zona rural de Petrolina.

De acordo com informações de moradores, a vítima ainda chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.

Equipes da polícia e do Instituto Médico Legal (IML) foram acionadas para atender a ocorrência. Até o momento, não há informações sobre a autoria nem a motivação do crime.

O caso será investigado pela Polícia Civil de Pernambuco.

Cearense perde casas e acumula dívida de R$ 50 mil por vício no ‘Jogo do Tigrinho’

Em desabafo que viralizou nas redes sociais, a jovem relatou como a dependência destruiu o patrimônio da família e fez um apelo por ajuda.

O que começou como uma diversão despretensiosa há quatro anos transformou-se em um pesadelo para a extensionista de cílios Assíria Macêdo, de 29 anos. Moradora de Fortaleza, ela viu sua vida desmoronar devido ao vício em jogos de azar online, como o popular “Jogo do Tigrinho”. Em um vídeo publicado nesta semana, que já ultrapassa 170 mil visualizações, Assíria detalha o impacto devastador da compulsão.

LEIA MAIS

Pernambuco enfrenta crise na proteção às mulheres em meio à alta da violência

Em meio ao aumento dos casos de feminicídio e das denúncias de violência doméstica em Pernambuco, um levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) acendeu um alerta grave sobre a falta de estrutura para proteger mulheres em situação de risco. O estudo aponta que a rede de proteção é considerada inexistente ou insuficiente em todos os 184 municípios pernambucanos e também no distrito de Fernando de Noronha.

Os dados fazem parte do Levantamento das Políticas Municipais de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, divulgado nesta semana. A pesquisa foi construída com base em informações fornecidas pelas próprias prefeituras e revela um cenário preocupante de ausência de políticas públicas estruturadas e integradas para o enfrentamento da violência de gênero.

LEIA MAIS

Mulher é cercada por cães de rua em Petrolina e caso gera alerta na comunidade

Um ataque envolvendo cães soltos nas ruas assustou moradores do bairro Atrás da Banca, em Petrolina. Uma mulher foi atacada por vários cachorros enquanto caminhava pela comunidade.

De acordo com relatos de moradores, a vítima seguia em direção à igreja quando foi surpreendida por um grupo de cães que costuma circular livremente pelas ruas do bairro.

A situação gerou momentos de desespero e poderia ter terminado de forma mais grave. Vizinhos ouviram os gritos de socorro da mulher e correram para ajudá-la, conseguindo afastar os animais e evitar que o ataque tivesse consequências ainda maiores.

LEIA MAIS

Mulher entra em rio para salvar cachorro durante enchente em Araripina, Sertão de Pernambuco

Um vídeo gravado por moradores mostra o momento em que uma mulher entra em um rio para tentar resgatar um cachorro durante as fortes chuvas que atingiram Araripina, no Sertão de Pernambuco. O caso aconteceu no sábado (28). Nas imagens, é possível ver a correnteza intensa, resultado do grande volume de água acumulado em poucas horas.

A mulher, presa por uma corda, avança pela água para tentar alcançar o animal. Outras pessoas que estão próximas do local também se oferecem para entrar no rio. O episódio foi registrado após o município contabilizar 101 mm de chuva em apenas seis horas, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). A precipitação provocou alagamentos e o transbordamento de cursos d’água, aumentando o perigo em áreas próximas a rios e açudes.

Diario de Pernambuco

Primeira mulher general do Exército: pernambucana Cláudia Cacho é indicada ao generalato

O Exército Brasileiro terá, pela primeira vez em sua história, uma mulher no quadro de oficiais-generais. A coronel médica Cláudia Lima Gusmão Cacho, pernambucana natural do Recife, foi indicada para a promoção ao posto de general de brigada.

A escolha ocorreu após votação secreta do Alto Comando do Exército. A indicação segue agora para homologação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

LEIA MAIS

Câmeras registraram mulher sendo morta a tiros na frente de casa, em Ouricuri

Imagens do circuito de segurança mostram o momento em que Margarida Gomes dos Santos, de 31 anos, é executada a tiros na Rua Odilon Alves da Silva, no Distrito de Santa Rita, Zona Rural de Ouricuri, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia, o crime aconteceu na última terça-feira (17). A vítima estava sentada próxima a um poste, acompanhada de um rapaz e três crianças, quando dois homens chegaram em uma motocicleta.

Os suspeitos, usando capacetes, se aproximam já efetuando disparos. Margarida corre para dentro da residência tentando escapar, enquanto as crianças entram em desespero e tentam se abrigar. Uma delas chega a ficar presa no portão de entrada, no momento em que a vítima cai após ser atingida. As imagens mostram ainda que os criminosos invadem a casa e continuam atirando, concluindo a execução dentro do imóvel.

Informações preliminares apontam que a vítima teria discutido, no dia anterior ao crime, com três homens da mesma família, moradores da comunidade. A polícia apura se o desentendimento tem ligação com o assassinato. Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que o caso está sob a responsabilidade da Delegacia de Ouricuri. “As diligências seguem até o esclarecimento do caso”, destacou a corporação.

Diario de Pernambuco

Mulher é morta a tiros no bairro Dom Avelar em Petrolina

Uma mulher de 32 anos foi morta na noite de terça-feira (17), na Rua do Fosfato, no bairro Dom Avelar, em Petrolina. Duas pessoas em uma motocicleta se aproximaram e efetuaram vários disparos contra a vítima, identificada como Bruna Cândido. Ela foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu em uma unidade hospitalar da cidade.A 25ª Delegacia de Homicídios de Petrolina informou que já iniciaram as investigações e seguem até a elucidação dos fatos relacionados ao crime.

Onda de Violência

Petrolina registrou uma sequência de cinco homicídios de domingo (15) a terça (17), em diferentes locais da cidade. Além do assassinato no Dom Avelar, no final da tarde da terça-feira (17), um homem foi morto no bairro Henrique Leite. Na segunda-feira (16), a Polícia Civil confirmou a morte de um jovem de 29 anos no bairro São Gonçalo. No domingo (15), um homem foi morto a tiros no bairro Vale do Grande Rio. Imagens de uma câmera de segurança registraram o momento do crime.

As imagens mostram a vítima acompanhada de um casal, quando dois homens em uma motocicleta se aproximaram e efetuaram disparos de arma de fogo. A vítima foi atingida pelos tiros e morreu no local. Também no domingo (15), um jovem de 20 anos foi morto no Projeto N-8, no perímetro irrigado Nilo Coelho, zona rural do município.

G1 Petrolina

Mulher morre após ser baleada no bairro Dom Avelar, em Petrolina

Uma mulher identificada preliminarmente como Bruna morreu após ser baleada na noite desta terça-feira (17), no bairro Dom Avelar, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

De acordo com as primeiras informações, o crime aconteceu na Rua Fosfato. Dois suspeitos em uma motocicleta teriam se aproximado e efetuado os disparos contra a vítima.

Bruna foi socorrida pelo próprio marido, que a levou às pressas para uma unidade hospitalar da cidade. No entanto, ao dar entrada no pronto-socorro, a equipe médica confirmou o óbito.

Em depoimento inicial, o companheiro afirmou que não sabe quem seriam os autores do crime nem qual teria sido a motivação do ataque.

Até o momento, ninguém foi preso. O caso será investigado pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios, que deverá apurar autoria e circunstâncias do crime.

Violência marca o domingo em Petrolina com morte e tentativa de homicídio

(Foto: Ilustração)

Dois episódios de violência registrados neste domingo (21) deixaram uma mulher morta e outra ferida no município de Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

O primeiro caso foi registrado durante a tarde, quando uma mulher foi encontrada já sem vida em uma estrada de terra, na comunidade de Curral Queimado, zona rural do município. Até o momento, não há informações sobre a identidade da vítima nem sobre as circunstâncias do crime.

LEIA MAIS

Prefeitura de Casa Nova realiza caminhada pelo fim da violência contra a mulher nesta sexta-feira (29)

A Prefeitura de Casa Nova, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Igualdade e Combate à Fome, vai encerrar a programação da campanha Agosto Lilás, nesta sexta-feira (29), com uma caminhada pelas ruas da cidade pelo fim da violência contra a mulher. A concentração para a caminhada será a partir das 8h na frente da secretaria no centro da cidade.

“Estamos convocando todos os casanovenses, homens e mulheres de todas as idades para participar e apoiar o combate e a prevenção contra os diversos tipos de violência contra mulher. Uma sociedade sem violência é boa para todos. Vamos iniciar o percurso na frente da secretaria e ir até a Prefeitura Municipal” disse o secretário de Desenvolvimento Social, Igualdade e Combate à Fome, Alex de Santana.

Ascom

123