Sequestrada pelo ex, mulher se joga de carro e corre pedindo socorro

Uma mulher de 28 anos escapou do sequestro de ex-companheiro violento ao pular de carro em movimento e correr em direção a policiais militares na BR-135, na altura de Corinto (MG), na Região Central do estado, nessa terça-feira (26/8). O homem, de 35 anos, também a estuprou e a ameaçou de morte.

Conforme o boletim de ocorrência, os militares patrulhavam um posto de gasolina durante a madrugada quando se depararam com a vítima correndo em direção a eles, aos prantos e pedindo socorro. Atrás dela estava o autor, visivelmente transtornado, que tentava trazê-la de volta ao veículo. Ele foi contido e a vítima, ouvida. A mulher, “totalmente abalada”, conforme o documento policial, relatou que estava sendo sequestrada naquele momento pelo ex. Aos militares, contou que temia pela própria vida, uma vez que o ex-companheiro é perigoso e extremamente agressivo.

Ela já teria saído da própria residência e se abrigado na casa de parentes em Conceição de Jesus (MG), no Norte do estado, mas, devido a frequentes ameaças de morte, a mulher foi para a casa de um irmão em Conceição do Mato Dentro (MG), na área Central do estado. Segundo o boletim de ocorrência, a mudança de endereço impossibilitou que ela solicitasse uma medida protetiva de urgência.

De acordo com os registros, a vítima relatou que o homem ligava insistentemente para ela e para parentes pedindo uma reconciliação, sempre negada. Então, na tarde de segunda-feira (25), o autor foi em direção à casa do ex-cunhado, em uma nova tentativa de pedir para voltar o relacionamento. A vítima negou mais uma vez e, se aproveitando que o ex-cunhado não estava em casa naquele momento, pegou uma faca e ameaçou a mulher de morte.

Ainda segundo o testemunho, o homem colocou a faca no pescoço dela, pegou o celular da vítima e a mandou que ela entrasse no carro, senão a mataria. O homem assumiu a direção, seguiu sentido Belo Horizonte (MG) e, em certo momento, entrou em uma estrada de terra, parou o veículo e obrigou que ela mantivesse relações sexuais com ele, sem consentimento da vítima.

A mulher contou que ele só parou depois de “saciar a vontade”. Os dois retornaram à rodovia e as ameaças de morte continuaram. O autor também teria afirmado que, caso se deparasse com a polícia, jogaria o carro em uma ribanceira. O trajeto se deu por cerca de 210 quilômetros com violência moral, psicológica e sexual, segundo a vítima, até que ela se jogou do carro em frente ao posto de gasolina.

Medo e violência

Aos militares, a mulher contou que teme pela própria vida e pela vida dos familiares e, por isso, solicitará medida protetiva. Segundo a PM, em casos como esses, o pedido é mediado pelo delegado responsável pelo caso. Ela foi encaminhada para atendimento em um pronto-socorro municipal.

Os militares questionaram o autor sobre os fatos relatados e ele confirmou a versão. Ele também disse que a atitude foi errada e que estava com o celular da ex. Conforme o boletim de ocorrência, os registros de estupro e violência doméstica seguidos de sequestro e cárcere privado somam-se a crimes de roubo e ameaça já cometidos pelo autor. O homem foi preso em flagrante e levado a uma delegacia da Polícia Civil, onde permaneceu à disposição da Justiça. O carro utilizado no crime também foi apreendido.

Como conseguir ajuda?

Mulheres que perceberem em uma situação de violência doméstica podem conseguir ajuda pela Central de Atendimento à Mulher, no número 180. O serviço funciona 24 horas por dia e oferece orientações sobre:

– Leis e direitos das mulheres

– Informações sobre serviços de acolhimento, como a Casa da Mulher Brasileira

– Encaminhamento a delegacias, defensorias públicas e centros de referência

– Registro e envio de denúncias aos órgãos competentes- Apoio e informações sobre a rede de atendimento em todo o país.

Estado de Minas

De advogada a chefe da Interpol: mulher é presa após apresentar documentos falsos no RN

Uma mulher foi presa após usar documentos falsos para se apresentar como desembargadora, juíza, promotora, advogada e até chefe da Interpol em Mossoró, no Rio Grande do Norte, na última quarta-feira (20). Célia Soares de Brito, de 43 anos, estava viajando em um carro de aplicativo com sua mãe e sua filha, e disse ao motorista que estava prestes a assumir um cargo na gestão da cidade.

A história da mulher, no entanto, era repleta de contradições, e isso, junto ao grande volume de bagagens que ela carregava, fez com que o motorista desconfiasse e assinasse a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no posto da BR-304, na saída para Fortaleza. Segundo informações do g1, durante a abordagem, os agentes encontraram documentos com indícios de falsificação, entre eles uma carteira da OAB sem chip, com dados incorretos, e um suposto certificado de posse em cargo público. A inscrição da OAB usada por Célia pertencia a um advogado cadastrado de forma regular no Paraná.

Na Delegacia de Polícia Civil de Mossoró, para onde Célia foi encaminhada, a fraude foi confirmada após perícia realizada nos documentos. Ela, assim como sua mãe, foi liberada após prestar depoimento. Seu celular foi apreendido. Uma audiência de custódia foi realizada na quinta-feira (21), e liberdade provisória foi concedida pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte mediante o pagamento de fiança equivalente a dois salários mínimos.

A decisão impôs, ainda, medidas cautelares como comparecer a todos os atos do processo, não mudar de endereço sem autorização judicial e comunicar qualquer ausência superior a oito dias de sua residência em São Paulo. Célia, que foi presa em flagrante pelo uso de documento falso, vai responder ao processo em liberdade. Uma investigação está sendo conduzida pela Polícia Civil para apurar se as credenciais falsificadas haviam sido usadas em outras situações

Diario de Pernambuco

Caminhada Lilás mobiliza Petrolina em defesa das mulheres e no combate à violência

Em alusão ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra mulher, a Prefeitura de Petrolina vai realizar, sexta-feira (22), a Caminhada Lilás. A concentração será às 8h, na Praça do Bambuzinho, onde os participantes seguirão até a frente da Prefeitura, em um percurso marcado pela mobilização social e pelo fortalecimento da luta em defesa dos direitos das mulheres.

Ao longo do trajeto, a caminhada ganhará ainda mais visibilidade com a colagem de cartazes em comércios da cidade e a entrega de panfletos informativos aos pedestres. O material vai destacar os canais de denúncia disponíveis, reforçando a importância da violência ser interrompida com a ajuda da rede de proteção.

A Caminhada Lilás busca chamar a atenção para a Lei Maria da Penha e incentivar a sociedade a se engajar ativamente na prevenção da violência contra a mulher. Mais do que uma mobilização, o evento representa um ato coletivo de cuidado, sensibilização e disseminação de informações essenciais para que mais mulheres tenham acesso ao apoio necessário.

A ação é promovida pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Com a união de esforços, o movimento pretende ampliar a visibilidade da campanha e reforçar o compromisso de toda a cidade no enfrentamento à violência contra a mulher.

Ascom

Ação da Justiça promete processos de violência contra a mulher em PE

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) inicia nesta segunda-feira (18) a 30ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa, um esforço concentrado para acelerar o andamento de processos de violência doméstica e familiar. A iniciativa, promovida em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem como foco principal a aceleração de julgamentos, audiências e sentenças em casos que envolvem vítimas do sexo feminino.

Além da movimentação judicial, a semana contará com uma série de ações de conscientização e prevenção. A programação se estenderá até a próxima sexta-feira (22) e inclui atividades em pontos de grande circulação de pessoas, como shoppings, o Aeroporto do Recife e estações de metrô. Segundo o TJPE, o objetivo será levar informações sobre o combate à violência contra a mulher e sobre a Lei Maria da Penha.

A semana

Em 14 shoppings do estado, em parceria com a Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce), e em outros locais estratégicos, equipes especializadas estarão disponíveis para fornecer informações à população. A Coordenadoria da Mulher do TJPE também fará a veiculação de mídias para conscientizar o público sobre a violência doméstica.

A desembargadora Daisy Andrade, coordenadora da Mulher do TJPE, participará de diversas palestras e debates sobre o tema. Ela abordará o assunto em eventos na Faculdade dos Guararapes, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PE) e na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

“A participação do TJPE no programa Justiça pela Paz em Casa, instituído pelo CNJ, reforça o compromisso com o combate e prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, além de ampliar o foco das atenções durante uma semana de atividades intensas em todo o estado”, afirmou a desembargadora Daisy Andrade.As Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do estado também terão uma programação especial. O Programa Reconstruir, voltado para homens que são autores de violência doméstica, promoverá debates e rodas de conversa para discutir temas como masculinidade e violência de gênero.

Entre as ações programadas estão mutirões de atendimento para vítimas com agressores que utilizam monitoramento eletrônico, realizados nas Varas da Capital. Já a Vara de Igarassu realizará um debate sobre o Projeto Florescer, focado no bem-estar físico e emocional das mulheres em situação de violência.

A Vara de Petrolina fará a Operação Shamar 2025, uma qualificação para policiais e profissionais da rede de enfrentamento da violência contra a mulher. Em Olinda, a Vara promoverá um ciclo de conversas com mães de um bairro da cidade, enquanto em Camaragibe, o foco será uma roda de diálogo com homens que frequentam o Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) do município.

Diario de Pernambuco

Mulher é presa por homicídio após atear fogo em companheiro em Canhotinho

A Polícia Civil de Pernambuco prendeu em flagrante uma mulher de 37 anos acusada de matar o companheiro, também de 37 anos, em Canhotinho, no Agreste de Pernambuco. Segundo informações, a mulher jogou um líquido inflamável na vítima e, em seguida, ateou fogo.

O homem foi socorrido em estado grave ao hospital, mas não resistiu. A prisão em flagrante foi registrada neste domingo (1º) pela 139ª Delegacia de Canhotinho.

A mulher foi conduzida até a delegacia para realização dos procedimentos cabíveis. Segundo a Polícia Civil, ela ficou à disposição da Justiça após audiência de custódia.

Diario de Pernambuco

Disfarçada de motorista de aplicativo, mulher é flagrada com cocaína, crack e haxixe em operação em Petrolina

Nas primeiras horas desta quinta-feira (24), uma ação conjunta da 12ª Delegacia do DENARC de Petrolina, sob comando do delegado Joseilton Sampaio, com apoio de policiais do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) da Polícia Militar de Pernambuco, resultou na prisão em flagrante de uma mulher identificada pelas iniciais A.S.A, além da apreensão de uma considerável quantidade de drogas.

Durante o trabalho investigativo, que já vinha sendo desenvolvido há meses pela equipe do DENARC, foi possível confirmar que a mulher vinha atuando no tráfico de drogas disfarçada como motorista de aplicativo, realizando transportes e entregas a mando de traficantes da região.

Na abordagem, realizada com o apoio do BEPI, os policiais interceptaram o veículo da suspeita — um VW Gol — e localizaram, no assoalho do carro, em frente ao banco do passageiro, uma caixa de papelão contendo diversos entorpecentes.

Material apreendido:

• 4,070 kg de cocaína
• 153 g de crack
• 106 g de haxixe
• 01 veículo VW Gol

A imputada foi conduzida à sede da 12ª Delegacia da Polícia Civil, onde teve o auto de prisão em flagrante lavrado. Após os procedimentos legais, ela foi encaminhada à carceragem da Polícia Civil e seguirá para audiência de custódia.

Univasf promove evento sobre saúde e inclusão da mulher em Petrolina

O mês de março é dedicado à valorização e reflexão sobre os desafios enfrentados pelas mulheres. Neste sentido, será realizado pelo Hospital Universitário (HU) da Univasf campus Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o evento ‘Março, mês da mulher: desafios e reflexões’. O encontro gratuito, com objetivo de debater sobre saúde, violência e inclusão será nesta quarta-feira (12), no auditório do HU, a partir das 9h e também terá transmissão online através deste link (clique aqui). Para participar é necessário se inscrever previamente através de um formulário online (clique aqui).

Para destacar a importância de cuidar da própria saúde, profissionais do HU-Univasf, vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), organizaram ações para o público feminino. Entre elas, uma mesa composta por mulheres em cargos de liderança no HU, que abre o evento.

A programação será composta por uma palestra sobre saúde da mulher – com foco na discussão sobre a menopausa; apresentações culturais (música e recital); palestra sobre as notificações de violência contra mulheres no hospital; além de sorteio de brindes.  O evento também conta com uma roda de conversa sobre a violência contra a mulher e desafios da mulher trans, que será realizada por representantes do Conselho de Defesa das Mulheres e Diversidade, da Polícia Militar da Bahia e do Poder Legislativo do município de Juazeiro.

G1 Petrolina

Mulher morre vítima de colisão entre ônibus escolar e motocicleta em Araripina

Uma colisão entre um ônibus escolar e uma motocicleta resultou na morte de uma mulher ontem (10), em Araripina, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus bateu na traseira da motocicleta. A passageira, que estava na garupa da moto, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Já o condutor da moto teve ferimentos leves e foi pra Unidade de Pronta Atendimento de Araripina (UPA).

Os passageiros do ônibus não ficaram feridos. O motorista realizou o teste do bafômetro e o resultado não apontou a ingestão de álcool. A Polícia Civil informou que vai investigar as causas desse acidente. A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco informou em nota que o ônibus escolar envolvido no acidente era operado por uma empresa terceirizada, possui tacógrafo, não apresentava falhas no funcionamento e estava com a documentação em dia.

Ainda segundo a nota, o motorista dirigia com os documentos atualizados. Após o acidente, o veículo foi substituído, garantindo que não houvesse prejuízo aos estudantes. A Secretaria de Educação também lamentou o ocorrido e diz que permanece à disposição das autoridades.

G1 Petrolina

Semana de ações nas escolas de Petrolina reforçam o respeito e valorização das mulheres

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, as escolas da rede municipal de Petrolina estão promovendo ações pedagógicas com o objetivo de sensibilizar estudantes e a comunidade escolar sobre temas como respeito, autoestima, violência contra a mulher e a importância da participação feminina em diversas áreas da sociedade.

As atividades integram o projeto institucional “Petrolina Ler+” e “Petrolina Escreve+”, que buscam estimular o desenvolvimento da leitura e da escrita. Através dos projetos são abordadas diversas temáticas com ênfase na valorização de mulheres e meninas e no enfrentamento da violência, mobilizando os eixos de leitura e produção textual.

A programação inclui diversas ações, como rodas de conversa, apresentações sobre mulheres que se destacaram em campos como arte, educação, política e esporte, e atividades lúdicas como teatro de fantoches, pintura e colagem. Além disso, as escolas promovem a confecção de painéis interativos que destacam personalidades femininas inspiradoras. A ideia é não só celebrar as conquistas das mulheres, mas também criar um ambiente de aprendizado e discussão sobre o empoderamento feminino e a importância do respeito mútuo.

Consciente da importância do seu papel na sociedade, a aluna Emilly Annemberg, do 9º ano da Escola Municipal Anete Rolim, no bairro Pedra Linda, destacou a relevância das atividades. “É fundamental abordar esse tema na escola, pois nos ajuda a compreender o papel da mulher na sociedade e a perceber que a violência contra elas ainda é um problema sério. Ao aprender sobre a Lei Maria da Penha e ouvir histórias de mulheres fortes, nos sentimos mais empoderadas e conscientes de como podemos contribuir para mudar essa realidade”, disse Emilly.

As atividades incluem ainda a exibição de documentários e debates sobre a Lei Maria da Penha, garantindo uma abordagem aprofundada e acessível para todas as faixas etárias atendidas pela rede municipal de ensino. Com esse conjunto de ações, a Gestão Municipal busca fortalecer a educação e a conscientização sobre os direitos das mulheres, com o objetivo de formar cidadãos mais conscientes e respeitosos para o futuro.

Elaine Barbosa/Ascom Secretaria de Educação
Fotos: Deivid Menezes

Mulher é suspeita de matar outra por ciúmes do companheiro no Agreste de Pernambuco Ela fugiu do local e ainda não foi localizada pela polícia

Uma mulher identificada como Joelma da Silva Lima, de 35 anos, foi morta a facadas no município de São João, Agreste de Pernambuco, no sábado (8). Investigação preliminar indica que o crime tenha sido cometido por uma mulher de 36 anos e motivado por ciúmes.

Segundo o boletim de ocorrência do caso, a suspeita teria cometido o crime por ciúmes do companheiro. Ela fugiu do local e, segundo a Polícia Civil, ainda não foi encontrada.

O marido dela foi encaminhado à delegacia como testemunha. Aos policiais, ele declarou que estava acompanhado de um amigo e de Joelma momentos antes, mas que o crime ocorreu quando ele saiu para calibrar o pneu do seu veículo. Ao retornar, encontrou a vítima caída ao chão e a esposa segurando uma faca.

Joelma foi encaminhada ao Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, mas não resistiu. A polícia informou que as investigações seguem até a elucidação dos fatos.

Diario de Pernambuco

Mulher é presa após morder pessoas em camarote da Sapucaí, no Rio de Janeiro

Uma mulher foi presa nesta terça-feira (4) no Sambódromo Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, por estar mordendo pessoas em um camarote do setor cinco. De acordo com a Guarda Municipal do Rio, ela apresentava sinais de embriaguez, resistiu à abordagem dos guardas e tentou mordê-los também.

Um segurança do próprio camarote foi quem acionou a equipe da Ronda Maria da Penha. A mulher foi conduzida até uma delegacia. Sua identidade não foi revelada, nem o número de vítimas e possíveis motivações para a agressão.

“Essa foi a terceira prisão feita pelas equipes da Ronda Maria da Penha da GM-Rio no Sambódromo. Os demais casos foram de flagrantes de violência contra a mulher”, informou a guarda municipal. Um caso foi registrado na sexta-feira, 28 de fevereiro, e outro no domingo, 2.
As equipes da Ronda Maria da Penha estão atuando tanto no Sambódromo quanto nos desfiles dos grandes blocos “para coibir flagrantes de violência contra a mulher e também para conscientizar e prevenir esse tipo de violência durante a folia”, afirmou a instituição.

Estadão

Mulher é presa ao tentar entrar com droga escondida nas partes íntimas em presídio de Salgueiro

Uma mulher de 28 anos foi presa no domingo (2) ao tentar entrar com drogas no presídio de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco . Ela escondia 44 gramas de cocaína nas partes íntimas. A droga foi detectada pelo scanner corporal da unidade prisional.

A mulher, identificada como Jaqueline Gonçalves de Lima, foi à penitenciária para visitar o companheiro, Josinaldo Rodrigues da Silva, que cumpre pena na unidade. Após ser detida por agentes penitenciários, ela foi conduzida à delegacia de Polícia Civil para realização dos procedimentos necessários, ficando à disposição da Justiça.

G1 Petrolina

Mulher encontra bala de fuzil em pão de forma no Rio de Janeiro

Uma moradora encontrou uma munição de arma de fogo no pão de forma nesta sexta-feira (7), no Rio de Janeiro. A mulher, que mora no bairro do Flamengo, zona sul da capital fluminense, preparava café da manhã para o filho e chegou a passar manteiga na fatia de pão quando se deparou com a bala.

A embalagem do pão também apresentava um furo compatível com o tamanho do projétil. Especialistas consultados pela TV Globo afirmam que o pacote foi atingido por um tiro de fuzil calibre 7.62.

A mulher, que preferiu não se identificar, relatou que comprou o pão em um supermercado no bairro onde mora. A região não teve registros de tiroteios nos últimos dias. A fábrica dos pães, no entanto, fica em Inhaúma, bairro na zona norte próximo ao Complexo do Alemão.

“Como não havia nenhum sinal de tiro na nossa casa e não moramos numa área de risco, imagino que a bala tenha chegado até o pão na fábrica que fica próxima ao Complexo do Alemão, onde houve operação nas semanas anteriores”, afirmou a mulher. Ela acredita ainda que o produto pode ter sido atingido no trajeto entre a fábrica e o mercado.

Em nota à Globo, a empresa responsável alegou que “nenhuma ocorrência foi registrada nas dependências da fábrica e todos os lotes são submetidos a um criterioso processo produtivo que contempla, inclusive, um detector de metais, garantindo a segurança e a qualidade dos alimentos”.

Alvo de constantes operações policiais contra o tráfico de drogas, o Complexo do Alemão é uma área de risco por confrontos e tiroteios.

Folha PE

Raiva humana: morre mulher que contraiu doença ao ser mordida por sagui em Pernambuco

Morreu, na manhã deste sábado (11), a mulher de 56 anos que contraiu raiva após ser atacada por um sagui em Santa Maria do Cambucá, no Agreste de Pernambuco. Ela estava internada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no Recife. O caso foi o primeiro registrado em oito anos no Estado. A paciente, identificada como Ivonete, teve a mão esquerda mordida pelo animal ao tentar defender o neto, de 3 anos, no dia 28 de novembro, enquanto chegava em casa.

Falta de profilaxia pós-exposição ao vírus

A família acredita que a mulher sofreu negligência médica ao procurar socorro na cidade onde morava. Ela não foi submetida à profilaxia pós-exposição ao vírus (vacina e/ou soro) no tempo indicado. Ao sair do Hospital Santina Falcão, no Centro de Santa Maria do Cambucá, o filho de Ivonete teria ouvido alguém da equipe médica dizer: “Só falta chegar alguém com mordida de sapo”. Quando soube, a mulher chateou-se e não quis voltar à unidade de saúde.

Os sintomas começaram a aparecer. Em dezembro, ela sentiu insônia, febre e uma dor muito forte no braço. Nesse momento, retornou ao hospital, mas, conforme os parentes, o médico fez um eletrocardiograma, avaliou que estava tudo bem e a liberou.

Os sinais da raiva humana se intensificaram, e Ivonete retornou ao hospital no dia 31 de dezembro. Nesse momento, de acordo com a família, o médico percebeu que realmente se tratava de um caso grave. “Não pensaram duas vezes e a encaminharam direto para o Oswaldo Cruz, no Recife”, relatou a sobrinha de Ivonete, Maria Aparecida Santos, 29, ao Diário.

A família avalia acionar a Justiça. “Era para ela ter sido bem tratada e encaminhada para algum lugar que tivesse o tratamento e não terem deixado voltar para casa”, disse a sobrinha.

O que diz a gestão municipal 

O atual diretor do Hospital Municipal Santina Falcão, Rafael Oliveira, afirmou que a cidade possui estoque de vacina antirrábica, mas o soro fica disponível em polos regionais de saúde. No caso de Santa Maria de Cambucá, é no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru.

Oliveira disse que, por ter assumido a gestão do hospital neste ano, não possui detalhes do que aconteceu na unidade de saúde quando Ivonete procurou ajuda. “Hoje, nenhum dos profissionais que atenderam naquele momento fazem parte do quadro, desde coordenadores a profissionais de assistência direta”, contou. O diretor afirmou que uma equipe multidisciplinar da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) foi à cidade e recolheu os prontuários de atendimento de Ivonete.

O que diz a Secretaria Estadual de Saúde

Em nota, a SES-PE informou que faz cópia dos documentos dos pacientes para investigação epidemiológica e monitoramento de casos. “Quanto à conduta profissional, reforça que, de acordo com as atribuições do Sistema Único de Saúde, compete ao município a apuração e os devidos encaminhamentos”, acrescentou a pasta.

A secretaria também disse que intensificará, junto à Regional de Saúde, os protocolos e diretrizes relacionados à raiva com as equipes dos municípios da região e realizará um ciclo complementar de vacinação de animais domésticos.

Diário de Pernambuco

Escolas de Petrolina apresentam práticas pedagógicas sobre o combate à violência contra a mulher

Tratado com prioridade pela gestão municipal, o combate à violência contra a mulher, tem sido trabalhado de forma permanente nas Escolas Municipais de Petrolina, por meio do projeto Institucional Petrolina Lê + e Petrolina Escreve +. A iniciativa tem o objetivo de debater e traçar estratégias para contribuir na redução dos índices no município e, principalmente, incentivar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Para dar visibilidade as práticas educativas, a Prefeitura de Petrolina, por meio das Secretarias de Educação, Cultura e Esportes, e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, promoveu nesta sexta-feira (05), na Escola do Saber, um momento para apreciação e compartilhamento dos trabalhos vivenciados nas unidades de ensino.

O evento foi marcado pela fala de representantes da área educacional e do setor de Direitos Sociais e Humanos, além de apresentações organizadas pelos professores e estudantes, através do projeto educacional. Participaram do momento, a equipe do governo municipal, e as promotoras de Justiça Rosane Moreira Cavalcante, Luciana Prado e Isabela Carneiro. Estudar sobre o enfrentamento da violência contra a mulher, dialogar sobre esse tema, realizar ações culturais e mobilizar as comunidades escolares de forma continuada, são algumas das ações propostas pelo projeto pedagógico desenvolvidos nas unidades e que ajudam na compreensão do assunto para que dos possam atuar na promoção de vidas livres dessa problemática.

A aluna da Escola Municipal Odete Sampaio, Nicolly Ribeiro da Silva, falou da importância de o tema ser trabalhado nas instituições de ensino.”É preciso levar educação e conscientização para toda sociedade e promover o maior envolvimento de todos os seguimentos que trabalham com o enfrentamento da violência doméstica e familiar. A escola é um dos lugares mais importantes para se debater esse tema”, afirma Nicolly.

A professora da Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC), Juliett Morais, destaca que através desse trabalho desenvolvido em sala de aula, a Prefeitura de Petrolina quer mostrar que o combate à violência contra a mulher é uma responsabilidade de todos.”O respeito à mulher é um tema essencial e continua sendo urgente. Orientar nossas alunas e nossos alunos quanto ao enfrentamento à violência e o fortalecimento de nossas meninas e mulheres é o caminho para mudança efetiva de pensamento e comportamento social. Nossas estudantes devem aprender a se proteger e a denunciar; nossos alunos a respeitar, proteger e a cuidar. Hoje e sempre precisamos ensinar”, finalizou Juliett.

Elaine Barbosa/Ascom

1234