CEAM nas Comunidades leva acolhimento, serviços e cidadania para mulheres de Petrolina

Levar cuidado, acolhimento e informação para mais perto das mulheres é uma das formas de fortalecer a rede de proteção social em Petrolina. Com esse propósito, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, realiza neste sábado (13), das 8h às 12h, na Escola Municipal Professora Luiza de Castro Ferreira Silva, no bairro João de Deus, mais uma edição do projeto CEAM nas Comunidades.

A iniciativa amplia o trabalho desenvolvido pela Secretaria Executiva da Mulher através do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), equipamento criado para oferecer suporte, orientação e proteção às mulheres. Ao levar os serviços para dentro das comunidades, a ação facilita o acesso aos atendimentos e fortalece as políticas públicas voltadas à promoção da cidadania, autonomia e garantia de direitos.

Durante a programação, serão oferecidos serviços como atendimento do Cadastro Único, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, auriculoterapia, ventosaterapia e massoterapia. O CEAM nas Comunidades também fortalece a escuta, a inclusão e o bem-estar das mulheres, reafirmando o compromisso da gestão municipal com uma assistência social cada vez mais humana, acessível e presente na vida das pessoas.

Ascom

Juazeiro registra redução de cerca de 50% nos casos prováveis de dengue em 2026 e reforça ações permanentes de combate ao mosquito

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), informa que o município registrou uma redução de 49,43% no número de casos prováveis de dengue em 2026, considerando os dados contabilizados até a Semana Epidemiológica 17. De acordo com o levantamento, foram registrados 45 casos prováveis da doença neste ano, enquanto no mesmo período de 2025 haviam sido contabilizados 89 casos prováveis. A Sesau destaca ainda que todos os casos notificados evoluíram para a cura da doença.

O município registrou ainda a ocorrência de um óbito por dengue de um paciente oriundo do município de Uauá, atendido no Hospital Regional de Juazeiro. Os números reforçam o impacto positivo das estratégias permanentes de enfrentamento às arboviroses desenvolvidas pela gestão municipal. Em 2025, Juazeiro já havia alcançado uma redução de aproximadamente 90% nos casos de dengue em comparação aos anos anteriores, resultado atribuído às ações contínuas de prevenção, monitoramento e mobilização social.

Mesmo diante da redução dos indicadores, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que os cuidados de rotina precisam ser mantidos pela população. As equipes de agentes de combate às endemias seguem realizando visitas domiciliares, inspeções, orientações educativas e ações de campo em diversos bairros da sede e comunidades do interior. A Sesau também reforça que a vacinação contra a dengue segue disponível nas unidades de saúde para o público apto definido pelo Ministério da Saúde, sendo fundamental que pais e responsáveis procurem os pontos de vacinação para garantir a imunização das crianças e adolescentes contemplados pela campanha.

Medidas de prevenção contra a dengue – A Secretaria orienta a população a manter os cuidados preventivos dentro de casa e nos ambientes de convivência:Manter caixas d’água, tonéis e depósitos de água devidamente vedados; Colocar areia até a borda nos pratos de vasos de plantas; Guardar pneus e materiais recicláveis em locais cobertos; Manter garrafas viradas para baixo; Escovar semanalmente recipientes e bebedouros de animais; Limpar calhas, lajes e evitar água parada; Utilizar telas de proteção em ralos, portas e janelas.

A Sesau orienta ainda o uso de repelentes, especialmente nos horários de maior circulação do mosquito, como no início da manhã e no fim da tarde. Em caso de sintomas como febre, dores no corpo, manchas vermelhas ou mal-estar, é importante aumentar a hidratação, evitar automedicação — principalmente medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (AAS) — e procurar imediatamente a unidade básica de saúde mais próxima.

Ascom

Juazeiro intensifica ações de conscientização do Maio Amarelo no interior com foco na redução de acidentes e proteção dos mais vulneráveis

Conscientizar condutores, reduzir acidentes e preservar vidas estão entre os principais objetivos da campanha Maio Amarelo 2026, que vem fortalecendo ações educativas em Juazeiro com foco nos usuários mais vulneráveis do trânsito, como motociclistas, ciclistas e pedestres. Na sexta-feira (15), a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Juazeiro (AMTT), realizou uma blitz educativa no distrito de Juremal, levando orientações e conscientização também para a zona rural do município.

A iniciativa reforça o compromisso da campanha deste ano, que traz o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, ampliando as ações não apenas para a sede do município, mas também para os distritos e comunidades do interior. Durante a mobilização, equipes da AMTT distribuíram materiais educativos e orientaram a população sobre respeito às leis de trânsito, prudência e responsabilidade nas vias.

O condutor Leonardo Correia destacou a importância da campanha para todos os usuários do trânsito. “Muito importante essa campanha. É uma campanha que conscientiza tanto as pessoas que estão com o carro, os caminhões, como os pedestres, as pessoas que estão nas vias. Isso é muito, mas muito importante mesmo. Essa conscientização parte dos dois lados e isso ajuda muito o trânsito de uma forma geral”, afirmou.

Já o condutor Gabriel Nunes Cordeiro ressaltou o papel educativo da ação promovida pela AMTT no distrito. “Eu acho extremamente importante ter muito cuidado no trânsito. Esse trabalho de educação é muito importante, principalmente ter cuidado com ciclistas, motociclistas e, principalmente, os pedestres. Essa ação, além de educar, ajuda a salvar vidas”, destacou.

O agente de trânsito João Carlos enfatizou a importância de levar as ações educativas também para a zona rural, onde os acidentes costumam ter maior gravidade. “Temos realizado abordagens educativas na sede, mas entendemos a importância de vir também aos distritos, porque é justamente na zona rural que ocorrem acidentes com maior gravidade e lesões. Hoje estamos aqui em Juremal conscientizando e orientando as pessoas sobre a necessidade de respeitar as regras e a sinalização de trânsito”, explicou.

A programação do Maio Amarelo segue durante todo o mês com ações educativas em diferentes regiões de Juazeiro, fortalecendo a cultura da empatia, do respeito e da preservação da vida no trânsito.

Ascom

Lula e Flávio acirram disputa no TSE com pedidos de retirada de conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL), ambos pré-candidatos à Presidência, intensificaram nas últimas semanas o embate jurídico no Tribunal Superior Eleitoral.

Dados do tribunal mostram que a pré-campanha de Lula já entrou com ao menos nove ações contra Flávio Bolsonaro.

Por outro lado, a equipe do senador apresentou pelo menos oito ações contra o presidente. O número de processos vem crescendo rapidamente nas últimas semanas.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina fortalece ações de combate ao trabalho infantil

Garantir que crianças e adolescentes tenham direito à infância, à educação e ao desenvolvimento saudável é um compromisso que mobiliza diariamente a Prefeitura de Petrolina. Por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, o município tem fortalecido as ações das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), desenvolvidas pelos dois Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), localizados nos bairros Vila Mocó e Areia Branca.

O trabalho tem como principal objetivo identificar, prevenir e enfrentar situações de trabalho infantil, além de oferecer acompanhamento especializado às crianças, adolescentes e suas famílias. A atuação acontece de forma articulada com diversos setores da rede de proteção, como educação, saúde, Conselho Tutelar e outras políticas públicas.

Entre as ações desenvolvidas estão campanhas educativas, visitas domiciliares, busca ativa, rodas de conversa e articulação com escolas, além da abordagem social realizada nas feiras da cidade durante os finais de semana. Nesses espaços, as equipes atuam na identificação de possíveis situações de trabalho infantil, orientando famílias e reforçando a importância da proteção integral de crianças e adolescentes.

Nos CREAS, as famílias recebem acompanhamento por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), que oferece orientação e apoio para fortalecer os vínculos familiares e garantir que os direitos das crianças sejam respeitados. A Prefeitura de Petrolina reforça que o trabalho infantil é uma violação de direitos e pode trazer prejuízos ao desenvolvimento físico, emocional e educacional de crianças e adolescentes. Casos suspeitos podem ser denunciados por meio do Disque 100 ou diretamente à rede de proteção do município, que inclui o CREAS, pelo telefone (87) 3983-6479, e o Conselho Tutelar, pelo número (87) 3983-7157.

Ascom

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, Transforma Petrolina realizará evento com diversos serviços na Vila São Joaquim

O Transforma Petrolina tem desenvolvido, ao longo de seis anos de existência, ações  que valorizam e fortalecem o papel e o protagonismo feminino no município. Em mais uma atividade em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o programa de voluntariado realizará uma atividade neste sábado (07),  na Vila São Joaquim, que fica na  comunidade de Izacolândia.

O evento é direcionado  para todos os moradores, mas dará atenção especial às mulheres. A programação contará com vários serviços gratuitos, como: vacinação, teste de glicemia, aferição de pressão, testes rápidos, unidade de saúde bucal e mercado solidário.  A ação ainda terá orientação e abordagem contra violência doméstica e uma ação de segurança alimentar.

A atividade conta com o apoio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, que, de forma integrada, tem fortalecido as políticas e ações voltadas às mulheres no município. De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, será um evento repleto de serviços, mas que também irá conscientizar sobre a valorização das mulheres. “Queremos a participação de toda a família nessa ação, porque acreditamos que todas as oportunidades são importantes para falarmos de direito, dignidade e respeito às mulheres”, afirma.

Ascom

Chuva abençoa Pinhões em dia de Prefeitura Presente e cidadania neste sábado (28)

“Consegui tudo o que vim buscar. Desse jeito, com todo mundo junto, foi a primeira vez que vi”. O relato é de Eliúde Lima, moradora da região de Tanque Novo, que esteve na praça de Pinhões na manhã deste sábado (28) para realizar um exame de vista e solicitar um documento para a filha. A experiência dela resume o sentimento de quem participou do Prefeitura Presente, que levou uma grande oferta de serviços públicos ao distrito.

Mesmo a mais de 70 quilômetros da sede, Pinhões recebeu a gestão municipal com uma ação pensada para facilitar a vida da população e apresentar, de forma direta, os serviços que fazem parte do dia a dia da Prefeitura de Juazeiro. A iniciativa permitiu que moradores resolvessem demandas em um único local, sem longos deslocamentos, em uma manhã marcada pela chuva e pela forte participação popular.

Moradora de Pinhões há 13 anos, Vaniele Pereira elogiou a estrutura e a organização do evento. Ela foi com a família em busca de atendimento odontológico e aproveitou para conhecer serviços de outras áreas. “Tá muito bom. A gente passa, pergunta, conhece. Facilita muito”, afirmou, enquanto aguardava o atendimento.

Para quem vive do campo, a ação também trouxe resultados concretos. A agricultora Maria Cirlene recebeu milho para plantio e mudas de árvores nativas. “Maravilhoso. A gente vai passar em tudo, porque tá bom demais”, disse, satisfeita com o acesso aos serviços voltados à produção rural e ao cuidado com o meio ambiente.

Ao reunir saúde, assistência social, educação, agricultura, cidadania, infraestrutura e outros atendimentos, o Prefeitura Presente mostrou na prática a importância de levar a prefeitura até onde as pessoas vivem. Muitos moradores aproveitaram para conhecer serviços que ainda não utilizavam e entender melhor os direitos disponíveis por meio do município.

Mesmo com o frio e a chuva, a comunidade compareceu, participou e ocupou a praça. O som dos forrozeiros ajudou a aquecer a manhã e trouxe leveza ao encontro, que ficou marcado pela proximidade entre a gestão municipal e a população, pelo diálogo direto e pelo acesso facilitado aos serviços públicos.

Ascom

Prefeitura está com equipes mobilizadas, monitora chuvas e acompanha pontos de alagamento para minimizar impactos em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro está com equipes mobilizadas neste sábado (28) para monitorar os impactos das chuvas registradas na cidade. A atuação envolve a Defesa Civil, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) e a Secretaria de Obras Estruturantes (SOEST), que trabalham de forma integrada em diferentes regiões do município.

De acordo com o alerta meteorológico, a previsão é de chuvas de intensidade moderada ao longo do dia. As equipes estão nas ruas realizando vistorias técnicas, acompanhando pontos de alagamento e áreas historicamente mais vulneráveis, além de executar a desobstrução de bueiros e outras ações preventivas para garantir o escoamento adequado da água e reduzir riscos à população.

A gestão municipal destaca que esse trabalho vem sendo realizado de forma contínua e antecipada, com a limpeza de bueiros, galerias pluviais e canais de drenagem em diversos bairros, o que contribui para melhorar a vazão das águas da chuva, evitar entupimentos e minimizar transtornos no trânsito e nas residências.

Em caso de ocorrências, a população pode acionar a Defesa Civil pelo WhatsApp (74) 99981-1279, canal disponível para atendimentos emergenciais.

Ascom

Prefeitura de Petrolina trabalha por toda a cidade para minimizar os efeitos da chuva

Os primeiros meses do ano são, historicamente, marcados pela chegada das chuvas. Em 2026 não foi diferente. Ao longo do mês de fevereiro, Petrolina já registra cerca de 113 milímetros de chuva. Para minimizar os transtornos, diversas equipes da Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil, estão atuando em diferentes pontos da cidade para verificar os locais mais afetados e definir as intervenções necessárias.

Os bairros mais atingidos foram Vale do Grande Rio, Dom Avelar, Jardim Petrópolis e Vila Marcela. Neste último, na sexta-feira (27), a água entrou em algumas residências. A equipe da Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil esteve no bairro e acionou bombas para diminuir o nível da água nas casas. Além disso, máquinas foram utilizadas para melhorar o tráfego no local. Na manhã deste sábado (28), a equipe retornou e realizou novo acionamento das bombas para dar continuidade ao escoamento da água.

No bairro Jatobá, a bomba também foi acionada nesta manhã. As equipes já realizaram a desobstrução e limpeza de grelhas em diversos pontos da cidade. Esses equipamentos são fundamentais para garantir que as águas pluviais sigam seu curso normal. Na tarde de ontem, a fachada de quiosques localizados na Avenida Joaquim Nabuco cedeu. Uma equipe da Defesa Civil esteve no local e verificou que a situação pode ter ocorrido devido à combinação de fatores, como a incidência de ventos durante a chuva e a interligação das estruturas. Uma pessoa ficou ferida e foi levada para uma unidade hospitalar.

Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo WhatsApp (87) 98134-1838 ou o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Guarda Civil Municipal pelo número 153, com atendimento 24 horas. O Corpo de Bombeiros atende pelo 193. Em casos de queda de energia, o contato deve ser feito com a concessionária pelo número 116 ou com o Programa Mais Luz da Prefeitura, pelo Call Center 0800 608 1022.

Ascom

Prefeitura Presente: Defesa Civil de Juazeiro leva apoio humanitário, cadastros e ações preventivas para moradores de Pinhões

Os moradores do distrito de Pinhões terão acesso a serviços de apoio humanitário, orientação e prevenção de riscos neste sábado (28), durante o programa Prefeitura Presente, realizado pela Prefeitura de Juazeiro, que também contará com a atuação da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil de Juazeiro (COMPDEC), ampliando o atendimento direto às famílias da comunidade.

Durante o evento, a Defesa Civil vai promover a entrega de milho hibrido para plantio para moradores da zona rural, realizar cadastros na Operação Carro Pipa, inscrições no sistema Alerta Defesa Civil e distribuir materiais informativos com orientações sobre prevenção, segurança e como agir em situações de emergência. As ações buscam garantir assistência às famílias em situação de vulnerabilidade e fortalecer a cultura de prevenção no território.

Segundo o coordenador da COMPDEC, Italo Ferreira, a presença da equipe no distrito facilita o acesso da população aos programas e serviços. “Quando levamos a Defesa Civil para perto das comunidades, conseguimos atender mais pessoas, atualizar cadastros e orientar as famílias sobre prevenção e cuidados. Nosso trabalho é proteger vidas e atuar de forma antecipada, reduzindo riscos e garantindo mais segurança para todos”, afirmou.

A participação da Defesa Civil integra o mutirão de serviços municipais, que reúne diversas secretarias em atendimentos nas áreas de saúde, assistência social, educação, agricultura, infraestrutura e serviços urbanos, promovendo cidadania e aproximando o poder público da população de Pinhões.

Serviço:
Local: Distrito de Pinhões
Data: sábado, 28
Horário: a partir das 8h
Atendimentos da Defesa Civil: entrega de milho, cadastro na Operação Carro Pipa, cadastro no Alerta Defesa Civil e distribuição de informativos educativos.

Ascom

Justiça bloqueia ações do BRB ligadas a Banco Master

A Justiça do Distrito Federal determinou o bloqueio e o arresto de ações do Banco de Brasília (BRB) pertencentes a investigados na Operação Compliance Zero, que apura irregularidades envolvendo o Banco Master. A decisão, em caráter liminar, foi concedida pela 13ª Vara Cível do DF após pedido do próprio BRB. A medida atinge participações acionárias avaliadas em cerca de R$ 376,4 milhões e impede a alienação dos ativos. Embora o processo corra sob sigilo, o BRB divulgou fato relevante nesta noite informando o ajuizamento do pedido de bloqueio.

O bloqueio atinge ações vinculadas a pessoas físicas e a fundos de investimento, entre eles Deneb Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia, Borneo Fundo de Investimento, Siracusa Fundo de Investimento, Delta Fundo de Investimento e Asterope Fundo de Investimento, além de empresas como Blue Solutions Asset Management e Casamata Administração e Participações.

Segundo o Portal Metrópoles, o empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master; o ex-sócio Maurício Quadrado; o investidor Nelson Tanure; e o fundador da Reag, João Carlos Mansur, tornaram-se sócios do BRB após adquirirem ações por meio de terceiros apontados como “laranjas”. Com as aquisições, o grupo Master/Reag passou a deter cerca de 25% do capital do banco público do Distrito Federal.

Ressarcimento e investigação interna – No fato relevante divulgado nesta quinta-feira (26), o BRB informou que ajuizou tutela cautelar com pedido liminar “visando o bloqueio e arresto de participações societárias detidas pelos réus no capital social do próprio BRB”. Segundo o banco, a medida tem como objetivo possibilitar o futuro ressarcimento de prejuízos causados à instituição em razão de operações envolvendo o Banco Master, que está em liquidação extrajudicial. O BRB declarou no processo que os empresários investigados teriam ingressado no capital social “de forma ilegal”. A instituição também comunicou que enviou relatório preliminar da investigação interna à Polícia Federal. A apuração é conduzida pelo escritório Machado Meyer, com apoio da consultoria Kroll.

Prejuízo bilionário – O BRB é investigado pela aquisição de mais de R$ 12 bilhões em carteiras do Banco Master com indícios de fraude. A estimativa inicial é de prejuízo de ao menos R$ 5 bilhões, mas o valor exato deverá ser conhecido com a divulgação do balanço, prevista para março. Em novembro de 2025, a Polícia Federal deflagrou a Operação Compliance Zero. O então presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, foi afastado pela Justiça e posteriormente demitido.

Compra rejeitada – Em 3 de setembro de 2025, o Banco Central (BC) rejeitou oficialmente a compra do Banco Master pelo BRB, após mais de cinco meses de análise. A operação previa a aquisição de 49% das ações ordinárias, 100% das preferenciais e 58% do capital total do Master. O negócio, anunciado em março daquele ano, já enfrentava resistência no mercado devido ao modelo de captação considerado arriscado e à qualidade questionada de parte dos ativos da instituição.

O Ministério Público Federal havia recomendado ao BRB que comprovasse a lisura e a fidedignidade dos ativos antes de qualquer aquisição, alertando para possíveis passivos ocultos e ativos inflados. Com a rejeição do Banco Central e o avanço das investigações, o BRB busca recompor sua liquidez e seus índices de capitalização, enquanto tenta assegurar eventual ressarcimento judicial dos prejuízos.

Agência Brasil

Prefeitura Presente comunidade de Pinhões recebe serviços de cidadania e assistência social neste sábado (28)

A Prefeitura de Juazeiro, por meio do programa Prefeitura Presente, levará para o distrito de Pinhões, na zona rural, uma série de serviços ofertados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome/Sedes e pela Secretaria da Mulher e Juventude/SMJ e da Casa dos Conselhos.

A ação acontece neste sábado (28), na praça da distrito, das 7h às 12h. Pela Secretaria de Mulher e Juventude/SMJ, serão disponibilizados os seguintes serviços: Emissão de ID Jovem; Atendimento do programa Dignidade Menstrual; Atuação do CIAM nas Comunidades, com os serviços mediante

Para participar, é necessário apresentação de documento com foto e login da conta Gov. Já os serviços ofertados pela Sedes serão: Atendimento do CRAS com orientações das equipes técnicas; Cadastro e atualização do CadÚnico; Atividades do Serviço de Convivência do Idoso; Atendimento e orientações com conselho tutelar ⁠Atendimento do cartório de registro civil com emissão de certidões de forma gratuita

Documentos necessários: CPF ou título de eleitor do responsável familiar, além dos documentos de todos os membros da família (RG, CPF, certidão de nascimento, carteira de trabalho, comprovante de residência e matrícula escolar). Na ocasião, a Casa dos Conselhos vai ofertar oficinas educativas, orientações sobre os conselhos e atendimento dos Conselhos Tutelares.

Ascom

Prefeito Simão se reúne com secretário estadual de Segurança para cobrar novas ações em Petrolina

Em agenda no Recife nesta segunda (23), o prefeito Simão Durando e o deputado estadual Antonio Coelho se reuniram com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho. A pauta do encontro foi o aumento de homicídios em Petrolina nas últimas semanas. O prefeito pediu apoio do governo do Estado para fortalecer a segurança e sufocar a atuação de criminosos no Vale do São Francisco.

A visita ao secretário estadual ocorreu após Simão ligar, no último sábado, para a governadora Raquel Lyra. O prefeito relatou o registro de homicídios em série nas semanas, que tem trazido preocupação para a população. Só nos primeiros 50 dias de 2025, foram registrados 44 homicídios, quase o dobro do mesmo período do ano passado.

O prefeito reivindicou a criação de mais uma delegacia distrital. Também foi solicitada a ampliação do número de policiais militares e civis para um volume compatível com a nova realidade de Petrolina, município que teve o maior crescimento populacional no estado. Além disso, o Simão Durando pediu a implantação de câmeras de monitoramento, entre outras ferramentas de inteligência e prevenção ao crime.

O prefeito defendeu a atuação integrada das forças de segurança do estado, governo federal e prefeitura. “Petrolina cresceu muito, já somos a maior cidade do interior e vamos crescer muito mais. É urgente que o efetivo da polícia e a estrutura de segurança acompanhem esse desenvolvimento. Conversei com a governadora no sábado e agora com o secretário de segurança para que seja dada uma resposta urgente. Precisamos trabalhar integrados para combater a atuação de criminosos em nossa região”, relatou o prefeito após a reunião na Secretaria de Defesa Social

Ascom

Oposição anuncia 12 medidas judiciais contra desfile pró-Lula

O desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, realizado no último domingo (15), na Marquês de Sapucaí, em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, passou do campo cultural para o centro do debate jurídico e político nacional.

Em menos de 24 horas após a apresentação, partidos e parlamentares de oposição anunciaram pelo menos 12 medidas judiciais questionando o conteúdo do enredo, a presença do presidente e possíveis reflexos eleitorais do espetáculo.

LEIA MAIS

Carnaval de Juazeiro valoriza foliões com ampla rede de cuidados em saúde até domingo (1º)

Curtindo cada acorde, os foliões que participam do Carnaval de Juazeiro seguem contando com uma grande aliada para aproveitar a festa com tranquilidade: uma estrutura completa de saúde espalhada pelos principais pontos do circuito. Até o próximo domingo, 1º de fevereiro, o cuidado com quem faz a folia acontecer está garantido, reforçando que em Juazeiro a festa é animada, mas também segura.

Ao longo do percurso, os serviços estão estrategicamente distribuídos, incluindo dois Postos Médicos, na Policlínica Municipal (Orla I) e ao lado do Colégio Hildete Lomanto, além do Stand Fique Sabendo e da atuação da Vigilância em Saúde, ambos na Praça da Catedral. Para enfrentar o calor e manter a energia lá em cima, os foliões também contam com pontos de hidratação na Praça Barão do Rio Branco (próximo ao Banco do Brasil) e na própria Praça da Catedral. A estrutura ainda dispõe de ambulância na Academia da Saúde (Orla II) e ambulancha, garantindo assistência tanto em terra quanto nas águas do Velho Chico.

Quem passa pela festa percebe e aprova. A juazeirense Lorena Santos, não esconde a satisfação: “Eu venho todo carnaval, mas esse tá diferente. A gente se sente cuidado de verdade. Tomei água no ponto de hidratação, vi a equipe atenta, tudo organizado. Dá até mais vontade de curtir até o último dia!”

Já o visitante Rafael Albuquerque, 29 anos, que veio de Petrolina especialmente para o Carnaval, aprovou a estrutura. “Juazeiro tá de parabéns! Vim pra brincar, mas ver posto médico perto e ambulância dá uma segurança enorme. Aqui a gente brinca sem medo.” A atenção também chamou a atenção de quem veio de mais longe. A turista Luciana Freire, de Salvador, destacou o cuidado com a prevenção. “Passei no Stand Fique Sabendo e achei incrível. Carnaval também é sobre consciência e cuidado. Nunca tinha visto isso tão bem integrado à festa.”

Para o aposentado juazeirense, Anselmo Dias, 67 anos, folião de carteirinha, o diferencial está no acolhimento. “Esse calor não é brincadeira, não. Ainda bem que tem água geladinha e gente olhando pela gente. Assim dá pra dançar tranquilo e voltar pra casa bem.” Com essa estrutura, o Carnaval de Juazeiro reafirma seu compromisso com quem faz a festa acontecer: os foliões. Entre folia, música e muito cuidado, a cidade mostra que celebrar também é valorizar a saúde, o bem-estar e a alegria de todos.

Ascom

123