‘Um embrião que nasceu para crescer’: primeira edição do Prefeitura Presente leva serviços de saúde e cidadania ao bairro Quidé

“Aqui é evolução. Um embrião que nasceu e agora vai crescer cada vez mais.” Foi assim que a moradora Regilane Martins, da comunidade da Penha, definiu a experiência de participar da primeira edição do Prefeitura Presente, realizada na manhã deste sábado (6), na Escola Municipal Guiomar Lustosa, no bairro Quidé. O sentimento dela ecoou entre moradores que aproveitaram a chegada do programa para acessar serviços essenciais perto de casa.

O Prefeitura Presente, iniciativa da Prefeitura de Juazeiro dentro do programa Juazeiro Participativo, levou para a comunidade uma estrutura completa, reunindo saúde, assistência social, educação, cultura, meio ambiente e diversas ações integradas, com o objetivo de aproximar a gestão da população e facilitar o acesso aos serviços.

Das 7h às 12h, moradores do Quidé e de bairros vizinhos contaram com atendimentos de saúde, aferição de pressão e glicemia, exames simples, orientações e atualização de informações e serviços de trânsito, além de oficinas, atividades culturais, mutirão de limpeza e um espaço de lazer para toda a família. As equipes também realizaram cadastro e atualização do CadÚnico/CRAS, oferecendo orientações sobre programas sociais e garantindo encaminhamentos de forma rápida e acolhedora.

A moradora Elzirene Oliveira, do Palmeiras 2, destacou o impacto da ação itinerante em sua rotina: “Vim fazer a atualização do meu CadÚnico e fui muito bem atendida. Já tinha um tempo que precisava resolver isso, mas a demanda do dia a dia não deixava. Quando a prefeitura trouxe o serviço para o bairro, consegui resolver imediatamente. Parabéns pela ação, está muito bom para a comunidade”, afirmou. A proposta do programa é justamente essa: ampliar o acesso da população aos serviços municipais, criar experiências de cidadania e fortalecer o vínculo entre moradores e gestão pública. Durante toda a manhã, famílias circularam pelos espaços montados para atendimentos, orientações e atividades comunitárias, reforçando o clima de acolhimento e participação.

Para a usuária Regilane, que participou de diversos atendimentos durante a ação, a iniciativa superou as expectativas. “Participei de tudo: exame de sangue, glicemia, pressão, informações sobre o Minha Casa, Minha Vida. Vim conferir se o que foi prometido seria realmente oferecido. E posso dizer que é tudo de boa qualidade, no atendimento e nos serviços. Para mim, bombou! Prefeitura Presente está de parabéns, estamos juntos”, celebrou.

O lançamento do Prefeitura Presente marcou o início de um novo formato de atendimento itinerante em Juazeiro, alinhado ao compromisso da gestão de escutar, agir e chegar cada vez mais perto das pessoas, fortalecendo a participação social e garantindo mais dignidade e acesso aos direitos.

Ascom

Compesa conclui ações emergenciais em Petrolina e anuncia normalização gradual no abastecimento de água

A Compesa informou, na tarde desta quarta-feira (12), que concluiu as ações emergenciais que vinham sendo executadas na Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro 1, em Petrolina.

A intervenção teve como objetivo restabelecer e ampliar a produção de água na cidade, que voltou a operar com 570 litros por segundo — 40 litros a mais do que antes dos reparos.

Com isso, a produção total de água do município foi normalizada, e todas as unidades, incluindo as ETAs Vitória e Centro 2, já estão funcionando com capacidade plena.

LEIA MAIS

Petrolina: São Gonçalo vai receber maior programa de serviços da gestão municipal

O programa Bora Petrolina é realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com várias instituições e empresas privadas e tem levado mais do que serviços, as pessoas recebem cuidado, atenção e acolhimento. A cada edição, o mutirão transforma comunidades inteiras em verdadeiros espaços de cidadania, onde cada pessoa encontra a oportunidade de resolver pendências, cuidar da saúde e até viver momentos de lazer com a família. A 17ª edição já tem data marcada e acontecerá no dia 30 de agosto, no São Gonçalo, das 8h às 13h, na Escola Municipal Paulo Freire, Rua 5, nº 111. Desde a sua criação, o programa Bora Petrolina já realizou cerca de 230 mil atendimentos em diversas localidades do município.

No espaço da saúde, os cidadãos vão colocar a caderneta de vacina em dia, realizar consultas médicas e odontológicas, aferir a pressão e outros serviços. No setor social, as famílias podem atualizar o Cadastro Único, buscar informações sobre programas assistenciais, emitir documentos e contar com o suporte dos serviços do CRAS. A população também pode contar com serviços de orientação jurídica referentes ao direito do consumidor, pensão alimentícia e processos de divórcio.

Além de resolver as demandas, o cidadão também tem acesso a serviços de beleza, como corte de cabelo e cuidados estéticos, que ajudam a elevar a autoestima de quem participa. Para os pequenos, o programa realiza diversas atividades recreativas e esportivas, além de oficinas culturais e digitais. O Programa já realizou mais de 230 mil atendimentos para população. É a escuta, acolhimento e serviços que atendem e oferecem diversas soluções para as demandas do dia a dia.

Ascom

PRODECON reúne Conselho Municipal de Defesa do Consumidor e apresenta ações desenvolvidas no primeiro semestre de 2025

A Prefeitura de Petrolina, através do Programa Municipal de Defesa do Consumidor (PRODECON), oficializou nesta sexta-feira (27) a  posse dos novos membros do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (COMDECON). O evento foi realizado na sede do PRODECON e contou com a presença de representantes de órgãos como Procuradoria-Geral do Município; Secretaria de Educação, Cultura e Esporte; Secretaria de Planejamento, Gestão e Finanças; Instituto de Pesos e Medidas; Câmara de Dirigentes Lojistas; Câmara Municipal de Petrolina; Agência Municipal de Vigilância Sanitária; Sindicados dos Bancários; Ordem dos Advogados do Brasil; FACAPE e Sindicato do Comércio Varejista. O novo conselho terá a missão de acompanhar, sugerir e fiscalizar ações voltadas a proteção do consumidor, fortalecendo a atuação conjunta entre o poder público e a sociedade civil.

Além da votação e posse dos novos conselheiros, o encontro também serviu para apresentar as ações realizadas pelo PRODECON nos primeiros seis meses do ano. Na apresentação, foi identificada a importância de estar presente nos veículos de comunicação, quais as ações realizadas nas datas comemorativas, a importância em ampliar o horário de funcionamento do órgão e as fiscalizações em caráter educativo. A avaliação foi considerada positiva pelos participantes que destacaram a relevância das parcerias e a continuidade de ampliação de políticas públicas voltadas a defesa do consumidor.

Ascom

Editorial – Moradores em situação de rua no centro de Petrolina: um problema social que exige ação imediata

É preciso dizer com todas as letras: a circulação de moradores em situação de rua no centro de Petrolina se tornou um grave problema social e urbano que precisa, urgentemente, de uma resposta concreta das autoridades competentes. Apesar de sabermos – e reconhecermos – que essas pessoas têm o direito de serem acolhidas com dignidade, o que vemos hoje é um completo abandono por parte do poder público no que diz respeito à organização e preservação dos principais espaços públicos da cidade.

O centro de Petrolina, cartão-postal do município, está tomado por essa realidade. As praças do Malan e Maria Auxiliadora, que deveriam ser espaços de convivência, lazer e contemplação, têm sido ocupadas por dezenas de pessoas em situação de rua, o que compromete não só a paisagem urbana, mas também a segurança dos pedestres, a mobilidade da região e o próprio comércio local. É comum encontrar comerciantes e clientes inseguros, assustados, com dificuldades de manter suas atividades diante do cenário que se impõe.

Na concha acústica, um dos pontos mais simbólicos da cidade, o retrato é ainda mais evidente. Quem passa ali entre as 6 e 9 da manhã, especialmente nos primeiros dias da semana, constata a cena: dezenas de pessoas dormindo no palco, em colchonetes improvisados ou no chão frio. Não estamos aqui relegando o direito dessas pessoas de serem acolhidas. Ao contrário: estamos cobrando que esse acolhimento aconteça de forma digna, estruturada, com assistência social, saúde, alimentação, abrigo, e acima de tudo, oportunidade de recomeço.

O que não pode continuar é a omissão. Não se pode fingir que o problema não existe. Cidades como Recife já enfrentam o mesmo drama, com o aumento expressivo do número de pessoas em situação de rua. É um problema de escala nacional, é verdade, mas que exige ações locais imediatas. E Petrolina, como uma das cidades mais importantes do Nordeste, não pode fechar os olhos para isso. Esperar que a situação piore ainda mais é compactuar com o abandono.

Este é um apelo, portanto, às autoridades municipais: que seja feito um plano emergencial, um projeto estruturado que preserve os espaços públicos e acolha os que precisam. Que haja um olhar técnico, social e humanizado, mas também com firmeza, planejamento e responsabilidade com o espaço urbano. A Catedral, símbolo de nossa fé e da identidade de Petrolina, merece estar em um ambiente digno, seguro e bem cuidado.

E é importante chamar atenção também dos vereadores da nossa cidade. A Câmara Municipal de Petrolina parece distante dessa realidade. Por que esse tema ainda não virou pauta prioritária nos discursos dos parlamentares? Onde estão os debates, as audiências públicas, os requerimentos que cobrem ações do Executivo para resolver o problema? Não se pode legislar de costas para a cidade.

A nossa sugestão é clara: que se elabore um projeto de acolhimento e reinserção dessas pessoas, com o envolvimento da Secretaria de Desenvolvimento Social, da saúde, de instituições religiosas, de ONGs e até mesmo do setor produtivo. É possível unir forças. O que não dá é continuar do jeito que está.

Petrolina precisa preservar sua imagem, sua funcionalidade urbana e, sobretudo, sua dignidade social. Que nossa observação, a título de contribuição, possa ecoar onde precisa: nas salas de decisão, nos gabinetes e, principalmente, na consciência de quem tem poder para mudar essa realidade.

Waldiney Passos

Serviços sociais, de saúde e beleza serão ofertados para mulheres na sexta-feira (14) em Petrolina

No dia 08 de março foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. Em alusão à data, será realizado o ‘Dia da Transformação’, nesta sexta-feira (14), das 8h às 13h, na Fundação Nilo Coelho, Centro de Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

O evento gratuito vai oferecer diversos serviços sociais, de beleza e saúde para as mulheres.A ação promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e parceiros também conta com atrações culturais, sorteio de brindes e exposição de produtos orgânicos.

Confira os serviços que serão ofertados:
– Serviços nas áreas de Beleza (corte, penteados, higienização de pele,  maquiagem);
– Saúde (testagem rápida; ventosaterapia, auriculoterapia; Vacinas: hepatite b, antitetânica, febre amarela e tríplice viral – levar cartão de vacinação; Orientação nutricional);
– Atendimento Psicossocial e Jurídico;
– Feira de Empreendedorismo;
– Oficinas (orientação para elaboração de currículo, saúde mental e redes sociais);
– Terapias integrativas (reiki; massagem relaxante; quick massage; massagem podal);
– Agricultura familiar (exposição e venda de produtos orgânicos);
– Cadastro único (novos cadastros, atualização cadastral, emissão de folha resumo);
– Orientações empresariais;
– Emissão carteira de autismo e fibromialgia;
– Orientação sobre passe livre municipal, intermunicipal e interestadual;
– Atendimento à comunidade surda – com intérprete de libras para auxiliar nos serviços ofertados;
– Emissão de carteira do idoso;
– Recreação e exercícios;
– Doação de mudas de plantas;
– Panfletagem de conscientização sobre violência contra a mulher;
– Distribuição de preservativos;
– Sorteios de brindes e muito mais.

G1 Petrolina

Hospital Universitário da Univasf realiza ações para marcar o Dia Mundial do Rim

No Brasil, cerca de 50 mil pessoas com doença renal morrem, por ano, antes de ter acesso à diálise ou ao transplante, segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Visando fazer um alerta sobre o cuidado com a saúde dos rins, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vai promover programação alusiva ao Dia Mundial do Rim, começando na próxima quinta-feira, dia 13 de março.

O objetivo é ampliar o conhecimento sobre o assunto com a divulgação sobre medidas de prevenção, formas de acesso ao diagnóstico e opções de tratamento para a doença. As atividades vão acontecer nos seguinte dias e locais da cidade de Petrolina:

Quinta-feira (13/03) – Ação educativa aberta ao público na Praça do Bambuzinho – Manhã
Sexta-feira (14/03) – Ação educativa interna no HU-Univasf
Sábado (15/03) – Atendimentos a pacientes encaminhados na Policlínica da Univasf – Manhã
Domingo (16/03) – Treino funcional aberto ao público no Parque Municipal Josepha Coelho – Manhã

Importância do diagnóstico precoce
A doença renal pode ser prevenida e, quando diagnosticada precocemente, controlada. Os exames indicados para identificar doenças renais são dosagem de creatinina no sangue e exame de urina. Segundo especialistas, os sintomas dependem das causas da doença renal e podem variar desde uma simples dor lombar, fadiga e fraqueza, perda de apetite, náusea e vômitos, até edemas e alterações na frequência e na cor da urina.

De acordo com o chefe da Unidade de Gestão de Pós-graduação e nefrologista, Orlando Vieira, “o diagnóstico precoce da doença renal crônica é essencial para reduzir o risco de complicações e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. A dosagem de creatinina e o sumário de urina são exames simples, mas fundamentais para detectar precocemente alterações na função renal e orientar o tratamento adequado.

Durante o evento, estudantes de Medicina da Univasf, médicos residentes de Clínica Médica e nefrologistas do HU-Univasf oferecerão orientações sobre hábitos saudáveis e aferição de pressão arterial. O objetivo é conscientizar a população sobre os principais fatores de risco, como hipertensão, diabetes, obesidade e histórico familiar de doença renal, entre outros, além de reforçar a importância do acompanhamento médico regular para prevenir a progressão da doença”, destacou o profissional.

Ascom

Semana de ações nas escolas de Petrolina reforçam o respeito e valorização das mulheres

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, as escolas da rede municipal de Petrolina estão promovendo ações pedagógicas com o objetivo de sensibilizar estudantes e a comunidade escolar sobre temas como respeito, autoestima, violência contra a mulher e a importância da participação feminina em diversas áreas da sociedade.

As atividades integram o projeto institucional “Petrolina Ler+” e “Petrolina Escreve+”, que buscam estimular o desenvolvimento da leitura e da escrita. Através dos projetos são abordadas diversas temáticas com ênfase na valorização de mulheres e meninas e no enfrentamento da violência, mobilizando os eixos de leitura e produção textual.

A programação inclui diversas ações, como rodas de conversa, apresentações sobre mulheres que se destacaram em campos como arte, educação, política e esporte, e atividades lúdicas como teatro de fantoches, pintura e colagem. Além disso, as escolas promovem a confecção de painéis interativos que destacam personalidades femininas inspiradoras. A ideia é não só celebrar as conquistas das mulheres, mas também criar um ambiente de aprendizado e discussão sobre o empoderamento feminino e a importância do respeito mútuo.

Consciente da importância do seu papel na sociedade, a aluna Emilly Annemberg, do 9º ano da Escola Municipal Anete Rolim, no bairro Pedra Linda, destacou a relevância das atividades. “É fundamental abordar esse tema na escola, pois nos ajuda a compreender o papel da mulher na sociedade e a perceber que a violência contra elas ainda é um problema sério. Ao aprender sobre a Lei Maria da Penha e ouvir histórias de mulheres fortes, nos sentimos mais empoderadas e conscientes de como podemos contribuir para mudar essa realidade”, disse Emilly.

As atividades incluem ainda a exibição de documentários e debates sobre a Lei Maria da Penha, garantindo uma abordagem aprofundada e acessível para todas as faixas etárias atendidas pela rede municipal de ensino. Com esse conjunto de ações, a Gestão Municipal busca fortalecer a educação e a conscientização sobre os direitos das mulheres, com o objetivo de formar cidadãos mais conscientes e respeitosos para o futuro.

Elaine Barbosa/Ascom Secretaria de Educação
Fotos: Deivid Menezes

Sesc promove Viradão em Petrolina

Para comemorar os 78 de atuação em Pernambuco, o Sesc vai promover, pelo quarto ano consecutivo, uma agenda de atividades gratuitas para celebrar com comerciários, dependentes e o público em geral. É o Viradão Sesc PE, que terá mais de 440 atividades em 23 unidades, entre os dias 14 e 16 de março.

“É um projeto especial, que nos permite levar às pessoas ações de saúde, lazer, assistência e cultura de forma gratuita, acessível e simples. Vamos oferecer diversas atividades, seguindo nosso compromisso em promover iniciativas de bem-estar coletivo”, afirma Bernado Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE. Nas três edições anteriores, mais de 150 mil pessoas foram beneficiadas.

Durante os três dias, e em parceria com aproximadamente 90 parceiros, o Viradão terá atividades recreativas, orientações, oficinas, torneios esportivos, palestras, espetáculos culturais, orientações e serviços de saúde, entre outras ações. A maior parte da programação será gratuita, e as unidades vão estimular a doação de alimentos não perecíveis, a serem destinados ao Sesc Mesa Brasil, que beneficia instituições sociais em Pernambuco.

Em Petrolina, o Sesc terá atividades a partir das 8h da sexta-feira (14), com interações de ciências e meio ambiente na Praça da Igreja Matriz. Em paralelo, e até a noite, a unidade receberá roda de conversa sobre notícias falsas, atividades esportivas e recreativas, noite dançante e o espetáculo “TATUDOBREGA”. No sábado, a partir das 8h, o público pode aproveitar a quadra do Sesc para práticas esportivas livres, além de participar de oficina de escrita criativa e de percussão, “EnCÃOtrão”, um encontro de cachorros e seus tutores e apresentação da peça “O espetáculo é a periferia” e o show do cantor “Almério”.

O último dia de programação será no domingo (16), com um Sesc Lazer especial. Além da quadra aberta, haverá show do grupo Pôr do Samba, atividades no parque aquático e espetáculo de circo “APALHASSADAMUZIKADA… Uma Siphonia Engrassada!”. A programação completa do Viradão, assim como valores das atividades que têm ingresso, está disponível nas redes sociais do Sesc Pernambuco e no site viradao.sescpe.com.br. Em Petrolina, o projeto comemorativo do Sesc conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina, CDL, Pet Spa, Maravilhaspet e Petzoo.

Programação:

14/03 – Sexta-feira

8h30 às 11h – Praça da Igreja Matriz | Livre | Gratuito | Educação e Assistência

Projeto “Ciência na Praça”; Projeto “Semeando Vida: Cuidar da Terra é Cuidar de Si”

8h30 às 11h – Ginásio | Livre | Gratuito | Desenvolvimento Físico Esportivo

Corrida Infantil com Alunos da Educação do Sesc Petrolina/PE

14h às 17h – Ginásio | Livre | Gratuito | Desenvolvimento Físico Esportivo

Corrida Infantil com Alunos da Educação do Sesc Petrolina/PE

16h às 17h – Biblioteca | Livre | Gratuito | Biblioteca

Roda de conversa: “Fake news e redes sociais: como combater e fugir dos conteúdos desinformativos?” com Vinícius Coutinho (Petrolina/PE)

19h às 20h – Teatro Dona Amélia | 16 anos | R$ 30 (Público em Geral) e R$ 15 (Trab. do Comércio e seus Dep.) | Dança

Espetáculo TATUDOBREGA – Cia. de Dança do Sesc (Petrolina/PE)

20h às 00h – Restaurante | 18 anos | R$ 35 (Público em Geral) e R$ 20 (Trab. do Comércio e seus Dep.) | Música

Projeto Reunião Dançante – Show “Foi Tudo Culpa do Amor” com Alan Cleber (Juazeiro/BA) e Show “Brega” com Magna e Sydney (Juazeiro/BA)

15/03 – sábado

8h às 00h – Ginásio | Livre | Gratuito | Desenvolvimento Físico Esportivo

Projeto “Jogue Livre: Treinos Abertos no Sesc Petrolina” – (Handebol, basquete, futsal e voleibol)

09h às 12h – Sala de Música |15 a 29 anos | Gratuito | Música

Oficina “Batucada Criativa: Oficina de Percussão com Materiais Reciclados” com Candyce Duarte (Petrolina/PE)

14h às 16h – Biblioteca | 8 a 12 anos | 1 kg de alimento | Literatura

Oficina “Clube de Escrita Criativa” com Olivia Pinheiro (Petrolina/PE)

17h às 22h – Lateral do Teatro Dona Amélia | Livre | 1 Kg Alimento | Artes Visuais

Mercado Cultural

16h às 18h – Praça da Sementeira | Livre | 2 kg de ração | Recreação

Evento “EnCÃOtrão”

19h às 20h – Restaurante | 1 Kg Alimento | Gratuito | Dança

Projeto “O Espetáculo é a periferia” com Highsync, As Mafiosas, Deck Of Cards e Dreamy Teenagers (Petrolina/PE)

20h às 21h – Teatro Dona Amélia | Livre | R$ 40 (Público em Geral) e R$ 20 (Trab. do Comércio e seus Dep.) | Música

Nesse Exato Momento – Almério (Recife/PE)

21h às 22h – Restaurante | Livre | 1 Kg Alimento | Música

Show com Katarina Laviny (Santa Maria da Boa Vista/PE)

16/03 – domingo

7h às 15h – Ginásio | Livre | Gratuito | Desenvolvimento Físico Esportivo

Projeto “Jogue Livre: Treinos Abertos no Sesc Petrolina” (Futsal)

10h às 16h – Parque Aquático | Livre | R$13 (Público em Geral) e R$7 (Trab. do Comércio e seus Dep.) | Recreação

Sesc Lazer com o Show com Pôr do Samba (Petrolina/PE), Banho de piscina e Atividades Recreativas.

17h às 18h – Teatro Dona Amélia | Livre | R$ 30 (Público em Geral) e R$ 15 (Trab. do Comércio e seus Dep.) | Circo

Espetáculo APALHASSADAMUZIKADA … Uma Siphonia Engrassada! – Cia Turma do Biribinha de Circo e Teatro (Arapiraca/AL)

Ascom

Mês da Mulher é comemorado em Juazeiro com ações e lançamento de Programa contra a Violência

Empresárias, engenheiras, cientistas, trabalhadoras rurais, professoras, chefes de família, esposas, mães, filhas e avós, mas antes de tudo, MULHERES. O mês de março está chegando e nele a celebração do Dia Internacional da Mulher (08), data em que é relembrada a luta das mulheres na reivindicação de melhores condições de trabalho.

Pensando em transformar não só este dia, mas todo o mês, em um período de conquistas, comemoração e lazer para todas, é que a Secretaria da Mulher e Juventude de Juazeiro, elaborou uma programação de eventos e serviços voltados às mulheres, e vai apoiar diversas manifestações por toda a cidade.

Estão previstas caminhadas, palestras, feiras, serviços de saúde, segurança, jurídicos, de empreendedorismo, estética e autocuidado, capacitação profissional, além de apresentações culturais, tanto nos distritos quanto na sede.  O Programa Tolerância Zero à Violência Contra a Mulher, que apoia às vítimas de violência, também será apresentado no simbólico 08 de Março, na orla II da cidade.

A programação inicia no dia 07 e termina no dia 29 de março, e será divulgada pela prefeitura semanalmente.

Confira a programação da primeira semana

– 34ª Caminhada da Mulher

Data: 07/03

Saída: CIAM até a Orla II

Horário de concentração: 15h30

Realização: Conselho da Mulher e apoio da Prefeitura de Juazeiro

– Entardecer Delas

Data: 08/03

Local: Orla II

Horário: 17h

Realização: Secretaria da Mulher e Juventude

Ascom PMJ

Ações de combate ao Aedes aegypti são intensificadas em Petrolina

Uma reunião com representantes de setores públicos e privados foi realizada em Petrolina para apresentar o Plano Municipal de Arboviroses pela Secretaria de Saúde do município. Ficou firmado que os encontros vão acontecer de forma trimestral entre diversos órgãos e entidades, como a Secretaria de Saúde, Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil, Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Universidade de Pernambuco (UPE), Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Gerência Regional de Educação (GRE), VIII Gerência Regional de Saúde (GERES), além dos agentes de endemias do município.

O principal objetivo do Plano é combater as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya. A reunião foi marcada por um alinhamento de estratégias e responsabilidades para fortalecer as ações de prevenção e controle dessas doenças na cidade. Dentro do plano incluídos a identificação e eliminação dos focos, uso de inseticidas e larvicidas, educação e conscientização da população, mutirões de combate ao mosquito, monitoramento e vigilância, parcerias e coordenação interinstitucional, além de tratamento e monitoramento de casos.

Durante o primeiro encontro foi feito um alinhamento de trabalho, com a parceria de todos os envolvidos para o desenvolvimento de ações concretas, como mutirões de combate à dengue, a promoção de informações à população e visitas domiciliares. Essas ações têm o objetivo de intensificar a prevenção e garantir uma resposta rápida e eficiente no combate a essas doenças transmitidas pelo mosquito, protegendo a saúde da população de Petrolina.

Casos confirmados das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Petrolina tem registrado oito casos confirmados de dengue, um caso confirmado de Chikungunya e nenhum caso de Zika. As ações que estão sendo desenvolvidas como: visitas domiciliares com eliminação de foco e tratamento; mutirões aos finais de semana; reativação do comitê intersetorial; bloqueio de transmissão com aplicação de inseticidas e divulgação semanal do informe epidemiológico, têm como iniciativa conscientizar a população sobre o acúmulo de água parada e o risco da proliferação do Aedes aegypti.

Débora Sousa/Ascom Secretaria de Saúde

Prefeito Simão Durando lança pacote de ações para a assistência social de Petrolina

Nesta terça-feira (25), o prefeito Simão Durando lançará o Petrolina Acolhe, um programa voltado à assistência social, com ações destinadas, principalmente, a pessoas em situação de vulnerabilidade. O evento ocorrerá, às 8h30, na praça Dom Malan, próximo à igreja catedral, e contará com a participação de autoridades locais e representantes da sociedade civil.

O Petrolina Acolhe terá um conjunto de metas e compromissos para fortalecer as políticas públicas de assistência, assegurando que todos os cidadãos tenha acesso a direitos básicos e fundamentais. A iniciativa será um dos principais eixos da gestão de Simão Durando ao longo dos próximos anos, buscando promover justiça social e harmonia entre diferentes segmentos das comunidades.

Prefeitura de Petrolina inicia ações de melhorias na zona rural após as chuvas

O mês de janeiro é, historicamente, marcado pelas chuvas em Petrolina. Por isso, a Prefeitura Municipal, através de uma ação conjunta entre diversas secretarias, desenvolve uma série de ações preventivas para minimizar os impactos das precipitações. Até o momento, o município registrou cerca de 300 mm de chuva na zona rural. As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Rural já estão percorrendo as comunidades para identificar e mapear as regiões mais afetadas durante as chuvas.

Essa semana, foram feitas intervenções em pontos onde foram identificados atoleiros, como por exemplo, entre os sítios Roseno e Santo Antônio, que fica em Rajada. Lá foi feita a troca do material que comprometia a mobilidade dos veículos, deixando a estrada mais nivelada. A Vila 12 e Izacolândia também receberam ações da Secretaria de Desenvolvimento Rural. Os trechos de Baixa Alegre a Cristália e Uruás, de Caroá a Caititu e do Sítio Garcinha a Volta do Riacho, vão precisar passar por melhorias, como patrolamento e serviço de Tapa-buraco. No entanto, essas medidas só podem ser executadas quando o período chuvoso passar.

Ao longo de todo o ano, a Secretaria executa serviços de patrolamento nas vias dos Perímetros Irrigados e região de sequeiro para proporcionar mais qualidade de vida e viabilidade de acesso aos moradores. Essas ações também ajudam no escoamento da produção dos agricultores da região, por isso é uma das prioridades da gestão municipal.

A população da zona rural também pode ajudar nessa identificação. Caso tenha algum trecho que esteja em situação mais crítica é só entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, através do telefone (87) 3983-6424, e passar as informações.

Ascom

Prefeitura executa ações preventivas diante da previsão de chuvas em Petrolina

Nos últimos dias, o céu de Petrolina permaneceu rodeado por nuvens que anunciavam a chegada das chuvas. A previsão do tempo indicava que ao longo da semana a cidade iria receber um volume grande de precipitações. Para minimizar os transtornos, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil, executou ações de limpeza em alguns bairros da cidade. Essas atividades, executadas através da Operação Drenagem, têm como objetivo deixar os canais e vias de escoamento livres para a passagem da água pluvial.

Os bairros Henrique Leite, Dom Avelar, Jardim Petrópolis, Antônio Cassimiro e Padre Cícero, a rotatória da BR 407, Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio e Avenida da Integração, foram alguns dos pontos que receberam as ações das equipes da Prefeitura. Nesses locais, foram feitas a limpeza de canais, drenos, grelhas e caixas. Os profissionais removeram lixo, entulho e material orgânico.

A Operação Drenagem é um trabalho contínuo, que atua para oferecer mais qualidade de vida para toda a população. O trabalho preventivo ajuda e contribui na redução de alagamentos em períodos chuvosos, como costuma ser no início do ano. Aliado a isso, a Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil conta com a colaboração dos petrolinenses e pede para que não descartem o lixo em locais inadequados, e quando chover, a recomendação é não abrir as tampas dos poços de visita (PVs). Essa ação pode causar o entupimento da rede.

Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com a Central de Operações da Defesa Civil pelo (87) 99132-9568 (whatsapp).

Ascom

Fotos: Prefeitura de Petrolina

STF julgará ações sobre responsabilização das redes sociais por conteúdos de terceiros

O Supremo Tribunal Federal (STF) colocou na pauta desta quarta-feira (27) três ações sobre a responsabilização das redes sociais no Brasil. Ministros da Corte, como o presidente Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, defendem publicamente a regulamentação das plataformas digitais para combater a disseminação de notícias falsas e de discursos de ódio e restaurar a normalidade democrática no País.

A data dos julgamentos foi marcada por Barroso em outubro, antes do indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outras 36 pessoas pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado. Segundo as investigações, os envolvidos na trama golpista usaram aplicativo de mensagem para planejar o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro Alexandre de Moraes.

Responsabilização
No principal dos casos em julgamento, a Corte analisará se websites e gestores de aplicativos podem ser responsabilizados por conteúdos publicados por terceiros. Essa disputa judicial envolve o Facebook.Uma mulher foi à Justiça ao descobrir que havia um perfil falso usando o nome e a imagem ela. Ela conseguiu a exclusão da página em primeira instância e uma indenização na segunda. Agora, a rede social foi ao STF para reverter a punição.

A decisão de Toffoli não afeta o acordo de delação, que continua válido. Trata-se da análise de um artigo do Marco Civil da Internet, que diz que a plataforma só poderá ser responsabilizada civilmente por conteúdos por publicados por terceiros se não cumprir decisão judicial.

O relator é o ministro Dias Toffoli. Esse julgamento é acompanhado com atenção pelas plataformas, tanto que a Wikimedia, que gere o Wikipédia; o ByteDance, dona do TikTok, e o Google se habilitaram para participar do julgamento.

A Suprema Corte ainda analisará outros trechos do Marco Civil em outro recurso. O STF julgará se uma empresa hospedeira de um site na internet tem a obrigação de fiscalizar conteúdos publicados e retirar do ar esse material se considerado ofensivo, sem a intervenção do Poder Judiciário.

Esse caso, relatado pelo ministro Luiz Fux, chegou à Corte após uma professora ir à Justiça em 2010 pedindo que o Google removesse uma comunidade do Orkut – rede social extinta comprada pela empresa americana – criada por ex-alunos para fazer comentários pejorativos sobre ela. Na outra ação em julgamento, relatada pelo ministro Edson Fachin, o STF discutirá se o bloqueio de aplicativos de mensagem como o WhatsApp constitui violação da liberdade de expressão.

O partido Cidadania foi quem moveu a ação em 2016, contestando decisão de um juiz da comarca de Lagarto (SE), que determinou a suspensão por 72 horas dos serviços do mensageiro após a empresa se recusar em ceder o conteúdo de mensagens trocadas por alvos de uma investigação.

Encontra-se em tramitação no Congresso Nacional, proposta de emenda constitucional (PEC) que trata do aumento de competências – © Antônio Cruz/Agência BrasilEncontra-se em tramitação no Congresso Nacional, proposta de emenda constitucional (PEC) que trata do aumento de competências – © Antônio Cruz/Agência Brasil

Estadão Conteúdo

1234