Prefeitura de Petrolina intensifica ações preventivas e distribui lonas na Vila da Fé após chuvas

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, realizou neste sábado (28), uma ação preventiva por conta das chuvas registradas no município. As equipes da Proteção Social Básica estiveram na comunidade da Vila da Fé, oferecendo apoio imediato às famílias em situação de vulnerabilidade.

Ao todo, foram distribuídas 35 lonas, utilizadas como medida provisória de proteção das moradias, diante da previsão de continuidade das chuvas. A iniciativa tem como objetivo minimizar possíveis danos e garantir mais segurança às famílias residentes na localidade.

Até o momento, não há registro de pessoas desabrigadas. A atuação integrada reforça o compromisso da gestão municipal com a segurança e o bem-estar da população. A Prefeitura segue monitorando as áreas mais sensíveis, intensificando as ações preventivas e fortalecendo a rede de proteção social para assegurar o atendimento necessário em situações de risco ocasionadas pelas condições climáticas.

Em casos de risco, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número (87) 9 8134-1838. O órgão permanece de plantão para atender ocorrências, orientar moradores e agir de forma rápida sempre que necessário.

Ascom

Juazeiro conclui ação inédita com mais de 1.200 castrações e microchipagens gratuitas de cães e gatos

A Secretaria de Saúde de Juazeiro  concluiu, na última sexta-feira (26), uma ação inédita de castração e microchipagem gratuita de cães e gatos. A iniciativa, realizada na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), teve início no dia 15 de setembro e marcou um avanço histórico nas políticas públicas de bem-estar animal no município, totalizando mais de 1.200 procedimentos realizados.

Além da cirurgia, os tutores receberam um kit com medicação pós-operatória, garantindo os cuidados necessários para a recuperação segura dos bichinhos. A ação teve como objetivo controlar a população de animais, reduzir casos de abandono e melhorar a qualidade de vida tanto dos pets quanto da comunidade.

A tutora Anair Ribeiro dos Santos, responsável pelo cão Pingo, comemorou a oportunidade. “Eu nunca teria condições de pagar por esse procedimento. Foi uma ação maravilhosa, bem organizada e com profissionais atenciosos. Estou muito feliz e aliviada por saber que meu Pingo foi bem cuidado”.

Para Maria Wilma da Silva, tutora das cadelas Nina e Maia, a experiência foi igualmente positiva. “Essa iniciativa é um presente para nós tutores. Todo o atendimento foi excelente, desde a recepção até o pós-operatório. Minhas cadelas foram tratadas com muito carinho”.  Já Maria Luiza Araújo de Jesus, tutora das gatas Lana, Sol e Kiara, destacou o impacto da ação na comunidade. “Foi uma oportunidade única. A gente percebe o cuidado e a dedicação da equipe, que fez tudo com muito amor. É uma grande conquista para Juazeiro e para nós, que amamos nossos animais”.

O secretário de Saúde, Helder Coutinho, ressaltou o comprometimento da gestão municipal com a causa animal e agradeceu à população pela confiança, além de reconhecer o empenho dos profissionais envolvidos. “Essa ação reforça nosso compromisso com o bem-estar dos animais e com a saúde pública. Agradecemos a confiança da população e o trabalho exemplar da equipe da Vigilância em Saúde, que coordenou toda a iniciativa. Esse é apenas o começo de uma série de políticas voltadas para o cuidado com nossos pets e para a construção de uma cidade mais saudável e humanizada.”

Com a conclusão dessa primeira etapa, a Prefeitura de Juazeiro segue planejando novas ações voltadas à saúde e proteção animal, reforçando o compromisso com a população e com os bichinhos que fazem parte das famílias juazeirenses.

Ascom

Prefeitura executa ações preventivas diante da previsão de chuvas em Petrolina

Nos últimos dias, o céu de Petrolina permaneceu rodeado por nuvens que anunciavam a chegada das chuvas. A previsão do tempo indicava que ao longo da semana a cidade iria receber um volume grande de precipitações. Para minimizar os transtornos, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil, executou ações de limpeza em alguns bairros da cidade. Essas atividades, executadas através da Operação Drenagem, têm como objetivo deixar os canais e vias de escoamento livres para a passagem da água pluvial.

Os bairros Henrique Leite, Dom Avelar, Jardim Petrópolis, Antônio Cassimiro e Padre Cícero, a rotatória da BR 407, Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio e Avenida da Integração, foram alguns dos pontos que receberam as ações das equipes da Prefeitura. Nesses locais, foram feitas a limpeza de canais, drenos, grelhas e caixas. Os profissionais removeram lixo, entulho e material orgânico.

A Operação Drenagem é um trabalho contínuo, que atua para oferecer mais qualidade de vida para toda a população. O trabalho preventivo ajuda e contribui na redução de alagamentos em períodos chuvosos, como costuma ser no início do ano. Aliado a isso, a Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil conta com a colaboração dos petrolinenses e pede para que não descartem o lixo em locais inadequados, e quando chover, a recomendação é não abrir as tampas dos poços de visita (PVs). Essa ação pode causar o entupimento da rede.

Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com a Central de Operações da Defesa Civil pelo (87) 99132-9568 (whatsapp).

Ascom

Fotos: Prefeitura de Petrolina