Juazeiro intensifica ações de conscientização do Maio Amarelo no interior com foco na redução de acidentes e proteção dos mais vulneráveis

Conscientizar condutores, reduzir acidentes e preservar vidas estão entre os principais objetivos da campanha Maio Amarelo 2026, que vem fortalecendo ações educativas em Juazeiro com foco nos usuários mais vulneráveis do trânsito, como motociclistas, ciclistas e pedestres. Na sexta-feira (15), a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Juazeiro (AMTT), realizou uma blitz educativa no distrito de Juremal, levando orientações e conscientização também para a zona rural do município.

A iniciativa reforça o compromisso da campanha deste ano, que traz o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, ampliando as ações não apenas para a sede do município, mas também para os distritos e comunidades do interior. Durante a mobilização, equipes da AMTT distribuíram materiais educativos e orientaram a população sobre respeito às leis de trânsito, prudência e responsabilidade nas vias.

O condutor Leonardo Correia destacou a importância da campanha para todos os usuários do trânsito. “Muito importante essa campanha. É uma campanha que conscientiza tanto as pessoas que estão com o carro, os caminhões, como os pedestres, as pessoas que estão nas vias. Isso é muito, mas muito importante mesmo. Essa conscientização parte dos dois lados e isso ajuda muito o trânsito de uma forma geral”, afirmou.

Já o condutor Gabriel Nunes Cordeiro ressaltou o papel educativo da ação promovida pela AMTT no distrito. “Eu acho extremamente importante ter muito cuidado no trânsito. Esse trabalho de educação é muito importante, principalmente ter cuidado com ciclistas, motociclistas e, principalmente, os pedestres. Essa ação, além de educar, ajuda a salvar vidas”, destacou.

O agente de trânsito João Carlos enfatizou a importância de levar as ações educativas também para a zona rural, onde os acidentes costumam ter maior gravidade. “Temos realizado abordagens educativas na sede, mas entendemos a importância de vir também aos distritos, porque é justamente na zona rural que ocorrem acidentes com maior gravidade e lesões. Hoje estamos aqui em Juremal conscientizando e orientando as pessoas sobre a necessidade de respeitar as regras e a sinalização de trânsito”, explicou.

A programação do Maio Amarelo segue durante todo o mês com ações educativas em diferentes regiões de Juazeiro, fortalecendo a cultura da empatia, do respeito e da preservação da vida no trânsito.

Ascom

IPTU 2026 um gesto de cidadania que transforma Petrolina

Por trás de cada obra entregue pela Prefeitura de Petrolina, de cada serviço ampliado existe um fator essencial: a contribuição do cidadão por meio do IPTU. Mais do que um imposto, é um investimento direto na cidade. É ele que ajuda a garantir pavimentação, iluminação pública, manutenção de escolas e postos de saúde, além de novas obras estruturantes que melhoram a qualidade de vida da população. Quando o contribuinte paga em dia, contribui para que o município tenha recursos próprios para continuar avançando.

No bairro Cosme e Damião, a aposentada Maria Margarida Monteiro, de 82 anos, dá exemplo de consciência cidadã. Mesmo estando dentro dos critérios para isenção, ela faz questão de quitar o imposto todos os anos. “Pago meu IPTU com muito orgulho porque eu nunca vi tanta obra como a Prefeitura está fazendo. Agora o Cosme e Damião vai ficar muito bom”, afirmou. O depoimento reforça a importância do compromisso coletivo com o crescimento da cidade. Cada contribuição fortalece a capacidade da gestão municipal de planejar, executar e ampliar ações que beneficiam toda a população.

Descontos e facilidades:

Os contribuintes de Petrolina que desejam garantir desconto no pagamento do IPTU 2026 devem ficar atentos aos prazos. Quem optar pelo pagamento à vista até o dia 13 de março terá direito a 15% de desconto sobre o valor total do tributo. Quem perder esse prazo ainda poderá pagar em cota única até 13 de abril, com 10% de desconto. Também há a opção de parcelamento em até oito vezes, com vencimentos mensais entre abril e novembro.

Para emitir a guia, basta informar o número da Inscrição Cadastral do Imóvel ou o CPF/CNPJ do proprietário. Após a emissão, o pagamento pode ser realizado por meio do código de barras ou QR Code. Em caso de dúvidas ou dificuldades na emissão do boleto, o atendimento presencial está disponível na sede da Secretaria de Receitas Municipais, no prédio da Prefeitura, localizado na Avenida Guararapes, nº 2114, Centro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, sem necessidade de agendamento.

Ascom

CEAM nas Comunidades reforça força e protagonismo das mulheres de terreiro em Petrolina

O  loteamento Vila Esperança se encheu de encontros, histórias e cuidado. As mulheres das comunidades de terreiro participaram na última sexta-feira (20) de uma ação que trouxe orientação, apoio e reconhecimento, mostrando que cada uma tem força, importância e direito a ter acesso a serviços que reforcem sua autonomia. A iniciativa fez parte do projeto CEAM nas Comunidades, promovido pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, e é uma extensão do trabalho da Secretaria Executiva da Mulher no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CEAM), que atua no fortalecimento de mulheres em situações de violência.

Durante o encontro, as participantes tiveram acesso a serviços essenciais, como Cadastro Único, orientações com assistentes sociais e psicólogos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e emissão da Identidade Jovem. Mais do que atendimentos, o projeto proporcionou momentos de escuta, troca de experiências e valorização das histórias das mulheres, reforçando o papel do CEAM em apoiar e potencializar a força de cada participante.

A ação teve grande impacto entre as mulheres presentes, que destacaram como a iniciativa contribui para o fortalecimento e autonomia feminina. Francisca Gomes da Silva Santos, de 67 anos, comentou sobre o papel no CEAM. “O CEAM orienta e ajuda muitas mulheres que passam por violência. Essa ação fortalece a gente, nos dá segurança e mostra que podemos seguir em frente com mais confiança”, destacou. Já Macota Sabrina Santos da Silva, de 24 anos, ressaltou a importância da iniciativa. “É muito bom ver que a Prefeitura se aproxima da nossa comunidade e oferece esse cuidado. A gente se sente valorizada, respeitada e mais segura para tomar nossas decisões”, destacou.

O CEAM nas Comunidades cria espaços de apoio e proteção próximos às mulheres, mostrando que cada uma tem força, protagonismo e direito a ser ouvida e valorizada. Momentos como este aproximam a gestão pública das comunidades, fortalecem vínculos e reforçam a importância de serviços que acompanhem a vida real das mulheres.

Ascom

‘Um embrião que nasceu para crescer’: primeira edição do Prefeitura Presente leva serviços de saúde e cidadania ao bairro Quidé

“Aqui é evolução. Um embrião que nasceu e agora vai crescer cada vez mais.” Foi assim que a moradora Regilane Martins, da comunidade da Penha, definiu a experiência de participar da primeira edição do Prefeitura Presente, realizada na manhã deste sábado (6), na Escola Municipal Guiomar Lustosa, no bairro Quidé. O sentimento dela ecoou entre moradores que aproveitaram a chegada do programa para acessar serviços essenciais perto de casa.

O Prefeitura Presente, iniciativa da Prefeitura de Juazeiro dentro do programa Juazeiro Participativo, levou para a comunidade uma estrutura completa, reunindo saúde, assistência social, educação, cultura, meio ambiente e diversas ações integradas, com o objetivo de aproximar a gestão da população e facilitar o acesso aos serviços.

Das 7h às 12h, moradores do Quidé e de bairros vizinhos contaram com atendimentos de saúde, aferição de pressão e glicemia, exames simples, orientações e atualização de informações e serviços de trânsito, além de oficinas, atividades culturais, mutirão de limpeza e um espaço de lazer para toda a família. As equipes também realizaram cadastro e atualização do CadÚnico/CRAS, oferecendo orientações sobre programas sociais e garantindo encaminhamentos de forma rápida e acolhedora.

A moradora Elzirene Oliveira, do Palmeiras 2, destacou o impacto da ação itinerante em sua rotina: “Vim fazer a atualização do meu CadÚnico e fui muito bem atendida. Já tinha um tempo que precisava resolver isso, mas a demanda do dia a dia não deixava. Quando a prefeitura trouxe o serviço para o bairro, consegui resolver imediatamente. Parabéns pela ação, está muito bom para a comunidade”, afirmou. A proposta do programa é justamente essa: ampliar o acesso da população aos serviços municipais, criar experiências de cidadania e fortalecer o vínculo entre moradores e gestão pública. Durante toda a manhã, famílias circularam pelos espaços montados para atendimentos, orientações e atividades comunitárias, reforçando o clima de acolhimento e participação.

Para a usuária Regilane, que participou de diversos atendimentos durante a ação, a iniciativa superou as expectativas. “Participei de tudo: exame de sangue, glicemia, pressão, informações sobre o Minha Casa, Minha Vida. Vim conferir se o que foi prometido seria realmente oferecido. E posso dizer que é tudo de boa qualidade, no atendimento e nos serviços. Para mim, bombou! Prefeitura Presente está de parabéns, estamos juntos”, celebrou.

O lançamento do Prefeitura Presente marcou o início de um novo formato de atendimento itinerante em Juazeiro, alinhado ao compromisso da gestão de escutar, agir e chegar cada vez mais perto das pessoas, fortalecendo a participação social e garantindo mais dignidade e acesso aos direitos.

Ascom

Evento gratuito em Petrolina oferta serviços de saúde, cidadania e lazer neste sábado (6)

A Prefeitura de Petrolina promove, neste sábado (6), a partir das 17h, a primeira edição do ‘Pra Cima, Juventude!’. O evento gratuito acontece no Parque do Povo Rafael Coelho e tem como objetivo reunir diversas ações de lazer, cuidado, aprendizado e oportunidades para a população.

A programação contará com várias atividades, divididas nas áreas da saúde, cidadania, cultura, esporte, empreendesdorismo e emprego. Serão oferecidos serviços como vacinação, testagem rápida para ISTs, aferição de pressão e glicemia, estética e bem-estar, orientações nutricionais, além de atendimentos jurídicos, sociais e psicológicos.

A comunidade do município também vai contar com oficinas de graffiti e hip hop, aulas esportivas, Feira Pet e vacinação para os animais. Além da exibição da exposição fotográfica ‘Petrolina: Um Novo Olhar’, que celebra os 130 anos da cidade, com 20 imagens de fotógrafos amadores e profissionais. Jovens em busca do primeiro emprego terão acesso a orientações e oportunidades. Além disso, a Feira do Empreendedorismo Jovem será um espaço para incentivar a geração de renda e fortalecer a economia local.

G1 Petrolina

 

“Luau da Coruja”: parceria com o programa Juazeiro Sem Fome arrecada alimentos para famílias em vulnerabilidade

O tradicional evento Luau da Coruja, promovido pela  APLB Sindicato em Juazeiro – Delegacia do Baixo e Médio São Francisco, chega para mais uma edição, desta vez, solidária. A evento será realizado em parceria com o Programa Juazeiro Sem Fome. A celebração, que acontecerá no próximo dia 14 de outubro, às 19h, no Clube da APLB Sindicato, visa arrecadar alimentos não perecíveis para ajudar famílias juazeirenses em situação de vulnerabilidade social.

Em uma ação conjunta entre a Prefeitura de Juazeiro, por meio do Programa Juazeiro Sem Fome, e o sindicato, os participantes do evento podem contribuir com a doação de alimentos, garantindo o ingresso para o Luaus da Coruja. Os professores terão direito a uma pulseira e ingresso para um convidado ao doarem um quilo de alimento. Já os demais trabalhadores da educação deverão levar dois quilos de alimentos, um para sua entrada e outro para seu acompanhante.

Troca de ingressos e pulseiras: A entrega das pulseiras e a troca dos ingressos ocorrerá nos seguintes dias e horários:

• 11 de outubro (sábado): das 9h às 13h
• 13 de outubro (segunda-feira): das 8h às 17h
• 14 de outubro (terça-feira): das 8h às 17h

Para garantir sua entrada, professores e servidores da educação devem apresentar o contracheque na retirada das pulseiras e ingressos.

Ação solidária e de cidadania

O Programa Juazeiro Sem Fome, que tem como principal objetivo combater a insegurança alimentar no município, reforça a importância da participação de todos neste evento. A Prefeitura de Juazeiro reforça que a arrecadação de alimentos será fundamental para a continuidade das ações de assistência a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Ascom

Bora Petrolina: 18ª edição oferta 15 mil atendimentos no bairro Mandacaru

Um sábado de serviços, cidadania e celebração. Assim foi a 18ª edição do Bora Petrolina que marcou as comemorações dos 130 anos da cidade. O bairro Mandacaru se transformou em um grande centro de atendimento e lazer, reunindo moradores também do São Jorge, Terra do Sul, Antônio Cassimiro, Santa Luzia e José e Maria. Ao todo, foram contabilizados mais de 15 mil atendimentos gratuitos à população.

A Escola Municipal Professor Walter Gil abriu as portas para receber centenas de famílias, que puderam usufruir de serviços de saúde, assistência social, cadastro rural, regularização fundiária, atendimento jurídico, além de atividades esportivas, oficinas digitais e até reparo de celulares. O evento contou com a participação de cerca de 30 parceiros entre instituições públicas e empresas privadas.

Durante a programação, o prefeito Simão Durando destacou o impacto social do programa e a sua importância para a vida dos petrolinenses. “O Bora Petrolina nasceu para aproximar a gestão da população, levando serviços essenciais para dentro das comunidades. Hoje, celebramos os 130 anos da nossa cidade cuidando das pessoas, oferecendo oportunidades e mostrando que Petrolina segue crescendo com inclusão e dignidade”, afirmou o gestor.

Com mais de 250 mil atendimentos já realizados desde sua criação, o Bora Petrolina se consolida como o maior programa de serviços do município.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro realiza mais de 350 atendimentos simultâneos do CadÚnico

“Foi com certeza muito bom porque consegui fazer a atualização do Cadastro Único. No final de semana é mais acessível”, destacou Clenilson Oliveira, morador do pré-assentamento Terra Nossa, durante a ação do CadÚnico, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome de Juazeiro (Sedes), neste sábado (27).

A iniciativa levou serviços de cidadania para a população em dois pontos simultâneos: na sede do CadÚnico, localizada na Rua do Paraíso, com cerca de 200 atendimentos, e na Escola Professora Maria Júlia Tanury, no Residencial Doutor Humberto, com aproximadamente 150 atendimentos. Ao todo, mais de 350 pessoas foram contempladas com serviços de inscrição de novos beneficiários; atualização cadastral; emissão e consulta do Número de Identificação Social (NIS) e orientações sobre programas sociais vinculados ao CadÚnico, além de outros atendimentos.

Para Daniela Torres, moradora do Residencial Doutor Humberto, o atendimento fez toda a diferença para quem precisa se deslocar até o centro da cidade. “Gostei da ação de hoje aqui no Dr. Humberto, foi muito organizado e rápido. E tenho a agradecer à equipe do CadÚnico, porque que foi um excelente atendimento. Ter esse serviço aqui foi maravilhoso, principalmente porque facilita muito para quem tem dificuldade de deslocamento.”

O CadÚnico é a porta de entrada para diversos programas sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia, Auxílio Gás, ID Jovem e Carteira do Idoso, entre outros. Para ser atendido, os moradores devem comparecer com documentos pessoais de todos os integrantes da família, como RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência e carteira de trabalho, se houver.

O secretário da Sedes, Igor Luíz, reforça que as ações aos fins de semana são estratégicas para facilitar o acesso de famílias que trabalham durante a semana, garantindo que ninguém fique sem atendimento. “Nosso objetivo é levar os serviços de cidadania até as pessoas, principalmente para quem encontra dificuldade de deslocamento durante a semana. Queremos que todos tenham acesso aos direitos sociais, sem precisar se preocupar com horários ou deslocamentos longos. Essas ações são a prova do compromisso da Prefeitura de Juazeiro com a inclusão e o bem-estar da população”, destacou.

Ascom

Petrolina: São Gonçalo vai receber maior programa de serviços da gestão municipal

O programa Bora Petrolina é realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com várias instituições e empresas privadas e tem levado mais do que serviços, as pessoas recebem cuidado, atenção e acolhimento. A cada edição, o mutirão transforma comunidades inteiras em verdadeiros espaços de cidadania, onde cada pessoa encontra a oportunidade de resolver pendências, cuidar da saúde e até viver momentos de lazer com a família. A 17ª edição já tem data marcada e acontecerá no dia 30 de agosto, no São Gonçalo, das 8h às 13h, na Escola Municipal Paulo Freire, Rua 5, nº 111. Desde a sua criação, o programa Bora Petrolina já realizou cerca de 230 mil atendimentos em diversas localidades do município.

No espaço da saúde, os cidadãos vão colocar a caderneta de vacina em dia, realizar consultas médicas e odontológicas, aferir a pressão e outros serviços. No setor social, as famílias podem atualizar o Cadastro Único, buscar informações sobre programas assistenciais, emitir documentos e contar com o suporte dos serviços do CRAS. A população também pode contar com serviços de orientação jurídica referentes ao direito do consumidor, pensão alimentícia e processos de divórcio.

Além de resolver as demandas, o cidadão também tem acesso a serviços de beleza, como corte de cabelo e cuidados estéticos, que ajudam a elevar a autoestima de quem participa. Para os pequenos, o programa realiza diversas atividades recreativas e esportivas, além de oficinas culturais e digitais. O Programa já realizou mais de 230 mil atendimentos para população. É a escuta, acolhimento e serviços que atendem e oferecem diversas soluções para as demandas do dia a dia.

Ascom

Transforma Petrolina promove ação de dignidade menstrual na Cadeia Pública Feminina

O programa de voluntariado Transforma Petrolina realizou, nesta segunda-feira (18), uma ação de dignidade menstrual dentro da Cadeia Pública Feminina. A iniciativa integra a programação em alusão aos seis anos do programa, que desde 2019 vem fortalecendo o trabalho voluntário e ações de impacto  social no município.

A programação contou com uma palestra conduzida pela médica voluntária Bruna Maia, que levou informações sobre saúde menstrual e autocuidado para as mulheres privadas de liberdade. Além da palestra, foram distribuídos kits de higiene e absorventes, em uma iniciativa alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco na promoção da saúde e da igualdade de gênero. O momento também recebeu o apoio da Empresa do Bem Atacadão das Flores, que doou botões de flores para serem entregues às participantes.

A  ação contou  ainda com a parceria  do projeto Rhema Prisional, que desenvolve atividades na unidade prisional voltadas para a dignidade e reintegração social das pessoas privadas de liberdade.

De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, a ação reafirma o compromisso do programa em desenvolver práticas que contribuam para o fortalecimento de políticas voltadas à dignidade menstrual. “Ao longo desses seis anos, o Transforma Petrolina tem realizado atividades  com o objetivo de transformar vidas. Essa ação comemorativa deixa registrado na história da nossa cidade a força da solidariedade e do voluntariado”, destaca.

Ascom

Seis anos de história:  O impacto do programa de voluntariado Transforma Petrolina

Em 18 de agosto de 2019, o Transforma Petrolina começou  a atuar com o objetivo de incentivar a prática do voluntariado no município e fortalecer o trabalho de  instituições sociais locais. A iniciativa sempre estimulou e incentivou que fossem desenvolvidas ações voltadas para valorização e incentivo na assistência de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em 2021, a iniciativa passou a ser reconhecida como Programa Municipal, e foi reestruturada através da Lei nº 3.771, de 19 de fevereiro de 2025.

O Transforma Petrolina já recebeu premiação nacional por iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e atualmente estende suas ações a diversas frentes. Além de ações permanentes  de valorização da pessoa idosa, segurança alimentar, capacitação para mulheres, projetos de educação e atividades voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social,  o programa também realiza ações que fazem parte do calendário social, como páscoa solidária, campanha do agasalho, São João Solidário, Circo Solidário, natal solidário  e outros que  impactam  a população.

Entre os objetivos do Transforma Petrolina, estão os de ampliar o alcance das políticas sociais, possibilitando a complementação das ações do poder público por meio da atuação de voluntários e instituições comprometidas com o desenvolvimento social do município.

De acordo com a coordenadora voluntária do  Transforma Petrolina, Alinne Durando, o programa  se consolidou como uma referência no fomento ao voluntariado, impactando diretamente vidas e criando uma rede  que envolve cidadãos, ONGs e o poder público. “Hoje é dia de comemorarmos a história dessa iniciativa que já impactou centenas de vidas. Estamos muito felizes com o legado que está sendo construído”, destaca.

Ascom

Bora Petrolina chega a 15ª edição com mais de 200 mil atendimentos em diversas áreas

O programa Bora Petrolina levou uma verdadeira força-tarefa de serviços públicos até o Loteamento Nova Vida I neste sábado (31). A 15ª edição do mutirão, ocorreu na Escola em Tempo Integral Yolanda Maria e beneficiou moradores de doze comunidades, com mais de 12 mil atendimentos realizados em áreas como saúde, assistência social, jurídica, regularização fundiária e cidadania. O prefeito Simão Durando esteve presente conversando com a população e acompanhando todos os serviços.

Também acompanharam o mutirão o deputado estadual, Antonio Coelho, o vice-prefeito, Ricardo Coelho, além de secretários municipais e vereadores. A população teve acesso a consultas médicas, exames especializados, atendimento odontológico, além de serviços como atualização do CadÚnico, emissão de documentos sociais e orientações jurídicas sobre pensão alimentícia, direito do consumidor e divórcio. A regularização fundiária no bairro João de Deus e a participação da Casa Azul foram destaques desta edição.

O prefeito Simão Durando comemorou os resultados e reforçou o papel do programa como uma ponte entre o poder público e a população. “O Bora Petrolina é uma ação pensada para estar onde o povo está. É um programa que aproxima a gestão das comunidades, permitindo que a gente conheça de perto as necessidades e leve soluções práticas para o dia a dia das pessoas. A cada edição, reforçamos nosso compromisso com uma Petrolina mais desenvolvida e com oportunidades para todos”, destacou.

Desde a criação do programa pelo prefeito Simão, o Bora Petrolina já soma mais de 200 mil atendimentos, se consolidando como o maior mutirão de serviços públicos do município. A ação conta com diversos parceiros, entre eles a Defensoria Pública/PE, Cartório de Registro Civil de Petrolina , IF Sertão, Soberana, UNIVASF, Fundação Nilo Coelho, CDL, UNIFTC, SENAC, Cebrac, JP Brinquedos e Farmácia Diariamente.

Ascom

Serviços sociais, de saúde e beleza serão ofertados para mulheres na sexta-feira (14) em Petrolina

No dia 08 de março foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. Em alusão à data, será realizado o ‘Dia da Transformação’, nesta sexta-feira (14), das 8h às 13h, na Fundação Nilo Coelho, Centro de Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

O evento gratuito vai oferecer diversos serviços sociais, de beleza e saúde para as mulheres.A ação promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e parceiros também conta com atrações culturais, sorteio de brindes e exposição de produtos orgânicos.

Confira os serviços que serão ofertados:
– Serviços nas áreas de Beleza (corte, penteados, higienização de pele,  maquiagem);
– Saúde (testagem rápida; ventosaterapia, auriculoterapia; Vacinas: hepatite b, antitetânica, febre amarela e tríplice viral – levar cartão de vacinação; Orientação nutricional);
– Atendimento Psicossocial e Jurídico;
– Feira de Empreendedorismo;
– Oficinas (orientação para elaboração de currículo, saúde mental e redes sociais);
– Terapias integrativas (reiki; massagem relaxante; quick massage; massagem podal);
– Agricultura familiar (exposição e venda de produtos orgânicos);
– Cadastro único (novos cadastros, atualização cadastral, emissão de folha resumo);
– Orientações empresariais;
– Emissão carteira de autismo e fibromialgia;
– Orientação sobre passe livre municipal, intermunicipal e interestadual;
– Atendimento à comunidade surda – com intérprete de libras para auxiliar nos serviços ofertados;
– Emissão de carteira do idoso;
– Recreação e exercícios;
– Doação de mudas de plantas;
– Panfletagem de conscientização sobre violência contra a mulher;
– Distribuição de preservativos;
– Sorteios de brindes e muito mais.

G1 Petrolina

Semana de ações nas escolas de Petrolina reforçam o respeito e valorização das mulheres

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, as escolas da rede municipal de Petrolina estão promovendo ações pedagógicas com o objetivo de sensibilizar estudantes e a comunidade escolar sobre temas como respeito, autoestima, violência contra a mulher e a importância da participação feminina em diversas áreas da sociedade.

As atividades integram o projeto institucional “Petrolina Ler+” e “Petrolina Escreve+”, que buscam estimular o desenvolvimento da leitura e da escrita. Através dos projetos são abordadas diversas temáticas com ênfase na valorização de mulheres e meninas e no enfrentamento da violência, mobilizando os eixos de leitura e produção textual.

A programação inclui diversas ações, como rodas de conversa, apresentações sobre mulheres que se destacaram em campos como arte, educação, política e esporte, e atividades lúdicas como teatro de fantoches, pintura e colagem. Além disso, as escolas promovem a confecção de painéis interativos que destacam personalidades femininas inspiradoras. A ideia é não só celebrar as conquistas das mulheres, mas também criar um ambiente de aprendizado e discussão sobre o empoderamento feminino e a importância do respeito mútuo.

Consciente da importância do seu papel na sociedade, a aluna Emilly Annemberg, do 9º ano da Escola Municipal Anete Rolim, no bairro Pedra Linda, destacou a relevância das atividades. “É fundamental abordar esse tema na escola, pois nos ajuda a compreender o papel da mulher na sociedade e a perceber que a violência contra elas ainda é um problema sério. Ao aprender sobre a Lei Maria da Penha e ouvir histórias de mulheres fortes, nos sentimos mais empoderadas e conscientes de como podemos contribuir para mudar essa realidade”, disse Emilly.

As atividades incluem ainda a exibição de documentários e debates sobre a Lei Maria da Penha, garantindo uma abordagem aprofundada e acessível para todas as faixas etárias atendidas pela rede municipal de ensino. Com esse conjunto de ações, a Gestão Municipal busca fortalecer a educação e a conscientização sobre os direitos das mulheres, com o objetivo de formar cidadãos mais conscientes e respeitosos para o futuro.

Elaine Barbosa/Ascom Secretaria de Educação
Fotos: Deivid Menezes

Juntos Pela Cidadania estreia 2025 em Petrolina

A terceira edição do Juntos Pela Cidadania, primeira do ano de 2025, acontecerá na cidade de Petrolina nos dias 14 e 16 de janeiro. O evento é marcado pela prioridade da gestão da governadora Raquel Lyra em interiorizar serviços e ações em busca de assegurar, de forma gratuita, diversos direitos à população.

Essa ação se somará à agenda do já consolidado Programa Chapéu de Palha, em que ocorre o cadastramento de trabalhadores rurais e da pesca em condições adversas da entressafra e a oferta de serviços de cidadania à população geral. Com isso, pretende-se otimizar ações conjuntas envolvendo um raio ampliado de secretarias estaduais, municipais e ações de organizações sociais locais com a finalidade de promover para a população uma oferta de serviços ampla e que viabilize o acesso à cidadania do povo pernambucano nos mais variados territórios, sobretudo do interior, matas e litoral, onde concentra-se o perfil do programa Chapéu de Palha.

Enquanto o Chapéu de Palha ocorrerá entre os dias 13 e 17 de janeiro, o Juntos Pela Cidadania oferecerá ações de emissão de RG e certidões civis entre os dias 14 e18 de janeiro.

Nesses dias, tais serviços do JPC serão garantidos por duas equipes: uma fixa na Escola de Referência em Ensino Fundamental Moysés Barbosa, em Areia Branca, e outra itinerante que cobrirá mais seis territórios da cidade, onde o Chapéu de Palha também estará. Já nos dias 14 e 16 de janeiro, ocorrerão os “Dias D”, em que será oferecida uma versão mais completa do Juntos Pela Cidadania, com a oferta de mais serviços para a população.

No dia 14 de janeiro, uma terça-feira, a ação acontecerá na Escola Moysés Barbosa. Já no dia 16, quinta-feira, será realizada na Escola Técnica Estadual Maria Wilza Barros de Miranda, no Loteamento Bela Vista/João de Deus. Essa será a primeira vez do Juntos Pela Cidadania no Sertão.

Participam da coordenação do evento a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, a Secretaria de Defesa Social, a Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Regional e Gestão e a Secretaria Estadual de Educação.

Em Petrolina, estarão, de forma gratuita, à disposição da população, serviços como emissão de segundas vias de certidões (nascimento, casamento e óbito); RG; orientação e entrega de formulário para Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA); orientação e entrega de formulário para Passe Livre Intermunicipal; orientações e atendimentos do Procon Pernambuco; distribuição de preservativos (femininos e masculinos); palestras informativas sobre violência contra as mulheres; cadastramento no sistema de emprego do Governo Federal; inscrições para cursos de qualificação e empreendedorismo; cadastramento e orientações sobre o IDJovem; ofício para habilitação de casamento; PE Produz; negociação de dívidas com a Compesa e a Neoenergia, serviços de saúde, entre outros.

Titular da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência do Governo de Pernambuco, Joanna Figueirêdo enfatizou a logística de descentralização, para que os serviços oferecidos gratuitamente também alcancem a população de fora do Recife e Região Metropolitana.

“Pretendemos otimizar ações conjuntas envolvendo um raio ampliado de secretarias estaduais e municipais, além de reforçar ações de organizações sociais locais, com a finalidade de promover para a população dos territórios prioritários uma oferta de serviços ampla e que viabilize o acesso à cidadania do povo pernambucano nos mais variados territórios”, afirmou Joanna.

Ascom

12