Prefeito Simão e Alinne Durando iniciam projeto pioneiro em Petrolina para dignidade menstrual de alunas de escolas públicas

Para muitas meninas da rede municipal de Petrolina, a chegada do período menstrual já foi motivo de constrangimento e até de ausência na escola. A partir de agora, essa realidade começa a mudar com o início da distribuição gratuita de absorventes higiênicos pelo Programa Florescer, uma política pública permanente voltada à dignidade menstrual.

A iniciativa vai beneficiar aproximadamente 8 mil estudantes com a distribuição de mais de 30 mil pacotes nesta etapa. As alunas receberão o item de forma contínua, garantindo mais segurança e tranquilidade durante o período escolar.

Ao acompanhar o início das entregas, o prefeito de Petrolina, Simão Durando, ao lado da primeira-dama Alinne Durando, destacou que o programa representa mais do que a entrega de um item de higiene. “Assim, as meninas da nossa rede têm mais dignidade e podem permanecer na escola. Quando a gente entrega absorventes, fardamentos e tênis, a gente garante que todas se sintam iguais e que nenhuma se sinta menor ou diferente. Isso traz tranquilidade para as famílias e mais segurança para as nossas estudantes. A gente governa olhando para as pessoas, e olhar para as nossas meninas é cuidar do futuro de cada família”, completou.

A primeira-dama Alinne Durando reforçou que o Florescer integra as ações do Selo Unicef de políticas para a infância. Além da distribuição dos absorventes, o programa prevê ações educativas nas escolas, com rodas de conversa e palestras voltadas à saúde menstrual e ao autocuidado. “Com o Programa Florescer, estamos garantindo não apenas a entrega, mas também inclusão, pois o programa vai promover rodas de conversa, palestras e orientações sobre saúde menstrual. Florescer é isso: mais dignidade hoje, para garantir oportunidades amanhã”, destacou.

Com a entrega já em andamento, o Florescer deixa de ser apenas um anúncio e passa a integrar de forma permanente a rotina da rede municipal, reforçando o compromisso da gestão com a permanência das meninas na escola e com a promoção da dignidade.

Ascom

Seis anos de história:  O impacto do programa de voluntariado Transforma Petrolina

Em 18 de agosto de 2019, o Transforma Petrolina começou  a atuar com o objetivo de incentivar a prática do voluntariado no município e fortalecer o trabalho de  instituições sociais locais. A iniciativa sempre estimulou e incentivou que fossem desenvolvidas ações voltadas para valorização e incentivo na assistência de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em 2021, a iniciativa passou a ser reconhecida como Programa Municipal, e foi reestruturada através da Lei nº 3.771, de 19 de fevereiro de 2025.

O Transforma Petrolina já recebeu premiação nacional por iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e atualmente estende suas ações a diversas frentes. Além de ações permanentes  de valorização da pessoa idosa, segurança alimentar, capacitação para mulheres, projetos de educação e atividades voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social,  o programa também realiza ações que fazem parte do calendário social, como páscoa solidária, campanha do agasalho, São João Solidário, Circo Solidário, natal solidário  e outros que  impactam  a população.

Entre os objetivos do Transforma Petrolina, estão os de ampliar o alcance das políticas sociais, possibilitando a complementação das ações do poder público por meio da atuação de voluntários e instituições comprometidas com o desenvolvimento social do município.

De acordo com a coordenadora voluntária do  Transforma Petrolina, Alinne Durando, o programa  se consolidou como uma referência no fomento ao voluntariado, impactando diretamente vidas e criando uma rede  que envolve cidadãos, ONGs e o poder público. “Hoje é dia de comemorarmos a história dessa iniciativa que já impactou centenas de vidas. Estamos muito felizes com o legado que está sendo construído”, destaca.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro divulga lista com quase 5 mil novos contemplados no Auxílio Brasil

(Foto: Ascom/PMJ)

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), divulgou a lista recebida do Ministério da Cidadania que inclui mais de 4.600 famílias contempladas pela primeira vez no Auxílio Brasil e que estavam na lista de espera. Agora, ao todo, no Município de Juazeiro são 30.857 famílias recebendo o benefício (somando com as transferidas do extinto Bolsa Família). A lista está disponível clicando aqui.

Para ter acesso ao benefício, as famílias contempladas devem se ir à Caixa Econômica Federal, de acordo com a tabela de relação do último dígito do NIS e as devidas datas de pagamento. A inscrição familiar no Cadastro Único, com o cadastro atualizado e dentro do perfil do Programa, não resulta na imediata concessão do benefício do Auxílio Brasil, pois ela é administrada diretamente pelo Ministério da Cidadania.

LEIA MAIS

Presidente entrega medida provisória do novo Bolsa Família

O presidente da República, Jair Bolsonaro, apresentou hoje (9) uma proposta que altera programas sociais do governo, entre eles o Bolsa Família, para criar um novo programa, chamado de Auxílio Brasil.

Bolsonaro entregou o texto de uma medida provisória (MP) ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criando o programa e também uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata do pagamento de precatórios.

LEIA MAIS

Novo programa social deve ser lançado em novembro, diz Roma

Ministro da Cidadania, Joao Roma, participa do programa A Voz do Brasil

O ministro da Cidadania, João Roma, disse hoje (12) durante uma entrevista no programa A Voz do Brasil, que um novo programa social deve ser lançado em novembro, após o fim do pagamento da última parcela da prorrogação do auxílio emergencial.

“Nós pretendemos transformar os programas de transferência de renda em um programa social mais robusto, com várias ações integradas. Será uma política pública, portanto, que abrirá caminho para a autonomia e emancipação do cidadão”, disse.

Segundo o ministro, o novo programa vai além do atual Bolsa Família, porque integra outras ações sociais do governo federal e vai incluir programas como a aquisição de alimentos que, segundo Roma, virá para “fortalecer o quesito de segurança alimentar e nutricional”, de capacitação, de empreendedorismo e de microcrédito.

LEIA MAIS

Pernambuco paga nova rodada do Décimo Terceiro do Bolsa Família a partir desta quinta-feira

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, inicia, a partir desta quinta-feira (18), uma nova rodada de pagamento do programa Décimo Terceiro do Bolsa Família. Desta vez, receberão a parcela extra do programa aqueles beneficiários que fazem aniversário nos meses de maio, junho, julho e agosto. A parcela extra é de até R$ 150,00. Em 2021, mais de R$ 150 milhões serão disponibilizados pela iniciativa estadual.

Em março, o pagamento será realizado entre os dias 18 e 31 (sempre nas datas úteis), seguindo de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) do usuário. Os primeiros a receber são aqueles que têm final UM (1).

LEIA MAIS

Reforma e ampliação da Casa Bolsa de Petrolina será entregue a comunidade nesta sexta-feira (14)

(Foto: Ascom/PMP)

Quem precisa dos serviços sociais do Program Bolsa Família terá um melhor atendimento a partir desta sexta-feira (14), em Petrolina (PE). A prefeitura municipal investiu na Casa Bolsa e nesta sexta-feira (14), às 11h, um ato simbólico marcará a entrega da reforma e ampliação do espaço. O equipamento inaugurado em julho de 2017 pela atual gestão, já realizou aproximadamente 132 mil atendimentos.

Com a ampliação, o espaço passa a ter auditório com capacidade para 80 pessoas, sala para atendimento ao público com capacidade para 20 atendimentos, copa, sala de arquivo (conforme determina legislação do Cadastro Único) e banheiros (7 cabines -feminino, masculino, fraldário e cabines acessíveis às pessoas com deficiência).

LEIA MAIS

“Ninguém pode passar fome, mas o Bolsa não deve ser um projeto de vida”, diz ministro sobre novo programa social

O novo programa será voltado para jovens e adultos da cidade e do campo. (Foto: Internet)

Com o objetivo é elevar a renda de 1 milhão de famílias para que elas possam deixar o Bolsa Família em 2 anos, Governo Federal deve lançar novo programa social na próxima semana. Batizada de Progredir, a ação oferecerá cursos de qualificação profissional, ajudará na seleção de oportunidades de trabalho.

A informação foi divulgada pelo o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra. O novo programa, que será voltado para jovens e adultos da cidade e do campo, disponibilizará R$ 3 bilhões em microcrédito para famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único dos programas sociais do governo federal.

“É um programa vinculado ao público do Bolsa Família, a população mais pobre do Brasil, que visa criar oportunidade de emprego e renda para essa população. Não é um programa para tirar as pessoas do Bolsa Família”, disse o ministro.

Apesar disso, o ministro trata o novo programa do governo como uma “forma de emancipação” do Bolsa Família. “Ninguém pode passar fome, mas o Bolsa não deve ser um projeto de vida”, afirmou Terra.  O ministro fechou detalhes do programa nesta quinta (21) em reunião com Temer, após o retorno do presidente de Nova York.

Com informações do G1

Univasf e Prefeitura de Juazeiro entregam óculos de grau para alunos da rede municipal

(Foto: ASCOM)

A entrega dos óculos já beneficia 274 alunos. (Foto: ASCOM)

Cerca de 35 alunos da rede municipal do bairro Jardim Vitória/Penha foram beneficiados com óculos de grau na manhã desta terça-feira (28), por intermédio do programa ‘Saúde na Escola” que visa ofertar atendimento oftalmológico, exames e fornecimento de óculos gratuitos realizado nas edições da Caravana da Saúde nos bairros de Juazeiro.

A estudante Débora Laís, de 14 anos, uma das beneficiadas do programa, falou da importância do projeto. “Óculos de grau é muito caro e com o programa consegui adquirir. Tenho certeza que as dores de cabeça vão melhorar e vou conseguir estudar mais e melhorar minhas notas. Essa iniciativa é muito boa”, afirmou.

LEIA MAIS