Lagoa Grande inicia nesta sexta-feira (12) as comemorações dos 31 anos de emancipação político-administrativa\

Shows com artistas locais e atrações de destaque nacional, Feira Criarte, Concurso Gastronômico, Festival Anarriê de Quadrilhas Juninas, desfile com a participação de escolas e estudantes, além da celebração da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026, com telão e muita torcida.

Lagoa Grande iniciou na sexta-feira, 12 de junho, as comemorações pelos 31 anos de emancipação, celebrados oficialmente em 16 de junho. A Prefeitura preparou uma programação especial, entre os dias 12 e 15 de junho, com atrações para todos os públicos. A prefeita Catharina Garziera reforçou o convite à população e destacou o espírito de união e responsabilidade durante as festividades.

“Convido de forma muito especial toda a população lagoa-grandense para celebrar conosco este momento tão importante da nossa história. Preparamos uma programação pensada com muito carinho, valorizando nossa cultura, nossos artistas e nossas tradições. É tempo de comemorar, mas também de cuidar uns dos outros. Aproveitem cada momento com responsabilidade, respeito e em paz. Estendo esse convite a todo o Vale do São Francisco: venham viver conosco essa grande festa de alegria, cultura e pertencimento”, destacou a prefeita.

A festa contará com apresentações de artistas da região, como Frank do Acordeon e Lívia Gonçalves, além de atrações consagradas nacionalmente, a exemplo de Forrozão Tropykália, Tok Dez e Heitor Costa, entre outros nomes. Os shows serão realizados nos dias 14 e 15 de junho, das 20h às 3h, no Parque de Eventos da Uva e do Vinho, que recebeu uma decoração especial para receber moradores e visitantes durante a grande celebração. Os horários das apresentações seguem determinação das autoridades de segurança do município e do Ministério Público de Pernambuco, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a Prefeitura Municipal.

Festivais – A programação festiva tem início nesta sexta-feira (12), com o Festival Anarriê de Quadrilhas Juninas. O evento começa às 18h, na Concha Acústica, localizada na Avenida da Uva e do Vinho. No dia 13 de junho, também na Concha Acústica, a programação continua com a Feira Criarte, que apresentará o talento dos artesãos e artistas lagoa-grandenses, além do Concurso de Culinária Junina, reunindo as delícias típicas preparadas pelos empreendedores da gastronomia local.

As atividades terão início às 17h e contarão com apresentações de Regazzi de Monti e do Grupo Jeito Malícia. Ainda na programação do dia 13, haverá a celebração da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026, com transmissão em telão e muita torcida em busca do hexacampeonato. No domingo (15), as homenagens pelos 31 anos de Lagoa Grande começam logo cedo, às 8h, com o hasteamento dos pavilhões em frente à sede da Prefeitura, localizada na Avenida Governador Miguel Arraes de Alencar, no bairro Morada Nova. A solenidade contará com a presença da prefeita Catharina Garziera, do vice-prefeito Olavo Marques, de secretários municipais, demais integrantes da gestão, autoridades locais e convidados.

Desfile – A partir das 16h, com o tema “Identidades em Cena – Literatura que revela quem somos”, o desfile comemorativo da Capital da Uva e do Vinho do Nordeste reunirá 10 escolas das redes pública e privada de ensino do município. Além das unidades escolares, o evento contará com a participação de 10 bandas marciais, do Clube dos Desbravadores, de alas formadas por integrantes dos programas sociais do município, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além de representantes dos Bombeiros Civis e das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Agricultura e Infraestrutura.

O Exército também participará das comemorações, por meio do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BIMtz), sediado em Petrolina. Ao todo, cerca de 4 mil pessoas deverão desfilar pela Avenida Governador Miguel Arraes de Alencar, entre estudantes, profissionais da educação, representantes das secretarias municipais, integrantes da sociedade civil e militares do Exército. \

Ascom

Primeira capital do Brasil, Salvador completa 477 anos neste domingo (29) de março

Primeira capital do Brasil, Salvador completa 477 anos no dia 29 de março, reafirmando seu papel histórico também na construção do futuro. Na cidade onde tradição e inovação caminham juntas, a educação em tempo integral se consolida como uma das principais estratégias do Governo do Estado para apoiar a transformação na vida de estudantes da rede estadual. Com a ampliação da jornada escolar, os jovens passam a ter acesso a experiências formativas que ultrapassam os limites da sala de aula e contribuem para o desenvolvimento integral.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Helaine Pereira, destaca que o modelo de ensino vai além do aumento do tempo de permanência na escola. “A educação em tempo integral garante segurança alimentar e oferece um ambiente propício para que os estudantes desenvolvam suas potencialidades. Nosso foco é a formação integral”, afirma.

Atualmente, a Bahia conta com 690 escolas funcionando nesse modelo, sendo 103 localizadas em Salvador. Na capital, 22.709 estudantes já são beneficiados pela jornada ampliada, o que evidencia o alcance da iniciativa e o compromisso do Estado com a qualificação e inclusão do ensino público. As unidades oferecem uma formação integrada, que articula o conhecimento acadêmico a práticas culturais, esportivas e sociais, ampliando as possibilidades de aprendizagem e fortalecendo competências essenciais para a vida, como autonomia e protagonismo juvenil.

Para dar suporte a esse modelo, as unidades escolares são projetadas com infraestrutura moderna, acessível e multifuncional, alinhada às demandas pedagógicas da educação integral. Os espaços incluem salas de aula amplas e climatizadas, bibliotecas e laboratórios de química, biologia, física, matemática e informática, além de ambientes destinados a atividades artísticas e à recomposição das aprendizagens.

Em uma cidade marcada pela diversidade e riqueza cultural, a educação em tempo integral se firma como um caminho estruturante para ampliar oportunidades e apoiar a construção de projetos de vida. As escolas contam, ainda, com espaços coletivos como teatro, áreas de convivência e restaurante estudantil, assegurando condições adequadas para a permanência dos estudantes ao longo de todo o dia.

A infraestrutura esportiva também é um diferencial, com quadras poliesportivas cobertas, campos society e, em algumas unidades, piscina semiolímpica e pista de atletismo. As atividades dialogam com as oficinas pedagógicas do programa Educa Mais Bahia, que oferece, no contraturno, ações nas áreas de arte, esporte, cultura digital e reforço escolar, conduzidas por monitores voluntários.

AAscom

Trup Errante inicia celebrações dos seus 20 anos com reestreia de espetáculo e lançamento de novo filme

A Trup Errante, grupo teatral de Petrolina, deu início no dia 28 de fevereiro e segue até o dia 5 de março, às comemorações dos seus 20 anos de trajetória na arte, com o lançamento de um novo filme e a reestreia de espetáculo. Neste sábado (28), foi exibido no Espaço Cultural Janela 353 o curta-metragem Um Devaneio na Cabeça e um Abismo no Coração, com entrada gratuita.

A obra também terá exibições no campus Juazeiro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e no CEU das Águas ao longo da semana (ver quadro abaixo). Já nos dias 3 e 4 de março, às 14h e às 10h, respectivamente, as celebrações seguem com a temporada da peça Fabulosas histórias do Rio Opará, trabalho autoral que trata de questões ecológicas, educativas e culturais para o público infanto-juvenil, no CEU das Águas, com a presença de turmas de estudantes de escolas públicas.

Quinta edição da série Devaneios e dirigida por Thom Galiano e Adriel Marques, em Um Devaneio na Cabeça e um Abismo no Coração, a atriz Rafa Moraes – que integra a Trup Errante – reflete sobre a sua caminhada e diferentes fases da vida enquanto pessoa e profissional da arte que transita entre Pernambuco e Ceará; o sagrado, o profano e o cotidiano; o feminino e o masculino; o cinema e o teatro. O curta-metragem ajuda a contar a trajetória do grupo teatral, assim como o espetáculo Fabulosas histórias do Rio Opará, estreado originalmente em 2008 e que agora ganha este ano um novo olhar apurado sobre a crise climática e a importância da preservação da natureza.

A narrativa conta as aventuras de uma menina que se chama Francisca, ou melhor Chiquinha, interpretada por Raphaela de Paula, que sempre sonhou com fabulosas histórias. Na margem do Rio Opará, ela se depara com o Nego d’água que lhe dá a missão de encontrar o Seu Monstro do Lixo Nicolau e Tal! Corajosa, então viaja pelo Rio no seu barquinho e encontra vários personagens do imaginário popular ribeirinho.

Para o diretor da Trup Errante, Thom Galiano, os dois trabalhos têm um olhar forte para o que o grupo realizou durante o percurso. “Quando começamos nossas atividades em 2006, não tínhamos ideia de que chegaríamos até aqui. Ser grupo de teatro no interior do Brasil não é uma escolha; não é nada fácil. Mas ser grupo é o caminho para realizar, em cena, nossos desejos, ao mesmo tempo em que nos mantemos em estado constante de aprendizado. Somos uma família escolhida pelo teatro”, explica. As exibições de Um Devaneio na Cabeça e um Abismo no Coração serão gratuitas, assim como as sessões de Fabulosas histórias do Rio Opará, por sua vez destinadas, prioritariamente, às turmas de estudantes de escolas públicas de Petrolina, mas também abertas ao público geral, com entrega de ingressos 1h antes do início do espetáculo.

Duas décadas de arte – A Trup Errante é um grupo de teatro nascido em 2006 no Vale do São Francisco e que transita pelo audiovisual e a literatura, valorizando dramaturgias insurgentes e personagens femininas. Com mais de 500 apresentações, percorreu cidades e festivais, conectando-se ao público com obras autorais e adaptações. Além dos palcos, o grupo atua na cena editorial e cinematográfica, promovendo livros, curtas e eventos culturais, com repertório que inclui textos próprios e releituras de clássicos, sempre explorando novas formas de narrativa. Junto às apresentações de Fabulosas histórias do Rio Opará e do lançamento de Um Devaneio na Cabeça e um Abismo no Coração, as celebrações do aniversário da Trup Errante contarão com atividades comemorativas ao longo de todo o ano.

Esse projeto foi contemplado nos Editais da Lei Paulo Gustavo Pernambuco, com apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco e da Secretaria de Cultura do Estado, via Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura – Governo Federal.

Serviço: Um Devaneio na Cabeça e um Abismo no Coração

03 de março (segunda-feira) Horário: 14h Local: CEU das Águas (R. do Tamarindo, bairro Rio Corrente, Petrolina) Gratuito

04 de março (terça-feira) Horário: 10h Local: CEU das Águas (R. do Tamarindo, bairro Rio Corrente, Petrolina) Gratuito

04 de março (terça-feira) Horário: 19h Local: Galpão de Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Juazeiro Gratuito

05 de março (quarta-feira) Horário: 19h30 Local: CEU das Águas (R. do Tamarindo, bairro Rio Corrente, Petrolina) Gratuito Fabulosas histórias do Rio Opará

Ascom

Nas comemorações dos 201 anos da Policia Militar, prefeito Andrei parabeniza e destaca a redução de 50% nos índices de criminalidade em Juazeiro

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou na sexta-feira (27) da solenidade em comemoração aos 201 anos da Polícia Militar da Bahia, realizada na área do 3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (3º BEIC), no município.

O prefeito destacou a importância da atuação integrada entre município e forças de segurança para fortalecer as ações de combate à criminalidade e parabenizou a PM-BA pela redução dos índices de criminalidade em Juazeiro de 50%, no mesmo período do ano passado. “Celebramos os 201 anos da Polícia Militar da Bahia, uma instituição que carrega história, coragem e compromisso com o povo baiano. Os resultados que estamos vendo nas ruas são fruto do trabalho diário de homens e mulheres que estão sempre na linha de frente, enfrentando desafios e garantindo mais segurança para todos nós. Tenho orgulho de caminhar junto com essa corporação que honra sua missão todos os dias. Quero parabenizar o coronel Wildon pelo trabalho à frente do CPR-N”, ressaltou.

Em um momento marcado por reverência às tradições e aos valores da corporação, a região Norte celebrou os 201 anos de criação da PMBA, instituição bicentenária que ao longo de sua história tem desempenhado papel fundamental na proteção da população e na preservação da ordem pública. “Hoje é um dia de reafirmarmos o compromisso da Polícia Militar da Bahia com a sociedade. São 201 anos de uma história construída com coragem, honra e disciplina. Cada policial que veste esta farda entende a responsabilidade que carrega: proteger vidas e preservar a ordem pública. Seguiremos firmes, trabalhando com profissionalismo e dedicação para garantir a segurança da população da região Norte”, disse o comandante Wildon Teixeira.

A cerimônia reuniu autoridades civis e militares, entre elas o deputado estadual Roberto Carlos, vereadores, secretários municipais, oficiais e representantes da sociedade civil. “Ao longo desses 201 anos, a Polícia Militar da Bahia construiu uma trajetória de serviços prestados que merece o reconhecimento de toda a sociedade. Como deputado estadual, reafirmo meu compromisso em apoiar iniciativas que fortaleçam a segurança pública e valorizem os profissionais que arriscam suas vidas diariamente para proteger o povo baiano”, finalizou.

Ascom

Papa Leão 14 celebra seus 70 anos com milhares de fiéis no Vaticano

Milhares de fiéis foram à Praça de São Pedro, no Vaticano, para celebrar o aniversário de 70 anos do papa Leão XIV neste domingo (14).

“Meus queridos, parece que vocês sabem que completo 70 anos hoje”, disse sorrindo o pontífice ao fim da tradicional oração do Angelus dos domingos. “Agradeço ao Senhor, aos meus pais e a todos que se lembraram de mim em suas orações”, acrescentou o papa, aplaudindo a multidão.

O Vaticano não planejou nenhum evento oficial para comemorar o aniversário do pontífice, que neste domingo presidirá uma missa pelos mártires do século XXI.

AFP

Serenata da Nossa Petrolina ganha ruas e lota Praça 21 de Setembro

Música, nostalgia e emoção marcaram a noite deste sábado (13), quando a Serenata da Nossa Petrolina tomou conta da cidade. Famílias inteiras saíram em cortejo para celebrar, em uma só voz, canções que marcaram gerações e fazem parte da identidade cultural petrolinense. O evento integrou a programação oficial dos 130 anos de Petrolina e transformou a noite em um grande encontro de memória e tradição.

O cortejo musical teve início em frente à Catedral do Sagrado Coração de Jesus e percorreu as ruas Pacífico da Luz e Joaquim Nabuco, conduzido pelos Seresteiros do Vale. Ao som de violões, sanfonas, flautas e vozes afinadas, sucessos que atravessaram décadas foram resgatados, transformando cada esquina em palco e cada calçada em plateia. Crianças no colo, jovens de mãos dadas e idosos emocionados compuseram a cena de uma Petrolina que se reconhece na música.

Na Praça 21 de Setembro, o público foi recebido com uma programação especial. Os Seresteiros do Vale abriram as apresentações com um tributo ao cantor Geraldo Azevedo, em um pot-pourri instrumental que arrancou aplausos e coros emocionados. A noite seguiu com participação dos artistas Nilton Freitas, Elisson Castro e Murilo Camargo, que também encantaram com suas vozes em performances marcantes.

A festa continuou com a energia da banda Labaredas, que levou a multidão a cantar e dançar sucessos que atravessam gerações. Para encerrar a noite, o cantor Fernando Júnior assumiu o palco e completou a celebração com um show vibrante, fechando em grande estilo uma das serenatas mais emocionantes já realizadas na cidade.

Para muitos, foi uma oportunidade de revisitar memórias. Havia quem lembrasse do primeiro amor, dos bailes da juventude ou das serenatas antigas que ecoavam pelas ruas de Petrolina. Outros, mais jovens, descobriram a força dessa tradição e se emocionaram ao ver a cidade unida em torno da música.

O prefeito Simão Durando destacou a importância cultural do evento. “É emocionante ver como a Serenata da Nossa Petrolina mobiliza toda a cidade. São gerações diferentes reunidas em uma mesma praça, cantando, sorrindo e celebrando nossa história. Essa é a essência do nosso aniversário, valorizar nossas raízes e reafirmar o orgulho de viver aqui”, afirmou.

Ascom

Abertas inscrições para a Vila do Empreendedor em celebração ao aniversário de Petrolina

Estão abertas as inscrições para a seleção de empreendedores interessados em participar da Vila do Empreendedor 2025 – edição especial em celebração aos 130 anos da cidade de Petrolina. O evento vai acontecer nos dias 12, 13 e 14 de setembro, das 17h às 22h, na Porta do Rio, Orla de Petrolina, em parceria com o Sebrae.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente na sede da AGE, localizada na Avenida Fernando Góes, nº 1009, Centro, até o dia 1º de setembro de 2025, no horário das 8h às 12h. Serão disponibilizadas 22 vagas para empreendedores formais e informais dos segmentos de artesanato, alimentos e vestuário. A seleção seguirá a ordem cronológica de inscrição.

Segundo o edital, podem participar microempreendedores individuais (MEIs) com CNPJ ativo e empreendedores informais residentes em Petrolina. Os selecionados terão espaço gratuito para expor e comercializar seus produtos durante os três dias de evento, que busca valorizar a economia local e dar visibilidade ao empreendedorismo da cidade.

A lista provisória dos aprovados será divulgada em 2 de setembro, no Diário Oficial dos Municípios. Haverá prazo para recursos nos dias 3 e 4 de setembro. O resultado final está previsto para 5 de setembro de 2025. Para outras informações sobre o processo de seleção, os empreendedores podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (87) 3983-7121.

G1 Petrolina

Petrolina celebra aniversário com a 4ª edição da Serenata da Nossa Petrolina

A cidade se prepara para viver uma noite de música, memória e tradição. A 4ª edição da Serenata da Nossa Petrolina acontecerá no dia 13 de setembro, dentro da programação oficial do aniversário do município. O evento já se consolidou como um dos momentos mais aguardados pelas famílias petrolinenses, que se reúnem para celebrar a cultura e a identidade local ao som de grandes artistas.

A concentração terá início às 18h, com a presença da comunidade e visitantes em frente à Catedral. Logo após, haverá a tradicional bênção do padre, momento de fé e união que marca simbolicamente a abertura da serenata. Em seguida, os seresteiros do Vale sairão da Catedral, passando pelas ruas Pacífico da Luz e Joaquim Nabuco, até chegar à Praça 21 de Setembro, onde acontece a programação musical.

Na praça, o público vai prestigiar a apresentação dos seresteiros, que embalam a noite com clássicos da música que marcaram gerações. Em seguida, a festa ganha ritmo com o show da banda Labaredas e segue pela madrugada com Fernando Júnior, que encerra a noite com muita música e animação.

A Serenata da Nossa Petrolina, além de reafirmar o compromisso de manter viva a tradição e resgatar memórias afetivas, enaltece os artistas que contribuem para a riqueza cultural do município, reconhecendo e valorizando nomes que fazem parte da história cultural da cidade. Neste ano, 10 personalidades serão homenageadas pela sua contribuição à arte e à música local.

O prefeito Simão Durando destacou a importância da celebração. “A Serenata da Nossa Petrolina já é um patrimônio afetivo da cidade. É uma noite que resgata a nossa memória cultural, valoriza os artistas que marcaram gerações e fortalece a identidade do nosso povo. Celebrar o aniversário da cidade assim, com música e homenagens, é também reafirmar o orgulho de ser petrolinense.”

Os homenageados 2025:

1. Elisson Castro
2. Francisco Dias – Titico
3. Adão Batucada
4. Francisco Aglésio
5. Luis Rosa
6. Nilton Freitas
7. Murilo MPA
8. Professora Mirian
9. Dudu da Macaxeira
10. Edivaldo Gonçalves de Sena

Ascom

Transforma Petrolina reúne mulheres em pré-evento de aniversário no Assentamento Terra da Liberdade

Ao longo de seus seis anos de existência, o Transforma Petrolina tem ampliado seu alcance para estar presente também em localidades mais distantes. O programa de voluntariado realizou na segunda-feira (25) um pré-evento de aniversário no Assentamento Terra da Liberdade, reunindo mulheres em um encontro marcado por conexões e muito aprendizado.

A programação contou com uma  palestra da diretora-presidente da Agência Municipal do Empreendedor (AGE), Bruna Ruana, que mostrou os caminhos para empreender;  foram oferecidas oficinas práticas sobre pipoca gourmet, ministrada por Ladjane Alencar, e outra de ornamentação de frutas, conduzida por Romério Ferreira.

De forma simultânea, enquanto as mães participavam das atividades de qualificação, os filhos também tiveram um espaço especial. Os meninos acompanharam a palestra sobre conflitos na puberdade, com o psicólogo José Luiz Amorim, enquanto as meninas participaram da palestra sobre dignidade menstrual, ministrada pela médica voluntária Malu Brecci.

A iniciativa funcionou como etapa preparatória para a programação oficial, que será realizada no sábado (30), na Escola de Tempo Integral Terra da Liberdade, e atenderá moradores das localidades de Porteiras, Assentamento Mandacaru, Sítio Pau de Leite, Vila Nova Esperança e Assentamento Terra da Liberdade, em alusão ao aniversário do Transforma Petrolina.

De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, a ação cumpriu seu papel de  valorizar as mulheres da comunidade e mostrar novos caminhos. “Encerramos de maneira simbólica e emocionante, com o plantio de uma árvore que representou o florescer daquelas mulheres e as novas possibilidades”, destacou.

Ascom

Petrolina 130 Nossa História, Nossa Gente

Em comemoração aos 130 anos de emancipação política, a Prefeitura de Petrolina irá elaborar uma série jornalística especial intitulada “Petrolina 130: Nossa História, Nossa Gente”. O projeto tem como objetivo resgatar a memória da cidade, valorizar sua cultura e mostrar como o município se consolidou como referência em desenvolvimento, turismo e qualidade de vida no Sertão.

A partir da próxima semana, a série comemorativa trará reportagens que destacam diferentes aspectos da identidade petrolinense. Os temas serão: Evolução de Petrolina em 130 anos – Uma viagem no tempo para relembrar os marcos históricos que transformaram a cidade; Rio São Francisco, o coração de Petrolina – O Velho Chico como fonte de vida, cultura, economia e inspiração para gerações; Do Bodódromo às vinícolas – A riqueza e diversidade da culinária local que atrai visitantes do Brasil e do mundo.

A série ainda vai abordar as riquezas naturais da cidade através das ilhas e balneários e como o lazer e o turismo fortalecem a região; como a fé move gerações e marca da tradição da cidade; e a importância da fruticultura irrigada de Petrolina para o mundo, já que a cidade é referência na produção de manga e uva, por exemplo.

A série comemorativa “Petrolina 130: Nossa História, Nossa Gente” será divulgada nos canais oficiais da Prefeitura e em veículos de comunicação, aproximando os petrolinenses das histórias que traduzem a identidade, a força e a esperança que movem a cidade.

Ascom

Simão Durando anuncia Fernanda Brum como atração do Festival Cristão nos 130 anos de Petrolina

Às margens do Velho Chico, a música e a fé vão se encontrar em um dos momentos mais esperados das comemorações dos 130 anos de Petrolina. No dia 18 de setembro, a cidade receberá, na Orla, a cantora Fernanda Brum, referência nacional da música gospel, que será uma das atrações do Festival Cristão, evento que promete marcar a programação de aniversário.

Com uma trajetória consolidada na música evangélica, Fernanda Brum se tornou uma das vozes mais respeitadas do cenário gospel brasileiro. Reconhecida por sucessos que atravessam gerações, a artista deve emocionar o público com canções que falam de fé, esperança e superação. A expectativa é que sua participação atraia caravanas de fiéis de diversas cidades da região, reunindo milhares de pessoas em uma noite de adoração, celebração e gratidão pela história de Petrolina.

“Petrolina chega aos 130 anos celebrando não só o seu crescimento, mas também a fé e a esperança que movem a nossa gente. Nós sabemos que o aniversário da cidade é um momento de alegria coletiva, de olhar para o que já conquistamos e também para os desafios do futuro. E nada representa melhor esse espírito do que reunir milhares de pessoas, em frente ao nosso Velho Chico, para juntos agradecermos a Deus por tudo que já foi construído. A presença de Fernanda Brum é um benção para Petrolina, porque ela traz uma mensagem de amor, paz e fé que vai tocar o coração de cada pessoa que estiver lá”, afirmou o gestor.

O Festival Cristão é uma das atrações da programação oficial do aniversário da terceira maior cidade de Pernambuco, que inclui inaugurações, anúncios importantes, shows musicais e manifestações culturais. “Esse momento é também reafirmar o papel de Petrolina como polo de desenvolvimento no Sertão do São Francisco. A cidade, reconhecida nacionalmente pela fruticultura irrigada, pela educação e pela infraestrutura, chega a essa data com o olhar voltado para o futuro, mas sem esquecer suas tradições”, concluiu.

Ascom

Programação do aniversário de 130 anos de Petrolina terá shows de Léo Santana e Zé Vaqueiro

As atrações do aniversário de 130 anos de Petrolina, comemorado no dia 21 de Setembro, foram divulgadas. A festa na cidade do Sertão de Pernambuco vai contar com shows de Léo Santana e Zé Vaqueiro em trios elétricos.

O anúncio das atrações foi feito pelo prefeito Simão Durando, nas redes sociais. A programação vai começar no sábado (20), na Avenida Cardoso de Sá, na Orla da cidade.Como parte das comemorações do aniversário da cidade, a prefeitura lançou o primeiro Concurso de Fotografias: ‘Petrolina: Um novo Olhar’. Fotógrafos amadores e profissionais de todo o Brasil podem se inscrever até o dia 1 de setembro, de forma gratuita, com imagens que mostram, de forma criativa e original, os múltiplos aspectos da cidade, urbano, sociais, naturais históricos e culturais.

Além do reconhecimento e do valor em dinheiro, os vencedores terão suas obras exibidas em uma ‘exposição itinerante’ que percorrerá diversos espaços da cidade. Ao fim da mostra, as imagens passarão a compor o acervo público municipal, promovendo a valorização da arte local e eternizando novos olhares sobre Petrolina.

G1 Petrolina

SAMU de Juazeiro comemora 21 anos com retomada de capacitações para bases descentralizadas da região

Em comemoração aos 21 anos de implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência/SAMU em Juazeiro, celebrado na próxima quarta-feira (20), a Sesau realizou nesta segunda-feira (18) uma importante ação de valorização e qualificação das equipes: o Treinamento das Bases Descentralizadas, reunindo cerca de 70 profissionais dos municípios de Sobradinho, Casa Nova e Sento Sé. O evento aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores de Sobradinho e marcou a retomada de uma programação que não era realizada há mais de seis anos.

A ação integra a iniciativa “Juazeiro Forma Dez”, que oferece capacitação técnica e continuada para profissionais da rede de urgência e emergência dos dez municípios que compõem a regional de saúde: Casa Nova, Sento Sé, Sobradinho, Remanso, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Uauá, Canudos e Juazeiro.

A diretora administrativa do SAMU de Juazeiro, Ana Caroline Costa, destacou a importância do momento e o planejamento das próximas etapas. “Hoje o município de Sobradinho foi sede do primeiro bloco de capacitação regional. Posteriormente, teremos capacitações em Remanso, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes. Por último, será a vez de Canudos, Uauá e Curaçá. Nesse primeiro momento, nossa capacitação está focada em noções básicas de primeiros socorros, com a participação de técnicos de enfermagem, enfermeiros e condutores socorristas.”

Caroline explicou ainda que o treinamento inclui tanto a parte teórica quanto prática. “Inicialmente é realizado aulas teóricas e, em seguida, participarão de simulados realistas com os nossos bonecos do SAMU. Esses profissionais vão colocar em prática o conhecimento adquirido e, futuramente, realizaremos uma grande simulação na base regional de Juazeiro.”

A diretora também anunciou que estão previstos módulos exclusivos para médicos. “Teremos em breve uma capacitação voltada apenas para os médicos da regional. Faremos o convite para que os médicos dos municípios também participem, como forma de apoiar e integrar ainda mais essa rede. Há muitos anos não tínhamos esses blocos de capacitações, e este ano conseguimos reativar esse processo para garantir que o SAMU de Juazeiro funcione de forma sincronizada com todas as nossas bases descentralizadas.”

A expectativa, segundo Caroline, é de continuidade e fortalecimento das ações formativas. “Estamos extremamente felizes em estar aqui. Esse é apenas o início de várias capacitações que virão, sempre com o objetivo de oferecer um serviço cada vez mais qualificado à população”.

Ascom

Seis anos de história:  O impacto do programa de voluntariado Transforma Petrolina

Em 18 de agosto de 2019, o Transforma Petrolina começou  a atuar com o objetivo de incentivar a prática do voluntariado no município e fortalecer o trabalho de  instituições sociais locais. A iniciativa sempre estimulou e incentivou que fossem desenvolvidas ações voltadas para valorização e incentivo na assistência de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em 2021, a iniciativa passou a ser reconhecida como Programa Municipal, e foi reestruturada através da Lei nº 3.771, de 19 de fevereiro de 2025.

O Transforma Petrolina já recebeu premiação nacional por iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e atualmente estende suas ações a diversas frentes. Além de ações permanentes  de valorização da pessoa idosa, segurança alimentar, capacitação para mulheres, projetos de educação e atividades voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social,  o programa também realiza ações que fazem parte do calendário social, como páscoa solidária, campanha do agasalho, São João Solidário, Circo Solidário, natal solidário  e outros que  impactam  a população.

Entre os objetivos do Transforma Petrolina, estão os de ampliar o alcance das políticas sociais, possibilitando a complementação das ações do poder público por meio da atuação de voluntários e instituições comprometidas com o desenvolvimento social do município.

De acordo com a coordenadora voluntária do  Transforma Petrolina, Alinne Durando, o programa  se consolidou como uma referência no fomento ao voluntariado, impactando diretamente vidas e criando uma rede  que envolve cidadãos, ONGs e o poder público. “Hoje é dia de comemorarmos a história dessa iniciativa que já impactou centenas de vidas. Estamos muito felizes com o legado que está sendo construído”, destaca.

Ascom

Eduardo Campos completaria 60 anos neste Dia Dos Pais

O ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, completaria 60 anos neste domingo (10) de Dia dos Pais. No 13 de agosto de 2014, o político que era candidato à presidência na época, faleceu em um acidente aéreo, aos 49 anos, quando foi vítima da queda do jato que o transportava, no litoral paulista.

Os filhos de Eduardo, João Campos, prefeito do Recife, e Pedro Campos, deputado federal de Pernambuco, compartilharam uma publicação prestando homenagem ao pai neste domingo. No vídeo publicado, todos os cinco filhos do ex-governador estão novos, e se declaram para o pai, desejando feliz aniversário e feliz Dia dos Pais. Na legenda, Pedro escreveu:

“Tem saudade que não sossega nunca! No dia dos pais, celebramos mais uma vez o seu aniversário. Pela primeira vez, isso acontece sem você fisicamente aqui. Mas seguimos firmes, com você mais presente do que nunca, em nossos gestos, valores e lutas!”Na próxima segunda (11), após 11 anos da sua partida, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), realiza uma sessão solene unificada com os temas “Eduardo Campos: 60 anos de legado, sonhos e coragem” e “PSB: 78 anos em defesa das causas do povo”, a partir das 18h.

Eduardo foi deputado estadual e deputado federal, além de ministro da Ciência e Tecnologia entre 2004 e 2005, no governo do presidente Lula. Também foi governador de Pernambuco por dois mandados seguidos, de 2007 a 2014, vencendo as eleições de 2006 no segundo turno e, em 2010, venceu no primeiro turno com mais de 80% dos votos, disputando a reeleição.

Diario de Pernambuco

123