Lagoa Grande inicia nesta sexta-feira (12) as comemorações dos 31 anos de emancipação político-administrativa\

Shows com artistas locais e atrações de destaque nacional, Feira Criarte, Concurso Gastronômico, Festival Anarriê de Quadrilhas Juninas, desfile com a participação de escolas e estudantes, além da celebração da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026, com telão e muita torcida.

Lagoa Grande iniciou na sexta-feira, 12 de junho, as comemorações pelos 31 anos de emancipação, celebrados oficialmente em 16 de junho. A Prefeitura preparou uma programação especial, entre os dias 12 e 15 de junho, com atrações para todos os públicos. A prefeita Catharina Garziera reforçou o convite à população e destacou o espírito de união e responsabilidade durante as festividades.

“Convido de forma muito especial toda a população lagoa-grandense para celebrar conosco este momento tão importante da nossa história. Preparamos uma programação pensada com muito carinho, valorizando nossa cultura, nossos artistas e nossas tradições. É tempo de comemorar, mas também de cuidar uns dos outros. Aproveitem cada momento com responsabilidade, respeito e em paz. Estendo esse convite a todo o Vale do São Francisco: venham viver conosco essa grande festa de alegria, cultura e pertencimento”, destacou a prefeita.

A festa contará com apresentações de artistas da região, como Frank do Acordeon e Lívia Gonçalves, além de atrações consagradas nacionalmente, a exemplo de Forrozão Tropykália, Tok Dez e Heitor Costa, entre outros nomes. Os shows serão realizados nos dias 14 e 15 de junho, das 20h às 3h, no Parque de Eventos da Uva e do Vinho, que recebeu uma decoração especial para receber moradores e visitantes durante a grande celebração. Os horários das apresentações seguem determinação das autoridades de segurança do município e do Ministério Público de Pernambuco, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a Prefeitura Municipal.

Festivais – A programação festiva tem início nesta sexta-feira (12), com o Festival Anarriê de Quadrilhas Juninas. O evento começa às 18h, na Concha Acústica, localizada na Avenida da Uva e do Vinho. No dia 13 de junho, também na Concha Acústica, a programação continua com a Feira Criarte, que apresentará o talento dos artesãos e artistas lagoa-grandenses, além do Concurso de Culinária Junina, reunindo as delícias típicas preparadas pelos empreendedores da gastronomia local.

As atividades terão início às 17h e contarão com apresentações de Regazzi de Monti e do Grupo Jeito Malícia. Ainda na programação do dia 13, haverá a celebração da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026, com transmissão em telão e muita torcida em busca do hexacampeonato. No domingo (15), as homenagens pelos 31 anos de Lagoa Grande começam logo cedo, às 8h, com o hasteamento dos pavilhões em frente à sede da Prefeitura, localizada na Avenida Governador Miguel Arraes de Alencar, no bairro Morada Nova. A solenidade contará com a presença da prefeita Catharina Garziera, do vice-prefeito Olavo Marques, de secretários municipais, demais integrantes da gestão, autoridades locais e convidados.

Desfile – A partir das 16h, com o tema “Identidades em Cena – Literatura que revela quem somos”, o desfile comemorativo da Capital da Uva e do Vinho do Nordeste reunirá 10 escolas das redes pública e privada de ensino do município. Além das unidades escolares, o evento contará com a participação de 10 bandas marciais, do Clube dos Desbravadores, de alas formadas por integrantes dos programas sociais do município, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além de representantes dos Bombeiros Civis e das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Agricultura e Infraestrutura.

O Exército também participará das comemorações, por meio do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BIMtz), sediado em Petrolina. Ao todo, cerca de 4 mil pessoas deverão desfilar pela Avenida Governador Miguel Arraes de Alencar, entre estudantes, profissionais da educação, representantes das secretarias municipais, integrantes da sociedade civil e militares do Exército. \

Ascom

Comissão de Emancipação de Izacolândia e Rajada participa de sessão na Câmara de Vereadores nesta quinta

(Foto: Google Maps)

A Câmara Municipal de Petrolina recebe, na manhã desta quinta-feira (09), a Comissão de Emancipação de Izacolândia e Rajada, ambos distritos da cidade, que deve fazer o uso da Tribuna Livre às 10h.

A comissão será representada pelo senhor José Crescêncio da Cruz e Júlio César Monteiro dos Santos. A presença do grupo se deve à lei de diretrizes orçamentária da Câmara Federal, que prevê recurso para implante de 363 novos municípios a assediar para próximo ano no país.

Emancipação de municípios deve voltar aos estados, afirma Gonzaga Patriota

(Foto: Arquivo)

A competência de emancipar os municípios deixará de ser da União e retornará aos estados, é o que afirma o deputado Gonzaga Patriota (PSB). Ele participou do programa Super Manhã e comentou como será feita essa mudança.

“A gente está conquistando o apoio dos deputados e senadores para que a gente retorne aos estados o problema da emancipação. A União não tem como emancipar os municípios”, explica Gonzaga.

LEIA TAMBÉM:

Flexibilização dos agrotóxicos é perigosa para saúde, afirma Gonzaga Patriota

PEC que atribui à PRF poder de Polícia deverá ser votada em breve, afirma Gonzaga Patriota

Na visão do deputado federal, é importante trazer essa demanda ao nível dos estados para conhecer a realidade de cada município, já que em Brasília não é possível ter essa dimensão.

LEIA MAIS

Juazeiro recebe ambulância do Governo do Estado

(Foto: Ascom)

A passagem do governador da Bahia por Sobradinho, para celebrar os 29 anos de emancipação do município, também resultou na entrega de uma ambulância a Juazeiro. Jaguarari e Uauá também foram contempladas com novos veículos, que vão melhorar o atendimento à população sertaneja.

O prefeito Paulo Bonfim e o governador da Bahia também firmaram convênios para a agricultura familiar e a pesca na região. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Juazeiro, o convênio assinado na manhã do sábado (24) é de R$ 1,5 milhão.

“Ele disse que os convênios irão chegar a 82 famílias de piscicultores e agricultores, isso vai ampliar a renda, fazer girar a economia dos municípios”, afirmou o prefeito de Juazeiro que esteve acompanhando do deputado estadual Zó, do ex-prefeito Isaac Carvalho e representantes políticos de Jaguarari e Curaçá.

Prefeitura de Sento-Sé celebra 185 anos de emancipação política

(Foto: ASCOM)

Nessa quinta-feira (06), Sento-Sé completou 185 anos de elevação à categoria de cidade e a Prefeitura Municipal de Sento-Sé, por meio das Secretaria de Educação e Departamento de Cultura, comemorou o aniversário com caminhada cívica dos alunos das escolas do município, hasteamento das bandeiras do Brasil, Bahia e Sento-Sé, e para finalizar apresentação da Fanfarra.

O Chefe do Departamento de Cultura falou do trabalho no município e parabenizou Sento-Sé pelos 185 anos de emancipação política, “com nossos esforços e dedicação nós estamos conseguindo avançar. A nossa prefeita, Ana Luiza Passos, está de parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo com toda sua equipe de secretários. Fizemos um demonstrativo do crescimento da nossa Cultura. Nós estamos revivendo nossas tradições, parabéns Sento-Sé por mais um ano de emancipação política”, disse Aedson Nascimento.

LEIA MAIS

MPPE encaminha recomendação ao poder municipal de Cabrobó durante realização de aniversário da cidade

Horário de Shows deve se estender até às 03h./ Foto: internet

Horário de Shows deve se estender até às 03h./ Foto: internet

O Ministério Público de Pernambuco, através da 2ª Promotoria de Justiça de Cabrobó, faz algumas Recomendações a Prefeitura Municipal com o intuito de garantir a segurança da população no período de 10 e 11 de setembro, data que serão realizados vários shows em comemoração aos 88 anos de emancipação política do município. O Promotor de Justiça,  Carlos Eugenio do Rêgo Barros Q. Lopes, através de recomendação espera que o município adote todas as medidas possíveis para garantir a tranquilidade da população. Entre um dos pontos, recomenda-se que o festejo se estenda até às 03h.

Leia a integra da Recomendação:

O MINISTÉRIO PÚBLICO DE PERNAMBUCO, 2ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE CABROBÓ/PE, por seu representante abaixo-assinado, no uso de suas atribuições que lhes são conferidas pelos artigos 5º, § 2, 129 e Incisos da Constituição Federal e art.6º Inciso XX, art. 38 Inciso II, da Lei Complementar nº 12, de 75/93;

CONSIDERANDO que o Município de Cabrobó/PE, nos dias 10 (dez) e 11 (onze) de setembro do corrente ano, em comemoração ao Aniversário da Cidade, promoverá vários shows e eventos, tanto em ambiente fechado (Alvorada Clube), quanto em via pública;

LEIA MAIS

Ministério Público recomenda que Prefeitura de Belém do São Francisco não gaste com festa

Mano walter Marília

Mano Walter e Marília Mendonça atrações da festa de emancipação política de Belém do São Francisco-PE

Programada para o dia 7 de maio, com atrações de peso como Marília Mendonça e Mano Walter, a festa de emancipação política de Belém do São Francisco pode não ser realizada. Isso porque o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) emitiu recomendação para que a administração municipal evite gastos com o evento enquanto não quitar o pagamento de todos os servidores municipais.

Até o momento, segundo o MPPE, a prefeitura não pagou os salários dos servidores da educação, o que deveria ser feito até o dia 10 de abril. O prefeito Gustavo Caribé deve informar ao Ministério Público, até o dia 2 de maio, se pretende cumprir a recomendação. Caso efetue os gastos sem regularizar o pagamento dos servidores, o prefeito cometerá uma infração administrativa.

A Prefeitura de Belém do São Francisco pretende manter o evento, pois já entrou em contato com o Minisério Público e afirmou que a festa não compromete o pagamento da folha dos servidores, já que é realizado em parceria com o Governo do Estado.

Com informações do Blog Alvinho Patriota