Lagoa Grande inicia nesta sexta-feira (12) as comemorações dos 31 anos de emancipação político-administrativa\

Shows com artistas locais e atrações de destaque nacional, Feira Criarte, Concurso Gastronômico, Festival Anarriê de Quadrilhas Juninas, desfile com a participação de escolas e estudantes, além da celebração da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026, com telão e muita torcida.

Lagoa Grande iniciou na sexta-feira, 12 de junho, as comemorações pelos 31 anos de emancipação, celebrados oficialmente em 16 de junho. A Prefeitura preparou uma programação especial, entre os dias 12 e 15 de junho, com atrações para todos os públicos. A prefeita Catharina Garziera reforçou o convite à população e destacou o espírito de união e responsabilidade durante as festividades.

“Convido de forma muito especial toda a população lagoa-grandense para celebrar conosco este momento tão importante da nossa história. Preparamos uma programação pensada com muito carinho, valorizando nossa cultura, nossos artistas e nossas tradições. É tempo de comemorar, mas também de cuidar uns dos outros. Aproveitem cada momento com responsabilidade, respeito e em paz. Estendo esse convite a todo o Vale do São Francisco: venham viver conosco essa grande festa de alegria, cultura e pertencimento”, destacou a prefeita.

A festa contará com apresentações de artistas da região, como Frank do Acordeon e Lívia Gonçalves, além de atrações consagradas nacionalmente, a exemplo de Forrozão Tropykália, Tok Dez e Heitor Costa, entre outros nomes. Os shows serão realizados nos dias 14 e 15 de junho, das 20h às 3h, no Parque de Eventos da Uva e do Vinho, que recebeu uma decoração especial para receber moradores e visitantes durante a grande celebração. Os horários das apresentações seguem determinação das autoridades de segurança do município e do Ministério Público de Pernambuco, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a Prefeitura Municipal.

Festivais – A programação festiva tem início nesta sexta-feira (12), com o Festival Anarriê de Quadrilhas Juninas. O evento começa às 18h, na Concha Acústica, localizada na Avenida da Uva e do Vinho. No dia 13 de junho, também na Concha Acústica, a programação continua com a Feira Criarte, que apresentará o talento dos artesãos e artistas lagoa-grandenses, além do Concurso de Culinária Junina, reunindo as delícias típicas preparadas pelos empreendedores da gastronomia local.

As atividades terão início às 17h e contarão com apresentações de Regazzi de Monti e do Grupo Jeito Malícia. Ainda na programação do dia 13, haverá a celebração da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026, com transmissão em telão e muita torcida em busca do hexacampeonato. No domingo (15), as homenagens pelos 31 anos de Lagoa Grande começam logo cedo, às 8h, com o hasteamento dos pavilhões em frente à sede da Prefeitura, localizada na Avenida Governador Miguel Arraes de Alencar, no bairro Morada Nova. A solenidade contará com a presença da prefeita Catharina Garziera, do vice-prefeito Olavo Marques, de secretários municipais, demais integrantes da gestão, autoridades locais e convidados.

Desfile – A partir das 16h, com o tema “Identidades em Cena – Literatura que revela quem somos”, o desfile comemorativo da Capital da Uva e do Vinho do Nordeste reunirá 10 escolas das redes pública e privada de ensino do município. Além das unidades escolares, o evento contará com a participação de 10 bandas marciais, do Clube dos Desbravadores, de alas formadas por integrantes dos programas sociais do município, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além de representantes dos Bombeiros Civis e das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Agricultura e Infraestrutura.

O Exército também participará das comemorações, por meio do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BIMtz), sediado em Petrolina. Ao todo, cerca de 4 mil pessoas deverão desfilar pela Avenida Governador Miguel Arraes de Alencar, entre estudantes, profissionais da educação, representantes das secretarias municipais, integrantes da sociedade civil e militares do Exército. \

Ascom

53 anos de tradição: Jecana do Capim deve reunir mais de 30 mil pessoas em celebração à cultura nordestina

Fotos: Deivid Menezes

Mantendo viva uma das tradições mais autênticas do sertão, a comunidade do Capim se prepara para celebrar 53 anos de história da Jecana com uma programação que une cultura popular, religiosidade, esporte, música e muita animação. O evento, que já se tornou referência no calendário cultural da região, deve reunir mais de 30 mil pessoas durante os três dias de festa, fortalecendo as tradições nordestinas e valorizando os costumes do homem do campo.

Ao longo de mais de cinco décadas, a celebração se consolidou como um símbolo da identidade sertaneja, preservando manifestações culturais que atravessam gerações. Com forte participação popular, o evento movimenta a economia local, gera oportunidades para comerciantes e ambulantes e reforça o sentimento de pertencimento da população.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina divulga esquema de trânsito para o Forró da Espora e Missa do Vaqueiro neste fim de semana

A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), estará presente neste fim de semana para garantir a segurança e a fluidez do trânsito em dois eventos importantes para a cultura e a tradição petrolinense: o Forró da Espora, que acontece na noite deste sábado (28), e a tradicional Missa do Vaqueiro, no domingo (29) pela manhã.

Para o Forró da Espora, que será realizado no Estádio Paulo Coelho, a AMMPLA implementará um esquema especial de trânsito a partir das 18h deste sábado (28). Haverá interdição parcial da Rua Félix Pinto (Centro), para organizar o fluxo de pedestres e veículos. Além disso, o estacionamento será proibido na lateral do Estádio, visando deixar livre a via e garantir a segurança dos participantes. A população deve buscar estacionamento em ruas adjacentes ou utilizar transportes por aplicativo.

Já no domingo (29), a Missa do Vaqueiro, a mais antiga de Pernambuco, reunirá fiéis e a comunidade na Orla da cidade. Para assegurar a tranquilidade do evento e a segurança dos vaqueiros e dos animais que acompanham a celebração, a AMMPLA informa que haverá proibição de estacionamento e do fluxo de veículos na Porta do Rio, desde as primeiras horas da manhã até o final dos festejos. Os condutores devem ficar atentos à sinalização e às orientações dos agentes de trânsito que estarão no local. A medida visa garantir o espaço necessário para a celebração e a segurança de todos os presentes.

Ascom

Juazeiro: Reunião discute esquema de segurança para as festividades comemorativas do aniversário da cidade

A prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), realizou nesta quarta-feira (12), uma reunião com representantes da Polícia Militar (PM), Guarda Civil Municipal (GCM) e da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte), para alinhamento da segurança durante as festividades do aniversário de 145 anos do município.

Segundo o secretário de Ordenamento Urbano, Isledio Bandeira, com a expectativa da presença de milhares de pessoas nos dias de evento, há a necessidade do reforço da segurança na Avenida Adolfo Viana e Orla I e II, bem como nos arredores. “Reforçamos a importância da cooperação de todos os envolvidos, incluindo comerciantes e frequentadores, para o cumprimento das medidas estabelecidas para que todos possam curtir com segurança”, destacou.

As estratégias de segurança foram discutidas com o Major Cirne da 73ª Companhia Independente de Polícia Militar (73ª CIPM) a exemplo de reforço do efetivo policial, monitoramento por câmeras de segurança e intensificação das patrulhas nos locais de maior aglomeração.  Importante ressaltar que o uso de sistemas de som conhecido como ‘paredão’ será proibido para reduzir a poluição sonora. O objetivo é promover um ambiente tranquilo e seguro para todos os participantes das festividades.

Gabriel Filliph/Ascom PMJ

Casa Nova realiza festa nos distritos de Lago e Lagoa dos Negros neste sábado

O Lago e a Lagoa dos Negros, duas comunidades do interior de Casa Nova, festejam neste sábado (06), o Dia do Senhor Bom Jesus, padroeiro das duas localidades. A data marca o encerramento da novena e da missa solene.

O prefeito da cidade, Wilker Torres, desde o início do seu primeiro mandato, tem se empenhado na valorização e respeito às tradições locais, incentivando e apoiando as festas de largo, que tradicionalmente acontecem no último dia da novena.

Para manter a pandemia sob controle nos dois últimos anos não realizamos as festas do Lago e da Lagoa dos Negros, mas, vamos tirar o atraso com estas festas deste ano. No Lago vamos ter o Trio Granah, Chico Sena e os Caboclos e Adãozinho da Rajada. E confirmamos agora a pouco o show do Forró Pega Leve. Vai ser a melhor festa já realizada no Lago“, afirmou.

LEIA MAIS

Em encontro com o governador Rui Costa, bispos baianos manifestam preocupação com possíveis festas de Réveillon e Carnaval 2022

Bispos integrantes da Regional Nordeste 3, que é composta por líderes católicos da Bahia e de Sergipe, e faz parte da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), se reuniram nesta quinta-feira (18) com o governador Rui Costa, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

No encontro, eles entregaram uma carta na qual reforçam a preocupação quanto à possível realização de grandes festas de final de ano e do Carnaval 2022.

De acordo com o documento, a preocupação se dá, principalmente, pela “forma como essas festas acontecem, através de aglomerações massivas que podem causar um possível retorno de casos de Covid-19 e consequentes óbitos”. Ainda segundo a carta, “o sofrimento de nosso povo tem sido muito grande pelo elevado número de pessoas que foram contaminadas e, principalmente, de óbitos entre jovens, adultos e idosos”.

LEIA MAIS

Pernambuco: aumento de casos de Covid-19 faz governo proibir festas de Natal e Révellion

Em coletiva nesta segunda-feira (07), o Governo do Estado de Pernambuco anunciou a proibição de festas e eventos, com exceção de eventos sociais, em todo o Estado. Com a decisão, festas de Natal e Révellion foram proibidos em Pernambuco. A restrição vale para espaços públicos, condomínios, clubes, hotéis e estabelecimentos afins, com ou sem cobrança de ingresso.

O decreto com a proibição dos eventos será divulgado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (8), quando já entra em vigor.

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, anunciou que o Estado registrou a terceira semana seguida com aumento de casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), que caracteriza suspeita da Covid-19 e por causa disso, o comitê de enfrentamento decidiu por estas medidas para evitar o aumento de casos e mortes pela Covid-19.

O novo decreto é válido para todo o território de Pernambuco e proíbe shows, festas e similares, com ou sem cobrança de ingressos, independente do número de participantes. Ficam excluídos das proibições os eventos sociais, como casamentos e formaturas, desde que cumpram os protocolos de higiene e segurança.

Consumo de bebidas alcoólicas e realização de festas estão proibidas em Salgueiro

Com 237 casos positivos de covid-19, a Prefeitura de Salgueiro (PE) proibiu o consumo de bebidas alcoólicas nas partes interna e externas dos estabelecimentos comerciais da cidade. Isso inclui a ingestão em calçadas, ruas, parques e praças.

A medida foi anunciada na quarta-feira (15), através do Decreto n° 54/2020 (leia aqui). O prefeito Clebel Cordeiro (MDB) também veta a realização de festas em clubes públicos ou privados. Por “festa” o município entende a aglomeração superior a 10 pessoas em um local.

Os vetos buscam forçar a população a ficar em casa e contribuir com o isolamento social. No decreto é imposta multa de R$ 5 mil a quem descumprir aos comércios e clubes os quais não seguirem as recomendações. Salgueiro já registrou 11 mortes pelo novo coronavírus.

Confira algumas dicas para se divertir na festa de réveillon sem descuidar da saúde

O Réveillon chegou, e com ele inúmeras comemorações, viagens e alegria, mas isso não quer dizer que podemos exagerar e descuidar da saúde. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para não acabar com as comemorações de final de ano.  Saiba como aproveitar as festas sem correr riscos:

1) Beba muita água

Durante essa época do ano, com os dias normalmente mais quentes, o cuidado com a hidratação deve ser redobrado, já que o corpo elimina naturalmente mais líquidos e sais minerais do nosso organismo. Por esse motivo, a ingestão de água é tão importante. Mas se você é daqueles que não consegue tomar água com facilidade, uma boa opção para os dias de calor é a água de coco, que, além de conter baixo número de calorias, tem uma composição natural semelhante à do soro fisiológico, hidratando o organismo com mais eficácia.

2) Cuidado com o que você come

Outro sintoma comum nos dias de calor é a falta de fome, porém é muito importante que a pessoa se alimente para não correr riscos. O melhor jeito para driblar o problema é consumir alimentos leves e de fácil digestão, entre eles saladas, frutas, legumes e carnes magras. É importante tomar cuidado com os petiscos e sobremesas, que são naturalmente mais pesados e de difícil digestão.

LEIA MAIS

São João de Petrolina começará às 18h e seguirá até às 4h, segundo Miguel Coelho

(Cartaz Divulgação)

O primeiro dia de festas no São João 2017 de Petrolina já tem hora para começar e acabar. Devido a um acordo entre a prefeitura de Petrolina, SDS e Ministério Público, as festividades juninas irão começar às 18h30 seguindo até às 4h da manhã, afirmou o prefeito Miguel Coelho, durante a apresentação da estrutura do São João nessa sexta-feira (16).

“Fizemos um termo de ajustamento de conduta entre prefeitura, Ministério Público e SDS, que representa as policias civil e militar, além dos bombeiros, que estipula o horário máximo de 4h para o fim da festa. Caso não acabe a prefeitura é multada em R$ 100 mil”.

No primeiro dia de festa, como era de se esperar, muito forró para a população se divertir. O cantor Césio Tenório abre o São João às 18h30, seguido por Flávio José, com suas belas canções tipicamente nordestinas, às 20h. Depois, Léo Magalhães se apresenta para os casais mais apaixonados, às 21h30. Gabriel Diniz às 23h30 e Aviões do Forró às 1h30 encerram o primeiro dia de São João.

Penúltima noite do São João dos Bairros tem sertanejo e forró no arraiá do Rio Corrente

(Foto: ASCOM)

De volta ao circuito junino de Petrolina, o São João dos Bairros chegou ontem (09) ao Rio Corrente onde um grande público aproveitou as três atrações que animaram a noite. Depois de passar pelos bairros José e Maria, Avenida dos Tropeiros e Areia Branca, a festa que reuniu um público de mais de 5 mil pessoas por noite, chegou ao seu penúltimo dia com muito forró e sertanejo.

Quem abriu a programação foi a dupla ítalo e Maciel que levou um clima romântico ao arrasta pé do bairro Rio Corrente. A cantora Hanna foi a segunda a subir ao palco e agitou o público que gosta da mistura rítmica de seus shows, com direito a muito forró percussivo.

Próximo ao palco, os forrozeiros de plantão aguardavam com ansiedade a terceira atração da noite, o sanfoneiro Keu Dantas,  que encerrou a programação com um repertório do tradicional forró pé de serra que não pode faltar nos festejos juninos.

LEIA MAIS

Começa montagem da estrutura do São João de Petrolina

(Foto: ASCOM)

O clima de São João começa a tomar conta do Pátio Ana das Carrancas. A Prefeitura de Petrolina iniciou, nesta segunda-feira (05), a montagem de toda a estrutura de palco, som, camarote e decoração da cidade cenográfica dos festejos juninos na capital do Sertão.

Quase todas as áreas do espaço destinado aos shows serão ampliados. O palco terá 40 metros de largura para comportar dois telões de LED e a área de apresentações das bandas e artistas. A estrutura contará ainda com ampla iluminação cenográfica e som específico para grandes shows e gravações.

“Todo o palco e sistema de luz e som foram planejados por técnicos com vasta experiência na realização de eventos de grande porte. Isso nos deixa tranquilos quanto à qualidade do espetáculo que o público verá durante todos os dias de festa”, explica o diretor de Eventos da Prefeitura, Thúlio Teobaldo.

Camarotes

Do lado esquerdo do palco será montado o camarote do evento. O espaço foi ampliado em relação ao ano passado, com área de aproximadamente 2,5 mil metros quadrados e capacidade para 3 mil pessoas. No camarote haverá ainda uma tenda especial, queda d’água e iluminação cênica.

LEIA MAIS

Ambulantes comparecem à Câmara de Vereadores para requerer 80% das vagas de ambulantes em festas de Petrolina para trabalhadores da cidade

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A Associação dos Ambulantes de Petrolina esteve presente, nessa quinta-feira (4), na sessão ordinária da Câmara de Vereadores da cidade. A classe apresentou aos parlamentares um abaixo-assinado requerendo a disponibilização de 80% das vagas de ambulantes nas festas do município para trabalhadores da cidade. Os 20% ficariam abertos para ambulantes de outras cidades.

O grande problema enfrentado pelos ambulantes de Petrolina aparece quando o município realiza grandes festas. Ambulantes de outras cidades vêm até Petrolina e acabam tomando as vagas dos trabalhadores locais. O vereador Aero Cruz (PSB) havia afirmado que quando acontecem grandes eventos na cidade, chegam vários ônibus de Feira de Santana (BA), por exemplo, com ambulantes que tomam as vagas dos trabalhadores locais.

“Queremos propor um projeto de lei que regulamenta a participação dos ambulantes de Petrolina, porque quando chegam as festas vem vários ônibus de Feira de Santana com ambulantes daquela localidade tomar a vaga dos nossos pais de família que precisam trabalhar como ambulantes na nossa cidade”, afirmou o parlamentar.

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A presidente da Associação dos Ambulantes de Petrolina, Maria Salomé da Silva, afirmou que a medida já existe em outras cidades em que eles vão exercer sua profissão. “Em outras cidades, onde vamos trabalhar, já existe esse projeto. A prioridade é o trabalhador da cidade. Quem vem de fora tira o pão de cada dia da gente. Nós é quem moramos em Petrolina e geramos renda para Petrolina”.

Prefeitura de Juazeiro abre inscrições para o São João nas Comunidades

As inscrições seguem até 08 de maio. (Foto: ASCOM)

Na manhã dessa quinta-feira (20), na Escola de Formação da Rede Municipal dos Educadores de Juazeiro (EFEJ), o Secretário de Cultura, Sérgio Fernandes, acompanhado do Coordenador Municipal de Eventos, Samuel Morais, e do Superintendente de Eventos, Josinaldo da Silva, se reuniram com Presidentes de Associações de Moradores para acertar os primeiros detalhes do São João nas Comunidades e já deixaram inscrições abertas para participação. O encontro contou ainda com a presença do Vereador Aníbal.

“Os representantes dos bairros têm que vir até a SECULTE preencher um formulário e comprovar a tradição com os festejos juninos, apresentar proposta de ritmos típicos, comprovar que em sua comunidade há espaço físico adequado para a realização de um evento desse porte e, como contrapartida, apresentar propostas a exemplo de ornamentação e/ou atividades complementares relacionadas às festas de São João”, explica o titular da SECULTE, Sérgio Fernandes.

LEIA MAIS

Em ano de eleição, prefeito de Serra Talhada realiza Festa de Setembro com atrações nacionais

(Foto: Internet)

Juntos, Gustavo Lima e Aviões do Forró, vão custar mais de meio milhão de reais. (Foto: Internet)

Candidato à reeleição, Luciano Duque (PT), prefeito de Serra Talhada, vai abrir os cofres públicos e promover uma das maiores festas de Setembro da história do município.

De forma extraoficial, o prefeito vazou para blogs mais próximos da gestão, que atrações como: Gustavo Lima e a banda Aviões do Forró, já estão contratados.

Adotando uma postura de prefeito franciscano, Luciano  Duque passou os três anos de sua gestão alegando crise financeira, e em anos anteriores, contratou atrações modestas para o evento.

LEIA MAIS
12