Raquel Lyra cumpre agenda no Sertão com entrega da PE-560, Cozinha Comunitária, ônibus escolares e novas obras

Governadora Raquel Lyra cumpre agenda em três municípios do Sertão com entregas e anúncios de novos investimentos

A governadora Raquel Lyra realiza nesta quarta-feira (17) uma extensa agenda no Sertão pernambucano, com ações voltadas para abastecimento de água, infraestrutura, educação, segurança alimentar e regularização fundiária. A programação contempla os municípios de Cabrobó, Orocó e Bodocó.

A primeira agenda acontece às 9h30, em Cabrobó, no Sertão do São Francisco, onde a governadora visita as obras de implantação da Estação de Tratamento de Água (ETA) por Ultrafiltração. O empreendimento recebe investimento superior a R$ 16 milhões e tem como principal objetivo acabar com o sistema de rodízio no abastecimento de água da cidade, beneficiando cerca de 34 mil moradores.

LEIA MAIS

Entra em vigor lei que estabelece política de recuperação da Caatinga

Vegetação em Tucano (BA)

A Caatinga contará com um programa nacional para recuperação de sua vegetação. A lei que trata do assunto foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (11).

Já em vigor, a Lei 15.430/26 institui a Política Nacional para Recuperação da Vegetação da Caatinga e cria um programa nacional com o mesmo nome.

O texto teve origem no Projeto de Lei (PL) 1990/24, apresentado pela ex-senadora Janaína Farias, atual prefeita de Crateús (CE), município na área da Caatinga. Após aprovação no Senado, a proposta foi aprovada na Câmara em 2025 com modificações, o que levou o projeto a nova análise no Senado.

LEIA MAIS

Governadora Raquel Lyra lança 26ª Fenearte com investimento recorde de R$ 16 milhões

Governadora Raquel Lyra durante o lançamento da Fenearte 2026, evento que contará com cerca de 700 estandes e mais de 5 mil expositores

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, lançou nesta quarta-feira (10) a 26ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), considerada a maior feira de artesanato da América Latina. A edição deste ano contará com um investimento de R$ 16 milhões, o maior aporte financeiro da história do evento.

Com o tema “Seleiros de Pernambuco: Ofício que Transforma”, a Fenearte será realizada entre os dias 8 e 19 de julho, no Centro de Convenções de Olinda, reunindo milhares de artesãos, artistas, designers e visitantes de diversas regiões do Brasil e do exterior.

Durante o lançamento, Raquel Lyra destacou a importância da feira para a valorização da cultura pernambucana e da economia criativa.

“Neste ano, abrimos as portas da Fenearte reverenciando os mestres seleiros de Pernambuco, aqueles que transformam couro em arte, além dos vaqueiros pernambucanos, que representam nossa história, nossa identidade e também movimentam a economia criativa, o turismo e a produção local”, afirmou a governadora.

LEIA MAIS

Unidades escolares representam Petrolina na fase regional dos Jogos Escolares e buscam uma vaga para etapa estadual

A 53ª edição dos Jogos Escolares de Petrolina chegou ao fim, mas os campeões municipais já estão disputando a fase regional da competição. Agora, além de levar o nome de suas escolas, os estudantes também representam o município de Petrolina, em busca de uma vaga na etapa estadual dos jogos. As competições regionais começaram nesta segunda-feira (8), e Petrolina foi escolhida para sediar as disputas, que seguem ao longo da semana reunindo equipes de diversos municípios do Sertão do São Francisco.

A etapa municipal dos Jogos Escolares de Petrolina já foram encerradas e envolveram escolas municipais, estaduais, federais e privadas em diferentes modalidades esportivas, trazendo assim diversos vencedores. No futsal masculino, a Escola Ana Nery conquistou o título nas categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. No feminino, o destaque foi o Colégio Sorriso, campeão nas duas faixas etárias. O handebol protagonizou disputas acirradas. Na categoria masculina de 12 a 14 anos, a campeã foi a Escola Municipal de Educação em Tempo Integral Juarez Clemente Canejo. Já entre os estudantes de 15 a 17 anos, o título ficou com a EREM Otacílio Nunes. No feminino, a EREF Eduardo Coelho venceu na categoria de 12 a 14 anos, enquanto o CPM Petrolina conquistou o primeiro lugar entre as atletas de 15 a 17 anos.

LEIA MAIS

Em Petrolina, Josimara Cavalcanti prestigia a Jecana do Capim e destaca a importância da valorização da tradição e da cultura sertaneja

A pré-candidata a deputada estadual Josimara Cavalcanti celebrou os 53 anos da tradicional Jecana do Capim durante visita à comunidade neste domingo (07). Ao lado de um grande grupo formado por lideranças comunitárias dos quatro cantos de Petrolina, Josimara foi abraçada por todos àqueles que encontrou, ouviu incontáveis palavras de incentivo e apoio à sua caminhada rumo à Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) e se divertiu ao ver de perto a tradicional ‘Corrida de Jegue’, vivenciando o melhor de um dos grandes exemplos de tradição e da riqueza cultural do sertão pernambucano.

“O Sertão nos ensina que a riqueza vem do simples! O que surgiu de uma brincadeira ainda lá nos anos 70 através do inesquecível Carlos Augusto se transformou numa das maiores manifestações culturais de Petrolina, ganhando fama nacional, tornando essa grande gincana de jegues Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco. É um grande evento que não só valoriza um animal que é símbolo do nordeste, como também gera emprego e renda. É por isso que quero lutar na Assembleia pela implantação de mais políticas públicas voltadas para fortalecimento e valorização da nossa cultura e preservação da tradição do nosso sertão”, destacou a pré-candidata a deputada estadual Josimara Cavalcanti.

Força e Fé no Sertão: Lucas Ramos e Marcelo Pereira marcam presença na histórica Cavalgada à Pedra do Reino

Lucas Ramos e Marcelo Pereira participaram da tradicional Cavalgada à Pedra do Reino, em São José do Belmonte.

A tradicional Cavalgada à Pedra do Reino, um dos maiores e mais expressivos patrimônios culturais do interior de Pernambuco, reuniu uma multidão de cavaleiros, devotos e diversos políticos. O evento contou com a presença marcante do deputado federal Lucas Ramos, que acompanhou de perto as festividades ao lado do ex-prefeito e forte liderança local, Marcelo Pereira.

O cortejo, que une fé, história e a mística da literatura de Ariano Suassuna, transformou as ruas de São José do Belmonte em um cenário de celebração e identidade. Lucas Ramos destacou a emoção de retornar ao município para vivenciar a festividade e reforçar seus laços com a região.

“A cultura é a alma do nosso povo, e a Cavalgada à Pedra do Reino é o símbolo vivo da tradição”, afirmou Ramos, enaltecendo a importância de preservar a memória sertaneja.

LEIA MAIS

53 anos de tradição: Jecana do Capim deve reunir mais de 30 mil pessoas em celebração à cultura nordestina

Fotos: Deivid Menezes

Mantendo viva uma das tradições mais autênticas do sertão, a comunidade do Capim se prepara para celebrar 53 anos de história da Jecana com uma programação que une cultura popular, religiosidade, esporte, música e muita animação. O evento, que já se tornou referência no calendário cultural da região, deve reunir mais de 30 mil pessoas durante os três dias de festa, fortalecendo as tradições nordestinas e valorizando os costumes do homem do campo.

Ao longo de mais de cinco décadas, a celebração se consolidou como um símbolo da identidade sertaneja, preservando manifestações culturais que atravessam gerações. Com forte participação popular, o evento movimenta a economia local, gera oportunidades para comerciantes e ambulantes e reforça o sentimento de pertencimento da população.

LEIA MAIS

Vereador Júnior Gás solicita construção de nova UPAE para Petrolina

No requerimento apresentado na Câmara de Petrolina, Júnior Gás argumenta que o município já não comporta a demanda crescente por atendimentos especializados

O vereador Júnior Gás (Avante) apresentou o Requerimento nº 0278/2026 solicitando à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, a construção de uma nova Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) em Petrolina.

O pedido também foi direcionado à Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da secretária Zilda do Rego Cavalcanti.

Na justificativa do requerimento, o parlamentar destaca que Petrolina possui atualmente mais de 400 mil habitantes e exerce papel fundamental como polo regional de saúde, atendendo pacientes de diversos municípios do Sertão pernambucano e até de estados vizinhos.

LEIA MAIS

Elismar Gonçalves confirma pré-candidatura a deputado estadual e defende fortalecimento político de Petrolina

Elismar Gonçalves afirma que Petrolina precisa voltar a ter mais força política

O ex-vereador de Petrolina, Elismar Gonçalves, confirmou durante entrevista ao programa Espaço Aberto, da Rural FM, sua pré-candidatura a deputado estadual nas eleições de 2026. Ao lado do deputado federal Lucas Ramos (PSB), Elismar afirmou que o objetivo é ampliar a representatividade política de Petrolina na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Segundo Elismar, Petrolina já chegou a contar com cinco deputados estaduais defendendo os interesses da região e atualmente possui apenas um representante no parlamento estadual.

“A cidade cresceu, se desenvolveu e precisa voltar a ter mais vozes defendendo o Sertão na Assembleia”, afirmou.

LEIA MAIS

João Campos defende interiorização da saúde durante agenda no Vale do São Francisco

Socialista defendeu expansão de hospitais regionais e novos centros de diagnóstico

Durante o final de semana, quem também esteve cumprindo agenda no Vale do São Francisco foi o presidente nacional do PSB, ex-prefeito do Recife e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos. Em passagem pela região, o socialista falou sobre a necessidade de ampliar e descentralizar os serviços de saúde no estado, especialmente no Sertão.

Segundo João Campos, é fundamental expandir a rede de atendimento em Pernambuco, fortalecendo áreas estratégicas como o cuidado com crianças e pessoas com deficiência. O pré-candidato destacou a importância de levar para o interior experiências já implantadas na capital pernambucana, como os Centros TEA, voltados ao atendimento especializado.

LEIA MAIS

Operação no Sertão: delegado detalha ação contra tráfico e fraude em concurso; Veja vídeo

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã desta quarta-feira (16), a Operação de Polícia Judiciária “Sentinela II”, considerada a fase final de uma investigação que vinha sendo conduzida desde o ano passado no Sertão do Estado.

Coordenada pela 210ª Circunscrição Policial de Santa Maria da Boa Vista e supervisionada pela 25ª DESEC de Cabrobó, a ação cumpriu 18 ordens judiciais, sendo 09 mandados de prisão preventiva e 09 mandados de busca e apreensão. As diligências ocorreram simultaneamente nos municípios de Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Itacuruba, Salgueiro e Petrolina.

A operação tem como foco o combate ao tráfico de drogas, comércio ilegal de armas de fogo e munições, além de fraudes em concursos públicos. Segundo a polícia, trata-se de uma investigação complexa, com forte embasamento técnico, construída ao longo de meses para identificar os envolvidos.

Até o momento, 08 mandados de prisão já foram cumpridos, restando apenas um alvo foragido, que segue sendo procurado pelas equipes policiais.

Durante as ações, os agentes apreenderam um revólver calibre .357 da marca Taurus, com oito munições, um simulacro de arma de fogo e uma motocicleta com sinais de adulteração.

O delegado responsável pela operação, Marcelo Augusto de Medeiros Guimarães, destacou a importância do trabalho integrado no enfrentamento à criminalidade:

A Polícia Civil reforçou que seguirá atuando de forma contínua e integrada para garantir mais segurança à população do Sertão pernambucano. A operação contou ainda com o apoio da Polícia Militar.

Aluno tem crânio fraturado após agressão em escola de Floresta no Sertão

Um menino de 11 anos ficou gravemente ferido após ser agredido por um colega dentro de uma escola municipal em Floresta, no Sertão de Pernambuco. O caso aconteceu na última segunda-feira (6) e a vítima segue internada no Hospital da Restauração, no Recife.

De acordo com informações, o adolescente suspeito da agressão tem 15 anos. A motivação do ato ainda não foi esclarecida.

LEIA MAIS

Inmet amplia número de municípios de Pernambuco com risco de chuva forte para este domingo (15)

A atualização do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste domingo (15), aumentou o número de municípios do Sertão de Pernambuco com risco de chuva forte. No sábado, eram 11 localidades do estado com previsão de chuva. Passou para 17 no boletim publicado hoje.

Houve aumento de municípios e um pequeno deslocamento da área com a bandeira amarela para o oeste de Pernambuco, pegando a região que faz limite com os estados da Bahia, Piauí e Ceará. Conforme a previsão do Inmet, o risco de severidade da chuva é de “Perigo Potencial”, ou seja, acúmulo de água entre 20 e 30 mm, a hora, ou até 50 mm, o dia, e ventos intensos (40-60 km/h).

Confira os 17 municípios com risco de chuva forte no Sertão:

Afrânio
Araripina
Bodocó
Dormentes
Exu
Granito
Ipubi
Lagoa Grande
Moreilândia
Ouricuri
Parnamirim
Petrolina
Santa Cruz
Santa Filomena
Santa Maria da Boa Vista
Serrita
Trindade

Diario de Pernambuco

Inmet atualiza previsão para Pernambuco neste sábado (14); veja os municípios do Sertão com risco de chuva intensa

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou a sua previsão para Pernambuco neste sábado (14) com redução do número de municípios com risco de chuva intensa. Na sexta, foram 21 municípios sob a bandeira amarela, caindo para 11 neste sábado.

O Inmet mantém o “Perigo Potencial”, quando a chuva gera acúmulo entre 20 e 30 mm, a hora, ou até 50 mm, o dia, e ventos intensos (40-60 km/h). Os municípios estão localizados na parte oeste do Sertão de Pernambuco, nas divisas com os estados do Ceará e Piauí.

Confira as 11 localidades com bandeira amarela, segundo o Inmet: Araripina, Bodocó, Cedro, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri,  São José de Belmonte, Serrita e Trindade.

Diario de Pernambuco

Apac alerta para continuidade das chuvas no Agreste e Sertão de Pernambuco

Pernambuco segue sob alerta para fortes chuvas devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). O aviso foi divulgado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que prevê pancadas entre o Agreste e o Sertão, com possibilidade de precipitações mais intensas durante a noite desta sexta-feira (27) e ao longo do sábado, principalmente no Sertão. O órgão orienta a população a acompanhar as atualizações meteorológicas e redobrar os cuidados, especialmente em áreas de risco.

O alerta ocorre após as fortes chuvas registradas entre a noite da quinta-feira (26) e a manhã desta sexta-feira, que provocaram alagamentos, destruição de trechos de rodovias e prejuízos materiais em diversos municípios do Agreste pernambucano. O grande volume de água comprometeu acessos urbanos e rurais, interrompeu o tráfego em pontos estratégicos e deixou moradores em situação de risco.

Os principais impactos foram registrados nas cidades de Garanhuns, Jucati, Jupi, Calçado e Caruaru. Nessas localidades, o excesso de chuva provocou alagamentos, danificou ruas e dificultou a circulação de veículos e pedestres. Em alguns pontos, o tráfego foi interrompido após o comprometimento das rodovias.Vídeos divulgados nas redes sociais mostram ruas tomadas pela água, residências invadidas e estruturas públicas danificadas em diferentes cidades da região.

Diario de Pernambuco

123