Editorial: “Primeiras chuvas chegam ao sertão pernambucano e renovam a esperança do homem do campo”

As primeiras chuvas chegaram ao Sertão pernambucano, e ontem nossa redação recebeu inúmeros vídeos de moradores registrando esse momento tão aguardado. A chuva traz alívio imediato ao calor escaldante que domina a região durante boa parte do ano, proporcionando um refresco não só para os moradores, mas também para a terra sedenta. Para o homem do campo, essa mudança no clima é motivo de celebração e renovação de esperanças. O início das chuvas desperta o sonho de fartura nas plantações de milho e feijão, culturas tradicionais que dependem das águas para prosperar e garantir o sustento das famílias.

Na região da fruticultura irrigada, as chuvas também são bem-vindas, especialmente para o fortalecimento de culturas como a manga e a goiaba, essenciais para a economia local e exportações. No entanto, nem todos os produtores compartilham da mesma tranquilidade. Aqueles que cultivam uvas veem as chuvas com certa apreensão, pois durante a fase de colheita, o excesso de umidade pode comprometer a qualidade dos frutos, trazendo prejuízos significativos.

Historicamente, as chuvas no Sertão são um fenômeno que sempre gerou emoções mistas. Por um lado, a alegria incontida pelo alívio ao clima e pelo potencial produtivo. Por outro, a incerteza quanto ao volume e à duração das precipitações, que nem sempre chegam de forma suficiente ou, em alguns casos, vêm em excesso, causando transtornos.

De forma geral, o sertanejo celebra cada gota que cai do céu, vendo nela a promessa de um futuro mais promissor, com a terra verdejante e o gado bem alimentado. É o ciclo da vida que se renova no Sertão, onde a água é sinônimo de sobrevivência e prosperidade. Que essas chuvas sejam o início de um período abençoado para todos.

Waldiney Passos

Estado reforça ações contra vírus em aves migratórias que cruzam o Sertão

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado (Adagro) e a Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) reforçam ações contra o vírus do grupo paramixovírus aviário, que provoca a Doença de Newcastle (DNC). Segundo portaria 702/2024, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), é  doença viral contagiosa.

Segundo a Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH), aves silvestres migratórias, conhecidas como avoantes ou arribaçãs, apareceram mortas nos municípios de Afrânio, Santa Maria da Boa Vista e Dormentes, no Sertão de São Francisco. Amostras das aves foram coletadas pela Adagro e encaminhadas à análise do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA),  em Campinas (SP).

Ele é referência em diagnóstico de casos de síndrome respiratória e neurológica das aves. O resultado da análise laboratorial deu positivo para a Doença de Newscastle. De acordo com gerente estadual de defesa animal da Adagro, Samy Bianchini, novos casos de aves doentes e mortas pelo vírus foram notificados pela Adagro nos municípios de Lagoa Grande, Parnamirim e Orocó, entre os dias 8 e 14 de agosto.

Para a diretora de defesa e inspeção animal da Adagro, Glenda Holanda, “diante desta mortandade em aves de arribaçã, além do trabalho integrado entre os órgãos estaduais e as prefeituras, é necessário o reforço junto à população para que notificações de novas ocorrências sejam feitas o mais rápido possível à Adagro e que os produtores mantenham as aves de criação longe do contato de aves silvestres”, ressaltou a diretora da Agência de Defesa Agropecuária de Pernambuco.

Os animais acometidos pela doença apresentam dificuldade para respirar e para voar, andam cambaleantes, tem diarreia e edema na cabeça. Esses são os principais sintomas das aves afetadas, segundo a Adagro. E, apesar de ser fatal para algumas espécies de aves, “não tem a mesma repercussão na saúde humana. Ou seja: não causa perigo iminente às pessoas”, explicou o gerente do setor de Gestão de Fauna da CPRH, Iran Vasconcelos. O vírus Newcastle foi registrado pela primeira vez, no Brasil, no ano de 1953.

O diretor-presidente da Agência CPRH, José de Anchieta dos Santos, ressaltou que “a migração do bando em que houve a mortandade das aves encontra-se centralizado no Sertão do São Francisco, em um intervalo geográfico de cerca de 400 km do Agreste, onde está localizado o maior polo aviário do estado. Esse panorama traz segurança aos aviários comerciais importantes, assim como para a sociedade, não afetando a economia do estado”.

Entre as medidas emergenciais que estão sendo adotadas pelo Governo do Estado no enfrentamento ao vírus, está a notificação de todas as ocorrências recebidas, desde as informadas pelos produtores da região até aquelas notificadas pelas prefeituras ou via Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias. A identificação dos locais onde as aves migratórias estão fazendo pouso também é outra estratégia fundamental, executada pela CPRH, para monitorar e mapear o caminho feito pelo vírus. “Essas aves costumam pousar em local favorável à sua alimentação, descanso e reprodução da espécie”, explicou Anchieta.

A partir desta semana, a CPRH também deverá atuar junto a instituições com especialistas em migrações de aves silvestres – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Univasf, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco em  Garanhuns e no Centro de Manejo de Fauna Silvestre (Cemafauna), da Univasf, em Petrolina – para que pesquisadores, junto com os técnicos, consigam ter uma compreensão macro do fenômeno, a fim de que o Governo do Estado tome medidas preventivas e mitigatórias.

Segundo a CPRH, as aves chegaram ao estado pelo município de Afrânio, que faz divisa com os estados da Bahia e do Piauí. “A arribaçã é uma ave migratória e, neste período, faz passagem por Pernambuco. Acredita-se que as aves mortas foram contaminadas pelo vírus, ao consumirem alimento de galinhas não vacinadas e criadas em quintais. Nossa missão é evitar que o vírus se propague”, reforçou José de Anchieta.

A previsão da CPRH é de que as aves se movimentem neste momento para o Sertão Central, depois para o Sertão do Araripe e, em seguida, para o Piauí, sempre no sentido do fluxo das chuvas. Um ponto de alerta da Agência Estadual de Meio Ambiente é a respeito da captura ilegal de animais silvestres. “A mortandade das aves migratórias ocorreu em áreas de rica biodiversidade, onde muitas vezes são capturados animais silvestres, sobretudo aves, o que se configura crime ambiental. Neste momento crítico, alertamos para que a população obedeça à legislação ambiental, inclusive para não oportunizar a propagação do vírus, tendo em vista que a doença se propaga não só em galinhas e pombos, mas também em outras espécies de aves e outros animais”.

Como denunciar
Também é possível notificar as ocorrências através da Ouvidoria da Adragro (0800 081 1020), do WhatsApp (81) 99488-2976 e também via Internet, na ferramenta Sisbravet, disponível do site do Ministério da Agricultura e Pecuária. Adagro e CPRH recomendam ainda que as pessoas não manuseiem aves silvestres, especialmente se estiverem doentes ou mortas. Caso seja necessário, é fundamental o uso de luvas.

Diário de Pernambuco

Critérios e ações do Garantia Safra são apresentados pela SDA para municípios do Agreste e do Sertão

Representantes de municípios localizados no Sertão e no Agreste, incluindo secretários de agricultura, membros dos CMDRS e sindicatos, além de técnicos do IPA, estão sendo convocados pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Agrário, Pecuária e Pesca (SDA) e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDS) para participar de uma capacitação voltada à implementação do Programa Garantia-Safra 2023/2024.

O evento de treinamento está agendado para ocorrer na segunda-feira (16) em Serra Talhada, destinado a 53 municípios do Sertão, e na terça-feira (17) em Caruaru, voltado para 55 municípios do Agreste.

LEIA MAIS

PRF faz fiscalização em transporte escolar no sertão de Pernambuco

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na última segunda (7), um comando de fiscalização e segurança viária com foco nos transportes escolares. As ações foram realizadas nas cidades de Trindade e Ouricuri, na BR-316, no sertão pernambucano. Cinco veículos foram abordados e em todos eles os motoristas não possuíam curso que os habilita a fazer esse tipo de transporte.

Além desta irregularidade, as equipes PRF observaram ainda alunos que viajavam sem o cinto de segurança, equipamento que é obrigatório para todos os ocupantes, e foram emitidos também autos de infração pela desobediência à lei do descanso por parte dos motoristas. No total, 29 notificações foram emitidas nas abordagens.

LEIA MAIS

ONG de Petrolina já distribuiu mais de 4 milhões de litros de água no Sertão Pernambucano e Baiano

A água é a essência da vida no planeta e um recurso natural indispensável. O acesso a esse precioso líquido é um direito universal que garante condições básicas ao ser humano, no entanto, nas regiões rurais brasileiras, por exemplo, as famílias ainda enfrentam escassez.

Há seis anos, a ONG Água para Irmãos com Sede (AIS), busca interromper esse ciclo em algumas comunidades do Sertão Pernambucano e Baiano e já distribuiu mais de 4 milhões de litros de água potável em comunidades rurais situadas no município de Petrolina (PE), em  cidades circunvizinhas e na Bahia.

O fundador e atual presidente da ONG, Sebastião Amorim Gomes, conta que pequenas atitudes presenciadas em sua infância ampliaram sua lente social para enxergar quais eram as reais necessidades das pessoas. “Eu era pequeno e percebia que minha mãe era sempre muito sensível as pessoas. Naquela época elas pediam auxílio nas portas das casas e minha mãe sempre ajudava com alimento e roupa. Eu cresci vendo o gesto dela“, relembra.

A ONG

A ONG Água para Irmãos com Sede (AIS), iniciou seus primeiros passos em dezembro de 2016 após um desafio de natal sugerido pelo então analista do Sebrae de Petrolina na época, Sebastião Amorim, a um grupo de empreendedores do setor gráfico que estavam concluindo um curso na entidade privada.

LEIA MAIS

Projeto Cidadania com Vez e Voz do MPPE visita mais quatro cidades do sertão pernambucano

(Foto: Internet)

O projeto Cidadania com Vez e Voz, desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania (CAO Cidadania), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), retorna ao Sertão para continuar a ouvir as demandas dos cidadãos.

Dessa vez, os destinos serão os municípios de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, no dia 19 de setembro; Afrânio, no dia 20; e Dormentes, no dia 21. Nas quatro ocasiões haverá tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A gente percebe que nesses locais é preciso trabalhar, mais do que em outras regiões, a política pública, pois as pessoas conhecem seus direitos, mas dependem das gestões executivas municipais“, destacou a coordenadora do CAO Cidadania, a promotora de Justiça Dalva Cabral.

LEIA MAIS

Miguel volta ao Sertão, participa da Expogesso e de lançamento da pré-campanha de Fabinho Lisandro

O pré-candidato a governador Miguel Coelho retorna nesta quinta-feira (28) ao Sertão para cumprir agendas importantes. Na rota do político do União Brasil, uma visita a Salgueiro, onde ocorre o lançamento oficial da pré-campanha de Fabinho Lisandro a deputado estadual. O ato político reunirá diversas lideranças da região como o ex-prefeito Clebel Cordeiro e vereadores.

A agenda desta quinta segue em Trindade, onde ocorre a 7ª edição da Feira Internacional da Indústria do Gesso – Expogesso. Miguel será acompanhado na abertura do evento pela prefeita Helbinha, vereadores e lideranças do Araripe.

Além da passagem pelo Sertão, o pré-candidato tem compromissos no Recife. Pela manhã, Miguel visita a Ceasa e participa de um café com a pré-candidata a deputada federal Deborah Leite. No mesmo dia, o pré-candidato a governador terá um almoço com empresários na Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe).

Polícia Federal conclui operação com mais de 600 mil pés de maconha erradicados no sertão de Pernambuco

A Polícia Federal concluiu a terceira fase da Operação ‘Phaseoli’, com apoio das polícias Civil e Militar, no Sertão de Pernambuco. Deflagrada no dia 20 de abril, essa fase foi encerrada no dia 23 de junho e teve mais cerca de 624 mil pés de maconha erradicados e 66 mil mudas da planta destruídas, além da apreensão de 4,5 toneladas da erva já pronta para o consumo.

Os plantios foram localizados através de levantamentos feitos pela Polícia Federal em algumas ilhas dos Rio São Francisco, na Região de Orocó, Salgueiro, Cabrobó, Belém do São Francisco, Betânia, Flores e Parnamirim.

LEIA MAIS

Paulo Câmara inaugura rodovias e anuncia novos investimentos no sertão

O governador Paulo Câmara esteve no Sertão do São Francisco, nesta quarta-feira (15), para novos anúncios previstos no Plano Retomada. No município de Santa Maria da Boa Vista, ele inaugurou a primeira etapa das obras da rodovia PE-550, no trecho que vai do entroncamento com a BR-428, em Caraíbas, até o projeto Fulgêncio, com extensão de 24,10 quilômetros.

A segunda fase da estrada está em andamento e contemplará um trecho de 22,12 quilômetros, até o distrito de Urimamã, somando 46,22 quilômetros de estrada requalificada, com um aporte de R$ 85,5 milhões.

Os serviços na PE-550 foram iniciados em março pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e incluem ações de requalificação asfáltica, implantação de novos dispositivos de drenagem e sinalização completa, com pintura da pista e instalação de placas de trânsito. A requalificação está beneficiando diretamente mais de 85,5 mil habitantes da região, que é responsável por parte significativa da produção de frutas do Estado.

LEIA MAIS

Gravada no Sertão, série documental ‘Na Ponta da Língua’ ganha exibição estadual na TVPE

Os episódios da série Na Ponta da Língua, que documenta histórias de personalidades da culinária do Sertão do São Francisco, será pela primeira vez exibida para todo o estado de Pernambuco. A série começa a ir ao ar hoje (03) nos canais da TV Pernambuco e segue em sequência toda terça-feira, a partir das 20 horas, na televisão e na internet.

Com entrevistas e receitas especiais, Na Ponta da Língua nos leva para conhecer um pouco da cena gastronômica dessa região conhecida por ser banhada pelo Rio São Francisco e conversar com seus chefs de cozinha. “Levar as histórias dessas pessoas, o conhecimento que elas têm e a gastronomia regional é uma experiência incrível. Ter a oportunidade de apresentar tudo isso para o estado, através da TV Pernambuco, é muito gratificante. Agora, não só quem mora no Sertão vai poder conhecer mais sobre a gastronomia do Vale do São Francisco, que já é referência para outras regiões”, comenta Ana Carla Nunes, que assina a direção.

LEIA MAIS

No Sertão do Pajeú, Paulo Câmara inaugura requalificação da rodovia PE-337

 
O governador Paulo Câmara inaugurou, nesta sexta-feira (18), a requalificação dos 41,7 quilômetros da rodovia PE-337, no município de Flores, Sertão do Pajeú. As obras contaram com um investimento de R$ 26 milhões e foram executadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), sob a coordenação da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra). Pela manhã, o governador esteve antes nos municípios de Serra Talhada e Calumbi, e à tarde finalizou a agenda em Afogados da Ingazeira. As ações vistoriadas e inauguradas hoje representam um aporte da ordem de R$ 62 milhões.
 
“A PE-337 foi totalmente recuperada, e está dentro do nosso Plano Retomada. Era uma estrada que precisava de um trabalho muito intenso. Foram mais de quarenta quilômetros, e eu fico muito feliz em inaugurar essa rodovia, que vai ajudar o desenvolvimento regional, garantir o ir e vir das pessoas com segurança, vai gerar renda e movimentar a economia”, destacou Paulo Câmara. Ele também assinou, em Flores, termo de cooperação financeira para urbanização de praças públicas nos distritos de Sítio dos Nunes e Fátima, no valor de R$ 1,3 milhão, além da contratação de serviços para limpeza de barreiros e açudes, com investimentos de R$ 300 mil, e a implantação de uma cozinha comunitária.

LEIA MAIS

Agenda de desenvolvimento sustentável para o Sertão do São Francisco é tema de debate na FIEPE

Apresentar as estratégias e objetivos da Agência de Desenvolvimento Líder Sertão do São Francisco Pernambucano (AD – Líder SSF/PE) nos municípios de Afrânio, Belém do São Francisco, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista. Este foi o tema principal, nesta quarta-feira (9), da reunião online do Conselho Empresarial da Unidade Regional do Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (URSF/FIEPE).

Durante o encontro, o presidente da AD – Líder SSF/PE, Rogério Ribeiro, falou inicialmente do Programa O Líder (Liderança para o Desenvolvimento Regional), de onde nasceu a agência e a formação de um grupo com 42 líderes e várias entidades dos oito municípios. “A Iniciativa do Sebrae, em parceria com a FIEPE, já está promovendo estratégias e a implementação de objetivos de desenvolvimento sustentável nas áreas de agronegócio, turismo, meio ambiente comércio e serviços”, ressaltou.

LEIA MAIS

Elmar Nascimento quer Codevasf gerenciando recursos para o São Francisco

(Foto: Reprodução/Agência Câmara)

Relator da Medida Provisória (MP) sobre a capitalização da Eletrobras, o deputado federal Elmar Nascimento (DEM-BA) propôs que a diretoria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) faça a “gestão e definição dos projetos e recursos para revitalização das bacias do Rio São Francisco, do Rio Parnaíba e dos reservatórios de Furnas”.

No texto original encaminhado pelo governo federal, a função ficaria a cargo de um comitê gestor, relata o Poder 360. Segundo o site, a revitalização dos recursos hídricos foi uma das demandas dos congressistas durante a tramitação do projeto de lei para privatização da companhia de energia elétrica.

Com a privatização da Eletrobas, o Governo Federal estima que a venda das ações da companhia rendam até R$ 100 bilhões até o fim de 2022. Apesar disso, o Ministério de Minas afirma que a intenção da operação não é arrecadar recursos para o governo.

MDR paralisa ações da Operação Carro-Pipa a partir de 1º de março

100% dos municípios ficarão desassistidos (Foto: Ilustração)

A partir do dia 1° de março, próxima segunda-feira, as ações da Operação Carro-Pipa Federal estarão paralisadas em 100% dos municípios. O anúncio foi feito através de nota, nesta sexta-feira (26), pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A pasta alega não ser possível realizar “repasses integrais e regulares” à ação.

“Nos meses de janeiro e fevereiro, a Pasta, por meio da Defesa Civil Nacional, conseguiu realizar o repasse emergencial de R$ 89,7 milhões, que foram descentralizados ao Exército Brasileiro (EB) – responsável pela execução do serviço. Em decorrência do atraso no repasse, 260 municípios já tiveram o atendimento suspenso e a partir de 1º de março, a Operação poderá ter suas atividades paralisadas em 100% dos municípios“, diz a nota do MDR.

O Ministério afirmou ainda que está em contato com o Governo Federal “para possibilitar a execução da Operação em sua integralidade e evitar prejuízos à população”. Confira a seguir a íntegra da nota:

LEIA MAIS

Em Brasília, Fernando Monteiro obtém novas conquistas para o Sertão do São Francisco

Com semana cheia em Brasília, recebendo prefeitos de várias cidades pernambucanas, o deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) comemorou, nesta quinta-feira (25), mais uma conquista para Afrânio. Em audiência com o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, o parlamentar recebeu, junto ao prefeito Rafael Cavalcanti, a garantia de recursos para a aquisição de um caminhão compactador de lixo para o município.

O veículo vai viabilizar a meta estabelecida pelo gestor sertanejo de encerramento das atividades do lixão da cidade, possibilitando a destinação correta do descarte dos resíduos sólidos produzidos no município, que atualmente vão para aterro sanitário em Petrolina.

As articulações que seguem em Brasília para o atendimento a demandas do Sertão do São Francisco incluíram encontro, nesta quarta-feira (24), com o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. Na ocasião, Fernando Monteiro e os prefeitos Vilmar, de Lagoa Grande, e Rafael, de Afrânio, expuseram o potencial do turismo rural da região e apresentaram estratégias de incentivo para o setor.

12345