Polícia apreende munições, drogas e simulacro de arma durante operação em Petrolina

Dois suspeitos foram conduzidos à delegacia após ação conjunta das forças de segurança

Uma ação conjunta das forças de segurança resultou na apreensão de munições, drogas e um simulacro de arma de fogo no bairro Pedro Raimundo, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A ocorrência foi registrada por volta das 23h59 desta terça-feira (28), durante a Operação Sentinela.

A ação contou com a participação do efetivo do Grupamento Tático (GE 5.250) e da equipe GT 5221 da Operação São Francisco, que atuaram de forma integrada no combate à criminalidade na região.

Durante a abordagem, os policiais encontraram uma grande quantidade de munições de diversos calibres, além de entorpecente e outros materiais relacionados à prática criminosa.

LEIA MAIS

Vinhos do Vale do São Francisco conquistam 14 notas acima de 90 pontos em competição nacional

Vale do São Francisco confirma excelência e se destaca entre os melhores vinhos do país

Os vinhos, espumantes e sucos de uva produzidos no Vale do São Francisco conquistaram destaque nacional ao obter 14 notas acima de 90 pontos na Grande Prova de Vinhos do Brasil, realizada pelo Grupo Baco. A competição avaliou, entre os dias 9 e 12 de março, 1.291 amostras provenientes de 10 estados brasileiros.

Os rótulos nordestinos foram premiados com medalhas de ouro e distinções regionais e nacionais, reforçando a qualidade e a competitividade da vitivinicultura do Sertão.

O principal destaque veio da Bahia. O Terranova Brut Rosé foi eleito o Melhor Brut Rosé Charmat do Brasil, alcançando 92 pontos e Medalha de Ouro. Pernambuco também se destacou com dois rótulos que obtiveram 91 pontos e lideraram o ranking estadual: o Espumante Extra Brut Branco Garziera 2023 e o Frisante Natural Moscatel Branco Rio Valley NV, ambos premiados com Medalha de Ouro.

LEIA MAIS

Homem é morto a golpes de facão no Residencial São Francisco, em Juazeiro

Um homicídio foi registrado na manhã deste domingo (29), por volta das 7h30, no Residencial São Francisco, em Juazeiro, no norte da Bahia.

A vítima foi identificada como Jeferson da Silva, conhecido popularmente como “Neguinho”.

De acordo com informações repassadas por moradores da localidade, ele foi atacado com golpes de facão na Rua Laranjeiras e não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito ainda no local.

LEIA MAIS

Governadora Raquel Lyra cumpre agenda no Sertão do São Francisco com entregas de ônibus escolares, títulos de propriedade e novo ambulatório no Dom Malan

A governadora Raquel Lyra cumpre, nesta quinta-feira (27), uma intensa agenda no Sertão do São Francisco, com ações voltadas para as áreas de educação, regularização fundiária e saúde pública. O giro contempla os municípios de Afrânio, Dormentes, Santa Maria da Boa Vista e Petrolina.

A programação começa às 8h em Afrânio, onde a governadora entrega ônibus escolares e títulos de propriedade a moradores da cidade, em cerimônia realizada na Escola Municipal Mundo Infantil, localizada às margens da BR-407. A iniciativa reforça a política de fortalecimento da educação básica e garante segurança jurídica às famílias beneficiadas.

LEIA MAIS

Compesa inicia testes para levar água do São Francisco ao Tramo Sul

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) inicia, na próxima segunda-feira (24), os testes operacionais da obra de inversão da Adutora de Jucazinho para receber água do Rio São Francisco via Estação de Tratamento de Água (ETA) Salgado, em Caruaru. Essa ação marca a reta final de uma das principais intervenções da Compesa diante do agravo da situação da Barragem de Jucazinho devido à escassez de chuvas na região. Os testes serão divididos em duas etapas. A partir da próxima segunda-feira (24) até 1º de dezembro, será testado o trecho Caruaru-Riacho das Almas. Na sequência, começarão os testes até Cumaru e Passira.

Obra e investimento

Foram implantados 1.100 metros de tubulações entre as ruas San Marino e Clara Nunes, no bairro São João da Escócia, para permitir que a água da Transposição do Rio São Francisco atenda os municípios de Riacho das Almas, Cumaru, Passira e parte da zona rural de Caruaru.

O investimento é de R$ 4,5 milhões e a iniciativa integra o conjunto de intervenções aceleradas pela Compesa diante da estiagem no Agreste e do nível crítico da Barragem de Jucazinho, que opera com apenas 1,23% da capacidade, afetando o abastecimento dos 13 municípios dependentes do manancial.

Paralelamente à inversão, a companhia está acelerando a conclusão de trechos estratégicos da Adutora do Agreste. Em Caruaru, o lote 5B, com 54 km de extensão, já se encontra em fase de testes para atendimento do município de Bezerros, que também integra o Tramo Sul de Jucazinho. A expectativa é que, até o fim do ano, o município receba água do Velho Chico. Esse mesmo trecho também beneficiará Gravatá, cuja etapa deve ser concluída no próximo ano.

Cidades atendidas pelo Tramo Norte do Sistema Jucazinho

Para atendimento às cidades do Tramo Norte de Jucazinho, emergencialmente, os municípios irão ter um acréscimo na vazão assim que as cidades do Tramo Sul deixarem de receber água de Jucazinho. Além disso, as obras estruturadoras do lote 4B (Adutora do Agreste) e da Adutora do Alto Capibaribe também avançam.

A previsão é iniciar os testes até dezembro, permitindo o abastecimento de Toritama e, posteriormente, dos demais municípios do Tramo Norte: Surubim, Salgadinho, Casinhas, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertentes e Vertente do Lério. Aproximadamente 65 km de tubulações já foram assentados.

Esse trecho será integrado à Adutora do Alto do Capibaribe, inaugurada no fim do ano passado, assegurando atendimento contínuo a cidades que hoje dependem exclusivamente de Jucazinho. O presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, destacou que a aceleração das intervenções é fundamental para evitar o colapso do abastecimento na região.

“Estamos intensificando todas essas ações e antecipando o uso da Adutora do Agreste para impedir o desabastecimento dos municípios diante da situação da Barragem de Jucazinho. São obras estruturadoras que vão garantir a continuidade do fornecimento de água mesmo mesmo durante a estiagem. Crises como esta ficarão para trás”, destacou Nóbrega.

Diario de Pernambuco

Indústria regional em foco: Petrolina sediará 2° Encontro das Indústrias do Sertão do São Francisco

O 2° Encontro das Indústrias do Sertão do São Francisco já tem data marcada: será realizado no dia 13 de novembro de 2025, a partir das 18h, no auditório da Fiepe (Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco), em Petrolina.

Com inscrições gratuitas, o evento tem como propósito estimular o fortalecimento do setor industrial regional, promovendo o intercâmbio de informações sobre tecnologias limpas, processamento de alimentos e frutas, além de debater os incentivos voltados às empresas do Sertão.

LEIA MAIS

Governo autoriza estudo de viabilidade de nova hidrovia na Bahia

A Companhia de Docas da Bahia (Codeba) recebeu autorização do governo Lula para iniciar os estudos de viabilidade técnica e de potencial econômico para a retomada da exploração da hidrovia do São Francisco. A portaria foi publicada na edição desta terça-feira (26), do Diário Oficial da União (DOU), e assinada pelo ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos.

De acordo com o documento, os referidos estudos subsidiarão as atividades relativas à exploração e operação da hidrovia pela Codeba, bem como serão parte integrante do procedimento administrativo da possível concessão da infraestrutura hidroviária. Em junho, o Governo Federal anunciou que o Rio São Francisco terá uma nova hidrovia para transporte de cargas do Sudeste, a partir de Pirapora-MG, com destino a Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), no Nordeste.

A intenção do projeto é utilizar os 1.371 km de extensão navegáveis com uma projeção de movimentar cinco milhões de toneladas. Entre as cargas previstas, estão insumos agrícolas, gesso, gipsita, calcário, grãos, bebidas, minério e sal. No percurso, o Velho Chico passa pelo Distrito Federal, por Goiás, pela Bahia, por Sergipe, Alagoas e Pernambuco. São 505 municípios e mais de 11,4 milhões de pessoas que, de alguma forma, se relacionam com um dos principais rios brasileiros.

O projeto foi dividido em três etapas:

Na primeira, as ações vão se concentrar em um trecho de 604 quilômetros navegáveis, de Juazeiro a Petrolina, passando por Sobradinho e chegando em Ibotirama. As cargas poderão ser escoadas por rodovias até o Porto de Aratu-Candeias, na Baía de Todos os Santos.

A segunda etapa abrangerá o trecho entre Ibotirama e Bom Jesus da Lapa e Cariacá com 172 quilômetros navegáveis. Nesse trecho, haverá conexão, via malha ferroviária, até os Portos de Ilhéus e Aratu-Candeias.

Já a terceira etapa aumentará a hidrovia em 670 quilômetros e ligará Bom Jesus da Lapa e Cariacá a Pirapora.

A Tarde

Abertas inscrições para os Jogos dos Comerciários no Sertão de Pernambuco

Os Jogos dos Comerciários estão com inscrições gratuitas abertas em Araripina, Bodocó, Floresta, Petrolina e Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. Realizada pelo Sesc, a competição é voltada para trabalhadores e trabalhadoras do comércio de bens, serviços e turismo, que representam suas empresas por meio de disputas esportivas. A iniciativa tem como objetivo promover o esporte como ferramenta de bem-estar, socialização e fortalecimento de vínculos.

As inscrições devem ser feitas pelo site jogosdoscomerciarios.sescpe.com.br e mediante a doação de alimentos não perecíveis em apoio ao Programa Mesa Brasil Sesc. “Convocamos os trabalhadores do comércio para esta celebração, pois entendemos que o esporte é um instrumento que promove a amizade, o respeito e a socialização. Para o Sesc, os comerciários são profissionais que contribuem com o desenvolvimento econômico das cidades, por isso nos dedicamos a oferecer serviços para a sua qualidade de vida e bem-estar”, afirma Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.

Em Araripina, no Sertão do Araripe, a programação acontece de 26 de setembro a 10 de outubro e as inscrições podem ser feitas até o dia 18 do mesmo mês. A abertura solene do projeto vai ser realizado no dia 26/9, a partir das 18h. Em seguida, terão início as competições com a presença de todas as delegações. Os jogos de futsal acontecerão das 18h30 às 22h30. As provas de natação serão disputadas no dia 27 de setembro, a partir das 15h, e os jogos de voleibol no dia 28 de setembro, a partir das 10h. Todos os esportes serão disputados nas modalidades masculino e feminina.

Também no Sertão do Araripe, o Sesc Ler Bodocó começa a inscrever para os Jogos dos Comerciários na cidade até o dia 30 de agosto.  Com abertura agendada para o dia 14 de setembro, às 19h. Até o dia 19 de outubro a unidade vai sediar jogos de futsal, tênis de mesa e dominó.

No Sertão de Itaparica, os jogos serão realizados no Sesc Floresta. As inscrições para as modalidades de Natação, Queimado, Dominó e Fubica podem ser realizadas até o dia 13 de setembro, com a entrega dos alimentos não perecíveis. Quem deseja disputar as partidas de Futebol Society tem até o dia 19 de setembro para se inscrever. Quem optar por vôlei de areia tem um prazo maior e pode garantir a participação até o dia 20 de setembro. A abertura dos jogos será realizada no dia 27 de setembro e as competições seguem até o dia 26 de outubro.

Em Petrolina, os jogos contarão com torneios de natação, dominó, futsal e dama, a partir do dia 12 de outubro. As inscrições para os comerciários no Sertão do São Francisco podem ser realizadas até o dia 26 de setembro. As disputas acontecerão no Sesc Petrolina e no Círculo Militar.

O Sesc Serra Talhada está com inscrições abertas até o dia 28 de agosto para os comerciários que desejarem disputar os jogos. Na unidade do Sertão do Pajeú, as competições terão início no dia 27 de setembro, com as provas de natação. De 26 de outubro a 16 de novembro, será a vez das disputas de Futebol Society.

Todas as informações sobre o projeto estão disponíveis no edital, que pode ser acessado no site dos jogos: https://jogosdoscomerciarios.sescpe.com.br/. Os atletas e as equipes participantes que conquistarem as três primeiras colocações nas disputas, serão premiados com medalhas e troféus.

Ascom

‘Papo com quem faz’ revela trajetórias de sucesso de mulheres do Sertão do São Francisco

Uma conversa aberta e franca com quatro mulheres que estão fazendo a diferença no mundo dos negócios no Sertão do São Francisco. Esta é a proposta do programa ‘Papo com quem faz – mulheres’, que a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) vai realizar, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE) e o Sebrae, na terça-feira (12), na sede do Sebrae de Petrolina.

O programa começará às 19h, com as histórias inspiradoras das empreendedoras Juliana Martins (a mente inovadora por trás do Grupo Juliage); Julie Moura Fé (fundadora do Dindin’s Gourmet PNZ e especialista em gestão de confeitarias);Carol Tosaka (advogada, vice-presidente do Sindicato da Advocacia de PE e empresária); e Meire Monteiro (empresária da DAM Roupas, atuante no segmento de fabricação de uniformes profissionais, liderança na indústria pernambucana e integrante da FIEPE Jovem).

De acordo com a coordenadora da Unidade Regional do Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (URSF/FIEPE), Fabiana Ribeiro, o programa ‘Papo com quem faz – mulheres’ é uma oportunidade única. “Um espaço gratuito para aprender e se inspirar no poder feminino através de experiências enriquecedoras e vitoriosas”, ressaltou.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do endereço.: https://forms.gle/vRRoY4ivdV4pPyhZ9. 

Em Pernambuco, Governo Federal vistoria estação de bombeamento e Núcleo de Controle Operacional da transposição

O sonho de garantir água em quantidade e qualidade para a população do semiárido nordestino começou com Dom Pedro II, mas só agora vai virar realidade. Após mais de 13 anos do início das obras, os eixos Leste e Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco estão concluídos e as águas da transposição finalmente chegarão ao Rio Grande do Norte nesta quarta-feira, 9 de fevereiro.

Na terça-feira, 8 de fevereiro, a comitiva do Governo Federal, que deverá contar com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, visitará estruturas do Eixo Norte em Pernambuco, Ceará e Paraíba que possibilitam a chegada das águas do São Francisco ao Rio Grande do Norte.

Em Pernambuco, será realizada visita à Estação de Bombeamento 3 (EBI-3). A estrutura é composta por um conjunto de motobombas, válvulas e acessórios interligados capazes de garantir um volume contínuo de adução de água. A partir da EBI-3, a água segue o trajeto por canais e reservatórios até o Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

No local, também está prevista visita ao Núcleo de Controle Operacional (NCO), que é responsável por concentrar, processar e controlar as redes de Tecnologias de Informação, as estações de bombeamento, subestações, estruturas de controle e tomadas de água dos dois eixos do Projeto São Francisco (Norte e Leste). A instalação do NCO teve início em 2014 e foi concluída em maio de 2021.

Credenciamento

Os jornalistas interessados em acompanhar o evento devem realizar o credenciamento até às 18h do dia 7 de fevereiro (horário de Brasília), acessando o Sistema de Credenciamento de Imprensa por meio do site do Palácio do Planalto.

Em Brasília, Fernando Monteiro obtém novas conquistas para o Sertão do São Francisco

Com semana cheia em Brasília, recebendo prefeitos de várias cidades pernambucanas, o deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) comemorou, nesta quinta-feira (25), mais uma conquista para Afrânio. Em audiência com o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, o parlamentar recebeu, junto ao prefeito Rafael Cavalcanti, a garantia de recursos para a aquisição de um caminhão compactador de lixo para o município.

O veículo vai viabilizar a meta estabelecida pelo gestor sertanejo de encerramento das atividades do lixão da cidade, possibilitando a destinação correta do descarte dos resíduos sólidos produzidos no município, que atualmente vão para aterro sanitário em Petrolina.

As articulações que seguem em Brasília para o atendimento a demandas do Sertão do São Francisco incluíram encontro, nesta quarta-feira (24), com o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. Na ocasião, Fernando Monteiro e os prefeitos Vilmar, de Lagoa Grande, e Rafael, de Afrânio, expuseram o potencial do turismo rural da região e apresentaram estratégias de incentivo para o setor.

Codevasf lança 50 mil alevinos de piau e curimatã no rio São Francisco

A Codevasf realizou nesta quinta-feira (4) um peixamento com 50 mil alevinos das espécies piau e curimatã, na orla do Rio São Francisco em Petrolina (PE). O diretor-presidente da Companhia, Marcelo Moreira, participou do peixamento, um ato simbólico em celebração à Semana do Meio Ambiente. As espécies usadas no evento são nativas do São Francisco e foram produzidas no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro, da Codevasf.
“Participar desse ato de soltura de peixes no Rio São Francisco não é só um gesto simbólico nesse período, mas a confirmação do nosso compromisso com a revitalização e o cuidado com esse importante manancial”, afirmou Moreira. “A Codevasf continuará cumprindo sua missão institucional de desenvolver bacias hidrográficas de forma sustentável, com ações como as de oferta de alevinos, de equipamentos e de orientação técnica, para que o meio ambiente seja sempre compreendido como um ativo renovável que merece sempre nossa atenção”, acrescentou.
O Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro tem capacidade de produção anual de oito milhões de alevinos de diversas espécies. De acordo com o superintendente regional da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, a expectativa para 2020 é de que sejam produzidos no centro cerca de quatro milhões de alevinos.
“No primeiro semestre deste ano nós entregamos algo em torno de dois milhões de alevinos para povoamento de diversos corpos d’água, como açudes, barreiros e barragens nos municípios pernambucanos da nossa área de atuação no estado”, informou Cordeiro.
Produção rural
Após o peixamento, diretor-presidente e superintendente seguiram para o setor 15 do Projeto de Irrigação Pontal – primeiro setor do empreendimento a ser ocupado por produtores. Na ocasião houve acionamento da bomba que leva água aos lotes familiares da área sul do projeto. Atualmente os agricultores estão preparando suas áreas para produção. São 77 lotes individuais, cada um de seis hectares.
Ainda no Pontal, Marcelo Moreira participou da entrega de equipamentos que devem fortalecer a agricultura familiar em seis municípios pernambucanos. No ato foram entregues cinco retroescavadeiras, quatro tratores agrícolas, três grades aradoras, três arados reversíveis e quatro sulcadores, distribuídos aos municípios de Bodocó, Parnamirim, Carnaubeira da Penha, Belém de São Francisco, Barra de Guabiraba e Orocó,  investimento de mais de R$ 1,3 milhão.

Melhor Curta de Terror: filme de zumbis produzido no Vale do São Francisco é premiado em festival de cinema nacional

Foto Ascom/Thiago Santos

“Necropolis”, curta-metragem de zumbis produzido e gravado na região do Vale do São ‘Francisco, foi premiado como ‘Melhor Curta de Terror’ na quarta edição do Cine Tamoio. O Festival de Cinema da cidade de São Gonçalo-RJ é um encontro de exibições, debates e discussões da produção do audiovisual nacional e que tem o propósito de fortalecer as produções independentes.

O festival foi realizado entre os dias 21 e 28 de setembro. Na categoria terror, “Necropolis” concorreu com outras dez produções de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Minas Gerais, Ceará, Goiás e Mato Grosso do Sul. Os filmes foram avaliados por técnicos da Agência Nacional do Cinema (Ancine).

“Necropolis é a realização de um sonho e, apesar das indicações já serem uma vitória, a premiação do Cine Tamoio veio fortalecer ainda mais a nossa vontade de produzir filmes. Fico muito entusiasmado em representar Juazeiro, Petrolina e toda a região do Vale do São Francisco nesse seguimento do audiovisual. Espero que a aceitação que Necropolis tem recebido sirva de estímulo para a produção de cinema aqui no sertão”, considerou Ítalo Oliveira, diretor e roteirista do curta-metragem.

Necropolis – A trama sertaneja narra a história de Milena, sobrevivente solitária de um ambiente devastado por uma infecção causada por um fungo. Em meio a um mundo caótico, a personagem precisa lutar para continuar trilhando a sua jornada.

O curta-metragem é uma produção totalmente regional. Além de ser estrelado por uma atriz juazeirense, Ruthe Maciel, o elenco que compõe a trama também é são franciscano. A realizadora, NU7 Produções, foi criada e desenvolve suas produções também na região.

Todas as cenas do filme foram gravadas no Vale do São Francisco, entre julho e setembro do ano passado, com recursos próprios.

Festivais e Mostras

Desde que foi lançado em março deste ano, “Necropolis” teve 10 indicações em festivais competitivos por todo o país. Além do IV Cine Tamoio, o curta-metragem já foi exibido no: 1º Floripa Que Horror! – Festival Internacional de Cinema Fantástico (Florianópolis-SC); IV Festival POE de Cinema Fantástico do Vale do Paraíba (São José dos Campos-SP); 9º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico (São Paulo-SP); e 3ª Mostra de Cinema Fantástico de Jacareí/SP (Jacareí-SP).

“Necropolis” vai participar ainda de outros festivais: Festival de Cinema de Horror Gato Preto III (11/10 – São Paulo-SP); IV Cine Horror (26/10 – Salvador-BA); III Morce-GO Vermelho – Goiás Horror Film Festival (31/10 a 03/11 – Goiânia-GO); XV Panorama Internacional Coisa de Cinema (30/10 a 06/11 – Salvador e Cachoeira-BA); III Morce-GO Vermelho – Goiás Horror Film Festival (31/10 a 03/11 – Goiânia-GO); e 3ª Mostra Sesc de Cinema – Panorama Bahia (01 a 15/11 – Salvador-BA).

Assista aos trailers de Necropolis:

Necropolis – Trailer from Italo Oliveira on Vimeo.

Antonio Fernando anuncia Frente Interestadual em Defesa da Transposição do São Francisco

 

PLENÁRIO – Iniciativa foi lançada em conjunto com os deputados estaduais Francisco do PT, do Rio Grande do Norte, e Guilherme Landim, do Ceará, que vieram à Alepe. Foto: Roberto Soares

O deputado Antonio Fernando (PSC) anunciou, em discurso no Grande Expediente desta segunda (12), a criação da Frente Parlamentar Interestadual em Defesa das Obras de Transposição do Rio São Francisco. A iniciativa foi lançada em conjunto com os legisladores estaduais Francisco do PT (PT-RN) e Guilherme Landim (PDT-CE), que puderam ocupar a tribuna da Alepe para explicar a importância da ação para seus respectivos estados. O grupo também contará com contribuição do deputado Jeová Campos (PSB-PB), que não pôde comparecer ao lançamento.

“É a primeira vez que deputados de vários Estados criam uma frente integrada para lutar pela conclusão de uma obra. O esforço, no entanto, é justificado, já que a transposição, quando completa, irá beneficiar mais de dois milhões de nordestinos”, alegou Antonio Fernando. O parlamentar ressaltou que, apesar do avanço das obras de engenharia (97% concluídas), há questões operacionais que ainda precisam ser resolvidas para garantir a chegada da água à população.

“É preciso discutir, por exemplo, o preço da energia elétrica necessária para bombear a água do rio até os canais de abastecimento. A depender dos custos, a população não terá condições de arcar com a despesa”, pontuou o parlamentar da Alepe. Para esta situação, Fernando defendeu a implantação de um parque de energia eólica a ser gerido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

“A Assembleia do Rio Grande do Norte se irmana com as casas legislativas de Pernambuco,  da Paraíba e do Ceará para que possamos ver concluídas, em breve, as obras que levarão água para as nossas populações”, disse Francisco do PT. “O propósito da nossa vinda à Alepe é solicitar a cada um dos deputados que se unam a nós neste trabalho de convencimento do Governo Federal sobre a necessidade da conclusão da transposição”, acrescentou Landim.

O presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), parabenizou os responsáveis pela iniciativa. “A Casa de Todos os Pernambucanos está à disposição para auxiliar neste trabalho, que busca levar água para as pessoas mais necessitadas”, concluiu.

TRE reúne prefeitos do Vale do São Francisco por biometria

Atualmente, o recadastramento biométrico é obrigatório em 45 municípios de Pernambuco. (Foto: Internet)

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco comparecerá ao Fórum de Petrolina para realizar uma reunião institucional, nesta sexta-feira (02), às 16h. O encontro tem como intuito garantir o apoio de todas as prefeituras que compõem este polo ao recadastramento biométrico, incluindo recursos como suporte de pessoal e divulgação. São elas: Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista.

O presidente e o vice-presidente do Tribunal, desembargadores Agenor Ferreira de Lima Filho e Itamar Pereira Júnior, estarão presentes e se reunirão com prefeitos, vereadores e lideranças locais de diversos municípios. Petrolina já passou pelo recadastramento biométrico obrigatório, mas, em função de sua localização geográfica e importância econômica, sediará o encontro entre o TRE e os gestores públicos.

LEIA MAIS
12