MPF ajuíza ação para garantir vazão mínima do Rio São Francisco em Três Marias (MG)

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação, com pedido de urgência, para obrigar a Usina Hidrelétrica de Três Marias, em Minas Gerais, a manter uma vazão mínima constante de 300 metros cúbicos por segundo (m³/s) no Rio São Francisco durante o dia (das 6h às 18h).

Impactos – Segundo o MPF, a prioridade dada à geração de energia tem ignorado as outras funções vitais do Rio São Francisco. Um estudo científico da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), utilizado como base para a ação, demonstra que a baixa vazão aumenta a salinidade da água e a concentração de poluentes, além de reduzir o oxigênio necessário para os peixes.

LEIA MAIS

Plano de Gerenciamento Costeiro avança em Juazeiro com instalação de boias no Rio São Francisco

A Secretaria de Meio Ambiente de Juazeiro (SEMA), deu início a uma nova etapa do Plano de Gerenciamento Costeiro com a instalação de boias de sinalização ao longo da margem do Rio São Francisco. A ação conta com o apoio da Marinha do Brasil e dos Bombeiros Civis do município. Nesta primeira fase, o boiamento foi implantado na área da Marinha, mas outros pontos estão previstos nas próximas etapas.

A instalação das boias tem o objetivo de garantir maior segurança aos banhistas e organizar o uso do espaço, separando a área destinada ao banho da circulação de embarcações. O índice de afogamentos no rio é considerado elevado, o que reforça a necessidade de medidas preventivas, além de ajudar a evitar acidentes envolvendo jet-skis, que frequentemente se aproximam da margem em alta velocidade, e embarcações. O boiamento também pode servir como apoio emergencial, permitindo que banhistas se segurem nas cordas ou boias até a chegada do socorro.

De acordo com a SEMA, o projeto será ampliado para outros pontos de grande movimentação, como a área dos caiaques, a Ilha do Fogo, a região da estátua do Nego d’Água e a Ilha do Rodeadouro, além de demais trechos que demandem reforço na sinalização.

O secretário de Meio Ambiente, Cláudio Fernandes, destacou a importância da iniciativa para a segurança da população. “O nosso objetivo é organizar a margem do Rio São Francisco e garantir mais tranquilidade para quem utiliza o espaço para lazer. O boiamento é uma medida preventiva fundamental, que delimita as áreas de banho, reduz o risco de acidentes com embarcações e ainda oferece um ponto de apoio em situações de emergência”, afirmou. A iniciativa integra um conjunto de ações voltadas à organização da orla e à promoção do bem-estar da população que frequenta a margem do rio, especialmente durante períodos de maior fluxo de visitantes.

Ascom

Tragédia no Velho Chico: três jovens morrem afogados em Xique-Xique

Três jovens morreram afogados na segunda-feira (12) após o barco em que estavam submergir no Rio São Francisco, na zona rural do município de Xique-Xique, no interior da Bahia.

As vítimas foram identificadas como Natielly Santos da Silva, de 19 anos, Taniel da Silva Barros, de 20, e Leidiane de Jesus da Silva, de 27.

LEIA MAIS

Operação Navegue Seguro intensifica fiscalização no Rio São Francisco durante o verão

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial de Juazeiro, está executando a Operação Navegue Seguro, que substituiu a antiga Operação Verão e ocorre justamente no período de maior movimentação nas águas do Rio São Francisco.

A ação teve início em 17 de dezembro e segue até 11 de março, em razão das altas temperaturas e do aumento do número de usuários durante as férias, especialmente as escolares.

LEIA MAIS

Corpo é encontrado às margens do Rio São Francisco em Petrolina

O corpo de um homem, ainda não identificado, foi encontrado neste sábado (03), às margens do Rio São Francisco, próximo à orla, em Petrolina. A Polícia Civil (PC) registrou a ocorrência de afogamento e o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) para serem adotadas as medidas necessárias.

Um inquérito foi instaurado através da 213ª Delegacia de Petrolina para apurar todos os fatos.

G1 Petrolina

Jornalista lança fotolivro sobre a relação das mulheres com o Rio São Francisco

Memória, trabalho, cultura e resistência através das histórias de mulheres com o Rio São Francisco, é o que propõe o jornalista e fotógrafo Caio Alves, que lançou um fotolivro sobre a relação de mulheres com o rio, em Petrolina. O autor escolheu 03 mulheres para representar a presença e o protagonismo feminino às margens do rio.

O fotolivro digital ‘Mulheres do (Velho Chico) Opará: conexões e histórias’, reúne fotografia, colagem e depoimentos de três mulheres que mantêm uma relação afetiva e cotidiana com o rio. Nele, o jornalista apresenta as histórias de Aline Alcântara, Alinne Café e Martha Nunes (Sannuma), propondo mostrar suas vivências conectadas ao rio através do ativismo, do cotidiano e de saberes ancestrais.

Um dos eixos conceituais do projeto é a escolha simbólica de riscar o nome ‘Velho Chico’ e resgatar ‘Opará’, denominação de origem indígena e feminina, atribuída ao rio antes do processo de colonização. Para Caio, esse gesto vai além da estética. “O rio já existia e já tinha nome antes da colonização. Trazer o Opará de volta é um ato de memória, de respeito aos saberes originários e de valorização de histórias que foram, ao longo do tempo, silenciadas”, destaca.

O fotolivro pode ser acessado e baixado gratuitamente através deste link (clique aqui).

Conheça o jornalista e fotógrafo

Caio Alves é natural de Juazeiro e reside em Petrolina há dez anos. Sua produção transita entre o documental e a criação artística, com foco em identidades, territórios e narrativas do sertão e do Vale do São Francisco. O projeto ‘Mulheres do Opará: conexões e histórias’ foi realizado com incentivo do Edital nº 005/2024 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), em Petrolina.

G1 Petrolina

Compesa inicia testes para levar água do São Francisco ao Tramo Sul

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) inicia, na próxima segunda-feira (24), os testes operacionais da obra de inversão da Adutora de Jucazinho para receber água do Rio São Francisco via Estação de Tratamento de Água (ETA) Salgado, em Caruaru. Essa ação marca a reta final de uma das principais intervenções da Compesa diante do agravo da situação da Barragem de Jucazinho devido à escassez de chuvas na região. Os testes serão divididos em duas etapas. A partir da próxima segunda-feira (24) até 1º de dezembro, será testado o trecho Caruaru-Riacho das Almas. Na sequência, começarão os testes até Cumaru e Passira.

Obra e investimento

Foram implantados 1.100 metros de tubulações entre as ruas San Marino e Clara Nunes, no bairro São João da Escócia, para permitir que a água da Transposição do Rio São Francisco atenda os municípios de Riacho das Almas, Cumaru, Passira e parte da zona rural de Caruaru.

O investimento é de R$ 4,5 milhões e a iniciativa integra o conjunto de intervenções aceleradas pela Compesa diante da estiagem no Agreste e do nível crítico da Barragem de Jucazinho, que opera com apenas 1,23% da capacidade, afetando o abastecimento dos 13 municípios dependentes do manancial.

Paralelamente à inversão, a companhia está acelerando a conclusão de trechos estratégicos da Adutora do Agreste. Em Caruaru, o lote 5B, com 54 km de extensão, já se encontra em fase de testes para atendimento do município de Bezerros, que também integra o Tramo Sul de Jucazinho. A expectativa é que, até o fim do ano, o município receba água do Velho Chico. Esse mesmo trecho também beneficiará Gravatá, cuja etapa deve ser concluída no próximo ano.

Cidades atendidas pelo Tramo Norte do Sistema Jucazinho

Para atendimento às cidades do Tramo Norte de Jucazinho, emergencialmente, os municípios irão ter um acréscimo na vazão assim que as cidades do Tramo Sul deixarem de receber água de Jucazinho. Além disso, as obras estruturadoras do lote 4B (Adutora do Agreste) e da Adutora do Alto Capibaribe também avançam.

A previsão é iniciar os testes até dezembro, permitindo o abastecimento de Toritama e, posteriormente, dos demais municípios do Tramo Norte: Surubim, Salgadinho, Casinhas, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá, Vertentes e Vertente do Lério. Aproximadamente 65 km de tubulações já foram assentados.

Esse trecho será integrado à Adutora do Alto do Capibaribe, inaugurada no fim do ano passado, assegurando atendimento contínuo a cidades que hoje dependem exclusivamente de Jucazinho. O presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, destacou que a aceleração das intervenções é fundamental para evitar o colapso do abastecimento na região.

“Estamos intensificando todas essas ações e antecipando o uso da Adutora do Agreste para impedir o desabastecimento dos municípios diante da situação da Barragem de Jucazinho. São obras estruturadoras que vão garantir a continuidade do fornecimento de água mesmo mesmo durante a estiagem. Crises como esta ficarão para trás”, destacou Nóbrega.

Diario de Pernambuco

Turismo náutico em Petrolina: navegando pelo Velho Chico e fortalecendo o potencial turístico do Sertão

Petrolina reafirma sua vocação como um dos principais destinos turísticos do Nordeste ao consolidar o turismo náutico como uma de suas experiências mais marcantes. O município, banhado pelo rio São Francisco, tem atraído visitantes de diversas regiões do país que buscam vivenciar o encantamento de navegar pelo “Velho Chico” e conhecer as riquezas naturais, culturais e gastronômicas do Sertão.

Os roteiros náuticos disponíveis em Petrolina oferecem opções diversificadas para o turista. Há passeios de catamarã, lanchas e embarcações regionais que percorrem o rio São Francisco, permitindo ao visitante apreciar paisagens únicas, como o pôr do sol sobre as águas, as ilhas fluviais e o encontro entre o sertão e o rio. Entre os principais atrativos estão o Balneário de Pedrinhas, a Ilha do Rodeadouro e outros espaços de lazer que integram a experiência ribeirinha.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Petrolina (SEDETUR), já executa o projeto de requalificação do ponto das barquinhas, no lado petrolinense do rio. O local passará por uma ampla revitalização, com a construção de uma nova estrutura que beneficiará centenas de usuários do transporte e fortalecerá ainda mais o turismo náutico.

A gestão municipal também tem apoiado eventos privados que promovem o setor, como a Copa de Jet Ski, realizada recentemente no Iate Clube de Petrolina. Para o próximo ano, estão previstos campeonatos nacionais voltados aos esportes aquáticos, além de ações de promoção do destino em feiras e eventos turísticos em todo o país, posicionando Petrolina como referência em turismo de natureza e de experiências.

Com infraestrutura completa, rede hoteleira em expansão, aeroporto internacional e uma agenda permanente de eventos, Petrolina está preparada para receber turistas durante todo o ano. A experiência de navegar pelo Velho Chico representa não apenas um passeio, mas uma imersão nas tradições e na identidade de uma cidade que cresce com planejamento e valorização de seu patrimônio natural. Outras informações sobre roteiros turísticos estão disponíveis no site da Prefeitura de Petrolina: https://petrolina.pe.gov.br/turismo/.

Ascom

Mutirão “Velho Chico + Limpo” integra a programação da Travessia do Nego D’Água

Neste domingo, 14 de setembro, a partir das 8h30, Juazeiro será palco do mutirão de limpeza “Velho Chico + Limpo”, que faz parte da programação oficial da Travessia do Nego D’Água. A concentração dos voluntários será na Kaiakeria Arca Sport, e a ação abrangerá o trecho do rio entre a Croa e a Ponte Presidente Dutra.

O mutirão é uma realização do grupo Sereias do Rio, com apoio do Colégio da Polícia Militar Alfredo Viana, dos Guarda Vidas Anjos do Rio e da Prefeitura de Juazeiro, além da Marinha do Brasil, nadadores, mergulhadores e frequentadores do rio. A iniciativa vai além da limpeza: busca sensibilizar a população, promover a educação ambiental e fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade com o Velho Chico.

A idealizadora do projeto, Alice Rocha, reforça o convite: “Nosso objetivo é unir esforços para cuidar do Velho Chico e inspirar toda a população a se engajar na preservação do rio. Cada garrafa recolhida, cada pedaço de lixo retirado é uma pequena grande vitória para o meio ambiente e para nossas futuras gerações.”

Convite aos voluntários: Todos podem participar! A recomendação é que os voluntários tragam roupas leves, protetor solar, chapéu e, se possível, luvas. É a oportunidade de unir forças em um mutirão que alia esporte, cidadania e consciência ambiental.

Serviço do evento:

• O que: Mutirão de limpeza do Rio São Francisco – “Velho Chico + Limpo”
• Quando: 14 de setembro, às 8h30
• Onde: Concentração na Kaiakeria Arca Sport
• Contato para informações: WhatsApp 79 99822-2717

1ª Travessia do Nego D’água

A Travessia do Nego D’água é uma prova de natação em águas abertas realizada no Rio São Francisco, em Juazeiro (BA), que une esporte, cultura e tradição ribeirinha. Inspirada na lenda do Nego D’água, personagem mítico descrito como um ser híbrido, meio homem e meio anfíbio, conhecido por assustar pescadores e proteger o Velho Chico, a travessia celebra o rio como fonte de vida e identidade cultural. Mais do que uma competição, o evento homenageia o guardião das águas, reforçando o respeito e a conexão da comunidade com a riqueza natural e simbólica do São Francisco.

Inscrições abertas

  • 1ª Travessia do Nego D’água
  • Data: 16 de novembro de 2025
  • Local: Orla de Juazeiro/BA – percurso da Capitania Fluvial de Juazeiro (CFJ) até a estátua do Nego D’água
  • Distância: 2 km
  • Público-alvo: Homens e mulheres, sem limite de idade
  • Valor da inscrição: R$ 100,00
  • Inscrições: Até 10 de novembro pelo link https://forms.gle/suww3HDmcuvYS5aL8

Ascom

Sereias do Rio provoca reunião com a Marinha para fortalecer segurança no São Francisco

A Capitania Fluvial de Juazeiro realizou, nesta terça-feira (27), uma reunião com representantes de clubes de natação, empresas de caiaque, pilotos de moto aquática, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) de Juazeiro e demais usuários do Rio São Francisco. O encontro foi provocado pelo grupo Sereias do Rio, que levou à Marinha a necessidade de criar um espaço de diálogo entre quem vive e ama o Velho Chico.

O Capitão de Corveta Zanoni, novo Capitão dos Portos, avaliou positivamente o encontro e destacou a importância desse diálogo. “Hoje realizamos uma reunião muito produtiva com representantes dos clubes de natação, empresas de caiaque, Secretaria Municipal, Corpo de Bombeiros e demais usuários do Rio São Francisco na cidade de Juazeiro. O encontro reforçou a importância desse diálogo permanente entre a Marinha e as entidades que utilizam o rio, permitindo compreender melhor as dificuldades enfrentadas pelos utilizadores e, assim, fortalecer a cooperação. Essa aproximação contribui para estreitar laços, ampliar a consciência de segurança e possibilitar que a Marinha atue de forma ainda mais efetiva em prol da navegação segura e da proteção da vida humana.”

O capitão dos Portos, aproveitou para reafirmar que a orla de Juazeiro carece de uma sinalização voltada à segurança de banhista e embarcações, conforme previsto no Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (§1° do art. 5° da Lei n. 7.661/1988), e envolve competências atribuídas a diferentes esferas da administração pública. O fortalecimento dessas medidas pode contribuir significativamente para a prevenção de acidentes e para a proteção das áreas ribeirinhas.

O Major Meunas, comandante do 9º Batalhão de Bombeiros Militar da Bahia, também reforçou o compromisso da corporação com a segurança dos usuários do rio. “O Corpo de Bombeiros de Juazeiro apoia toda e qualquer iniciativa que vise salvaguardar a segurança de banhistas.”

Para Alice Rocha, idealizadora do grupo Sereias do Rio, a iniciativa representa um marco importante na relação entre a sociedade civil e a Marinha. “O São Francisco é nossa paixão e também nossa responsabilidade. Queremos que todos possam usufruir do rio com segurança e respeito. Esse encontro mostra que, juntos, podemos construir soluções e fortalecer essa convivência”, afirmou.

Gabriele Rodrigues, do Grupo de Natação GT Naide, destacou. “Eu achei a iniciativa incrível, porque aproxima quem pode agir diretamente da sociedade. Questionei a segurança não apenas dos atletas, mas da população em geral, principalmente a mais desfavorecida. Sei que cada força tem suas demandas, cumpre seu papel e faz o que pode, mas acredito que algumas atitudes poderiam ser tomadas de forma preventiva e fariam uma grande diferença”, disse.

Ascom

Pesquisadores do Cemafauna/Univasf registram pela primeira vez peixe da Caatinga no submédio São Francisco

Uma descoberta importante para a ciência brasileira e, especialmente, para o conhecimento da fauna da Caatinga, acaba de ser publicada no periódico científico Acta Limnologica Brasiliensia, voltado à limnologia e ao estudo de ecossistemas aquáticos continentais da América do Sul.

O artigo, intitulado “First record of Melanorivulus decoratus (Costa, 1989) (Cyprinodontiformes: Rivulidae) in the lower‑middle São Francisco River, Brazil”, apresenta o primeiro registro da ocorrência do peixe Melanorivulus decoratus no trecho submédio do Rio São Francisco, em Pernambuco.

LEIA MAIS

Um Hino ao Velho Chico: Ivan Greg lança a música “Santo Rio” no próximo sábado, dia 30, em Petrolina

O majestoso rio São Francisco acaba de ganhar uma nova expressão musical com o lançamento de “Santo Rio”.

A música, que homenageia a maior riqueza do sertão e celebra a conexão entre as águas do rio e o povo nordestino, traz a assinatura dos compositores Camila Yasmine e Gean Ramos Pankararu e ganha vida com a interpretação do músico Ivan Greg.

Com uma combinação única de xaxado, sanfona, zabumba, triângulo e violão, “Santo Rio” ecoa pelos corações sertanejos como uma reza, transportando quem ouve para as margens do São Francisco e para o cotidiano do sertão.

LEIA MAIS

Sudesb apoia 6ª Etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas com transporte para atletas

A 6ª Etapa do Campeonato Baiano de Águas Abertas ocorre neste sábado (13) às 12h em Juazeiro, no maior rio do nordeste – o São Francisco. A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), está concedendo um transporte para a participação de atletas da capital baiana no torneio estadual.

A parceria com a Sudesb é comemorada pelo presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), que declarou a importância do apoio da Sudesb para o desenvolvimento da competição e o amparo aos atletas. “Esse apoio com transporte tem sido fundamental para desenvolver e fomentar o esporte no estado da Bahia. Isso viabiliza a participação de mais atletas, que sem essa ajuda não teriam condições de disputar essa competição. A cidade de Juazeiro fica ainda mais especial com a ida destes atletas”.

Evento – O presidente sinaliza a importância que a prova na cidade do norte do estado representa para o circuito, que passa pelas águas do mar e do Rio São Francisco. “Juazeiro sempre foi uma das provas mais tradicionais do nosso calendário. Os atletas esperam ansiosamente para nadar nas águas do Velho Chico, e esse ano não podia ser diferente. A gente está esperando uma grande festa. Os atletas vão poder curtir uma experiência diferenciada que é nadar nas águas do Rio São Francisco”.

Este campeonato vai reunir atletas de todas as idades e consiste em quatro provas:  mirim, de 500m; petiz, de 800m; rápida, de 1.900m; e a prova principal, de 5.000m. Todas as largadas serão às 12h. Uma novidade se comparada aos outros anos será a prova rápida de 1.900 metros, com largada em Petrolina, permitindo que os atletas contemplem a beleza do Velho Chico enquanto atravessam das águas pernambucanas às baianas.

A competição vai contar com a participação de mais de 350 esportistas de todo o estado da Bahia e faz parte da seleção para a tradicional Travessia Itaparica x Salvador. Os 180 melhores colocados se credenciam para a disputa.

Ascom Sudesb

Prefeitura de Petrolina coleta amostra de água no Rio São Francisco para monitoramento

As análises e monitoramento das águas do Rio São Francisco são realizadas periodicamente a fim de averiguar as condições e apontar possíveis melhorias.

A Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) realizaram uma coleta para experimento em quatro localidades nessa terça-feira (2).

LEIA MAIS

Mutirão de limpeza reforça a preservação do Rio São Francisco em Petrolina

No Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco, celebrado nesta segunda-feira (3), a Prefeitura de Petrolina reforçou a importância do principal patrimônio ambiental da região com ações de preservação.

Uma das atividades foi o mutirão de limpeza realizado pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) nas margens petrolinense do Velho Chico, nos trechos da Porta do Rio e no ponto das barquinhas.

LEIA MAIS
123