Sereias do Rio provoca reunião com a Marinha para fortalecer segurança no São Francisco

A Capitania Fluvial de Juazeiro realizou, nesta terça-feira (27), uma reunião com representantes de clubes de natação, empresas de caiaque, pilotos de moto aquática, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) de Juazeiro e demais usuários do Rio São Francisco. O encontro foi provocado pelo grupo Sereias do Rio, que levou à Marinha a necessidade de criar um espaço de diálogo entre quem vive e ama o Velho Chico.

O Capitão de Corveta Zanoni, novo Capitão dos Portos, avaliou positivamente o encontro e destacou a importância desse diálogo. “Hoje realizamos uma reunião muito produtiva com representantes dos clubes de natação, empresas de caiaque, Secretaria Municipal, Corpo de Bombeiros e demais usuários do Rio São Francisco na cidade de Juazeiro. O encontro reforçou a importância desse diálogo permanente entre a Marinha e as entidades que utilizam o rio, permitindo compreender melhor as dificuldades enfrentadas pelos utilizadores e, assim, fortalecer a cooperação. Essa aproximação contribui para estreitar laços, ampliar a consciência de segurança e possibilitar que a Marinha atue de forma ainda mais efetiva em prol da navegação segura e da proteção da vida humana.”

O capitão dos Portos, aproveitou para reafirmar que a orla de Juazeiro carece de uma sinalização voltada à segurança de banhista e embarcações, conforme previsto no Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (§1° do art. 5° da Lei n. 7.661/1988), e envolve competências atribuídas a diferentes esferas da administração pública. O fortalecimento dessas medidas pode contribuir significativamente para a prevenção de acidentes e para a proteção das áreas ribeirinhas.

O Major Meunas, comandante do 9º Batalhão de Bombeiros Militar da Bahia, também reforçou o compromisso da corporação com a segurança dos usuários do rio. “O Corpo de Bombeiros de Juazeiro apoia toda e qualquer iniciativa que vise salvaguardar a segurança de banhistas.”

Para Alice Rocha, idealizadora do grupo Sereias do Rio, a iniciativa representa um marco importante na relação entre a sociedade civil e a Marinha. “O São Francisco é nossa paixão e também nossa responsabilidade. Queremos que todos possam usufruir do rio com segurança e respeito. Esse encontro mostra que, juntos, podemos construir soluções e fortalecer essa convivência”, afirmou.

Gabriele Rodrigues, do Grupo de Natação GT Naide, destacou. “Eu achei a iniciativa incrível, porque aproxima quem pode agir diretamente da sociedade. Questionei a segurança não apenas dos atletas, mas da população em geral, principalmente a mais desfavorecida. Sei que cada força tem suas demandas, cumpre seu papel e faz o que pode, mas acredito que algumas atitudes poderiam ser tomadas de forma preventiva e fariam uma grande diferença”, disse.

Ascom

Juazeiro: Guarda-Vidas da Prefeitura fazem alerta para evitar afogamentos no Rio São Francisco

O banho no Rio São Francisco é uma prática comum entre os ribeirinhos, mas também muito desejado por turistas que visitam Juazeiro. Mas o frescor do banho no rio precisa andar junto de muito cuidado para evitar afogamentos. Os guarda-vidas da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) destacam as orientações que os banhistas devem seguir para ter a segurança na água.

Somente no turno da manhã do último domingo (14), a equipe de guarda-vidas da Prefeitura de Juazeiro conseguiu salvar quatro vítimas de princípio de afogamento na Prainha da Marinha, na Orla II da cidade. “Temos um trabalho preventivo na Orla II. Instruímos os banhistas sobre os locais de risco e o que fazer em caso de princípio de afogamento”, explicou o coordenador do Guarda-vidas de Juazeiro, Eriel Henrique.

Orientações

Entre os principais fatores que levam ao risco de afogamento está a imprudência da população, com o uso abusivo de bebida alcoólica. “É importante que os banhistas não se distanciem da margem e procurem ficar próximo do Guarda-Vida que deve ser acionado diante de alguma emergência. Não há necessidade de ir para o meio do rio, mesmo que saiba nadar. A equipe de salva vidas tem um lema “água no umbigo, sinal de perigo”.

Eziel lembra ainda que esse lema significa que quando a água passa da região do umbigo para cima, a pessoa passa a perder o tato das pernas, seu seu corpo começa a ficar leve e caso a correnteza esteja forte a pessoa pode ser arrastada. Além disso, é preciso reduzir ou até evitar o uso de bebida alcoólica e reforçar o cuidado com as crianças.

Texto: Amanda Franco- Ascom Seculte

Grupo de salva-vidas cobra apoio das prefeituras de Juazeiro e Petrolina e denuncia vulnerabilidade de banhistas 

Antônio Carlos. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Há 12 anos, o Instituto Aquático Salvar atua no Vale do São Francisco, principalmente nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Especializado em salvamento, busca e resgate, o grupo de salva-vidas possui um efetivo de 25 homens treinados pelo Corpo de Bombeiros de Petrolina para atuar em praias, rio e piscinas.

Em entrevista ao nosso blog, Antônio Carlos, membro do Instituto,  contou que a equipe atuava nos principais pontos de banho de Juazeiro e Petrolina e que o serviço foi suspenso por falta de apoio. “Nós queremos uma parceria com os prefeitos, me ajudem que eu posso ajudar salvando vidas. Eu preciso de apoio. Eles têm que nos apoiar, é a primeira e única empresa no Vale do São Francisco, uma empresa legalizada”, desabafou.

LEIA MAIS

Banhistas são atacados por piranhas em Petrolina

Ataques dessa espécie de peixes tem se tornado comum no trecho.

Na tarde deste domingo (4), uma banhista afirmou ter sido atacada por piranhas próximo ao Restaurante da Vovó, em Petrolina (PE). Outras seis pessoas teriam sido atacadas no mesmo local.

O ataque de piranhas nesse trecho do Rio São Francisco não é novidade, já que em outras oportunidades, banhistas já teriam sido atacadas. Donos de restaurantes e balneários já afirmaram ter presenciado alguns ataques a banhistas no local.

Operação Verão: Agência Fluvial intensifica fiscalização no Rio São Francisco

(Cartaz Divulgação)

Segue até o dia 5 de março a “Operação Verão” promovida pela marinha do Brasil, através da Agência Fluvial. O objetivo principal é de conscientizar a população sobre os riscos e cuidados, para evitar a ocorrência de acidentes.

A “Operação Verão” começou no dia 15 de dezembro e segue até o dia 5 de março, a data escolhida é a de maior incidente de acidentes. Devido ao verão muitas pessoas escolhem atividades aquáticas para diversão, mas é preciso ter cuidado com a segurança para evitar acidentes e multas.

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Na manhã de hoje o capitão-tenente da Agência Fluvial de Juazeiro, no Estado da Bahia, Sílvio Miranda, esteve no programa Super Manhã da Rádio Jornal do Comércio, onde falou sobre a fiscalização e os incidentes registrados.

“Durante a fiscalização a documentação da embarcação é verificada, habilitação do condutor, equipamentos de segurança, lotação, coletes salva vida, condição geral da embarcação e outros aspectos voltados para a segurança e a prevenção de poluição” afirmou o capitão-tenente.

Desde o início da operação já foram emitidas 18 notificações e 4 embarcações foram apreendidas (três motos aquáticas e uma lancha) as apreensões foram feitas em três situações pela condução de pessoas não habilitadas e outra pelo o condutor está sob efeito de álcool.

A fiscalização acontece durante a semana com inspeções em embarcações e é intensificada aos finais de semana com abordagens feitas em locais de maior concentração de banhistas.

Durante a entrevista o tenente-capitão Sílvio Miranda falou sobre a maneira como a habilitação pode ser emitida.

 “O registro pode ser feito em qualquer agência, capitania ou delegacia da marinha as embarcações com menos de 5 metros e sem propulsão a motor elas são dispensadas de registro, todas as outras precisam ser registradas “, afirmou.

Para tirar habilitação é preciso procurar uma escola náutica, apresentar um atestado de que frequentou as aulas práticas (são exigidas aulas práticas e teóricas), documentos pessoais e em seguida uma prova. Outras informações através do www.dpc.mar.mil.br. Para denunciar irregularidades basta ligar para 74 3211 8800.

Ilha do Fogo inicia o ano com dois guarda-vidas

ilha do fogo

A partir do dia primeiro de janeiro, a Ilha do Fogo passará a ter dois guarda-vidas, realizando a segurança do local. A iniciativa é uma parceria entre instituições privadas e a Prefeitura de Petrolina.

Além dos equipamentos comuns ao trabalho de segurança na água, a equipe também vai dispor de uma moto aquática para auxilia no atendimento em casos de emergência. O serviço estará ativo todos os finais de semana e feriados, onde há maior fluxo de pessoas frequentando o espaço.

A responsabilidade  para a elaboração do projeto ficou a cargo da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão de Petrolina, juntamente com a Procuradoria Municipal, além da contribuição da Secretaria Executiva de Turismo.

“A Ilha tem servido para a gente como um experimento, um projeto piloto de construção de uma gestão coletiva. Por orientação do prefeito Julio Lossio, mantemos um diálogo com todos os parceiros que têm interesse em ajudar, e o resultado tem sido muito positivo”, salientou Iuric Pires, secretário da secretaria Executiva de Turismo.

A mesma parceria também vai viabilizar outras melhorias na Ilha, como a construção e manutenção de um pier, melhoria na sinalização de segurança, e limpeza geral dos espaços.