Prefeitura de Petrolina fortalece ações de combate ao trabalho infantil

Garantir que crianças e adolescentes tenham direito à infância, à educação e ao desenvolvimento saudável é um compromisso que mobiliza diariamente a Prefeitura de Petrolina. Por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, o município tem fortalecido as ações das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), desenvolvidas pelos dois Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), localizados nos bairros Vila Mocó e Areia Branca.

O trabalho tem como principal objetivo identificar, prevenir e enfrentar situações de trabalho infantil, além de oferecer acompanhamento especializado às crianças, adolescentes e suas famílias. A atuação acontece de forma articulada com diversos setores da rede de proteção, como educação, saúde, Conselho Tutelar e outras políticas públicas.

Entre as ações desenvolvidas estão campanhas educativas, visitas domiciliares, busca ativa, rodas de conversa e articulação com escolas, além da abordagem social realizada nas feiras da cidade durante os finais de semana. Nesses espaços, as equipes atuam na identificação de possíveis situações de trabalho infantil, orientando famílias e reforçando a importância da proteção integral de crianças e adolescentes.

Nos CREAS, as famílias recebem acompanhamento por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), que oferece orientação e apoio para fortalecer os vínculos familiares e garantir que os direitos das crianças sejam respeitados. A Prefeitura de Petrolina reforça que o trabalho infantil é uma violação de direitos e pode trazer prejuízos ao desenvolvimento físico, emocional e educacional de crianças e adolescentes. Casos suspeitos podem ser denunciados por meio do Disque 100 ou diretamente à rede de proteção do município, que inclui o CREAS, pelo telefone (87) 3983-6479, e o Conselho Tutelar, pelo número (87) 3983-7157.

Ascom

Prefeitura está com equipes mobilizadas, monitora chuvas e acompanha pontos de alagamento para minimizar impactos em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro está com equipes mobilizadas neste sábado (28) para monitorar os impactos das chuvas registradas na cidade. A atuação envolve a Defesa Civil, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) e a Secretaria de Obras Estruturantes (SOEST), que trabalham de forma integrada em diferentes regiões do município.

De acordo com o alerta meteorológico, a previsão é de chuvas de intensidade moderada ao longo do dia. As equipes estão nas ruas realizando vistorias técnicas, acompanhando pontos de alagamento e áreas historicamente mais vulneráveis, além de executar a desobstrução de bueiros e outras ações preventivas para garantir o escoamento adequado da água e reduzir riscos à população.

A gestão municipal destaca que esse trabalho vem sendo realizado de forma contínua e antecipada, com a limpeza de bueiros, galerias pluviais e canais de drenagem em diversos bairros, o que contribui para melhorar a vazão das águas da chuva, evitar entupimentos e minimizar transtornos no trânsito e nas residências.

Em caso de ocorrências, a população pode acionar a Defesa Civil pelo WhatsApp (74) 99981-1279, canal disponível para atendimentos emergenciais.

Ascom

Prefeitura de Petrolina trabalha por toda a cidade para minimizar os efeitos da chuva

Os primeiros meses do ano são, historicamente, marcados pela chegada das chuvas. Em 2026 não foi diferente. Ao longo do mês de fevereiro, Petrolina já registra cerca de 113 milímetros de chuva. Para minimizar os transtornos, diversas equipes da Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil, estão atuando em diferentes pontos da cidade para verificar os locais mais afetados e definir as intervenções necessárias.

Os bairros mais atingidos foram Vale do Grande Rio, Dom Avelar, Jardim Petrópolis e Vila Marcela. Neste último, na sexta-feira (27), a água entrou em algumas residências. A equipe da Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil esteve no bairro e acionou bombas para diminuir o nível da água nas casas. Além disso, máquinas foram utilizadas para melhorar o tráfego no local. Na manhã deste sábado (28), a equipe retornou e realizou novo acionamento das bombas para dar continuidade ao escoamento da água.

No bairro Jatobá, a bomba também foi acionada nesta manhã. As equipes já realizaram a desobstrução e limpeza de grelhas em diversos pontos da cidade. Esses equipamentos são fundamentais para garantir que as águas pluviais sigam seu curso normal. Na tarde de ontem, a fachada de quiosques localizados na Avenida Joaquim Nabuco cedeu. Uma equipe da Defesa Civil esteve no local e verificou que a situação pode ter ocorrido devido à combinação de fatores, como a incidência de ventos durante a chuva e a interligação das estruturas. Uma pessoa ficou ferida e foi levada para uma unidade hospitalar.

Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo WhatsApp (87) 98134-1838 ou o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Guarda Civil Municipal pelo número 153, com atendimento 24 horas. O Corpo de Bombeiros atende pelo 193. Em casos de queda de energia, o contato deve ser feito com a concessionária pelo número 116 ou com o Programa Mais Luz da Prefeitura, pelo Call Center 0800 608 1022.

Ascom

Prefeitura Presente: Defesa Civil de Juazeiro leva apoio humanitário, cadastros e ações preventivas para moradores de Pinhões

Os moradores do distrito de Pinhões terão acesso a serviços de apoio humanitário, orientação e prevenção de riscos neste sábado (28), durante o programa Prefeitura Presente, realizado pela Prefeitura de Juazeiro, que também contará com a atuação da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil de Juazeiro (COMPDEC), ampliando o atendimento direto às famílias da comunidade.

Durante o evento, a Defesa Civil vai promover a entrega de milho hibrido para plantio para moradores da zona rural, realizar cadastros na Operação Carro Pipa, inscrições no sistema Alerta Defesa Civil e distribuir materiais informativos com orientações sobre prevenção, segurança e como agir em situações de emergência. As ações buscam garantir assistência às famílias em situação de vulnerabilidade e fortalecer a cultura de prevenção no território.

Segundo o coordenador da COMPDEC, Italo Ferreira, a presença da equipe no distrito facilita o acesso da população aos programas e serviços. “Quando levamos a Defesa Civil para perto das comunidades, conseguimos atender mais pessoas, atualizar cadastros e orientar as famílias sobre prevenção e cuidados. Nosso trabalho é proteger vidas e atuar de forma antecipada, reduzindo riscos e garantindo mais segurança para todos”, afirmou.

A participação da Defesa Civil integra o mutirão de serviços municipais, que reúne diversas secretarias em atendimentos nas áreas de saúde, assistência social, educação, agricultura, infraestrutura e serviços urbanos, promovendo cidadania e aproximando o poder público da população de Pinhões.

Serviço:
Local: Distrito de Pinhões
Data: sábado, 28
Horário: a partir das 8h
Atendimentos da Defesa Civil: entrega de milho, cadastro na Operação Carro Pipa, cadastro no Alerta Defesa Civil e distribuição de informativos educativos.

Ascom

MPF ajuíza ação para garantir vazão mínima do Rio São Francisco em Três Marias (MG)

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação, com pedido de urgência, para obrigar a Usina Hidrelétrica de Três Marias, em Minas Gerais, a manter uma vazão mínima constante de 300 metros cúbicos por segundo (m³/s) no Rio São Francisco durante o dia (das 6h às 18h).

Impactos – Segundo o MPF, a prioridade dada à geração de energia tem ignorado as outras funções vitais do Rio São Francisco. Um estudo científico da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), utilizado como base para a ação, demonstra que a baixa vazão aumenta a salinidade da água e a concentração de poluentes, além de reduzir o oxigênio necessário para os peixes.

LEIA MAIS

Petrolina institui Fundo Municipal para fortalecer ações na área de Segurança Pública

Com os recentes debates em torno da segurança pública no município, a Prefeitura de Petrolina deu mais um passo importante para reforçar a segurança e a proteção da população. Na última semana, a Câmara Municipal de Vereadores aprovou o Fundo Municipal de Segurança Pública, um instrumento financeiro que permitirá ampliar investimentos e viabilizar projetos estratégicos no setor.

Criado no âmbito do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), o fundo tem como objetivo garantir recursos para adequação, modernização e aquisição de equipamentos, viaturas e novas tecnologias para os órgãos municipais de segurança, como a Guarda Civil Municipal (GCM), o Grupamento de Agentes de Segurança Patrimonial (GASP) e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

O mecanismo será gerido pela Secretaria de Segurança Pública, que além de contar com recursos do orçamento municipal poderá receber transferências estaduais e federais, convênios, doações e outras fontes previstas em lei. Essa estrutura vai assegurar que Petrolina possa implementar de forma permanente as diretrizes e políticas estabelecidas pelo Sistema Único de Segurança Pública, integrando ações locais às estratégias nacionais de segurança.

Com o Fundo Municipal de Segurança Pública, o município reafirma seu papel ativo na construção de uma cidade mais segura, preparada e alinhada às melhores práticas de gestão e integração no setor.

Ascom

Chamada de prostituta, Michelle Bolsonaro aciona Justiça

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) entrou com uma queixa-crime contra a integrante de um podcast do Piauí após ser chamada de “ex-garota de programa”. A ação foi protocolada na 2ª Vara de Teresina. Teônia Mikaelly, alvo da denúncia, teria dito que a “ex-garota de programa” e seus familiares possuíam passagem pela polícia. A declaração ocorreu, segundo a ação, entre os dias 11 e 14 de junho, podcast IELTV.

Sem acordo
Segundo informações do portal Revista Oeste, a defesa de Michelle Bolsonaro, que alega as práticas de difamação e injúria, descarta a possibilidade de um acordo com a apresentadora. Segundo o advogado da ex-primeira-dama, Marcelo Luiz Ávila de Bessa, as declarações da integrante do podcast são “falsas e ofensivas”.

Michelle Bolsonaro será candidata?
Presidente nacional do PL Mulher, Michelle Bolsonaro tem sido testada em levantamentos de intenção de voto para o Palácio do Planalto, apesar de não falar publicamente sobre a possibilidade. Integrantes do núcleo bolsonarista acreditam, nos bastidores, que a ex-primeira-dama seria o nome forte do grupo para suprir a ausência de Jair Bolsonaro (PL), inelegível até 2030, na disputa do próximo ano.

A Tarde

PRODECON reúne Conselho Municipal de Defesa do Consumidor e apresenta ações desenvolvidas no primeiro semestre de 2025

A Prefeitura de Petrolina, através do Programa Municipal de Defesa do Consumidor (PRODECON), oficializou nesta sexta-feira (27) a  posse dos novos membros do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (COMDECON). O evento foi realizado na sede do PRODECON e contou com a presença de representantes de órgãos como Procuradoria-Geral do Município; Secretaria de Educação, Cultura e Esporte; Secretaria de Planejamento, Gestão e Finanças; Instituto de Pesos e Medidas; Câmara de Dirigentes Lojistas; Câmara Municipal de Petrolina; Agência Municipal de Vigilância Sanitária; Sindicados dos Bancários; Ordem dos Advogados do Brasil; FACAPE e Sindicato do Comércio Varejista. O novo conselho terá a missão de acompanhar, sugerir e fiscalizar ações voltadas a proteção do consumidor, fortalecendo a atuação conjunta entre o poder público e a sociedade civil.

Além da votação e posse dos novos conselheiros, o encontro também serviu para apresentar as ações realizadas pelo PRODECON nos primeiros seis meses do ano. Na apresentação, foi identificada a importância de estar presente nos veículos de comunicação, quais as ações realizadas nas datas comemorativas, a importância em ampliar o horário de funcionamento do órgão e as fiscalizações em caráter educativo. A avaliação foi considerada positiva pelos participantes que destacaram a relevância das parcerias e a continuidade de ampliação de políticas públicas voltadas a defesa do consumidor.

Ascom

Mês da Mulher é comemorado em Juazeiro com ações e lançamento de Programa contra a Violência

Empresárias, engenheiras, cientistas, trabalhadoras rurais, professoras, chefes de família, esposas, mães, filhas e avós, mas antes de tudo, MULHERES. O mês de março está chegando e nele a celebração do Dia Internacional da Mulher (08), data em que é relembrada a luta das mulheres na reivindicação de melhores condições de trabalho.

Pensando em transformar não só este dia, mas todo o mês, em um período de conquistas, comemoração e lazer para todas, é que a Secretaria da Mulher e Juventude de Juazeiro, elaborou uma programação de eventos e serviços voltados às mulheres, e vai apoiar diversas manifestações por toda a cidade.

Estão previstas caminhadas, palestras, feiras, serviços de saúde, segurança, jurídicos, de empreendedorismo, estética e autocuidado, capacitação profissional, além de apresentações culturais, tanto nos distritos quanto na sede.  O Programa Tolerância Zero à Violência Contra a Mulher, que apoia às vítimas de violência, também será apresentado no simbólico 08 de Março, na orla II da cidade.

A programação inicia no dia 07 e termina no dia 29 de março, e será divulgada pela prefeitura semanalmente.

Confira a programação da primeira semana

– 34ª Caminhada da Mulher

Data: 07/03

Saída: CIAM até a Orla II

Horário de concentração: 15h30

Realização: Conselho da Mulher e apoio da Prefeitura de Juazeiro

– Entardecer Delas

Data: 08/03

Local: Orla II

Horário: 17h

Realização: Secretaria da Mulher e Juventude

Ascom PMJ

Ações de combate ao Aedes aegypti são intensificadas em Petrolina

Uma reunião com representantes de setores públicos e privados foi realizada em Petrolina para apresentar o Plano Municipal de Arboviroses pela Secretaria de Saúde do município. Ficou firmado que os encontros vão acontecer de forma trimestral entre diversos órgãos e entidades, como a Secretaria de Saúde, Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil, Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Universidade de Pernambuco (UPE), Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Gerência Regional de Educação (GRE), VIII Gerência Regional de Saúde (GERES), além dos agentes de endemias do município.

O principal objetivo do Plano é combater as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya. A reunião foi marcada por um alinhamento de estratégias e responsabilidades para fortalecer as ações de prevenção e controle dessas doenças na cidade. Dentro do plano incluídos a identificação e eliminação dos focos, uso de inseticidas e larvicidas, educação e conscientização da população, mutirões de combate ao mosquito, monitoramento e vigilância, parcerias e coordenação interinstitucional, além de tratamento e monitoramento de casos.

Durante o primeiro encontro foi feito um alinhamento de trabalho, com a parceria de todos os envolvidos para o desenvolvimento de ações concretas, como mutirões de combate à dengue, a promoção de informações à população e visitas domiciliares. Essas ações têm o objetivo de intensificar a prevenção e garantir uma resposta rápida e eficiente no combate a essas doenças transmitidas pelo mosquito, protegendo a saúde da população de Petrolina.

Casos confirmados das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Petrolina tem registrado oito casos confirmados de dengue, um caso confirmado de Chikungunya e nenhum caso de Zika. As ações que estão sendo desenvolvidas como: visitas domiciliares com eliminação de foco e tratamento; mutirões aos finais de semana; reativação do comitê intersetorial; bloqueio de transmissão com aplicação de inseticidas e divulgação semanal do informe epidemiológico, têm como iniciativa conscientizar a população sobre o acúmulo de água parada e o risco da proliferação do Aedes aegypti.

Débora Sousa/Ascom Secretaria de Saúde

Prefeitura de Petrolina inicia ações de melhorias na zona rural após as chuvas

O mês de janeiro é, historicamente, marcado pelas chuvas em Petrolina. Por isso, a Prefeitura Municipal, através de uma ação conjunta entre diversas secretarias, desenvolve uma série de ações preventivas para minimizar os impactos das precipitações. Até o momento, o município registrou cerca de 300 mm de chuva na zona rural. As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Rural já estão percorrendo as comunidades para identificar e mapear as regiões mais afetadas durante as chuvas.

Essa semana, foram feitas intervenções em pontos onde foram identificados atoleiros, como por exemplo, entre os sítios Roseno e Santo Antônio, que fica em Rajada. Lá foi feita a troca do material que comprometia a mobilidade dos veículos, deixando a estrada mais nivelada. A Vila 12 e Izacolândia também receberam ações da Secretaria de Desenvolvimento Rural. Os trechos de Baixa Alegre a Cristália e Uruás, de Caroá a Caititu e do Sítio Garcinha a Volta do Riacho, vão precisar passar por melhorias, como patrolamento e serviço de Tapa-buraco. No entanto, essas medidas só podem ser executadas quando o período chuvoso passar.

Ao longo de todo o ano, a Secretaria executa serviços de patrolamento nas vias dos Perímetros Irrigados e região de sequeiro para proporcionar mais qualidade de vida e viabilidade de acesso aos moradores. Essas ações também ajudam no escoamento da produção dos agricultores da região, por isso é uma das prioridades da gestão municipal.

A população da zona rural também pode ajudar nessa identificação. Caso tenha algum trecho que esteja em situação mais crítica é só entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, através do telefone (87) 3983-6424, e passar as informações.

Ascom

Juazeiro: Prfeitura inicia mês de julho com extensa programação de entregas

A prefeitura de Juazeiro vai iniciar o mês de julho com uma extensa programação de entrega de obras entre os dias 1º e 6 de julho. Serão entregues aos juazeirenses ruas pavimentadas nos bairros Quidé, Jardim Vitória e Alto da Aliança, mais uma escola totalmente requalificada e ampliada, o estúdio da TV Escola, novos boxes no Mercado Municipal, UBS, Praça e ainda vai ter evento do social para atualização do CadÚnico e Bolsa Família.

A prefeita Suzana Ramos destaca o seu compromisso em trabalhar para sempre fazer mais por Juazeiro. “É uma honra e grande alegria trabalhar pela cidade onde nasci e me criei e, principalmente, entregar o resultado desse trabalho com obras que transformam nossa Juazeiro e impactam diretamente na vida do nosso povo, trazendo mais infraestrutura, saúde, educação e, consequentemente, qualidade de vida. Tenham certeza de que ainda vamos fazer muito mais”, destacou Suzana Ramos.

Confira a programação de 1º a 6 de julho:

01/07 (Segunda-feira)

18h30 / Entrega de ruas pavimentadas / Quidé

03/07 (Quarta-feira)

09h30 / Entrega da requalificação e ampliação da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Beatriz Angélica Mota Ferreira da Silva / Entrega do Estúdio da TV Escola / São Geraldo / 18h30 / Entrega de ruas pavimentadas / Jardim Vitória

04/07 (Quinta-feira)

09h30 / -Entrega dos novos Boxes do Mercado Municipal Joca de Souza Oliveira  18h / Entrega da Requalificação da UBS Massaroca

05/07 (Sexta-feira)

09h30 / Requalificação da UBS Capim de Raiz / Distrito Junco (Salitre) / 15h / Ação para Atualização do Cadastro Único e Informações do Bolsa Família / Residencial Juazeiro I – Itaberaba / 18h30 / Entrega da pavimentação da ligação entre a Av. do Canal e a BA-210 / Alto da Aliança

06/07 (Sábado)

19h30 / Entrega da requalificação da Praça Simões Filho / Centro

Gardennia Garibalde/Ascom

Prefeitura de Juazeiro age rapidamente após chuvas para desobstruir vias

Após as fortes chuvas da noite anterior, a prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), colocou as equipes nas ruas logo nas primeiras horas da manhã deste sábado (27). A rápida resposta da prefeitura e o trabalho preventivo realizado ao longo do ano foram fundamentais para minimizar os transtornos e garantir a segurança dos moradores. Até o momento não foram registradas ocorrências graves, apenas pontos de alagamento.

“As nossas equipe já fazem um trabalho preventivo constante. Mas, assim que começou a chuva, já acionei a todos para estarem atentos a qualquer ocorrência emergencial. É um cuidado que a nossa gestão sempre tem de estar prontamente atendendo às pessoas de Juazeiro”, destacou a prefeita, Suzana Ramos.

A manutenção das vias é parte integrante da estratégia da Prefeitura de Juazeiro para garantir a segurança e o bem-estar da população. Durante todo o ano, há atuação em mais de 700 galerias por toda cidade e em cerca de 40 km de canais que cortam os bairros.

De acordo com a Defesa Civil do município, em Juazeiro choveu 53 mm esta noite. A previsão do Instituto Climatempo é de chuva ainda nos próximos dias. Até o momento, não há registro de desabrigados ou desalojados. As equipes da Prefeitura de Juazeiro estão em alerta, prontas para responderem às demandas da comunidade que possam surgir. Caso necessário, a população pode acionar o contato da Defesa Civil, através do número (74) 99931-2210.

Fabiana Diniz/Ascom Sesp

Em entrega de mais de 100 motos para polícias, Governo do Estado aponta combate ao crime organizado como prioridade para 2024

“A tarefa número um será sempre fazer diagnóstico e revisar os planos de ação. O crime não é estático e os criminosos mudam suas reações conforme a polícia ataca de determinada forma”. Essa afirmação é do secretário de Defesa Social (SDS), Alessandro Carvalho. O gestor ressaltou que a tarefa principal das forças de segurança no Estado para 2024 será o combate ao crime organizado.  Também haverá um cuidado com o diagnóstico dos indicadores da criminalidade.

Carvalho falou sobre as ações de combate ao crime durante a primeira solenidade deste ano para o reforço  de operações das polícias. Nesta terça (2), o Estado entregou 105 novas motocicletas para as forças policiais. A medida faz parte das ações anunciadas pelo Governo do Estado que integram o Plano “Juntos Pela Segurança”, lançado em 2023. O evento aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, sede do Executivo Estadual, na área Central do Recife.

A entrega foi feita pela governadora Raquel Lyra (PSDB). O evento teve a presença do secretariado e de prefeitos do Grande Recife, que receberam reforço no policiamento motorizado. Segundo o Poder Executivo, até o final deste mês, o número da frota motorizada chegará a um total de 428 motocicletas. Segundo a administração estadual, haverá um aumento de 65% no comparativo com a frota anterior.

Nesta primeira etapa, as 105 motocicletas serão destinadas à batalhões em municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), do Sertão do Estado, além da região do agreste. O investimento é de R,7 milhões, de acordo com a gestão estadual. Segundo o Governo do Estado,as 105 motos entregues serão distribuídas para Região Metropolitana do Recife (RMR), além dos municípios de Nazaré da Mata, Goiana, Arcoverde, Caruaru e Petrolina. Deste quantitativo, 14 serão destinados para a Operação Lei Seca.

Análise 
Após a entrega das motocicletas, o titular da SDS, Alessandro Carvalho, concedeu entrevista à imprensa.  De acordo com ele, a meta da pasta, neste momento, é fazer diagnósticos e revisar os planos de ação. “Em primeiro lugar, vem a  gestão. Isso prevê o diagnóstico e o acompanhamento de números. Em seguida, a meta é readequar o lançamento do efetivo e as investigações da Polícia Civil para aquilo que é relevante. Concursos, construções, investimentos serão feitos e chegaremos a 2026 com o objetivo que temos que é reduzir a criminalidade em Pernambuco”, destacou Alessandro Carvalho.

Carvalho reforçou que a meta do Governo do Estado, nas diretrizes do Juntos Pela Segurança, é reduzir em 30%  indicadores de cinco tipos de crimes.  Entre eles, estão homicídios e roubos.

Estatísticas

O balanço da criminalidade em Pernambuco deve ser divulgado até o dia 15 deste mês. A SDS divulgará os indicadores de dezembro e de todo o ano de 2023 em seu portal de transparência na internet. Enquanto isso, de acordo com dados oficiais da pasta, os números revelam que o Estado tem uma média de nove assassinatos por dia,  compreendidos 334 dias ao longo de 2023. Entre janeiro e novembro, foram notificados, ao todo,  3.287 homicídios.  Na comparação entre janeiro e novembro de 2022, o aumento foi de 5,5% no número de assassinatos.  No mesmo período do ano passado, aconteceram 3.114 crimes desse tipo.

Também houve aumento nos crimes de feminicídios, quando a vítima é morta por questão de gênero. Segundo os dados, de janeiro a novembro foram contabilizados 69 casos. Se comparado com o mesmo período do ano passado, o aumento foi de 6,1%, quando foram contabilizadas 65 ocorrências. Segundo a SDS, em todo o ano de 2022, foram registrados 72 casos.

Diario de Pernambuco

Ação mira bancos nos EUA que financiaram barragens de risco da Vale

A prefeitura de Ouro Preto (MG) deu entrada nos Estados Unidos em uma ação judicial, em seu nome e em nome de outros seis municípios mineiros. Os alvos são os bancos Merril Lynch, Barclays Capital, Citibank e JP Morgan. Eles são apontados como financiadores de empreendimentos de risco da Vale, mineradora envolvida nas tragédias ocorridas em Brumadinho (MG) no dia 25 de janeiro de 2019, e em Mariana (MG) no dia 5 de novembro de 2015. Foi anexado um levantamento que aponta para empréstimos realizados desde 2011, somando um total de US$ 17,2 bilhões. A tragédia de Mariana completa oito anos neste domingo (5).

As instituições financeiras são acusadas de lucrarem com as operações da mineradora e não se preocuparem com os prejuízos causados às comunidades. “A Vale não tinha recursos financeiros para perpetuar sua estratégia sistêmica de dizimação do meio ambiente dentro dos limites municipais”, diz a ação. Os bancos são também apontados como investidores importantes da mineradora. Dessa forma, estariam lucrando com os juros dos empréstimos e também com o aumento do valor das ações da Vale. Além disso, os financiamentos teriam se mantido e até aumentado mesmo após as tragédias ocorridas.

O processo começou a tramitar em setembro no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York. A Agência Brasil teve acesso em primeira mão ao pleito apresentado. Representada pelo escritório Milberg, a prefeitura de Ouro Preto informa ao juízo que fala também em nome das prefeituras de Barão de Cocais, Itabira, Itabirito, Mariana, Nova Lima e São Gonçalo do Rio Abaixo.

A ação narra que, nos últimos anos, barragens inseguras foram paralisadas e populações que moram no entorno passaram a conviver com sirenes avisando dos riscos de rompimento, sendo que algumas comunidades foram evacuadas. São listadas consequências econômicas dessa situação: ônus adicionais aos municípios no apoio aos atingidos, desvalorização de propriedades e aumento dos gastos com saúde, segurança pública e outros serviços sociais.

“Os municípios estão enfrentando uma perda tangível de receita. A receita do imposto sobre vendas, uma parte significativa de sua força financeira, diminuiu à medida que a economia local desmorona”, acrescenta a ação.

São mencionados ainda danos ao patrimônio físico e cultural, danos ao meio ambiente e à qualidade de vida e danos suportados pelos moradores. O município afirma que a pressão sobre a população gera um custo físico, financeiro e emocional. “A ameaça de rompimento de barragens, evacuações frequentes e fechamento de estradas afetaram a sua capacidade de sustento, causando perdas de rendimento significativas”.

A ação pede que o tribunal leve em conta a legislação brasileira, mais especificamente a Lei Federal 6.938/1981, conhecida como Lei Nacional de Política Ambiental. Ao mesmo tempo, defende que Nova York é o foro apropriado para discutir a questão, tendo em vista que os bancos não se submetem à jurisdição brasileira e que as evidências dos empréstimos se encontram na metrópole dos Estados Unidos.

As cidades citadas na ação estão situadas no chamado Quadrilátero Ferrífero, que concentrou o maior número de episódios de evacuação. Elas foram resultado de um pente-fino realizado por órgãos de fiscalização após a tragédia ocorrida em Brumadinho, na qual 270 pessoas perderam suas vidas na avalanche de rejeitos liberada no colapso de uma estrutura da Vale.

Na época, também foram aprovadas legislações proibindo a existência de barragens erguidas por alteamento a montante. Esse método está associado tanto à tragédia em Brumadinho, quanto ao desastre ocorrido em Mariana com a ruptura da estrutura da Samarco, mineradora que tem como acionistas a Vale e a BHP Billiton. No episódio, 19 pessoas perderam a vida e populações de dezenas de cidades da bacia do Rio Doce foram impactadas. A eliminação das barragens alteadas a montante se tornou obrigatória. A Vale, assim como a maioria das mineradoras, ainda não cumpriu integralmente a legislação, o que a levou a assinar um termo para pagar R$ 251 milhões.

Corresponabilidade

Segundo a prefeitura de Ouro Preto, os empréstimos a empreendimentos da Vale desde 2011 geraram degradação no Quadrilátero Ferrífero e os bancos são corresponsáveis pelos danos causados. Ela cita 21 barragens da Vale classificadas como de alto risco associado, o que significa que armazenam grandes volumes de rejeitos e possuem comunidades com atividades socioeconômicas no entorno.

Também aponta que algumas dessas estruturas não são certificadas como estáveis ou já geraram em algum momento preocupações relacionadas à estabilidade. Duas vezes ao ano, as mineradoras precisam comprovar à Agência Nacional de Mineração (ANM) a segurança de suas barragens. Na última campanha, ocorrida no mês passado, 25 estruturas situadas em Minas Gerais estão embargadas por falta de atestado de estabilidade. Três encontram-se em nível de emergência 3, o último da escala da ANM e indica risco iminente de ruptura. Duas dessas três são da Vale: a barragem Sul Superior, em Barão de Cocais, e a barragem Forquilha III, em Ouro Preto.

De acordo com a prefeitura de Ouro Preto, os bancos não podem alegar que não sabiam dos riscos dos empreendimentos e tinham poder para forçar uma mudança de comportamento na Vale, mas nada fizeram e continuaram realizando empréstimos de forma incondicional. A ação aponta ainda violação dos Princípios do Equador, criado em 2002 pela Corporação Financeira Internacional (IFC). Eles estabelecem diretrizes para que as instituições financeiras tomem decisões responsáveis a partir da identificação e avaliação dos riscos ambientais e sociais dos projetos a serem apoiados. “Os réus usaram uma fachada de adesão aos Princípios do Equador para criar uma imagem conscientemente falsa para seus investidores nos Estados Unidos”, registra a ação.

Procurados pelaAgência Brasil, os bancos Merril Lynch, Barclays Capital e JP Morgan não se pronunciaram. O Citibank retornou o contato e afirmou que “não fará comentários”. A Vale informou desconhecer a ação.

Agência Brasil