Dia da Mulher: Prefeitura de Petrolina fortalece proteção, autonomia e oportunidades para todas

Neste domingo, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, reforça seu compromisso com a proteção, valorização e fortalecimento das mulheres do município.

A gestão municipal mantém serviços e projetos que garantem acolhimento, segurança, autonomia e oportunidades de desenvolvimento para mulheres em situação de vulnerabilidade ou vítimas de violência, mostrando que nenhuma mulher precisa enfrentar a violência sozinha.

LEIA MAIS

Mulheres do Mercado do Produtor recebem ação especial de beleza no dia 4 de março

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), promove uma Ação de Beleza voltada especialmente para as mulheres que fazem parte da rotina dos mercados públicos do município. A iniciativa acontece no dia 04 de março, no Mercado do Produtor, e será levada também no dia 07 de março, ao Mercado Joca.

Durante a ação, serão oferecidos serviços gratuitos como SPA dos pés, lavagem e hidratação de cabelos e skincare com proteção solar, proporcionando um momento de pausa e carinho para mulheres que fazem parte da rotina diária do mercado, seja trabalhando ou frequentando o espaço. A proposta é reconhecer a importância das mulheres que trabalham, circulam e constroem diariamente esses espaços, fortalecendo o vínculo entre a gestão municipal e a comunidade dos mercados.

Para o diretor-presidente da AMA, Celso Leal, a iniciativa tem um significado especial. “Essa ação é uma forma simples, mas muito sincera, de reconhecer a força e a importância das mulheres que constroem diariamente o Mercado do Produtor. Cuidar de quem cuida da nossa cidade também é uma prioridade”, destacou.

Ascom

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, Transforma Petrolina realizará evento com diversos serviços na Vila São Joaquim

O Transforma Petrolina tem desenvolvido, ao longo de seis anos de existência, ações  que valorizam e fortalecem o papel e o protagonismo feminino no município. Em mais uma atividade em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o programa de voluntariado realizará uma atividade neste sábado (07),  na Vila São Joaquim, que fica na  comunidade de Izacolândia.

O evento é direcionado  para todos os moradores, mas dará atenção especial às mulheres. A programação contará com vários serviços gratuitos, como: vacinação, teste de glicemia, aferição de pressão, testes rápidos, unidade de saúde bucal e mercado solidário.  A ação ainda terá orientação e abordagem contra violência doméstica e uma ação de segurança alimentar.

A atividade conta com o apoio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, que, de forma integrada, tem fortalecido as políticas e ações voltadas às mulheres no município. De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, será um evento repleto de serviços, mas que também irá conscientizar sobre a valorização das mulheres. “Queremos a participação de toda a família nessa ação, porque acreditamos que todas as oportunidades são importantes para falarmos de direito, dignidade e respeito às mulheres”, afirma.

Ascom

Prefeitura de Petrolina promove Aulão de Jump em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres

Dentro da programação alusiva ao Dia Internacional das Mulheres, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Executiva de Esporte, realizará no dia 7 de março um Aulão de Jump aberto ao público feminino. A atividade está marcada para as 16h30, na Arena 3 do Parque Municipal Josepha Coelho, e deve reunir mulheres de diferentes faixas etárias em um momento de incentivo à prática esportiva.

A ação tem como foco estimular hábitos saudáveis, promover qualidade de vida e fortalecer políticas públicas voltadas ao bem-estar da população feminina. O jump é uma atividade aeróbica realizada com o auxílio de mini trampolins, que contribui para o condicionamento físico, resistência muscular e melhora da coordenação motora. A aula será conduzida por profissionais de educação física, garantindo acompanhamento técnico e segurança durante toda a programação.

De acordo com a Secretaria Executiva de Esporte, a iniciativa também reforça a importância da ocupação dos espaços públicos com atividades que promovam integração social e valorização das mulheres. A participação é gratuita, não precisa de inscrição prévia e a orientação é que as interessadas compareçam com roupas adequadas para a prática de exercícios físicos.

Ascom

Mulheres em Senhor do Bomfim celebram seu dia com grande evento

O município de Senhor do Bonfim levou, neste sábado (08), para as ruas da cidade o Projeto Florescer com uma caminhada cheia de energia, organizada pela Secretaria de Assistência Social. Foi um momento de encontro, acolhimento e valorização das mulheres, unindo servidores, profissionais da assistência social e a comunidade em uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

O evento começou na Praça Nova, onde as participantes foram recebidas com um café da manhã e uma programação pensada para o bem-estar com alongamento e dança. A caminhada seguiu vibrante pelas ruas, encerrando-se com um sentimento de união e fortalecimento. Entre as participantes, Maria Alves Godim compartilhou sua emoção: “Hoje me senti uma verdadeira Mulher Maravilha! Foi incrível e uma honra estar aqui, celebrando ao lado de tantas mulheres guerreiras.”

Ascom

No 8 de março, Gleisi Hoffmann rebate fala machista de Bolsonaro: “Logo lhe faltará liberdade”

A nova ministra da Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, rebateu neste sábado (8), nas redes sociais, ao comemorar o Dia Internacional da Mulher, falas machistas desta semana do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL). Bolsonaro foi gravado afirmando considerar mulheres que apoiam o Partido dos Trabalhadores (PT) como “feias” e “incomíveis”. Depois das falas misóginas, ele e os demais presentes aparecem rindo.

“Aquelas que o inelegível chamou de ‘feias’ e outras palavras impublicáveis, expondo o machismo e a misoginia da extrema-direita que ele representa. Lhe falta espelho! E logo lhe faltará liberdade”, disse Hoffmann. Também neste sábado, o ministro Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes encaminhou à Procuradoria-Geral da República as defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros acusados em investigação sobre tentativa de golpe de Estado e outros crimes, incluindo organização criminosa.

Na publicação das redes sociais, a nova ministra também falou sobre a presença das mulheres no PT. “Fico muito orgulhosa de ter presidido um partido em que as mulheres exercem 50% de todos os cargos de direção. O primeiro partido no Brasil em que a paridade de gênero foi efetivada”, apontou.Gleisi deixará a presidência do partido após assumir o ministério. Sua posse está marcada para 10 de março. Ela assumirá o cargo de Alexandre Padilha, que vai para o Ministério da Saúde.

Estadão

“Violência contra as mulheres é uma pandemia no país”, diz ministra Cida Gonçalves

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, acredita que o Brasil está avançando na igualdade de gênero, apesar dos ainda inúmeros desafios. Para ela, as principais ações nesse sentido foram a implementação da Lei da Igualdade Salarial, promulgada em 2023, e a ampliação de ferramentas para combater a violência contra a mulher e o feminicídio.

Sobre a representatividade feminina na política, Cida Gonçalves enfatizou que a mudança precisa começar da base, com uma reforma política partidária. “Os partidos não dão espaço para as mulheres crescerem partidariamente. Também não dão oportunidade para as mulheres serem carros-chefes de campanha”, argumentou.

Na avaliação dela, houve misoginia da imprensa na maneira como as colegas foram retratadas nas reformas ministeriais, caso da demissão da então ministra da Saúde, Nísia Trindade. Também comenta sobre como as mudanças na Esplanada a afetam.

“A questão é: o cargo é uma prerrogativa do presidente. Ele teve 52 milhões de votos para isso. Eu não tive nenhum. Eu não disputei nem as eleições. Nísia também não tinha nenhuma prerrogativa. Até agora, o presidente não falou comigo, então, enquanto o presidente não me chamar, eu não estou demitida, não estou no processo de exoneração”,frisou.

Agencia Brasil

Senhor do Bonfim celebra Dia da Mulher com programação especial

“É gratificante ver nossa cidade homenageando as mulheres de forma tão especial. Essas ações nos fazem sentir valorizadas e reconhecidas”, afirmou a aposentada Neuza Maria, moradora de Senhor do Bonfim, ao participar da programação especial do Projeto Florescer.

A iniciativa, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social, aconteceu nesta sexta-feira (7), na Praça Nova do Congresso, onde as mulheres tiveram acesso  a serviços de beleza, higiene pessoal, saúde, programação cultural, além da distribuição de flores e mudas de paletas nativas e frutíferas.

Taciane Granja, secretária municipal de Assistência Social, destacou a importância do projeto. “O Florescer simboliza o crescimento e a força das mulheres em nossa sociedade. Queremos reconhecer e celebrar suas trajetórias, superações e conquistas na luta por igualdade. convidamos todas as mulheres de Senhor do Bonfim a participar das atividades programadas ao longo de março, celebrando e inspirando mulheres de todas as idades e áreas de atuação”, pontuou.

Noite

As Secretarias municipais  de Saúde, Educação, Infraestrutura e Meio Ambiente, também participaram da ação oferecendo serviços. Representantes do CRM, CRH, NEAM, Polícia Militar e a equipe de proteção especial à mulher estiveram presentes, reforçando a rede de apoio e valorização feminina. Neste sábado (8), data do Dia Internacional da Mulher, o Projeto Florescer realizará uma Caminhada em alusão a data, saindo às 8h da Praça Nova do Congresso.

Ascom

Dia Internacional da Mulher: Prefeitura de Senhor do Bonfim segue com programação em homenagem a data

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Senhor do Bonfim, está realizando durante todo o mês de março uma programação especial dentro do Projeto Florescer. Na segunda-feira, (10) a programação acontece no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Quicé, onde vai acontecer um Aulão de Funcional, à 8h30 e na terça-feira (11) será a vez   do (CRAS) Quilombola de Tijuaçu realizar um Aulão de Dança no Centro de Convivência Maria Genoveva, às 15h30.

Os eventos têm como objetivo proporcionar momentos de lazer, interação e bem-estar para as mulheres, reforçando a importância do autocuidado e da valorização feminina.

“Estamos com uma programação especial durante todo o mês, e esse é um momento pensado especialmente para as mulheres de Tijuaçu e Quicé, onde elas poderão se divertir, cuidar da saúde e celebrar essa data tão significativa. Convidamos todas as mulheres da comunidade a participar dessa iniciativa que promove a inclusão e o fortalecimento da autoestima feminina”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Taciane Granja.

Ascom

IPJ celebra o Dia da Mulher com homenagem e reconhecimento às aposentadas

A valorização e o respeito no atendimento oferecido pelo Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ) foram destacados pelas aposentadas que participaram do evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, realizado nesta sexta-feira (07). Durante um café da manhã especial promovido pelo instituto, as convidadas ressaltaram a importância da atenção humanizada e do acolhimento recebido no IPJ.

“Sou aposentada há onze anos e posso dizer que a valorização dada aos aposentados é  algo bom e até o tratamento no IPJ melhorou muito. Eles nos tratam com respeito e urgência, e isso faz toda a diferença”, afirmou Aldeiza da Silva Santana. A professora aposentada Dora também enfatizou a relevância do instituto para os aposentados e destacou a satisfação de participar da celebração. “É muito importante valorizar o professor e a mulher, especialmente no Dia da Mulher. Eu costumo dizer que o IPJ é como uma secretaria nossa, dos aposentados, pois nosso futuro está ligado a ele. A forma como somos convidados para esses eventos mostra valorização e consideração”, disse.

O evento contou com a presença de beneficiários, servidores, lideranças sindicais e representantes de associações de aposentados. O momento foi de celebração das conquistas femininas e de reflexão sobre os desafios que ainda precisam ser superados.

Ascom

Henrique Leite recebe ação social neste Dia Internacional da Mulher com serviços gratuitos de saúde

Uma ação social será realizada neste sábado (8), das 8h às 12h, na Escola Municipal Professora Maria Elza Macedo Queiroz, no bairro Henrique Leite, em Petrolina. O evento marca as celebrações do Dia Internacional da Mulher.

Serão ofertados serviços gratuitos, como aferição de pressão, dosagem de glicemia, orientações de saúde bucal e sobre saúde da mulher, aconselhamento psicológico e palestra educativa. Além de atendimentos na área de saúde, serão realizadas oficinas de pintura facial para crianças e também oferecidas orientações jurídicas.

Esta é iniciativa da Faculdade Uninassau, com a participação dos cursos de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Biomedicina, Farmácia, Direito e Educação física da instituição.

G1 Petrolina

Dia da Mulher: Exu e Parnamirim, no Sertão, têm programação especial no sábado (8)

No dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher, data oficializada em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU), em ação voltada ao combate das desigualdades e discriminação de gênero em todo mundo.

Em homenagem às mulheres, as prefeituras dos municípios de Parnamirim e Exu, no Sertão de Pernambuco, divulgaram programações que serão realizadas no sábado (8), gratuitamente, com serviços de cuidado, diversão e informação.

Parnamirim
A prefeitura do município e a Secretaria da Mulher prepararam uma programação voltada ao cuidado, diversão e conhecimento. As atividades reúnem serviços de cabelo, sobrancelha, maquiagem, gincanas, brincadeiras e palestras e serão realizadas a partir das 9h na Arena Januário. Para mulheres que precisarem se deslocar, serão ofertados transportes gratuitos em pontos estratégicos: Cohab, Calçadão, Rodoviária e EMAC, com saída às 8 da manhã.

Exu
O I Festival Intermunicipal da Associação Municipal de Mulheres de Exu será realizado no sábado (8), a partir das 16h, na Quadra Francisco de Miranda Parente.

Confira a programação
16h- Abertura: Aula de dança para mulheres; Designer; Beleza da Mulheres;
18h – Feira de Arte e Artesanato;
19h – Palestra com a psicanalista Clemilda Sales;
20h – Homenagem do prefeito e demais autoridades às mulheres;
21:30 – Início do baile com artistas locais: Ines Robert e Robertinho Baiano;
22:30 – Coquetel

G1 Petrolina

Senhor do Bonfim celebra o Dia da Mulher com programação especial nesta sexta-feira (07)

A Secretaria de Assistência Social de Senhor do Bonfim preparou uma programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher. As atividades acontecem nesta sexta-feira (07), das 9h às 12h, na Praça Nova, com diversas ações voltadas ao bem-estar, saúde e valorização das mulheres bonfinenses.

Durante o evento, serão oferecidos serviços de cuidados pessoais, como cabeleireiro, maquiagem, apresentações culturais e um encontro expositivo com mulheres que protagonizam a história do município. A Secretaria de Saúde também estará presente, oferecendo testes rápidos, aferição de pressão, glicemia e vacinação. Já a Secretaria de Meio Ambiente promoverá a doação de flores e plantas frutíferas e nativas.

“Essa é uma data de reconhecimento e celebração da força das mulheres bonfinenses. Queremos proporcionar momentos de cuidado, aprendizado e integração, reforçando nosso compromisso com a valorização e o bem-estar de todas”, disse o prefeito Laércio Júnior. A programação se encerra no sábado (08), com a Caminhada do Projeto Florescer, que terá concentração na Praça Nova, a partir das 8h.

Ascom

Empreendendo com Elas: Feira da Mulher será neste final de semana na Porta do Rio em Petrolina

Será realizada neste sábado (8) e domingo (9) a primeira edição da ‘Feira da Mulher: Empreendendo com Elas’, em Petrolina. O evento que vai, das 17h às 22h, na Porta do Rio, marca as celebrações do Dia da Mulher na cidade. A entrada é gratuita e também são aceitos animais.

O objetivo da feira é ressaltar a força da mulher empreendedora e dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos por elas. Por isso, cerca de 50 mulheres empreendedoras vão expor seus produtos e fazer a comercialização deles. Haverá opções de artesanato, moda, decoração, gastronomia e outros.

A feirinha também vai contar com música ao vivo. No sábado (8), a cantora Joyce Guirra faz uma apresentação a partir das 19h30. Já no domingo (9) é a vez de Fernanda Luz.  Esta é uma realização do Sindilojas, com apoio da Agência Municipal do Empreendedor (AGE). O evento tem parceria com Sesc, Senac, Sebrae DELAS – Mulher de negócios, Bazar Colab Feira Colaborativa.

G1 Petrolina

Mulheres comemoram 8 de março ampliando espaços no mercado de trabalho do Vale do São Francisco

Ocupando espaços onde, historicamente, as atividades eram realizadas por pessoas do sexo masculino, as mulheres vêm ampliando, cada vez mais, a presença no mercado de trabalho do Vale do São Francisco. Na Agrovale, empresa sucroenergética, que fica em Juazeiro-BA, três representantes da equipe feminina estão chamando a atenção em diversas frentes de atuação.

Gerente de Manutenção da empresa, a paulista de 32 anos, formada em Engenharia de Produção, Anne Caroline, lidera uma equipe de 190 colaboradores, a exemplo de mecânicos, soldadores, caldeireiros, eletricistas, borracheiros e motoristas. “Estou gostando bastante e já consigo enxergar daqui três, quatro anos aonde a gente vai chegar. Nosso principal objetivo é ser referência nessa área de manutenção agrícola não só no Brasil, mas no setor sucroenergético internacional”, adiantou a profissional, que adora mudanças e é a primeira mulher a ocupar esta função na Agrovale.

Jordana Gonçalves é outra representante da equipe, onde as diferenças não estão no gênero, mas nas competências e habilidades. Primeira mulher na empresa a operar uma máquina colhedora, esta baiana de Juazeiro, de 30 anos, casada, mãe de uma filha, começou em abril de 2024, como auxiliar de líder agrícola no corte de cana manual. Depois de quatro meses e um treinamento intensivo, Jordana recebeu a classificação como operadora da máquina mais complexa da empresa, que chega a pesar cerca de 36 toneladas e colher de 600 a 1.000 toneladas de cana-de-açúcar por dia.

Afirmando que com esforço e determinação dá para conciliar os papéis de profissional e mãe, ela reforça a bandeira feminina de que o lugar de mulher é onde ela quiser. “A melhor maneira para lidar com o machismo e o preconceito, em um ambiente, majoritariamente masculino, é cultivar um propósito profissional e ser referência no que faz”, receitou.

Conhecidas como as profissionais que mais gostam de trabalhar em grupos, que mais observam os detalhes com sensibilidade e afetividade, as mulheres, em seu empoderamento feminino, também são imprescindíveis no cenário da qualidade. A técnica de Qualidade, Brenda Santos Souza, está na empresa há 10 meses, depois de experiências exitosas por duas empresas agrícolas da região. Vinda de Casa Nova -BA, ela auxilia os operadores de máquina, verifica os pacotes e fardos de açúcar e faz os registros e relatórios de qualidade da produção. Tudo com o cuidado, a atenção e a responsabilidade do único olhar feminino do departamento no seu turno.

No próximo dia 08 de março, quando o mundo inteiro estará comemorando o Dia Internacional da Mulher, Anne Caroline, Jordana Gonçalves, Brenda Santos e toda a equipe feminina da Agrovale, também estarão celebrando as conquistas no mercado de trabalho, reconhecendo os desafios e a importância da mão de obra feminina no Vale do São Francisco.

Responsável pelas ações inovadoras ligadas à contratação, formação e promoção de mulheres na empresa, o gerente de Gente e Gestão da Agrovale, Joaquim De’Carli, ressaltou que a presença feminina vem mudando, para melhor, o perfil da Agrovale. “Estamos numa empresa inclusiva e igualitária, onde elas estão presentes em todos os níveis – da superintendência à operação – ocupando cargos estratégicos na gerência, liderança e no dia a dia do campo e da indústria. Cada uma delas contribui de forma essencial para a construção da Agrovale, impulsionando a inovação, a excelência e o alcance de resultados históricos. O comprometimento e a determinação dessas profissionais são pilares fundamentais para o crescimento sustentável da empresa. Parabéns a todas as mulheres que transformam desafios em conquistas! “, concluiu.

Ascom

12