Dia da Mulher: Prefeitura de Petrolina fortalece proteção, autonomia e oportunidades para todas

Neste domingo, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, reforça seu compromisso com a proteção, valorização e fortalecimento das mulheres do município.

A gestão municipal mantém serviços e projetos que garantem acolhimento, segurança, autonomia e oportunidades de desenvolvimento para mulheres em situação de vulnerabilidade ou vítimas de violência, mostrando que nenhuma mulher precisa enfrentar a violência sozinha.

LEIA MAIS

Dia da Mulher: celebrar conquistas também é enfrentar a violência que ainda ameaça milhares de brasileiras

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é mais do que uma data simbólica. É um momento de reconhecimento das conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, mas também de reflexão sobre os desafios que ainda persistem. Entre eles, um dos mais graves é a violência de gênero, que continua fazendo vítimas todos os anos no Brasil.

Dados recentes mostram que o país registrou 1.518 casos de feminicídio em 2025, o maior número desde que o crime passou a ser tipificado na legislação brasileira, em 2015. Isso representa, em média, quatro mulheres assassinadas por dia apenas pelo fato de serem mulheres.

LEIA MAIS

Mulheres do Mercado do Produtor recebem ação especial de beleza no dia 4 de março

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), promove uma Ação de Beleza voltada especialmente para as mulheres que fazem parte da rotina dos mercados públicos do município. A iniciativa acontece no dia 04 de março, no Mercado do Produtor, e será levada também no dia 07 de março, ao Mercado Joca.

Durante a ação, serão oferecidos serviços gratuitos como SPA dos pés, lavagem e hidratação de cabelos e skincare com proteção solar, proporcionando um momento de pausa e carinho para mulheres que fazem parte da rotina diária do mercado, seja trabalhando ou frequentando o espaço. A proposta é reconhecer a importância das mulheres que trabalham, circulam e constroem diariamente esses espaços, fortalecendo o vínculo entre a gestão municipal e a comunidade dos mercados.

Para o diretor-presidente da AMA, Celso Leal, a iniciativa tem um significado especial. “Essa ação é uma forma simples, mas muito sincera, de reconhecer a força e a importância das mulheres que constroem diariamente o Mercado do Produtor. Cuidar de quem cuida da nossa cidade também é uma prioridade”, destacou.

Ascom

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, Transforma Petrolina realizará evento com diversos serviços na Vila São Joaquim

O Transforma Petrolina tem desenvolvido, ao longo de seis anos de existência, ações  que valorizam e fortalecem o papel e o protagonismo feminino no município. Em mais uma atividade em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o programa de voluntariado realizará uma atividade neste sábado (07),  na Vila São Joaquim, que fica na  comunidade de Izacolândia.

O evento é direcionado  para todos os moradores, mas dará atenção especial às mulheres. A programação contará com vários serviços gratuitos, como: vacinação, teste de glicemia, aferição de pressão, testes rápidos, unidade de saúde bucal e mercado solidário.  A ação ainda terá orientação e abordagem contra violência doméstica e uma ação de segurança alimentar.

A atividade conta com o apoio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, que, de forma integrada, tem fortalecido as políticas e ações voltadas às mulheres no município. De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, será um evento repleto de serviços, mas que também irá conscientizar sobre a valorização das mulheres. “Queremos a participação de toda a família nessa ação, porque acreditamos que todas as oportunidades são importantes para falarmos de direito, dignidade e respeito às mulheres”, afirma.

Ascom

Mulheres em Senhor do Bomfim celebram seu dia com grande evento

O município de Senhor do Bonfim levou, neste sábado (08), para as ruas da cidade o Projeto Florescer com uma caminhada cheia de energia, organizada pela Secretaria de Assistência Social. Foi um momento de encontro, acolhimento e valorização das mulheres, unindo servidores, profissionais da assistência social e a comunidade em uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

O evento começou na Praça Nova, onde as participantes foram recebidas com um café da manhã e uma programação pensada para o bem-estar com alongamento e dança. A caminhada seguiu vibrante pelas ruas, encerrando-se com um sentimento de união e fortalecimento. Entre as participantes, Maria Alves Godim compartilhou sua emoção: “Hoje me senti uma verdadeira Mulher Maravilha! Foi incrível e uma honra estar aqui, celebrando ao lado de tantas mulheres guerreiras.”

Ascom

Secretaria de Saúde promove ação educativa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Neste sábado (8), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Dom Thomáz realizou uma ação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento contou com serviços voltados à saúde feminina, incluindo coleta de preventivo, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), vacinação e atendimento médico. Ao todo, foram realizados 64 atendimentos.

“O Dia das Mulheres na UBS foi maravilhoso, o atendimento ótimo. Fomos recepcionadas com um café da manhã delicioso. Toda equipe está de parabéns”, compartilhou Rosineria da Silva, moradora da localidade que foi prestigiar a programação. A iniciativa reforça o compromisso da rede municipal de saúde com a prevenção e promoção da saúde da mulher, garantindo acesso a exames e atendimentos essenciais.

Confira próximas ações do Mês da Mulher

As atividades continuam ao longo de março, levando serviços de saúde a diferentes pontos da cidade:

13/03 – CSU

14/03 – João Paulo II

25/03 – UBS Santo Antônio (atendimento noturno – mutirão de preventivo)

A Secretaria de Saúde reforça a importância da participação das mulheres nessas ações, garantindo mais cuidado e prevenção.

Ascom

“Violência contra as mulheres é uma pandemia no país”, diz ministra Cida Gonçalves

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, acredita que o Brasil está avançando na igualdade de gênero, apesar dos ainda inúmeros desafios. Para ela, as principais ações nesse sentido foram a implementação da Lei da Igualdade Salarial, promulgada em 2023, e a ampliação de ferramentas para combater a violência contra a mulher e o feminicídio.

Sobre a representatividade feminina na política, Cida Gonçalves enfatizou que a mudança precisa começar da base, com uma reforma política partidária. “Os partidos não dão espaço para as mulheres crescerem partidariamente. Também não dão oportunidade para as mulheres serem carros-chefes de campanha”, argumentou.

Na avaliação dela, houve misoginia da imprensa na maneira como as colegas foram retratadas nas reformas ministeriais, caso da demissão da então ministra da Saúde, Nísia Trindade. Também comenta sobre como as mudanças na Esplanada a afetam.

“A questão é: o cargo é uma prerrogativa do presidente. Ele teve 52 milhões de votos para isso. Eu não tive nenhum. Eu não disputei nem as eleições. Nísia também não tinha nenhuma prerrogativa. Até agora, o presidente não falou comigo, então, enquanto o presidente não me chamar, eu não estou demitida, não estou no processo de exoneração”,frisou.

Agencia Brasil

Dia Internacional da Mulher: Prefeitura de Senhor do Bonfim segue com programação em homenagem a data

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Senhor do Bonfim, está realizando durante todo o mês de março uma programação especial dentro do Projeto Florescer. Na segunda-feira, (10) a programação acontece no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Quicé, onde vai acontecer um Aulão de Funcional, à 8h30 e na terça-feira (11) será a vez   do (CRAS) Quilombola de Tijuaçu realizar um Aulão de Dança no Centro de Convivência Maria Genoveva, às 15h30.

Os eventos têm como objetivo proporcionar momentos de lazer, interação e bem-estar para as mulheres, reforçando a importância do autocuidado e da valorização feminina.

“Estamos com uma programação especial durante todo o mês, e esse é um momento pensado especialmente para as mulheres de Tijuaçu e Quicé, onde elas poderão se divertir, cuidar da saúde e celebrar essa data tão significativa. Convidamos todas as mulheres da comunidade a participar dessa iniciativa que promove a inclusão e o fortalecimento da autoestima feminina”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Taciane Granja.

Ascom

Henrique Leite recebe ação social neste Dia Internacional da Mulher com serviços gratuitos de saúde

Uma ação social será realizada neste sábado (8), das 8h às 12h, na Escola Municipal Professora Maria Elza Macedo Queiroz, no bairro Henrique Leite, em Petrolina. O evento marca as celebrações do Dia Internacional da Mulher.

Serão ofertados serviços gratuitos, como aferição de pressão, dosagem de glicemia, orientações de saúde bucal e sobre saúde da mulher, aconselhamento psicológico e palestra educativa. Além de atendimentos na área de saúde, serão realizadas oficinas de pintura facial para crianças e também oferecidas orientações jurídicas.

Esta é iniciativa da Faculdade Uninassau, com a participação dos cursos de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem, Biomedicina, Farmácia, Direito e Educação física da instituição.

G1 Petrolina

Dia da Mulher: Exu e Parnamirim, no Sertão, têm programação especial no sábado (8)

No dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher, data oficializada em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU), em ação voltada ao combate das desigualdades e discriminação de gênero em todo mundo.

Em homenagem às mulheres, as prefeituras dos municípios de Parnamirim e Exu, no Sertão de Pernambuco, divulgaram programações que serão realizadas no sábado (8), gratuitamente, com serviços de cuidado, diversão e informação.

Parnamirim
A prefeitura do município e a Secretaria da Mulher prepararam uma programação voltada ao cuidado, diversão e conhecimento. As atividades reúnem serviços de cabelo, sobrancelha, maquiagem, gincanas, brincadeiras e palestras e serão realizadas a partir das 9h na Arena Januário. Para mulheres que precisarem se deslocar, serão ofertados transportes gratuitos em pontos estratégicos: Cohab, Calçadão, Rodoviária e EMAC, com saída às 8 da manhã.

Exu
O I Festival Intermunicipal da Associação Municipal de Mulheres de Exu será realizado no sábado (8), a partir das 16h, na Quadra Francisco de Miranda Parente.

Confira a programação
16h- Abertura: Aula de dança para mulheres; Designer; Beleza da Mulheres;
18h – Feira de Arte e Artesanato;
19h – Palestra com a psicanalista Clemilda Sales;
20h – Homenagem do prefeito e demais autoridades às mulheres;
21:30 – Início do baile com artistas locais: Ines Robert e Robertinho Baiano;
22:30 – Coquetel

G1 Petrolina

Senhor do Bonfim celebra o Dia da Mulher com programação especial nesta sexta-feira (07)

A Secretaria de Assistência Social de Senhor do Bonfim preparou uma programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher. As atividades acontecem nesta sexta-feira (07), das 9h às 12h, na Praça Nova, com diversas ações voltadas ao bem-estar, saúde e valorização das mulheres bonfinenses.

Durante o evento, serão oferecidos serviços de cuidados pessoais, como cabeleireiro, maquiagem, apresentações culturais e um encontro expositivo com mulheres que protagonizam a história do município. A Secretaria de Saúde também estará presente, oferecendo testes rápidos, aferição de pressão, glicemia e vacinação. Já a Secretaria de Meio Ambiente promoverá a doação de flores e plantas frutíferas e nativas.

“Essa é uma data de reconhecimento e celebração da força das mulheres bonfinenses. Queremos proporcionar momentos de cuidado, aprendizado e integração, reforçando nosso compromisso com a valorização e o bem-estar de todas”, disse o prefeito Laércio Júnior. A programação se encerra no sábado (08), com a Caminhada do Projeto Florescer, que terá concentração na Praça Nova, a partir das 8h.

Ascom

Mulheres comemoram 8 de março ampliando espaços no mercado de trabalho do Vale do São Francisco

Ocupando espaços onde, historicamente, as atividades eram realizadas por pessoas do sexo masculino, as mulheres vêm ampliando, cada vez mais, a presença no mercado de trabalho do Vale do São Francisco. Na Agrovale, empresa sucroenergética, que fica em Juazeiro-BA, três representantes da equipe feminina estão chamando a atenção em diversas frentes de atuação.

Gerente de Manutenção da empresa, a paulista de 32 anos, formada em Engenharia de Produção, Anne Caroline, lidera uma equipe de 190 colaboradores, a exemplo de mecânicos, soldadores, caldeireiros, eletricistas, borracheiros e motoristas. “Estou gostando bastante e já consigo enxergar daqui três, quatro anos aonde a gente vai chegar. Nosso principal objetivo é ser referência nessa área de manutenção agrícola não só no Brasil, mas no setor sucroenergético internacional”, adiantou a profissional, que adora mudanças e é a primeira mulher a ocupar esta função na Agrovale.

Jordana Gonçalves é outra representante da equipe, onde as diferenças não estão no gênero, mas nas competências e habilidades. Primeira mulher na empresa a operar uma máquina colhedora, esta baiana de Juazeiro, de 30 anos, casada, mãe de uma filha, começou em abril de 2024, como auxiliar de líder agrícola no corte de cana manual. Depois de quatro meses e um treinamento intensivo, Jordana recebeu a classificação como operadora da máquina mais complexa da empresa, que chega a pesar cerca de 36 toneladas e colher de 600 a 1.000 toneladas de cana-de-açúcar por dia.

Afirmando que com esforço e determinação dá para conciliar os papéis de profissional e mãe, ela reforça a bandeira feminina de que o lugar de mulher é onde ela quiser. “A melhor maneira para lidar com o machismo e o preconceito, em um ambiente, majoritariamente masculino, é cultivar um propósito profissional e ser referência no que faz”, receitou.

Conhecidas como as profissionais que mais gostam de trabalhar em grupos, que mais observam os detalhes com sensibilidade e afetividade, as mulheres, em seu empoderamento feminino, também são imprescindíveis no cenário da qualidade. A técnica de Qualidade, Brenda Santos Souza, está na empresa há 10 meses, depois de experiências exitosas por duas empresas agrícolas da região. Vinda de Casa Nova -BA, ela auxilia os operadores de máquina, verifica os pacotes e fardos de açúcar e faz os registros e relatórios de qualidade da produção. Tudo com o cuidado, a atenção e a responsabilidade do único olhar feminino do departamento no seu turno.

No próximo dia 08 de março, quando o mundo inteiro estará comemorando o Dia Internacional da Mulher, Anne Caroline, Jordana Gonçalves, Brenda Santos e toda a equipe feminina da Agrovale, também estarão celebrando as conquistas no mercado de trabalho, reconhecendo os desafios e a importância da mão de obra feminina no Vale do São Francisco.

Responsável pelas ações inovadoras ligadas à contratação, formação e promoção de mulheres na empresa, o gerente de Gente e Gestão da Agrovale, Joaquim De’Carli, ressaltou que a presença feminina vem mudando, para melhor, o perfil da Agrovale. “Estamos numa empresa inclusiva e igualitária, onde elas estão presentes em todos os níveis – da superintendência à operação – ocupando cargos estratégicos na gerência, liderança e no dia a dia do campo e da indústria. Cada uma delas contribui de forma essencial para a construção da Agrovale, impulsionando a inovação, a excelência e o alcance de resultados históricos. O comprometimento e a determinação dessas profissionais são pilares fundamentais para o crescimento sustentável da empresa. Parabéns a todas as mulheres que transformam desafios em conquistas! “, concluiu.

Ascom

Casa Nova promove 1ª Feira Cultural “Encantos Femininos” em celebração ao Dia da Mulher

O município de Casa Nova vai realizar no dia 8 de março, a partir das 18h, a 1ª Feira Cultural “Encantos Femininos”, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento acontecerá na Praça Gilson Viana e promete uma noite especial dedicada à valorização da cultura feminina, reunindo apresentações artísticas, gastronomia e um grande show da cantora Fabiana Santiago, de Petrolina.

Com entrada gratuita e aberta ao público em geral, a feira tem como objetivo principal reconhecer e destacar o papel das mulheres na cultura, fortalecendo suas expressões artísticas e incentivando o protagonismo feminino na sociedade. O evento contará com uma praça de alimentação, além de diversas apresentações culturais feitas por mulheres.

O prefeito Anisio Viana destacou a importância da iniciativa e reforçou o compromisso da gestão municipal com ações que valorizam as mulheres. “Esse evento não é apenas uma homenagem, mas um espaço de reconhecimento da força e do talento das mulheres, que contribuem de forma essencial para a cultura e para o desenvolvimento de nossa cidade. Convidamos todas as mulheres e suas famílias para prestigiarem dessa grande celebração, que promete ser um momento de arte, cultura e reconhecimento da importância feminina na sociedade”, pontuou.

Ascom

 

Mês da Mulher é comemorado em Juazeiro com ações e lançamento de Programa contra a Violência

Empresárias, engenheiras, cientistas, trabalhadoras rurais, professoras, chefes de família, esposas, mães, filhas e avós, mas antes de tudo, MULHERES. O mês de março está chegando e nele a celebração do Dia Internacional da Mulher (08), data em que é relembrada a luta das mulheres na reivindicação de melhores condições de trabalho.

Pensando em transformar não só este dia, mas todo o mês, em um período de conquistas, comemoração e lazer para todas, é que a Secretaria da Mulher e Juventude de Juazeiro, elaborou uma programação de eventos e serviços voltados às mulheres, e vai apoiar diversas manifestações por toda a cidade.

Estão previstas caminhadas, palestras, feiras, serviços de saúde, segurança, jurídicos, de empreendedorismo, estética e autocuidado, capacitação profissional, além de apresentações culturais, tanto nos distritos quanto na sede.  O Programa Tolerância Zero à Violência Contra a Mulher, que apoia às vítimas de violência, também será apresentado no simbólico 08 de Março, na orla II da cidade.

A programação inicia no dia 07 e termina no dia 29 de março, e será divulgada pela prefeitura semanalmente.

Confira a programação da primeira semana

– 34ª Caminhada da Mulher

Data: 07/03

Saída: CIAM até a Orla II

Horário de concentração: 15h30

Realização: Conselho da Mulher e apoio da Prefeitura de Juazeiro

– Entardecer Delas

Data: 08/03

Local: Orla II

Horário: 17h

Realização: Secretaria da Mulher e Juventude

Ascom PMJ

Com o tema ‘Mais Amor por Elas’, programação do 8 de Março, da Prefeitura, é elogiado e tem aprovação da mulher juazeirense

Muita alegria e emoção marcaram o 8 de Março, realizado pela prefeitura de Juazeiro na comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A data em homenagem a elas iniciou com a caminhada ‘Mais Amor Por Elas’. Ao som da banda Mirage, a caminhada saiu do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) com centenas de mulheres que, juntas, levaram uma mensagem de conscientização para Juazeiro. Além da caminhada, uma cerimônia marcou a inauguração do projeto ‘Mais Amor por Elas’, na Praça Imaculada Conceição, onde estava sendo realizada uma feira com diversos serviços.

A primeira mulher eleita prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, idealizadora do projeto ‘Mais Amor por Elas’, ficou emocionada durante o evento ao falar da força, coragem, inteligência e determinação da mulher.  “Antes de tudo, neste 8 de Março eu queria deixar uma mensagem de amor, respeito e solidariedade a todas as mulheres que já sofreram ou sofrem algum tipo de violência. É preciso esclarecer para a população, muitas vezes machista, que nós mulheres temos um papel importante na sociedade. Esse movimento é meu projeto, e é para, mais uma vez, a gente lembrar à sociedade da nossa luta no combate e prevenção a todas as formas de violência contra nós”, afirmou Suzana Ramos. O vice-prefeito, Leonardo Bandeira, e o deputado estadual, Jordávio Ramos, prestigiaram o evento.

Serviços
Na Praça da Catedral, ponto final da caminhada, foram disponibilizados diversos serviços gratuitos para o público feminino. Acolhimento a mulheres em situação de violência doméstica, saúde da mulher, empreendedorismo, direito previdenciário e trabalhista, serviços de beleza e autocuidado foram alguns dos muitos serviços ofertados para a mulher juazeirense.

Aprovação das mulheres

A fisioterapeuta, Kamila Pereira, foi prestigiar o evento. Sorridente, ela expressou sua    satisfação em ter participado deste 8 de Março inédito. “Na história de Juazeiro, eu nunca tinha visto um evento voltado para a mulher nessa proporção. Espero, de coração, que a mensagem tenha sido transmitida e que essa linda ação se repita, pois nós mulheres merecemos tudo de melhor.

A ação foi realizada em um trabalho conjunto entre as Secretarias de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), de Saúde (Sesau), de Gestão de Pessoas (Segesp) e Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap) e Instituto da Previdência de Juazeiro (IPJ). Também houve parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Patrulha Maria da Penha, Ronda Maria da Penha, Defensoria Pública, Procon de Juazeiro, entre outros.

Mais Amor por Elas
A gestão Suzana Ramos tem fortalecido as políticas públicas de valorização das mulheres. Nesta sexta-feira, a prefeita Suzana Ramos sancionou e promulgou a Lei nº 3.188/2024, que visa a observação do número de violência contra a mulher. Diante disso, foi instalado e inaugurado o primeiro balanço instagramável na cor lilás com a frase ‘Mais Amor Por Elas’, na Praça da Catedral.

O projeto prevê ainda a instalação de mais equipamentos em locais de grande concentração pública, na Sede e nos distritos de Juazeiro. Cada balanço instagramável terá uma placa constando o número do telefone para formalizar eventuais pedidos de ajuda e orientação em casos de violência doméstica.

Maiara Santos/Ascom PMJ
Fotos: Marcel Cordeiro/ PMJ

123