Prefeitura de Petrolina promove ações lúdicas de cuidado com a saúde bucal na semana da criança

Em alusão a semana da criança, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo ações voltadas à saúde bucal infantil de forma lúdica e educativa. As atividades estão sendo realizadas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Casa Azul, com o objetivo de estimular hábitos saudáveis desde a infância, de maneira divertida e acolhedora.

Entre os serviços ofertados estão: atendimento odontológico com foco no público infantil, escovação supervisionada e entrega de brindes educativos. As ações são conduzidas por equipes de saúde bucal, que utilizam recursos interativos e abordagens lúdicas para aproximar as crianças dos cuidados com os dentes. As atividades estão acontecendo nos consultórios odontológicos das Unidades Básicas de Saúde.

Na Casa Azul, as crianças e famílias viveram um momento especial dentro da Semana Encantada da Criança. 60 famílias foram atendidas ao longo do dia e participaram de uma palestra educativa com orientações sobre os cuidados com os dentes, a forma correta de escovação e a importância da higiene bucal no dia a dia. Além do aprendizado, as crianças e adolescentes receberam um kit de escovação para dar continuidade aos cuidados em casa, reforçando o que aprenderam durante a atividade.

No domingo (12), a partir das 8h, as ações serão realizadas na Escola Municipal José Martins de Deus, no povoado de Pau Ferro. Será uma ação especial do Dia das Crianças, com muita informação, cuidado e diversão com a equipe de Saúde Bucal de Petrolina.

Ascom

Secretaria de Saúde promove ação educativa em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Neste sábado (8), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Dom Thomáz realizou uma ação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento contou com serviços voltados à saúde feminina, incluindo coleta de preventivo, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), vacinação e atendimento médico. Ao todo, foram realizados 64 atendimentos.

“O Dia das Mulheres na UBS foi maravilhoso, o atendimento ótimo. Fomos recepcionadas com um café da manhã delicioso. Toda equipe está de parabéns”, compartilhou Rosineria da Silva, moradora da localidade que foi prestigiar a programação. A iniciativa reforça o compromisso da rede municipal de saúde com a prevenção e promoção da saúde da mulher, garantindo acesso a exames e atendimentos essenciais.

Confira próximas ações do Mês da Mulher

As atividades continuam ao longo de março, levando serviços de saúde a diferentes pontos da cidade:

13/03 – CSU

14/03 – João Paulo II

25/03 – UBS Santo Antônio (atendimento noturno – mutirão de preventivo)

A Secretaria de Saúde reforça a importância da participação das mulheres nessas ações, garantindo mais cuidado e prevenção.

Ascom