Deolane Bezerra vira ré em ação movida por delegado de Pernambuco

A advogada e influenciadora digital Deolane Bezerra voltou ao centro das atenções após ser processada pelo delegado Paulo Godim, da Polícia Civil de Pernambuco. A informação foi divulgada pelo colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo.

O delegado pede indenização de R$ 81 mil por danos morais após ser acusado por Deolane de abuso de autoridade, de mentir à Justiça e de ter determinado uma “prisão criminosa”. Ele foi responsável pela investigação que levou à prisão da influenciadora em 2024, no âmbito de uma operação contra jogos de azar, fraudes e lavagem de dinheiro.

LEIA MAIS

MPF ajuíza ação para garantir vazão mínima do Rio São Francisco em Três Marias (MG)

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação, com pedido de urgência, para obrigar a Usina Hidrelétrica de Três Marias, em Minas Gerais, a manter uma vazão mínima constante de 300 metros cúbicos por segundo (m³/s) no Rio São Francisco durante o dia (das 6h às 18h).

Impactos – Segundo o MPF, a prioridade dada à geração de energia tem ignorado as outras funções vitais do Rio São Francisco. Um estudo científico da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), utilizado como base para a ação, demonstra que a baixa vazão aumenta a salinidade da água e a concentração de poluentes, além de reduzir o oxigênio necessário para os peixes.

LEIA MAIS

CEAM nas Comunidades reforça força e protagonismo das mulheres de terreiro em Petrolina

O  loteamento Vila Esperança se encheu de encontros, histórias e cuidado. As mulheres das comunidades de terreiro participaram na última sexta-feira (20) de uma ação que trouxe orientação, apoio e reconhecimento, mostrando que cada uma tem força, importância e direito a ter acesso a serviços que reforcem sua autonomia. A iniciativa fez parte do projeto CEAM nas Comunidades, promovido pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, e é uma extensão do trabalho da Secretaria Executiva da Mulher no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CEAM), que atua no fortalecimento de mulheres em situações de violência.

Durante o encontro, as participantes tiveram acesso a serviços essenciais, como Cadastro Único, orientações com assistentes sociais e psicólogos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e emissão da Identidade Jovem. Mais do que atendimentos, o projeto proporcionou momentos de escuta, troca de experiências e valorização das histórias das mulheres, reforçando o papel do CEAM em apoiar e potencializar a força de cada participante.

A ação teve grande impacto entre as mulheres presentes, que destacaram como a iniciativa contribui para o fortalecimento e autonomia feminina. Francisca Gomes da Silva Santos, de 67 anos, comentou sobre o papel no CEAM. “O CEAM orienta e ajuda muitas mulheres que passam por violência. Essa ação fortalece a gente, nos dá segurança e mostra que podemos seguir em frente com mais confiança”, destacou. Já Macota Sabrina Santos da Silva, de 24 anos, ressaltou a importância da iniciativa. “É muito bom ver que a Prefeitura se aproxima da nossa comunidade e oferece esse cuidado. A gente se sente valorizada, respeitada e mais segura para tomar nossas decisões”, destacou.

O CEAM nas Comunidades cria espaços de apoio e proteção próximos às mulheres, mostrando que cada uma tem força, protagonismo e direito a ser ouvida e valorizada. Momentos como este aproximam a gestão pública das comunidades, fortalecem vínculos e reforçam a importância de serviços que acompanhem a vida real das mulheres.

Ascom

Carnaval de Juazeiro encerra neste domingo (1º) com ampla rede de assistência à saúde

O Carnaval de Juazeiro chega ao seu último dia neste domingo, 1º de fevereiro, se consolidando não apenas como uma das maiores festas populares do Nordeste, mas também como um evento marcado pelo cuidado, acolhimento e valorização dos foliões por meio de uma ampla rede de serviços de saúde disponibilizada ao longo de todo o período da folia.

Moradores e visitantes contaram com atendimento próximo e acessível nos principais pontos do circuito, com o Posto Médico 1, na Policlínica Municipal (Orla I); o Posto Médico 2, ao lado do Colégio Hildete Lomanto; o Stand Fique Sabendo e a Vigilância em Saúde, na Praça da Catedral; além dos pontos de hidratação instalados na Praça Barão do Rio Branco (próximo ao Banco do Brasil) e na Praça da Catedral. A estrutura foi reforçada ainda com ambulância na Academia da Saúde (Orla II) e a ambulancha, garantindo atendimento também pelo Rio São Francisco.

A juazeirense Márcia Silva, destacou a tranquilidade de brincar sabendo que o cuidado estava garantido. “O Carnaval foi intenso, mas a gente se sente seguro vendo equipe de saúde, água disponível e atendimento rápido. Isso faz toda a diferença”, afirmou. Quem veio de fora também aprovou. Renato Albuquerque, turista de Jacobina, elogiou a organização. “Passei mal por causa do calor, fui atendido rapidinho e voltei pra curtir. Juazeiro está de parabéns”, disse. Já a estudante Luana Ferreira, de Salvador, ressaltou as ações de prevenção. “Achei incrível ter informação, testagem e orientação no meio da festa. É cuidado de verdade”, comentou.

Balanço do penúltimo dia de folia

O balanço consolidado das ações de saúde, referente ao penúltimo dia do Carnaval, sábado (31), demonstra a efetividade da estrutura montada para atender a população. Somente nos postos médicos instalados no circuito, foram realizados 31 atendimentos, sendo 15 no Posto Médico 1 (Policlínica) e 16 no Posto Médico 2 (Hildete Lomanto), com a maioria dos pacientes liberados no próprio local.

As unidades de urgência e emergência do município também registraram grande demanda. A UPA contabilizou 188 atendimentos, enquanto a UPED realizou 82 atendimentos. O SAMU 192 atendeu 14 ocorrências, com encaminhamentos para a rede de referência quando necessário.

Na área de prevenção, a Vigilância em Saúde intensificou as ações. A Vigilância Sanitária realizou 86 inspeções e 345 reinspeções em alimentos e bebidas comercializados durante a festa. Já as ações do CIDHA/Fique Sabendo resultaram na distribuição de mais de 11 mil preservativos masculinos, 215 preservativos femininos, 3 mil lubrificantes e 38 autotestes, além de orientações sobre prevenção combinada. Os pontos de hidratação, somados às ações de Saúde Mental e do Consultório de Rua, reforçaram o cuidado humanizado com os foliões, especialmente diante das altas temperaturas registradas durante os dias de festa.

Com o encerramento do Carnaval neste domingo (1º), Juazeiro reafirma que é possível celebrar com alegria, responsabilidade e cuidado, garantindo que a festa termine com saldo positivo tanto na diversão quanto na atenção à saúde da população.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro age rápido após chuvas desta sexta-feira (05)

A Prefeitura de Juazeiro atuou de forma imediata para reduzir os transtornos causados pelas fortes chuvas registradas na noite desta sexta-feira (05). Assim que as primeiras ocorrências foram identificadas, equipes da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) e da Defesa Civil entraram em ação, garantindo respostas rápidas e efetivas em diversos pontos da cidade.

A Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) informa que, apesar da intensidade das chuvas, não houve vítimas fatais. Foram registradas apenas ocorrências pontuais, algumas delas encaminhadas via WhatsApp da Defesa Civil. Três pessoas ficaram desalojadas, mas todas foram acolhidas por familiares, e não há registros de desabrigados.

As equipes da SESP realizaram uma série de ações emergenciais necessárias para o restabelecimento da normalidade. Entre elas, a desobstrução de canais, bocas de lobo e bueiros, a retirada de lixo arrastado pela enxurrada e a remoção de árvores caídas em vias públicas, garantindo a segurança da população e a fluidez do trânsito. O monitoramento de áreas de risco também foi intensificado, com apoio direto às famílias atingidas.

Canais de Emergência:
* Defesa Civil: (74) 99981-1279
* SAMU: 192 ou (74) 98143-7262
* Corpo de Bombeiros: 193
* CICOM (Polícia): 190
* Neoenergia/Coelba: 116

Ascom

UPAE Petrolina realiza ação de prevenção voltada às colaboradoras durante o Outubro Rosa

A Unidade de Pronto Atendimento e Especialidades Médicas de Petrolina (UPAE) promove, dentro da programação do Outubro Rosa, uma ação voltada à saúde e à prevenção das suas colaboradoras. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde que forneceu todo material e disponibilizou uma equipe de enfermagem para realizar o atendimento, as colaboradoras da unidade puderam realizar o exame citológico (Papanicolau).

A iniciativa tem como objetivo incentivar o autocuidado e reforçar a importância da prevenção do câncer do colo do útero, oferecendo às profissionais da unidade a oportunidade de realizar o exame de forma prática e acessível, durante o expediente. “Acreditamos que cuidar da saúde das nossas colaboradoras é uma forma de reconhecer o papel essencial que elas exercem todos os dias no cuidado com a população. O Outubro Rosa é um momento de conscientização, mas também de ação concreta”, destacou a coordenação da UPAE Petrolina.

Para a técnica de enfermagem, Priscila Vieira, a iniciativa foi super bem recebida. “Nossa rotina é super agitada e ter acesso a um exame tão importante para nossa saúde no local de trabalho é maravilhoso. Todas nós ficamos muito surpresas, a coordenação está de parabéns pela iniciativa”. A UPAE Petrolina reafirma seu compromisso com a promoção da saúde e a valorização das mulheres que integram a unidade.

Ascom

Prefeitura de Petrolina fortalece vínculos no CAPS IJ com ação especial para cuidadores

Dentro da programação especial do mês das crianças, uma iniciativa voltada para quem cuida de perto da saúde mental dos pequenos ganhou destaque na sexta-feira (10). Com sensibilidade e acolhimento, a Secretaria de Saúde de Petrolina realizou mais uma edição do programa “Café com quem cuida”, no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS IJ).

A ação, que já integra a programação semanal da unidade, teve um significado ainda mais especial ao acontecer durante a semana em que se celebra o Dia das Crianças. O momento foi planejado para valorizar e apoiar os pais e responsáveis, que exercem um papel fundamental no processo de cuidado e acompanhamento das crianças em tratamento. Além de um café da manhã acolhedor, a atividade promoveu roda de conversa, escuta qualificada e troca de vivências entre as famílias e a equipe multiprofissional do CAPS IJ.

O “Café com quem cuida” reforça a importância da atenção com a saúde mental também para aqueles que estão ao lado das crianças diariamente. O objetivo é fortalecer a rede de apoio e lembrar que cuidar de quem cuida também é uma forma de promover saúde.

A ação integra a programação especial da Semana da Criança em Petrolina, reafirmando o compromisso da Prefeitura com uma atenção em saúde mais humana, inclusiva e voltada ao bem-estar de toda a família. O Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil fica localizado na Rua da Simpatia, nº 135, no Centro, com funcionamento das 8h às 17h.

Ascom

Prefeitura de Petrolina promove ações lúdicas de cuidado com a saúde bucal na semana da criança

Em alusão a semana da criança, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo ações voltadas à saúde bucal infantil de forma lúdica e educativa. As atividades estão sendo realizadas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Casa Azul, com o objetivo de estimular hábitos saudáveis desde a infância, de maneira divertida e acolhedora.

Entre os serviços ofertados estão: atendimento odontológico com foco no público infantil, escovação supervisionada e entrega de brindes educativos. As ações são conduzidas por equipes de saúde bucal, que utilizam recursos interativos e abordagens lúdicas para aproximar as crianças dos cuidados com os dentes. As atividades estão acontecendo nos consultórios odontológicos das Unidades Básicas de Saúde.

Na Casa Azul, as crianças e famílias viveram um momento especial dentro da Semana Encantada da Criança. 60 famílias foram atendidas ao longo do dia e participaram de uma palestra educativa com orientações sobre os cuidados com os dentes, a forma correta de escovação e a importância da higiene bucal no dia a dia. Além do aprendizado, as crianças e adolescentes receberam um kit de escovação para dar continuidade aos cuidados em casa, reforçando o que aprenderam durante a atividade.

No domingo (12), a partir das 8h, as ações serão realizadas na Escola Municipal José Martins de Deus, no povoado de Pau Ferro. Será uma ação especial do Dia das Crianças, com muita informação, cuidado e diversão com a equipe de Saúde Bucal de Petrolina.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro realiza mais de 350 atendimentos simultâneos do CadÚnico

“Foi com certeza muito bom porque consegui fazer a atualização do Cadastro Único. No final de semana é mais acessível”, destacou Clenilson Oliveira, morador do pré-assentamento Terra Nossa, durante a ação do CadÚnico, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome de Juazeiro (Sedes), neste sábado (27).

A iniciativa levou serviços de cidadania para a população em dois pontos simultâneos: na sede do CadÚnico, localizada na Rua do Paraíso, com cerca de 200 atendimentos, e na Escola Professora Maria Júlia Tanury, no Residencial Doutor Humberto, com aproximadamente 150 atendimentos. Ao todo, mais de 350 pessoas foram contempladas com serviços de inscrição de novos beneficiários; atualização cadastral; emissão e consulta do Número de Identificação Social (NIS) e orientações sobre programas sociais vinculados ao CadÚnico, além de outros atendimentos.

Para Daniela Torres, moradora do Residencial Doutor Humberto, o atendimento fez toda a diferença para quem precisa se deslocar até o centro da cidade. “Gostei da ação de hoje aqui no Dr. Humberto, foi muito organizado e rápido. E tenho a agradecer à equipe do CadÚnico, porque que foi um excelente atendimento. Ter esse serviço aqui foi maravilhoso, principalmente porque facilita muito para quem tem dificuldade de deslocamento.”

O CadÚnico é a porta de entrada para diversos programas sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia, Auxílio Gás, ID Jovem e Carteira do Idoso, entre outros. Para ser atendido, os moradores devem comparecer com documentos pessoais de todos os integrantes da família, como RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência e carteira de trabalho, se houver.

O secretário da Sedes, Igor Luíz, reforça que as ações aos fins de semana são estratégicas para facilitar o acesso de famílias que trabalham durante a semana, garantindo que ninguém fique sem atendimento. “Nosso objetivo é levar os serviços de cidadania até as pessoas, principalmente para quem encontra dificuldade de deslocamento durante a semana. Queremos que todos tenham acesso aos direitos sociais, sem precisar se preocupar com horários ou deslocamentos longos. Essas ações são a prova do compromisso da Prefeitura de Juazeiro com a inclusão e o bem-estar da população”, destacou.

Ascom

Prefeitura de Juazeiro realiza ação do CadÚnico neste sábado (27) no Residencial Doutor Humberto

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (SEDES), realiza neste sábado (27), mais uma ação com serviços do Cadastro Único (CadÚnico). A iniciativa acontece das 8h às 12h, na Escola Professora Maria Júlia Tanury, localizada no Residencial Doutor Humberto.

A ação tem como objetivo aproximar os serviços sociais da população, garantindo o acesso de famílias em situação de vulnerabilidade às principais políticas públicas de assistência social. Durante o atendimento, os moradores poderão usufruir de todos os serviços do CadÚnico, como:

• Inscrição de novos beneficiários;
• Atualização cadastral;
• Emissão e consulta do Número de Identificação Social (NIS);
• Orientações sobre programas sociais vinculados ao CadÚnico, entre eles:
◦ Bolsa Família
◦ Benefício de Prestação Continuada (BPC)
◦ Tarifa Social de Energia Elétrica
◦ Auxílio Gás
◦ ID Jovem
◦ Carteira do Idoso, entre outros.

A equipe de atendimento do CadÚnico reforça que os moradores devem comparecer levando os documentos pessoais de todos os integrantes da família, como RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência e, se houver, carteira de trabalho.

Ascom

Carreta da Mulher Pernambucana chega a Salgueiro com serviços gratuitos de saúde

Depois de passar por Petrolina, a Carreta da Mulher Pernambucana chegou ao município de Salgueiro. A iniciativa do Governo do Estado está percorrendo diversos municípios oferecendo atendimentos voltados à saúde da mulher.

Entre os serviços disponíveis estão exames como ultrassonografia de mama, mamografia e biópsia de lesão de colo de útero, além de consultas com mastologista e ginecologista. A carreta está estacionada na Rua Otávio Leitinho, no Centro de Salgueiro, e funciona até o próximo sábado (23), das 8h às 17h.

A Carreta da Mulher é uma ação do Governo de Pernambuco, por meio do Programa Cuida PE Mulher, que está levando saúde e prevenção para todas as regiões do Estado.  Com a oferta de exames e consultas, o serviço garante que as mulheres tenham acesso mais fácil, rápido e próximo de casa aos cuidados que precisam.

G1 Petrolina

Movimento que transforma: A força da fisioterapia no cuidado com as vidas em Petrolina

A cada sessão de fisioterapia, Antônio Adão Rodrigues reencontra o movimento e, com ele, a esperança. Agricultor da zona rural de Petrolina, ele vive no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho – Núcleo 3, e há cinco anos viu sua rotina ser interrompida por uma dor intensa na coluna que o afastou da roça. Logo depois, veio o diagnóstico de Parkinson, doença neurológica progressiva que afeta os movimentos e exige acompanhamento contínuo.

“Estava trabalhando quando senti uma dor muito forte. Minha coluna travou e precisei ficar internado. Depois disso, também descobri o Parkinson. Mas graças a Deus e a fisioterapia que faço no postinho, venho melhorando. A fisioterapia tem me ajudado muito”, conta seu Antônio. Ele é um dos muitos pacientes que recebem atendimento gratuito de fisioterapia oferecido pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Equipe Multiprofissional (E-MULTI) da Atenção Básica. Os serviços estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Hospital Municipal e em clínicas conveniadas. O acesso se dá por encaminhamento médico, com marcação feita pela Secretaria de Saúde.

Um sistema que cuida de pessoas
Além de seu Antônio, a rede também acolhe pessoas como o aposentado José Valdomiro Lacerda, morador do bairro Fernando Idalino. Há dois anos, ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que deixou sequelas nos movimentos. Desde então, tem feito fisioterapia regularmente, antes na rede conveniada e, agora, no ginásio de fisioterapia do Hospital Municipal.

Quem acompanha cada passo de sua recuperação é a esposa, Maria Neuzita Cavalcanti da Silva. “Sem dúvida alguma, vemos a evolução do Valdomiro. Em casa, ele já anda segurando o bastão. Eu fico sempre ao lado, claro, mas é um avanço. Ele já ganhou força nas pernas. Só o braço ainda precisa melhorar. A fisioterapia tem mudado a vida dele”, diz, emocionada.

Reabilitação com dignidade
Com atendimentos em fisioterapia ortopédica, neurológica (adultos e infantil) e pélvica, o município tem investido em estrutura e equipe multiprofissional para garantir o cuidado integral. O objetivo vai além da recuperação física, trata-se de devolver autonomia, dignidade e bem-estar a cada paciente.

Casos como o de seu Antônio e o de Valdomiro mostram que, por trás de cada exercício há uma história de superação. Há um corpo que reaprende a se mover, uma mente que reencontra equilíbrio e uma vida que segue em frente, com apoio, respeito e cuidado. Em Petrolina, a fisioterapia é mais do que um serviço. É um instrumento de transformação e esperança, que prova, a cada atendimento, que saúde pública de qualidade é possível, e faz toda a diferença.

Ascom

Ação da Justiça promete processos de violência contra a mulher em PE

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) inicia nesta segunda-feira (18) a 30ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa, um esforço concentrado para acelerar o andamento de processos de violência doméstica e familiar. A iniciativa, promovida em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem como foco principal a aceleração de julgamentos, audiências e sentenças em casos que envolvem vítimas do sexo feminino.

Além da movimentação judicial, a semana contará com uma série de ações de conscientização e prevenção. A programação se estenderá até a próxima sexta-feira (22) e inclui atividades em pontos de grande circulação de pessoas, como shoppings, o Aeroporto do Recife e estações de metrô. Segundo o TJPE, o objetivo será levar informações sobre o combate à violência contra a mulher e sobre a Lei Maria da Penha.

A semana

Em 14 shoppings do estado, em parceria com a Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce), e em outros locais estratégicos, equipes especializadas estarão disponíveis para fornecer informações à população. A Coordenadoria da Mulher do TJPE também fará a veiculação de mídias para conscientizar o público sobre a violência doméstica.

A desembargadora Daisy Andrade, coordenadora da Mulher do TJPE, participará de diversas palestras e debates sobre o tema. Ela abordará o assunto em eventos na Faculdade dos Guararapes, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PE) e na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

“A participação do TJPE no programa Justiça pela Paz em Casa, instituído pelo CNJ, reforça o compromisso com o combate e prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, além de ampliar o foco das atenções durante uma semana de atividades intensas em todo o estado”, afirmou a desembargadora Daisy Andrade.As Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do estado também terão uma programação especial. O Programa Reconstruir, voltado para homens que são autores de violência doméstica, promoverá debates e rodas de conversa para discutir temas como masculinidade e violência de gênero.

Entre as ações programadas estão mutirões de atendimento para vítimas com agressores que utilizam monitoramento eletrônico, realizados nas Varas da Capital. Já a Vara de Igarassu realizará um debate sobre o Projeto Florescer, focado no bem-estar físico e emocional das mulheres em situação de violência.

A Vara de Petrolina fará a Operação Shamar 2025, uma qualificação para policiais e profissionais da rede de enfrentamento da violência contra a mulher. Em Olinda, a Vara promoverá um ciclo de conversas com mães de um bairro da cidade, enquanto em Camaragibe, o foco será uma roda de diálogo com homens que frequentam o Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) do município.

Diario de Pernambuco

Secretaria de Saúde de Juazeiro realiza ação de prevenção às hepatites virais no dia D da campanha Julho Amarelo

Como parte das ações da campanha nacional Julho Amarelo, voltada à prevenção e combate às hepatites virais, a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), por meio da Vigilância em Saúde, realizará a partir das 8h, desta segunda-feira (28), uma ação especial no Paço Municipal, em alusão ao Dia D de Combate às Hepatites Virais, celebrado nacionalmente no dia 28 de Julho, com o objetivo de reforçar a importância da conscientização, do diagnóstico precoce e do acesso ao tratamento adequado das hepatites B e C.

Durante a mobilização, serão ofertadas gratuitamente vacina contra a hepatite B, Influenza e testagens rápidas, facilitando o acesso da população aos serviços de prevenção e cuidado com a saúde hepática. A ação é aberta ao público e busca ampliar a detecção de casos silenciosos, uma vez que muitos pacientes convivem com o vírus sem apresentar sintomas por longos períodos.

A campanha Julho Amarelo chama a atenção da sociedade para a importância do acompanhamento regular e da vacinação como forma eficaz de prevenção. A Sesau reforça que cuidar do fígado é fundamental para a saúde e que medidas simples, como testagem e imunização, podem salvar vidas.

Ascom

AMMPLA vai reforçar segurança viária em eventos no interior de Petrolina neste fim de semana

A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), vai intensificar as ações de segurança viária durante dois importantes eventos que movimentam o interior do município neste fim de semana: a 57ª edição da tradicional Festa do Colono do Bebedouro, no Perímetro Irrigado, e os festejos pelos 192 anos da comunidade da Tapera, na Zona Ribeirinha.

As equipes da AMMPLA atuarão nas imediações das festas com ordenamento do tráfego, controle de fluxo de veículos e ações de orientação para condutores e pedestres. O objetivo é garantir a fluidez do trânsito e a segurança de todos que participarão das comemorações.

Símbolo da força da agricultura irrigada em Petrolina, a Festa do Colono do Bebedouro chega à sua 57ª edição. A programação teve início nesta sexta-feira (25), com o tradicional jantar de confraternização em homenagem aos colonos. No sábado (26), a agenda inclui alvorada, hasteamento das bandeiras, partida de futebol entre as comunidades de Bebedouro e Maniçoba, distribuição do tradicional churrasco e apresentações musicais com Keu Dantas, Jadson Araújo, Matheus do Acordeon, Pegada do Coiote e Niedson Vaqueiro.

A comunidade da Tapera também estará em festa com três dias de programação em comemoração aos seus 192 anos. As atividades começaram nesta sexta-feira (25), com os shows de Jamily e Gustavo, Fabinho e Gleicy, além de Keu Dantas. No sábado (26), sobem ao palco Dam Aleixo, Thiago Pottsz e Arthurzinho. No domingo (28), a programação começa logo cedo com a 5ª Cavalgada da Tapera e o Café da Manhã dos Vaqueiros. À noite, os shows ficam por conta de Gustavo Rodrigues e Arthur Senna.

Ascom

123