Abram Alas para a Criatividade fantasias dão show no Carnaval de Petrolina

Em Petrolina, o Carnaval é democrático e cheio de personalidade. E se tem algo que já virou marca registrada da festa momesca na cidade são as fantasias. Super-heróis circulam ao lado de personagens infantis e figuras clássicas da cultura pop dividem espaço com ideias inusitadas e autorais. Tem brilho, tem adereço e, principalmente, tem dedicação. O ponto alto dessa explosão criativa é o tradicional Polo 21 de Setembro, que este ano recebe o nome de Polo Colombina. O espaço é conhecido pelo clima familiar e acolhedor, reunindo idosos, crianças e famílias inteiras que transformam o polo em um verdadeiro desfile a céu aberto.

Para quem vem de fora, a energia surpreende e encanta. É o caso da turista Maria Amélia Silva, que é de Aracaju e veio curtir o Carnaval de Petrolina pela segunda vez. “Estivemos aqui ano passado, gostamos muito e este ano estamos de volta. Achamos o carnaval daqui fantástico. Eu gosto muito de e produzir e minha inspiração é o colorido do carnaval”.

E para os moradores, a tradição é levada a sério. Há quem planeje o look com antecedência e escolha um tema especial a cada ano. O casal Liliane Teles Vasconcelos Novaes e Demetrios Novaes estava fantasiado de hippie. “Nós somos apaixonados por frevo, nunca perdemos uma festa de carnaval. E gostamos de ir sempre fantasiados. Cada noite uma fantasia diferente”.

O Carnaval de Petrolina, que este ano tem como tema “Abram Alas para a Folia”, é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação. A programação completa está disponível no Instagram oficial da Prefeitura: @prefeiturapetrolina.

Ascom

No gelo e ao som de frevo, bloco leva tradição do carnaval de Pernambuco ao Canadá

Se no Recife o Sábado de Zé Pereira é dia do Galo da Madrugada, no Canadá o Galo na Neve reúne a saudade do carnaval pernambucano e o desejo de manter viva a tradição, mesmo com temperaturas abaixo de zero. O desfile, que começou como uma brincadeira entre um casal de amigos, virou tradição e chegou ao nono ano na cidade de Shawinigan, localizada entre Quebec e Montreal.

A cena, gravada num frio de -7 graus, viralizou nas redes sociais e chamou atenção porque, mesmo com neve, casacos e luvas, dezenas de pessoas se reuniram com sombrinhas de frevo e bandeiras do Brasil e de Pernambuco, cantando hinos de blocos e frevos tradicionais  Uma das organizadoras do bloco, a recifense Fabiana Marques afirma que faz questão de manter o desfile no mesmo dia do Galo da Madrugada.

“Isso é uma coisa de que eu não abro mão. A vontade de fazer esse evento surgiu porque ficávamos quase chorando assistindo ao Galo. Para a gente, que sempre brincou o carnaval, mexia muito essa saudade, essa falta de estar lá, de sentir o calor humano. Então decidimos fazer no mesmo dia para ter o nosso”, contou.

Neste ano, o bloco reuniu cerca de 600 pessoas em uma festa que durou aproximadamente 10 horas. A programação começa em um salão de eventos e, depois, ganha as ruas da cidade. A maioria do público é formada por brasileiros. “Eu diria que 90% são brasileiros, mas há canadenses também. Eles acham interessante, ficam impressionados com a alegria, com a euforia. Gostam bastante”, afirmou.

O influenciador Wallace Nattan, que acompanhou o cortejo com o grupo, contou que nem o frio desanimou os foliões. “Tinha muita gente bem agasalhada, mas eu no caso estava com meu shortinho e a minha regata, e pulando muito durante o trajeto porque é muito frio, mas com o calor humano deu pra gente curtir o desfile tranquilo”, disse.Fabiana, que passou a integrar a organização do Galo na Neve no segundo ano do desfile, em 2015, explica que o crescimento foi gradual até o bloco ocupar as ruas.

“No primeiro ano, surgiu na brincadeira. Quatro pessoas se vestiram com roupas de verão, chinelo, fizeram um estandarte improvisado com cartolina e saíram na rua. No segundo ano, quando participei com esse casal de amigos, Mariano e Mariana, já éramos umas 20 pessoas. Fizemos uma festinha com feijoada, música e foi o dia todo de celebração. E aí foi crescendo”, relembrou.

Com o aumento do público, foi preciso profissionalizar a iniciativa e criar uma empresa para organizar o evento. Atualmente, Fabiana, o marido, Mauro Marques, e o amigo Gustavo Valença são os responsáveis por manter o bloco e garantir que o desfile aconteça todos os anos.“Aqui temos muita dificuldade porque tudo é muito caro. Para desfilar na rua, precisamos de várias autorizações: da prefeitura e, dependendo do público, da polícia. Também é obrigatório ter seguro para o salão e externo para o desfile, o que é caríssimo, porque alguém pode escorregar no gelo ou acontecer algum acidente. São muitos desafios, mas o coração pernambucano continua. A gente é madeira de lei que cupim não rói”, disse.

G1 Pernambuco

Carnaval de Juazeiro encerra neste domingo (1º) com ampla rede de assistência à saúde

O Carnaval de Juazeiro chega ao seu último dia neste domingo, 1º de fevereiro, se consolidando não apenas como uma das maiores festas populares do Nordeste, mas também como um evento marcado pelo cuidado, acolhimento e valorização dos foliões por meio de uma ampla rede de serviços de saúde disponibilizada ao longo de todo o período da folia.

Moradores e visitantes contaram com atendimento próximo e acessível nos principais pontos do circuito, com o Posto Médico 1, na Policlínica Municipal (Orla I); o Posto Médico 2, ao lado do Colégio Hildete Lomanto; o Stand Fique Sabendo e a Vigilância em Saúde, na Praça da Catedral; além dos pontos de hidratação instalados na Praça Barão do Rio Branco (próximo ao Banco do Brasil) e na Praça da Catedral. A estrutura foi reforçada ainda com ambulância na Academia da Saúde (Orla II) e a ambulancha, garantindo atendimento também pelo Rio São Francisco.

A juazeirense Márcia Silva, destacou a tranquilidade de brincar sabendo que o cuidado estava garantido. “O Carnaval foi intenso, mas a gente se sente seguro vendo equipe de saúde, água disponível e atendimento rápido. Isso faz toda a diferença”, afirmou. Quem veio de fora também aprovou. Renato Albuquerque, turista de Jacobina, elogiou a organização. “Passei mal por causa do calor, fui atendido rapidinho e voltei pra curtir. Juazeiro está de parabéns”, disse. Já a estudante Luana Ferreira, de Salvador, ressaltou as ações de prevenção. “Achei incrível ter informação, testagem e orientação no meio da festa. É cuidado de verdade”, comentou.

Balanço do penúltimo dia de folia

O balanço consolidado das ações de saúde, referente ao penúltimo dia do Carnaval, sábado (31), demonstra a efetividade da estrutura montada para atender a população. Somente nos postos médicos instalados no circuito, foram realizados 31 atendimentos, sendo 15 no Posto Médico 1 (Policlínica) e 16 no Posto Médico 2 (Hildete Lomanto), com a maioria dos pacientes liberados no próprio local.

As unidades de urgência e emergência do município também registraram grande demanda. A UPA contabilizou 188 atendimentos, enquanto a UPED realizou 82 atendimentos. O SAMU 192 atendeu 14 ocorrências, com encaminhamentos para a rede de referência quando necessário.

Na área de prevenção, a Vigilância em Saúde intensificou as ações. A Vigilância Sanitária realizou 86 inspeções e 345 reinspeções em alimentos e bebidas comercializados durante a festa. Já as ações do CIDHA/Fique Sabendo resultaram na distribuição de mais de 11 mil preservativos masculinos, 215 preservativos femininos, 3 mil lubrificantes e 38 autotestes, além de orientações sobre prevenção combinada. Os pontos de hidratação, somados às ações de Saúde Mental e do Consultório de Rua, reforçaram o cuidado humanizado com os foliões, especialmente diante das altas temperaturas registradas durante os dias de festa.

Com o encerramento do Carnaval neste domingo (1º), Juazeiro reafirma que é possível celebrar com alegria, responsabilidade e cuidado, garantindo que a festa termine com saldo positivo tanto na diversão quanto na atenção à saúde da população.

Ascom

Carnaval de Curaçá 2025 se despede com muita festa e tradição

O Carnaval de Curaçá em 2025 foi marcado por três dias de intensa celebração, consolidando-se como um dos eventos mais vibrantes da região. O prefeito Murilo Bomfim fez um balanço positivo da festa e agradeceu ao Governo do Estado e à Secretaria de Turismo (Setur) pela realização do evento.

“Esse Carnaval foi um sucesso absoluto. Tivemos uma festa segura, organizada e com a participação massiva da nossa população. Agradeço ao Governo do Estado e à Setur por acreditarem na cultura de Curaçá e realizarem essa grande festa. A expectativa agora é pela Festa dos Vaqueiros, que é destaque da nossa cultura”, destacou o prefeito.

Durante os festejos, o tradicional Bloco dos Caretas promoveu o Concurso de Melhor Fantasia, atraindo foliões criativos que exibiram trajes elaborados e mantiveram viva a cultura local. Além disso, o Concurso de Rainha das Virgens trouxe irreverência e alegria às ruas. Com um grande encerramento, Curaçá reafirmou seu papel como polo cultural, proporcionando aos moradores e visitantes uma experiência única e fortalecendo a identidade do município.

Elen Victória Souza/Ascom

Carnaval de Juazeiro terá 600 policiais militares nas ruas todos os dias

Coronel Anselmo Bispo, comandante do CPRN. (Foto: blog Waldiney Passos)

O esquema de segurança montado pela Polícia Militar para o carnaval de Juazeiro, que acontecerá entre os dias 26 e 28 de janeiro, é um dos maiores já organizados  para a festa na cidade.

Os policiais irão atuar no Polo Ivete Sangalo, que compreende a Avenida Adolfo Viana e Orla 1, e na área do palco que será montado na Orla 2. A PM também vai aumentar o número de viaturas e motos no entorno da festa, para dar segurança a quem chega e a quem sai do circuito.

Com o apoio da cavalaria e da Companhia de Ações em Caatinga (CIPE-Caatinga), o policiamento também será reforçado nos terminais e corredores de ônibus urbano.

De acordo com o Coronel Anselmo Bispo, comandante do Policiamento na Região Norte da Bahia (CPRN), as operações começam na terça-feira que antecede o carnaval e todos os dias a partir de quinta-feira (25), serão realizadas reuniões de avaliação do trabalho realizado.

Para garantir a mesma quantidade de policiais nas ruas em todos os dias da festa, a PM de Juazeiro receberá reforço dos batalhões de Senhor do Bonfim, Casa Nova, Curaçá e Sobradinho.

“O governo do Estado está investindo R$ 530 mil em hora extra. Com isso a gente pega o policial na folga dele e paga as horas trabalhadas durante a folga para que ele preste serviço à comunidade”, explicou o comandante.

Ainda segundo o Coronel Anselmo Bispo, o governo da Bahia investirá mais de R$ 1 milhão de reais em pagamento de honorários, alimentação, hospedagem e transporte dos policiais.