Márcia Fellipe no trio elétrico, tributo a Edson Gomes e muito frevo no Polo Bomba marcam 4ª noite do Carnaval de Salgueiro

A 4ª e penúltima noite do Carnaval de Salgueiro, nesta segunda-feira (16), foi marcada por uma grande puxada comandada por Márcia Fellipe no trio elétrico e muito frevo no palco principal do Polo Bomba, com apresentações de Nena Queiroga e Geraldinho Lins. Antes dos dois artistas que deram um verdadeiro show da cultura pernambucana no palco, o evento contou com o talento do cantor local Antunes Alves e da cantora Camila Yasmine, fazendo um tributo a Edson Gomes, ícone do reggae brasileiro.

As festividades desta segunda começaram no turno da tarde com a irreverência do bloco Pé na Cova, que desfilou pelas ruas da cidade com seu característico caixão, ocupado por um dos participantes, saindo da Mercearia do Rolando, na entrada do bairro Santa Margarida. O bloco foi animado pelos passistas de frevo do Grupo Cultural Traço Mágico e a Orquestra Pernambucana.

Os foliões do grupo carnavalesco foram até o Polo Bomba, onde o Trio Gula já estava a postos, pronto para arrastar milhares de pessoas pelas ruas e avenidas da cidade, sob o comando de Márcia Fellipe. A manauara radicada no Ceará, que já dividiu os palcos com Wesley Safadão na Garota Safada, fez uma micareta com presença expressiva do público. Ela adaptou o show para o Carnaval, cantando muito axé, pagode e outros ritmos típicos desse período.

No Polo Bomba, a primeira atração da noite foi o artista salgueirense Antunes Alves, seguido por Yasmine, que fez um show de reggae com os principais sucessos de Edson Gomes, que esteve em Salgueiro em 2025, no Moto Fest, e lotou a Praça da Bomba. O repertório incluiu hits como ‘Lili’ e ‘Árvore’.

Em seguida o palco foi tomado pela cultura pernambucana emanada por Nena Queiroga, conhecida como a rainha do Carnaval do Recife devido à sua trajetória no Galo da Madrugada e no Marco Zero. Nena, que é uma das homenageadas do Carnaval de Pernambuco em 2026, fez um show com muita energia e alegria, incluindo vários clássicos do frevo pernambucano, que fizeram muitos foliões tirarem os pés do chão.

A cantora interagiu com o público e esbanjou simpatia, realizando uma das apresentações mais animadas da noite. Ela deixou o público no clima para outro show com muito frevo, do também pernambucano Geraldinho Lins, que fechou a grade de programação do palco principal. O artista natural de Serra Talhada mais uma vez fez os salgueirenses e visitantes dançarem muito com seu show preparado especialmente para a folia de Momo, como nas duas edições já realizadas do Baile Municipal, que se apresentou doando o cachê.

Os festejos carnavalescos desta segunda também contaram com shows de rock e trap no Polo Cultural e apresentações musicais no Polo de Umãs, com destaque para a cantora Flay, artista conhecida nacionalmente. As festividades chegam ao fim nesta terça-feira, 17, com Fabiana Santiago no trio elétrico e atrações no palco do Polo Bomba, como Patusco e Kevi Jonny.

Ascom

No gelo e ao som de frevo, bloco leva tradição do carnaval de Pernambuco ao Canadá

Se no Recife o Sábado de Zé Pereira é dia do Galo da Madrugada, no Canadá o Galo na Neve reúne a saudade do carnaval pernambucano e o desejo de manter viva a tradição, mesmo com temperaturas abaixo de zero. O desfile, que começou como uma brincadeira entre um casal de amigos, virou tradição e chegou ao nono ano na cidade de Shawinigan, localizada entre Quebec e Montreal.

A cena, gravada num frio de -7 graus, viralizou nas redes sociais e chamou atenção porque, mesmo com neve, casacos e luvas, dezenas de pessoas se reuniram com sombrinhas de frevo e bandeiras do Brasil e de Pernambuco, cantando hinos de blocos e frevos tradicionais  Uma das organizadoras do bloco, a recifense Fabiana Marques afirma que faz questão de manter o desfile no mesmo dia do Galo da Madrugada.

“Isso é uma coisa de que eu não abro mão. A vontade de fazer esse evento surgiu porque ficávamos quase chorando assistindo ao Galo. Para a gente, que sempre brincou o carnaval, mexia muito essa saudade, essa falta de estar lá, de sentir o calor humano. Então decidimos fazer no mesmo dia para ter o nosso”, contou.

Neste ano, o bloco reuniu cerca de 600 pessoas em uma festa que durou aproximadamente 10 horas. A programação começa em um salão de eventos e, depois, ganha as ruas da cidade. A maioria do público é formada por brasileiros. “Eu diria que 90% são brasileiros, mas há canadenses também. Eles acham interessante, ficam impressionados com a alegria, com a euforia. Gostam bastante”, afirmou.

O influenciador Wallace Nattan, que acompanhou o cortejo com o grupo, contou que nem o frio desanimou os foliões. “Tinha muita gente bem agasalhada, mas eu no caso estava com meu shortinho e a minha regata, e pulando muito durante o trajeto porque é muito frio, mas com o calor humano deu pra gente curtir o desfile tranquilo”, disse.Fabiana, que passou a integrar a organização do Galo na Neve no segundo ano do desfile, em 2015, explica que o crescimento foi gradual até o bloco ocupar as ruas.

“No primeiro ano, surgiu na brincadeira. Quatro pessoas se vestiram com roupas de verão, chinelo, fizeram um estandarte improvisado com cartolina e saíram na rua. No segundo ano, quando participei com esse casal de amigos, Mariano e Mariana, já éramos umas 20 pessoas. Fizemos uma festinha com feijoada, música e foi o dia todo de celebração. E aí foi crescendo”, relembrou.

Com o aumento do público, foi preciso profissionalizar a iniciativa e criar uma empresa para organizar o evento. Atualmente, Fabiana, o marido, Mauro Marques, e o amigo Gustavo Valença são os responsáveis por manter o bloco e garantir que o desfile aconteça todos os anos.“Aqui temos muita dificuldade porque tudo é muito caro. Para desfilar na rua, precisamos de várias autorizações: da prefeitura e, dependendo do público, da polícia. Também é obrigatório ter seguro para o salão e externo para o desfile, o que é caríssimo, porque alguém pode escorregar no gelo ou acontecer algum acidente. São muitos desafios, mas o coração pernambucano continua. A gente é madeira de lei que cupim não rói”, disse.

G1 Pernambuco

Frevo e axé agitam foliões nesta tarde no carnaval do Nordeste

O Nordeste mantém, no carnaval de 2025, a tradição de misturas de ritmos em seus blocos de rua. Entre os mais tradicionais, o frevo arrasta milhares de foliões no Recife e, nesta segunda-feira (3), um dos pontos da festa na capital pernambucana, o Marco Zero, tem  programação repleta de atrações.

As atividades começam agora à tarde com o Encontro de Blocos Líricos. À noite, a Spok Frevo Orquestra sobe ao palco, seguido dos shows das bandas Nação Zumbi, BaianaSystem e Xamã. Outro espaço tradicional do Recife, o Mercado da Boa Vista é ponto de encontros dos foliões e têm programação até a Quarta-feira de Cinzas (5). Além de um cardápio com sabores típicos da gastronomia pernambucana, o local contará com apresentação de artistas locais, com frevo, choro, samba e MPB.

A programação completa está na página da prefeitura do Recife. Os homenageados da festa de rua deste ano são os cantores e compositores Elba Ramalho e Marron Brasileiro, além do bloco Troça Abanadores do Arruda. Na vizinha Olinda, o compromisso dos organizadores também é com a promoção da cultura local, ao mesmo tempo em que abre espaço para artistas de destaque nacional. Este ano, o carnaval da cidade pernambucana tem como tema “Todos Juntos Numa Só Alegria”.

O palco Pernambuco Meu País no Carnaval, instalado na Praça do Carmo, é o coração da festa, celebrando a essência pernambucana com muito frevo e outros ritmos. Hoje, no local, se apresentam Orquestra de Bolso, Academia da Berlinda, Romero Ferro, Duda Beat e Luiza Sonza.

Axé 40 anos
Em Salvador, o principal ritmo a tomar conta das ruas da cidade é o axé, que está completando 40 anos. Tradicional palco da folia, Campo Grande é o destaque no quinto dia de carnaval na capital baiana, com 15 atrações gratuitas. Além de Claudia Leite e Carlinhos Brown, Banda Mel, Escandurras, Pagodart, Parangolé e Kart Love, atrações incluem Mudança do Garcia, movimento que leva fanfarras, grupos de samba e coletivos sociais que levantam bandeiras como a valorização à educação pública e o combate ao racismo.

O desfile no Circuito Barra/Ondina tem, nesta tarde, a cantora Ivete Sangalo, que comanda o bloco Coruja. Bell Marques, Durval, Tony Salles, Daniela Mercury, Armandinho e o Afoxé Filhos de Gandhy são algumas das atrações que completam a programação do dia. Com 76 anos de tradição, os Filhos de Gandhy desfilam em 2025 com o tema “Ogum – O Senhor do Ferro, dos Metais e da Tecnologia”, uma homenagem ao patrono do bloco.

Os foliões que gostam do clima dos antigos carnavais podem comparecer ao Circuito Batatinha, no Pelourinho. Ao todo, mais de 20 atrações, entre fanfarras, blocos afros e bandas de samba, se apresentam no local. Entre elas está o Bloco da Capoeira, liderado por Tonho Matéria. A programação completa está no site da prefeitura de Salvador.

Agência Brasil

Aos 80 anos, Lia de Itamaracá grava Frevo pela primeira vez a convite de Romero Ferro:”motivo para comemorar a vida inteira”

Com a proposta de reafirmar o Frevo como uma música pop tropical e trazendo um olhar contemporâneo, Romero Ferro mostra a franqueza do seu objetivo com muito talento e um trabalho caprichado. Romero não hesitou ao convidar a também pernambucana, Lia de Itamaracá, para participar do projeto. Aos 80 anos, a cirandeira que se tornou patrimônio vivo do seu estado gravou pela primeira vez um Frevo na faixa “Frevo da Saudade”.

“Ter um grande nome como o de Lia ao meu lado é motivo para comemorar durante a vida inteira. É uma honra recebê-la neste álbum porque eu queria ter por perto os meus conterrâneos. Sou de Garanhuns, a Lia é de Itamaracá e saber que ela gravaria pela primeira vez um Frevo através de um convite meu me deixou muito feliz”, conta. Romero deseja expandir o Frevo e a sua proposta é trazer mais jovens para ouvir o ritmo: “Muitas pessoas cresceram com a imagem de que o Frevo é só uma música de carnaval e associam apenas às danças folclóricas que são lindíssimas, mas não é apenas isto”, explica.

O cantor diz que criar o “Frevália” foi um processo natural, pois também passou toda a sua vida com o Frevo na posição de uma trilha sonora: “Sempre ouvi Frevo pelas ruas de Pernambuco, no galo da madrugada, mas também escutei muita música pop. Essa mescla do moderno e o tradicional estiveram presentes nos meus ouvidos durante toda a minha vida. Por isso que para mim é tão orgânico e o meu desejo é que seja assim para as outras pessoas também”, declara.

Para Romero, o Frevo é um ritmo presente, atual e combina com a música pop tropical. “O Frevo pode ser o que você quiser e não necessariamente deve ficar apenas no universo carnavalesco”, diz o cantor. O disco recebe a produção musical de Luccas Maia, e a segunda parte completa as 10 faixas do álbum com “Frevinho”, “Bicho Maluco Beleza”, “Bloco da Paixão”, “Frevo da Saudade” e “Tudo Em Você É Tão Bom”.

As composições contam com a assinatura de Thaís Gulin, Moreno Veloso, Alceu Valença, Romero Ferro, Joyce Alane, Juliano Holanda e Duda Brack. Além de Lia, o álbum tem participações de Fafá de Belém, Rodrigo Alarcon, Bixarte, e Orquestra 100% Mulher; e Maestro Spok. “Estou ansioso para saber o que o público vai achar do segundo volume e muito animado para ver o “Frevália” completo no mundo”, declara Romero. O projeto também ganhou um festival que passará por Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador e Belém durante o segundo semestre de 2024.

Diário de Pernambuco

Prefeitura de Petrolina leva carnaval aos Centros de Convivência de idosos

(Foto: Alexandre Justino/PMP)

Com a festa do Carnaval suspensa nas ruas por causa da pandemia do novo coronavírus, os profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, de Petrolina, deram um jeitinho da folia de Momo ir até aos Centros de Convivência dos Idosos.

Seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, os funcionários do município começaram nesta terça-feira (2), às visitas aos Centros de Atendimento aos foliões da melhor idade, levando frevo e muita alegria. E não faltou gente para cair na folia. Dona Celina Fonseca, que aos 75 anos, mostrou que ainda tem muito frevo no pé. “Eles vieram fazer um carnaval só pra mim. Eu não tenho nem palavras para dizer o que estou sentindo”, disse ela.

LEIA MAIS

Intérprete de frevos, morre em Olinda

(Foto: Divulgação)

Neste sábado (27) o cantor potiguar radicado em Pernambuco, Expedito Baracho, 82 anos, morreu em Olinda. O velório está marcado para as 9h deste domingo, no Cemitério de Santo Amaro, na área central do Recife. O sepultamento ocorre às 11h.

Expedito Baracho é conhecido como seresteiro e intérprete de frevos, o artista teve longa carreira iniciada ainda na chamada época de ouro do rádio. De acordo com a filha Edja Baracho, o cantor passou mal na manhã deste sábado e foi socorrido para o Hospital Esperança de Olinda, quando teve uma parada cardíaca. Após os primeiros atendimentos, foi encaminhado para fazer exames. “Na entrada da sala de exames ele teve outra parada”, contou Edja. Expedito não resistiu e faleceu por volta do meio-dia.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, divulgou uma nota de pesar sobre o artista: “Perdemos uma das maiores vozes da música popular brasileira com a morte de Expedito Baracho. Pernambucano por adoção, o potiguar teve uma longa e produtiva produção artística, seja interpretando clássicos do frevo ou músicas românticas. Baracho foi referência para várias gerações de músicos pernambucanos. Meus sinceros sentimentos solidariedade aos seus familiares e amigos”.

Com informações do FolhaPE

Frevo marca carnaval nos Centros de Atenção Psicossocial de Petrolina

(Foto: ASCOM)

O clima de carnaval já tomou conta de Petrolina. No circuito oficial a folia começa neste sábado (25), porém, para os pacientes das três unidades do Centro de Atenção Psicossocial de Petrolina (CAPS), a festa começou na última terça-feira (21) e encerrou nesta quinta-feira (23).

Foram três dias de muita animação e muito frevo. O encerramento, que aconteceu no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD III), contou com as presenças da secretária municipal de saúde, Magnilde Albuquerque, e da diretora técnica em saúde, Ana Carolina Freire.

A coordenadora da unidade, Mariana Almeida, destacou a importância de promover esses momentos de integração para os pacientes em que são realizadas rodas de conversa com orientações de profissionais da saúde. Ela ressaltou que por ser uma festa em que o uso de drogas e bebida alcoólica são intensificados, é importante orientar e preparar esse público.

LEIA MAIS

Carnaval: Frevo completa 110 anos hoje

(Imagem ilustrativa)

Nesta quinta-feira (9), é dia de Frevo, o ritmo completa 110 anos e diversas cidades pernambucanas comemoram a data com programações especiais.

Em Olinda, a celebração ao dia do frevo começou com passistas e orquestra. Na cidade irmã, o Paço do Frevo, no Centro do Recife, que recebeu os brincantes às 9h, para café da manhã ao som da Orquestra de Frevo, para dar início às homenagens que seguem pelo dia todo, e à tarde do dia seguinte. No período, a entrada para o museu é gratuita.

Vinheta da Globeleza ganha repaginada e surpreende

Neste domingo (08) a Rede Globo apresentou, a já tradicional vinheta de carnaval, com a Globeleza. Na versão 2017 a vinheta exaltou a cultura do carnaval brasileiro e não só a beleza da mulher brasileira.

Diferente das versões anteriores, que traziam apenas uma mulher seminua, pintada sambando, a nova versão ganhou diversos personagens e figurinos típicos do Carnaval de todas as regiões do país – incluindo o frevo pernambucano.

Gleide Ângelo, delegada do caso Beatriz, é homenageada por clube carnavalesco em Recife

Delegada dança frevo após ser homenageada.

A delegada de polícia Civil de Pernambuco recentemente nomeada para conduzir as investigações do caso Beatriz Angélica, Gleide Ângelo, foi homenageada neste sábado (17) pelo Clube Carnavalesco Misto do Pás, em Recife, ocasião que recebeu o título de “Mulher Destaque do Ano”. Gleide agradeceu o título e caiu no frevo.

“Amigos, não basta ser homenageada…..tem que receber uma sombrinha e dançar frevo com o balé de frevo. Vamos simbora dançar para não fazer feio…..💗💗escreveu a delegada em sua página do facebook.

A nova delegada do emblemático caso Beatriz é conhecida por resolver casos considerados “impossíveis”, ela esteve  em Petrolina (PE) no último dia 13, depois de ter sido designada para compor a equipe da força-tarefa para resolução do caso da garota que foi morta a facadas no Colégio Maria Auxiliadora. Gleide Ângelo ainda participou de uma reunião com representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

3ª noite de Carnaval em Petrolina com frevo, forró, folia e muita animação  

3 dia carna Petrolina 1

Além de ser considerada a terra do melhor São João do interior de Pernambuco na opinião popular, a cidade de Petrolina reúne famílias e pessoas de todas as idades no verdadeiro clima de festa com muita animação, embalada por ritmos variados no carnaval. E nesta segunda-feira, terceira noite da folia de momo, o Circuito 21 de Setembro/Orla ficou pequeno para a quantidade de foliões que preenchem a avenida para curtir a festa.

3 dia carnaval petro 2

Ontem o perfil da banda Nosso Harém atraiu uma turma jovem que dançou um pagode ainda mais ritmado para acompanhar o clima carnavalesco. O mesmo tratamento ao repertório foi dado pelo cantor Elisson Castro e a Banda Pega Leve, que deixou o forró regional ainda mais elétrico ao subir no palco principal.

3 dia carnaval 4

Quem fechou a festa mais uma vez, com a mesma energia dos dias anteriores, foi a Orquestra Fernando Júnior, com um repertório que não deixa ninguém ficar parado. E quem também não ficou parado a noite inteira foi o público em torno do Coreto da Praça 21 de Setembro, no balanço da Orquestra de Frevo A Rebarba e Orquestra Skalla.

3 dia carnaval petro 3

Nesta terça (9) é a despedida da folia 2016. Atrações regionais irão animar a festa como: a cantora Ana Costa, a Banda baiana Voa Voa, e o cantor Alan Cleber, artista este que já havia aberto esta edição do Carnaval, e agora vai fechá-la com força total.

As atrações começam a partir das 21h e o prefeito Julio Lossio reforça o convite a toda população e pede que todos continuem fazendo uma festa animada e em paz, como tem sido até agora.