Juazeiro, aqui tem forró Prefeitura confirma programação do São João 2026 com atrações na sede e interior

A Prefeitura de Juazeiro confirmou a programação oficial do “Juazeiro, Aqui Tem Forró 2026”, fortalecendo uma das maiores tradições culturais do município. O evento acontecerá entre os dias 5 de junho e 11 de julho, levando apresentações musicais e manifestações culturais da sede ao interior, movimentando a economia, valorizando os artistas e fortalecendo a cultura popular nordestina.

A programação conta com apoio do Governo da Bahia, através da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia/SETUR e da Superintendência de Fomento ao Turismo/SUFOTUR. A articulação foi conduzida pelo prefeito Andrei Gonçalves, em parceria com a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, além do apoio da deputada federal Lídice da Mata.

Entre as principais atrações estão nomes como Flávio Baião, Mariana Aydar, Sérgio do Forró, Raimundinho do Acordeon, Assisão, Lucy Alves, Maciel Melo e Sebastian Silva & Gel Barbosa. Os shows acontecerão em bairros, no Centro da cidade e em comunidades do interior, promovendo integração cultural e aquecendo o comércio local durante o período junino. A programação no Centro, na Orla Flaviano Guimarães, será realizada entre os dias 12 e 14 de junho. Já os festejos nos bairros começam no dia 5 de junho, no João Paulo II, seguem pelo Quidé e Tabuleiro, além do Concurso de Quadrilhas Juninas no Colégio Paulo VI. No interior, as festas passarão pelas comunidades de Juremal, Abóbora e Alfavaca.

O secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Targinho Gondim, destacou a importância da programação descentralizada. “Estamos trabalhando para realizar um São João organizado, culturalmente forte e que movimente a economia de Juazeiro. Nossa proposta é levar cultura para diferentes comunidades, valorizando artistas e mantendo viva a tradição junina do nosso povo”, afirmou. O prefeito Andrei Gonçalves ressaltou que a gestão municipal segue investindo na valorização da cultura e no fortalecimento dos eventos populares. “Juazeiro tem tradição, cultura e um povo que ama o São João. Estamos preparando uma grande festa, valorizando nossos artistas, fortalecendo a economia e levando alegria para a sede e o interior do município”, destacou o prefeito.

Ascom

Márcia Fellipe no trio elétrico, tributo a Edson Gomes e muito frevo no Polo Bomba marcam 4ª noite do Carnaval de Salgueiro

A 4ª e penúltima noite do Carnaval de Salgueiro, nesta segunda-feira (16), foi marcada por uma grande puxada comandada por Márcia Fellipe no trio elétrico e muito frevo no palco principal do Polo Bomba, com apresentações de Nena Queiroga e Geraldinho Lins. Antes dos dois artistas que deram um verdadeiro show da cultura pernambucana no palco, o evento contou com o talento do cantor local Antunes Alves e da cantora Camila Yasmine, fazendo um tributo a Edson Gomes, ícone do reggae brasileiro.

As festividades desta segunda começaram no turno da tarde com a irreverência do bloco Pé na Cova, que desfilou pelas ruas da cidade com seu característico caixão, ocupado por um dos participantes, saindo da Mercearia do Rolando, na entrada do bairro Santa Margarida. O bloco foi animado pelos passistas de frevo do Grupo Cultural Traço Mágico e a Orquestra Pernambucana.

Os foliões do grupo carnavalesco foram até o Polo Bomba, onde o Trio Gula já estava a postos, pronto para arrastar milhares de pessoas pelas ruas e avenidas da cidade, sob o comando de Márcia Fellipe. A manauara radicada no Ceará, que já dividiu os palcos com Wesley Safadão na Garota Safada, fez uma micareta com presença expressiva do público. Ela adaptou o show para o Carnaval, cantando muito axé, pagode e outros ritmos típicos desse período.

No Polo Bomba, a primeira atração da noite foi o artista salgueirense Antunes Alves, seguido por Yasmine, que fez um show de reggae com os principais sucessos de Edson Gomes, que esteve em Salgueiro em 2025, no Moto Fest, e lotou a Praça da Bomba. O repertório incluiu hits como ‘Lili’ e ‘Árvore’.

Em seguida o palco foi tomado pela cultura pernambucana emanada por Nena Queiroga, conhecida como a rainha do Carnaval do Recife devido à sua trajetória no Galo da Madrugada e no Marco Zero. Nena, que é uma das homenageadas do Carnaval de Pernambuco em 2026, fez um show com muita energia e alegria, incluindo vários clássicos do frevo pernambucano, que fizeram muitos foliões tirarem os pés do chão.

A cantora interagiu com o público e esbanjou simpatia, realizando uma das apresentações mais animadas da noite. Ela deixou o público no clima para outro show com muito frevo, do também pernambucano Geraldinho Lins, que fechou a grade de programação do palco principal. O artista natural de Serra Talhada mais uma vez fez os salgueirenses e visitantes dançarem muito com seu show preparado especialmente para a folia de Momo, como nas duas edições já realizadas do Baile Municipal, que se apresentou doando o cachê.

Os festejos carnavalescos desta segunda também contaram com shows de rock e trap no Polo Cultural e apresentações musicais no Polo de Umãs, com destaque para a cantora Flay, artista conhecida nacionalmente. As festividades chegam ao fim nesta terça-feira, 17, com Fabiana Santiago no trio elétrico e atrações no palco do Polo Bomba, como Patusco e Kevi Jonny.

Ascom

Últimos dias para inscrições nos cursos gratuitos de tecnologia e criatividade para crianças no IFSertãoPE

As inscrições para os cursos gratuitos da Academia Hacktown do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), em Petrolina, entram na reta final. Pais e responsáveis têm até a próxima segunda-feira, 11 de agosto de 2025, para garantir uma das 105 vagas destinadas a crianças e adolescentes de 6 a 12 anos. O cadastro deve ser feito exclusivamente pela internet, na página oficial da Academia.

Com início previsto para agosto, os cursos abrangem áreas como programação de games, robótica e criatividade. As aulas acontecerão uma vez por semana, no Campus Petrolina do IFSertãoPE, com duração de duas horas por encontro, nos turnos manhã e tarde. Os participantes serão distribuídos em quatro turmas – New Kids, Kids 0, Kids I e Kids II.

Além da formação técnica, a iniciativa busca desenvolver a autonomia digital, estimular a criatividade, fortalecer a autoestima e promover a cidadania digital entre crianças e jovens. O projeto também prioriza a inclusão digital e incentiva o uso responsável e crítico da tecnologia, promovendo integração social e senso de pertencimento à comunidade.   A seleção dos participantes será feita com base nas notas de Português e Matemática do ano de 2025, informadas no ato da inscrição e comprovadas por meio de declaração escolar.

Após realizar o cadastro online, pais ou responsáveis devem entregar presencialmente a documentação exigida na sala B09 do Bloco B do Campus Petrolina. A lista inclui: comprovante de inscrição, comprovante de escolaridade 2025, cópias do RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência, uma foto 3×4 recente e declaração com as notas de Português e Matemática.   O resultado final será divulgado no dia 14 de agosto de 2025. Mais informações podem ser consultadas no Edital nº 24/2025

Ascom

UE critica ameaça tarifária de Trump e diz que está “pronta” para continuar trabalhando em um acordo

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, criticou as novas tarifas de 30% anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, neste sábado (12), mas afirmou que a UE ainda quer trabalhar em um acordo comercial com Washington. “Impor tarifas de 30% às exportações da UE interromperia cadeias de suprimentos transatlânticas essenciais, em detrimento de empresas, consumidores e pacientes de ambos os lados do Atlântico”, disse Von der Leyen em um comunicado.

“Continuamos prontos para continuar trabalhando em direção a um acordo antes de 1º de agosto. Ao mesmo tempo, tomaremos todas as medidas necessárias para preservar os interesses da UE, incluindo a adoção de contramedidas proporcionais, se necessário”, acrescentou.

AFP

Bolsonaro prepara agenda especial na Bahia entre agosto e setembro

O ex-presidente Jair Bolsonaro terá uma agenda especial na Bahia entre os meses de agosto e setembro. A confirmação foi feita pelo presidente estadual do PL e ex-ministro da Cidadania, João Roma, neste sábado, 21, em entrevista para a Rádio Interativa FM de Itabuna.

Roma destacou o fortalecimento do PL no Sul e no Extremo Sul da Bahia com o prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, a liderança do Coronel França, em Teixeira de Freitas e de Chico França, em Itabuna, e a aproximação de Kaká Resolve, em Eunápolis. “Muitas lideranças políticas do Sul e do Extremo Sul da Bahia estão se aproximando do PL. Então, o presidente Bolsonaro deve estar aqui entre os meses de agosto e setembro. Só falta a gente definir a data”, afirmou.

Roma lembrou que, apesar dos problemas de saúde em consequência da facada que levou na eleição de 2018, Bolsonaro irá participar do Ato pela Democracia, Liberdade e Justiça convocado para o dia 29 de junho, na Avenida Paulista. “O presidente Bolsonaro é o principal líder da Direita no Brasil. Ele não só está à frente das pesquisas como é a pessoa que tem capacidade de mobilizar a população. Ele tem buscado, incansavelmente, despertar no povo brasileiro o sentimento de patriotismo e, cada vez fica mais claro para a população, que não se justifica em um país democrático ter a exclusão do nome de Bolsonaro na próxima disputa eleitoral”, defendeu.

Cenário na Bahia
Na ocasião, Roma reafirmou sua pré-candidatura ao Governo da Bahia, mas disse trabalhar pela união das forças de oposição ao PT. “Acredito que o futuro da Bahia é uma causa muito maior do que os projetos pessoais dos líderes políticos A, B ou C. Por isso, tenho dialogado com o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), com o Republicanos, com o PSDB e todas as forças de oposição ao PT na Bahia”, defendeu.

A Tarde

Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela valida reeleição de Maduro

O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) venezuelano, controlado pelo governo, validou nesta quinta-feira (22) a reeleição do presidente Nicolás Maduro para um terceiro mandato de seis anos, após denúncias de fraude por parte da oposição.A decisão foi tomada após a conclusão de uma perícia técnica solicitada pelo chavista poucos dias após as eleições presidenciais no país, cujo resultado foi divulgado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

A reeleição de Maduro é amplamente contestada pela oposição e parte da comunidade internacional.

Posicionamento oficial

“Esta sala certifica de forma inquestionável o material eleitoral pericial e valida os resultados da eleição presidencial de 28 de julho de 2024, emitidos pelo Conselho Nacional Eleitoral, onde o cidadão Nicolás Maduro Moros foi eleito presidente da República Bolivariana da Venezuela para o período constitucional 2025-2031. Assim se decide”, dizia a sentença lida por Caryslia Rodríguez, presidente do tribunal.

AFP

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe lança edital para o programa Bolsa Universitária

A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco, divulgou o edital para o programa Bolsa Universitária, que auxilia estudantes do município que se deslocam para outras cidades em busca de graduação no ensino superior.

O edital do período 2023.2 foi divulgado na sexta-feira (30), no Diário Oficial da Prefeitura Municipal. O período de inscrição acontece de 10 a 17 de julho. Os estudantes interessados em participar do programa devem se dirigir até a Coordenadoria Municipal da Juventude, localizada na Rua Davi Monteiro dos Anjos, S/N, no Centro, mesmo prédio da Casa de Justiça e Cidadania.

O atendimento acontece das 8h às 12h, e das 13h às 15h. A documentação entregue como solicitada no edital, será analisada pela CPA, comissão formada por representantes da Gestão Municipal e da sociedade civil. A lista prévia dos selecionados será divulgada no dia 26 de julho, também através do Diário Oficial, disponível no site da Prefeitura.

G1 Pernsambuco

Caixa começa a cobrar Pix de pessoas jurídicas em 19 de julho

A partir de 19 de julho, as pessoas jurídicas clientes da Caixa Econômica Federal começarão a pagar para fazer Pix. Autorizada pelo Banco Central (BC), a cobrança de tarifas para empresários que usam o sistema de transferências instantâneas é praticada pela maioria dos bancos, mas não era feita pela Caixa.

Em nota, o banco desmentiu falsas notícias que circularam nessa segunda-feira (18) de que a tarifação atingiria outros tipos de clientes. A Caixa destacou que pessoas físicas, microempreendedores individuais (MEI) e beneficiários de programas sociais continuarão a fazer Pix sem cobrança. “A prática [tarifação do Pix para pessoas jurídicas] já é realizada por outras instituições financeiras e autorizada pelo Arranjo Pix desde novembro de 2020, conforme Resolução BCB nº 30/2020”, justificou a Caixa em nota.

O comunicado também informou que a tarifa a ser aplicada às empresas que fazem Pix será uma das menores do mercado. O banco, informou a nota, mantém o compromisso de oferecer aos clientes as melhores condições em seus produtos e serviços.

Confira as tarifas de envio e recebimento do Pix para pessoa jurídica privada:

Pix transferência

•   Envio de empresa para pessoa física por chave Pix, inserção de dados bancários ou iniciação de pagamento

•   Envio entre empresas por chave Pix ou inserção de dados bancários

•   0,89% do valor da operação, com valor mínimo de R$ 1 e máximo de R$ 8,50

Pix compra

•   Empresa recebe Pix de pessoa física em operações de compra por chave Pix, inserção de dados bancários, iniciador de pagamento e Código QR estático

•   Empresa recebe Pix de outra empresa por Código QR estático e iniciador de pagamento

•   0,89% do valor da operação, com valor mínimo de R$ 1 e máximo de R$ 130

Pix Checkout

•   Empresa recebe Pix de pessoa física ou de outra empresa por Código QR dinâmico

•   1,20% do valor da operação, com valor mínimo de R$ 1 e máximo de R$ 130

 

Fonte: Caixa Econômica Federal

Defesa Civil de Petrolina aponta cuidados para evitar afogamentos durante a cheia do Rio São Francisco

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A Defesa Civil de Petrolina orienta a população com informações de prevenção para evitar possíveis afogamentos, com crianças e adultos. Com a cheia do Rio São Francisco, o aumento da temperatura e com o período de férias, muitas pessoas aproveitam para se refrescar na água. Contudo, esses passeios podem virar um pesadelo, caso não sejam tomados os devidos cuidados ao entrar na água, com correnteza ou não.

Desde o ano passado estamos vendo o rio mais cheio, por isso a população precisa redobrar a atenção. Se estiver em perigo, mantenha calma, flutue e acene por socorro, não nade contra correnteza. É muito importante também não querer entrar na água para salvar quem está em perigo, porque a falta de treinamento pode fazer com que a pessoa se torne também facilmente uma vítima“, alerta o coordenador adjunto da Defesa Civil, José Welton de Aquino.

LEIA MAIS

Cultivo e produção de cannabis para fins medicinais é aprovado em Pernambuco

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, nesta quinta-feira (15), o cultivo e a produção de cannabis medicinal no Estado. O projeto, de autoria do deputado João Paulo (PT), permitirá que pacientes que necessitam dos derivados da planta tenham acesso mais rápido e barato aos medicamentos feitos com a substância.

Com a decisão, a produção no Estado, como já ocorre na Paraíba e no Rio de Janeiro, vai baratear a cannabis medicinal prescrita por receita médica. Pesquisas em torno das propriedades da planta também poderão ser realizadas de forma mais fluida.

Segundo levantamento recente, divulgado pela Kaya Mind, empresa brasileira especializada em dados e inteligência de mercado no segmento da cannabis, o Brasil tem cerca de 187 mil pacientes que fazem tratamento com a planta.

Ainda de acordo com a startup, com informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), há cerca de 91.161 pacientes que fazem importação de medicamentos de cannabis no País.

LEIA MAIS

Covid-19: Juazeiro registra 50 casos da doença nesta terça-feira

Sem mortes, mas com 50 novos casos, o município de Juazeiro possui hoje 506 casos ativos do novo coronavírus.  A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) desta terça-feira (29). O município não registrou novo óbito por complicações da doença nas últimas 24 horas.

De acordo com o levantamento, 28.694 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 27.877 já estão recuperados. Os casos descartados somam 46.991. Juazeiro tem 311 casos ativos do novo coronavírus.

Testes
Foram realizados desde o início da pandemia 65.449 testes rápidos no município e 9.058 RT-PCR pelo Lacen, em Salvador.

Ocupação de leitos

Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 23%, com 30 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, 30% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados, com 07 leitos disponíveis.

 

Ascom PMJ/Sesau

Antonio Coelho solicita ao estado informações sobre redução de impostos na conta de luz dos pernambucanos

Antonio Coelho, deputado Estadual. (Foto: Ascom)

Líder da Oposição na Assembleia Legislativa, o deputado Antonio Coelho (UB) solicitou, nesta terça-feira (18), esclarecimentos ao governo do estado a respeito do cumprimento da Lei Complementar nº 194/2022, no que se refere à suspensão do pagamento de ICMS sobre transmissão e distribuição da energia elétrica.

O questionamento do parlamentar foi realizado ao secretário estadual de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, durante reunião extraordinária da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação (CFOT) para apresentação da Lei Orçamentária Anual de 2023.

Em sua manifestação, o deputado ressaltou que, apesar da legislação federal em vigor, muitos estados ainda insistem em descumpri-la e, por consequência, seguem onerando a conta de luz dos cidadãos. Em seguida, Antonio Coelho pontuou ser necessário tal questionamento diante da recorrente postura não republicana da gestão Paulo Câmara em adiar a redução, ignorando a lei, a exemplo da letargia de Pernambuco em reduzir o ICMS da gasolina.

LEIA MAIS

Miguel Coelho reúne multidão em convenção em Recife

Milhares de pessoas lotaram o Clube Internacional do Recife para acompanhar um grande ato popular que oficializou Miguel Coelho e Alessandra Vieira como candidatos do União Brasil a governador e vice de Pernambuco. O evento realizado neste domingo (31) também foi marcado pelo anúncio oficial de Carlos Andrade Lima como candidato a senador da República pela coligação “Pernambuco com força de novo”.

Perante milhares de militantes e lideranças políticas de todas as cidades do estado, Miguel Coelho fez um discurso se apresentando como um líder que foi capaz de transformar Petrolina na melhor cidade do Nordeste e agora pode levar sua experiência para recuperar Pernambuco, estado que voltou a liderar indicadores de violência, fome e desemprego. “As pessoas falam que se eu fizer metade do que fiz em Petrolina, Pernambuco muda. Eu vou fazer muito mais“, disse o candidato a governador para a multidão.

LEIA MAIS

Pernambuco recebe mais 133 mil doses de vacina da Pfizer

Foto: Heudes Regis/SEI

Pernambuco recebeu, na noite de quinta-feira (26), mais um lote com 133.380 doses da Pfizer/BioNTech, que se somam a outras 214.600 da CoronaVac/Butantan, entregues no início do dia. O quantitativo será distribuído aos municípios ainda hoje, para dar continuidade à vacinação contra covid-19.

LEIA TAMBÉM

3ª dose da vacina em PE será discutida nesta quinta-feira, afirma André Longo

De acordo com o Governo de Pernambuco, os municípios estão sendo orientados a utilizar os imunizantes da Pfizer para a primeira dose da população em geral e de adolescentes de 12 a 17 anos de idade, e como segunda dose para gestantes, puérperas e pessoas com comorbidades. Já as vacinas da Coronavac são destinadas ao esquema completo da população em geral.

LEIA MAIS

Feira de Orgânicos de Juazeiro não terá atendimento nesta quinta

A Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), informa que a Feira de Orgânicos do município não funcionará nesta quinta-feira (24), por conta do ponto facultativo decretado pelo Dia de São João.

O decreto foi publicado no Diário Oficial e as atividades serão retomadas na próxima quinta, dia 1º de julho.

A Feira de Orgânicos do Município acontece todas as quintas-feiras, das 16h às 20h, na área externa da Casa do Artesão, Orla 2 de Juazeiro.

12