Paciente internado há mais de 300 dias realiza sonho de batizar o neto no HU-Univasf

Após passar mais de 300 dias internado, o paciente José Maria de Freitas, de 75 anos, participou de uma cerimônia de batismo dentro das dependências do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf). Na ocasião, ele realizou o desejo de se tornar padrinho de seu neto, Heitor, de 4 anos.

O evento foi organizado pelas equipes das Unidades Multiprofissional e de Especialidades Clínicas da instituição hospitalar, que viabilizaram o encontro entre familiares, profissionais de saúde e representantes religiosos. A celebração do batismo foi conduzida pelo Frei José Adriano Gomes, da Ordem dos Carmelitas e titular da Capelania Militar São José, de Petrolina.

Atendimentos por queimaduras crescem 52% em Pernambuco; crianças são as principais vítimas

Acidentes com fogos de artifício podem causar danos irreversíveis (Foto: Crysli Viana/ DP foto)

Durante as festas juninas, os acidentes com queimaduras causadas por fogos de artifício e fogueiras costumam preocupar profissionais da saúde devido ao aumento das ocorrências anualmente. Dados do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital da Restauração (HR), no Recife, apontam que 70 pessoas foram atendidas vítimas de queimaduras durante o período junino de 2025.

O número representa um aumento de 52% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 46 atendimentos. As internações também cresceram e passaram de 29 para 36 casos, uma alta de 25%. Do total de pacientes atendidos neste ano, 37 eram crianças e 33 adultos.

Segundo o cirurgião plástico Guilherme Sedicias, que atua no tratamento de queimados, a combinação entre curiosidade infantil e o uso inadequado dos fogos de artifício explica boa parte dos casos registrados nesta época do ano.

LEIA MAIS

Conta de luz mais cara: Bandeira amarela entra em vigor em maio e exige atenção ao consumo

A partir de 1º de maio, consumidores em todo o país terão acréscimo na tarifa de energia devido à escassez de chuvas; Neoenergia Pernambuco orienta sobre hábitos de economia.

O bolso do brasileiro sentirá um novo reflexo das condições climáticas no próximo mês. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) confirmou o acionamento da bandeira tarifária amarela para maio, o que representa um custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.

LEIA MAIS

Carnaval de Petrolina: confira as recomendações da AMMPLA para os foliões

A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), orienta os foliões que vão participar do Carnaval de Petrolina, que começa neste sábado (14) e segue até a terça-feira (17), a redobrarem os cuidados no trânsito. A principal recomendação é: se for beber, não dirija. Durante os dias de festa, haverá aumento no fluxo de veículos e pedestres nas imediações dos polos carnavalescos. A AMMPLA atuará com reforço na fiscalização e no ordenamento do tráfego, garantindo mais segurança viária e fluidez nas principais vias de acesso.

A Autarquia orienta que os condutores planejem o deslocamento com antecedência, respeitem a sinalização, não estacionem em locais proibidos e sigam as orientações dos agentes de trânsito. É essencial reduzir a velocidade em áreas com grande circulação de pessoas e dar prioridade aos pedestres.

Dirigir sob efeito de álcool é infração gravíssima, com multa, suspensão da CNH e outras penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro, além de colocar vidas em risco. Para maior comodidade e segurança, os foliões podem optar pelo transporte público, que contará com esquema especial durante o período, além de táxis e mototáxis credenciados e serviços de transporte por aplicativo disponíveis na cidade. Uma alternativa é organizar o “motorista da vez”, garantindo que alguém do grupo permaneça sóbrio para conduzir o veículo.

Ascom

Defesa Civil de Petrolina participa de encontros sobre proteção a desastre e cuidado a pessoas em vulnerabilidade

A Prefeitura de Petrolina esteve presente, através da Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil (Sespu), em dois importantes eventos que abordaram temáticas de prevenção a desastres naturais e proteção de populações vulneráveis, realizados no município de Serra Talhada, neste mês de agosto. As iniciativas foram coordenadas pela Defesa Civil de Pernambuco e reuníram representantes de diversos município do Estado.

O primeiro encontro foi o Workshop ‘Gestão de Riscos contra Incêndio em Bioma da Caatinga”, que teve o objetivo de orientar e preparar órgãos de Proteção e Defesa Civil, do Sertão do estado, para o enfrentamento de incêndios em vegetação. Foi observado que na região, o período de maior incidência de casos de incêndios florestais é entre os meses de setembro e janeiro. No encontro, os representantes municipais puderam discutir sobre a importância da nova ferramenta “Defesa Civil Alerta” (DCA), instrumento pensado para uma comunicação rápida durante possíveis desastres, além de outros assuntos.

O segundo workshop abordou o “Diálogo pela Proteção: Crianças e Adolescentes no Contexto de Desastre e Comunicação de Risco”. O evento, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), reuniu representantes de instituições federais, estaduais e municipais para debater estratégias de proteção integral a crianças e adolescentes em situações de riscos e desastres, para que esses consigam passar por um momento adverso da forma mais segura possível.

Os encontros são parte das ações do Plano anual de Capacitações em Proteção e Defesa Civil, coordenadas pela Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado de Pernambuco (SEPDEC/SDS).

Ascom

Fogos, fogueiras e queimaduras: quais cuidados tomar no São João?

As tradições juninas já estão embalando as pessoas. Na alegria e brincadeira dos festejos de São João, é importante estar atento aos riscos das fogueiras e fogos para curtir com segurança e tranquilidade. No São João de 2024, o Hospital da Restauração (HR) registrou durante o feriado 24 atendimentos a pessoas que se queimaram com fogos de artifício e/ou fogueira. Dos pacientes que deram entrada no HR, 15 precisaram ficar internados, 8 adultos e 7 crianças. Outras nove pessoas — 4 crianças e 5 adultos — receberam atendimentos mais simples e não precisaram de internamento.

O Diario reuniu recomendações médicas para casos de queimaduras acidentais em fogueiras e uso de fogos. À equipe de reportagem, a dermatologista Patrícia Guimarães explicou quais são os primeiros procedimentos a serem feitos nessas situações. “Nós podemos primeiro verificar a respiração porque alguns fogos de artifício, assim como as fogueiras, liberam muita fumaça e podem prejudicar a respiração. Também lavar sempre a área afetada com água corrente e de preferência fria”, destacou a profissional. Ao sofrer queimaduras, o tempo de exposição do membro ao calor e o contato com a superfície muito quente são determinantes para o estado da lesão. A dermatologista explica que existem três tipos de queimaduras.

“Existem várias classificações de queimadura, mas a principal é que nós classificamos a queimadura em primeiro grau, que é mais superficial, a pele dói bastante, a pele fica muito vermelha. A de segundo grau também dói, mas não tanto como a de primeiro grau, e a pele já forma bolhas, e já exigem a procura de um médico. A de terceiro grau é mais profunda em todas as áreas, porém com menos dor e com aparência de couro queimado”, explicou.

As regiões mais sensíveis do corpo como a face, couro cabeludo, as mãos, pés e genitais, apresentam mais riscos ao serem acometidas por queimaduras, aponta a médica. Nesses casos, após os primeiros procedimentos, é imprescindível procurar uma unidade de saúde. “É sempre procurar o hospital quando há mais de 10% da superfície corporal queimada e no caso de crianças, 5% do corpo. A palma da mão corresponde a mais ou menos 1% da superfície corporal, mas se deve procurar o hospital em caso de queimadura em mãos e genital. A importância das mãos é porque o paciente pode ficar com queimadura e ficar com sequelas no movimento das mãos”.

O que evitar – Há, no conhecimento popular, muitas desinformações a respeito dos primeiros tratamentos com as queimaduras. De acordo com a dermatologista, deve-se apenas usar a água fria sem passar nenhum outro produto ou substância no local, sem a instrução de um profissional. “Sempre mergulhar a área afetada em água fria, se não for possível com a diferença de água fria ou gelada, é importante evitar o gelo diretamente na pele, porque pode queimar pelo frio. Evitar também água quente, manteiga, pasta de dente e álcool”, orientou.

Sequelas – Além do risco e das complicações imediatas, as queimaduras podem deixar, a longo prazo, sequelas, como cicatrizes e restrições de movimento e em alguns casos, dor neuropática. As cicatrizes podem, ainda, favorecer o surgimento de câncer de pele no futuro, revelou a dermatologista. “Além das sequelas, dor e risco de internamento hospitalar, pode haver cicatrizes inestéticas ou cicatrizes disfuncionais. As cicatrizes de longa data podem favorecer o surgimento de câncer de pele também”.

Para evitar transtornos o melhor caminho é a prevenção e a atenção, destaca a médica. “As recomendações de prevenção são evitar fogos de artifício de má procedência, cuidados com as crianças e idosos nas proximidades das fogueiras, e preferir o uso de álcool em gel ao uso de álcool líquido”.

Diario de Pernambuco

Editorial: São João – cuidado redobrado com a saúde das crianças e idosos

O mês de junho chegou trazendo alegria, cores e tradições das festas de São João em todo o Nordeste. Mas, junto com os festejos, também chega um período que exige atenção especial com a saúde, sobretudo das crianças. O Hospital Dom Malan emitiu um alerta importante sobre o aumento expressivo dos casos de doenças respiratórias, como as chamadas Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG).

De fevereiro a maio deste ano, mais de 4 mil atendimentos por doenças respiratórias foram registrados somente no Pronto Socorro Infantil (PSI) do Dom Malan. Os principais responsáveis por essas infecções são os vírus Influenza A e B e o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), este último sendo o principal agente causador de infecções graves nas vias aéreas de crianças pequenas. O quadro é sério, e muitos casos evoluem para internações em leitos de terapia intensiva (UTI).

Os médicos do Hospital Dom Malan alertam os pais e responsáveis para os sinais iniciais das síndromes respiratórias em crianças. Segundo eles, os sintomas podem começar de forma leve, com coriza e febre, mas podem evoluir rapidamente para quadros mais graves, como cansaço excessivo, respiração ofegante, sonolência e desidratação. Diante desses sinais, a recomendação é buscar atendimento hospitalar imediato. Ainda em casa, é possível adotar cuidados como lavagem nasal, hidratação constante e o uso de analgésicos indicados por um profissional de saúde.

Além do cuidado com os sintomas, o foco principal deve ser a prevenção. E em tempos de festas populares, como o São João, isso exige atenção redobrada. É importante evitar expor as crianças a aglomerações, reduzir o contato com pessoas gripadas, manter uma alimentação saudável, garantir a hidratação constante e, acima de tudo, manter a caderneta de vacinação em dia, especialmente com a vacina contra a gripe (Influenza), que pode prevenir casos mais graves.

Neste período, também é essencial atenção à fumaça das fogueiras, que faz parte da tradição junina, mas que agrava quadros respiratórios. A exposição ao fogo deve ser evitada, especialmente por crianças e idosos, que são os mais vulneráveis a crises respiratórias.

Que este São João seja, sim, de muita alegria, forró e reencontros, mas que seja também de cuidado, proteção e prevenção. A saúde dos nossos pequenos deve estar em primeiro lugar. Com responsabilidade e atenção, é possível celebrar nossas tradições sem descuidar do bem mais precioso que temos: a vida.

Waldiney Passos

Petrolina reforça cuidados com população em situação de rua com ações de saúde e acolhimento

A Prefeitura de Petrolina segue intensificando os cuidados com a população em situação de rua. Nesta semana, uma nova ação de promoção à saúde foi realizada no Abrigo Municipal, através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a equipe do Consultório na Rua. A iniciativa é parte de um trabalho contínuo voltado ao bem-estar das pessoas em situação de vulnerabilidade, garantindo acesso a serviços básicos e fortalecendo o atendimento humanizado.

Durante a ação, foram oferecidos diversos serviços gratuitos, como aferição de pressão arterial, vacinação contra a gripe (H1N1), orientações sobre saúde bucal, além de práticas integrativas, como auriculoterapia e ventosaterapia. Os participantes também receberam escuta qualificada, agendamento de consultas e, quando necessário, foram encaminhados para outros serviços da rede municipal.

Essas ações reforçam o compromisso da gestão municipal com a inclusão e o cuidado integral, levando saúde e dignidade a quem mais precisa. Para a Prefeitura, cuidar da população em situação de rua é uma prioridade — e iniciativas como essa mostram que é possível promover cidadania com respeito, atenção e acolhimento.

Petrolina dá início a 9ª edição da Semana do Bebê

A Prefeitura de Petrolina inicia, nesta segunda-feira (25), a 9ª edição da Semana do Bebê. O evento terá sua abertura na EMEIT do bairro Nova Petrolina e as ações se estendem até quinta-feira (28), com diversas atividades voltadas para crianças de 0 a 6 anos, gestantes e suas famílias. A programação é realizada em parceria com as Secretarias de Saúde (SESAU), Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE) e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH).

A Semana do Bebê é uma ação promovida pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), que visa chamar a atenção para os direitos das crianças de 0 a 6 anos e garantir o acesso a serviços essenciais para o seu desenvolvimento. Durante essa semana, diversas atividades serão realizadas com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre a importância da primeira infância.

O evento é focado em promover ações que envolvem saúde, educação, cultura, e assistência social, sempre com a intenção de assegurar um desenvolvimento integral e sem discriminação para as crianças dessa faixa etária.

Dentro da programação de abertura estão: apresentações culturais, atendimentos médicos, vacinação, escovação e aplicação de flúor, orientação nutricional e atualização do Cadastro Único. Em Petrolina, o evento ocorre anualmente, com uma programação que envolve oficinas, palestras, atividades culturais e ações de conscientização para gestantes, famílias e profissionais que atuam na primeira infância.

Débora Sousa/Asom Secretaria de Saúde

Secretaria de Saúde alerta para cuidados com água parada e reprodução do Aedes Aegypti em Petrolina

O ano novo começou com chuva em Petrolina. O período é aguardado pelo sertanejo que vibra e se satisfaz com o verde da caatinga e com períodos de temperaturas mais amenas, mas é preciso cuidado com a água parada. Por isso, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, alerta para os cuidados com recipientes que possam acumular água e servir de local para a proliferação de mosquitos, como o Aedes Aegypti transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya, febre amarela, entre outros.

A Secretaria reforça que os cuidados devem ser diários, já que quando os ovos dos mosquitos são depositados, podem resistir durante um ano até eclodirem. Os moradores devem observar dentro das próprias residências se existem recipientes com água parada como: vasos de plantas, caixas d’água, piscinas ou qualquer outro meio que possa acumular qualquer quantidade de água por menor que seja.

Entre as dicas de cuidado, estão ainda o descarte correto de água, do lixo e higienização dos vasilhames de plantas, de alimento dos animais e a limpeza dos quintais. O cuidado individual reflete no bem-estar da coletividade.

Débora Sousa – Ascom da Secretaria de Saúde

Defesa Civil de Petrolina aponta cuidados para evitar afogamentos durante a cheia do Rio São Francisco

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A Defesa Civil de Petrolina orienta a população com informações de prevenção para evitar possíveis afogamentos, com crianças e adultos. Com a cheia do Rio São Francisco, o aumento da temperatura e com o período de férias, muitas pessoas aproveitam para se refrescar na água. Contudo, esses passeios podem virar um pesadelo, caso não sejam tomados os devidos cuidados ao entrar na água, com correnteza ou não.

Desde o ano passado estamos vendo o rio mais cheio, por isso a população precisa redobrar a atenção. Se estiver em perigo, mantenha calma, flutue e acene por socorro, não nade contra correnteza. É muito importante também não querer entrar na água para salvar quem está em perigo, porque a falta de treinamento pode fazer com que a pessoa se torne também facilmente uma vítima“, alerta o coordenador adjunto da Defesa Civil, José Welton de Aquino.

LEIA MAIS

Saiba como evitar acidentes graves com uso de panela de pressão

Para muita gente que cozinha ou que quer cozinhar, a panela de pressão é um dos utensílios mais temidos. O receio não é pra menos. Se manuseada de forma inadequada, ela pode explodir e provocar acidentes graves, em algumas situações, até fatais. Foi o que aconteceu no último Dia das Mães (8), em Ceilândia, cidade a cerca de 30 quilômetros (km) do centro de Brasília. A cozinheira de um restaurante, Jade do Carmo Paz Gabriel, de 32 anos, morreu após a explosão de panela de pressão no restaurante em que trabalhava.

A mulher chegou a ser socorrida por unidades avançadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e equipes de socorro do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), mas ferida gravemente, sofreu parada cardiorespiratória e não resistiu. Outros dois funcionários do estabelecimento também foram atingidos, mas sem gravidade.

Orientações

Procurado pela Agência Brasil, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), destacou que a primeira dica de segurança para panela de pressão é a presença do selo de conformidade do Inmetro. “A certificação para panela de pressão é compulsória. Não identificando o selo, não compre. Ele é a indicação de que o produto foi testado nos requisitos de segurança, como a quantidade de água”, afirmou a autarquia.

LEIA MAIS

Defesa Civil de Petrolina alerta e dá dicas de como evitar afogamentos no rio

 

Com a cheia do Rio São Francisco e o aumento da temperatura, muitas pessoas aproveitam para se refrescar na água. Por isso, todo cuidado é pouco, já que um descuido pode transformar os momentos de alegria em fatalidade. Então, a Defesa Civil de Petrolina alerta e orienta a população para que sejam evitados afogamentos, em alguns casos após cinco minutos de submersão há um elevado risco de morte e sequelas neurológicas irreversíveis.

A população deve tomar cuidados, algumas ações podem proporcionar mais segurança na água. Entre as recomendações que devem ser seguidas está, por exemplo, não superestimar a habilidade de natação, evitar ingerir bebida alcoólica, não mergulhar de cabeça e supervisionar as crianças constantemente. Também é necessário respeitar a sinalização e tomar cuidado com dispositivos infláveis que podem levar para o fundo, como os colchões de ar. Os profissionais ainda recomendam evitar saltar de lugares com altura elevada e ter cuidado com locais escorregadios.

LEIA MAIS

Volta às aulas da rede estadual de ensino exige atenção aos protocolos de higiene

O ano letivo de 2022 começou nesta quinta-feira (3) para os estudantes da rede de ensino estadual. As aulas acontecerão no formato presencial, mas para os alunos que apresentarem sintomas de Covid-19 ou gripe, as classes serão disponibilizadas de maneira remota conforme orientação da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE/PE). Nas escolas, todos os protocolos de higiene devem ser seguidos por estudantes e funcionários.

De acordo com o secretário da SEE, Marcelo Barros, as aulas presenciais vão contar com uma rígida fiscalização das normas higiênicas da Secretaria de Saúde Estadual. “O retorno presencial é importante e, por isso, reforçamos o cumprimento dos protocolos. Nós tivemos quase dois anos de muitos desafios para a educação, e diversos estudos nacionais e internacionais apontam o impacto da pandemia na aprendizagem, além dos problemas psicossociais dos nossos estudantes. Então, este retorno é necessário e a escola é um ambiente seguro, desde que cumpridos os protocolos”, afirmou ele.

Entre os protocolos a serem seguidos, o médico infectologista, Filipe Prohaska, alertou: “O distanciamento das cadeiras dentro das salas de aulas tem um papel importante, assim como a priorização da higienização das mãos com álcool em gel e o uso de máscaras, que é imprescindível. Estes são os três pontos primordiais para a prevenção da Covid-19”.

A SEE está em constante diálogo com a Secretaria de Saúde e orientou as escolas estaduais a alertar os pais, professores e funcionários sobre a necessidade de se respeitar os protocolos. A secretaria busca também advertir os pais dos alunos sobre a importância de não levar os filhos à escola caso ele apresente algum sintoma ou tenha contato com alguém infectado e procure orientação médica.

Em caso de diagnóstico positivo para o coronavírus a escola deve ser informada e a criança precisa passar pelo isolamento de 10 dias em casos sintomáticos e 7 dias para aqueles que não apresentarem sintomas. As mesmas regras valem para educadores e demais funcionários.

O infectologista, Filipe Prohaska advertiu que a melhor forma de prevenção à doença é a vacinação de toda a população, incluindo as crianças de 5 a 11 anos, último grupo anunciado pela Secretaria Estadual.

“A vacinação é a principal ferramenta de sucesso no enfrentamento a pandemia, hoje só é possível ter a reabertura de atividades por causa da vacinação e mesmo com variantes novas com maior capacidade de transmissão, a imunização tem tido um papel crucial para impedir a gravidade desses quadros e tornou possível a retomada de atividades incluindo das escolas. Hoje há a necessidade da vacinação dos alunos, sabemos que os mais velhos já tomaram sua primeira dose e devem estar tomando a segunda, mas recentemente os alunos mais jovens foram liberados para se imunizar.”, disse ele.

Em dados da Secretaria de Saúde do Estado atualizados no dia 1 de fevereiro, 69,17% dos adolescentes entre 12 e 17 anos estavam imunizados com a primeira dose, enquanto 43,75% contavam com ambas as doses do imunizante.

Fonte: Folha PE

Coelba alerta sobre cuidado com eletricidades durante férias escolares

As férias escolares tiveram início para milhares de crianças e adolescentes em toda a Bahia, aumentando o tempo que elas ficam dentro de casa. Por isso, é necessário que os pais ou responsáveis redobrem os cuidados para prevenir e evitar acidentes domésticos neste período. Para minimizar os riscos com a eletricidade, a Neoenergia Coelba organizou algumas orientações voltadas à prevenção de situações perigosas.

Muitos acidentes domésticos envolvendo energia poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção. Por isso, a primeira ação, e a mais básica, é manter as crianças longe de qualquer objeto que possa ocasionar um choque elétrico. No caso das tomadas, devem ser utilizados protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos, considerados ótimos condutores de eletricidade. Usar o “T” (benjamim) e extensões de maneira definitiva também é perigoso, além de sobrecarregar as tomadas, pode causar curtos circuitos e incêndios.

LEIA MAIS
1234