Cerca de 2.500 imóveis são visitados durante ação de combate à dengue em Petrolina

Com o objetivo de reforçar os cuidados no combate à dengue, a Secretaria de Saúde de Petrolina, desenvolveu atividades de conscientização. Neste sábado (28) ocorreu o dia D de Combate ao Mosquito e na sexta-feira (27) teve a Sexta sem Aedes, que contaram com uma série de visitas domiciliares em diversos bairros da cidade que apresentaram focos do mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

Ao todo, cerca de 2.500 imóveis foram vistoriados pelas equipes, que orientaram os moradores sobre a importância de evitar água parada, principal foco de proliferação do mosquito transmissor das doenças. Durante a ação, os agentes reforçaram medidas simples, como manter caixas d’água bem fechadas, limpar recipientes de água de animais e eliminar qualquer objeto que possa acumular água. Também foi realizada a aplicação de larvicida.

Para quem recebeu a visita, a iniciativa é essencial. A dona de casa Maria José das Neves destacou a importância da orientação. “As vezes a gente acha que está tudo certo, mas sempre tem algo que pode passar despercebido. Essas visitas ajudam muito a gente a cuidar melhor da nossa casa”, afirmou. Já o comerciante João Carlos Figueira reforçou o papel da população no combate à doença. “Não adianta só o trabalho dos agentes. Cada um precisa fazer sua parte no dia a dia para evitar a dengue”, disse.

Os trabalhos desenvolvidos pelos Agentes de Endemias fazem parte das estratégias do município para reduzir os índices da doença e conscientizar a população de que o combate à dengue é uma responsabilidade de todos.

Ascom

Secretaria de Saúde alerta para cuidados com água parada e reprodução do Aedes Aegypti em Petrolina

O ano novo começou com chuva em Petrolina. O período é aguardado pelo sertanejo que vibra e se satisfaz com o verde da caatinga e com períodos de temperaturas mais amenas, mas é preciso cuidado com a água parada. Por isso, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, alerta para os cuidados com recipientes que possam acumular água e servir de local para a proliferação de mosquitos, como o Aedes Aegypti transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya, febre amarela, entre outros.

A Secretaria reforça que os cuidados devem ser diários, já que quando os ovos dos mosquitos são depositados, podem resistir durante um ano até eclodirem. Os moradores devem observar dentro das próprias residências se existem recipientes com água parada como: vasos de plantas, caixas d’água, piscinas ou qualquer outro meio que possa acumular qualquer quantidade de água por menor que seja.

Entre as dicas de cuidado, estão ainda o descarte correto de água, do lixo e higienização dos vasilhames de plantas, de alimento dos animais e a limpeza dos quintais. O cuidado individual reflete no bem-estar da coletividade.

Débora Sousa – Ascom da Secretaria de Saúde